sexta-feira, 6 de julho de 2012

Secom: Estatais de processamento de dados compartilham soluções



























Cooperar e compartilhar foram as palavras-chave na abertura dos trabalhos da 87ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O encontro reúne nestas quinta e sexta-feira (5 e 6), Hotel Vila Galé Salvador, diretores de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil.


O evento coordenado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) é considerado um importante espaço de debates sobre as novas oportunidades de avanços nas áreas de gestão administrativa/financeira do setor de Tecnologia da Informação.


O presidente da Prodeb, Álvaro Ferreira, destacou a missão das estatais de processamento de dados, instituições que ajudam o governo a atender ao cidadão. "Neste sentido, temos que ser agressivos e utilizar as tecnologias em seu estado de arte e trabalhar no governo e junto ao mercado", para dar respostas e ter competitividade em níveis de mercado.


"Nós estamos falando de redução de custos, de um nível de contratação que nos permita independência e a manutenção desta inteligência dentro de nossas empresas. Para isso, precisamos aprender com o mercado e compartilhar nossas soluções", explicou Ferreira. Ele citou como exemplo, a experiência vivida pela Prodeb em fevereiro passado, quando a estatal baiana enfrentou uma série de ataques do grupo Anonymous, em virtude da paralisação dos policiais militares. Foram ataques por excesso de demanda - os chamados DDOS -, que não significam invasão de sistema, mas obrigaram a Prodeb tirar do ar vários sites governamentais. 


"Nenhum de nós, sozinhos, tem a capacidade para resistir aos quase 300 mil ataques por hora, como enfrentamos. Mas podemos usar a mesma lógica. Se eles podem atacar em grupo, nós também podemos nos defender em grupo", enfatizou o presidente da Prodeb ao explicar a estratégia de dividir o tráfego excedente entre as estatais brasileiras. "Por isso, que cooperar e compartilhar são palavras chave".
Palestras
Após a abertura dos trabalhos, os dirigentes da Abep se reuniram para debater questões internas. As palestras foram realizadas pelos representantes das empresas Tecnoset, Exceda, Techne, Serasa Experian e Vertotech. Para o diretor de Administração e Finanças da Prodeb, Paulo Nunes, a 87ª Reunião é uma experiência enriquecedora, que promove uma agenda sobre o que está sendo feito e de que forma. “Um espaço para aprofundar as discussões, trocar experiências, ideias, visões e principalmente compartilhar soluções”.

INFO:Vereador de SP usará íris para marcar presença na Câmara



  

Tecnologia será usada para evitar fraudes


São Paulo - Depois da denúncia do jornal O Estado de S.Paulo, a Câmara Municipal de São Paulo vai mudar todo o sistema de marcação de presença dos vereadores. As senhas serão substituídas por identificação biométrica - parlamentares serão reconhecidos apenas pela digital ou íris.


O polêmico terminal de presença ao lado do elevador será retirado e o prazo de quatro horas para registrar o comparecimento - mesmo após o término da sessão - também será abolido. "É um mecanismo simples e um avanço consistente", anunciou Police Neto, na reunião com a Mesa Diretora.

O presidente da Casa avaliou que as mudanças são a única forma de evitar que o trabalho dos vereadores no segundo semestre, perto das eleições, volte a ser questionado. Na mesma reunião, o vice-presidente da Mesa, vereador Claudinho (PSDB), propôs que os parlamentares passem a "bater ponto" para mostrar que estão na Casa, mesmo não estando em plenário.

A marcação de presença na entrada da Câmara também seria feita por identificação biométrica. "É muito pequeno avaliar o trabalho do vereador apenas pela presença nas sessões. Eu, por exemplo, estou trabalhando agora e não estou em plenário", disse Claudinho.

