terça-feira, 13 de agosto de 2013

SECOM - BA: Semeando Ciência inscreve jovens até terça para curso de informática




Com 90 vagas oferecidas a jovens de 16 a 24 anos, o projeto ‘Semeando Ciência no Pacto pela Vida’, que integra as ações da Câmara Setorial de Prevenção Social, prorrogou até esta terça-feira (13) as inscrições do processo seletivo para o curso de Suporte ao Usuário de Informática.

Podem participar da seleção alunos de escolas públicas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e moradores das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) dos bairros da Fazenda Coutos, Itinga e Nordeste de Amaralina, em Salvador.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas sedes das bases comunitárias de segurança dos respectivos bairros, das 9 às 17h, mediante apresentação da carteira de identidade (RG), CPF, comprovante ou declaração de matrícula, título de eleitor ou comprovante de votação na última eleição, carteira profissional, cartão do programa Bolsa Família (se houver) e comprovante de renda familiar (também se houver).

Fonte: "Semeando Ciência inscreve jovens até terça para curso de informática — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/08/12/semeando-ciencia-inscreve-jovens-ate-terca-para-curso-de-informatica (accessed August 13, 2013).

INFO: Marco civil da internet será votado este mês



Rio de Janeiro - O marco civil da Internet, espécie de constituição da Web no Brasil, deve ser votado na Câmara ainda neste mês, disse o relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), apesar de questões centrais como neutralidade da rede e privacidade ainda provocarem polêmicas.

As companhias de telecomunicações pedem que o texto do marco permita a oferta de pacotes "personalizados", em que o usuário acesse somente alguns sites e serviços, como emails, dependendo do pacote contratado, pagando um preço menor que o valor cobrado pelo acesso pleno à Internet.

Esse tipo de modelo ainda não existe no Brasil, mas para as operadoras de telefonia seria uma forma de desafogar o fluxo de informação na rede.

"Poderíamos ter pacotes para fins diferentes, que consumiriam muito menos banda. Dar acesso mais barato que atendesse às necessidades do cliente", disse o diretor do SindiTelebrasil, Alex Castro.

O Brasil seria pioneiro em ter um marco civil para Internet. Segundo Castro, países como Chile e Colômbia adotam apenas diretivas sobre o uso da Internet, não um marco regulatório específico.

A proposta das companhias de telefonia é rejeitada pelo deputado relator do projeto, para quem a ideia infringe o princípio básico do marco, que é a neutralidade de rede. Esse princípio estabelece que as companhias que controlam a infraestrutura não podem interferir no fluxo de informação da Internet.

"Isso não está na proposta e não há qualquer possibilidade de ser aceito no texto. A única sugestão feita pelo governo seria deixar claro que o marco civil não proíbe a venda de velocidades diferentes e pacotes com franquias de dados", disse em entrevista por telefone à Reuters.

Caso o projeto seja aprovado para a Câmara, seguirá para o Senado para posterior sanção presidencial, afirma Molon, cuja atuação como deputado federal é mais voltada para a área de direitos humanos desde que se elegeu, em 2010.

O debate ocorre em um contexto de crescimento do uso da Internet no Brasil. Dados de maio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 67,7 milhões de pessoas tinham acesso à rede em 2009, número que subiu para 77,7 milhões em 2011.

Redução de velocidade - Para chegar a um meio termo e levar o Projeto de Lei 2.126/2011 à votação, o governo federal propôs nas últimas semanas que o texto permita que as companhias de telecomunicações reduzam a velocidade da Internet de usuários que ultrapassarem determinadas franquias de uso, modelo de negócios já existente no país, tanto no acesso via celulares quanto por linha fixa. A sugestão ainda está em análise, disse Molon.

"Estamos exatamente estudando se a redação proposta não deixa brecha para quebra da neutralidade. Se deixar, não aceitaremos", afirmou o deputado, que disse estar consultando especialistas sobre a questão.

A sugestão do governo também não encontra respaldo total nas empresas de telecomunicações, que, no entanto, admitem que a proposta é um avanço em relação ao texto original, disse Castro, do SindiTelebrasil. "Não foi um pleito do setor para que houvesse essa modificação. Nossas propostas são distintas", afirmou.

