segunda-feira, 14 de julho de 2014

Info: Suspeito alemão de espionagem teve contato com o Departamento de Estado dos



Um funcionário alemão da Defesa investigado por suposta espionagem estava em contato com outro funcionário norte-americano do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e não com agências de inteligência daquele país, o que desperta dúvidas sobre a ocorrência de espionagem, disseram nesta sexta-feira à Reuters autoridades norte-americanas familiarizadas com o caso.
As fontes, cientes dos detalhes do caso, disseram que o governo dos EUA acredita que o relacionamento entre o funcionário alemão e seu contato no Departamento de Estado é uma amizade. Se isso for confirmado pela investigação em andamento na Alemanha, pode ajudar a esfriar a crise na cooperação de segurança entre os dois países aliados.
Dois alemães estão sendo investigados por espionar para Washington, e o representante-chefe da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em Berlim foi expulso da Alemanha.

No mínimo, o inquérito envolvendo o funcionário alemão da Defesa parece mais nebuloso que outro incidente ocorrido anteriormente - um empregado da agência de inteligência estrangeira da Alemanha, conhecida como BND, foi preso pela suspeita de espionar para a CIA e, possivelmente, para a Rússia.

Os dois casos, na esteira das revelações no ano passado de que os EUA estavam espionando a chanceler alemã, Angela Merkel, causaram um esfriamento nos laços de segurança entre os dois países.

Na quinta-feira, o governo alemão anunciou a adoção da medida quase inédita de pedir ao chefe local da CIA, que coordena a cooperação de inteligência dos EUA com seus colegas alemães, que deixasse o país.

No caso do funcionário alemão da Defesa, embora seu local de trabalho e sua residência tenham sido revistados pela polícia vários dias atrás, ele não tinha sido detido até esta sexta-feira, disse uma fonte do governo alemão.

O governo do presidente dos EUA, Barack Obama, torce para que a investigação alemã se mostre infrutífera e que seja encerrada sem prisões, disseram duas autoridades. Mas o inquérito continua em andamento.

Como usar o Web Clipper, ferramenta do Evernote para salvar coisas pelo browser

Sérgio Estrella


Você já sabe que o Evernote funciona como um banco de anotações para tudo o que você quiser, mas já ouviu falar do Evernote Web Clipper? Esta extensão de navegador aumenta a utilidade do Evernote ao permitir que o usuário salve anotações a partir de qualquer site, guardando uma parte da tela ou artigo aberto. É possível inclusive destacar partes e desenhar por cima do site antes de salvar a anotação.

Como o próprio nome diz, ele serve pra fazer clipping, ou seja, compilação de conteúdo e ideias num só local – no caso, o seu caderno no Evernote. E isso é só o começo. Quer saber mais sobre as funções e vantagens do Evernote? Leia nossa matéria e descubra mais sobre o que é e para que serve o app.

Hoje você vai aprender a instalar o Evernote Web Clipper, criar sua conta, logar e criar suas primeiras anotações a partir do seu browser. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo:

Passo 1: instale o Evernote Web Clipper
O Web Clipper pode ser instalado gratuitamente a partir do site oficial da extensão . Após acessar o site, clique sobre o botão verde de instalação, que detectará automaticamente o seu navegador. Caso o navegador listado não esteja correto, clique sobre a seta na extremidade do botão para selecionar uma versão do Web Clipper para outro navegador.
Instalando o Evernote Web Clipper no seu navegador (no exemplo, o Google Chrome).


Passo 2: faça login ou crie sua conta no Evernote

Assim que a extensão for instalada, você verá um novo ícone na barra de ferramentas do navegador. Ao clicar nele, você será aprentado à tela de entrada do Clipper, onde poderá criar uma nova conta na opção "Criar uma conta do Evernote" ou fazer login com uma conta existente digitando seu nome de usuário, senha e clicando na opção "Entrar" .
Acessando a tela de entrada do Evernote Web Clipper.
Caso tenha criado sua conta neste momento, assim que terminar o processo de criação retorne à tela de login e entre com a conta que você acabou de criar.



