quarta-feira, 30 de maio de 2012

INFO:Brasil quer mais investimentos japoneses em tecnologia



Em Tóquio, no Japão, Fernando Pimentel pediu 
investimento no Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, reuniu-se hoje (29) em Tóquio, no Japão, com autoridades governamentais e empresariais em busca de investimentos para projetos brasileiros nas áreas de infraestrutura e de tecnologia.

Ele citou oportunidades de negócios principalmente em portos, aeroportos, rodovias e na indústria naval, de acordo com a assessoria do ministério.

Foi o primeiro dia de contatos na viagem de uma semana que o ministro Pimentel empreende ao Japão, a Coreia do Sul e ao Catar. De acordo com o comunicado do ministério, Pimentel convidou as empresas japonesas a participarem do projeto de trem-bala que o governo pretende implantar na ligação Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, e pediu a participação nipônica no “esforço” de desenvolvimento da indústria naval brasileira.

Segundo Pimentel, nos próximos seis a oito anos, o Brasil necessitará de aproximadamente 500 embarcações, entre navios de apoio e sondas de perfuração flutuante para exploração de petróleo na camada de pré-sal, e “o Japão dispõe de tecnologia que poderia nos ser muito útil”. Pimentel disse que o ministro japonês dos Transportes, Takashi Maeda, manifestou interesse de seu país participar dos projetos.

Em palestra no Keidanren – congênere da Confederação Nacional da Indústria, que reúne os pesos-pesados do empresariado japonês – Pimentel destacou as muitas oportunidades de negócios no Brasil e falou do objetivo governamental de atrair mais indústrias, além de “abrir caminho” para que as empresas estrangeiras já instaladas no país ampliem seus investimentos. De acordo com o ministro, o presidente da Keidanren, Hiromasa Yonekura, afirmou que o interesse japonês pelo Brasil é crescente.

INFO: ONU vai emitir alerta sobre riscos do vírus Flame




São Paulo - A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregada em ajudar os países membros a manter em segurança seus projetos nacionais de infraestrutura vai emitir um alerta sobre o risco do vírus Flame, recentemente descoberto no Irã e em outras regiões do Oriente Médio.

"Este é o (cyber) alerta mais sério que já emitimos", disse Marco Obiso, coordenador de segurança cibernética para a União Internacional de Telecomunicações da ONU, com sede em Genebra, na Suíça.

O alerta confidencial dirá aos países membros que o vírus Flame é um instrumento de espionagem perigoso com a capacidade potencial de ser usado para atacar os sistemas de infraestrutura essencial, disse ele em uma entrevista.

"Eles devem ficar alertas", disse ele. As evidências sugerem que o vírus, chamado de Flame, pode ter sido desenvolvido em nome do mesmo país, ou países, que encomendou o Stuxnet, que atacou o programa nuclear do Irã em 2010, de acordo com o Kaspersky Lab, o fabricante russo de softwares de segurança que ganhou crédito por descobrir as infecções.

"Acho que esta é uma ameaça muito mais séria do que o Stuxnet", disse Obiso.

G1 - Japão receberá smartphone com detector de radiação


Aparelho tem chip especial que detecta níveis de contaminação.
Japoneses estão preocupados com radiação após incidente em Fukushima.


Smartphone é o primeiro com detector de
radiação a ser lançado no mercado
(Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)

O Japão receberá nos próximos meses um smartphone que possui um detector de radiação que identificaria locais com níveis altos de contaminação, uma grande preocupação dos japoneses após a catástrofe na usina de Fukushima em 2011.

A usina nuclear teve um vazamento de radiação após o terremoto seguido de tsunami no mesmo ano e, até hoje, parte do litoral nordeste do país ainda está inacessível.

Lançado pela Softbank Corp, o aparelho terá chips que conseguem medir o nível de radiação por hora, alertando o usuário em caso de risco elevado de contaminação. De acordo com a fabricante, o aparelho é mais eficiente do que um contador Geiger, usado para medir a radiação.

