quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SECOM - BA: Campanha de verão da Embasa está nas redes sociais


Agora, também é possível acompanhar os personagens da campanha de verão da Embasa nas redes sociais. O Porteiro Entrão, a Doméstica Injuriada, a Mãe Visitante e o Lavador Brother estão no Facebook e no Youtube, mandando recados bem-humorados sobre economia de água. Siga todos os personagens na fanpage A ideia é essa, ou os encontre por meio do campo busca do Facebook.

Também está disponível o site especial, onde é possível ver os personagens de forma interativa, os vídeos e as dicas. Nesta época do ano, devido ao calor, o consumo aumenta, gerando desperdícios e gastos desnecessários. Acompanhe as dicas dos personagens e economize água no verão, a ideia é essa.

CORREIO: Pane em site da PF para agendamento de passaportes



Depois de sofrer uma série de panes entre 2010 e 2011, o agendamento de passaportes no site da Polícia Federal (PF) voltou a dar problemas nesta quarta-feira. A página ficou fora do ar a partir das 4 horas e só por volta das 17 horas o sistema começou a retornar, ainda intermitente. Às 20 horas, ainda não havia uma previsão oficial de quando a pane seria totalmente solucionada.

A PF não soube responder quantas pessoas solicitam passaporte diariamente no Brasil e, consequentemente, quantas foram afetadas pela falha desta quarta. Muitas reclamaram pelas redes sociais. “Não é só o site da @agenciapf que está fora do ar: quem vai a um posto requerer ou retirar passaporte encontra uma ‘queda de sistema’”, alertou Andre Rosa, no Twitter.

Segundo o órgão, o problema aconteceu por causa de uma “falha no hardware essencial” que fornece todo o sistema da PF - da emissão de passaportes ao e-mail dos servidores. Um back-up foi acionado logo que a pane começou. Mas, às 8 horas, o sistema reserva também apresentou problema - o que fez a empresa terceirizada que fornece tecnologia à PF ser acionada.

Só no fim da tarde, entre 17 horas e 19 horas, tanto a rede interna da polícia quanto o processo de emissão de passaportes começaram a funcionar progressivamente, de maneira lenta. Em alguns momentos, era possível entrar no formulário inicial para a solicitação do documento. Em outros, o clique no link Emissão de Passaporte no site (www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte) resultava em uma página de erro.

Histórico

O sistema de agendamento eletrônico existe desde 2007 - antes, o formulário, hoje preenchido online, era vendido em papelarias. Desde o início, porém, o sistema via internet já provocava transtornos. Em 2008, meses depois de inaugurado, ficou fora do ar por três dias e lento por mais de um mês, após uma mudança de empresa que fornecia a tecnologia. Em julho de 2010, uma nova troca de empresa reduziu em 30% a capacidade diária de atendimento nos postos da PF.

A espera para conseguir um passaporte chegou a um mês. Em setembro do mesmo ano, uma pane de três dias causou acúmulo de demanda e, até meados de 2011, a espera para obter um passaporte era de até três meses. Paulistanos chegavam a viajar para outra cidade para ter o documento mais rapidamente. A última pane ocorreu em setembro de 2011 e durou um dia.

Inscrições abertas para curso online sobre Direito do Consumidor



Cidadãos brasileiros que desejam ter a oportunidade de se tornarem consumidores mais conscientes e informados podem se inscrever nas novas turmas do Curso Virtual para o Jovem Consumidor promovido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). As inscrições vão até sexta-feira (18/01) e poderão ser feitas nos Procons de cada Estado.Na Bahia, os interessados em participar do Curso Virtual para o Jovem Consumidor devem se inscrever na sede do Procon-BA, localizado na Rua Carlos Gomes, nº 746, Centro. As inscrições na sede do Procon-BA ocorrem na Diretoria de Assuntos Especiais (DAE), no segundo andar, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Apesar do curso ser voltado para jovens, ele está disponível para consumidores de todas as idades. A inscrição é gratuita. Serão oferecidas mil vagas para o público em geral e as aulas serão realizadas, em ambiente virtual, de 1º/03 a 19/04. O curso é gratuito e tem carga horária de 60h/aula. Os módulos serão divididos por temas como: saúde e higiene, ensino particular, internet e redes sociais, educação financeira, consumo sustentável, entre outros.O acesso ao curso será por meio de login e senha, que serão encaminhados ao e-mail informado pelo aluno, que terá ainda o suporte de um tutor para orientação durante o período das aulas. Ao final, o participante receberá certificado de conclusão do curso. Com informações do Ministério da Justiça e Procon-BA.

