sexta-feira, 12 de abril de 2013

Olhar Digital: Smartphones só podem ter isenção fiscal se vierem com apps brasileiros






O Ministério das Comunicações divulgou hoje os requisitos obrigatórios para os smartphones produzidos no Brasil que podem ser inseridos na lei de isenção fiscal aprovada esta semana. O governo estima que o preço desses aparelhos caia até 30%. Já a indústria, prevê redução de até 10%.

Entre as especificações, destaque para o item que cobra um pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos nacionalmente, sem explicações adicionais. As fabricantes que quiserem incluir seus modelos na redução de PIS e Cofins sabem apenas que têm 180 dias para atender a exigência e que devem enviar a proposta nos próximos 60 dias para análise prévia.


Confira abaixo a lista com todos os requisitos do Governo: 

I– suporte à tecnologia 3G (HSDPA – High-Speed Downlink Packet Access) ou outra com capacidade de transmissão de dados superior;

II – suporte à conexão no padrão IEEE 802.11 (Wi-Fi);

III – aplicativo de navegação (recebimento, apresentação e envio de informações) na World Wide Web que permita o acesso a páginas no padrão HTML (Hyper Text Markup Language);

IV – sistema operacional que disponibilize SDK (Software Development Kit) e API (Application Programming Interface) que possibilitem o desenvolvimento de aplicativos por terceiros;

V – aplicação dedicada para contas de correio eletrônico;

VI – tela sensível ao toque ou teclado físico no padrão QWERTY;

VII – tela de entrada e saída de informações de área superior a 18 cm² (dezoito centímetros quadrados); e

VIII – pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil previamente embarcado. 
Ginástica Laboral: prodebianos pedem mais


Na última quinta-feira (04/04), o professor Ricardo Falcão foi passando de sala em sala na Empresa de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) para realizar a ginástica laboral, como de costume. A receptividade tem sido tamanha que os funcionários da empresa acham que a ginástica deveria acontecer mais de uma vez na semana.

´É assim que pensa Vera Lúcia, secretária do DRA, ao dizer que foi uma das pessoas que mais pediu para que a ginástica laboral acontecesse na empresa. Além de gostar muito de fazer os exercícios, ela passa o dia mais disposta, pois melhora o condicionamento físico e mental e completa: "Só tenho uma sugestão, eu gostaria que a ginástica acontecesse pelo menos duas vezes na semana".

Assim como Vera, Aidil Santana, secretária da PR, concorda que a ginástica laboral deveria acontecer em mais de um dia na semana. Além disso, ela garante que seu dia fica mais fácil, pois os exercícios a ajuda no desenvolvimento de suas atividades. "Eu fico muito mais disposta e com sensação de bem estar muito melhor do que nos dias em que não acontecem os exercícios", acrescenta.

Melhorias físicas e psicológicas

Já o consultor de negócios (DRE), Maurílio Holanda, conta que também adora fazer a ginástica laboral e afirma que gostaria que ela fosse estendida para mais de um dia: "um dia só é pouco. A gente, depois que faz a ginástica, se sente melhor". Maurílio ainda relata que os exercícios propõem uma dinâmica de integração, já que todos da sala participam. 

Maria Argolo, graduanda em Saúde Coletiva e assistente administrativa (COAT), relata que o tipo de atividade desenvolvida pela ginástica laboral é muito importante para prevenir certas doenças, "ainda traz melhorias físicas e psicológicas, deixando as pessoas que a praticam mais felizes e dispostas". Maria argolo também afirma um porém: "uma vez só por semana não tem resultado. Teria que ser de duas a três vezes, de preferência três vezes por semana".


A ginástica laboral é ministrada pelo educador físico Ricardo Falcão e acontece duas vezes por semana na Prodeb, às terças-feiras as atividades são para os funcionários do prédio anexo e às quintas no prédio sede. Ricardo explica que a ginástica laboral é muito importante, já que os exercícios servem para prevenir as doenças ocupacionais, além de promover a interação entre os funcionários.

G1: Regulamento prevê uso de sms para alertar sobre risco de desastre



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (11) uma proposta de regulamento para uso de redes de telecomunicações em casos de emergência ou desastre. Uma das medidas previstas é o uso de mensagens de voz e de texto de celulares para alertar moradores de uma determinada região sobre o risco, por exemplo, de enchente ou desmoronamento.

Essa proposta ainda vai passar por consulta pública e, depois, retorna para análise do conselho diretor da Anatel. Quando aprovada de maneira definitiva, as novas regras terão quer ser seguidas por todas as operadoras de serviço de telecomunicação (telefonia e TV por assinatura) com mais de 50 mil clientes.

Além de mensagens de voz e texto, a proposta também prevê a possibilidade de veiculação de alertas durante a programação das operadoras de TV paga. Nos dois casos, a decisão sobre o conteúdo da mensagem e o momento em que ela será divulgada vai ser tomada pelo agente responsável pela segurança no local (Defesa Civil ou Bombeiros, por exemplo).

Para as operadoras de telefonia fixa, a proposta estabelece obrigação de liberar o uso gratuito dos telefones públicos em situações de emergência ou calamidade. A empresa, porém, poderá retomar a cobrança se identificar uso indevido do telefone.

