segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

R7: - Tecnologia e Ciência - Brasil se torna o quarto país mais popular no Facebook



 O Brasil ocupa atualmente a quarta posição entre os países com maior quantidade de usuários na rede social Facebook, segundo o serviço de estatísticas Socialbakers.

O país superou a marca de 35,1 milhões de usuários do Facebook, atrás apenas da Índia (41,3 milhões), Indonésia (41,7 milhões) e Estados Unidos (157,4 milhões).

Há três meses, o Brasil era o oitavo colocado no ranking de usuários feito pelo Socialbakers e, nesse período, o país ganhou 7,2 milhões de usuários.

De acordo com o levantamento, a penetração do Facebook no Brasil atinge 17,48% da população e 46,30% dos internautas.

A maior parte dos usuários do Facebook no Brasil está no grupo de pessoas que têm entre 18 e 24 anos de idade (32% dos usuários). Nos últimos três meses, esse grupo foi o que apresentou maior crescimento em quantidade de usuários. A segunda faixa etária que tem mais usuários é composta por pessoas de 25 a 34 anos de idade (29% dos usuários).

Entre todos os brasileiros que estão no Facebook, 54% são mulheres e 46% homens.

São Paulo é a cidade brasileira mais popular na rede social, com pouco mais de 4 milhões de usuários. O Rio de Janeiro é a segunda colocada (1,4 milhão). Curitiba (421 mil) e Goiânia (239 mil) estão na terceira e quarta colocação, respectivamente.

A capital paulista é a 15ª cidade do mundo com maior quantidade de usuários da rede social. A liderança pertence a Jacarta, na Indonésia, com 17,4 milhões.

2012 promete ser o ano do Big Data - Gestão - COMPUTERWORLD

COMPUTERWORLD - Gestão: 2012 promete ser o ano do Big Data

Segundo os analistas, as companhias serão mais pressionadas a encontrar soluções para gerenciar a montanha de informações.

Por Computerworld (Portugal)


O crescimento exponencial dos dados dentro das empresas está criando um novo cenário para 2012. Segundo os analistas, as companhias serão mais pressionadas a encontrar uma solução para dominar o volume de informações que aumenta a cada segundo, principalmente com o avanço das mídias sociais e dos conteúdos multimídia.

O fenômeno Big Data levanta questões importantes que precisam ser resolvidas com urgência para evitar atrasos para as organizações, dizem os especialistas.
Eles afirmam que o próximo ano é definido como uma grande oportunidade para as empresas se integrarem neste ambiente novo.

O termo Big data é usado para denominar o crescimento exponencial dos dados que as empresas precisam ou podem tratar para extrair informação útil. O maior desafio é a análise de dados não estruturados.

O conceito dá um peso grande ao volume de informações que precisa ser administrado e que os departamentos de TI terão de se concentrar para resolver essa questão. Eles terão de classificar dados importantes para os negócios e estabelecer meios para acesso.

Os analistas do Gartner alertam que esse trabalho implicará um investimento maciço nos próximos dois ou três anos. Servirá sobretudo para resolver outros problemas como a melhoria da infraestruturas de TI, que pode não estar preparada para esse fenômeno.

Mas 2012 será um ano decisivo na evolução para um novo ambiente por muitas outras razões. O volume de informação digital crescer no mundo inteiro a uma taxa anual de 59%.

É um aumento baseado no crescimento das transações e outros tipos de dados mais tradicionais, mas também na emergência de novos tipos de dados, especialmente de multimídia e de streaming. O elevado volume de dados poderá causar problemas de armazenamento.

Mas a diversidade de dados também leva a problemas sobre a sua análise. O Gartner afirma que os líderes de TI sempre tiveram problemas em administrar grandes volumes de informação transacionais.

Contudo, hoje há cada vez mais informação para analisar, principalmente produzidas pelas mídias sociais e pelos dispositivos móveis. As dificuldades de análise aumentam com a adição de dados não estruturados como e-mail, vídeo e imagens.

