sexta-feira, 17 de maio de 2013

INFO: Lei de Acesso à Informação precisa ser mais divulgada, diz ministro


 

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, fala no seminário que marca um ano da Lei de Acesso à Informação. Segundo Hage, a lei ajuda a romper a tradição do segredo nos órgãos públicos

Brasília – Aproximadamente 70% das solicitações encaminhadas aos órgãos do Poder Executivo Federal, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), são provenientes de apenas seis estados, localizados principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Líder do ranking, São Paulo responde por 21% dos 87.119 pedidos registrados pela Controladoria-Geral da União (CGU), entre 16 de maio de 2012 e 8 de maio deste ano. Em seguida, aparecem Distrito Federal (16%), Rio de Janeiro (13%), Minas Gerais (9%), Rio Grande do Sul (6%) e Paraná (4%).

Na avaliação do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, os dados apresentados hoje (16) mostram que é preciso tornar a lei e suas possibilidades de uso pelo cidadão comum mais conhecidas em todo o Brasil. Ele enfatizou o papel da imprensa, principalmente emissoras de rádio e televisão, na divulgação da lei. "Os dados apontam para a importância de uma maior divulgação e disseminação da lei para outras regiões do país", disse durante seminário que marca o primeiro ano desde que a LAI entrou em vigor.

Segundo balanço da CGU, o percentual de pedidos feitos por pessoas que têm nível superior também é mais elevado. Eles representam 60% das solicitações em que foi informado o nível de escolaridade do demandante. Os pedidos feitos por pessoas sem instrução formal corresponderam a 1% e por quem concluiu apenas o ensino fundamental representou 5%. Para fazer um pedido com base na LAI, não é obrigatório informar o grau de escolaridade.

Conforme adiantou ontem (15) a Agência Brasil, cerca de 95% das solicitações feitas até 8 de maio aos órgãos de Executivo federal foram respondidas e o prazo médio de retorno foi 11 dias, inferior, portanto, ao limite de 30 dias previsto pela legislação. Além disso, 80% das solicitações foram plenamente respondidas. Entre os pedidos negados (20%), metade deixou de ser atendida porque a informação não existia ou não era da competência do órgão ao qual foi direcionado. Nos demais casos, chamados pela CGU de real negativa (9,8%), a solicitação era relativa a matéria protegida por sigilo bancário, fiscal ou de ordem pessoal sobre terceiros. Em aproximadamente 93% dos casos respondidos, o solicitante ficou satisfeito com o retorno, não tendo sido necessário fazer um novo pedido.

Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. A LAI entrou em vigor em 16 de maio de 2012, e garante aos cidadãos brasileiros – sem que seja exigida justificativa, acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário, nas três esferas de poder (federal, estadual e municipal), além de autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

Questionado sobre se uma possível regulação da mídia poderia prejudicar o processo de disseminação da legislação pelo país, Jorge Hage enfatizou que o Brasil tem um dos maiores graus de liberdade de imprensa. "Não se pode comentar a regulação em tese, sem saber de que exatamente se está falando, em que representa. Regulação que signifique restrição ou censura é absolutamente impensável, mas no Brasil a mídia é livre e o país tem um dos maiores graus de liberdade de imprensa do mundo", disse.

Fonte: "Lei de Acesso à Informação precisa ser mais divulgada, diz ministro - Internet - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/lei-de-acesso-a-informacao-precisa-ser-mais-divulgada-diz-ministro-16052013-58.shl?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

Gizmodo: Google e NASA vão criar o futuro da inteligência artificial com supercomputador quântico



Google e NASA anunciaram hoje que estão se unindo para criar um laboratório que usa supercomputadores quânticos, focado no desenvolvimento do futuro da inteligência artificial.

O Quantum Artificial Intelligence Lab, localizado em um centro de pesquisa da NASA na Califórnia (EUA), será o lar de um computador quântico da D-Wave Systems.

Segundo o Google, os pesquisadores vão “estudar como a computação quântica pode trazer avanços no aprendizagem de máquina” – ou seja, como computadores percebem padrões e aprendem com eles.

O Google acredita que a computação quântica pode transformar as buscas na web e a tecnologia de reconhecimento de voz. Alguns dos pesquisadores, por sua vez, esperam aprender como truques semelhantes podem ser usados ​​para criar modelos computacionais de doenças e mudanças climáticas.

Em testes, um computador quântico da D-Wave foi capaz de resolver problemas 3.600 vezes mais rápido que computadores tradicionais. E a D-Wave diz ao New York Times que seu supercomputador quântico funcionou ainda melhor nos testes do Google.

Ainda não está totalmente claro o que pode sair desse projeto, ou quanto tempo os resultados vão demorar para aparecer – afinal, isso é pesquisa de ponta em estágio inicial – mas certamente parece que poderia ser emocionante.

Fonte: CONDLIFFE, JAMIE . "Google e NASA vão criar o futuro da inteligência artificial com supercomputador quântico." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/google-nasa-inteligencia-quantica/?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

G1: Anatel libera telefones fixos só com tela sensível ao toque e sem teclado


 
Disponível apenas na União Europeia, o modelo
S10A de telefone fixo, da Philips, é um aparelho
que possui apenas tela sensível ao toque.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a venda de telefones fixos no Brasil sem teclado e apenas com tela sensível ao toque.