O preço e a data de lançamento do aparelho não foram revelados.

Folha.com: 'Estou com Sorte' traz confissões do funcionário nº 59 do Google


Livraria da Folha

"Estou com Sorte", best-seller do jornal "The New York Times", foi escrito pelo ex-diretor de marketing do consumidor e gerenciamento de marca do Google, Douglas Edward. Ele foi o responsável por estabelecer o direcionamento da comunicação da empresa com os seus usuários de 1999 a 2005.


Apesar de suas divergências com os fundadores --Larry Page e Sergey Brin--, o título diz o que o autor pensa. Edward estava no lugar certo na hora certa, sem medo de cair em chavões. Foi o momento de ajudar a criar uma das marcas mais influentes do século 21.

No livro, conta como o Google se tornou mais que uma simples "lista telefônica" virtual. Ao resumir o espírito da era da informação, a empresa ascendeu de maneira meteórica.

A intenção do volume não é recontar a história da corporação, mas detalhar os hábitos de trabalho que permitiram seu desenvolvimento e de que maneira cada um dos problemas eram encarados como solucionáveis.

"Não tenho a pretensão de ter 'criado' a marca Google. A marca foi construída no produto, e o produto foi criado por engenheiros --cientistas de computadores que construíram um sistema tão complexo quanto aquele utilizado para lançar um foguete ao espaço, mas que capacita uma pequena caixa retangular de busca que está presente atualmente em qualquer canto do planeta", conta na introdução do exemplar.

Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, "Estou com Sorte" já está em pré-venda na Livraria da Folha.

Olhar Digital: Gmail fica fora do ar para mais de 400 mil usuários



Usuários não conseguem acessar suas contas 
desde o início da manhã desta terça-feira (29/05). 
Google está investigando causas da interrupção 
O Google confirmou na manhã desta terça-feira (29/05) que o Gmail de alguns usuários tem enfrentado problemas de acesso. A interrupção afeta 0,11% dos internautas que usam o serviço. As informações são doMashable.

Apesar da porcentagem ser pequena, os números representam aproximadamente 400 mil pessoas. No site Google Apps, a equipe de segurança afirma que começou a investigar as falhas nesta manhã, e que as análises sobre o que está ocorrendo irão continuar. Até o momento, não se sabe a causa para que as contas estejam fora do ar.

Esta é a segunda vez em pouco mais de um mês que o Gmail enfrenta instabilidades. No dia 17 de abril, vários usuários não conseguiram acessar suas contas devido a uma mensagem de erro que aparecia ao tentarem acessar o Gmail. Ao digitar o endereço da página na Web, ao invés da costumeira tela de login e senha, aparecia um aviso de "erro temporário". Em resposta, o Google pediu desculpas pelo inconveniente e agradeceu a paciência dos usuários. 

INFO Online: Google tenta matar Windows novamente





O Google e a Samsung lançaram mais um ataque contra o Windows. Foi anunciada nesta terça-feira (29) a nova geração de aparelhos com Chrome OS.

Desta vez, o alvo principal são os desktops. As duas empresas apresentaram um novo aparelho, o Chromebox, uma pequena caixinha de apenas 330 dólares que roda o sistema operacional Chrome OS. A configuração é bem básica: processador Intel Celeron de dois núcleos e 1,9 GHz, drive SSD de 16 GB, 4 GB de RAM, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, seis portas USB, uma saída DVI e duas DisplayPort e saídas para microfone e fone de ouvido. Muita gente dirá, com razão, que é pouco para o que se pode ter hoje. O Google, porém, não pensa assim.

