quinta-feira, 16 de outubro de 2014

G1: Site do escritor Graciliano Ramos é invadido por hackers e tirado do ar



Mensagem na página diz que ação foi 'descabida e inconsequente'.
Site do autor de 'Vidas secas' deve permanecer fora do ar provisoriamente.

O site oficial do escritor Graciliano Ramos, autor de obras como "Vidas secas", foi invadido por hackers e tirado do ar. Na tarde desta quarta-feira (15), uma mensagem na página caracterizava a invasão como "ação descabida e inconsequente". O site deve permanecer fora do ar provisoriamente.

"Sempre admiramos a militância de hackers que, por todo o mundo, trabalham por uma sociedade melhor e mais justa. Continuamos torcendo por eles, deixando claro que sabemos diferenciá-los dos vândalos que destruíram nosso acervo", diz ainda a mensagem no site do escritor.
Mensagem no site do escritor Graciliano Ramos apontava invasão hacker na página.


G1: Como dados de celulares e Twitter ajudam no combate ao ebola


Rastreamento de telefones e fluxo de ligações dão pistas para mapear avanço de vírus e identificar novos focos.

O mapeamento de uso de celulares fornece informações importantes sobre o comportamento das populações nas regiões afetadas pelo ebola .

A epidemia do ebola, que já matou mais de quatro mil pessoas, pode ser controlada com ajuda da análise de dados provenientes de fontes tão diversas como a telefonia celular e o uso de mídia sociais.

Pelo menos na visão de segmentos da comunidade científica, para quem a análise de dados grandes acumulados - o chamado "big data" - desponta como uma arma valiosa para agências internacionais, ONGs e governos na missão de tentar estar um passo à frente do vírus, no momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o ritmo crescente da velocidade de contágio.

Os números mais recentes são de que quase 10 mil pessoas já foram infectadas pelo ebola desde que a atual epidemia foi detectada, em março de 2014.

Telefones celulares
Apesar das deficiências de infraestrutura, a África registra uma alta difusão de telefones celulares, mesmo em países mais pobres. E os aparelhos se transformaram numa impressionante mina de dados.

A ONG sueca Flowminder está analisando informações fornecidas por operadoras de telefonia celular africanas para mapear movimentos populacionais em países da região.

Os mapas oferecem às autoridades indicações sobre locais para a instalação de centros para tratamento de doentes e, ainda que de forma controversa, fornecem subsídios para controles de viagem.

O problema é que os dados mostram movimentações passadas, e o desafio das autoridades é tentar mapear o avanço do vírus em tempo próximo ao real. Até porque epidemias alteram o curso de movimentação das pessoas.

É por isso que organizações como o Centro de Controle de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, estão coletando informações em tempo real de torres de transmissão de sinais de celular para rastrear a origem de ligações a linhas de emergência.

Em 2010, após o terremoto do Haiti, pesquisadores suecos do Instituto Karolinska e americanos da Columbia University analisaram dados de ligações de mais de 2 milhões de celulares de uma rede local.

Esses dados permitiram que a ONU e agências humanitárias pudessem entender a movimentação da população durante as operações de resgate e mais tarde, durante o surto de cólera - o que ajudou na alocação mais eficiente de recursos e na identificação de áreas com risco de novos surtos da doença.

'Mapa de calor'
Um aumento no fluxo de ligações em determinadas áreas pode ser sinal do surgimento de um novo foco de ebola.

O mapeamento em tempo real também fornece um "mapa de calor" sobre a atividade da população.

"Nunca tivemos tamanho acesso em larga escala a dados de telefonia celular. Podemos agora ajudar as organizações médicas e os governos a antecipar para que locais as doenças podem se espalhar. Antes, tínhamos apenas censos e relatórios de polícia e hospitais", explica Nuria Oliver, diretora de pesquisas científicas da Telefonica, operadora espanhola de telefonia celular.

Mensagens de SMS também são um canal útil para difundir dicas de prevenção.