A determinação foi incluída nesta quinta-feira (16) no Regulamento da Interface Usuário (Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado), que definem, entre outras coisas, os padrões de como os aparelhos da telefonia fixa devem ser modelados.

Até a alteração, telefones fixos podiam ter telas sensíveis (touchscreen) ao toque, mas as teclas deveriam fazer parte de um teclado físico.

Agora, os telefones touchscreen estão dispensados de ter teclado.

A novidade, liberada agora para telefones fixos, já é uma característica consolidade na telefonia móvel e muitos aparelhos aparelhos já possuem apenas telas sensíveis ao toque.

O primeiro deles, o iPhone, da Apple, liderou uma revolução no mercado, seguida por fabricantes, como, por exemplo, a Samsung, na linha Galaxy, a LG, na linha Optimus.

A Philips possui um modelo de telefone fixo, apenas comercializado na Europa e sem previsão de lançamento no Brasil, que não possui teclado, apenas tela sensível ao toque.

O modelo S10A possui base que também permite conexão de linha com iPhones, o que faz com que as linhas móvel e fixa sejam a mesma.

Outra mudança incluída pela agência nesta quinta-feira (16) se refere aos aparelhos de telefonia fixa que possuem teclado físico. A agência permitiu que esses dispositivos disponham as teclas físicas em formato diferente do quadrangular. Na prática, a sequência de número poderá ser posicionada em outros formatos, como os redondos e triangulares.

A única exigência é que respeitem a sequência dos números e algum tipo de relevo na tecla 5 para a identificação por deficientes visuais.

Fonte: "G1 - Anatel libera telefones fixos são com tela sensível ao toque e sem teclado - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/anatel-libera-telefones-fixos-so-com-tela-sensivel-ao-toque-e-sem-teclado.html?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

G1: Sem 'neutralidade de rede', exclusão digital pode aumentar, diz Molón


Sem que os provedores de internet tratem de forma igualitária o tráfego na rede, a exclusão digital no Brasil pode aumentar, disse nesta quinta-feira (16) o relator do Marco Civil, deputado Alessandro Molón (PT-RJ), na 22ª Conferência Internacional da World Wide Web, que ocorre nesta semana no Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 53% dos brasileiros não têm acesso à internet. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

O ponto defendido pelo deputado é a chamada “neutralidade de rede”, um dos principais do Marco Civil da Internet, projeto em votação no Congresso. Segundo ele, os provedores de internet não poderão discriminar o conteúdo dos pacotes que trafegam na internet; todos deverão ser transportados com a mesma velocidade.

As operadoras argumentam que isso impede a realização de promoções que prevejam diferentes velocidades.

“Isso vai criar pacotes para quem quiser acessar só e-mail, só voz sobre IP, só vídeo sobre IP. Isso iria aumentar a exclusão digital no Brasil”, afirmou Molón, que dividia o palco com Tim Berneers-Lee, o pai da World Wide Web (a rede mundial de computadores).

 
Deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

A opinião de Molon foi dada em resposta à pergunta sobre quais haviam sido as críticas ao projeto, feita por Virgílio Almeida, secretário de política de informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mcti), que também participava da conferência.

“Tem uma resistência desses segmentos [provedores] também em relação à proteção da privacidade, uma vez que eles entendem que guardar os dados de acessos de seus clientes permitira que continuassem a auferir lucro fazendo marketing direcionado”, disse Molon. Google e Facebook, por exemplo, já fazem isso. Hoje, a legislação brasileira impede provedores de fazer o mesmo.

Segundo Berneers-Lee, a liberdade na internet depende também da falta de controle pelo governo “tanto quanto a imprensa precisa de liberdade para atuar”.

“O desafio maior de qualquer democracia é evitar qualquer controle dos governos sobre a internet. Isso é diferente de possuir mecanismos de controle para verificar quem usa a rede para cometer crimes”, afirmou Molon.

Fonte: "G1 - Sem 'neutralidade de rede', exclusão digital pode aumentar, diz Molon - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noti­cias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/sem-neutralidade-de-rede-exclusao-digital-pode-aumentar-diz-molon.html?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

IDG Now!: No Dia Mundial da Internet, apenas um terço da humanidade está online


A data foi instituída em 17 de maio de 2005 durante um encontro da ONU na Tunísia; maior número de usuários está na Ásia

Esta sexta (17) marca o 8º Dia Mundial da Internet (ou Dia Mundial da Sociedade da Informação). A data foi instituída em 17 de maio de 2005 durante um encontro da ONU na Tunísia. O marco foi uma proposta da CMSI (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação) à Organização das Nações Unidas, como forma de comemorar e incentivar a inclusão digital no planeta. 

Antes de 2005, 17 de maio era o Dia Mundial das Telecomunicações, devido à criação a União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 1865. 

A rede mundial de computadores surgiu com objetivos militares, como forma de manter as comunicações das Forças Armadas dos EUA em caso de ataques que destruíssem a infraestrutura tradicional. Nas décadas de 1970 e 1980, tornou-se uma plataforma também para trocas de mensagens no meio universitário. 