IDG Now!: Teles só perdem para bancos no ranking de reclamações do Procon-SP



Mesmo com a suspensão da venda de chips no ano passado por não prestarem serviços de qualidade aos consumidores, operadoras continuam em destaque

Mesmo com a suspensão da venda de chips no ano passado por não prestarem serviços de qualidade aos consumidores, as teles continuam liderando o ranking de reclamações em órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com o levantamento do Procon-SP, as operadoras de telecomunicações e os bancos estão entre as organizações que mais geraram reclamações dos consumidores em 2012.

As prestadoras de serviços por assinatura e lojas de e-commerce também aparecem entre as dez que registraram mais queixas no ano passado.

O setor bancário registrou 35.012 atendimentos e ficou em primeiro lugar seguido do de telefonia móvel, com 28.332. Entre as empresas, o grupo Itaú/Unibanco foi o primeiro com 10.306 e em segundo ficou o grupo Vivo/Telefônica, com 9.683 queixas. 

A Claro ocupa o terceiro lugar com 7.403 queixas, seguida da TIM com 4.843 reclamações. Em sexto lugar vem o Santander, com 3.672 ocorrências e em sétimo a prestadora de TV por assinatura NET, com 3.440 queixas.

A loja de ecommerce B2W, ocupa o 9º lugar, com 2.603 reclamações, seguida da Oi com 2.591 ocorrências. 

Principais queixas 

Os maiores problemas enfrentados pelo consumidor, no caso do setor de telecomunicações estão relacionados ao não cumprimento dos pacotes ofertados, inoperância do serviço e, especialmente, dificuldade de cancelamento do serviço. 

O comércio eletrônico, que desde 2011 vem ganhando expressividade, em 2012 apresentou um crescimento acentuado de queixas relacionadas à oferta de produtos e serviços pelos sites de compras coletivas. 

Já fabricantes de produtos eletroeletrônicos, apesar de permanecerem entre as empresas mais demandadas, apresentam números bem inferiores aos registrados em anos anteriores.

O Procon-SP no ano passado solucionou 85% dos casos no 1º atendimento, quando envia carta ao fornecedor solicitando resolução do problema. Entre as empresas que menos solucionaram se destaca a Motorola, com 56,44% e 47,46% de casos não resolvidos. 

Para o diretor executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli, o grande problema das empresas listadas no ranking é a ineficiência do pós-venda. “As empresas precisam investir mais nestes serviços, buscando soluções aos problemas de forma fácil e rápida”.

O ranking online, que foi lançado pelo Procon-SP de forma inédita em março de 2012 e apresenta os dados de atendimentos acumulados do ano corrente atualizados diariamente, é uma ferramenta que o consumidor tem para ter acesso às empresas que mais geram demandas no órgão e também àquelas que menos resolvem estes problemas.

G1: Aplicativo alagoano para inclusão social concorre a prêmio internacional


O projeto de três jovens alagoanos, que permite incluir socialmente deficientes auditivos por meio de aplicativos para dispositivos móveis, deixou de ser somente uma ideia no papel e está indo longe. Literalmente.

No próximo dia 2 de fevereiro, os empresários criadores do aplicativo Hand Talk (mãos que falam, em tradução livre ao português) viajam para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde disputam a fase final do WSA-mobile, prêmio internacional promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), que acontecerá entre os dias 3 e 5 do mesmo mês.

 
Criadores do projeto de startup alagoana que é finalista 
em prêmio internacional.

Considerado o Oscar da tecnologia móvel, o WSA-mobile contempla e promove os projetos com melhores conteúdos e aplicativos on-line em diversas categorias. Entre os 435 projetos de 102 países inscritos gratuitamente no prêmio, o Hand Talk e o MyFunCity são os únicos representantes brasileiros na disputa.

De acordo com o diretor executivo da startup alagoana, o publicitário Ronaldo Tenório, de 26 anos, apesar de gratuita, a inscrição segue alguns critérios de seleção. “O WSA seleciona projetos que já tenham algum prêmio ou recomendação no currículo. A conquista de um prêmio no evento Demo Day Alagoas, em agosto do ano passado e depois no Info Rio, abriu as portas para o Hand Talk no WSA-mobile”, disse. No mundo das startups, o "Demo Day" é um dia em que os empresários exibem suas empresas para investidores e outros empreendedores.

O aplicativo está entre os 40 finalistas no geral e concorre com outros quatro projetos na categoria Inclusão Social, o que, para os sócios-criadores, já é uma vitória.