O documento também prevê medidas para gestão de risco nas redes de telecomunicação com o objetivo de garantir sua integridade e funcionamento em emergências. As operadoras também terão que fazer um plano para identificar e corrigir vulnerabilidades em suas redes. Segundo a proposta, as medidas devem estar prontas para funcionar antes da Copa de 2014.

INFO: Desoneração de smartphone vai sobrecarregar 3G



Brasília - A desoneração dos smartphones produzidos no Brasil deverá aumentar a demanda pelos serviços de telefonia móvel, na avaliação do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

“Com certeza se já era um dos três maiores objetos de desejo dos brasileiros, junto com o tablet e o computador, nós vamos ter um crescimento maior da demanda, de um produto que já estávamos ativando um por segundo”, disse à Agência Brasil o diretor executivo da entidade, Eduardo Levy.

Uma portaria publicada nesta semana desonerou os smartphones da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins, com uma renúncia até R$ 500 milhões anualmente. A expectativa do governo é que o preço dos aparelhos diminua em torno de 30%.

Segundo Levy, além do benefício para os consumidores, a medida vai causar um impacto positivo na indústria nacional, porque atinge apenas os smartphones fabricados no Brasil.

Ele garante que as empresas estarão preparadas para atender ao crescimento da demanda, mas destacou a necessidade de melhorar as legislações municipais sobre as regras para a instalação de antenas da telefonia móvel.

“A única forma de um serviço celular funcionar bem é por meio de das antenas. Não existe nenhuma outra forma em nenhum outro lugar do mundo. O que a gente precisa, em função do aumento da demanda e da implantação da quarta geração [4G] é ter um número maior de antenas”, disse Levy.

De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) o país tem atualmente cerca de 58,9 milhões de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones.

Fator Brasil: Nota Fiscal Eletrônica tem novidades para as empresas em 2013:



A StarSoft, fornecedora de tecnologia de sistemas para gestão corporativa, alerta para a integração com a Ficha de Controle de Importação e a oficialização da “Manifestação do Destinatário”.

A partir de maio deste ano, a Ficha de Controle de Importação (FCI) será integrada com a Nota Fiscal Eletrônica, por meio dos campos que serão criados no XML (arquivos onde estão os dados da empresa, comprador, produtos, impostos e transportadora) da NF-e. “Além disso, será obrigatória também a apresentação da própria FCI, um documento em papel que demonstra os valores e percentuais referentes a produtos importados no processo de industrialização”, afirma Marcos Couto, gestor da unidade fiscal da StarSoft, fornecedora de tecnologia de sistemas integrados para gestão corporativa.

Outra novidade prevista para o primeiro semestre deste ano é a oficialização da “Manifestação do Destinatário”. Trata-se da ciência das operações, ou seja, cada empresa deverá avisar ao governo se a operação efetuada – nota de venda, compra, transferência e devolução – é de conhecimento de ambas as partes, ou é uma operação conhecida como “Nota Fria”.

A StarSoft conta em seu portfólio com o StarSoft NF-e. A solução reúne todos os parâmetros para atender a estas novas necessidades, realizar a comunicação com o governo, entre outros processos inerentes às atividades das áreas contábil e tributária.

Na Ficha de Controle de Importação deve constar a descrição da mercadoria ou bem resultante do processo de industrialização, o código de classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul, unidade de medida, valor da parcela importada do exterior, o valor total da saída interestadual, entre outros dados.

StarSoft: a empresa se destaca como fornecedora de Tecnologia de Sistemas Integrados para a Gestão Corporativa, além da qualidade, também pelo completo e integrado ERP do mercado. A StarSoft atua nos principais centros de negócios do país. O objetivo é promover a vantagem competitiva através da inteligência de negócios, proporcionar suporte a gestão administrativa de cada cliente e agregar valor em sua rede de relacionamentos.

Olhar Digital: Saiba como arrumar o PC "bugado" com falha do Windows 7



O problema na atualização de segurança KB2823324, liberada pela Microsoft para o Windows 7, e que está impedindo os computadores de ligarem, é grave, mas tem solução. Enquanto a empresa não solta uma correção da falha, a equipe de especialistas do Olhar Digital teve acesso a uma máquina afetada e conseguiu recuperá-la realizando os passos a seguir.

Ao ligar o computador, mantenha a tecla F8 pressionada. Um menu de opções deverá surgir. O usuário deverá selecionar a opção de acessar o modo de segurança com prompt de comando. Após a inicialização, o comando abaixo deverá ser digitado:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
"C:", no caso, é o drive no qual está instalado o Windows. A letra poderá ser substituída, caso o sistema tenha sido instalado em outro drive. Dê "Enter" e reinicie.

Outra opção é utilizar o disco de instalação do Windows 7. Ao iniciar o computador, entre no modo de recuperação e abra o prompt de comando. Então, digite o mesmo comando destacado logo acima deste texto e reinicie o computador.

Conseguiu recuperar? Não conseguiu? Encontrou outra forma melhor? Deixe sua solução nos comentários para que outros usuários com problemas possam se beneficiar. 

