quarta-feira, 23 de maio de 2012

JusBrasil: Prodeb adere ao Programa Empresa Cidadã para servidoras gestantes :: Notícias JusBrasil

Prodeb adere ao Programa Empresa Cidadã para servidoras gestantes :: Notícias JusBrasil:

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) aderiu ao Programa Empresa Cidadã - criado pelo governo federal para proporcionar a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses. A partir de agora, as funcionárias grávidas têm o direito de escolher entre os 120 ou os 180 dias - dois meses a mais.
Segundo a coordenadora de Administração de Pessoas da Prodeb, Adriana Elisa, a iniciativa traz um grande benefício para a funcionária-mãe, que vai ter mais tempo para se dedicar ao seu filho. De acordo com um levantamento feito pela companhia, dos 505 funcionários da empresa, 241 são mulheres. Desse total, 40 estão em idade fértil.
O benefício não vale somente para as mães com filhos biológicos. No caso das mães adotivas, se a criança tem até um ano de idade, a prorrogação da licença funciona no mesmo molde da mãe biológica, 60 dias a mais.
Para crianças entre 1 e 4 anos são 30 dias. No caso de crianças entre 4 e 8 anos, a prorrogação é de 15 dias. Ser uma empresa cidadã é uma iniciativa que gera benefícios também para a própria organização. Ao aderir ao programa, a Prodeb poderá deduzir do imposto sobre a renda de pessoa jurídica (IRPJ) o valor total que foi pago a funcionária durante o período de prorrogação da licença-maternidade.

Desenbahia: Programa Empresa Cidadã cresce na Bahia

Programa Empresa Cidadã cresce na Bahia

 
Desenbahia, Embasa, Conder, EGBA, Ebal, Bahiatursa, Bahiagás e agora a Prodeb são as oito empresas estaduais baianas que aderiram ao Programa Empresa Cidadã, criado pelo Governo Federal. O programa proporciona a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses. As funcionárias grávidas tem o direito de escolher entre 120 ou 180 dias, ou seja, dois meses a mais, após o parto.

O programa traz um grande benefício, já que a funcionária-mãe vai ter mais tempo para se dedicar aos cuidados com a criança. O benefício vale também para os filhos adotivos. Nestes casos, se a criança tem até um ano de idade, a prorrogação da licença funciona no mesmo molde da mãe biológica - 60 dias a mais. Para crianças entre um e quatro anos são 30 dias. No caso de crianças entre quatro e oito anos, a prorrogação cedida é de 15 dias. Ao aderir ao programa, a empresa ganha, pois pode deduzir do imposto de renda de pessoa jurídica (IRJP) o valor total que foi pago à funcionária-mãe durante o período de prorrogação da licença-maternidade.

INFO: Vivo oferecerá Wi-Fi grátis em ônibus




São Paulo - A Vivo oferecerá conexão à internet dentro dos ônibus de viagem da empresa Pássaro Marrom.

As pessoas podem usar tablets e smartphones mesmo com o veículo em movimento e a conexão é feita por meio da rede Wi-Fi.

No momento, este é um projeto piloto e somente o percurso entre São Paulo e São José de Campos (SP) contará com o serviço.

De acordo com a operadora, o enfoque está nos passageiros executivos e funcionários das empresas. A Vivo afirma que há o interesse em expandir o serviço para todas as rotas das transportadoras Pássaro Marrom e da Litorânea, porém não há prazo para isso acontecer.

PC WORLD:Microsoft lança So.cl, sua própria rede social




Na mais nova rede social, usuário não precisará de convite para se cadastrar; intenção não é bater de frente com sites já consolidados no mercado
O So.cl, um projeto experimental da Micro

soft que combina rede social e busca para promover o aprendizado, agora está aceitando qualquer pessoa que estiver interessada em se juntar ao site. O serviço, no entanto, não está posicionado para substituir as demais ferramentas de redes e de buscas existentes, e usa um conjunto mínimo de recursos, disse a Microsoft.