COMPUTERWORLD - Tecnologia: 10 ferramentas para usuários avançados de cloud computing


Armazenar dados na nuvem pode ser uma ótima estratégia para a empresa. Trata-se de um modelo poderoso para os negócios.

Por JR Raphael, da Computerworld (US)



Cloud computing chegou para ficar. Algumas tecnologias podem ser usadas para aprimorar a experiência do modelo.
Para muitos, a nuvem mudou a forma de trabalhar . Graças a serviços como Gmail, Dropbox, Facebook e Instapaper, praticamente toda a nossa vida [fotos, documentos, contatos e muito mais] estão no mundo on-line. Portanto, é hora de assumir o controle desse novo universo, não acha?

Pequenas ações podem transformar a nuvem em um lugar poderoso e personalizado. Tudo o que você precisa é de alguns add-ons e outras ferramentas para desfrutar do potencial dos serviços mais populares da web.

Abaixo, veja dez ferramentas essenciais que vão ajudá-lo a tirar o máximo proveito da experiência em nuvem. São soluções que podem ser usadas no computador, por meio de um navegador ou a partir de um software instalado na máquina. Algumas das plataformas podem ser usadas em dispositivos móveis também.

Antes de conhecer cada uma das plataformas, tenha em mente que elas exigem um certo nível de acesso aos seus dados. Certifique-se de rever as permissões listadas para cada aplicação e usá-las somente se você e/ou a empresa estão confortáveis com o nível de acesso de que necessita da ferramenta.

Cloud Save

Ao navegar na web e ver algo que você quer guardar para ler mais tarde, a nuvem pode ser uma boa alternativa. Como acontece em muitos serviços, você primeiro tem de salvar um arquivo em seu computador, em seguida, movê-lo para o serviço de armazenamento em nuvem. Essa etapa extra é eliminada com o Cloud Save, uma extensão gratuita do navegador Google Chrome.

A plataforma integra uma série de serviços baseados em nuvem no navegador para acesso rápido e fácil. Tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse em qualquer link ou imagem, em qualquer lugar na web, e encontrar a opção "Cloud Save" no menu. De lá, você escolhe o serviço de sua escolha, e pronto. O arquivo é enviado para a nuvem.

O Cloud Save suporta Dropbox, Google Docs, Box.net, Amazon Cloud Drive, Windows Live SkyDrive, SugarSync, Facebook, Picasa, Flickr e vários outros serviços.

Syncdocs

Se a sincronização completa entre o Google Docs e o PC é o que você está buscando, o Syncdocs é a ferramenta de que você precisa. A solução nativamente integra o Google Docs para o Windows 7, Vista ou XP, mantendo uma pasta de processamento de texto do computador continuamente sincronizada com sua conta do Google Docs.

O ponto forte do Syncdocs é que ele é transparente. Assim, uma vez que você o instala no PC, nunca terá de fazê-lo novamente. O programa é executado em segundo plano, de imediato, empurrando as alterações feitas no sistema local para o Google Docs e vice-versa. Você pode até mesmo colaborar em tempo real com outros usuários do Google Docs enquanto trabalha no programa de processamento de texto do PC.

O Syncdocs pode sincronizar qualquer tipo de arquivo. A única limitação é a quantidade de espaço de armazenamento disponível na conta do Google Docs. Por padrão, as contas pessoais do Google vêm com 1GB de armazenamento para arquivos que não estão no formato do Google Docs, com espaço adicional disponível para compra. Os arquivos que estão no formato do Google Docs não contam no limite de armazenamento.

O Syncdocs manterá até 250 arquivos sincronizados de forma gratuita. Para a experiência completa, vale investir 20 dólares ao ano.

IFTTT

Não deixe que o nome estranho assuste você. IFTTT é a abreviação de "If This, Then That". Trata-se de uma ferramenta robusta que pode adicionar camadas de automação para a nuvem. Assim como um serviço web browser e agnóstico de sistema operacional, ele se conecta diretamente a outros serviços baseados na internet e interage com eles.