G1: Google se une a conselheiro do Facebook para impulsionar Glass


Para impulsionar as aplicações para os óculos inteligentes Glass, o Google se aliou ao investidor Marc Andreessen, um dos primeiros a apostar no Facebook e que hoje ocupa uma das cadeiras no conselho da rede social.

Por meio de seu braço de participação em empresas emergentes, o Google Ventures, a empresa de buscas na internet formulou a parceria com os fundos de investimento Andreessen Horowitz, de Marc, e Kleiner Perkins Caufield Byers (KPCB)..

 
Sergey Brin, cofundador do Google, apresentou o 
Google Glass, óculos de realidade aumentada da empresa 
que será vendido para visitantes do Google I/O por US$ 1,5 mil.

As três empresas formarão o Glass Colletive para apoiar ideias de startups que sejam voltadas para o Google Glass, que começa a ser vendido nos EUA por US$ 1,5 mil, no fim do ano. “A tese do Glass é profundamente ‘transformacional’”, afirmou Marc.

E completou: “E assim como a internet e o smartphone, um grande volume de trabalhe será feito por desenvolvedores terceirizados para que a visão do Glass se sobressaia. Os óculos traz aos desenvolvedores um novo trampolim para a criatividade e uma incrível nova plataforma para construir as aplicações que definirão o futuro”.

Além de apoiar o Facebook enquanto era uma startup, o fundo de Marc investiu em outras companhias como Airfnb, Foursquare, Pinterest e Skype. Já a KPCB aportou recursos no Twitter, Path, Shazan, Spotify, Flipboard e Zynga.

Em comum, as duas firmas de investimentos apostaram suas fichas no Groupon e na Zynga.

Os interessados devem submeter suas propostas ao coletivo. Por enquanto, começará com os startups nos EUA, mas dependendo do sucesso da iniciativa pode ser levada a outros países. (Veja aqui)

Olhar Digital: Copa do Mundo não deve ter 4G em 700 MHz


Leilão da faixa só acontecerá em janeiro, inviabilizando implantação da rede na faixa mais utilizada mundialmente 


A faixa de 700 MHz, que estava prevista para ser liberada para implantação da rede de internet 4G no Brasil não estará disponível para a Copa, afirma o presidente da Anatel, João Rezende. A faixa deve ser liberada apenas em 2015.

Em entrevista à Reuters, Rezende afirma que a faixa de 2,5 GHz será a única disponível para a internet 4G, o que deve afetar os turistas que chegarem ao Brasil com seus celulares. Isso porque a faixa de 700 MHz é bastante utilizada em vários países e, sem ela, boa parte dos estrangeiros deverão se contentar com o 3G.

A faixa de 2,5 GHz foi leiloada no ano passado para utilização do 4G, mas ela é incompatível com aparelhos que operem na frequência de 700 MHz.

O atraso se deve ao fato de que a faixa de 700 MHz, que hoje é utilizada pelo sinal de televisão analógica, deve ser leiloada só em janeiro do ano que vem, impossibilitando a implementação até junho. 

CIO: Sete dicas para resolver problemas com conexões WiFi


Saiba como diagnosticar e resolver os problemas mais comuns com as redes sem fio em casa, no escritório ou em viagem
Eric Geier, PCWorld/EUA

Redes WiFi nos dão o luxo de poder acessar a internet de qualquer lugar, mas como toda forma de conexão baseada em ondas de rádio são sujeitas a interferência, limites no alcance, problemas e hardware e, claro, falha humana. 

Por isso elaboramos esse guia rápido, que mostra os problemas mais comuns com conexões WiFi e como corrigi-los. Se você está sofrendo com sua rede WiFi em casa ou no escritório, continue lendo para aprender como diagnosticar (e resolver) o problema.

1 - Veja se o WiFi está ligado

Você está tendo problemas pra se conectar à rede de um café ou aeroporto usando um notebook? O problema pode ser trivial e estar na ponta dos seus dedos. Se a máquina sequer consegue enxergar as redes próximas, verifique se não há um botão (ou sequência de teclas) que desliga o WiFi e que foi acionado por acidente. Muitos notebooks tem uma chave na frente do gabinete, ou uma tecla de função (geralmente representada com o ícone de uma antena) para isso. Tente acionar a chave (ou pressionar a tecla) e veja se você consegue se conectar.

Se você está usando um tablet ou smartphone, a "chave" para ligar ou desligar o Wi-Fi é controlada por software. Num smartphone com Android 2.3 ela fica em Configurações / Redes sem fio e outras / WiFi. Num iPhone ou iPad fica em Ajustes / WiFi.

2 - Reinicie seu dispositivo (e talvez o roteador)

Se seu computador ainda não consegue se conectar, reinicie-o. Se subitamente nenhum computador consegue se conectar à rede e ela está sob seu controle (é sua rede doméstica, por exemplo), experimente também reiniciar o roteador. Parece simples, mas a interface WiFi de seu computador ou o software de seu roteador por estar sofrendo com um problema temporário, e o “reboot” resolve. Para reiniciar corretamente seu roteador desligue-o da tomada, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.