A companhia espera que os estudantes continuem usando as redes sociais atuais, como Facebook, Twitter e LinkedIn e sites de buscas como Bing e Google. O So.cl ajuda o usuário a achar e compartilhar páginas da web de interesse comum, assim como os estudantes fazem quando trabalham juntos, de acordo com a Microsoft.

Além de proporcionar o compartilhamento de mídia - inclusive de vídeos em tempo real por meio de “video parties” -, o So.cl também ajuda os usuários a criar “postagens ricas”, fazendo montagens de conteúdo visual da web.

Lançado como uma parceria entre o FUSE Labs, da área de pesquisa da Microsoft, e escolas selecionadas, incluindo a Universidade de Washington, a Universidade de Syracuse e a Universidade de Nova York, o So.cl ainda é posicionado como um projeto de pesquisa que visa aprender mais sobre pesquisa social.

O projeto social do FUSE está se afastando do modelo de “só convidados” para aceitar todos os usuários interessados em se juntar ao site, disse uma porta-voz da Microsoft hoje, em um e-mail. “Então o So.cl é um projeto de pesquisa experimental focado no futuro de experiências e aprendizado sociais, especialmente entre os jovens”, adicionou.

O So.cl usa o Bing para buscar dados via API (Interface de Programação de Aplicações, em inglês), mas não é um produto do Bing, diz a gigante de Redmond no FAQ do site. Ele usa a autenticação do Facebook, mas por padrão não posta qualquer conteúdo do So.cl no feed do FB do usuário, disse a Microsoft. 

A menos que sejam marcados como privados, os resultados de busca, e quaisquer outros dados postados no So.cl, podem ser visualizados por outros usuários do site. Dados que foram postados como publicidade no So.cl estarão amplamente disponíveis para uso por outras entidades e pessoas. Os dados públicos permitem novos tipos de pesquisa e experimentação, um objetivo primário do So.cl, segundo a Microsoft.

TI INSIDE: Alcatel-Lucent entra no mercado de roteadores de core para Internet




A Alcatel-Lucent anunciou nesta terça, 21, durante seu Technolgy Symposium que acontece essa semana em Santa Clara, na Califórnia, o lançamento de sua primeira família de roteadores de core de rede para Internet, o 7950 Extensible Routing Systems. O lançamento significa a entrada em um mercado estimado em US$ 4 bilhões anuais pelo presidente da divisão IP e chefe da estratégia de redes da fornecedora, Basil Alwan.
“Temos visto um crescimento de 50% e, em alguns clientes, de até 60% no volume de tráfego de dados nas redes das operadoras ano a ano e, com novos serviços de vídeo e conteúdos na nuvem, a inteligência das redes está indo cada vez mais para as pontas, exigindo que as redes metropolitanas tenham performance e flexibilidade tão altas quanto o core das redes”, explica Alwan.
Os novos roteadores da Alcatel-Lucent prometem aumentar em até cinco vezes a capacidade das redes, reduzindo consumo de energia em até 66% em relação aos atuais roteadores de core IP no mercado. Um único equipamento tem capacidade de 32 Terabytes e os primeiros produtos começarão a ser entregues no terceiro trimestre.
“Estamos trabalhando com as operadoras há mais de sete meses, já temos os primeiros pedidos, estamos com 7 a 10 clientes em negociação e devemos fechar o ano com cerca de 20 clientes para esses roteadores de Internet”, estima Alwan.
O executivo reconhece que as operadoras não devem fazer a substituição dos equipamentos de rede já instalados no core de suas redes, mas vê oportunidade para os novos roteadores da Alcatel-Lucent na medida em que são necessárias expansões de rede, levando inteligência cada vez mais para perto dos clientes finais. “O grande atrativo é a flexibilidade e escalabilidade da plataforma, que permite que seja implementada de pequenas a grandes operações”, assegura Alwan.
Verizon
O vice-presidente de planejamento de rede global da Verizon, Ihab Tarazi, esteve presente no lançamento do produto e revelou que a operadora adotará os novos roteadores nas expansões de capacidade de suas redes metropolitanas. “Temos um roadmap agressivo, com planejamento de oferecer velocidade mínima de 10 Gbps em toda a rede, além de começar este ano a promover acessos IP e Ethernet a 100 Gbps e convergindo todas as aplicações de acesso em uma única rede”, conta Tarazi.
Outro projeto que também adotará os novos roteadores IP, de acordo com Alwan, é uma rede de pesquisa científica do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Divisão IP
A divisão IP da Alcatel Lucent foi iniciada há oito anos e hoje representa, de acordo com Alwan, um negócio de US$ 2 bilhões ao ano, com market share de 25% no que se refere aos roteadores edge, usados para gerenciar conexões banda larga e qualidade de serviço para clientes residenciais e corporativos.
Apenas na América Latina, de acordo com o executivo responsável pelas Américas, Robert Vrij, o crescimento da divisão IP alcançou nada menos do que 203% no último trimestre em comparação ao primeiro trimestre de 2011. 