De acordo com Castro, as companhias querem que o marco explicite a permissão ao que chamam de "gestão de tráfego da rede", em que a operadora escolhe qual tipo de aplicação terá a velocidade mais rápida. O objetivo seria desafogar a Web em um cenário de aumento do uso, no qual as empresas são pressionadas a investir mais em infraestrutura.

O texto original do marco civil vai justamente no sentido oposto, e estabelece que as teles ofereçam Internet completa para os usuários, que devem ter o direito de acessar todas as aplicações, existentes e futuras. Para Castro, essa determinação é "uma interferência no modelo de negócios das operadoras".

Fonte: "Marco civil da internet será votado este mês | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/08/marco-civil-da-internet-sera-votado-este-mes.shtml (accessed August 13, 2013).

Olhar Digital: EUA espionam 1,6% do tráfego da internet



Em meio ao furor em torno da espionagem na internet, a admnistração de Barack Obama divulgou na sexta-feira dois documentos segundo os quais a Agência Nacional dos Estados Unidos espiona 1,6% do tráfego online e seleciona 0,0004% do total para análises. Achou pouco? Não é: representa 1,826 petabyte de conteúdo. 

Para minimizar o impacto, a NSA diz que se todo o tráfego mundial na internet correspondesse a uma quadra de basquete, sua coleta representaria algo menor do que uma moeda de 10 centavos. Embora o objetivo seja tranquilizar a população sobre os programas de vigilância, os documentos não comentam a suposta participação de empresas no compartilhamento de dados.

A NSA afirma que os sistemas de espionagem foram aprimorados para preencher lacunas deixadas pelo trabalho de inteligência destinado à prevenção de ataques depois dos atentados de 11 de setembro. A agência informa que em 2009 seus esforços evitaram um atentado a bomba no metrô de Nova York.

Em outro documento, o Departamento de Justiça revela a base jurídica para a coleta legal de dados de telecomunicações, tais como números discados, horários das ligações e a duração de chamadas. Neste caso, o governo também relaciona o monitoramento a questões de segurança nacional para se antecipar a eventuais ataques terroristas.

A revelação dos documentos faz parte da promessa de Barack Obama de aumentar a transparência dos programas de vigilância depois das revelações do ex-técnico da CIA Edward Snowden. Na sexta-feira, o presidente disse que a legislação não permitirá que todos os registros telefônicos de cidadãos sejam livremente acessados, sem qualquer prestação de contas. 

Fonte: "Olhar Digital: EUA espionam 1,6% do tráfego da internet." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/eua-espionam-1-6-do-trafego-da-internet/36641 (accessed August 13, 2013).

IDG Now!: Kim Dotcom promete criar serviço de e-mail criptografado "para todos"


Notícia foi confirmada por CEO do Mega, Vikram Kumar, em entrevista ao site ZDNet. Além de e-mail, empresa também trabalha em serviço de voz criptografado.


Depois das recentes empresas de sistemas de e-mail criptografados, Lavabit (o mesmo serviço usado por Edward Snowden) e Silent Circle, o site de compartilhamento de arquivos de Kim Dotcom, o Mega, está prometendo novos serviços de voz e de e-mail criptografado.

Quem confirmou os novos projetos foi o próprio CEO da empresa, Vikram Kumar, em entrevista ao site ZDNet.

No entanto, em vez de apenas oferecer e-mails criptografados, Kumar deu a entender que o Mega incluiria uma funcionalidade que muitos consumidores têm aguardado, como a capacidade de pesquisar por entre as mensagens. Isso "não é impossível [para os verdadeiros serviços de criptografia end-to-end], mas muito, muito difícil. É por isso que mesmo o Silent Circle não chegou lá", disse Kumar.

O site do Mega já tinha uma seção prometendo que a empresa forneceria sua assinatura baseada em browser "User Controlled Encryption" para "uma ampla gama de aplicações", incluindo e-mails, telefonemas, bate-papos e streaming de vídeo.

Histórico de problemas

O Mega (abreviação de Mega Encrypted Global Access, ou Mega Acesso Global Criptografado, em tradução) fez seu nome ao fornecer "um serviço de armazenamento em nuvem impressionante que ajudará a proteger a sua privacidade". A organização promete armazenamento em nuvem seguro e privado usando criptografia baseada em browser - embora o serviço tenha enfrentado algum cepticismo de especialistas em segurança.

