terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia - Jovens de Salvador vão ser selecionados para curso gratuito de informática —

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da BahiaJovens de Salvador vão ser selecionados para curso gratuito de informática  
Jovens do ensino médio de escolas públicas de Salvador vão participar, nesta quarta-feira (14), da primeira etapa do processo de seleção para os cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Proaj (Programa de Aprendizado Jovem), uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Governo do Estado da Bahia. Devido ao volume de inscrições, o processo foi segmentado em duas aulas públicas, das 8 às 12h e das 14 às 18h, seguidas de provas escritas no auditório da Faculdade Estácio, no Stiep.
Só poderão participar alunos que se inscreveram na primeira etapa do programa, que visa capacitar cerca de 10 mil jovens de escolas públicas da Bahia em quatro anos. O resultado da seleção sai até janeiro de 2012 e nessa etapa serão classificados 240 dos 600 alunos que devem fazer as provas.
Antes da aula pública, a diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação da Secti, Jurema Valença, representando o secretário Paulo Câmera, vai explicar como funciona o programa e tirar dúvidas dos estudantes.
O curso está dividido em dois módulos: um básico e outro profissionalizante. Depois do curso básico, com carga horária de 180 horas, os alunos vão participar de módulos profissionalizantes com 412 horas e ao final todos receberão certificados. Essa é a primeira vez que são realizados cursos nesse formato e a intenção da Secti é aumentar o número de profissionais capacitados em Tecnologia da Informação e Comunicação para o mercado baiano.
O secretário Paulo Câmera aposta nessa iniciativa, por acreditar no potencial de empregabilidade do setor. De acordo com pesquisa realizada este ano, pela Associação Brasileira de Empresas de TI, sobraram 92 mil vagas na área no país. A pesquisa aponta ainda que este número pode dobrar até 2013. A Secti vai atuar em várias frentes para fortalecer o setor no Estado.
“Vamos capacitar jovens através Proaj, que tem o foco particular em TIC, além de incentivar a pesquisa com a instalação do Parque Tecnológico da Bahia, que tem o setor como uma de suas áreas prioritárias de atuação”, disse o secretário.

PC WORLD - Notícias - Intel e Petrobras inauguram no RJ o "Posto do Futuro"

PC WORLD : - Notícias - Intel e Petrobras inauguram no RJ o "Posto do Futuro"
Posto é um protótipo de alta tecnologia e sustentabilidade. Cisco também participa do projeto.