Passo 3: capturando diferentes tipos de anotação
Assim que se autenticar no serviço, toda vez que clicar no botão na barra de ferramentas do navegador, você verá uma barra lateral aparecer no canto direito dos site que estiver aberto. Nesta barra, é possível selecionar o tipo de anotação a ser feita:
Visualizando a barra lateral e tipos de captura do Evernote Web Clipper.
Você poderá criar uma nota incluindo somente a parte principal da página, o artigo ; esta função identifica e seleciona automaticamente a área do texto da página e ainda possui botões para expandir ou reduzir a seleção. Outra opção é o "artigo simplificado" , que remove toda a formatação, menus e barras laterais do site, gerando uma página somente com o artigo principal (similar ao que navegadores como Safari fazem ao se ativar o modo de leitura). A opção "página inteira" captura todo o conteúdo sem nenhum tipo de tratamento. "Favorito" captura apenas o link da página, com um trecho do texto e a imagem miniatura. Já "captura de tela" cria uma imagem com base na página (como um print screen), e permite que o usuário desenhe por cima da imagem antes de salvá-la.

Passo 4: as ferramentas de anotação do Clipper
Caso queira apontar ou destacar partes específicas da imagem, tirar a definição de outras, ou apenas escrever por cima da tela, utilize as ferramentas de anotação do Evernote Web Clipper:
Caixa de ferramentas de anotação do Evernote Web Clipper.
O "realçador" adiciona um fundo amarelo a textos e partes da imagem, como uma caneta de realce; O "marcador" permite desenhar livremente sobre a imagem, como circular coisas importantes ou riscar coisas sem importância; A ferramenta "seta" permite criar flechas para apontar para partes específicas na tela; ao clicar no botão da ferramenta seta, você ainda pode selecionar outras ferramentas, como a de criar formas como círculos e retângulos; a ferramenta "tipo" permite escrever sobre qualquer lugar da tela; o "carimbo" é utilizado para adicionar marcas à tela, como símbolos de aprovação; ao clicar e arrastar com esta ferramenta, é possível fazer uma seta saindo do símbolo, auxiliando a apontar o objeto específico da marcação; o "pixelizador" tira definição de partes da imagem, transformando num mosaíco de pixels; esta opção é útil para ocultar partes pessoais da tela, como endereço de e-mail ou listas de contatos; o opção de cores permite selecionar a cor utilizada pelas ferramentas marcador, seta (e outras formas) e texto; a ferramenta cortar dá a opção de o próprio usuário determinar a área da tela que quer salvar na nota; e por fim, temos as opção de adicionar e remover zoom da tela capturada.

Criar anotações por cima de sites e imagens é muito fácil com as ferramentas do Evernote Web Clipper. Ao finalizar a marcação, clique em "Salvar" para guardar a sua nota com a imagem produzida, ou "Compartilhar" para que o Evernote gere um link da anotação que poderá ser enviado a qualquer pessoa por meio das redes sociais.

Passo 5: conferindo a anotação salva
Caso você utilize o Evernote no seu dispositivo móvel, inicie-o a partir da tela inicial ou lista de aplicativos. Se você ainda não tenha o Evernote instalado em seu smartphone, você pode instalar a versão para Android a partir da Google Play Store e a versão para iOS pela App Store. No computador, inicie o Evernote a partir da área de trabalho ou do menu iniciar/lista de aplicativos. Caso você ainda não tenha o Evernote instalado em seu computador, baixe o aplicativo aqui. Uma vez iniciado, caso não esteja logado, basta entrar com o mesmo nome de usuário e senha que você entrou no Web Clipper. Você será levado a tela inicial do Evernote, que listará a(s) anotação(ões) feita(s) no Clipper. Em nosso exemplo, a nota ficou assim na versão para Windows:
Anotação de captura de tela feita pelo Web Clipper sendo exibida pelo aplicativo do Evernote para Windows.
Aqui, você pode utilizar o editor do Evernote para alterar ou remover a anotação, ou adicionar recursos como lembretes. Qualquer alteração realizada aqui é sincronizada automaticamente com outras versões do Evernote que você utilizar.
Agora que você já sabe como salvar textos e imagens da internet diretamente do seu navegador a partir da extensão Evernote Web Clipper, pode começar a fazer seu clipping de informações, apontamentos em sites ou adicionar tudo o que achar de interessante para leitura posterior. Quer aprender mais sobre o Evernote? Continue ligado nos tutoriais do CanalTech!