3 - Mude o canal de sua rede WiFi

A maioria dos roteadores e dispositivos WiFi opera na frequência de 2.4 GHz, geralmente dividida em 11 canais. Infelizmente só três deles podem operar simultâneamente sem se sobrepor ou interferir um no outro: são eles o 1, 6 e 11. Pra piorar, a maioria dos roteadores vem configurada por padrão para transmitir no canal 6. 

Como consequência, a interferência de outros roteadores na vizinhança é uma fonte comum de problemas de conectividade, especialmente em áreas densamente povoadas como condomínios e shopping centers. E outros rádios que operam na frequência de 2.4 GHz, como babás eletrônicas e telefones sem fios, além de aparelhos como fornos de microondas, também podem interferir com o sinal da rede Wi-Fi.

Você pode escolher cegamente um canal (os canais 1 ou 11 são provavelmente a melhor escolha), ou verificar antes quais canais as redes vizinhas estão usando para que você possa usar um canal diferente. Para isso use um programa gratuito como o InSSIDer ou Vistumbler, ou o Meraki WiFi Stumbler, que é baseado na web e roda em Macs e PCs. Outra opção é rodar um aplicativo em seu smartphone, usando oWifi Analyzer (para Android) ou WiFi Finder (para o iOS).

Depois de decidir qual canal usar, você vai precisar acessar a interface de administração de seu roteador para fazer a mudança. O processo varia com cada fabricante ou modelo de roteador, consulte o manual de instruções para o procedimento exato. Depois de mudar o canal provavelmente será necessário reiniciar o roteador. Aí é só reconectar seus aparelhos à rede e ver se os problemas de conectividade persistem. Se sim, pode ser necessário tentar um outro canal.

4 - Mude o roteador de lugar

Se a dificuldade de conexão só acontece quando você está longe de seu roteador WiFi, pode ser que você esteja no limite da zona de cobertura. A solução mais simples é comprar um roteador com um alcance maior, mas você pode tomar algumas medidas mais baratas antes disso. Primeiro, certifique-se de que as antenas estão bem presas ao roteador e apontando para cima. Depois, verifique se o roteador não está sendo bloqueado por grandes objetos que podem fazer o sinal se degradar mais rapidamente do que normalmente deveria.

Para melhores resultados, coloque o roteador em um espaço aberto (como sobre uma mesinha), para que o sinal possa trafegar livremente. Se você ainda não consegue o alcance de que precisa, experimente mover o roteador e o modem para um local mais central em relação à área de cobertura.

5 - Restaure o roteador à configuração de fábrica

Se mesmo assim você continua tendo problema ao fazer com que vários computadores e aparelhos se conectem a seu roteador, você pode tentar restaurá-lo à configuração de fábrica. Infelizmente isso irá apagar todas as configurações, então você terá de recriar sua rede do zero. O procedimento é simples: a maioria dos roteadores tem um botão ou buraco chamado “RESET” na traseira. Pressione-o (ou insira um clipe de papel no buraco) por 10 segundos. Depois, reconfigure o roteador como fez quando o instalou.

6 - Reinstale o driver da interface WiFi

Se mesmo após resetar o roteador você ainda tiver dificuldade em fazer um PC se conectar à rede, experimente reinstalar os drivers e software da interface Wi-Fi desse PC. Procure o software no site do fabricante de seu PC (se for uma interface USB na forma de um pendrive ou um cartão ExpressCard, vá ao site do fabricante da interface). Siga as instruções que acompanham o software para fazer a reinstalação, reinicie o PC e pronto.

7 - Atualize o firmware do roteador

Se os problemas de conexão persistirem mesmo após um reset do roteador e reinstalação dos drivers no PC, pode ser que você esteja sendo vítima de um “bug” no roteador. Roteadores WiFi são praticamente pequenos computadores que rodam um software interno especializado. Esse software, chamado firmware, é sujeito a bugs como qualquer programa em um PC comum, e pode ser atualizado. De fato, os fabricantes constantemente lançam atualizações para corrigir problemas e até mesmo adicionar recursos.

Para ver se há uma nova versão do firmware de seu roteador, acesse o painel de controle dele e veja o número da versão instalada. Essa informação geralmente está numa seção chamada “sistema”, “sobre” ou “ajuda”. Depois vá até a seção de downloads no site do fabricante e veja qual a última versão disponível: são grandes as chances de que exista uma mais recente. Baixe-a e faça a atualização de acordo com as instruções do fabricante.

Uma alternativa é experimentar um firmware open-source, como o DD-WRT ou OpenWRT. Estes firmwares, baseados em Linux, são desenvolvidos por grupos de entusiastas e trazem recursos bastante avançados, mas sua instalação só é recomendada a usuários mais experientes. Consulte os sites de cada projeto para saber quais os roteadores compatíveis e obter instruções de instalação e configuração.

    INFO: Gap digital ainda é alto no mundo em desenvolvimento, diz estudo



    Washington - A maioria dos países em desenvolvimento ainda luta para diminuir a não-inclusão digital, ou "gap digital", que limita o acesso da população de baixa renda a computadores e à Internet, informa um estudo divulgado nesta quarta-feira.