Em 1990 que Internet começou sua expansão, graças à criação da World Wide Web, pelo engenheiro inglês Tim Bernes-Lee. A plataforma permitiu o desenvolvimento de interface gráfica e a criação de sites mais atraentes - com imagens, textos e links.

De acordo com dados do Internet World Stats, apenas pouco mais de um terço da humanidade (34%) está conectada. O maior número de usuários está na Ásia, com mais de 1 bilhão de acessos - no entanto, apenas 28% da população da região. A maior penetração está na América do Norte, onde oito de cada dez pessoas está na rede mundial.


Mesmo com apenas um terço online, o volume de dados que circulam pela rede no espaço de apenas 60 segundos é estupendo - quase 640 000 GB. O Twitter, por exemplo, publica 100 mil posts, enquanto o 6 milhões de páginas são vistas só no Facebook. É o que mostra um infográfico da Intel:


A previsão da fabricante é que daqui a somente dois anos o número de dispositivos conectados seja o dobro da população mundial - 14 bilhões de aparelhos.

Fonte: "No Dia Mundial da Internet, apenas um terão da humanidade está online - IDG Now!." IDG Now! - Notí­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/17/no-dia-mundial-da-internet-apenas-um-terco-da-humanidade-esta-online/ (accessed May 17, 2013).

G1: Paulo Bernardo confirma fim da TV analógica para até 2018


 
Bernardo participa de encontro com empresários e
executivos em São Paulo.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou nesta quinta-feira (16), que o governo decidiu mudar o cronograma para o encerramento da TV analógica no país de forma a garantir uma mudança gradual e mais segura do processo de digitalização.

“O cronograma que era previsto para ser feita toda a digitalização, toda troca e encerramento do analógico era no dia 30 de junho de 2016. Nós mudamos. Estamos mudando para fazer entre 2015 e 2018”, afirmou.

Segundo o ministro, “distribuir o tempo parece mais razoável”. “Se tiver que fazer tudo numa data só como está previsto, nós podemos ter no primeiro semestre de 2016 uma necessidade de receptores, televisores e conversores superior a 20, 25 milhões”, explicou.

De acordo com o ministro, toda a mudança concentrada num único período poderia criar problemas tanto de falta de aparelhos e conversores no país como também de elevação dos preços.

Bernardo informou que a ideia em estudo e elaborar um cronograma por regiões do país. “Marca São Paulo e região metropolitana para uma data, rio e região metropolitana em outra data, e assim por diante”, disse.

A partir da definição do cronograma do processo de digitalização da televisão, segundo o ministro, é que será estruturado o leilão da frequência de 700 megahertz (MHz), que será destinado à telefonia móvel de quarta geração (4G).

“Se não for feita a digitalização, não tem como fazer atribuição da faixa para banda larga ou para qualquer outra coisa”, afirmou. “Temos feito o planejamento, fazendo reuniões por estados e grandes cidades para ver como é que ficará a distribuição do espectro para a televisão após a digitalização”, acrescentou.

As declarações do ministro foram feitas em São Paulo, na chegada para palestra em encontro promovido pela associação de ex-alunos da escola de negócios Insead Alumni Association Brazil.

Leilão de 4G deve ocorrer até abril

Paulo Bernardo afirmou que está mantida a previsão de que o leilão da frequência de 700 megahertz (MHz0, que será destinada à telefonia móvel de quarta geração (4G), ocorra no primeiro semestre de 2014.

“Dá para fazer em 2014. Nós acreditamos que vamos fazer no primeiro semestre, em março, abril”, afirmou em entrevista em São Paulo.

Segundo ele, o modelo final ainda não foi fechado, mas que o governo exigirá obrigações de investimentos em infraestrutura.

“Nós temos que fazer as contas e ter o mínimo de precisão de quanto vale esta faixa, de quanto poderíamos colocar de preço mínimo. Mas queremos, além disso, dimensionar os investimentos que terão que ser feitos”, explicou.

Bernardo citou como exemplo desse tipo de contrapartida o leilão 4G da faixa de 2,5 GHz, realizado em 2012, no qual as operadoras tiveram que firmar compromissos para a internet e telefonia rural.

“As contas não estão absolutamente fechadas, mas tem gente que acha que soma R$ 7,5 bilhões e tem gente que acha que dá R$ 9 bilhões. Não no investimento, mas o valor de trazer isso”, informou, sem dar mais detalhes.

Fonte: Alvarenga, Darlan . "Economia - Paulo Bernardo confirma fim da TV analógica para até 2018." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/paulo-bernardo-confirma-fim-da-tv-analogica-para-ate-2018.html?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

Codigo Fonte: Volume de downloads ilegais de games não é tão alarmante quanto afirmam as desenvolvedoras



Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Waterloo (Canadá), Aalborg e Copenhague (Dinamarca) constatou que o número de downloads ilegais de games não é tão alto quanto as grandes desenvolvedoras sugerem. 

O estudo foi feito baseando-se na análise do tráfego de 173 jogos baixados através do BitTorrent, durante três meses. Ao longo desse período, os jogos foram baixados ilegalmente por 12,6 milhões de pessoas.