Folha de S.Paulo:Cidade berço da tecnologia 'rejeita' os óculos do Google


FERNANDA EZABELLA

Na metrópole mais tecnológica dos EUA, nem todas as novidades das gigantes do setor são recebidas de braços abertos. No último ano, com os primeiros usuários do Glass circulando por San Francisco, os óculos conectados do Google viraram alvos de muitas piadas, de pelo menos dois ataques físicos e do receio de gente preocupada com a privacidade.

O Glass começou a ser vendido em maio nos EUA por US$ 1.500 (R$ 3.300), após dois anos voltado apenas para desenvolvedores, jornalistas e outros especialistas. O aplicativo mais esperado, o de reconhecimento facial, ainda não saiu, mas vários já foram lançados, o que estimula seu uso.

PRECONCEITO

O brasileiro Breno Masi, 31, diretor de produtos da firma de aplicativos Movile, disse que já sentiu algumas vezes o preconceito tecnológico ao usar seu Glass.

Segundo ele, a situação ocorre principalmente na cidade californiana, onde a invasão de companhias da indústria de tecnologia acabou causando mal estar com seus residentes devido ao aumento no preço dos imóveis, aluguéis e de outros serviços.

No mês passado, ao sentar para tomar café da manhã numa padaria de San Francisco, Masi conta que um homem se aproximou e pediu para ele tirar o Glass por medo de ser filmado ou fotografado. "Ainda causa um choque, não é visualmente agradável nem bonito. É intrusivo e causa estranheza", diz ele, que tem os óculos há dois anos, desde que o primeiro lote do item chegou às mãos dos premiados.

Outra vez, andando de Segway com quatro amigos e usando o apetrecho, ouviu pessoas gritarem "nerd!" várias vezes na rua. "Mas aí também pedimos para ser zoados. Quatro gordinhos de Segway e Glass foi demais", contou, rindo.

No Brasil, ele relata que a reação varia entre gente curiosa e gente que acha que ele tem alguma doença.

Masi teve mais sorte que outros dois usuários neste ano, que tiveram o Glass arrancado do rosto.

Um era repórter do site Business Insider, atacado ao voltar para casa após cobrir um protesto contra um funcionário do Google que havia comprado um prédio e estava desalojando os moradores.

O outro caso ocorreu num bar, quando uma mulher começou a filmar o local, e os frequentadores não gostaram. Ela foi xingada e alguém saiu correndo após arrancar seus óculos e sua bolsa.

PARA POUCOS?

Em um evento voltado só para donos de Glass em San Francisco, em junho, o cofundador do Google Sergey Brin apareceu para agradecer o apoio dos usuários. "Sabemos que existe um certo risco de entrar cedo neste espaço [da computação vestível]", disse Brin.

O engenheiro de software Tim Leahy, da empresa de ingressos TicketFly, acompanhava o discurso na plateia. Ele era um de vários que não usavam o aparelho -muitos tinham os óculos no pescoço, como Brin.

"Confesso, deixei em casa, não gosto de sair na rua com ele, acho esquisito. E não quero ser zoado", disse Leahy, que já viu gente se afastar por ele usar o Glass. "No fundo, trata-se de um lembrete, na cara, da gentrificação [enobrecimento de áreas urbanas] de San Francisco."