O vereador Carlos Apolinário (DEM) também defende a aprovação de um projeto de sua autoria que corta o ponto do vereador que deixar o plenário após registrar presença. Outros líderes da bancada governista apoiam as medidas anunciadas pela presidência como forma de afastar qualquer crise do Legislativo. Dos 55 parlamentares paulistanos, 53 vão tentar a reeleição em outubro.

Ressalva - Ítalo Cardoso (PT), primeiro-secretário da Mesa Diretora, é contra as mudanças e pediu a suspensão da decisão anunciada pela presidência até terça-feira, quando haverá nova reunião.

O petista argumenta que precisam ser ouvidos todos os líderes de bancada antes de qualquer medida a ser tomada. "Pela própria transparência e ética dos atos, precisamos ouvir a opinião de todas as bancadas. Não são mudanças pequenas, estamos falando em normas que vão mudar a vida legislativa da Casa", argumentou. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Olhar Digital: FBI usará sistema de reconhecimento pela íris



Órgão de investigação criará base de dados com informações dos olhos da maioria dos criminosos dos Estados Unidos 


O FBI está tocando um projeto que fica no limite entre a segurança e a invasão da privacidade dos cidadãos norte-americanos. Até 2014, o órgão de espionagem criará uma base de dados que compilará detalhes da íris de criminosos e que poderá ser usada para identificar qualquer pessoa, com 100% de certeza. O projeto já está sendo desenvolvido e custará US$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Hoje em dia, o escaneamento da íris é usado praticamente só por agentes federais e por cientistas e outros profissionais que trabalham em projetos de segurança máxima, principalmente para dar acesso a salas restritas.

A ideia do órgão de investigação é implantar a tecnologia em prisões federais e estaduais norte-americanas, e com isso conseguir dados relativos a todos os prisioneiros do país. Algumas prisões do estado do Missouri já testam o sistema.

O programa está sendo desenvolvido em parceria com uma empresa privada, a BI2 Technologies. Ele poderá ser usado para complementar as bases de dados que o FBI já tem, como a de imagens biométricas da face e da palma das mãos.

Mas o ambicioso projeto está causando polêmica e já tem os seus críticos, que afirmam que tal tecnologia serviria apenas a um estado excessivamente vigilantista e autoritário. Mais ou menos nos moldes do 'Big Brother' imaginado por George Orwell. Como disse ao Mashable a advogada Jennifer Lynch, ligada à Eletronic Frontier Foundation (EFF), "você pode mudar o número do seu cartão de crédito, mas não os seus dados biométricos".

E você, o que acha? O governo deveria ter o direito de captar e usar dados do rosto e da íris das pessoas para fins de segurança ou isso é um desrespeito ao direito à privacidade? 

Folha:Publicidade direcionada sem permissão será proibida pelo Marco Civil da Internet



Propagandas indesejadas que se baseiam em dados pessoais passarão a ser crime com a vigência do Projeto de Lei 2.126/2011, mais conhecido como o Marco Civil da internet.

"Não queremos nossa navegação bisbilhotada para uso de publicidade direcionada. Não somos mercadoria e não queremos ser tratados como tal", disse Alessandro Molon (PT-RJ), relator do PL, durante entrevista coletiva em Olinda (PE) nesta quinta (5).

Yuri Gonzaga/Folhapress 

O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) concede entrevista coletiva sobre o Marco Civil da Internet 

Na quarta (5), um relatório foi entregue pelo deputado à Câmara, com modificações e o requerimento de audiências públicas.


Atualmente, sites como Google e Facebook usam dados de navegação, como buscas feitas e páginas "curtidas", para enviar anúncios específicos para cada um de seus usuários --o que costuma se mostrar mais lucrativo.

Com a possível aprovação do Marco Civil, por mais que a publicidade direcionada esteja definida nos termos de uso dos sites, passará a ser necessária uma autorização explícita dos usuários para a utilização de suas informações com esse fim.

CARTA DE OLINDA

Um documento, redigido por participantes do evento e intitulado Carta de Olinda, foi entregue a Molon durante a plenária final do fórum, no final da tarde da quinta-feira.