    O estudo do Fórum Econômico Mundial situa a Finlândia no topo do chamado "índice de conectividade", que mede a capacidade de um país de usar as tecnologias da informação para seu progresso e bem-estar.

    Em segundo lugar, vem Cingapura, seguida por Suécia, Holanda e Noruega. Os Estados Unidos aparecem em nono, com uma forte infraestrutura tecnológica, que se vê neutralizada por um "entorno político e regulatório" que limita os benefícios da tecnologia, aponta a pesquisa.

    O relatório afirma que grandes nações emergentes, como Brasil, China e Rússia, estão ficando para trás nesse campo.

    "Vários países em vias de desenvolvimento - especialmente na África, mas também na América Latina e no Sudeste asiático - continuam mostrando baixos valores de conectividade, junto com níveis baixos de uso da Internet e um limitado desenvolvimento do comércio on-line", afirma Benat Bilbao-Osorio, economista do Fórum Econômico Mundial.

    "Sua dificuldade para melhorar a conectividade digital significa que estão perdendo todas as recompensas econômicas e sociais que vão associadas a uma melhor infraestrutura de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)".

    A China perdeu nove posições em relação ao ano passado e caiu para 58o lugar, mostra o estudo, acrescentando que "o rápido crescimento econômico sustentado nos últimos anos em alguns desses países pode estar em risco, a menos que sejam feitos investimentos corretos em TIC, capacitação e inovação".

    Entre os outros países que formam o acrônimo Brics, a Rússia avançou dois postos, passando para 54o; o Brasil, cinco (65o); a Índia, um (68o); e a África do Sul, dois (70o).

    "O relatório mostra que as economias que fracassam na implementação de estratégias integrais nacionais de banda larga correm o risco de perder terreno em competitividade global e ficar atrás na transferência dos benefícios sociais provenientes das TICs", alerta Robert Pepper, da Cisco Systems, um dos patrocinadores da pesquisa.

    Um grupo de 144 países foi analisado. Os últimos incluídos na lista foram Burundi, Iêmen, Argélia e Haiti.

    G1: 'Pendrive vai desaparecer em breve', diz Nobel de Física em Porto Alegre


     
    O físico francês Albert Fert recebeu o título Doutor 
    Honoris Causa da UFRGS.

    O cientista francês Albert Fert, Nobel de Física em 2007, recebeu o título de Doutor Honoris Causa nesta quinta-feira (11) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Em entrevista à imprensa, Fert falou sobre a descoberta da magnetorresistência gigante (MRG), efeito que permitiu aos discos rígidos superarem a barreira de gigabytes, contribuindo para a popularização dos computadores, em 1988.

    A partir da descoberta da MRG, surgiram novas formas de armazenamento de dados, como CDs e pendrives, mídias físicas que, segundo Fert, estão com os dias contados. “Certamente o pendrive irá desaparecer em breve e imagino que todo o resto também. Em cinco anos, as pessoas ficarão menos dependentes dessas coisas e usarão outras formas para guardar informações. Cloud computing é uma delas. É mais inteligente e tem a mesma finalidade”, disse.

     
    Fert sustenta que as mídias físicas desaparecerão em breve.

    Para o professor de física e pesquisador, o Nobel abriu caminhos para novos projetos que lidera na França. Fert disse a MRG foi fundamental para o desenvolvimento da computação, mas ressaltou que pretende abrir novos campos na ciência.

    “Esse título nos deu notoriedade e permitiu que pudéssemos aprimorar essa descoberta, abrindo caminhos para trabalhos futuros que estamos desenvolvendo até hoje. Sempre achei meu trabalho muito empolgante e o Nobel foi uma consequência disso. Uma ótima notícia para mim e para meu país”.

    “Como faz muito tempo que descobrimos a MRG, estamos buscando novos desafios. Nosso objetivo é transformar o uso dos computadores. Quem sabe, um dia, eles não consumam tanta energia e se tornem mais sustentáveis?”, indagou.


    Doutor Honoris Causa

    De acordo com a UFRGS, o título de Doutor Honoris Causa foi concedido ao físico francês Albert Fert para fortalecer o intercâmbio entre Brasil e França. O professor da Université de Paris-Sud (Orsay) mantém estreitas ligações de trabalho em pesquisa com o Instituto de Física da universidade gaúcha.

    Fert permanece em Porto Alegre nesta sexta-feira (12). Ele vai participar de um workshop técnico da UFRGS em sua homenagem. A atividade é franca e acontecerá no Anfiteatro de Geociências, das 9h às 17h.

    Magnetorresistência gigante

    A magnetorresistência gigante (MRG) é um efeito da física quântica descoberto em 1988 pela equipe liderada por Albert Fert. Trata-se de uma forte variação da resistência elétrica, produzida por um campo magnético, que é observada em nanoestruturas. O feito foi reconhecido como a pedra fundamental da spintrônica, tecnologia que explora a propensão quântica dos elétrons de girar, assim como fazer uso do estado de suas cargas.

    Os trabalhos permitiram que a computação se aproximasse da vida das pessoas, por conta da redução dos custos, aliados à capacidade crescente de armazenamento dos discos rígidos. A MRG foi também observada independentemente por Peter Grünberg, com quem o professor Fert dividiu o Nobel de Física de 2007.