Os pesquisadores encontraram divergências entre os dados coletados por eles e os divulgados por organizações como a Associação de Softwares de Entretenimento (ESA). O estudo sugere que as pesquisas anteriores sobre o assunto foram tendenciosas, dado o interesse da indústria em reduzir a pirataria.

Segundo o texto, as informações sobre a extensão da pirataria online e a distribuição deste conteúdo por títulos e gêneros são bastante escassas.

- Alguns mitos sobre esse assunto são errados. Por exemplo, dizem que os jogos de tiro dominam a pirataria, mas vimos muita atividade de jogos infantis e familiares no BitTorrent - afirmou o representante do departamento de comunicação e psicologia da Universidade de Aalborg, Anders Drachen. 

O gênero mais buscado pelos usuários no BitTorrent foi o RPG, com 18,9% dos downloads. Jogos de ação, tiro e corrida também tiveram um alto índice de procura.

O estudo também mostrou possível relação entre os jogos mais pirateados e os games mais bem avaliados no Metacritic.

No período analisado, os 10 games mais pirateados foram Fallout: New Vegas, Darksiders, Need for Speed: Hot Pursuit, NBA 2K11, Tron: Evolution, Call of Duty: Black Ops, StarCraft 2, Star Wars: The Force Unleashed II, Two Worlds II e The Sims: Late Night.
Fonte: 

Yung, Rodrigo . "Volume de downloads ilegais de games não é tão alarmante quanto afirmam as desenvolvedoras / Notícias e Novidades." Código Fonte - O melhor conteúdo para programadores. http://codigofonte.uol.com.br/noticia/volume-de-downloads-ilegais-de-games-nao-e-tao-alarmante-quanto-afirmam-as-desenvolvedoras?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

Convergência Digital: 4G supera marca de 100 milhões de conexões



O número de conexões LTE/4G no mundo deverá ultrapassar a marca de 100 milhões, o que representa 32 milhões de adições líquidas somente nos cinco primeiros meses do ano. Até o final de 2013, a base global de acessos deverá chegar a 134 milhões, com previsão de chegar a 1 bilhão de conexões até 2018. A estimativa é da Informa Telecoms & Media e foi divulgada nesta quinta-feira, 16/05, pela 4G Americas.

O serviço LTE já foi lançado por 20 operadoras em nove países da América Latina (Antígua & Barbuda, Bolívia, Brasil, Colômbia, República Dominicana, México, Paraguai, Porto Rico e Uruguai), totalizando 136 mil conexões na região atualmente.

Embora ainda seja uma base incipiente, a previsão da Informa e da 4G Americas é de que cresça para 2 milhões de acessos no bloco até o final do ano. Mas pode ser uma projeção modesta, já que a previsão da Anatel é de 4 milhões de acessos de telefonia de quarta geração somente no Brasil até o fim de 2013.

Os maiores mercados são Estados Unidos e Canadá que, juntos, contam com 57 milhões de assinaturas, o que representa 57% de todas as conexões. No total global, são 172 operadoras com rede 4G comercialmente disponível em 70 países, com previsão de que sejam 250 teles até o fim do ano.

Fonte: "4G supera marca de 100 milhões de conexões - Convergência Digital - Internet Móvel 3G-4G." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33780&sid=17&utm_source=feedly#.UZYnyaJQGp4 (accessed May 17, 2013).

INFO: Lei de Acesso à Informação completa um ano com falhas



São Paulo - A ONG Artigo 19 América do Sul monitorou 140 pedidos de dados feitos com base a Lei de Acesso à Informação - que nesta quinta completa seu primeiro ano de vigência - e detectou que menos da metade tiveram respostas satisfatórias.

Em um terço dos casos, os órgãos consultados nem sequer se manifestaram no prazo legal de 20 dias.

O relatório da entidade, que atua em diversos países e tem como principal bandeira a defesa da liberdade de expressão, mostra que há " baixa qualidade das respostas aos pedidos" e "dificuldade de adaptação dos órgãos públicos para um acesso à informação eficiente".

Também critica "os constrangimentos advindos da necessidade de identificação do requerente" das informações e a "complexidade dos procedimentos de recurso" quando o cidadão não se considera atendido.

A lei - que foi promulgada em novembro de 2011, mas entrou em vigor em 16 de maio de 2012 - obrigou órgãos públicos a responder a pedidos de informações de cidadãos, sem necessidade de justificativa.

Para avaliar o cumprimento da legislação, a Artigo 19 e outras organizações da sociedade civil enviaram pedidos de informações a ministérios, agências reguladoras, governos estaduais, prefeituras e instâncias dos poderes Legislativo e Judiciário.

"Mesmo levando em consideração que o prazo para adaptação dos órgãos púbicos para implementar o acesso à informação foi curto, os resultados são preocupantes, tendo em vista que os pedidos diziam respeito, em sua maioria, a importantes questões de direitos humanos que representam demandas diretas de organizações da sociedade civil que utilizam essas informações como ferramenta de trabalho e da população diretamente afetada", diz o texto.

Fonte: "Lei de Acesso à Informação completa um ano com falhas - Internet - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/lei-de-acesso-a-informacao-completa-um-ano-com-falhas-16052013-35.shl?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

INFO: País precisa melhorar serviços de internet e celular, diz especialista



Rio de Janeiro – Os dados divulgados hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o acesso à internet e o uso de celulares no Brasil são motivo de comemoração, segundo o fundador do Comitê de Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio. Para ele, o maior desafio do Brasil, entretanto, é alcançar a qualidade desse acesso.