“Recebemos um selo que nos aponta como um dos cinco melhores aplicativos na nossa categoria. No dia 4 de fevereiro apresentaremos o projeto no workshop do evento e, no dia 5, sai o resultado da disputa”, contou Tenório.

Alagoas em evidência

De Alagoas para o mundo ou do mundo para Alagoas? Ronaldo Tenório ainda se faz essa pergunta. Segundo o publicitário, o WSA-mobile será uma ótima oportunidade de fazer contatos e colocar o Estado no mitiiê da tecnologia. “É um orgulho representar Alagoas e o Nordeste nesse concurso. Infelizmente, às vezes, é preciso ser reconhecido lá fora para termos valor aqui”, afirmou.

O diretor de tecnologia do Hand Talk, Carlos Wanderlan, 30, concorda com o sócio e afirmou ao G1 que há bons produtores tecnológicos em Alagoas, mas falta apoio governamental. “O prêmio é uma satisfação pessoal e um reconhecimento de um trabalho executado. Esperamos que seja um marco para atrair investidores para o Estado”, disse.

“Temos muitas pessoas ligadas à área de tecnologia que produzem conteúdos legais, mas acabam indo para Pernambuco, onde o polo tecnológico é referência, ou para outros estados, por causa da falta de incentivo”, completou Carlos, que afirmou estar negociando as passagens para Abu Dhabi com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas.

 
Startup traduz texto, som e imagem para a
linguagem de libras.

Tecnologia 3D

Hugo. Esse é o nome do boneco de aparência simpática que será o interlocutor entre o Hand Talk e os deficientes auditivos usuários da tecnologia. Os criadores realizaram estudos de linguagem corporal e tiveram o cuidado de garantir que Hugo fosse um personagem atrativo.

“Usamos uma tecnologia 3D, onde chegamos à conclusão que Hugo deveria ser magro, com uma cabeça grande e dedos finos para facilitar na gesticulação”, disse o arquiteto e chefe de operações do Hand Talk, Thadeu Luz, 27.

De acordo com ele, o aplicativo não é só um dicionário ou tradutor gramatical da língua portuguesa para libras. “Através de uma biblioteca de animação, programada por um conjunto de mais de 300 palavras, o Hand Talk converte dados de texto, som e imagem que são traduzidos em libras pelo Hugo”, contou.

Com a implementação de um recurso mais moderno, o aplicativo permitirá o reconhecimento de caracteres de imagens, como outdoors, placas ou manchetes de jornais para a conversão no Hand Talk.

Os jovens contaram com a ajuda de deficientes auditivos para o aperfeiçoamento do sistema. Eles colaboraram com a tradução das palavras em português para os sinais em libras.

Aplicativo gratuito

O projeto ainda está em fase de conclusão e, segundo Thadeu, em agosto deste ano o Hand Takl deverá estar no mercado. “No Demo Day usamos um protótipo e agora estamos em fase de negociação com clientes em potenciais, como bancos, secretarias de Educação e quaisquer empresas que queiram prestar acessibilidade para surdos e pessoas que convivam com eles”, afirmou.

Além de incluir socialmente pessoas com deficiência auditiva no mundo digital, o Hand Talk é um aplicativo gratuito e será disponibilizado em dispositivos móveis e, de acordo com os sócios, em outros tipos de plataformas. “A intenção é disponibilizar a tecnologia para totens em locais públicos e outros tipos de sistemas”, afirmou Thadeu.

TI INSIDE: Big data deve abrir grandes oportunidades para segmento de mainframe, avalia executiva



Computação em nuvem e aplicações web vem ganhando cada vez mais espaço com a tendência de big data — enormes volumes de informações que precisam ser tratadas, por envolverem dados não estruturados provenientes das mais diversas fontes. Para a Attachmate, empresa especializada em software para emulação de terminais de maninframe, esse movimento no mercado, ao contrário do que se possa imaginar, também favorece as infraestruturas baseadas em computadores de grande porte.

Em entrevista exclusiva à TI INSIDE Online, a presidente mundial da Attachmate, Kathleen Orwins, observa que infraestrutura de mainframe é erroneamente mencionada por entusiastas da computação em nuvem e web como ultrapassada. "O mainframe oferece possibilidades fenomenais de escalabilidade. Por isso, quem já contratou essa plataforma está interessado em explorar tudo o que há de melhor nela." Segundo ela, antes de investir em novas tecnologias, as companhias procuram aprimorar a infraestrutura já existente, com especial preocupação com a segurança, principalmente os setores que adotam esse tipo de computador. De acordo com a IDC, o Brasil tem a quinta maior base de mainframes do mundo, sendo 59% dos clientes do setor financeiro, 14% de telecomunicações e 5%, governo.