    Folha de S.Paulo: Usuários do Chrome e do Firefox têm melhor desempenho profissional, diz pesquisa


    Pessoas que usam um navegador diferente daquele já instalado em seus computadores são os candidatos mais atraentes para um empregador num processo seletivo.

    É o que diz uma pesquisa da Evolv, empresa que monitora dados sobre recrutamento e locais de trabalho.

    Ícones dos quatro principais navegadores da internet.

    Segundo o estudo, usuários do Chrome e do Firefox, por exemplo, têm melhor desempenho profissional e permanecem em seus cargos por um tempo 15% maior do que candidatos que não se incomodam em baixar um navegador distinto dos nativos, como o Internet Explorer, no Windows, e o Safari, no Mac.

    Os analistas da Evolv explicam que a vontade de enfrentar o desconhecido e dificuldades na instalação de um novo navegador mostram maior capacidade de decisão, característica valiosa num potencial empregado.

    REDES SOCIAIS

    Na tentativa de encontrar métodos mais precisos de avaliação para empregadores, a Evolv também apontou outros fatores que podem ajudá-los a identificar o candidato certo para uma vaga.

    A empresa descobriu que pessoas que usam um ou dois sites de relacionamento tendem a ficar mais tempo num emprego do que aqueles que pertencem a quatro ou mais redes sociais.

    INFO: Game para tratar diabéticos vence competição da Microsoft


     
    Leandro Diehl e Rodrigo de Souza (ao centro) 
    recebem o prêmio de Michel Levy (à esquerda),
     presidente da Microsoft Brasil.

    São Paulo - Desenvolvido para ajudar médicos a tratar pacientes com diabetes, o game InsuOnline foi o vencedor da etapa brasileira da Imagine Cup 2013, a Copa do Mundo da Computação da Microsoft. 

    O jogo, que também foi o vencedor da categoria “Cidadania Mundial”, surgiu de uma tese de doutorado do médico endocrinologista Leandro Diehl, 35 anos, na Faculdade Pequeno Príncipe. 

    A proposta do game é permitir que médicos realizem consultas virtuais com pacientes diabéticos e deem o diagnóstico acertado. O jogo é composto por 16 fases em que o jogador deverá checar o histórico clínico de seus pacientes e prescrever a melhor forma de usar insulina no tratamento. 

    “Aqui os médicos podem errar sem se preocupar. A intenção é intensificar o treinamento, que hoje em dia é falho nas universidades. Além disso, quem não gosta de games, não é? É a linguagem que os estudantes estão falando hoje. Então por qual razão não ensinar neste formato?”, afirma Diehl, que contou com a ajuda de Rodrigo de Souza, 31 anos, da Oniria Games, para desenvolver o jogo. O projeto levou quase três anos para ser concluído. 

    Diehl, que também é professor universitário, pretende agora levar o projeto para faculdades e até mesmo para fornecer treinamento às Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A ideia a partir de agora é melhorar esta plataforma para depois também poder ampliá-la a outros tipos de doenças”, disse. 

    Competição - O jogo InsuOnline concorreu com outros dois projetos ao prêmio da Imagine Cup. Na categoria “Games”, os estudantes da equipe “Moscow, Perdeu”, formada por alunos da UNESP, criaram o jogo Twinkle. 

    O jogo, desenvolvido para plataforma Windows e Xbox 360, usa física celeste para ajudar a personagem da história, uma estrelinha perdida, a encontrar seus familiares. O jogador é levado ao espaço, onde controla seus movimentos desviando de cometas e utilizando da gravidade para se locomover.

    G1: Software bancário brasileiro pode ser causa de travamento do Windows 7



    O plugin bancário G-Buster, da fabricante brasileira GAS Tecnologia, quando instalado no Windows 7, pode ter sido a causa do travamento do sistema operacional da Microsoft que afetou usuários do Brasil após atualização gratuita realizada na terça-feira (9).

    O site "Linha Defensiva" realizou um teste com este plugin G-Buster, constatando que ele é incompatível com a atualização do Windows 7. Entretanto, ele pode não ser a única incompatibilidade da atualização.

    "Nossa equipe ficou sabendo que o G-Buster poderia estar relacionado com o problema e resolvemos testar. Embora a máquina-laboratório esteja desatualizada, é muito provável que a causa desse problema seja a incompatibilidade entre o plugin bancário e a atualização, visto que o Windows carregou sem problemas após a instalação da atualização e sem o plugin instalado", disse Maria Cristina, do Linha Defensiva, que realizou o teste.

    O teste foi feito com o plugin G-Buster usado no site do banco Caixa Econômica Federal, um dos clientes da GAS. Além dela, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Banestes, Unicred, Sicredi e Mercantil do Brasil são clientes da empresa e podem ter plugins que apresentam incompatibilidade com a nova atualização do Windows 7, mas isso não foi confirmado pelo "Linha Defensiva". Sites do Ministério da Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e Gabinete de Segurança Institucional também são clientes da GAS Tecnologia.