Folha de S.Paulo:Veja como tornar sua empresa mais visível na internet


FILIPE OLIVEIRA

O ex-proprietário do restaurante Serbian Crown, que funcionou por 40 anos em Washington (EUA), está processando o Google. Segundo ele, uma informação errada no serviço de mapas da empresa fez com que o número de clientes caísse, o que o levou à falência em 2013.

O Google Maps indicava que o local fechava aos fins de semana. Em entrevista à revista americana "Wired" na semana passada, Rene Bertagna, dono do estabelecimento, disse que nunca havia usado a internet e que foi alertado por um cliente.

Empreendedores no Brasil também estão alheios à internet, perdendo oportunidades de divulgação. Segundo estimativa do Google, do universo de cerca de 6 milhões de pequenas empresas brasileiras, 85% não têm um site ou uma página nas redes sociais.

Para tornar parte desse público anunciante de seu site de buscas, a companhia lançou em junho o aplicativo Meu Negócio, que reúne ferramentas da empresa voltadas para empreendedores.
Gislaine Gallette, que fabrica chocolates, gasta R$ 25 por dia com anúncios no Google

O objetivo é que o internauta possa criar rapidamente uma página na rede social Google+ e sinalizar que é dono do estabelecimento no mapa da cidade no Google Maps. Também pode anunciar e verificar o resultados de suas campanhas (com as ferramentas AdWords Express e Google Analytics).

As ferramentas de divulgação da gigante das buscas são apenas uma das possibilidades. Em alguns casos, pode ser mais interessante fazer ações em redes sociais ou sites de nicho, como blogs ou sites especializados, diz Caio Soldi, presidente da agência CVS.

Dona da empresa Gallette, Gislaine Gallette, 44, fabrica e vende chocolates artesanais em um site e uma loja física. Ela conta que, desde 2012, gasta cerca de R$ 25 por dia com anúncios no Google. Como resultado, sua página recebe cerca de 60 visitas de quem clica nesses links.

Gislaine diz que os anúncios no buscador tendem a dar mais retorno para vendas corporativas e ela recebe em média quatro pedidos de orçamentos por dia. Para atrair clientes no varejo, o Facebook costuma ser mais efetivo, diz.

Uma opção para empreendedores que querem profissionalizar sua divulgação é contratar uma agência digital. Conrado Adolpho, especialista em marketing digital, sugere que se comece a divulgar a empresa por conta própria, para adquirir conhecimentos básicos.

Isso dará mais autonomia ao empresário para explicar quais são seus objetivos e para avaliar os resultados. Tarcisio Marchiorato, consultor de marketing da Trajeto Digital, diz que uma agência especializada em links patrocinados cobra entre R$ 700 e R$ 5.000 ao mês, mais uma comissão de 30% sobre o valor gasto na ação.






Folha de S.Paulo:Facebook deixa usuário ver todos os arquivos guardados; leia depoimentos

ALEXANDRE ARAGÃO

Aonde você estava na manhã do dia 14 de julho de 2012, há dois anos? A lembrança pode demorar a vir na sua memória, mas há boas chances de que o Facebook tenha a resposta na ponta da língua –e até compartilhe, com você e com anunciantes.

Desde outubro de 2010 há uma ferramenta que permite a usuários baixar as informações armazenadas sobre seus perfis. O arquivo inclui mensagens, postagens de mural, fotos, vídeos e até cutucadas.

Entretanto, o mais surpreendente são as informações que vêm de "metadados" –de onde, a que horas e de que endereço IP a rede foi acessada, por exemplo– que o Facebook extrai. Há dados como as palavras-chave usadas para colocar anúncios, além de uma lista de todos os banners já clicados.

Uma parte desses arquivos é usada pela empresa para construir perfis publicitários mais apurados. Se um cliente quiser anunciar para jovens de uma região determinada de qualquer cidade, que tenham gostos bastante específicos, o Facebook é capaz de acertar o alvo dada a grande massa de informação.