Conforme explica o presidente da empresa para o Brasil, Sergio Toshio, os grandes provedores de serviços também fazem parte das companhias que dependem do mainframe para evolução dos negócios, já que armazenam elevadas quantidades de dados críticos, que devem ser facilmente acessados para atividades indispensáveis — um call center, por exemplo. Ou seja, do mesmo modo que não podem abandonar o mainframe, precisam de plataformas flexíveis, com ganho de eficiência. “Antigamente, o mainframe era gerenciado pelo método de sequência de telas. Hoje, a busca por interfaces mais amigáveis, ágeis e baseadas em ícones melhorou a produtividade do operador de telemarketing, por exemplo, que necessita usar dados de uma determinada aplicação no mainframe em mais de uma frente”, explica.

Toshio antecipa que a empresa está preparando o lançamento, nos próximos meses, de uma solução que disponibiliza informações ao usuário final de maneira criptografada e gerenciada em tablets e smartphones. A plataforma faz a emulação do mainframe para extração de dados críticos, de forma segurança e monitorada.

Conforme conta Kathleen, a subsidiária do Brasil, assim como as dos demais mercados emergentes, vem registrando um crescimento mais acelerado do que o restante do mundo. Há 14 anos no país, a Attachmateo Brasil responde por pouco mais da metade dos negócios na América Latina. Ao todo, a subsidiária regional emprega 100 pessoas, sendo mais de 50 na operação brasileira. Apesar de não revelar números por ser uma companhia de capital fechado, a executiva diz que a perspectiva com os eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 irão contribuir para “manter o crescimento de dois dígitos da empresa”. 

IDG Now!: Falso plugin para FB promete mudar cor do perfil e rouba dados



A empresa de antivírus Kaspersky Lab está alertando os usuários de redes sociais para um Adware que afeta usuários brasileiros, o "PimpMyWindow". A ameaça promete mudar a cor do perfil dos usuários no Facebook, mas na verdade só serve para criar uma rede de cliques fraudulentos.

Adwares são programas maliciosos criados em forma de publicidade na internet. São geralmente exibidos em softwares gratuitos ou pop-ups e podem sequestrar a página inicial do navegador para redirecionar a vítima a sites arbitrários. Além disso, adwares podem transmitir dados de navegação da vítima para terceiros, a fim de direcionar a publicidade.

Segundo a empresa, o "PimpMyWindow" pode ser baixado no site pimpmywindow.net, e instalado no navegador como um plugin para Internet Explorer, Chrome e Firefox. Depois de instalado, o adware utiliza o perfil do Facebook da vítima para publicar mensagens automaticamente em nome do usuário e espalhá-las para todos os seus contatos.

Imagem ilustra como o golpe se espalha pela rede.

Segundo a empresa, os cibercriminosos utilizaram o Crossrider - uma plataforma legítima de desenvolvimento de extensões e plugins para diferentes navegadores - para construir o adware.

"O ponto mais interessante desse adware é que ele realmente pode alterar a cor das páginas no navegador Chrome, configurando uma cor de background. Porém, para obter tal funcionalidade a vítima irá comprometer toda a sua privacidade, colocando seus dados em risco", alerta o analista-sênior de malware da Kaspersky, Fabio Assolini. "Como já aconteceu no passado, campanhas maliciosas em redes sociais prometendo recursos não oferecidos nativamente tem o poder de atrair muitos usuários incautos, que acabam se tornando vítimas ao instalar o aplicativo malicioso, que será mais uma forma dos criminosos ganharem dinheiro fácil", disse.

Segundo Assolini, o adware irá exibir iframes de links patrocinados em sites populares como Ask.fm, Orkut, Youtube, Twitter, além do Facebook e ainda pode injetar as propagandas maliciosas em sites configurados como seguros (HTTPS), como páginas de bancos.

Adware aparece em forma de propaganda 
em sites.

Como remover o adware

Se você instalou o plugin em seu navegador, a indicação é que o remova imediatamente. "Os cibercriminosos podem interceptar seus dados durante a navegação e criar redirecionamentos maliciosos por meio desses plugins, além da possibilidade de roubo das suas credenciais", disse Assolini.

Para remover a ameaça da sua máquina basta abrir o navegador e procurar pela extensão chamada "PimpMyWindow" ou "MudeACorDoSeuPerfil" e depois clique em remover.