Disponível em forma de abaixo-assinado virtual, o texto enaltece a importância da aprovação do Marco Civil e se declara contra o atual "ataque" dos governos desferido contra a internet.

"Grandes corporações e segmentos retrógrados da máquina estatal querem restringir as possibilidades democráticas que nos trouxe a internet", leu Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo ativista da liberdade na rede.

O Marco Civil será votado por uma comissão especial na próxima terça (10) para, então, ser entregue para análise do Senado.

SEM CENSURA

Durante a entrevista, que aconteceu no 2º Fórum da Internet no Brasil, Molon foi perguntado sobre um recente caso de alegada censura exercida pelo Facebook, aobloquear usuários que compartilharam fotos de uma manifestação ocorrida em São Paulo.

As imagens continham mulheres com os seios à mostra. A rede social qualificou-as como "conteúdo pornográfico".

Molon disse que, com a aprovação do PL, o Facebook não será proibido de remover conteúdo sem autorização legal, como ocorrido, mas será obrigado a notificar os usuários de seus motivos e de "além de tornar o ato amplamente público, dar o direito de plena defesa aos censurados" --o que não aconteceu no caso citado.

"Conseguimos equilibrar, no texto, o direito à privacidade e o de liberdade de expressão", diz Molon.

O Marco Civil está em fase de audiência pública até as 18h desta sexta (6) na página e-Democracia, da Câmara.

IDG Now!: Liberada a campanha eleitoral na internet




Começa hoje, oficialmente, a campanha eleitoral. Na Internet, nem tudo é permitido. É proíbida, por exemplo, a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga

A partir desta sexta-feira (6/7) é permitida a propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012 também na Internet. Mas candidatos, eleitores e a Justiça Eleitoral devem estar atentos às novidades sobre campanha este ano.

A propaganda na internet estará liberada no site do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no país, e também no site do partido ou da coligação, com endereço eletrônico também comunicado à Justiça Eleitoral.

Este ano há regras claras para a propaganda eleitoral por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação, e ainda por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural.

Proibições

Importante: na internet é proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Vale frisar que está vedada também, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral em sites governamentais ou de pessoas jurídicas.

Outro cuidado a ser tomado pelo candidato diz respeito a mensagens eletrônicas. Elas devem dispor de mecanismo que permita seu descadastramento pelo destinatário, que deve ser feito pelo remetente no prazo de 48 horas. As mensagens eletrônicas enviadas após após a suspensão do recebimento por parte do eleitor sujeitam os responsáveis ao pagamento de multa no valor de R$ 100,00 (cem reais), por mensagem.

É proibido também o anonimato na livre a manifestação do pensamento e opinião durante a campanha eleitoral, por meio da internet, mesmo que assegurado por lei o direito de resposta. O anonimato será punido com multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a 

R$ 30.000,00 (trinta mil reais), paga pelo beneficiado pela manifestação e o autor (caso posteriormente identificado).

E, por fim, é proibido a utilização, doação ou cessão de cadastro eletrônico de provedores de acesso ou serviços internet em favor de candidatos, partidos ou coligações.

Redes Sociais

Proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o período de pré-campanha eleitoral, a campanha pelas redes sociais está liberada a partir desta sexta-feira, 6/7. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, já afirmou diversas vezes que um dos grandes desafios nas eleições municipais deste ano será justamente esse aspecto da campanha. De acordo com a ministra, é difícil regulamentá-la nas redes sociais por causa da liberdade de expressão.

Na opinião da ministra Carmem Lúcia, "o acúmulo de litígios através de contatos e redes sociais deve aumentar", avaliou. O Judiciário tem que ficar atento para garantir a normalidade do pleito, sem comprometer a liberdade de expressão.