O conceito do Posto do Futuro Petrobras, inaugurado hoje na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é resultado da parceria entre a Petrobras Distribuidora (BR) e a Intel. O trabalho conjunto envolveu tecnologias emergentes de interatividade com o consumidor, que possibilitam customizar o atendimento em todas as frentes do posto, desde o abastecimento a loja de conveniência e outros serviços. Essas características credenciam a iniciativa como a primeira dessa categoria no mundo.
A busca constante pela inovação aproximou as empresas. De acordo com o presidente da BR, José Lima de Andrade Neto, "o Posto do Futuro é um desdobramento natural da vocação por inovação da distribuidora. A tecnologia de ponta aplicada nesse posto sinaliza para onde vai o mercado e é onde estaremos."
Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, destaca o fato de o Posto do Futuro ter sido totalmente desenvolvido no Brasil. "É um modelo para a indústria em todo o mundo e um exemplo da criatividade brasileira na aplicação de tecnologias de última geração."
A integração foi o ponto-chave do projeto, na avaliação de Max Leite, diretor de Inovação da Intel Brasil. "Trabalhamos na criação de uma solução específica, o software Posto do Futuro. Ele é o responsável pela integração de todas as tecnologias, portanto, o maior desafio", diz, destacando que trata-se de um sistema aberto, que nasceu com o objetivo de facilitar a interoperabilidade na plataforma, possibilitando a participação de variados parceiros. Além disso, é um conjunto de tecnologias que abriga processadores de baixo consumo de energia (Intel Atom) e também os de alto desempenho da segunda geração da família Core.
"A expansão da plataforma criada com a integração de recursos de outras empresas irá aprimorar os recursos e enriquecer os benefícios para os clientes do posto", afirma Leite. Fazem parte do portfólio de parceiros empresas como Cisco, Idea Labs, Engeset , Multiway e General Electric (GE). Esta última com equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.
A Cisco participa da inovação do posto com o Cisco Cius, dispositivo portátil de comunicação e colaboração, em formato de tablete, com aplicativos específicos para a marca BR, que permitirão aos usuários do posto envolvimento com todos os serviços.
Os consumidores poderão conversar em tempo real com especialistas da BR, por meio de videoconferência em alta definição e será possível tirar dúvidas sobre rotinas de manutenção, como troca de óleo de seus veículos ou mesmo obter informação sobre outros serviços de manutenção oferecidos.
Quem tem cartão fidelidade BR também vai poder utilizá-lo no tablet Cisco e obter informações sobre o catálogo de produtos e as promoções mensais das lojas BR Mania, o acesso a mapas de endereços específicos da cidade, entre outros serviços.
"A inclusão de dispositivos móveis nesse projeto reforça o pioneirismo da BR no País, proporcionando mais agilidade, segurança e qualidade de atendimento aos clientes", destaca Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil.
Além do Cius, o projeto da Cisco para o Posto do Futuro inclui também toda a infraestrutura de servidores, equipamentos wireless, roteadores e switches.
Rumo ao futuro
Foram 12 meses de dedicação de ambas as empresas, que resultaram em um ambiente em que todas as tecnologias se integram, proporcionando atividades e interações futuristas. Desde a sua chegada ao posto, o motorista pode selecionar o combustível no painel localizado na entrada e seguir a cor marcada no chão, ou sinalização em led (a noite), que o levará à bomba escolhida.
Ao estacionar para abastecer, uma tela ao lado da bomba de combustível mostra informações sobre o veículo, ou motorista, identificado por meio de câmeras com capacidade de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia. Isso é possível, pois as tecnologias estão integradas à base de dados do programa de fidelidade da Petrobras Distribuidora [que reúne mais de 7 mil postos de sereviços com a sua bandeira em todo o País], armazenada na nuvem da Petrobras. No cadastro, o motorista escolhe como deseja ser identificado , pelo automóvel, ou pelo nome.
Nada pretende ser desperdiçado nesse ambiente futurista. A água usada para a lavagem dos carros vem 80% das chuvas e é reciclada para ser reutilizada em variadas operações. Com isso, o posto terá 50% de redução no consumo. O mesmo acontece com a energia. Existe um aerogerador, capaz de captar a energia do vento e iluminar em situações de emergência e ainda o uso do chamado "telhado branco" e iluminação "zenital", de indução magnética e de leds. Esses procedimentos, somados, conduzem à economia de energia estimada em 50%.
Há ainda um sistema de energia solar usado para aquecer a água que lava os carros. "A água quente reduz o uso de detergentes químicos e soma-se ao mecanismo de jatos de água que elimina os tradicionais esfregões dessas máquinas, que geralmente riscam a pintura dos veículos", explica Paulo Da Luz, gerente de Tecnologia da Rede de Postos da Petrobras.
E não para por aqui. No "eletroposto", é possível carregar carros elétricos [usando a energia solar], que recebem 80% da carga em apenas três minutos, segundo Paulo. E ainda um banheiro hightech, totalmente autolimpante. "A cada uso, ele limpa sozinho o vaso sanitário, por meio de rotação , e pia, proporcionando um espaço agradável ao usuário."
Na loja de conveniência, mais atrações. As portas da geladeira são verdadeiros banners digitais, que podem promover os produtos que estão em seu interior. E para fechar com chave de ouro, existe um grande banner digital, que chamam de quiosque, totalmente interativo e sensível ao toque. Nele, é possível acessar serviços como traçar uma rota rodoviária para o lugar que deseja [em todo o País] e imprimir esse roteiro para facilitar na viagem. Esse material poderá ser enviado por e-mail ou até mesmo por SMS.
"Vamos desenvolver inúmeras aplicações para essa tecnologia. Tudo isso é apenas o começo. E muito da base de dados do programa de fidelidade da BR poderá gerar uma série de serviços, em linha com as expectativas dos clientes", informa Nelson Costa Cardoso, CIO da Petrobras Distribuidora.
O executivo diz que ao reconhecer a pessoa, essa tecnologia poderá proporcionar promoções personalizadas para esse cliente dentro do Posto do Futuro. O painel pode até reconhecer se a pessoa é do sexo feminino ou masculino e direcionar campanha específica para ela. "É um forte CRM. Mais moderno, integrado. CRM do futuro", finaliza.
A proposta do Posto do Futuro nos remete ao filme Minority Report, de Steven Spielberg [2002], que conta a história de um futuro em que a tecnologia interage de maneira intensa e personalizada com o cidadão, mexendo consideravelmente com o comportamento da sociedade. Era 2054. Quem viver, verá.