IDG Now! :Kinect vai saber quando você está triste, feliz ou se pretende desligá-lo




Novo kit de desenvolvimento para Kinect possui tecnologia de reconhecimento facial que permite ao dispositivo captar expressões dos seus usuários

Agora o seu computador pode dizer quando você está com raiva dele. A Microsoft anunciou uma atualização para o SDK (kit de desenvolvimento, usado pelos criadores de games) Kinect que adiciona novas funcionalidades ao dispositivo - dentre elas, captar movimentos do corpo, gravar e reproduzir dados de rastreamento e reconhecimento por voz em diferentes línguas.

Uma das maiores novidades, porém, é a habilidade de mapear e reconhecer características e expressões faciais do usuário e observá-las. A melhor parte é que não é necessário colocar um monte de pontos na sua cara, como é feito em filmes hollywoodianos. O usuário poderá mapear a própria expressão facial e transferí-la para o personagem. Está com raiva por ter que voltar e buscar seu corpo (de novo) no WoW (World of Warcraft)? Seu personagem também estará com a raiva estampada no rosto. O mesmo acontece com sorrisos.

O mais interessante é analisar as próprias expressões e o computador poder dizer o que você está sentindo. Esse recurso pode ser útil para os desenvolvedores, para que eles saibam se os jogadores passam mais tempo felizes ou frustrados durante o jogo.

Folha: Aeroportos de Nova York ganham ajudantes cibernéticas



Ela sorri, responde perguntas e pode te dar indicações para o banheiro mais próximo, ou até para seu portão de embarque.

Mas não tente apertar sua mão.

Isso porque "ela" é um avatar, uma personagem virtual que agora faz parte dos três principais aeroportos de Nova York.

A Port Authority (autoridade portuária) de Nova York e Nova Jérsei lançaram o dispositivo nesta segunda (21) nos aeroportos JFK, Newark e La Guardia.

Esses são os primeiros aeroportos nos EUA a ganhar uma ajudante virutal no verão americano.

Um vídeo que demonstra como funcionam as mais novas trabalhadoras dos aeroportos americanos foi subido para o YouTube.


A Port Authority está alugando os dispositivos por cerca de US$ 180 mil (aproximadamente R$ 370 mil) pelo período de seis meses. O custo de cada um deles é de US$ 250 mil (R$ 510 mil).

Mais de 100 milhões de passageiros passam pelos três aeroportos anualmente, segundo a Port Authority. A parcela do verão é cerca de um terço desse número.

Somada à ajuda cibernética, o contingente de carne e osso dos três aeroportos vai aumentar 20% para a temporada, segundo o diretor executivo da Authority Port, Patrick Foye.

Antes de decidir que caminho tomar, a entidade analisou por volta de 10 mil comentários, realizados por passageiros, sobre as mudanças que deveriam ser feitas.

"Uma das coisas que as pessoas disseram que queriam era mais interação humana", disse Foye.

A Port Authority também disse que serão adicionados cem pontos de recarga para dispositivos móveis dos passageiros.

Olhar Digital: Aplicativo detecta maus motoristas e tira sarro deles nas redes sociais





As cidades brasileiras não são as únicas a enfrentar gigantescos congestionamentos nas estradas. São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais se igualam a várias localidades da Rússia, conhecidas como péssimos locais para andar - acredite! - até mesmo na calçada, devido a motoristas que estacionam onde querem e como querem.