Até porque, segundo a legislação eleitoral para a Internet, candidato, partido, coligação ou o Ministério Público poderão requerer à Justiça Eleitoral a suspensão por 24 horas do acesso a todo o conteúdo informativo da internet, quando estes deixarem de cumprir as regras contidas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Durante o tempo de suspensão, o site deverá informar que se encontra temporariamente inoperante por desobediência à lei eleitoral. Se a conduta irregular for reiterada, o período de suspensão será duplicado.

TI INSIDE: FBI desconectará computadores infectados por malware na próxima segunda-feira




O FBI informou que irá desconectar centenas de milhares de computadores infectados pelo DNSChanger, malware que modifica as configurações de DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) da máquina dos usuários. O plano faz parte de uma iniciativa do governo norte-americano e de entidades para garantir mais segurança na internet.
O DNS é o mecanismo que transforma as URLs de sites em um número, o chamado IP (Internet Protocol), por meio do qual os servidores nos quais eles estão hospedados é acessado. O malware em questão modifica o DNS gerado pelo computador do usuário, fazendo com que ele visite páginas falsas infectadas por outros vírus em vez dos sites digitados no navegador.
De acordo com um comunicado divulgado pelas autoridades, 227 mil máquinas em todo o mundo podem ter a conexão à internet suspensa por volta das 13 horas no horário de Brasília na próxima segunda-feira, 9. O FBI recomenda aos usuários verificarem no site http://www.dns-ok.us se estão infectados e seguir os passos no relatório que disponibilizou neste link para se livrar do vírus e garantir o serviço.
A operação Ghost Click, conduzida pelo FBI em novembro do ano passado, prendeu hackers que utilizavam o mecanismo para controlar cerca de 570 mil computadores em todo o mundo por meio do sistema. Segundo as autoridades, isso não foi suficiente para limpar a web desse malware. 

TI INSIDE:UE autoriza revenda de licenças da Oracle por empresas na internet




A Corte de Justiça Europeia impediu a Oracle de bloquear a revenda online de seus software. A decisão é resultado de um processo aberto pela fabricante americana contra a UsedSoft. A empresa com sede em Munique, na Alemanha, revendia as licenças em sua posse por meio de uma página na internet. A decisão abre margem a criação de um mercado secundário milionário para licenças de software empresarial de segunda mão.
No parecer, a corte esclarece que apenas aplicou os princípios já existentes no ecossistema digital. De acordo com o Financial Times, o tribunal concluiu que, uma vez vendido o software da Oracle a uma companhia, a fabricante exaure seus direitos exclusivos de distribuição, independentemente se na segunda transação o software passou por download ou foi vendido por um meio físico, como DVD ou CD-ROM.
Além disso, revendas como a alemã não são obrigadas a respeitar termos que impedem a venda de licenças de software. “Mesmo que os acordos de licença proíbam uma transferência futura, o detentor dos diretos não pode se opor à revenda daquela cópia em questão.” O parecer reforça que a cópia continua proibida, bem como a venda de parcelas de licenças individuais.
“Acreditamos que a Corte de Justiça Europeia perdeu uma oportunidade significativa de nos enviar uma mensagem clara sobre o valor da inovação e propriedade intelectual para a economia e os negócios europeus”, afirmou ao jornal o representante legal da Oracle no caso, Truiken Heydn. A modalidade de revenda de software da Oracle é proibida nos Estados Unidos, maior mercado da fabricante. 

TI INSIDE : TI mantém liderança em ranking de fusões e aquisições no Brasil




O setor de tecnologia da informação manteve a primeira posição no ranking fusões e aquisições de empresas no primeiro semestre, de acordo com a "Pesquisa de Fusões e Aquisições" da KPMG. Ao todo, segundo a consultoria, foram 50 companhias de TI adquiridas, sendo que 31 delas foram compradas por empresas estrangeiras.
A área lidera o levantamento em todas as edições desde 2008. As compras de empresas de internet, as chamadas pontocom, aparecem em terceira colocação, com 28 transações. Em segundo lugar estão as prestadoras de serviços, com 32 negócios realizados. No total, foram 433 operações nos seis primeiros meses do ano, 54 a mais que o registrado em igual período em 2011.
Entre as companhias internacionais envolvidas nesses processos, os Estados Unidos surgem disparados como principal país de origem. O país foi responsável por 104 fusões e aquisições, seguido da Alemanha (18) e França (14). 