INFO: Twitter quer monetizar base de clientes no Brasil



Sem sequer por um pé no Brasil, o Twitter foi capaz de atrair 40 milhões de membros nessa nação obcecada com redes sociais.

Agora, a companhia norte-americana diz que é a hora de abrir um escritório em São Paulo para monetizar seu crescimento na maior economia da América Latina, seguindo os passos de seu rival Facebook.

"O Twitter cresceu organicamente", disse o novo diretor do Twitter Brasil, Guilherme Ribenboim, em recente entrevista à Reuters. "Acreditamos que, com o escritório no Brasil, vamos conseguir nos aproximar dos usuários brasileiros e mostrar o valor da nossa plataforma."

"O Brasil tem um mercado bastante maduro de Internet e também de publicidade. Além de termos uma base (de usuários) muito grande e muito engajada. Então isso faz com que a gente tenha oportunidade de monetizar essa base", disse o executivo, ex-vice-presidente do Yahoo! para a América Latina.

Converter a enorme base de usuários em lucro é o maior desafio do Twitter e de outras redes sociais.

O Twitter é a mais recente empresa norte-americana de tecnologia a desembarcar no Brasil, onde o crescimento da classe média e uma penetração da Internet de 40 por cento atraíram recentemente Facebook, Netflix e Amazon.

O Brasil é o segundo maior mercado do Twitter em termos de número de contas após os Estados Unidos e o quinto em termos de atividade na rede social, segundo a empresa francesa de pesquisa de mercado Semiocast.

O Twitter, uma companhia de capital fechado avaliada em cerca de 8 bilhões de dólares, tem também duas outras boas razões para estar no Brasil: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.

A rede social bateu um recorde de 150 milhões de mensagens durante as Olimpíadas de Londres em 2012, que capitalzou com contratos publicitários e uma forte integração com os canais de televisão que transmitiram o evento.

"A Copa e os Jogos são grandes eventos que estão vindo e temos uma tremenda oportunidade de alavancar e mostrar a plataforma nesses momentos", disse Ribenboin. "Ela já está acontecendo. Na prática, a gente já está em conversas (com anunciantes) para buscar oportunidades e estratégias."

O Twitter vende publicidade por meio de tópicos e mensagens patrocinadas. A empresa baseada em San Francisco anunciou nos últimos meses ferramentas para facilitar o direcionamento de anúncios e publicidade em sua plataforma.

Twitter x Facebook - Embora o número de contas no Twitter quase tenha dobrado no último ano no Brasil, o tráfego cresce lentamente.

Uma das razões parece ser a agressiva expansão do Facebook, cuja plataforma interativa é considerada por muitos brasileiros como mais atraente que as mensagens de texto de 140 caracteres do Twitter.

"Todas as empresas de Internet estão buscando audiência, seja para monetizar através de e-commerce ou de publicidade", disse Ribenboim. "Nós temos um espaço que é nosso e é muito diferente do de outras redes sociais".

A batalha pelo Brasil, disse o executivo, será nos dispositivos móveis. Hoje, apenas um terço dos twits brasileiros são gerados a partir de aparelhos sem fio, metade do que nos EUA.

Mas a proporção deve crescer à medida em que a classe média emergente acessa a Internet por seus celulares.

As vendas de smartphones no Brasil cresceram 77 por cento durante o primeiro semestre de 2012, segundo a empresa de pesquisa de mercado IDC.

TI INSIDE: Indústria de chips avalia que recuperação do setor deve se intensificar neste ano



Executivos da indústria de semicondutores se mostram otimistas em relação ao desempenho do setor, segundo pesquisa realizada pela KPMG LLP, empresa de análise e auditoria coligada à KPMG International. Entre os 152 líderes de negócio das empresas do setor ouvidos em setembro do ano passado, 71% disseram acreditar que a lucratividade do mercado aumentará neste ano.

O levantamento mostra que 75% dos executivos avaliam que o crescimento das receitas de suas empresas será maior no atual exercício fiscal, comparado com previsão positiva que atingia 63% no ano anterior. Além disso, 66% dos gestores esperam um aumento na força de trabalho, ao passo que somente 48% tinham essa expectativa na pesquisa do último ano. Também 66% deles preveem um aumento no número de fusões e aquisições no setor neste ano, contra 62% de 2011.

Outro dado da pesquisa é que 67% dos executivos esperam um aumento nos gastos com pesquisa e desenvolvimento relacionados a semicondutores neste exercício, o que representa um aumento significativo ante os 65% do ano anterior.