A solução para esse problema veio com a criação de um aplicativo chamado Parking Douche ("Estacionamento para Idiotas", na tradução livre). Seu funcionamento é simples: ao passar por algum veículo mal estacionado, o usuário pode tirar uma foto da placa do automóvel com a câmera de seu smartphone e especificar outros detalhes do carro, como cor, modelo e fabricante.

Feito isso, o app reconhece a localização e envia uma espécie de anúncio para outros endereços de IP próximos ao local em que está o veículo. Além de alertar outras pessoas, o serviço ridiculariza o condutor do carro, com pequenas mensagens exibidas no Facebook dizendo sobre o quão mau motorista ele é.

O aplicativo está disponível nas lojas da App Store e da Google Play. Assista a um vídeo de demonstração do Parking Douche:




Olhar Digital: Laptops podem ter bateria extra graças a um 'vírus'



Energia piezoelétrica é gerada pelo vírus M13, 
encontrado frequentemente em laboratórios de segurança 

Que tal utilizar laptops que podem ser recarregados com a força da digitação? Pois é. Um "vírus" de computador é capaz de aumentar a autonomia da sua bateria graças à quantidade de teclas apertadas. Ele transforma a pressão em eletricidade.

De acordo com o CNet, cientistas da Lawrence Berkeley National Laboratory conseguiram gerar energia piezoelétrica a partir do vírus M13, muito comum em laboratórios. É a primeira vez que cientistas conseguem gerar energia piezoelétrica a partir de um material biológico.

A energia gerada pelo M13 é inofensiva aos seres humanos, ao contrário de outros materiais usados na geração de energia piezoelétrica. Se a pesquisa tiver sucesso, é possível que teclados incrementados com o tal "vírus", ou eletrodos colocados em nossos sapatos, sejam capazes de aumentar a força da bateria de nossos gadgets.

Que outros aparelhos poderiam ser abastecidos pela energia gerada por nós? Deixe sua sugestão nos comentários! 

PC WORLD:Três dicas para proteger seu navegador



Não importa se você usa o Chrome, Firefox, Internet Explorer ou Safari, siga estas nossas dicas para garantir sua segurança online.

Esteja você em casa, no trabalho ou na escola, são boas as chances de que você passe boa parte do seu tempo em frente ao PC olhando para um navegador. Então porque não personalizá-lo? Estas nossas dicas a seguir irão tornar seu navegador mais seguro, e podem até salvar sua pele evitando o roubo de senhas e informações.

A não ser quando indicado, nossas dicas funcionam em todos os quatro principais navegadores do mercado: Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

1. Proteja o navegador com uma “caixa de areia”: você pode adicionar uma camada extra de proteção a seu PC usando uma “caixa de areia” (sandbox, em inglês), um utilitário que isola aplicativos selecionados do restante do sistema operacional. Os programas isolados tem acesso limitado aos seus arquivos e ao sistema operacional, e não podem fazer mudanças permanentes, portanto você fica protegido de malware que tentar atacá-lo quando você está fazendo compras online ou navegando por sites não seguros.




Sandboxes, como as oferecidas pelo Comodo Internet Security, isolam os aplicativos do restante do sistema

O Sandboxie, um utilitário que vusta US$ 40, permite colocar seu navegador, e-mail ou qualquer outro programa que você considere “sensível” dentro de uma caixa de areia sob medida. Também há opções gratuitas em pacotes antivírus como o Comodo Internet Security ou o Avast Antivirus. Saiba mais sobre sandboxes, e como configurar uma, neste nosso artigo.

2. Use um gereciador de senhas: Colocar um 1 no final do nome de sua esposa e usar isso como senha é uma péssima idéia. O problema é que mesmo que você esteja usando senhas complexas (e difíceis de lembrar) são boas as chances que que as tenha anotadas em um documento no PC, em um pedaço de papel perto do teclado ou salvas no navegador, o que não é uma boa idéia. A melhor solução para ter senhas fortes, e não se esquecer de nenhuma delas, é usar um gerenciador de senhas como oLastPass (a versão “Basic” é gratuita, a Premium custa US$ 12 por ano) ou o 1Password.