COMPUTERWORLD: Vitória terá centro de inovação tecnológica




Empreendimento contará com infraestrutura para atrair empresas, laboratórios, agentes de fomento e desenvolvedores de software.

A cidade de Vitória (ES) vai ganhar o centro de inovação localizado no Parque Tecnológico Metropolitano para impulsiona o desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias na região. A assinatura para construção do empreendimento foi firmada essa semana entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias e o prefeito do município, João Coser.

Pelo convênio assinado entre os dois governos, o MCTI garantiu o repasse de 9,4 milhões de reais para apoiar centro de inovação . A obra vai ocupar uma área total de nove mil metros quadrados, localizada na região de Goiabeiras, norte da capital capixaba.

O centro contará com infraestrutura para atrair empresas da base tecnológica, como laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras, empresas de software, entre outras.

"O projeto poderá trazer um diferencial para a cidade na área do conhecimento, fazendo de Vitória referência nacional no setor”, assinalou Elias. Para Coser, o Parque Tecnológico muda o perfil da cidade, que passará a desenvolver sues próprios projetos. 

O valor a ser investido, proveniente de emenda da bancada federal capixaba, deverá garantir a elaboração do projeto e a construção da primeira etapa do centro de inovação, perfazendo uma área de três mil metros quadrados. A etapa seguinte contará com recursos próprios e de outras parcerias.

A área total do centro de inovação chegará a 400 mil metros quadrados, na Zona Urbana do Parque Tecnológico (ZPT). “A importância do parque tecnológico se dá principalmente pelo pouco espaço territorial que temos em nossa cidade. O local terá maior valor agregado no menor espaço possível”, enfatizou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Anderson Fioreti.

Olhar Digital: FIFA aprova uso de chip e câmera no futebol




Mudança já vale para o Mundial de Clubes deste ano 
e para a Copa do Mundo do Brasil 

O futebol finalmente ganhará um auxílio da tecnologia, ainda que mínimo. A FIFA anunciou nesta quinta-feira que aprovou o uso de chips dentro das bolas, o que ajudará na identificação de gols. A notícia foi revelada em uma reunião na sede da instituição, em Zurique, na Suíça. A instituição já testa as mudanças há cerca de seis meses. O juiz contará agora com dois auxílios eletrônicos, o do GoalRef (o chip que vai dentro da bola) e do Hawk Eye (uma câmera de alta velocidade que ajudará a mostrar que a bola entrou no gol).

Na Eurocopa deste ano, o juiz não validou um gol legal da Ucrânia contra a Inglaterra e causou a ira até do presidente da FIFA, Sepp Blatter, que afirmou no Twitter que o uso dos chips já havia se tornado uma necessidade no esporte.

Por enquanto, o uso da tecnologia no futebol se limitará ao caso de dúvidas na validação do gol, sendo vetado que o árbitro tire dúvidas em lances de falta ou impedimento.

A tecnologia já entrará em campo na Mundial de Clubes deste ano, disputado em dezembro no Japão, e na Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), disputadas no Brasil. 



G1:Vivo conclui meta de cobertura 3G com quatro anos de antecedência



 


Projeto cobriu 85% da população com internet móvel de terceira geração.
Cobertura chegou a 2.832 municípios de um total previsto de 5.566.