O que a empresa pretende com os notebooks com Chrome OS – os Chromebooks – e, agora, o Chromebox é mudar o modo como as pessoas usam o computador. Larry Page já chegou a declarar, tempos atrás, que acha que o mundo Windows não é bom. O usuário comum tem uma série de dificuldades para compreender o sistema, tem de lidar com programas maliciosos e, vez ou outra, faz uma bobagem e perde arquivos. Além disso, ligar a máquina costuma demorar mais do que qualquer um gostaria. No Chrome OS, praticamente tudo funciona na nuvem. Basta fazer o login e toda a sua vida online é sincronizada com o computador. Fora que o boot dura menos de 10 segundos.

Claro que a ideia não deu tão certo no início. O Chrome OS tem um ano de vida e, até agora, não conseguiu se tornar popular. As pessoas ficavam incomodadas em ligar o PC e ver apenas a janela do navegador, que é o coração do sistema. Afinal, não havia área de trabalho. O Google, contudo, mudou a interface neste ano, para que ficasse mais parecida com a do Windows, além de torná-la bem mais intuitiva. Dessa vez, pode dar certo. A empresa, contudo, não tem pressa. Tanto que o lema adotado para o sistema operacional é: “Pronto, quando você estiver”.

Outro impeditivo para a popularização do Chrome OS é o preço dos aparelhos. O valor de 330 dólares do Chromebox ainda é muito alto. A Samsung também mostrou uma nova versão do Chromebook, mas que não sai por menos de 449 dólares. É muito. O Google e seus parceiros realmente conseguirão brigar com a Microsoft quando fizerem máquinas populares. E quando uma conexão à internet for algo tão comum quanto ter energia elétrica em casa.

INFO: Justiça da França apoia Google em caso de pirataria no YouTube




Paris - Um tribunal francês decidiu que o Google não é responsável por filtrar o conteúdo do YouTube, prejudicando o canal de TV francês TF1, que buscou compensação por filmes e transmissões de esportes protegidos por copyright que foram disponibilizados no site de compartilhamento de vídeos.

O TF1 exigiu compensação de 141 milhões de euros, mas o tribunal obrigou o canal a pagar 80 mil euros devido aos gastos legais realizados pelo Google por conta do processo.

A decisão espelha um caso de 2011 na França em que o site de compartilhamento de vídeos Dailymotion foi classificado como uma "plataforma" para conteúdo e não como um "editor" de conteúdo.

As decisões significam que os sites não são legalmente responsáveis por evitar que conteúdo pirateado seja disponibilizado em suas plataformas, desde que tomem medidas para removê-lo quando o dono dos direitos alertá-los a respeito.

O Google enfrenta outros casos similares. Um nos Estados Unidos envolve a gigante da mídia Viacom. Na Itália, o processo é do canal de TV Mediaset, pondo em questão se o YouTube é responsável por disponibilizar conteúdo pirata.

Uma corte alemã decidiu em abril que o YouTube é responsável pelo conteúdo disponibilizado e tem de retirar vídeos protegidos por copyright ou enfrentar uma multa elevada.

Em abril, um tribunal de apelações dos Estados Unidos também alvejou o Google ao retomar processos da Viacom, da English Premier League e de outras empresas de mídia sobre o uso de conteúdo protegido por copyright no YouTube.

Olhar Digital: HP lança tablet e Ultrabook corporativos, além de impressora portátil




Fabricante apresenta sua primeira linha de produtos
 corporativos, após a união das unidades de computação 
pessoal e imagem e impressão 

A HP lançou nesta terça-feira (29/05), durante evento em São Paulo, sua nova linha de produtos corporativos que contemplam impressoras, desktops, notebooks, tablet e Ultrabook. Entre os produtos, chamados pela empresa de "estrelas", estão o tablet corporativo Slate 2, o Ultrabook HP Folio e a impressora portátil Officejet 100.

"Unimos a área de computação pessoal à de imagem e impressão, e este é o primeiro anúncio com esta nova estrutura. São diversos produtos novos para o mercado corporativo que pretendem atender de forma mais adequada as necessidades das empresas brasileiras", comentou Claudio Raupp, vice-presidente da área de computação pessoal e impressão da HP no Brasil.