No IFTTT você pode, por exemplo, informar monitorar sua página do Facebook e automaticamente pedir para o sistema fazer o upload de fotos marcadas para o Dropbox. Você pode configurá-lo para salvar automaticamente materiais de interesse do Google Reader para o Instapaper ou o Evernote. Você poderá até mesmo instruir o serviço a pegar qualquer foto que enviar para o Facebook e mandá-la automaticamente para o Picasa.

Atualmente, o IFTTT suporta cerca de 12 diferentes serviços, incluindo Dropbox, Facebook, Gmail, Google Calendar, Google Reader, Google Talk, Instagram, Instapaper e Twitter. Ele também tem suporte para telefone e interações SMS, o que lhe permite, por exemplo, receber uma mensagem de texto quando seu chefe lhe envia uma mensagem instantânea.

As possibilidades com essa ferramenta são praticamente infinitas – e o melhor de tudo, é totalmente gratuito.

Gmail Offline

Manter sua vida pessoal ou profissional na nuvem é bom, você sabe. Exceto quando a nuvem não está lá. Por isso, a Google criou uma forma de acessar a caixa de entrada off-line. Clique em Gmail Offline para verificar.

Gmail off-line é uma simples extensão do navegador Chrome. Uma vez instalado, você executa o utilitário uma vez para inicializá-lo, e é isso. Você pode, então, ler mensagens, gerenciar sua caixa de entrada e compor novas mensagens sem uma conexão de internet ativa. A versão gratuita irá sincronizar automaticamente as alterações na próxima vez que estiver on-line.

A Google agora oferece capacidades off-line para o Google Docs e Calendar, bem como os serviços. No entanto, devem ser ativados separadamente. Basta clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela em cada serviço e procurar o link para configurar o acesso off-line.

Gladinet Cloud Desktop

O Gladinet, aplicativo do Windows, permite mapear uma ampla gama de serviços de armazenamento em nuvem como unidades locais, dando-lhe acesso baseado em PC para todos os seus arquivos e informações.

Além disso, suporta a maioria dos serviços de nuvem: Amazon Cloud Drive, Box.net, Google Docs, Picasa, Windows Live SkyDrive e assim por diante. A edição gratuita permite configurar qualquer número de serviços.

Se você deseja executar funções mais avançadas, como a utilização de um serviço de armazenamento em nuvem para sincronizar uma pasta local de vários PCs, terá de desembolsar 50 dólares para comprar a edição profissional do Gladinet.

Checker Plus for Google Calendar

Trata-se de uma extensão gratuita do Chrome. A ferramenta possui integração com o Google Calendar, mesmo quando você não abre uma janela do navegador. O aplicativo libera um ícone personalizável ao lado da barra de endereços do Chrome. O ícone mostra uma lista dos próximos compromissos; clicando sobre ele traz uma visão interativa da agenda, o que lhe permite ler e gerenciar eventos, sem sair da página web que está navegando.

A ferramenta emite lembretes de eventos personalizados que aparecem na área de trabalho. Ele também pode ler os detalhes do evento. E o aplicativo faz a adição de novos eventos num piscar de olhos. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer e-mail ou texto destacado de uma página web e copiar as informações diretamente para o calendário a partir de lá. Você também pode adicionar eventos a partir da barra de endereços do Chrome, digitando ou falando em voz alta os detalhes.

Boomerang

Um add-on para Gmail. Permite escrever mensagens com antecedência e programá-las para serem enviadas em horários específicos. Ele pode ainda monitorar as mensagens enviadas e lembrá-lo para acompanhamento se você não receber uma resposta após um determinado período de dias.

O Boomerang integra diretamente no Gmail por meio de uma extensão do Firefox ou do Chrome. É possível acessá-lo por meio do site do Boomerang. O serviço é gratuito, mas depois de um mês, poderá executar somente dez ações por mês nenhum acesso móvel é permitido a menos que você faça uma assinatura, que varia de 5 dólares por mês ou 50 dólares ao ano.

CompanionLink

Não importa o quanto você goste do Gmail e do Google Calendar, às vezes você precisa de uma ferramenta de desktop como o Outlook ou o Lotus Notes. É aí que entra o CompanionLink, software que mantém o aplicativo de sua escolha em sincronia com o Google. Com isso, permite visualizar, editar e adicionar informações do desktop.