As tecnologias NFC — que utiliza um sistema de comunicação por aproximação, permitindo a realização de operações sem contato físico — e RFID (identificação por radiofrequência) foram as mais citadas, por 32% e 28% dos executivos, respectivamente, como aquelas que podem oferecer as melhores plataformas para a realização de pagamentos móveis.

Para o líder global da prática de tecnologia, mídia e telecom da KPMG, Gary Matuszak, as conclusões da pesquisa reforçam a crença da consultoria de que a indústria passará por uma recuperação gradual neste ano, intensificado na segunda metade do ano. “Ao contrário de recuperações passadas, esta não será impulsionada somente por aparelhos e comunicação sem fio, já que outras aplicações estão se tornando geradoras de receita cada vez mais importantes, tais como o gerenciamento de energia, apoiadas na proliferação de dispositivos sem fio”, explica Matuszak, ao citar as aplicações industriais, médicas e automotivas e o gerenciamento de energia como importantes geradores de receita.

Neste ano, 53% dos executivos avaliam que a energia renovável, como tecnologias de bateria, será um gerador importante de receita. “Os semicondutores tornaram-se uma tecnologia capacitadora em muitas áreas, além das aplicações tradicionais sem fio e de computador, tais como comércio móvel e novas características de automóveis", destaca o líder global da prática de semicondutores da KPMG, Ron Steger. “Não nos surpreendemos com a maior ênfase no gerenciamento de energia, já que a proliferação de dispositivos sem fio está fazendo com que ele seja a característica de desempenho mais importante hoje”, completou.

Mercados regionais

Regionalmente, as expectativas da indústria para 2013 também são boas. No Brasil, onde o setor ainda está em consolidação, as perspectivas também são positivas, especialmente a partir da participação de grandes players nesse mercado. “Vemos o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), do Ministério da Ciência e Tecnologia, contribuindo para o início de parques industriais por aqui e percebemos grandes grupos, como IBM ou EBX, entrando nesse mercado”, afirma o sócio da KPMG no Brasil, Marcelo Gavioli. “Mesmo assim, o Brasil ainda tem muito a percorrer para competir especialmente com os concorrentes asiáticos”, opina.

Gavioli também alerta para os gastos com importação no país. “Os gastos com a importação de semicondutores no Brasil são significativos, estando próximos de 13% de tudo o que é investido nas aquisições externas de eletroeletrônicos ao ano. Reduzir esse custo pela produção nacional pode representar um importante salto para o fortalecimento da indústria eletrônica no país.”

Os Estados Unidos, à frente da China, foram posicionados pela KPMG como o maior gerador de receita para a indústria de semicondutores. Pelo terceiro ano consecutivo, um número menor de executivos da indústria acredita que a China será o mercado mais importante para o crescimento do setor nos próximos três anos, ao passo que a importância do mercado norte-americano cresce.

A aposta dos executivos também está nos mercados da Europa, Coréia do Sul e Taiwan, sendo que este último já vem há dois anos na segunda posição, ligeiramente à frente dos Estados Unidos. “O declínio da Coreia e de Taiwan pode ser explicado pela grande exposição à economia do Japão e da China, os quais estão em condições piores que em 2011”, afirma Matuszak. 

G1: Site de aluguel de namorada virtual começa a contratar perfis verdadeiros


 
Mulheres contratadas pelo site estão todas ocupadas no momento, diz site.

O site de aluguel de “namoradas para o Facebook” informou ao G1, nesta quarta-feira (16), que começou a contratar “perfis de mulheres reais” para atender às demandas de seus clientes. Em um comunicado anterior divulgado, a empresa afirmava que os perfis eram falsos, algo que, segundo o Facebook, fere os termos de uso da rede social. “Não temos mais nenhum perfil fake”, disse Flávio Estevam, o criador do NamoroFake.com.br.

Segundo ele, já estava previsto parar de usar perfis falsos e contratar perfis de mulheres reais para atender a demanda. Ele afirmou que as meninas contratadas recebem metade do valor pago pelo cliente. Ao “alugar” uma namorada para a rede social, o usuário define que mensagens ela irá compartilhar com ele.

Ao entrar no NamoroFake.com.br nesta quarta-feira, o G1 recebeu um aviso de que não havia mais namoradas disponíveis. Segundo Estevam, as meninas já estão todas ocupadas em horas.

Namoradas falsas

Estevam conta que há uma grande demanda de clientes que usam o serviço para “causar ciúmes nas ex-namoradas”. No NamoroFake, o usuário paga para ter uma “namorada no Facebook”, com um certo grau de afinidade e por um período determinado –uma namorada sai por R$ 40, por sete dias, por exemplo, mas existem outras opções de relacionamento.