Sem ter "curtido" uma página ou pesquisado um tema, é possível ser ligado a ele. A rede faz juízos de valor não só a partir das "curtidas" e do que é publicado, como o tamanho da roupa usado pelo usuário, mas também de gostos que não estão diretamente ligados ao que usuários publicaram expressamente.

Até a última sexta-feira (11), o Facebook não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

O QUE COMPARTILHAM

Boa parte da política de privacidade do Facebook mudou desde sua criação, bem como a interface do site. Essas mudanças têm influência na quantidade e no modo como usuários compartilham, argumenta Alessandro Acquisti, professor da Universidade Carnegie Mellon (EUA).

Os motivos para as alterações não são claros. "Como pesquisadores, não sabemos as motivações por trás de uma ou outra mudança", diz Acquisti. "Entretanto, podemos mostrar como certas escolhas de design podem afetar sutilmente o comportamento dos usuários, sejam intencionalmente ou não."

Mesmo assim, Acquisti descobriu algo esclarecedor. Ele analisou as informações públicas de 5.076 perfis entre 2005 e 2011. Apesar de a amostra não ser representativa, o pesquisador aponta que quanto mais usam a rede, as pessoas tendem a compartilhar menos informações publicamente.

Tem uma pegadinha: aumenta a quantidade de informações para grupos mais restritos. E mesmo que somente os amigos mais próximos possam ver o local em que o usuário está, por exemplo, o Facebook também pode.

Enquanto isso, grupos de pressão tentam obrigar empresas de internet a disponibilizarem ainda mais informações aos usuários.

Como a EFF (Electronic Frontier Foudantion), um dos principais. "Não sabemos se o Facebook apaga informações que 'aprendeu' ou se usa certos aspectos desindexados de um perfil mesmo após a saída do dono", diz Adi Kamdar, porta-voz da fundação.

O dia em que o Facebook me convenceu a comprar um sofá

Navegar no mar de dados que o Facebook me devolveu de forma compactada me mostrou o que era um achismo: como eu rejeito pedidos de amizades! Mas, uma vez a pessoa no meu rol, tenho pudores de excluí-la –foram apenas duas em quatro anos.

Nessa mesma linha, porém, sou usuária pesada da geladeira. É bem longa a listas cujas publicações eu escolhi não ver mais.

Longuíssima listagem é também a de locais de acesso, que comprova o vício em acessar o tempo todo.

E no quesito garimpar interesses, não é que o Facebook identificou e registrou meu atual interesse por reformas e acertou em cheio ao exibir um anúncio de sofás? Cliquei no bendito e comprei.

CAMILA MARQUES, editora de "Tec"

Ele me acha depressivo, mas não temos um relacionamento sério

Eu e Facebook nunca tivemos um relacionamento sério. Larguei-o pela 13ª vez há uma semana. É complicado.

Quando baixei tudo o que guardou sobre nós, o Face expôs minhas preferências –os dias e horários favoritos de login eram segundas e quintas entre as 11h e as 12h. Lembrou ainda que troquei 49.776 mensagens em sua presença.

E os juízos de valor? Entre as categorias de anúncios atribuídas ao meu perfil está "depressão nervosa" (em inglês, "major depressive disorder"), como se eu estivesse triste com o nosso romance.

Ele também armazenou alguns endereços que frequentei, como o do hotel em que fiquei em Curitiba, a trabalho, em dezembro. Não gosto de me relacionar com alguém tão controlador.

ALEXANDRE ARAGÃO

Rede social nos rouba o direito de esquecer e de ser esquecido

Tenho mais de 200 ex-amigos no Facebook. Gente com quem me indispus ou pessoas que não faziam parte da minha vida e nunca deveriam ter tido acesso a minhas informações pessoais. Há também algumas 'baixas de guerra' –inocentes feridos em batalhas que findaram relações amorosas. O número é próximo ao da minha lista de amigos atuais, de 299 pessoas.