Olhar Digital: A Lei de Moore está chegando ao fim?

Olhar Digital: A Lei de Moore está chegando ao fim?:

Cientista afirma que, a partir de 2020, o conceito de duplicação do poder dos processadores a cada 18 meses deve acabar





A Lei de Moore é bastante conhecida no mundo da tecnologia. Criada em 1965 pelo então presidente da Intel, Gordon E. Moore, esse conceito sugere que o número de transistores em um processador dobraria a cada 18 a 24 meses ao mesmo custo. O padrão se mantém há anos, mas, segundo o cientista Michio Kaku, autor de diversos livros sobre física e futurologia, não deve se perpetuar por muito tempo. De acordo com o cientista, a famosa lei, que serve de parâmetro não somente para os computadores domésticos, mas para qualquer dispositivo digital, deve acabar em breve. A previsão é que a partir de 2020, a Lei de Moore não seja mais aplicável.


Em seu mais recente livro, "A Física do Futuro", Kaku afirma que os transistores serão tão pequenos que entrarão em colisão com as leis físicas. Um bit de informação se resumirá a um átomo, o que irá impor um limite físico ao desenvolvimento dos computadores.


Com isso, Kaku acredita que o Vale do Silício, região da Califórnia (Estados Unidos) onde se concentram as maiores empresas de tecnologia, poderá entrar em colapso. O motivo é simples: sem a Lei de Moore, não haverá nada que impulsione o aumento no poder de processamento na computação e, consequentemente, não haverá interesse do consumidor em adquirir novos produtos.


Esses argumentos apresentados pelo cientista não são exatamente novos e já foram discutidos até mesmo pelo próprio criador do conceito, em 2005. Outro pesquisador da área de concepção de computadores da IBM, Carl Anderson, também sugeriu que a Lei de Moore teria um breve fim. No entanto, Anderson acredita que o fim da lei deve ocorrer por outros motivos. Ele destaca que os engenheiros, atualmente, desenvolvem sistemas que exigem cada vez menos recursos do processador e que os custos para pesquisas de novos processadores estão cada vez mais altos.


De acordo com o pesquisador, três novas tecnologias - mais rápidas, sofisticadas e econômicas - de processadores emergentes também podem significar o término da Lei de Moore. São elas: os chips com conexões ópticas; os processadores 3D (com circuitos tridimensionais empilhados uns em cima dos outros); e os processadores com sistemas aceleradores.


O outro lado da moeda


Se para alguns a Lei de Moore deve acabar, para outros, como o professor de engenharia da Universidade de Stanford, Jonathan Koomey, o conceito de Gordon poderia ser ampliado. A nova máxima aposta que o consumo de bateria irá diminuir com o tempo, mas a eficiência no desempenho deve continuar crescendo.


De acordo com o site Technology Review, a teoria de Koomey se baseia nos aparelhos móveis como tablets e smartphones. Mesmo menores em tamanho, os equipamentos continuam recebendo melhorias em desempenho. O professor acredita que as atualizações não teriam limites e dependeriam, exclusivamente, da inteligência humana. "A idéia é que com uma carga fixa na computação, a quantidade de bateria que você precisa irá diminuir por duas vezes a cada ano e meio", comentou Jonathan Koomey.


No fim de 2010, a Intel levantou, por meio de análises e pesquisas, doze assuntos que iriam pautar o mercado de tecnologia no ano que vem. A companhia compartilhou um pouco da opinião de Koomey. "Inovações e técnicas de manufatura continuarão a desafiar os céticos que dizem que a Lei de Moore está morta. Isso significa que nos próximos anos, enquanto bilhões de novos dispositivos adquirem capacidade de computação e conectividade à Internet, eles terão melhor desempenho com mais características embarcadas no silício, ao mesmo tempo em que reduzirão dramaticamente o consumo de energia e ampliarão a duração da bateria", dizia a pesquisa.


Em maio deste ano, a Intel anunciou um avanço científico e uma inovação histórica, apresentando transistores chamados Tri-Gate, que serão adotados na tecnologia de produção dos próximos processadores. Para o CEO da companhia, esse marco vai muito além do acompanhamento do ritmo da Lei de Moore."Os benefícios da baixa voltagem e do baixo consumo de energia ampliam em muito o que normalmente vemos com a transição de um processo tecnológico para o próximo", concluiu o CEO.