O Slate 2 vem com Windows 7 embarcado e não receberá atualização para o Windows 8, já que, segundo Augusto Rosa, diretor da unidade de negócios de computadores pessoais para empresas, outros tablets da fabricante serão lançados em breve e contarão com o novo sistema operacional da Microsoft. O dispositivo corporativo tem sete horas de autonomia de bateria, já vem com uma dock station, conexão 3G, tela de 8,9 polegadas, duas entradas USB e uma HDMI, e possui 64 GB de memória SSD.


Já o Ultrabook tem 18 milímetros de espessura, pesa 1,4 quilo e possui bateria com até 9,5 horas de autonomia. O computador tem entrada Ethernet, conexão Wi-Fi, tela de 13,3 polegadas HD e também vem com a dock station USB, que pode ser conectada a outros dispositivos da mesa de trabalho como teclados, mouses e monitores externos.




Ainda como parte dos lançamentos, a impressora portátil Officejet 100 Mobile possui conexão sem fio por Bluetooth, entrada USB, bateria com autonomia de impressão de até 500 páginas e consegue imprimir 22 páginas em preto e branco ou 18 páginas coloridas a cada minuto. A impressora foi desenvolvida para funcionar em harmonia com o Ultrabook, mas também imprime diretamente de celulares Windows Phone e BlackBerry.





Além dos produtos "estrela", a HP também apresentou uma estação de trabalho all-in-one, que comporta até oito monitores de 27 polegadas, além de uma impressora a jato com baixo consumo de energia e um recurso que economiza papel, imprindo folhas em frente e verso.

O Slate 2 tem o preço sugerido de R$ 3.759, a impressora portátil está à venda por cerca de R$ 1.199 e o Ultrabook Folio tem o preço a partir de R$ 3.599. Os demais produtos podem ser vistos aqui

Olhar Digital: Google também quer Opera e negócio pode superar US$ 1 bilhão


Gigante das buscas quer comprar 
desenvolvedora do navegador Opera
 e disputa a aquisição com o Facebook 

Não é só o Facebook que está interessado em comprar a Opera Software - o Googletambém está na briga, o que pode fazer a negociação ficar ainda mais cara e envolver valores superiores a US$ 1 bilhão, segundo a Reuters.

Os boatos de uma possível aquisição da desenvolvedora do navegador Opera peloFacebook surgiram na semana passada e fizeram as ações da empresa subirem em mais de 20%.

O Facebook estaria interessado principalmente no navegador Opera Mini, que, segundo a Opera Software, tem mais de 170 milhões de usuários pelo mundo. Um dos desafios da rede social é aumentar a receita e Mark Zuckerberg aposta no mercado móvel para gerar faturamento.

Com a aquisição da Opera, o Facebook teria um navegador sem precisar de grandes esforços para desenvolver um próprio.

Um obstáculo na negociação é o relacionamento da Opera com o Google - que, segundo analistas, também está interessado em adquirir a desenvolvedora do navegador.

O mecanismo de buscas do Google é o padrão tanto da versão para desktops quanto da versão móvel do Opera, e a parceria entre as duas empresas já dura anos.

Olhar Digital: Tecnologia transforma qualquer superfície em uma tela touchscreen


Usando o sensor do Kinect, software transporta 
os dados captados em frente a tela e envia os
 comandos para o programa em questão

Uma startup de Munique (Alemanha), chamada Ubi Interactive, desenvolveu uma tecnologia que permite que qualquer superfície se torne touchscreen. A equipe utilizou o sensor do Kinect para transformar um vidro em um PC touchscreen, onde páginas da web, games e programas em geral não precisam de mouse.

De acordo com o site Wired, ao usar o movimento de rastreamento e a percepção de profundidade do Kinect, a tecnologia é capaz de detectar quando o usuário está tocando algum ponto da superfície e interpretar estes gestos, transformando-os em comandos.