Ao dificultar a exclusão de amigos e fotos, e registrar indefinidamente nomes, sobrenomes e datas de início e fim da 'amizade virtual' e mais um amontoado de dados, o Facebook me faz criar um laço perene que me rouba uma das coisas mais importantes que o mundo real precisa para funcionar: o direito de esquecer e ser esquecido.

ALEXANDRE ORRICO

Passado maníaco no Farmville, mas vida adulta Jedi estabelecida

Acessar o histórico do meu Facebook estampou na minha tela um tempo em que ele tinha uma única utilidade para mim: jogar "Farmville". Entre 2009 e 2010, minha linha do tempo foi um amontoado de pedidos por tábuas, pregos, porcos e patos.

Antes disso, em 2008, eu praticamente não existia na rede. Hoje, apareço bem mais no Face, mas com pelo menos 400 laços cortados depois de parar e ver exatamente quem fazia parte da minha lista de 'amigos'.

Já o super algoritmo da rede mostrou conclusões reais sobre mim: fui enquadrada em vida adulta estabelecida (tenho quase 30), e recebi 19 menções a "Star Wars" para definir anúncios que são exibidos, revelando meu fanatismo.

STEFANIE OLIVEIRA

Info: BBM Messenger chega ao Windows Phone em versão beta

                                                                                                                                    Adeline Daniele

A BlackBerry anunciou que seu app de troca de mensagens, BBM, já está disponível para aparelhos com Windows, porém ainda em versão de testes.
O serviço que antes era disponível apenas para aparelhos BlackBerry já havia atrasado sua entrada nas lojas Google Play e Apple Store – que receberam o app apenas em outubro do ano passado.
A interface do app explora a experiência nativa do Windows Phone e permite navegar através das abas Contacts, Chats, e Feeds. Segundo a empresa, na primeira versão do BBM para Windows Phone o foco é permitir que usuários possam compartilhar experiências com um ou mais amigos imediatamente e com privacidade.
Além das mensagens de texto, na janela de bate-papos é possível compartilhar fotos, notas de voz, contatos e localização. Outros recursos como adesivos, BBM Voice, BBM Channels e compartilhamento de localização do Glympse devem ser adicionados nas próximas versões do app.

Apesar de o BBM Messenger estar em beta público, os usuários que quiserem baixar o app em seus aparelhos precisam realizar um cadastro nesta página.

Info: 5 questões bem estranhas já feitas em entrevistas no Google

Camila Pati

As entrevistas de emprego no Google já foram recheadas de perguntas bizarras. Esta época parece ter acabado.
Como bem declarou Laszlo Bock, vice-presidente de operações para pessoas do Google, ano passado, questões de quebrar a cabeça ou com pegadinhas não serviam para nada, apenas como mecanismo para que os recrutadores da empresa se sentissem mais espertos do que os candidatos.
Já há algum tempo, têm vez no Google as entrevistas com foco comportamental, essas sim, segundo Bock, muito mais efetivas na qualidade de seleção dos futuros googlers.

Assim, perguntas como estas cinco estão fora do repertório da empresa de Larry Page. Mas estas e mais de uma centena de perguntas bizarras estão reunidas em uma lista no site Impact Interview. Veja uma amostra do tamanho da “encrenca” de que os candidatos escaparam e também as possíveis respostas:

1. Quanto você cobraria para lavar todas as janelas de Seattle?

Esta pergunta, feita a candidatos ao cargo de gerente de produto, é na verdade, uma grande pegadinha. Ao invés de se desesperar tentando imaginar quantas janelas existem na cidade, uma possível resposta seria algo muito mais simples do que possa parecer: 10 dólares por janela. A dica vem do site Business Insider.

2. Porque as tampas de bueiro são redondas?

Engenheiros de software já precisaram responder a esta pergunta. Segundo, o Wikipedia a forma redonda evitaria que a tampa entrasse pelo bueiro em caso de enchente. É que formas quadradas e retangulares quando na diagonal poderiam passar pelo buraco.