Cada um tem recursos próprios, mas o funcionamento básico é o mesmo. Você só precisa se lembrar de uma “senha-mestre” do gerenciador, e a ferramenta pode gerar (e armazenar) senhas fortes para todos os sites e serviços que você utiliza com frequência. Assim, você não se arrisca usando a mesma senha para o e-mail, rede social e home banking, mas não precisa memorizar várias senhas de 20 caracteres cada.



LastPass gera (e armazena) senhas fortes para seus sites

Melhor ainda, a maioria dos gerenciadores de senha tem aplicativos para smartphones ou versões “portáteis” que podem rodar a partir de um pendrive, para que você tenha acesso a todas as suas senhas, não importa onde esteja. Além, é claro, de integração com os navegadores mais populares do mercado, para automatizar o login em todos os sites cadastrados.

3. Diga não aos scripts na web (para Firefox e Chrome): Scripts em JavaScript, e elementos “ativos” em páginas web como animações em Flash ou Silverlight e objetos em ActiveX, podem enriquecer sua experiência na web, com streaming de vídeo e sites interativos, ou torná-la um incômodo com propaganda e malware. 

Para tornar seu navegador o mais seguro possível, instale uma extensão que desabilita por padrão scripts e elementos ativos, como a NoScript para o Firefox ou a NotScripts para o Chrome. Assim, você poderá indicar manualmente quais scripts e elementos da página deseja carregar (por exemplo, os necessários para fazer streaming de vídeo) e quais ignorar (como aqueles relacionados à propaganda). 

Isso ajuda a prevenir ataques de “clickjacking”, quando você clica em uma imagem e, sem saber, isso dispara um script que publica spam em sua conta do Twitter ou Facebook, bem como ataques cruzados (cross-site scripting), nos quais criminosos se aproveitam de uma falha em um site popular para esconder código malicioso executado automaticamente a cada visita, sem disparar o alarme de um aplicativo de segurança.

Gizmodo:Google completa aquisição da Motorola





O presidente do Google, Larry Page, anunciou que finalmente a empresa completou a aquisição da Motorola Mobility por US$12,5 bilhões. A aquisição foi anunciada em agosto do ano passado, mas só agora todos os órgãos reguladores ao redor do mundo aprovaram o negócio.

Page diz no blog oficial do Google que Sanjay Jha não está mais no cargo de CEO da Motorola, como esperado, e Dennis Woodside (do Google) vai ocupar seu lugar. A compra da Motorola foi feita pelas 17.000 patentes, e há rumores de que a unidade de hardware vai ser vendida para a chinesa Huawei.

O Google não se pronunciou definitivamente sobre seus planos para o futuro da Motorola (atualizações rápidas, por exemplo?). Andy Rubin, chefe do Google, já deixou claro que a Motorola não terá acesso privilegiado ao código do Android. E é possível que a Motorola seja uma das várias empresas a supostamente lançar aparelhos Nexus este ano.

De um jeito ou de outro, a Googlerola é oficial. [Official Google Blog]

Folha: Google lançará cinco dispositivos da linha Nexus em 2012, diz jornal



O Google planeja lançar a nova versão do seu sistema operacional móvel em cinco dispositivos com a marca proprietária Nexus, entre smartphones e tablets, segundo uma reportagem do "Wall Street Journal".

Samsung Galaxy X, atualmente o topo de linha
 entre os smartphones da linha Nexus, do Google 

A reportagem não identifica as fontes, mas diz que elas estariam "familiarizadas com o assunto".

Os aparelhos estariam disponíveis no mercado americano até o dia de Ação de Graças, cuja data neste ano é 22 de novembro.

A empresa teria planos de vender os aparelhos desbloqueados e por meio de sua loja virtual, a Google Play.

Todos os aparelhos seriam dotados do sistema Android 5, de codinome Jelly Bean ("jujuba").

A estratégia é diferente da adotada com os outros aparelhos da linha, como o SamsungGalaxy X e o HTC Nexus One, que foram lançados em diferentes momentos, com a exclusividade da etiqueta do Google --ao menos temporariamente.