Em um teste no laboratório da startup, a equipe do site conseguiu comandar um programa através de uma tela de vidro fosco, onde estava sendo projetada imagens do Windows. Do outro da tela de vidro estava o sensor de Kinect, que capturava os movimentos e gestos das mãos na frente do vidro e enviava os dados para o software da Ubi Interactive, que estava rodando no mesmo PC que enviava as imagens para o projetor.

Esta não é a primeira tecnologia que permite transformar qualquer superfície em uma tela touchscreen. O Instituto de Pesquisa Tecnológica Industrial de Taiwan também apresentou uma solução que torna os displays sensíveis ao toque e uma empresa lusitana criou uma película que oferece o mesmo tipo de recurso. Clique aqui para ver o vídeo da tecnologia da Ubi Interactive. 

Olhar Digital: Google lança novos Chromebooks com sistema operacional reformulado

Google lança novos Chromebooks com sistema operacional reformulado:


Chromebox é o primeiro desktop lançado pelo Google

Um computador que funciona com um sistema operacional totalmente baseado na nuvem, sem programas instalados. Essa é a premissa do Chrome OS, projeto no qual o Google já trabalha há um bom tempo mas que até agora não atraiu nem o público nem os investidores. Nesta terça-feira (29/05), a empresa fez um anúncio que promete mudar esse cenário.

A companhia lançou em um evento fechado uma nova geração do Chromebook, computador que é fruto de uma parceria entre Google e Samsung e que rodará uma versão reformulada do Chrome OS. O novo Chromebook tem tela de 12,1 polegadas com resolução de 1280×800 pixels, pesa 1,4 kg e tem bateria para até seis horas de uso.

O modelo com Wi-Fi custará US$ 449 e o com Wi-Fi e 3G ficará em US$ 549. A venda online começou já nesta terça-feira nos Estados Unidos e a partir de quarta-feira chegará ao Reino Unido.

Outra novidade é o Chromebox, primeiro desktop com a marca Google. O micro compacto também será fabricado pela Samsung e, segundo a empresa, leva apenas sete segundos para ser inicializado. O computador é equipado com um processador Intel Celeron 867 de 1,9 GHz e conta com 4 GB de RAM, seis portas USB, dois slots DisplayPort++ (compatíveis com HMDI, DVI e VGA) e conexões por Wi-Fi e cabo.

Gizmodo:Google anuncia ferramenta para unificar orkut e Google+




Tem perfil no Orkut? Tem perfil no Google+ também? Agora dá para unir os dois. O Googlecomeçou a liberar, hoje, uma ferramenta que integra os perfis das duas redes sociais. Em pontos conflitantes o Google+ prevalece e embora o discurso da empresa seja o de convivência harmônica dos dois sites, parece que é o começo do fim para o Orkut.

No momento a ferramenta, opcional, alcança apenas 1% dos usuários do Orkut — ela só é oferecida lá. Quem optar pela unificação dos perfis terá campos que se repetem nos dois mesclados, com as informações do Google+ prevalecendo. Isso significa que se você usa um apelido no Orkut e seu nome real no Google+, ao fazer a unificação o apelido no Orkut será trocado pelo seu nome.

Além de padronizar os perfis, com a unificação torna-se possível publicar em ambas as redes a partir do Google+. Para tanto, basta publicar conteúdo público no Google+; por achar que as amizades são diferentes e evitar confusões com privacidade, conteúdo restrito a círculos continuam exclusivos do Google+.

Outra diferença é que nos perfis unificados do Orkut, um link para o perfil da mesma pessoa no Google+ poderá ser oferecido. Isso facilita que amigos no Orkut se encontrem no Google+, mas é, também, algo opcional — e a sua chance de se livrar dos amigos malas do ensino médio que acrescentou no Orkut quando isso era legal.