O site oferece 50GB gratuitos de armazenamento em nuvem criptografada para qualquer pessoa, mas também oferece contas Pro que variam de 100 euros/ano (cerca de 133 dólares) para 500GB de armazenamento e 1TB de largura de banda a 300 euros/ano (400 dólares) para 4TB de armazenamento e 8TB de largura de banda.

A empresa originalmente nasceu como me.ga, mas foi forçado a mudar para mega.co.nz, com base na Nova Zelândia, depois de o governo do Gabão tomar posse do domínio por não querer o seu domínio de nível superior (.ga) usado por pessoas que "não respeitam leis e regulamentos internacionais".

O Mega é a mais recente colaboração do fundador do Megaupload, Kim Dotcom. O Megaupload era um popular site de armazenamento e compartilhamento de arquivos, com base em Hong Kong, fechado pelo Departamento de Justiça dos EUA no ano passado com a justificativa de violação de direitos autorais. 

Dotcom enfrenta atualmente um processo para extradição para os Estados Unidos sob acusações de violação de direitos autorais.

Desde então, Dotcom se tornou uma espécie de ícone da privacidade e até mesmo celebridade em certos círculos (mais de 300 mil seguidores no Twitter). Seu novo serviço pode ter concorrência: o fundador do Pirate Bay, Peter Sunde, está trabalhando no que ele chama de um aplicativo móvel de mensagens "totalmente seguro".

Fonte: Essers, Loek . "Kim Dotcom promete criar serviço de e-mail criptografado "para todos" - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/08/13/kim-dotcom-promete-criar-servico-de-e-mail-criptografado-para-todos/ (accessed August 13, 2013).

G1: Autoridade bancária de Nova York pretende regular moeda virtual Bitcoin



Autoridades bancárias de Nova York, nos Estados Unidos, consideram estabelecer um marco regulatório para o Bitcoin e outras moedas virtuais, de acordo com um memorando publicado nesta segunda-feira (12).

O memorando é liberado após autoridades federais fizeram acusações contra moedas digitais. No ano passado, a polífica federal norte-americana, FBI, informou que o Bitcoin estava sendo usado por criminosos para girar dinheiro pelo mundo.

Benjamin Lawsky, superintendente Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, disse que seu departamento está preocupado com o fato de que usuários de moeda virtual estão violando as regulações nova-iorquinas para transmissões em dinheiro, que necessitam de colateral e testes periódicos.

No memorando, Lawsky escreveu que "servir como moeda de conversão para terroristas, traficantes de drogas, traficantes de armas, para lavagem de dinheiro e tráfico de pessoas poderiam expor a indústria de moeda virtual a uma série de violações criminais."

Lawsky disse que o departamento também considera novas regulamentações especificamente para as moedas virtuais.

"Se as moedas virtuais permanecerem como um Velho Oeste virtual para narcotraficantes e outros criminosos, isso não apenas ameaçaria a nossa segurança nacional, como a própria existência da indústria de moedas virtuais", escreveu Lawsky.

As moeda digitais podem ser trocadas entre as partes sem os sistemas tradicionais de transferência bancária. O Bitcoin é a mais proeminente delas, o que a colocou na mira de investimentos de fundos de capital de risco do Vale do Silício, na Califórnia, região que funciona como celeiro de novas empresas.

Fonte: "G1 - Autoridade bancária de Nova York pretende regular moeda virtual Bitcoin - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/autoridade-bancaria-de-ny-pretende-regular-bitcoin.html (accessed August 13, 2013).

G1: 'The Pirate Bay' lança navegador para burlar censura de governos na web



Para comemorar o aniversário de dez anos, o “The Pirate Bay”, site que reúne arquivos para fazer download de conteúdos, lançou um navegador próprio que burla a censura de governos a determinadas páginas na internet, como a do próprio "The Pirate Bay" (TPB).

“Você conhece alguma pessoa que não consegue acessar TPB ou outros sites de torrent porque estão bloqueados? Recomende o Pirate Browser a eles”, escreveram os organizadores do site na quinta-feira (8) (Veja site).

O “Navegador Pirata” utiliza a função Vidalia, que permite a navegação anônima pela rede, adotada pelo software Tor, comumente usado para acessar a chamada “Deep Web”.