O que você acha dessas especulações? Deixe sua opinião sobre a Lei de Moore e também sobre as novas leis que querem substituí-la, nos comentários abaixo!

G1 - Site registra endereços IP de quem baixou arquivos de forma ilegal - notícias em Tecnologia e Games

G1 - Site registra endereços IP de quem baixou arquivos de forma ilegal - notícias em Tecnologia e Games:


'Youhavedownloaded.com' examina registros públicos de torrents.
Autores dizem não ter um projeto comercial para a iniciativa.


O site Youhavedownloaded.com está buscando na internet os endereços de quem baixa arquivos ilegais por meio do protocolo ponto a ponto (P2P) BitTorrent. Os arquivos “.torrent”, quando abertos em um software compatível, direcionam o aplicativo para um “rastreador” que precisa informar ao programa o endereço de todos os outros internautas que estão baixando o mesmo arquivo. É assim que o You Have Downloaded coleta os dados.
Ao entrar no site, a página imediatamente apresenta quais arquivos já foram baixados com o endereço IP do visitante. Como em muitos casos o endereço IP é dinâmico – ou seja, troca a cada vez que o usuário reconecta –, os dados provavelmente estarão incorretos. Em outras palavras, o download mostrado foi provavelmente realizado por outra pessoa que usou o mesmo endereço.
No entanto, além de coletar o endereço e associá-lo ao arquivo baixado, o You Have Downloaded também registra a data e hora. Com isso, um endereço IP poderia, com o auxílio do provedor de acesso – normalmente mediante uma ordem judicial – levar ao internauta que baixou o arquivo. O banco de dados do site já registra 50 milhões de endereços IP que já baixaram algum arquivo por meio de BitTorrent.
O site permite fazer buscas pelo nome do arquivo ou pelo endereço IP. Segundo um dos criadores do site, o russo Suren Ter-Saakov, o software do site também é capaz de verificar o código identificador do protocolo DHT (Distributed Hash Table). O DHT é usado junto com os rastreadores de BitTorrent para encontrar usuários que estão baixando um mesmo arquivo. Ele permite identificar computadores diferentes que estejam usando um mesmo endereço, como no caso de uma empresa ou escola.
Ao site "KrebsOnSecurity", Suren Ter-Saakov afirmou que o site tem apenas o objetivo de mostrar aos internautas que as informações sobre os downloads estão disponíveis publicamente. Segundo ele, não há plano para usar o banco de dados do You Have Downloaded comercialmente. A infraestrutura do projeto custa menos de US$ 300 por mês.

G1- notícias em Tecnologia e Games Sky entra no mercado de banda larga com primeira rede 4G do país

G1  - notícias em Tecnologia e Games:  Sky entra no mercado de banda larga com primeira rede 4G do país

Serviço começa a ser oferecido no DF com tecnologia TD-LTE.
Valor da assinatura varia de R$ 79,90 a R$ 99,90.


A Sky anunciou nesta terça-feira (13) sua entrada no mercado de banda larga no Brasil, que vai ser feita com a oferta de acessos fixos de internet utilizando a tecnologia 4G (quarta geração). Com isso, a empresa se torna a primeira a oferecer esse tipo de conexão no país.
Para o serviço, a Sky vai utilizar a tecnologia conhecida como TD-LTE --padrão que está sendo promovido pela China Mobile, a maior do mundo em número de usuários--, que oferece a possibilidade de taxas mais altas de velocidade em transmissão de dados. O serviço começa a ser oferecido no Distrito Federal.
A partir do ano que vem, a empresa deve expandir o serviço para todas as 44 cidades onde possui licença para operar na faixa de 2,5 megahertz, entre elas Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Vitoria, Porto Velho, Presidente Prudente, Franca e Uberaba.
A Sky vai oferecer opções de pacote com 2 Mb e 4 Mb ao custo, respectivamente, de R$ 79,90 e R$ 99,90. Poderão compra-los tanto assinantes do serviço de TV da empresa quanto não assinantes.
O presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, disse que a velocidade contratada vai ser entregue aos clientes pela empresa. Atualmente, as operadoras que atuam no país se comprometem a entregar 10% da velocidade contratada.
Rocha informou que, no momento, a Sky não planeja investir no mercado de internet móvel. “Não estamos considerando fazer nenhuma oferta móvel no momento”, disse. Segundo ele, porém, a plataforma utilizada pela empresa permite que isso seja feito.