Em entrevista ao G1, Felix Ximenes, diretor de comunicação e assuntos públicos do Google, desconversou quando perguntado sobre um possível fim do Orkut:

“Não é o fim do Orkut. Isso não quer dizer que estamos migrando todo mundo nem importando os dados. É apenas uma oferta para que os usuários optem por um perfil só e não tenham uma multiplicidade de presença em uma mesma empresa.”

Com menos força e usuários do que tinha há um ano, quando ainda era líder no Brasil (posição hoje ocupada pelo Facebook), pouco a pouco o Orkut cai no ostracismo. O meu perfil lá já está no cemitério de perfis do Google, e o seu? [Orkut via G1]

Olhar Digital: Rumor: Facebook quer comprar Face.com



Rede social negocia aquisição de ferramenta 
de reconhecimento facial, que já é usada em 
alguns recursos do Facebook 

O Facebook pode estar negociando a compra da ferramenta de reconhecimento facil Face.com, de acordo com o Mashable.

O Face.com já empresta suas ferramentas para dois recursos do Facebook - o Photo Finder e o Photo Tagger. A tecnologia da companhia permite, por exemplo, estimar a idade e o humor das pessoas apenas a partir do rosto em uma foto.

Uma tentativa de negociação entre as duas empresas já foi feita no passado, mas Facebook e Face.com não chegaram a um acordo sobre os valores. Agora, após o IPO, o Facebook tem mais dinheiro para investir, o que pode facilitar um acordo.

Caso se concretize, a aquisição do Face.com é mais um indicativo de que o Facebook decidiu sair para compras. A rede social também gastou US$ 1 bilhão com o Instagram, e, segundo rumores, negocia a aquisição da Opera Software para desenvolver um navegador próprio. 

PC WORLD: Só um em cada cinco celulares no Brasil usa redes 3G




Apesar de crescimento lento, receita de dados das operadoras teve aumento expressivo de 44,2% entre o trimestre final de 2011 e o primeiro deste ano

Apenas um em cada cinco celulares no Brasil acessa a rede de dados 3G. No 1º. trimestre, a internet rápida estava presente em 20,3% da base e, pela primeira vez, a quantidade de acessos GSM (2G) em números absolutos caiu de 199,5 milhões, em dezembro de 2011, para 197,5 milhões, no final de março deste ano. Os dados são do estudo “Balanço Huawei da Banda Larga” (zip), divulgado pela fabricante nesta terça (29).

A banda larga móvel chegou a 52 milhões de acessos no primeiro trimestre do ano, entre aparelhos celulares e terminais de dados (modems). Dados mais recentes, do mês de abril, indicam que este número já atingiu 54,3 milhões ou, aproximadamente, 28% de penetração da banda larga móvel no Brasil.

Projeções da consultoria Teleco apontam que o Brasil deve terminar 2012 com 73 milhões de acessos de banda larga móvel, alcançando 124 milhões em 2014, ano da Copa do Mundo.

O estudo mostra também que, no 1º. trimestre, metade dos 5 565 municípios brasileiros tinha banda larga móvel, o equivalente a 85% da população. O número é superior à meta estabelecida pela Anatel para 2016. No período, 258 novos municípios, com 4,1 milhões de pessoas, começaram a ser atendidos.

A receita de dados continua a crescer aceleradamente, registrando aumento expressivo de 44,2% entre o trimestre final do ano passado e o primeiro deste ano, estimulado pelo aumento da venda de smartphones. A de voz também continua crescendo: a taxa foi de 8% na comparação entre os mesmos períodos. 

Quanto aos planos de serviço oferecidos pelas operadoras, no pós-pago, todas estão cobrando por volume de dados. Em geral, ao consumir a franquia de dados o usuário continua com acesso ao serviço, mas com uma velocidade reduzida. Planos pré-pagos também estão sendo oferecidos por todas as operadoras; algumas adotaram pacotes por dia, por semana, por quinzena ou por mês.

A média de preços no Brasil para pacotes de 500MB, 1 e 2GB está muito acima dos valores praticados em outros países. A carga tributária e a taxa de câmbio afetam esta comparação.