A sincronização do CompanionLink com o Google-Outlook custa 50 dólares, o Google-Lotus Notes é executado por 80 dólares. A empresa oferece uma variedade de outras opções de sincronização, incluindo um software que trabalha com serviços como GroupWise, Zoho e Salesforce. Para servidor de correio, oferece opções de produtos para se conectar com Windows Live, além do Google. CompanionLink está disponível para o Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Suporte para Mac deve ser lançado em breve.

Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop, ainda em beta, permite acessar e controlar qualquer PC remotamente, a partir do browser. Tudo o que você precisa é a extensão Chrome; nenhum software adicional é necessário. Isso significa que o serviço funciona em praticamente qualquer sistema operacional: Windows, Mac, Linux ou mesmo Chrome OS.

O Chrome Remote Desktop atualmente requer que alguém aceite o início de uma nova sessão manualmente em ambos os lados. Assim, é voltado principalmente para solução de problemas no computador de outra pessoa, uma mão na roda do help desk. A Google diz que planeja expandir o Chrome Remote Desktop para permitir acesso remoto sem presença física, o que deve tornar a ferramenta ainda mais útil.

Anesidora

Amplie sua experiência de nuvem com o Anesidora, extensão do Chrome para o Pandora, serviço de streaming de música. A ferramenta possibilita uma experiência completa no Pandora sem a necessidade de manter um guia do serviço aberto no navegador.

A extensão funciona ao adicionar um ícone na barra de ferramentas do Chrome. A primeira vez que você usá-lo, precisa entrar com as credenciais do Pandora. Depois que, ao clicar no ícone, instantaneamente aparecerá um painel de controle completo do serviço. O painel fica visível em qualquer página na web. Assim, nunca será preciso interromper o fluxo de trabalho para navegar em outros sites.

O Anesidora permite que fazer tudo o que o Pandora faz: escolher estações, pausar e pular músicas, por exemplo.

Convergência Digital - Cloud Computing - Computação na nuvem: Muito longe de ser uma 'bolha de mercado'


:: Fábio Barros :: 02/01/2012


A computação em nuvem chegou para ficar e, ao que tudo indica, deve manter o ritmo de adoção e crescimento ao longo deste ano. A aceleração no ritmo de adoção já havia sido indicada em setembro, quando a Accenture e a IDC divulgaram a terceira edição do estudo “Brazil Infrastructure Maturity X-Ray”.

Na época, a pesquisa indicou que a adoção de cloud havia subido de 27% em 2010 para 37% este ano. Na mesma medida, o percentual de empresas que estavam avaliando ou planejando o uso de soluções em nuvem caiu de 73% em 2010 para 63% este ano. Sobre a utilização, o estudo detectou a seguinte divisão: 28% das empresas já adotaram o uso de nuvens privadas; as nuvens públicas são utilizadas por 6%; e o uso de ambos foi assumido por 3% das companhias.

E outros estudos indicam que estes números devem ser maiores em 2012. “A hora da computação em nuvem é agora”, sustenta Frank Meylan, sócio de management consulting da KPMG no Brasil. Um outro estudo realizado pela consultoria mostra que a adoção de cloud está na rota de prioridade dos CIOs para 2012.

A pesquisa global da KPMG – realizada com representantes de organizações que usarão a tecnologia da computação em nuvem, bem como com as empresas que prestarão serviços neste segmento – mostra que 76% citaram os fatores econômicos como um importante estímulo para a adoção desse tipo de tecnologia.

Os executivos cujas empresas utilizariam uma estratégia de computação em nuvem concordam que haverá um aumento significativo nos custos em 2012. De acordo com a pesquisa da KPMG, 17% afirmam que os gastos com a tecnologia em nuvem seriam superiores a 20% do orçamento total de TI em 2012.