“Em três anos a inclusão digital vai acontecer por meio de smartphones, mas as empresas, as ONGs [organizações não governamentais] e governos devem investir em energia e fortalecer ações de inclusão digital para garantir o uso qualitativo a essas camadas menos favorecidas e em áreas longe dos centros urbanos”, defendeu o especialista, ao lembrar que em alguns municípios brasileiros o acesso à internet e a cobertura de operadoras de telefonia celular são muito restritos.

Baggio lembrou que essas tecnologias também devem servir como ferramenta de desenvolvimento econômico e social do país. “O acesso à internet, ao telefone celular é apenas o primeiro passo da inclusão digital. Acesso com qualidade significa a pessoa se apropriar da tecnologia e passar a publicar conteúdo e conhecimento e usar isso para a transformação, evolução, empregabilidade e o empreendedorismo.”

Outro aspecto levantado pelo representante do comitê é a falta de conteúdos digitais relativos à transparência por parte de autoridades em cidades de pequeno e médio porte para informar melhor a população.

Rodrigo Baggio disse acreditar que, apesar dos esforços do governo e de algumas ONGs, o mercado foi o real propulsor dessa maior inclusão digital. “As ofertas, essa nova sociedade do conhecimento e da informação, fizeram com que a internet e o celular se tornassem uma necessidade do dia a dia.”

Fonte: "País precisa melhorar serviços de internet e celular, diz especialista - TI - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/pais-precisa-melhorar-servicos-de-internet-e-celular-diz-especialista-16052013-57.shl?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

Gizmodo: Os melhores apps para o Chrome que você (provavelmente) ainda não usa



A loja de aplicativos do Chrome recebeu várias melhorias nos últimos tempos, mas muitos apps do navegador ainda são pouco utilizados. Por isso, resolvemos recomendar alguns dos nossos favoritos que você pode não ter visto ainda.

Recentemente, o Google colocou mais apps offline na Chrome Web Store. Eles funcionam como um aplicativo qualquer de seu computador, mas existem dentro do seu navegador. Você pode usá-los num Chromebook ou em qualquer computador com o Chrome instalado, o que significa que eles são bem práticos se você está trabalhando em um laptop que não é seu ou num computador com pouco espaço no HD.

Enquanto estamos esperando para ter este tipo de disponibilidade para mais aplicativos, vários deles já funcionam sem que uma conexão de internet seja necessária. A melhor parte é que, em alguns casos, eles conseguem substituir outro software de desktop, para quando você está trabalhando longe de sua máquina.

Pacote Google de Aplicativos


Se você está usando o Chrome, já tem o app do Google Drive instalado, mas o resto do pacote não vem pré-instalado no navegador. Uma coisa legal sobre esses apps é que todos eles funcionam offline. Então, se você utiliza o Google Calendar, o Gmail Offline ou o Google Keep, pode acessar todos os seus dados sem precisar estar conectado.

Outra boa pedida é o Chrome Remote Desktop, que é um jeito bem simples de acessar e controlar outros computadores. O fato é que, se você usa qualquer um dos serviços do Google, os apps deles são muito bem feitos e merecem ser testados.
Escreva código com o Codenvy IDE

O Codenvy IDE é um ambiente de desenvolvimento colaborativo surpreendentemente robusto. Come ele, você pode escrever código em HTML, Javascript, Java, Groovy, Ruby, PHP, e Python com sua equipe. A partir daí, pode até mesmo migrar tudo diretamente para serviços como Heroku, Google App Engine e outros.

Ainda há outras ferramentas para desenvolvimento na Chrome Web Store, incluindo CoffeeScript IDE, Application Craft e ShiftEdit, esta última totalmente compatível com o modo offline. Mas o que tornar o Codenvy IDE interessante são as funções colaborativas. De qualquer forma, você tem opções variadas e sólidas para escrever direto de dentro do navegador.

Edite áudio com o TwistedWave


O TwistedWave é, essencialmente, uma tentativa de ser o Audacity para o Chrome. Ele não chega lá, mas para uma ferramenta de edição de áudio grátis (você precisa criar uma conta gratuita para poder editar mais de 30 segundos) que roda no navegador. ele resolve muita coisa. Você pode editar arquivos, cortá-los, aplicar efeitos e salvar tudo no Google Drive ou SoundCloud.

Se você precisa de algo ainda mais simples, o Audio Cutter é uma ótima opção para cortar clips e editar fade-ins e fade-outs. Se você quer fazer música, o Audiotool e o AudioSauna são ótimas workstations móveis.

Mantenha sua produtividade com a técnica Pomodoro usando o Tomatoes


A técnica Pomodoro de produtividade é uma das nossas favoritas. Tudo que requer é que você trabalhe em blocos de 25 minutos e monitore seu tempo de trabalho. Você pode fazer isso dentro do Chrome com o Tomatoes, um app que não apenas registra seu tempo mas também tem uma tabela de classificação para ver quem trabalha mais.