Prevista para abril de 2016, a meta de cobertura 3G da Telefônica/Vivo de cobrir 85% da população brasileira foi cumprida nesta quinta-feira (5). Iniciado em 2010, o projeto cobriu 2.832 municípios com internet móvel de terceira geração, capaz de atingir velocidades de até 10 megabits por segundo (Mbps).

Pelo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a cobertura desses municípios deveria ser completada em abril de 2016, mas a própria empresa, já em 2010, anunciou que conseguiria cumpri-la ainda em 2012.

Amanhã a operadora vai inaugurar a última antena instalada desse projeto, na cidade de Rancho Alegre, no Paraná, onde vivem 4 mil habitantes.

Em relação à meta de quantidade de municípios - total de 5.566 - a empresa ainda não concluiu o cronograma, pois, embora 85% da população esteja coberta com 3G, o percentual de municípios brasileiros em relação ao número total é de 51,8% da população. Ou seja, a cobertura ainda não chegou em metade dos municípios, sobretudo os que tem menos de 30 mil habitantes.

A empresa informou que seguirá com os planos agressivos de cobertura de telefonia móvel.

IDG Now! :"O Megaupload irá retornar", afirma Kim Dotcom, fundador do site




Executivo afirmou via Twitter que serviço poderá voltar após rejeição de propostas como SOPA, PIPA e ACTA, mas não confirmou data

O fundador do Megaupload, Kim Dotcompostou em seu perfil no Twitter que o famoso site compartilhamento de arquivos pode voltar a funcionar em breve, após consecutivos acordos antipirataria terem sido rejeitados ao redor do mundo. “SOPA is dead. PIPA is dead. ACTA is dead. MEGA will return” (SOPA está morta, PIPA está morta, ACTA está morta. MEGA irá retornar, em tradução livre), escreveu Dotcom. 

Dotcom também afirmou na mesma mensagem que o endereço retornará “maior, melhor, mais rápido, gratuito e protegido de ataques”. Depois das rejeições das propostas de lei SOPA e PIPA, o ACTA foi barrado pelo parlamento europeu nesta quarta-feira (4), por uma margem de votos folgada de 478 a 39. No entanto, ainda não há previsão para o retorno do site. 

SOPA is dead. PIPA is dead. ACTA is dead. MEGA will return. Bigger. Better. Faster. Free of charge & shielded from attacks. Evolution!

Além de fazer o anúncio sobre a possível volta do Megaupload, Kim Dotcom também enviou umtweet direcionado aos brasileiros, e escrito em português. “Hi BRAZIL. Vocês são as melhores pessoas do mundo. Eu te amo. Mega misses you too”, escreveu o executivo. 

Em junho, o executivo anunciou também via Twitter o lançamento de um site de streaming de música chamado MegaBox, capaz de compartilhar músicas de modo que o fã pague diretamente ao artista, sem intermédio de gravadoras ou distribuidoras - o que reduziria custos. O aplicativo também teria a capacidade de armazenar e reproduzir áudio, desta forma os usuários poderiam fazer upload de suas músicas favoritas para uma conta online gratuita e acessá-las em qualquer lugar, via streaming.

O Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos da Internet, foi tirado do ar em janeiro deste ano pelo governo dos EUA, devido a acusações de que os responsáveis pelo site teriam provocado um prejuízo de mais de 500 milhões de dólares aos detentores de direitos autorais devido aos filmes piratas e outros conteúdos protegidos que circulavam na rede. 

Dotcom, por sua vez está cumprindo prisão domiciliar por cometer crime de infração de direitos autorais, sob acusações de extorsão e lavagem de dinheiro. O executivo recebeu recentemente uma visita de Steve Wozniak, co-fundador da Apple, que fez questão de defender Kim e criticar o governo dos EUA.