    O site, para o teste, usou um computador com sistema Windows 7 (32-bit) sem ser atualizado há um ano. Ao instalar a atualização que travou os computadores brasileiros, a KB2823324, o sistema não teve problemas. Entretanto, ao realizar o mesmo teste, mas acessando o site da Caixa Econômica Federal antes de realizar a atualização de sistema, quando foi feita esta atualização, o sistema travou.

    Esta mesma máquina travada foi restaurada, eliminando o G-Buster. Ao instalar a atualização KB2823324, o computador não apresentou problemas.

    O G1 procurou a GAS, que não se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem.

    Procurada pelo G1, a Microsoft ainda não informou até o momento uma solução oficial para o problema.

    Outras incompatibilidades

    O software da GAS pode não ser o único responsável pela falha do Windows 7 após a atualização. O "Linha Defensiva" afirma que a versão empresarial do software antivírus da Kaspersky Lab "pode gerar um erro de “licença inválida” no Windows 7, Vista e 2008, 32 e 64-bit, após a instalação do KB2823324".

    INFO: Crise no mercado de PCs afeta ações de tecnologia



    Seattle - As ações de companhias de tecnologia tinham forte queda nesta quinta-feira depois que uma importante empresa de pesquisa do setor informou na véspera que as vendas de computadores pessoais no mundo despencaram 14 por cento no primeiro trimestre, num desempenho pior do que o esperado.

    As ações da Hewlett-Packard tinham perda de 6,8 por cento no início da tarde, enquanto a Intel recuava 2,65 por cento e a Microsoft tombava 5 por cento.

    Segundo a empresa de pesquisa International Data Corp (IDC), as vendas de PCs nos três primeiros meses de 2012 registraram a maior queda para o período desde o início das medições, em 1994. O recuo sobre o mesmo período de 2012 representa um importante marco no aparente declínio da era dos computadores pessoais, que enfrentam cada vez mais concorrência com dispositivos como tablets e celulares inteligentes.

    As vendas mundiais de PCs somaram 76,3 milhões de unidades no primeiro trimestre, num desempenho que ficou abaixo das expectativas da IDC de queda de 7,7 por cento no período. O recuo representou a quarta queda trimestral anual consecutiva.

    Segundo a empresa rival de pesquisa Gartner, as vendas do primeiro trimestre ficaram no menor nível desde meados de 2009. Segundo a empresa, o declínio foi de 11 por cento para o período.

    Tanto IDC quanto Gartner afirmaram que a queda nas vendas ocorreu diante de demanda cada vez mais fraca por netbooks, que foram ultrapassados pelos tablets na preferência dos usuários, e por gastos maiores dos consumidores em smartphones.

    "Os consumidores estão migrando o consumo de conteúdo de PCs para outros dispositivos conectados, como tablets e smartphones", afirmou Mikako Kitagawa, analista da Gartner. "Mesmo os mercados emergentes, onde a penetração de PCs é baixa, não devem ser uma área de forte crescimento para os fabricantes de computadores pessoais."

    Segundo a IDC, o novo sistema operacional Windows 8, da Microsoft, conteve potenciais compradores de PCs que consideram que não poderiam bancar computadores com telas sensíveis a toques, recurso que seria necessário para aproveitar todo o potencial da plataforma. A avaliação ocorreu apesar de o sistema poder ser executado em máquinas comuns, sem recursos de comandos por toques da mão do usuário na tela.

    "As pessoas acham que precisam ter o recurso do toque e quando olham para os preços das máquinas compatíveis acabam preferindo esperar", disse Bob O'Donnell, analistas da IDC.

    O'Donnell afirmou ainda que outros usuários simplesmente não se sentiram confortáveis com o novo Windows, que dispensou o familiar menu "Start" e que utiliza blocos coloridos para representar as aplicações.

    Versões novas do Windows normalmente impulsionam as vendas de PCs, mas a recepção morna dos compradores para o Windows 8 pode implicar uma queda ainda maior do mercado este ano, disse Jay Chou, analista sênior da unidade da IDC que acompanha as vendas de computadores pessoais.

    "Muitos usuários avaliaram que a nova versão causou um declínio na experiência tradicional do PC e ficaram sem obter muitos ganhos com os novos recursos, como a sensibilidade a toques na tela. O resultado é que muitos consumidores estão preocupados em migrar para o Windows 8, sem falar dos usuários corporativos que ainda estão chegando ao Windows 7", afirmou Chou.

    A Hewlett-Packard sofreu uma queda de 24 por cento nas vendas de PCs no trimestre e manteve por pouco o título de maior fabricante mundial, com participação de 15,7 por cento. A rival chinesa Lenovo manteve suas vendas estáveis e ficou perto da HP, com fatia global de 15,3 por cento. A Dell, Acer e Asustek sofreram quedas de dois dígitos em suas vendas.

    A Apple também não ficou imune, com algumas vendas de seus Macs sendo substituídas por iPads. As vendas de PCs da companhia nos EUA caíram 7,5 por cento no trimestre passado.

    IDG Now!: Windows 8 leva a culpa por queda "brutal" nas vendas de PCs


    Segundo analistas da IDC, mudanças do mais novo sistema da Microsoft deixaram consumidores receosos de comprarem novas máquinas.