Além disso, contém um conjunto de ferramentas utilizadas por uma versão do browser Firefox que é capaz de burlar o filtro de conteúdos, promovido pelo governo de alguns países, para evitar algumas informações sejam vistas pelos cidadãos.

As alterações feitas prometem não incluir pacotes de anúncios, trojans ou barras de ferramentas.

O navegador foi alterado “para remover limites no acesso a websites que seu governo não quer que você conheça”. Entre os governos, o “The Pirate Bay” lista Irã, Coreia do Norte, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Itália e Irlanda.

Fonte: "G1 - 'The Pirate Bay' lança navegador para burlar censura de governos na web - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/pirate-bay-lanca-navegador-para-burlar-censura-de-governos-na-web.html (accessed August 13, 2013).

Olhar Digital: Coreia do Norte revela smartphone com Android



A Coreia do Norte está desenvolvendo seu próprio smartphone e afirma por meio de sua agência estatal de notícias que utiliza apenas tecnologia nacional. Contudo, as imagens do dispositivo, chamado AS1201 "Arirang", mostram claramente que o aparelho utiliza o Android, sistema operacional do Google, em sua versão pura.

O nome Arirang foi escolhido com base em uma canção popular norte-coreana. Suas configurações do celular não foram reveladas, no entanto. Segundo a agência local KCNA, o líder Kim-Jong Un apenas elogiou a câmera do Arirang, observando que "os celulares seriam bastante convenientes para os usuários, já que a função de câmera possui muitos pixels".

Por mais que o país afirme que toda a tecnologia e produção são oriundas da Coreia do Norte, especialistas acreditam que se trate de mais uma peça de propaganda da nação. Os produtos provavelmente são fabricados na China e enviados para o país.

Além disso, o aparelho provavelmente terá pouca utilidade para o povo, já que a maior parte da população não tem acesso à internet. O país até tem uma rede 3G, mas os cidadãos apenas podem fazer chamadas de voz e não podem ter contato com o exterior.

Até mesmo os celulares comuns, sem acesso a internet ainda são muito caros no país, como aponta a Sky News. A chinesa Huawei, por exemplo, fornece aparelhos para a Coreia do Norte.

Fonte: "Olhar Digital: Coreia do Norte revela smartphone com Android." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/36663/36663 (accessed August 13, 2013).

Convergência Digital: Uso da nuvem revigora TI verde

Uso da nuvem revigora TI verde


Estudo realizado pela Global e-Sustainability Initiative (GeSI) no Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Indonésia, Polônia, Portugal, Reino Unido e Suécia, comprova que o uso de serviços de e-mail na nuvem, CRM e groupware pode eliminar as emissões anuais de 4,5 milhões de toneladas de CO2. Isso representa cerca de 2% da pegada de carbono total da área de TI nos países pesquisados, o equivalente às emissões de 1,7 milhões de veículos rodando nas grandes cidades.

O uso de serviços multi-cliente baseados em nuvem pode reduzir cerca de 92% do número de servidores que atuam internamente nas empresas, de acordo com o estudo. Considerando os 11 países avaliados pela GeSI, as economias de custo poderiam subir para 2,2 bilhões de dólares, mas se o uso da nuvem fosse comum na maioria das empresas ao redor do mundo eliminaria 9,1 gigatoneladas de emissões de CO2 e resultaria em uma economia de 1,9 bilhões nos custos de energia em 2020.

"Os resultados do estudo mostram que, ao contrário da percepção de que os data centers de serviços na nuvem consomem muita energia, a eficiência energética da infraestrutura de nuvem é de grande magnitude", disse o líder do estudo, Peter Thomond. No final do ano passado, um outro levantamento, realizado pela AT&T, mostrou que até 2020, grandes companhias americanas que utilizam computação em nuvem podem conseguir uma economia de US$ 12,3 bilhões e reduções anuais de emissões de carbono equivalentes a 200 milhões de barris de petróleo – suficientes para abastecer 5,7 milhões de carros por um ano. Também elencou as vantagens do uso da computação na nuvem:

Além do valor agregado previsto, a redução de emissão de carbono de 85,7 toneladas por grandes companhias americanas, a computação em nuvem pode:

·Ajudar usuários a evitar investimentos de capital diretos em infraestrutura;

·Melhorar o tempo de colocação no mercado, uma vez que um novo servidor pode ser criado e colocado online em minutos;

·Fornecer maior flexibilidade, pois, em nuvem as empresas podem pagar pelo uso de capacidade extra apenas quando precisarem;

·Evitar a contínua manutenção da capacidade em excesso necessária para se lidar com picos;

·Melhorar a automação que auxilia a lidar com as eficiências de processo.