Se você não é tão competitivo, o Timout e o Pomodoro.me são alternativas.
Escreva sem distrações com o Write Space


Você não vai sentir falta de apps para desktop que ofereçam uma experiência minimalista de escrita, que evite as distrações para você poder se concentrar. Não é nenhum surpresa existir um app como o Write Space no Chrome. Ele é simples, mas permite alterações no visual e no que você pode ver. Além disso, ele salva automaticamente de uma maneira bem parecida com o Google Docs e funciona offline. Se você está cansado de menus e programas inchados, o Write Space é um bom refúgio no seu navegador.

Para uma experiência parecida com uma estética de máquina de escrever, cheque o Writer ou o WriteBox, este último com opção de sincronizar com o Dropbox.

Edite vídeo com o WeVideo

Você não vai encontrar um editor de vídeo do calibre de um Final Cut Pro ou de um Adobe Premiere dentro do Google Chrome, mas o WeVideo é um editor que deve servir para as necessidades dos novatos. Com ele, você consegue fazer muita coisa de edição básica, como cortar vídeos, dividir clipes e adicionar um punhado de efeitos. Se você apenas precisa fazer uma compilação rápida das filmagens das suas férias ou não está tão preocupado com capacidade do programa, o WeVideo pode ser uma ótima solução.

Edite fotos com o Pixlr Editor


O Chrome tem uma tonelada de editores de foto diferentes, mas o Pixlr Editor é o que mais gostamos. Com ele você pode fazer correções e edições básicas de cor, assim como usar vários filtros populares como HDR, tilt-shift e vignette. Não vai substituir o Photoshop, mas é uma ferramenta leve que satisfaz a necessidade de muitas pessoas.

Se você quer uma opção ainda mais simples, o BeFunky Photo Editor é fácil de usar mas não tem tantas funções. Outra alternativa é o iPiccy, que faz grande parte do trabalho pra você.
Mantenha suas conversas seguras e privadas com o Cryptocat

Cansado de ter todas as suas conversas salvas em algum servidor que você não sabe onde fica? OCryptocat é um cliente totalmente privado, seguro e anônimo. Isto quer dizer que nenhum dos seus registros é salvo e que você pode se comunicar com seus amigos sabendo que ninguém está bisbilhotando.

Se você não se importa tanto com a segurança, o imo messenger é um app único para você acessar várias contas, incluindo Google Talk, Facebook e AOL, além de outras.

É claro, nós só tocamos a superfície aqui. Vários dos nossos serviços favoritos, comoDropbox, Evernote, Pocket, Spotify, Feedly, Wunderlist e muitos outros, têm apps dedicados ao Chrome. Eles podem parecer meio bobos se você não usa um Chromebook, mas podem ser bem práticos num PC com pouco espaço. É claro, se você vive dentro do Chrome, eles podem tornar sua experiência bem melhor.

Fonte: KLOSOWSKI, THORIN . "Os melhores apps para o Chrome que você (provavelmente) ainda não usa." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/melhores-apps-chrome/?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

Folha de S.Paulo: 'Clientes fraudadores' simulam problemas com produtos e serviços na web


Nos últimos anos, redes sociais e sites especializados tornaram-se o ambiente mais procurado por consumidores para reclamar e, em alguns casos, resolver problemas decorrentes da compra de produtos e serviços.

Mas a visibilidade trazida pela internet e pelas mídias sociais também tem estimulado abusos de consumidores de má-fé.

Protegidos pelo anonimato da internet, em muitos casos, eles tentam obter vantagens das empresas simulando problemas de consumo que nunca existiram.

No portal Reclame Aqui, que registra reclamações de consumidores, 220 mil cadastrados já tiveram seus acessos ao site bloqueados, diante de suspeitas de queixas mal-intencionadas.

A página recebe 300 mil reclamações por mês e já atingiu 7,6 milhões de consumidores no país desde sua fundação, em 2009.

As fraudes mais comuns, segundo Maurício Vargas, presidente do site, envolvem clientes que reclamam de defeito ou má qualidade do produto ou do atendimento, com o objetivo de receber compensações oferecidas pelas empresas geralmente, produtos ou serviços gratuitos.


"Descobrimos um desses casos ao cruzar informações e detectar uma série de reclamações da mesma pessoa, sobre um mesmo restaurante."

Segundo ele, a prática da rede de restaurantes era oferecer uma refeição de cortesia a clientes insatisfeitos.

"Com medo do dano que essa reclamação pode trazer à sua imagem, muitas empresas acabam atendendo a esse consumidor de má fé", diz
Vinícius Zwarg, advogado especialista em direito do consumidor, do escritório Emerenciano, Baggio Associados.

"A exposição na internet e nas redes sociais fez aumentar esse temor."

Apesar de compreensível, esse tipo de política é prejudicial para as relações de consumo no país, segundo Zwarg. "Acaba estimulando que volte a ter esse tipo de prática (de fraude)", diz.

No lado oposto, outro problema ocorre quando as empresas se tornam mais rígidas ou lentas na análise das queixas trazidas por consumidores, justamente para evitar cair nas "armadilhas" dos fraudadores.

"Se forem criados mecanismos que levem mais tempo para apurar as reclamações, também é ruim, pois prejudica os bons consumidores", diz o advogado.