Banda Larga Fixa

O Balanço indica também que, com 16,5 milhões de acessos fixos ao final de 2011, o Brasil é o 9º. país em quantidade de banda larga fixa no mundo. Mas com a densidade de 8,8 acessos por 100 habitantes, ainda está muito aquém da média dos países desenvolvidos (25,7 acessos por 100 habitantes) e também da China que dispõe de 11,6 acessos de banda larga fixa a cada 100 habitantes.

Em 2011, praticamente todas as sedes dos municípios brasileiros estavam atendidos por banda larga fixa e as projeções estimam que este serviço deve continuar crescendo a uma taxa média anual de 20%, atingindo 20 milhões de acessos em 2012 e 30 milhões em 2014.

INFO: Acesso ao 3G cresce 77% ao ano no Brasil, diz Teleco



Acesso ao 3G cresce rápido, apesar das queixas 
de baixa qualidade do serviço

São Paulo - O Brasil deve encerrar este ano com 73 milhões de acessos à banda larga móvel, o que representaria um crescimento de 77,6% em relação aos dados do final do ano passado, de 41,1 milhões.

Até 2014, quando o País sediará a copa do mundo de futebol, este número deverá saltar para 124 milhões de acessos. As projeções foram divulgadas nesta terça-feira pela Huawei e a consultoria Teleco.


No primeiro trimestre deste ano a banda larga móvel cresceu 112,6% em comparação ao mesmo período de 2011, totalizando 52 milhões de acessos. Deste total, 43,5 milhões eram conectados por meio de aparelhos 3G, principalmente smartphones, enquanto 8,5 milhões foram por terminais de dados. Ao final de abril, eram 54,3 milhões, dos quais 45,7 milhões via aparelhos e 8,6 milhões por meio terminais de dados.

Por empresas, no primeiro trimestre deste ano, os acessos 3G foram liderados pela Claro, com 14,7 milhões de acessos, seguido por Vivo, com 13,1 milhões; TIM, com 11,8 milhões; e Oi, com 3,6 milhões. A fatia de mercado da Claro foi de 33,8% no primeiro trimestre, à frente da Vivo (30,1%), TIM (27,3%) e Oi (8,4%).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, os acessos por 3G da Claro avançaram 90,9% frente ao primeiro trimestre deste ano. O crescimento dos acessos da Vivo no período atingiu 147%, da TIM 162% e da Oi, 500%.

Por terminais de dados, a liderança ficou com a Vivo no primeiro trimestre deste ano, com 3,7 milhões de terminais (42,3%, sobre o mesmo de 2011), seguida por TIM, com 2,5 milhões (31,5%), por Claro, com 1,7 milhão (13,3%), e Oi, com 600 mil (50%).

G1 : Novo sistema do iPhone poderá trazer mapas em 3D, diz site



Função estaria presente no novo sistema do celular, o iOS 6.
Apple não confirmou a notícia do site; empresa fará anúncio no dia 11.

O próximo sistema operacional do iPhone e do iPad, o iOS 6, pode trazer um serviço de localização de mapas em 3D. O site "BGR" publicou uma suposta imagem do novo serviço, mostrando a cidade de Nova York com seus prédios em versão tridimensional com o relevo da cidade.

O site cita "uma fonte confiável de dentro da Apple" que teria passado a imagem e que o programa já estaria em fase de testes. As imagens são todas borradas e não mostram como o serviço realmente funcionará, mas uma delas apresenta um ícone "3D", para apresentar os mapas tridimensionais.

A Apple, ainda segundo o site, pode usar as imagens em 3D da C3 Technologies, empresa que ela comprou em outubro de 2011.

Até o momento, a empresa não confirmou o lançamento de mapas em 3D. Entretanto, ela fará uma coletiva no dia 11 de junho durante o evento WWDC, em San Francisco, nos EUA, para anunciar novidades para os próximos meses.