Fonte: "Uso da nuvem revigora TI verde - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34524&sid=97#.UgovBdIp9Ns (accessed August 13, 2013).

Gizmodo: Hyperloop Alpha: este projeto maluco pode revolucionar os transportes?



O inventor, empreendedor e cientista maluco Elon Musk lançou seu design alfa para a sua visão do futuro do transporte de alta velocidade. Este é o nosso primeiro contato com o Hyperloop. Após comentar o conceito durante meses, finalmente podemos saber se isso é apenas uma fantasia, ou se realmente é o começo de uma nova era.

Até agora, tudo o que achávamos que sabíamos sobre o Hyperloop era com base em algumas declarações: ele poderia levá-lo de San Francisco a Los Angeles em cerca de 30 minutos, custaria algo em torno de 10% do valor estimado de US$ 70 bilhões da proposta de trem de alta velocidade para conectar as cidades, e seria “um misto entre um canhão elétrico, um [avião] Concorde e uma mesa de air hockey”.

Os pods e os tubos


A Businessweek publicou uma entrevista com Musk, que explicou que o novo sistema usa pods de alumínio que podem ser atirados através de tubos de aço elevados. Os tubos voariam a velocidades máximas de cerca de 1.200km/h. Em uma das propostas de design, o pod transporta 28 pessoas, mas algumas alternativas permitem o transporte de carros inteiros.

Ele vai usar dois tubos – um em cada direção – soldados entre si e empilhados um em cima do outro. Os tubos serão elevados, e podem se apoiar em postes simples, ao contrário de ferrovias – que são pesadas demais – que precisam de fundações muito mais complicadas. Os tubos vão ser cobertos por paineis solares que vão gerar a maior parte da energia necessária para o Hyperloop.


Não é vácuo

Como Musk já disse anteriormente, ele não acha que a resposta está em enviar os pods através de túnel no vácuo. Mas, infelizmente, ele também acha que é muito ineficiente usar um ventilador para gerar grandes colunas de ar, como foi anteriormente proposto pelo designer John Gardi.

Então como Musk acha que vai atravessar todo o ar? O projeto diz que cada um dos pods usará um compressor de ar movido a bateria na parte frontal. Ele ativamente transfere a alta pressão do ar da frente para a traseira do veículo, onde ele fica armazenado no reservatório de ar comprimido.

De acordo com Musk, a bateria a bordo dos pods devem ser mais do que o suficiente para alimentá-los – se não fosse por aquela necessidade besta de aceleração. Para solucionar este problema, Musk propõe o uso de motores lineares – parecidos com os motores usados o Tesla Model S. Estes são basicamente motores que tem os rotores “desenrolados” de tal forma para produzir movimento linear ao invés de torque.

Isso nos leva a outra grande diferença entre o projeto e o que pessoas propuseram no passado, como a Rand Corporation e a ET3. O Hyperloop não usa, diferentemente do que acreditávamos, levitação magnética para manter as cápsulas acima do chão. Em vez disso, ele flutua em rolamentos pneumáticos, que funcionam, como ele disse anteriormente, exatamente como uma mesa de air hockey. Esta tecnologia, segundo Musk, já foi demonstrada a velocidades de até 1.1 Mach.

Os custos

Musk acredita que o sistema possa ser construído por algo entre US$ 6 bilhões e US$ 10 bilhões. A maior parte dos custos envolvem a construção do trajeto e a aquisição do terreno. Ele acredita que o sistema é auto-sustentável.

De acordo com Musk, o novo sistema de transporte é ideal para corredores de alto tráfego entre cidades a cerca de 1500km de distância. A partir deste ponto, viagens supersônicas se tornam muito mais práticas. Por causa de considerações de conforto e segurança, os designs selados a vácuo para transporte a milhares de quilômetros por hora não são práticos a ponto de serem quase impossíveis, segundo Musk.
É apenas o começo…

É importante lembrar que o que estamos vendo hoje é um design preliminar que Musk espera receber sugestões para melhorar. O projeto ainda requer muito trabalho – e o próprio PDF de apresentação liberado por Musk deixa isso bem claro. No final do documento, ele pede ajuda de toda a comunidade para solucionar os seguintes pontos:

O autor reconhece a necessidade de trabalho adicional, incluindo mas não limitado a:

1. Mais expansão do mecanismo de controle das cápsulas Hyperloop, incluindo propulsores e giroscópio de controle de momento.