Outro recurso são aplicativos com informações e mapeamento. A BBC, por exemplo, lançou nesta quarta-feira um serviço de informações sobre o vírus usando o Whatsapp.

'Trends' sociais
Analistas também defendem uma atenção especial ao monitoramento da internet. Seja sobre a atividade das ferramentas de busca ou dos "trending topics" em mídias sociais.

No ano passado, por exemplo, um projeto reunindo a consultoria Accenture, a empresa de análise de dados SAS e a Universidade da Carolina do Norte, alega ter detectado uma epidemia de gripe nos EUA entre 2012 e 2013 três meses antes do CDC fazer um anúncio oficial.

"A análise de blogs, fóruns oline e o Twitter pode revelar sinais de alerta de crises de saúde", diz Frances Dare, da Accenture.

Cura colaborativa
Para Tim Gamble, consultor da empresa Datamonitor Healthcare, a análise do "big data" pode ajudar a desvendar mistérios da composição genética do vírus, como a razão de algumas variações serem mais mortais ou de algumas pessoas serem mais resistentes ao vírus.

Gamble, que trabalhou na companhia farmacêutica americana Pfizer, cita o caso das pesquisas sobre o HIV.

"O tratamento retroviral para o HIV só decolou depois de percebermos que populações escandinavas tinham mais resistência. A partir daí pudemos desenvolver uma droga que imitava a maneira como aqueles pessoas resistiam", explica.

IdgNow: Empresa brasileira compra celulares usados e permite doar venda para ONGs


Com foco em levar aparelhos do fundo da gaveta de volta ao uso, Redial paga até R$1.600 em gadgets e permite que usuários doem valor das vendas para organizações.

Com um total de 271 milhões de celulares e uma população de 201 milhões, o Brasil sofre com um verdadeiro superávit de aparelhos telefônicos móveis. No entanto, isso significa um grande de número de aparelhos em boas condições que ficam largados no fundo da gaveta.

Um novo serviço lançado no país neste mês de outubro pela startup Recomércio quer ajudar os usuários e empresas locais a revenderem seus celulares sem uso e, quem sabe, até ajudar quem precisa. Em funcionamento beta desde agosto, a plataforma chamada de Redial (que significa "rediscagem" em inglês) paga até 1.600 reais no seu celular usado, dependendo do modelo e do estado do aparelho, obviamente.

Processo simples

Após selecionar o modelo do seu smartphone no site, é preciso escolher algumas opções que podem influenciar de forma positiva ou negativa no preço do gadget. Por exemplo, se o produto é desbloqueado o preço sobe, mas se o smartphone estiver em um estado considerado funcional, em vez de novo, então o valor cai.

Depois de o negócio ser fechado e o aparelho enviado (a Redial paga o envio), o pagamento é feito em até três dias úteis. Isso caso o usuário queira o receber o dinheiro, é claro – se não, é possível doar o valor para uma das ONGs parceiras da companhia.

Tudo é feito pela Internet e por telefone no momento, já que a empresa está mudando de escritório em São Paulo e não possui um endereço físico para receber os clientes - mas adianta que a ideia é fazer exatamente isso num futuro próximo.


Valores

Um BlackBerry Z30, por exemplo, pode render até 400 reais para o vendedor, enquanto que um iPhone 5S de 64GB sai por até 1520 reais. Um iPhone 4 de 16GB, por sua vez, pode chegar a apenas 205 reais, valor menor do que as ofertas em sites de leilão como o Mercado Livre.

Social

O principal diferencial da Redial em relação a outros serviços de recommerce, como a startup Brused, especializada em aparelhos da Apple, é que o usuário pode escolher doar o dinheiro da venda do seu smartphone para uma ONG parceira da empresa. No total, a Redial possui parceria com três ONGs diferentes: Casa da Criança Santo Amaro, Instituto Fazendo História e Instituto 5 elementos.