As atuais parceiras do gigante das buscas são Motorola (cuja aquisição pelo Google foicompletada no dia 22), Samsung, HTC, Sony e Asus --que, segundo rumores, está desenvolvendo um tablet da linha Nexus.

A ampliação da linha Nexus teria interesse comercial. Ao vender um aparelho desbloqueado (e com o sistema Android sem modificações), o Google pode evitar que operadoras bloqueiem ou insiram aplicativos no smartphone antes que ele chegue ao consumidor.

Atualmente, a Verizon Wireless impede que os smartphones com Android que comercializa tenham o aplicativo de pagamento digital Google Wallet.

Uma das fontes da reportagem também afirma que, através de parcerias entre o Google e as fabricantes, os aparelhos podem chegar às prateleiras mais rapidamente --o que ajudaria na briga por participação no mercado de dispositivos portáteis contra a Apple.

PC WORLD :Empresa afirma que Chrome superou o IE e é o navegador mais usado no mundo




A empresa irlandesa StatCounter acredita que o Chrome derrotou o IE, mas navegador da Microsoft ainda lidera de acordo com algumas empresas de métricas.

O Google Chrome superou o Microsoft Internet Explorer (IE) na semana passada e se tornou o navegador mais utilizado do mundo, de acordo com dados da StatCounter.

A utilização média do Chrome na semana de 14 a 20 de maio foi de 32.8%, disse a empresa, especializada em localizar tendências de browser e sistema operacional. Na mesma semana, a média do IE foi de 31.9%. Apesar de o Chrome ter batido o IE no registro da empresa antes – um dia aqui, outro lá -, esta foi a primeira vez que o navegador da Google ficou no topo por uma semana inteira.

O Firefox da Mozilla ficou em terceiro com uma porcentagem de 25.5%, enquanto o Safari da Apple e o Opera da Opera Softwares ficaram na retaguarda, com 7,1% e 1,7%, respectivamente.

O Chrome e o IE estão em um empate neste mês, até agora separados apenas por cinco centésimos de ponto percentual no domingo. A tendência, no entanto, é a favor do Chrome: ele estava a ponto de derrubar o IE na semana de 7 a 13 de maio, e na manhã de segunda-feira levou o browser da Microsoft de 31.9% para 31.5%.

Ainda recentemente, em abril, O IE derrotou o Chrome por muitos pontos percentuais. A StatCounter marcou o Internet Explorer no mês passado em 34.1% e o Chrome em 31.2%. Mas algumas outras empresas de medição ainda acreditam que o IE é o vencedor. A Net Applications, por exemplo, marcou o IE com 54.1% em abril, comparado aos 18.9% do Chrome e 20.2% do Firefox (pelos númerois da StatCounter, o Chrome passou o Firefox e ficou em segundo há seis meses).

Os dois fornecedores de métricas usam técnicas diferentes de contagem, o que leva a resultados estranhamente divergentes. A Net Applications pesa seus dados por país para explicar a relativa escassez de informações de nações como a China e não leva em consideração os links que carregam no Chrome quando uma página é acessada. A StatCounter também não, simplesmente contando as visualizações das páginas requisitadas por cada navegador.

O resultado é que os números da Net Applications para o IE são sempre maiores que os da StatCounter, principalmente porque os usuários chineses em sua maioria esmagadora usam o navegador da Microsoft, e os números para o Chrome são sempre menores. Não surpreendentemente, a Microsoft elogiou o relatório sobre navegadores da Net Applications e julgou a o da StatCounter como distorcida.

Gzmodo:Brinque com um sintetizador Moog no Google Japão




O Doodle de hoje amanhã no Google Japão é bem divertido. Trata-se de uma homenagem ao engenheiro, músico e inventor Robert Arthur Moog, nascido em 23 de maio de 1934 e ganhador de um Grammy pelo conjunto da obra em 1970. Se vivo, amanhã ele completaria 78 anos.