PREVENÇÃO

No Reclame Aqui, há três anos, uma equipe de sete pessoas foi destacada apenas para identificar possíveis fraudadores que atuam no site.

Os comportamentos suspeitos incluem repetição de reclamações, com casos semelhantes, de um mesmo cadastrado e queixas feitas em um curto intervalo de tempo, diz Maurício Vargas.

"O ambiente livre da internet facilita a troca de informações sobre as fraudes", diz.

Segundo ele, circula na web um documento, intitulado "manual do consumidor mal-intencionado", que traz "truques" para enganar empresas e até juízes, nos casos que vão parar na Justiça (geralmente, Juizado Especial Cível, antigo Juizado de Pequenas Causas).

JUSTIÇA

Nos casos que vão a juízo, a legislação pode acabar favorecendo o fraudador, pois a obrigação de provar a eventual falsidade da alegação recai para a empresa, em boa parte dos casos.

Segundo o advogado Vinícius Zwarg, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o ônus da prova (obrigação de provar a veracidade ou falsidade da alegação) caberá à empresa em dois casos, ambos bastante aplicáveis à relação consumidor-fornecedor.

As hipóteses são quando há verossimilhança dos fatos (as informações alegadas tenham um mínimo de veracidade) ou relação de hipossuficiência, que ocorre quando o consumidor encontra-se em posição inferior à companhia, seja em relação à informação ou condição econômica.

Fonte: ARAGÃO, MARIANNA . "Folha de S.Paulo - Mercado - 'Clientes fraudadores' simulam problemas com produtos e serviços na web - 17/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1280071-cliente-fraudador-se-dissemina-na-web.shtml?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

G1: Feira de segurança traz alarme de bolsa e abertura da casa por telefone


 
'Lembra bebê' é colocado na cadeirinha e emite
alarme quando criança for esquecida.

Um alarme pessoal, que pode ser acionado caso um ladrão se aproxime, e o monitoramento da casa à distância, com a possibilidade de falar com o visitante que se aproxima e abrir a porta pelo telefone celular, estão entre as novidades da 16ª edição da Exposec, feira internacional de segurança que começou terça-feira (14) e termina nesta quinta-feira (16) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A previsão da organização é que 25 mil pessoas passem pelo evento.

'Lembra bebe' manda SMS para celular de familiar
avisando que a criança foi esquecida no carro.
Trazido ao Brasil pela empresa de equipamentos militares Pro Hunters, o alarme pessoal é portátil e recomendado para mães, ao circularem por ambientes públicos com muitas crianças, e também para mulheres levarem como chaveiro na bolsa. Ao ser acionado em situações de perigo, pode ser ouvido a até 300 metros de distância, com o objetivo de assustar os suspeitos. A previsão é de que o produto chegue ao consumidor final ao preço de R$ 70.
Alarme pessoal pode ser acionado pela mulher
quando o ladrão tentar roubar sua bolsa.



Outro lançamento é o “Lembra bebê”, um localizador de GPS que é colocado na cadeirinha e envia SMS para o celular caso os pais esqueçam a criança no carro. O sistema, da empresa gaúcha Lifthec, é acionado por meio de um chip entre 5 e 15 minutos após o veículo ser desligado.

“O sistema é ativado por um sensor de peso, caso o bebê ainda esteja no assento 5 minutos após a ignição ser desligada. Pode-se cadastrar até sete números de celulares, que recebem uma mensagem de alerta com a localização do carro. Uma sirene com choro de criança começa a tocar, os vidros abaixam 10 minutos depois e as portas são destravadas, para que alguém possa retirar a criança do carro”, explica Roberto Santos, expositor da fabricante, que espera vender cerca de 200 unidades por mês.

O alarme e a abertura automática dos vidros também são acionados caso a temperatura interna do carro atinja 40ºC. O “Lembra bebê” também serve de rastreador, podendo ser monitorado por um software à distância e está sendo vendido a R$ 599.

Monitoramento à distância

Alguns dos estandes que atraíam mais o público na quarta-feira eram os que apresentam tecnologias para monitoramento e rastreamento de pessoas, da casa e de veículos. O “videoporteiro”, lançado pela Intelbras, permite que você atenda a campanhia, quando algum visitante aparece em sua casa, fale com ele e até mesmo abra a fechadura da residência à distância, pelo telefone celular.

Isso porque câmeras instaladas na porta flagram o visitante e enviam a imagem em tempo real para o celular, através de um aplicativo, ou pela internet.

“Se o botão ‘siga-me’ for acionado, você vê quem está na porta e conversa com ele, até mesmo pode fazer de conta que está em casa e já vai atender. Dá tempo para chamar a polícia”, diz uma das vendedoras, Renata Voeges. "Se você está em outra cidade ou país e um familiar, sua mãe por exemplo, quer entrar no apartamento e não tem a chave, você pode abrir para ela”, explica Renata. O preço inicial é de R$ 819.

Videoporteiro permite ver imagens da frente de sua
casa pelo celular e abrir a porta remotamente.
A Intelbras apresenta ainda o olho mágico digital, movido a pilha, que possui câmera acoplada e registra quem bate à porta ou toca o interforne. As imagens podem servir para investigações policiais conseguirem identificar suspeitos de arrastões em condomínios, por exemplo.