3. Quantas vezes os ponteiros de um relógio se sobrepõem nas 24 horas de um dia?

Acertaram os candidatos a gerente de produto – para quem esta pergunta foi dirigida- que responderam 22 vezes. A resposta está no WikiAnswers.

4. Faça um plano de evacuação para a cidade de São Francisco

A intenção dos recrutadores é verificar as habilidades de planejamento dos candidatos a gerente de produto no Google. Assim, a sugestão do Business Insider e a de que a resposta comece com outra pergunta: para qual catástrofe o plano de evacuação será feito? 

5. Explique o que é um banco de dados para seu sobrinho de 8 anos

A tarefa proposta para potenciais gerentes de produto testava a capacidade de comunicação deles. Como explicar algo complexo de um jeito fácil e simples de entender? Dizer que um banco de dados é uma máquina que guarda um monte de informação e que é usada para ajudar a lembrar destas informações é uma das sugestões do Business Insider.

IDG Now: Twitter Analytics agora inclui dados detalhados sobre todos os tweets



Mudança na ferramenta a torna útil não apenas para anunciantes, mas também para editores e usuários de contas verificadas
O Twitter acaba de lançar um novo poderoso conjunto de ferramentas de análise que dão a anunciantes, editores e usuários de contas verificadas a capacidade de acompanhar o desempenho de todos os tweets.

É possível ver quantas vezes os usuários leram e foram engajados aos tweets orgânicos, para que seja possível otimizar as estratégias de conteúdo mais efetivamente.
Com o novo painel, você pode:
1 - Ver como seus tweets estão realizando em tempo real. 
2 - Comparar impressões (quantas vezes um tweet é visto por qualquer pessoa na web ou nos apps para Android ou iOS, incluindo usuários registrados fora) e o total de retweets e de favoritos, mês a mês. 
3 - Usar a página de detalhes do tweet para ver quantos retweets, respostas, favoritos e cliques cada tweet recebeu. 
4- Exportar suas métricas de desempenho para um arquivo CSV, que agora inclui tweets orgânicos e tweets promovidos.
A versão anterior do Twitter Analytics tinha uma opção para ver o desempenho de tweets não promovidos, mas não com tanta riqueza de detalhes.
A intenção do Twitter é dar aos usuários informações relevantes para ajudá-los a criar conteúdos que tenham maior alcance, e a capacidade de amplificar a mensagem ainda mais por meio de ações como retweets ou menções.


IDG Now!:Grupo holandês desafia usuários a ficar sem Facebook por 99 dias


A ONG 99 Days of Freedom (99 dias de liberdade) propõe aos frequentadores da rede social que deixem de usá-la por três meses para ver se são mais felizes

O que você faria se não usasse o Facebook por três meses? Deixar de lado comentários, posts, likes e selfies lhe daria mais tempo para ler um livro, sair com amigos ou andar de bicicleta? Você seria mais feliz?

Essa é a proposta da ONG holandesa 99 Days of Freedom (99 Dias de Liberdade), que está convidando os frequentadores da rede social a deixar de usá-la por 99 dias consecutivos e contar se isso os deixou mais felizes. O desafio acontece a reboque de toda a polêmica sobre o experimento psicológico feito secretamente pelo Facebook com 700 mil usuários em janeiro de 2012 e só agora descoberto.

Em busca da felicidade

Merijn Straathof, um dos organizadores do movimento, declarou que, embora muitos usuários tenham ficado irritados em saber das experiências secretas do Facebook, a meta do desafio não é danificar a imagem da rede social.

"O Facebook é uma plataforma incrível. Somos todos usuários e acreditamos que há muitas coisas boas no serviço. Mas também sentimos que há benefícios emocionais óbvios no uso moderado da plataforma e vamos saber daqui a 99 dias", diz Straathof. Segundo ele, nas discussões entre os participantes ficou claro que a verdadeira pergunta que as pessoas precisam fazer é "Como você se sente quando não usa o Facebook?"