O sintetizador que leva seu nome fez bastante sucesso na década de 1960, indo de encontro ao desejo dos músicos da época de mesclar drogas alucinógenas com música — ah, a fase psicodélica dos Beatles… Além do quarteto de Liverpool, que usou o instrumento no disco Abbey Road, ele também foi usado por Yes, Stevie Wonder e na trilha sonora de Laranja Mecânica, clássico absoluto de Stanley Kubrick. Sua influência se perpetuou durante a década de 1970, com solos de teclados sintéticos marcando presença em bandas como Manfred Mann, Yes e Pink Floyd. Esse som definiu a música progressiva.

Moog faleceu em 2005, mas sua empresa, a Moog Music, continua na ativa, contribuindo para as batidas sintéticas da música contemporânea — até na trilha sonora de Mass Effect 3 o trabalho dela aparece. O vídeo abaixo conta um pouco da história e do funcionamento do sintetizador (em inglês):


No Doodle, dá para brincar com uma versão digital do sintetizador Moog. Ele parece um teclado/piano, então não é muito difícil entender o funcionamento — aperte as teclas, ou segure o cursor do mouse e arraste-o por elas para extrair o som. O mais bacana é que os vários filtros e efeitos do original estão ali também. Ao lado, há uma caixinha que permite gravar a sua música e compartilhá-la (uma amostra aqui; eu que fiz!).

Procrastinadores do mundo, fiquem longe disso. A gente já sabe o estrago que esses Doodles interativos causam. [Google Japão via Mirror.uk, Giz US]'

Olhar Digital: Larry Page critica Facebook por manter controle dos dados dos usuários





CEO do Google diz que Facebook não deixa membros usarem lista de contatos da rede social em outros serviços 

Para o CEO do Google, Larry Page, o Facebook mantém os dados dos usuários como "reféns" por dificultar a opção de exportar informações da rede social, segundo o VentureBeat.

Em entrevista a Charlie Rose, Page afirmou que oFacebook faz o oposto doGoogle atualmente. Enquanto as informações dos serviços do Google podem ser usadas em outros serviços, o Facebooknão permite o mesmo.

"Do ponto de vista do usuário... quando eu entro no Facebook, quero meus contatos lá. O Google diz "tudo bem". Você pode pegá-los do Google. E o problema é que o Facebook diz não, você não pode fazer isso no ambiente deles", explicou.

Page se refere ao uso dos dados do usuário por ele mesmo. Como, por exemplo, quando você usa a lista de contatos do Google para buscar amigos no Facebook. Se você quiser entrar em um serviço e usar seus contatos doFacebook para procurar amigos, a rede social não permitirá.

O Facebook alega que não permite o uso das informações em outros serviços por questão de privacidade, mas Page argumenta que esse não é o caso, já que o Facebook permite exportar dados para o Yahoo!

Apesar das críticas, Page também desejou o melhor ao Facebook com a abertura de capital da empresa, feito no fim da semana passada.

Sobre o Google, ele comemorou o recente feito do Chrome, que superou o Internet Explorer e se tornou o navegador mais usado no mundo. 

Olhar Digital: Criar ou usar perfil falso pode virar crime no Brasil, segundo nova lei



Pena varia de seis meses a um ano de prisão, ou 
multa, para quem 'acessar indevidamente' sites protegidos por senha 

O caso das fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann que vazaram na internet no início do mês ainda repercute no cenário nacional. Após a Câmara dos Deputadosaprovar o projeto de lei que criminaliza a invasão de dispositivos de informática com o objetivo de prejudicar o usuário, a comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira (22/05) a criação de um capítulo sobre crimes cibernéticos dentro do texto legal.

De acordo com a proposta da comissão, seria submetido a uma pena de prisão de seis meses a um ano, ou multa, quem "acessar indevidamente" um site protegido por senha, por exemplo, mesmo que não divulgue os dados ali presentes. Apenas o risco de divulgação ou utilização indevida já provocaria a condenação do invasor.

Isso significa que usuários da internet que usarem perfis falsos em redes sociais ou serviços e-mails, por exemplo, poderão ser acusados de praticar crimes de informática. A proposta também prevê aumento de um terço da condenação se o internauta causar prejuízos a terceiros, mas ainda não se sabe o que poderá ser considerado como perfil falso.