O internauta escolhe um perfil de namorada e define, por meio de mensagem restrita, os “posts e comentários que a namorada falsa escreverá no seu perfil”. Estevam explica que a iniciativa não envolve namoros virtuais, reais ou encontros pessoais - o relacionamento se restringe ao Facebook.

O site já está no ar há 15 dias e Estevam afirma que a maior demanda, no momento, vem do público masculino. “Em breve, vamos oferecer perfis de namorados falsos para o público feminino”, promete.

IDG Now!: Falha em roteador Linksys permite a cracker controle total sobre aparelho



Empresa de segurança relatou à Cisco uma vulnerabilidade no firmware do roteador, que afetaria as versões 4.30.14 e anteriores

A Cisco está investigando uma vulnerabilidade no firmware do seu roteador Linksys que permitiria a crackers obter controle total do wireless da vítima.

A empresa de segurança DefenseCode identificou a falha e a reportou à Cisco "meses atrás". "Mas como a empresa assumiu o compromisso de reparar a vulnerabilidade, a DefenseCode planeja emitir detalhes do problema dentro de algumas semanas".

A Cisco confirmou na terça-feira (15/1) que entrou em contato com a DefenseCode, mas ainda precisa determinar se a vulnerabilidade existe ou não.

"Nós não temos informações suficientes para confirmar a nova vulnerabilidade", disse um porta-voz da emrpesa por e-mail. "Vamos continuar com a nossa própria avaliaçãointerna."

A DefenseCode disse que a falha está na instalação padrão dos roteadores Linksys, que são usados principalmente em redes domésticas. A companhia postou um vídeo no YouTube que mostra uma prova-de-conceito do exploit que está sendo explorado para obter privilégios de root (administrador do sistema) no modelo WRT54GL do roteador Linksys.

O dispositivo roda a última versão do firmware, 4.30.14, mas a DefenseCode disse que a vulnerabilidade também afeta versões anteriores. "O exploit exibido no vídeo foi testado no Linksys WRT54GL, mas outras versões/modelos provavemente também são afetados", disse a companhia em seu blog.

COMPUTERWORLD: Quase 90% das grandes empresas no Brasil estão nas redes sociais



Oitenta e oito por cento das empresas brasileiras usam ao menos uma mídia social como plataforma de comunicação, o que representa aumento de 25 pontos percentuais desde 2010, indica pesquisa da Burson-Marsteller, empresa de relações públicas. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%.

O estudo “Latin America Social Media Check-up” analisou as 25 maiores empresas do Brasil e na América Latina e identificou que o Twitter se destacou como a plataforma que mais cresce, sendo utilizado por 53% das companhias analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958. “Hoje, as organizações não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, justifica Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a America Latina.

Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, o levantamento constata que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos.

De acordo com a pesquisa, 40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+ e as redes sociais mais populares são o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google+.

TI INSIDE: Mundo deverá encerrar 2013 com 7 bilhões de acessos móveis



Impulsionado pelos países emergentes, o mundo pode chegar à marca de 7 bilhões de assinantes móveis em dezembro de 2013. De acordo com a previsão da Pyramid Research divulgada nesta quarta-feira, 16, isso provocará um crescimento cinco vezes mais rápido nas receitas de serviços de telecomunicações nesses países em desenvolvimento e uma penetração de 100% no mercado. Na África e no Oriente médio será atingida a marca de 1 bilhão de assinantes no primeiro trimestre do ano – segunda região a atingir esse patamar, depois da Ásia-Pacífico.

Com o crescimento maior na receita, aproximadamente 90% dos 2 bilhões de novos assinantes de Internet que se conectarão nos próximos cinco anos serão residentes de países emergentes. Assim, já em 2015 as receitas de serviços móveis destes mercados vão superar pela primeira vez a receita dos mercados desenvolvidos.

Outra tendência apontada pelo estudo da Pyramid Research é a de alocação do espectro 4G. Apesar de afirmar que os países emergentes estão "atrasados" nessa questão, a empresa acredita que isso os deixará em melhor posição para realizar a alocação de espectro da maneira correta.

A companhia aponta ainda para o fim dos planos de dados ilimitados para serviços móveis em 2013, embora considere que o subsídio a aparelhos seja um elemento permanente. Já a competição entre as operadoras deverá chegar à esfera de conteúdos e novos serviços, saindo do foco da cobertura – até pelo compartilhamento de infraestrutura, que deverá ser intensificado neste ano.