Além disso, os aparelhos comprados pela Redial são devidamente testados e reaproveitados no país com a plataforma técnica de testes da empresa, em especial para a cooperativa de inclusão social Coopermiti, que recolhe somente aparelhos eletrônicos. De acordo com a Redial, a cada 300 celulares comprados por mês é gerado um "emprego social" na cooperativa.

Planos e atuação

Segundo o diretor da Recomércio, Amaury Bertaud, a expectativa da empresa é recuperar um total de 15 mil celulares até o final de 2015. Mas, por enquanto, a Redial atua apenas em São Paulo e estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, explica Bertaud.

Parcerias 

“Esse é o primeiro serviço do tipo da Recomércio, que pretende servir tanto pessoas físicas quanto empresa. Além da internet, também pretendemos fechar contratos com empresas e distribuidoras”, explica o executivo francês radicado no Brasil.

G1: Google cria sistema para Glass exibir na tela avisos de apps do celular


Notificações de apps serão mostrados na tela dos óculos inteligentes.
Integração de smartphone a computador vestível ocorre no Android Wear.

Google Glass agora tem versões em óculos de sol e com lentes 

O Google liberou nesta terça-feira (14) um programa que faz o Google Glass exibirem notificações recebidas por um aplicativos instalados em um celular Android na lente dos óculos inteligentes.

Por meio do Notification Sync, o computador vestível pode passar a funcionar em sincronia com um celular. A partir daí, avisos de mensagens no WhatsApp e de ações noFacebook, além das notificações de outros aplicativos, vão parar na tela do Glass.

“Você quer saber sobre as coisas que importam a você, mas você não quer ser distraído pelo seu celular quando você poderia estar curtindo o momento”, explica o Google.

A configuração da integração é feita por meio do celular (Veja aqui). Além desse programa, é preciso atualizar o sistema operacional para o MyGlass (3.3.0), disponibilizado nesta quarta-feira (15).

Essa integração entre celular Android e computador vestível já ocorre com os relógios inteligentes que rodam a adaptação Android Wear. “Você pode já ter visto isso com o Android Wear, mas agora, quando vestir o Glass, você poderá ter a informação que você precisa quando você precisa dela –tudo sem tirar o celular do seu bolso”, informa o Google.

PoliticaLivre: Geração de novos empregos cai 49% na Bahia e 41,35% no Brasil



O saldo de empregos formais gerados pela Bahia caiu 49% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2013, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta.No mês passado foram gerados 3.163 novos empregos, contra 6.203 no mesmo mês do ano anterior. Foi o sétimo pior desempenho entre os nove estados da região Nordeste e o 13º no Brasil. Em relação ao mês de agosto, quando foram gerados 5.071 novos empregos, a queda foi de 38%. O setor com o maior saldo foi o de Construção Civil, com 1.840 novos postos. A agropecuária foi o que mais perdeu (-1.150). Já o Brasil criou 123.785 empregos com carteira assinada em setembro e apresentou o pior resultado para um mês de setembro desde 2001, quando foram criadas 80.028 novos postos. O número também representa uma queda de 41,35% frente ao mesmo período de 2013, quando foram abertas 211.068 vagas formais. Na avaliação do ministro do Trabalho, Manoel Dias, o resultado de setembro deveria ser considerado um “sucesso”. Ele declarou que há uma “má vontade” de dizer que os números são negativos. “Eles são positivos. São 123 mil novos empregos. O Banco Mundial levantou que há 100 milhões de trabalhadores desempregados na Zona do Euro”, declarou.

G1: Google anuncia Android Lollipop e novos aparelhos da linha Nexus


Novo sistema vai destravar celular ao sincronizá-lo com aparelho conectado.
Smartphone, tablet e tocador de mídia da família Nexus virão com sistema.

Novo sistema do Google para dispositivos móveis é o Android 5.0 Lollipop. 