2. Design detalhado de estações com embarque e desembarque em versões de passageiros e passageiros mais veículo.

3. Comparação de custos e benefícios do Hyperloop com mais sistemas convencionais de levitação magnética.

4. Teste de sub-escala baseado em design mais otimizado para demonstrar as físicas do Hyperloop.

Musk disse que não tem planos para construir o Hyperloop porque já está trabalhando demais nos projetos da Tesla com a SpaceX, o que significa que alguém precisaria se oferecer para desenvolver o novo projeto. Mas Musk disse que, por mais que não tenha planos de construir imediatamente, ele está “tentado a ao menos criar um protótipo de demonstração.”

Sério, Elon? “Sim, acho que farei isso”, ele disse. [Tesla, Businessweek]

Fonte: AGUILAR, MARIO . "Hyperloop Alpha: este projeto maluco pode revolucionar o futuro do transporte?." BABOO: Hyperloop Alpha: este projeto maluco pode revolucionar o futuro do transporte?. http://gizmodo.uol.com.br/hyperloop-alpha/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodobr+%28Gizmodo+Brasil%29 (accessed August 13, 2013). 

INFO: Site em chinês do Dalai Lama infecta visitantes


 
Site da santidade budista é usado para espalhar um 
malware de espionagem.

Boston - Uma empresa de segurança digital alertou que o site do Dalai Lama em chinês foi comprometido com um software malicioso que contamina os computadores dos visitantes com um programa espião.

O pesquisador Kurt Baumgartner, da empresa Kaspersky Lab, disse à Reuters que, até que o problema seja sanado, é aconselhável não visitar o site em chinês da Administração Tibetana Central, que é o governo tibetano no exílio, ligado ao Dalai Lama.

Ele disse que os responsáveis pela contaminação podem ser os mesmos que causaram violações anteriores do site que passaram despercebidos, além de ataques a sites pertencentes a grupos que tratam da questão dos direitos humanos na Ásia.

Funcionários em Nova York da representação do governo tibetano do exílio não foram localizados para comentar.

O líder espiritual budista, de 78 anos, fugiu para a Índia em 1959, após uma rebelião tibetana contra o domínio chinês. Pequim o acusa de estimular atividades separatistas violentas, o que ele nega.

Fonte: "Site em chinês do Dalai Lama infecta visitantes | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/08/site-em-chines-do-dalai-lama-infecta-visitantes.shtml (accessed August 13, 2013).

INFO: Detran-SP alerta para e-mail falso com vírus



São Paulo - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) emitiu um alerta nesta segunda-feira (12) sobre uma falsa mensagem de e-mail que circula na internet em nome do órgão.

A mensagem falsa sugere ao usuário que sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi clonada e pede que abra o arquivo anexado ao e-mail e responda ao relatório de investigação. O documento se trata, na verdade, de um vírus. 

Para identificar que se trata de um golpe, o Detran alerta para os diversos erros gramaticais presentes na mensagem, o uso do antigo logo e o fato do remetente ser um endereço que não pertence ao órgão (info@detran.com) - órgãos estaduais usam a terminação “.gov.br”.

Além disso, a mensagem também afirma que se o usuário pode ter a CNH cancelada e o caso levado para a Justiça caso não entre em contato para solucionar a situação. 

Segundo o Detran-SP, o cancelamento só ocorre em casos de obtenção de forma fraudulenta e inquéritos judiciais são acionados pela própria Justiça e não por meio do órgão. 

O Detran-SP também reforça que não envia mensagens por e-mail para os cidadãos, apenas em resposta aos seus canais de atendimento. Toda comunicação entre o órgão e condutores é feita por correspondência ou mensagens de texto.

Fonte: Campi, Monica . "Detran-SP alerta para e-mail falso com vírus | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/2013/08/detran-sp-alerta-para-e-mail-falso-com-virus.shtml (accessed August 13, 2013).