Mais mudanças no cenário de telecom em 2013: a pressão por margens vai acelerar a consolidação do setor móvel na África; as operadoras com bons desempenhos em mercados emergentes irão expandir a atuação na Europa; e as conexões de fibra vão sobrepujar a tecnologia DSL no Oriente Médio.

A análise do mercado da Pyramid Research foi feita com base em projeções de mais de 100 países. 

TI INSIDE: Facebook anuncia liberação de design de seu data center para armazenamento de imagens



O Facebook anunciou a liberação do design de seu data center para armazenamento de imagens, com o propósito de ajudar desenvolvedores que combinam soluções de armazenamento e disponibilidade de dados. O anúncio foi feito durante o Open Compute Summit, conferência que reúne desenvolvedores de sistema de código aberto que acontece esta semana em Santa Clara, na Califórnia.

Conforme o blog TechCrunch, o Facebook armazena 300 milhões de fotos por dia. Essas informações precisam ficar armazenadas sem ocupar muito espaço, mas ao mesmo tempo devem estar disponíveis no momento que os suários desejam acessá-las. Caso haja lentidão na entrega desses conteúdos, a experiência de uso da rede social ficará prejudicada. Assim, o sistema utilizado pelo Facebook, chamado de cold storage racks, agora está disponível a qualquer um para consulta.

Do mesmo modo, a Intel anunciou durante o Open Compute Summit a abertura do design de seu projeto de tecnologia de fotônicos de silício de próxima geração, que permitem conexões a 100 Gbps. Segundo a fabricante de chips, essa arquitetura deve durar “múltiplas gerações de processadores”.

Entre outras companhias participantes da conferência que se comprometaram com projetos de abertura de alguns dados são a EMC, AMD, Hitachi, ARM e Sandisk. 

INFO: Pesquisadores desenvolvem bateria flexível


 
Protótipo de smartphone com tela flexível Youm 
apresentado pela Samsung na CES 2013.

Uma equipe de pesquisadores coreanos do Ulsan National Institute of Science and Technology desenvolveu a primeira bateria de lithium-ion flexível.

Segundo os pesquisadores, o novo sistema é mais estável e seguro do que o encontrado nas baterias convencionais.

“Baterias convencionais que utilizam eletrólitos liquefeitos possuem problemas de segurança, pois a proteção que separa os eletrólitos pode derreter quando esquentar permitindo que os elementos positivos e negativos entrem em contanto, provocando uma explosão”, afirmou um porta-voz em entrevista ao jornal Korean Joongang Daily.

A utilização dessa tecnologia em baterias permitirá também o desenvolvimento de dispositivos móveis flexíveis e componentes recarregáveis mais eficientes.

Desta forma, também não seria necessário produzir cases de bateria em formato quadricular. Segundo os pesquisadores, o processo de fabricação dessas baterias seria bastante rápido.

“Como nossa tecnologia utiliza materiais flexíveis, mas sólidos, e não líquidos, pode-se esperar um nível muito maior de estabilidade do que o encontrado nas baterias recarregáveis atuais”, afirmou o porta-voz.

Um aparelho que poderia se beneficiar dessa tecnologia seria o protótipo de smartphone com tela flexível Youm apresentado pela Samsung durante a CES 2013 na semana passada.

INFO: Óculos do Google chegam neste mês aos desenvolvedores


 
O cofundador do Google Sergey Brin utiliza o Project 
Glass durante evento.

Os desenvolvedores que adquiriram os primeiros modelos do Project Glass, os óculos do Google, receberão o dispositivo dentro das próximas semanas.

O Google anunciou que em duas semanas irá promover nas cidades de São Francisco e Nova York o hackathon “Glass Foundry”, com duração de dois dias, que permitirá aos desenvolvedores criar aplicações para a nova plataforma.

No primeiro dia do evento haverá uma introdução ao Project Glass e no segundo dia os desenvolvedores poderão explorar a API Mirror, que fornece permissões para a troca de dados e interação entre os usuários. 

O cofundador do Google Sergey Brin demonstrou o Project Glass durante evento para desenvolvedores em 2012. A partir dos óculos será possível gravar vídeos, receber notificações e ler mensagens.

Durante a conferência, os desenvolvedores puderam solicitar um par dos óculos por US$ 1.500, na versão Explorer Editions. Estes óculos serão entregues ainda em 2013, mas sem uma data definida. Uma versão para os consumidores finais só estará disponível a partir de 2014.

O hackathon “Glass Foundry” ocorrerá entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro nos Estados Unidos. Para participar é necessário se registrar, mas as vagas são limitadas. Os desenvolvedores poderão testar o Project Glass durante a maratona.