O Google anunciou nesta quarta-feira (15) que o novo Android se chamará Lollipop. Tradicionalmente, a gigante da internet dá o nome de um doce ao seu sistema operacional para smartphones e tablets. A versão mais recente, por exemplo, era apelidada de KitKat.

A empresa também mostrou os integrantes da família Nexus (um smartphone, tablete e um tocador de conteúdo). O Android 5.0 Lollipop será lançado nas próximas semanas para aparelhos da linha Nexus e dispositivos que se conectam à Google Play. Até então, o novo sistema era chamado apenas como "Android L".

De acordo com o Google, o Lollipop (pirulito, em inglês) é o “maior, mais ambicioso lançamento” do sistema, por incluir cerca de 5 mil pacotes de desenvolvimento, para que programadores criem formas diferentes de interação.

A tradição de dar nomes relacionados a doces ao programa começou com o Android Cupcake, em 2009, e prosseguiu com o Android Jelly Bean, lançado em 2013.

Configurações
O Google promete um sistema que possui uma forma mais simples para localizar fotos, músicas, aplicativos e pesquisas recentes. O Lollipop também deve fazer o aparelho responder melhor ao toque na tela e a comandos de voz e tornar mais fluída a alternância de tarefas.

Outra novidade será um ajuste maior das configurações do sistema para que o aparelho permita receber notificações de certas pessoas ou de aplicativos específicos e possa até vetar avisos dependendo da hora ou do lugar. A maior diferença para os Androids anteriores, porém, parece ser o recurso para salvar bateria que, segundo o Google, é capaz de fazer o aparelho funcionar por até 90 minutos adicionais.

Outra novidade é a possibilidade de destravar o celular não só com senha mas também sincronizando-o com algum dispositivo conectado, como relógio ou carros inteligentes.
Novos aparelhos da linha Nexus, o smartphone Nexus 6, o tablet Nexus 9 e o tocador de mídia Nexus Player. 

Olhar Digital: Google vai criar banco de informações sobre combate ao câncer


O Google se uniu ao Institute for Systems Biology e ao SRA International para desenvolver uma base de informações sobre o combate ao câncer.

O projeto de US$ 6,5 milhões consiste em transferir todo o conteúdo do Cancer Genoma Atlas para a plataforma de nuvem do Google, criando a Cancer Genomics Cloud.

Isso fará com que uma série de importantes pesquisas fique disponível de forma fácil e segura. O Google providenciará até o poder de computação necessário para processar os dados armazenados.

É a segunda iniciativa recente da gigante de buscas para ajudar no combate ao câncer. No mês passado a empresa se uniu a uma farmacêutica para tentar encontrar, de fato, a cura para a doença

G1: Sem querer, Apple revela iPad Air 2 e iPad Mini 3


Novos tablets terão sensor de impressões digitais, como o iPhone.
Empresa anunciará novos produtos em evento nesta quinta (16).

Apple deixou escapar os novos iPads em guia de usuário do sistema iOS 8 

Sem querer, a Apple publicou nesta quarta-feira (15) imagens na iTunes Store das novas versões dos tablets iPad Air e iPad Mini, que devem ser apresentados oficialmente em um evento da empresa que acontece nesta quinta-feira (16) na sede da companhia nos Estados Unidos.

As imagens do iPad Air 2 e do iPad Mini 3 já foram retiradas do ar. Elas estavam no guia oficial de usuários do sistema iOS 8, que pode ser baixado gratuitamente por meio do aplicativo iBooks.

Elas mostram que os dois tablets terão o sensor de impressões digitais Touch ID e, na área de câmera fotográfica, haverá um recurso chamado "Burst Mode" para tirar diversas fotografias rapidamente. Em termos de design, os dois iPads continuam sem mudanças.

Há uma expectativa de que os novos iPads ajudem a aumentar as vendas dos tablets da Apple, que caiu nos últimos meses enquanto consumidores se interessaram mais em smartphones. Embora ele seja líder de vendas no mundo, os modelos não mudaram muito desde 2010 e, diferentemente dos smartphones, os usuários ficam mais tempo com eles sem trocá-los.