Dos executivos de TI das empresas em que foi ou será adotada a computação em nuvem, 50% consideram que a segurança é o desafio ou a preocupação mais importante, em comparação com 42% dos executivos das unidades de negócios. Por outro lado, 51% dos integrantes da comunidade provedora da tecnologia em nuvem declaram que a segurança está no topo de suas listas.

Com toda esta disposição, o mercado global de cloud computing deve passar de US$ 12,3 bilhões em 2009 para US$ 42 bilhões em 2014, com crescimento médio anual de 27,7%. A previsão do Instituto da Indústria da Informação (III) de Taiwan indica uma taxa de crescimento cinco vezes maior que a projetada para o mercado de TI tradicional, que é de 5%.

A boa notícia é que estes números não devem representar uma bolha no mercado de cloud. Isso porque, de acordo com os especialistas, cloud computing é considerada uma opção interessante para os aplicativos de TI dentro das corporações.

A maior atenção dedicada à cloud privada, o interesse da TI pelo tema e a promoção de serviços de cloud pelas empresas de software, somados ao uso da tecnologia de cloud em dispositivos de uso final contribuem para a popularidade da computação em nuvem, que não deve parara de crescer tão cedo.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia: Estado lança ferramenta para discutir gestão pública




Fomentar a discussão sobre gestão pública e oferecer informações sobre o tema. Este é o foco do blog Gestão em Debate , iniciativa implementada pela Secretaria da Administração (Saeb).

O canal de comunicação, já disponível na rede, conta com a participação de gestores e servidores da secretaria, sendo voltado não só para este público, mas também para todos aqueles que se interessem pelo assunto.

A página do Gestão em Debate organiza todas as informações – matérias, artigos, vídeos e entrevistas – em seções. Na aba ‘Com a palavra’, estão reunidos artigos assinados por gestores e autoridades na área de gestão pública no âmbito do Estado. Já o espaço ‘Novidades’ traz notícias de iniciativas estaduais do segmento. As informações são complementadas com a seção ‘Clipping’, que reúne matérias locais e nacionais, com suporte da seção ‘Mundo’.

O blog ainda traz links de parceiros, como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Ministério do Planejamento (Mpog).

Artigo recentemente publicado no blog, intitulado Reflexões sobre os Condicionantes da Inovação no Setor Público, de autoria do chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes, defende a importância de discutir temas e ações voltados ao desenvolvimento e melhoria da máquina pública.

“Políticas de inovação no setor público são essenciais para que o governo enfrente a complexidade dos seus enormes desafios, tais como os temas que envolvem meio ambiente, pobreza, emprego, educação, saúde. Isso posto, surge então uma questão essencial: como construir um ambiente favorável para que o processo inovativo se materialize?”, questiona Góes.

O próprio chefe de gabinete responde, declarando que “quanto maior a participação social, melhor será para a adoção de práticas criativas e inovadoras”, sempre tendo em vista a participação motivada dos servidores e valorização dos recursos humanos. Tendo isso em vista, o Gestão em Debate vem a ser um ambiente virtual para reflexão e troca de ideias e aguarda a contribuição de todos os servidores.

G1 - Pesquisadores demonstram falha em segurança de rede sem fio WPS - notícias em Tecnologia e Games



30/12/2011 17h20 - Atualizado em 30/12/2011 17h20

Senha numérica do Wi-Fi Protected Setup pode ser adivinhada. Governo dos Estados Unidos sugere que recurso seja desativado.