Sem a especificação, nesse caso, contas de pseudônimos, nomes artísticos ou sátiras de famosos no Twitter, assim como fan pages do Facebook, poderiam ser enquadrados como criminosos perante a lei, mesmo que não pareçam perigosos o suficiente para levar um usuário à prisão.

O assunto foi muito debatido entre os juristas, especialmente por causa da aprovação pela Câmara, na semana passada, do projeto de lei que também cria crimes cibernéticos. "O projeto em tramitação no Congresso nos serviu de guia, mas fizemos um projeto mais amplo, mais abrangente", afirmou o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, relator da comissão, segundo informou a Folha de São Paulo.

Gonçalves ainda disse que os hackers e crackers, especialistas em informática capazes de modificar programas e redes de computadores, merecerão um capítulo à parte no anteprojeto. 

Gizmodo:CEO do Google acusa Facebook de "fazer usuários de reféns"




Mesmo com a notícia de que o Chrome é agora o navegador web mais popular do mundo, o Facebook acabou sendo o principal assunto de ontem à noite na conversa entre o CEO do Google Larry Page e Charlie Rose. Rose perguntou o que muitos gostariam de perguntar: ante o estrondoso IPO do Facebook, Larry está preocupado?


No vídeo abaixo, Page comenta um incidente que, segundo o próprio, diferencia o Facebook do Google: uma disputa pelos dados dos usuários. O Google permite que o Facebook use o banco de dados de usuários do Google para ajudar a encontrar amigos, mas quando o Google pediu reciprocidade ao Facebook nesse ponto, a rede social não deixou. Para Page, isso é o mesmo que trair os usuários.


Page: Eles mantêm os usuários como reféns e têm alguns motivos para isso que não fazem sentido.


Rose: Quais seriam esses motivos?


Page: Eles alegam ser uma questão de privacidade, mas na realidade não é porque eles permitem que o Yahoo! faça; eles só não deixam a gente fazer.


Page vai além e diz achar que, cedo ou tarde, o Facebook terá que parar de confiar apenas em seus dados e abraçar o mesmo tipo de abertura do Google. Talvez, mas não podemos esquecer que muita gente tem sérias reclamações sobre a forma com que o Google faz seus negócios atualmente.

Gzmodo:Facebook testa novo design para o perfil dos usuários — de novo


Muita gente ainda está arrumando a casa após se mudar para a gráfica e detalhada Linha do Tempo (Timeline) do Facebook. O cheirinho de novo nem saiu ainda, mas a empresa já prepara novas mudanças. Veja como o seu perfil ficará em breve.

Olhando para o perfil de Carl Franzen, da TPM, que já está com a nova Linha do Tempo (aparentemente em estágio beta), as mudanças são mais minimalistas. A maior é a alteração do local do seu nome e dados básicos (faculdade, trabalho, cidade onde mora etc.), de baixo da foto de capa para o topo, sobrepondo-a. As caixas de imagens que antes mostravam seus amigos e as fotos mais recentes agora foram comprimidas em retângulos com texto puro — embora a de fotos talvez seja mesmo um pouco redundante, já que há uma foto gigantesca no cabeçalho da Linha do Tempo. Basicamente, a linha superior inteira do perfil é espremida e o campo “No que você está pensando?” ganha muito mais destaque.

É “mais limpo”, mas isso nem sempre é uma coisa boa. Uma imagem é pouco para determinar se a mudança, no fim das contas, é positiva ou não, mas ela levanta algumas dúvidas. E se a imagem de capa for branca, como fica o contraste com o texto (em fonte branca)? Os quadradinhos com informações básicas também são mais apelativos, mais facilmente identificáveis ou, posto de forma simples, mais agradáveis de se verem do que texto puro.

É bem provável que o Facebook esteja considerando esses e outros fatores neste momento e, dependendo das respostas, essa atualização acabe sendo engavetada e jamais distribuída para todos os usuários. Franzen disse que “o Facebook não quis especificar quantos perfis de usuários estão envolvidos nesse teste, bem como se ele virará padrão no site.” [TPM]