Além do iPad Air 2 e do iPad Mini 3, a Apple pode mostrar novos modelos dos computadores e notebooks da linha Mac. Em setembro, a empresa anunciou o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus.

G1: Netflix tem menos assinantes que o esperado no trimestre e ação cai 24%


Lucro da companhia, no entanto, subiu para US$ 59,3 milhões no período.
Netflix anunciou que série 'Friends' será disponibilizada na íntegra em 2015.
O Netflix teve menos assinantes que o esperado no 3º trimestre, o que fez as ações do serviço de streaming de vídeos pela internet caírem 24% nesta quarta-feira (15). O Netflix teve adição líquida de 3,02 milhões de assinantes no mundo todo no período, abaixo de sua previsão de 3,69 milhões.

O lucro líquido da companhia subiu para US$ 59,3 milhões no trimestre, ou 0,96 dólar por ação, na comparação com 31,8 milhões, ou 0,52 dólar por papel, um ano antes. A receita subiu 38%, para US$ 1,41 bilhão.

Mais cedo, a companhia anunciou que todas as temporadas da série norte-americana de TV "Friends" estarão disponíveis no serviço a partir do ano que vem. Todos os 236 episódios da popular série da NBC estarão disponíveis no serviço da Neflix a partir de 1º de janeiro.

A companhia anunciou o acordo com show da banda Rembrandts, que tocou a música "I'll be there for you", tema de abertura de "Friends", no café Central Perk. O café foi montado em Nova York neste mês para lembrar os 20 anos da estreia da série.

G1: Zenfone 5, smartphone popular da Asus, chega ao Brasil por R$ 500


Aparelho tem tela de 5 polegadas e câmera traseira de 8 Megapixels.
Asus quer concorrer com modelos econômicos, como o Moto G.
Zenfone 5, smartphone econômico da Asus lançado oficialmente no Brasil 

A Asus lançou no Brasil na quarta-feira (15) o Zenfone 5, seu smartphone popular. O aparelho tem tela de 5 polegadas, com resolução 1.280 x 720 pixels, e câmera traseira de 8 Megapixels (MP). Ele chega ao país em dois modelos: a primeira tem processador de 1,2 GHz e custa R$ 500; e a segunda, mais potente, vem com processador de 1,6 GHz e sai por R$ 700.

O aparelho, sucesso comercial na China e na Índia, foi apresentado para convidados e para a imprensa em São Paulo, e entra no mercado nacional para concorrer com os modelos econômicos de outras fabricantes tradicionais, como o Moto G, da Motorola. O novo smartphone será vendido em diferentes cores, tem recursos de reprodução de som e tela de alta definição.

Equipado com tecnologia 3G e processador Intel, o Zenfone 5 usa a versão Jelly Bean do sistema operacional Android. Seu design foi projetado para que a câmera fotográfica consiga capturar imagens melhores em condições de pouca luminosidade.

O diretor de Marketing e Produtos da Asus no Brasil, Marcel Campos, disse à EFE que a companhia "quebrou um paradigma" na transição de um "mundo PC (de computadores)" para "um mundo móvel de verdade", no qual smartphones são mais populares que os demais dispositivos, incluindo tablets.

"O mercado é muito maior e nós estamos trazendo ao Brasil um produto que tem um diferencial frente aos outros, que é o seu design e sua beleza. Muito luxuoso em sua apresentação, por um preço acessível, isso é inovação no mercado brasileiro", disse Campos, que destacou o trabalho de pesquisa do produto.

"Dos mais de 15 mil colaboradores que temos na fabricação, 5 mil são de pesquisa e desenvolvimento. Isso demonstra que é importante para nós criar coisas novas", comentou o executivo, afirmando que o preconceito dos brasileiros pelos produtos chineses está sendo superado a cada dia.