O próprio roteador pode indicar quantas pessoas estão conectadas em uma rede Wi-Fi+ (Foto: Divulgação)
Protocolo WPS foi desenvolvido para a configuração
de uma rede segura (Foto: Divulgação)
O pesquisador Stefan Viehböck publicou um artigo detalhando uma brecha no protocolo de segurança Wi-Fi Protected Setup (WPS) . O WPS permite a configuração facilitada da rede sem fio: basta apertar um botão no roteador ou digitar uma senha numérica (PIN) de até oito dígitos. De acordo com Viehböck, esses números podem ser facilmente adivinhados.
Existem dois problemas. O primeiro é que quando um computador tenta utilizar um código PIN errado, o roteador da conexão sem fio envia uma resposta conhecida como “EAP-NACK”. A partir dessa resposta, é possível saber se os primeiros quatro dígitos, dos oito, estão corretos. Dois quatro dígitos finais, um deles é um dígito verificador, que pode ser calculado, restando apenas três para serem adivinhados. Apenas 11 mil tentativas são necessárias para descobrir o código.
O segundo problema é que os roteadores não limitam o número de tentativas erradas de um código PIN. Por esse motivo, um atacante pode ficar tentando códigos até acertar.
A partir da falha, um atacante não precisa descobrir a senha WPA ou WPA2 usada pelo roteador, que seria uma tarefa muito mais complicada – uma senha de apenas três caracteres usando somente letras minúsculas já necessitaria até 17 mil tentativas. A brecha pode ser utilizada por um atacante mesmo que o usuário não pressione o botão no roteador, porque a função vulnerável foi criada para um “registro externo” de conexão.
O US-CERT, órgão do governo norte-americano, divulgou um alerta sugerindo a desativação do WPS e observa que roteadores sem fio de qualquer marca estão vulneráveis, porque não existe outro meio de minimizar o impacto da falha. Para desativar o WPS é preciso acessar o painel de controle do roteador.
Outro pesquisador em segurança, Craig Heffner, fez a mesma descoberta de Viehböck. Heffner já divulgou uma ferramenta chamada Reaver para quebrar o PIN do WPS. Segundo ele, a ferramenta deve conseguir quebrar a senha de acesso em menos de dez horas e funciona em praticamente todos os modelos de roteadores.
Configuração de rede em Wi-Fi Protected Setup ou Manual em um painel da fabricante Linksys, da Cisco. É preciso desativar o WPS para se proteger da falha (Foto: Reprodução)
Configuração de rede em Wi-Fi Protected Setup ou Manual em um painel da fabricante Linksys, da Cisco. É preciso desativar o WPS para se proteger da falha (Foto: Reprodução)

G1 - Espanha aprova lei contra o download de conteúdo protegido - notícias em Tecnologia e Games

G1 - notícias em Tecnologia e Games:
Espanha aprova lei contra o download de conteúdo protegido
Norma prevê o fechamento de sites que ofereçam material sem autorização.

Procedimento não se volta contra usuários e, sim, provedores de serviço.

O novo governo espanhol aprovou na sexta-feira (30) uma nova norma para lutar contra o download de conteúdo protegido por direitos autorais, informou a vice-presidente da Espanha , que anunciou também o fim da taxa de direitos digitais.
A nova norma, que o governo socialista precedente decidiu não implementar devido à forte oposição na internet, colocará em vigor a lei Sinde, que tem o nome da ministra da Cultura do governo anterior e prevê o fechamento de sites de troca de arquivos na web que oferecem material protegido por direitos autorais sem autorização.
"Só agiremos, com a devida proteção judicial, contra aqueles que lucram indevidamente com os direitos... contra aqueles que fazem negócios", disse Soraya Sáenz de Santamaría, em entrevista coletiva posterior à segunda reunião do novo gabinete da Espanha.
Assim, o procedimento estabelecido pelo novo código não se volta contra os usuários, mas sim contra os prestadores de serviço de informação que violem direitos de propriedade intelectual, seja pela oferta de conteúdo ilegal ou oferecendo serviços de intermediação.
A cultura responde por 4% do PIB espanhol (e já chegou a responder por 5%). Segundo a Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales (EGEDA), no país são vendidos 100 milhões de ingressos de cinema e baixados 400 milhões de filmes a cada ano. Em 2010, a venda de discos caiu 21% ante o ano anterior, de acordo com dados oficiais.
Os Estados Unidos, país que abriga grandes produtores de filmes e música, elogiaram a nova norma como passo importante na luta contra o download ilegal.
Sáenz de Santamaría também anunciou o fim da taxa digital paga sobre cópias privadas de conteúdo e sua substituição por outro sistema de remuneração que será definido por decreto em breve. Ela afirmou que, com essas medidas, a Espanha adota os "padrões internacionais de luta contra a pirataria".