Para quem viaja e quer saber o que acontece em sua casa ou escritório de qualquer lugar do mundo, a HDL apresenta um “kit” com duas ou quatro câmeras, que podem transmitir as imagens por um sistema de acesso pela internet ou um aplicativo da fabricante pelo celular, que abre automaticamente as imagens que estão sendo captadas na sua casa.
Modelo de fechadura de acesso lê pontos no rosto.
Abertura da porta pelo olhar

As fechaduras com múltiplos modos de segurança, que podem ser acionadas por reconhecimento facial e biometria, também atraíam consumidores interessados em impedir que estranhos entrem em residências ou comércios.

O modelo da Madis, vendido a R$ 2.900, compara pontos do rosto, captados por duas câmeras, com um banco de dados de pessoas autorizadas a terem o acesso e abre a porta. Fotos não conseguem enganar, garantem os vendedores. O sistema é a luz e, caso acabe, pilhas garantem o acionamento após 8 horas sem energia. Há também uma chave reserva, para casos especiais.

Já no novo controle de acesso lançado pela CS, além da necessidade de senha e biometria digital para a abertura, pode ser exigido ainda a leitura facial. O “Bioface” cadastra até 10 mil usuários e 500 faces diferentes ao preço inicial de R$ 2.800, diz a fabricante.

Fechadura permite acesso após reconhecimento
digital e facial.
'Novidades são úteis', diz visitante

Os amigos Luciano Rorato e Adriana Zanata gostaram das novidades da Exposec. Eles vieram de Dracena (a 552 km da capital) pela manhã e passaram o dia conhecendo a feira. “Estas novidades que permitem monitorar sua casa ou seu comércio são bem úteis. Estamos ainda conhecendo, vendo os preços e o que é mais benéfico para o dia a dia”, diz Adriana, que é funcionária de uma ONG.

Entre os rastreadores, a novidade são os portáteis da Meitreck do tamanho de um cartão de crédito. Com um botão de pânico de fácil manuseio, é indicado para idosos e crianças, para que sejam localizados caso se percam ao saírem sozinhos.

Rastreador portátil para idosos e crianças tem
botão de SOS.
Ao ser acionado, o aparelho envia mensagens de SMS para telefones celulares cadastrados, informando a posição da pessoa com o aparelho em um link do Google Maps. A bateria dura até dois dias, explica o representante da empresa norte-americana William Lan, que está em busca de parceiros no Brasil.

Também há um modelo de rastreador para motos que é ligado à bateria e colocado embaixo do assento. O botão de SOS fica escondido perto do guidão. Caso o motociclista sofra uma tentativa de assalto, pode apertar e enviar para celulares cadastrados mensagens alertando que está em perigo.

Exposição de armas

Junto à Exposec ocorre a Magnum Show, uma exposição de armas e acessórios para defesa e segurança. No estande da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), os visitantes podem conhecer modelos de munições usadas por policiais e militares do Brasil e também as permitidas para caça e atiradores. Há ainda um local para prática de tiro, em que é possível atirar com carabinas usando cartucho de festim.

No estande da CBC, visitantes podem atirar com
munição de festim.

A indústria internacional de armas Ceska Zbrokovka (CZ), da República-Tcheca, aproveitou a feira para apresentar aos órgãos públicos seus modelos de pistola, que são usados por Exércitos de polícias militares da Europa e Oriente Médio.

Isso porque está em processo de instalação de uma fábrica para produção de seus artigos no Brasil em Pomerode, Santa Catarina. No estande os visitantes podem manusear rifles e também pistolas de uso restrito e também de uso permitido para civis.

“Nossas pistolas são mais leves e práticas que as outras, são do tamanho da palma da mão e possuem múltiplas traves de segurança. Com uma fábrica aqui no país, podemos disputar o mercado nacional. Estamos mostrando o material para as polícias daqui”, diz o diretor-executivo da CZ para o Brasil, Richard Zapletal.

Fonte: Stochero, Tahiane . "G1 - Feira de segurança traz alarme de bolsa e abertura da casa por telefone - noticias em São Paulo." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/05/feira-de-seguranca-traz-alarme-de-bolsa-e-abertura-da-casa-por-telefone.html?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).

G1: Itália realiza operação contra hackers do grupo 'Anonymous'



A polícia italiana realizou nesta sexta-feira (17) uma vasta operação contra os hackers do grupo "Anonymous", com detenções e apreensões de material.

Quatro hackers foram detidos e 10 residências foram revistadas. A investigação foi iniciada depois de ataques contra o governo e o Vaticano, informou o CNAIPIC (Centro Nacional de Combate aos Crimes Virtuais e para a Proteção das Infraestruturas Críticas).

Segundo os investigadores, as pessoas detidas são os líderes italianos do movimento internacional "Anonymous", apesar da estrutura "anárquica" do grupo.

As pessoas detidas são suspeitas de ataques contra infraestruturas estratégicas de instituições (governo, parlamento e Vaticano) e empresas importantes, segundo a procuradoria de Roma.

Fonte: "G1 - Italia realiza operação contra hackers do grupo 'Anonymous' - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/italia-realiza-operacao-contra-hackers-do-grupo-anonymous.html?utm_source=feedly (accessed May 17, 2013).