    O Windows 8 tomou outra pancada nesta semana com a consultoria IDC culpando bastante o sitema pelos péssimos números do mercado de PCs no primeiro trimstre deste ano.

    Nesta quarta-feira, 10/4, a IDC e sua rival Gartner publicaram suas avaliações para as vendas de computadores nos três primeiros meses de 2013. A primeira “pintou” um cenário tenebroso, dizendo que a queda de 14%, em relação ao mesmo período do ano anterior, era a maior em quase duas décadas acompanhando o mercado.

    Já a Gartner determinou uma diminuição global de 11%.

    Apesar de a queda ser esperada – a IDC, por exemplo, tinha previsto uma diminuição de 8% na comparação ano a ano – os números de ontem mostraram um analista quase sem palavras para justificá-los. “É brutal. Esses números são desastrosos. Demais”, afirmou o analista da IDC, Bob O’Donnell.

    O’Donnell foi um dos analistas da IDC que culparam o Windows 8 pela queda sem precedentes na venda de PCs durante o trimestre. “Não apenas o Windows 8 não ajudou, como realmente afetou negativamente as vendas de computadores”, disse em uma entrevista.

    Em uma declaração que acompanhou a avaliação da IDC, O’Donnell listou alguns traços confusos e agora familiares que fizeram os consumidores ficarem longe de novos PCs, incluindo o movimento para a interface “moderna” baseada em tiles, a retirada do botão Iniciar e do menu da interface clássica do desktop; e a estratégia “touch-first” adotada pela Microsoft.

    “Os custos associados com os PCs touch tornaram os computadores uma alternativa menos atraente aos tablets dedicados e outros aparelhos concorrentes”, disse O’Donnell no documento. “A Microsoft terá de tomar algumas decisões bastante duras para frente se quiserem ajudar a revigorar o mercado de PCs.”

    Outro analista da IDC, Jay Chou, também culpou o Windows 8 por contribuir com a queda das vendas de PCs. “Os usuários estão achando que o Windows 8 oferece uma experiência comprometida que não se destaca nem como uma nova interface móvel ou como uma interface clássica de desktop”, afirma. “O resultado é que muitos consumidores estão preocupados sobre fazer o upgrade para o Windows 8.”

    Já o analista da IDC, David Daoud acha que o Windows 8 é apenas um de vários fatores que diminuíram as vendas de computadores. “Essa foi uma tempestade perfeita, e o Windows foi apenas um problema entre vários.”

    Daoud listou vários outros fatores que teriam contribuído para a situação, incluindo uma saturação geral dos PCs, especialmente em países desenvolvidos como os EUA; o fato de que os computadores comprados em 2008 ou 2009 continuam “bons o bastante” para o que os consumidores querem de um desktop ou laptop; e em algumas partes do mundo, condições ruins da economia.

    Mas assim como seus colegas, Daoud concorda que a falta de aceitação do Windows 8 teve seu papel. “Há uma desconexão entre o que o sistema quer fazer e o que o usuário final enxerga”, diz, em referência aos recursos touch do Windows 8 e aos preços mais altos desses computadores.

    INFO: Cuba cria regulamento para organizar uso da rede


    Homem usa internet: Cuba culpa o bloqueio dos
    Estados Unidos à ilha desde 1962 pelos problemas
    de sua conexão à internet.

    Havana - O Ministério de Comunicações de Cuba aprovou um regulamento para os nomes de domínio usados na internet, com o objetivo de "organizar" a gestão do país na rede.

    O regulamento, publicado nesta quinta-feira no site da "Gazeta Oficial", estabelece um sistema de "ordenamento" e planos para a "atribuição e registro dos nomes de domínio" de todos os órgãos estatais e da Administração Central do Estado.

    O processo será supervisionado pela Agência de Controle e Supervisão do Ministério e seu objetivo é que o sistema de nomes de domínio de Cuba constitua um serviço "distribuído, hierárquico e escalável com controle descentralizado".

    O documento explica que Cuba "foi criando condições necessárias para adequar, coordenar e regular as políticas que regem a internet" e o correto funcionamento das redes "é importante para o desenvolvimento econômico e social do país".

    Em janeiro, o Governo cubano anunciou que o cabo submarino de fibra óptica que chegou à ilha em 2011 para melhorar sua conexão à internet está em operação desde 2012 e eram realizadas "prova de tráficos" na rede

    Nessa mesma informação, o Governo disse que a operabilidade do cabo não representaria um crescimento automático de "possibilidades de acesso" à internet no país.

    Cuba culpa o bloqueio dos Estados Unidos à ilha desde 1962 pelos problemas de sua conexão à internet, porque essa política obriga o país a entrar na rede mediante a um link por satélite que faz a conexão ficar lenta e cara.

    O projeto do cabo submarino, em conjunto com a Venezuela, foi desenvolvido como uma alternativa para essa situação e prevê que possa multiplicar por 3 mil a capacidade de conexão à internet de Cuba.

    O Governo cubano insistiu em sua "vontade política" de estender o acesso "social" à internet, principalmente em escolas e instituições estatais.