Segundo dados do Facebook, seus usuários passam em média 17 minutos por dia na rede social. O que significa que, se aceitar o desafio da ONG e cumprir, você terá 1653 minutos, ou quase 28 horas, para usar com outras coisas na vida.

O grupo divulgou que já tem 1,6 mil pessoas aceitando o desafio. Isso é uma gota d'água no oceano de mais de 1 bilhão de frequentadores da rede social, mas os organizadores esperam que o número de participantes cresça na medida em que a informação sobre o movimento se espalhe.

Ajuda para deixar a rede

A ONG criou um documento com dicas para ajudar os usuários a "dar um tempo" no relacionamento com a rede social. Por exemplo, as instruções sugerem trocar sua foto de perfil pela imagem "99 days of freedom e explicam como criar um relógio de contagem regressiva para os 99 dias.

Os participantes também são convidados a completar anonimamente uma "pesquisa de felicidade" quando completarem as marcas de 33, 66 e 99 dias do desafio. Os resultados serão publicados no site 99daysoffreedom.com que também hospeda um fórum para que os participantes discutam entre si a experiência.

O Facebook não quis comentar sobre o desafio da 99 Days of Freedom.

Viciados em Facebook

Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, acredita que o desafio é uma resposta emocional ao Facebook e que poderá fazer muitos usuários da rede questionarem o que, de fato, estão fazendo com seu tempo e com que frequência visitam o Facebook.

"Acredito que várias pessoas vão se beneficiar de ficar longe por um tempo mas rapidamente vão voltar. De certa forma estamos viciados no Facebook. Nossos amigos e familiares estão lá, portanto é mais difícil sair", diz Moorhead.

Folha de São Paulo:Microsoft encerrará suporte ao Windows Phone 7 em setembro


BRUNO ROMANI
A Microsoft já tem data para abandonar definitivamente o Windows Phone 7.

A partir do dia 9 de setembro, as versões da plataforma, entre elas o Windows phone 7.8, não receberão mais atualizações, incluindo melhorias de segurança.

Assim, a empresa encerra o ciclo de um sistema operacional que já era considerado um rascunho antes mesmo do seu lançamento, em 2010.

Telefones com Windows Phone 7 não podem ser atualizados para Windows Phone 8. O Windows Phone 8 continuará a receber suporte.

QUEDA NOS TABLETS

Pela primeira vez desde que o iPad original abriu o mercado de tablets em 2010, a demanda por aparelhos da categoria caiu.

Segundo a consultoria NPD DisplaySearch, no primeiro trimestre deste ano, 56 milhões de unidades foram entregues ao varejo global. No mesmo período do ano passado, o número foi de 59 milhões.

A firma alega que a competição entre smartphones de tela grande, com 5,5 polegadas, e tablets pequenos, com telas de 7 polegadas, está causando prejuízo para as pranchetas. Novas quedas são esperadas.

ACERVO

A Music Vault disponibilizou em seu canal do YouTube mais de 12 mil registros de shows de grandes artistas da música.

SEMELHANÇA

A atriz Lindsay Lohan decidiu processar a Rockstar Games por considerar que um personagem de "GTA 5" usa a sua imagem. No jogo, Lacey Jones é uma jovem atriz loira que precisa fugir dos papparazi e também tem um distúrbio alimentar.

MOVIMENTO

A segunda geração do Kinect para Windows chegará amanhã às lojas dos EUA. Custará US$ 199. Ele tem câmera de 1.080p e melhor ângulo de visão.

LOUROS

O Netflix está consolidando sua posição como produtor de conteúdo de respeito. O serviço de streaming recebeu 31 indicações para o Emmy. O sucesso do Netflix no prêmio é encabeçado por "House of Cards" e "Orange is the New Black".

GIGANTE

A Apple teria feito uma ordem inicial de 68 milhões de unidades do iPhone 6 junto aos fabricante asiáticos, segundo o blog "BGR".