TI INSIDE:Em dois anos, número de conexões 3G cresce 270%




Em dois anos de implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), a quantidade de usuários da tecnologia 3G cresceu 270%, passando de 15,2 milhões, em maio de 2010, para 56,3 milhões, em maio deste ano. Os dados foram apresentados pelo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, na quarta-feira, 4, durante o 2º Fórum da Internet no Brasil, em Olinda, Pernambuco.
Ele explicou que o PNBL, ao contrário do que muitos imaginam, não se restringe apenas à oferta de internet a preços populares. O programa engloba também a redução das desigualdades regionais e sociais, geração de emprego e renda e competitividade do Brasil no cenário internacional. Também estão sendo adotadas medidas de infraestrutura, de regulação e fiscais.
Os dados apresentados pelo secretário-executivo do MiniCom revelam também que a quantidade de cidades brasileiras que contam com o serviço 3G aumentou 232%, passando de 681 municípios para 2.261, entre 2010 e 2012. A base de assinantes da banda larga fixa atingiu o total de 18,7 milhões, salto de 42% em relação a 2010. Apenas no ano de 2011, 6 milhões de domicílios em todo o Brasil passaram a contar com serviço de internet rápida e a meta do governo é cobrir 70% das casas brasileiras até 2015.
Principais ações do PNBL
Alvarez destacou a reativação da Telebras e a venda de capacidade a pequenos provedores locais de internet como uma das principais medidas para dinamizar o mercado. Até o fim deste ano, a rede de fibra ótica administrada pela estatal deverá ter 21 mil quilômetros de extensão, cobrindo mais de 2 mil cidades. Para 2014, a expectativa é que essa rede atinja quase 31 mil quilômetros, propiciando cobertura de internet a 4.283 municípios.
A licitação das faixas de 2,5 GHz, para a tecnologia 4G, e da faixa de 450 MHz, para levar telefonia e internet às áreas isoladas do país, também são medidas previstas no Programa Nacional de Banda Larga para promover a massificação do acesso à rede mundial de computadores.
Outras medidas são a assinatura de acordos com empresas privadas para ofertar internet a R$ 35, na velocidade de 1 Mbps; redução de preços no atacado; construção do satélite geoestacionário; anel de fibra óptica interligando os países da América do Sul; aprovação do Plano Geral de Metas de Competição, pela Anatel; o Regime Especial de Tributação, que desonera a construção de redes de telecom; além de atualização na legislação, para disciplinar a instalação de antenas e definir o compartilhamento de infraestrutura de redes entre as empresas. 

IDG Now!: Empresa lança serviço para dividir compras online em vários meios de pagamento




MundiPagg diz que tecnologia pode ajudar a trazer mais pessoas para o e-commerce, além de ajudar quem tem pouco limite em um cartão de crédito, por exemplo

A MundiPagg – empresa que oferece soluções em meios de pagamento online – anunciou o lançamento de uma plataforma que permite dividir o valor da mesma compra em diversos meios de pagamento. “Esta tecnologia ajuda principalmente os consumidores com pouco limite no cartão de crédito”, diz Verena Stukart, co-fundadora da MundiPagg. Numa compra de 500 reais, por exemplo, o consumidor poderá pagar 200 reais em um cartão de crédito, 150 reais em outro e 150 reais no boleto bancário.

Verena acredita que a facilidade pode trazer mais pessoas para o comércio eletrônico. De acordo com números do E-bit, no ano passado, mais de 32 milhões de consumidores brasileiros compraram ao menos uma vez em sites de e-commerce. Destes, 9 milhões realizaram sua primeira compra online, sendo mais da metade (61%) da classe C. O estudo ainda mostra que a receita gerada pelo e-commerce no Brasil chegou a 18,7 bilhões de reais em 2011 com expectativa de crescimento de 25 % este ano.

A empresa afirma ter a meta de conquistar de 30% a 40% do mercado de pagamentos online até o final de 2012, e espera movimentar mais de R$ 1 bilhão em transações já nos próximos meses.

IDG Now!: RIM lança sistema para gerenciamento de dispositivos móveis




Enquanto vê a concorrência atacando seu negócio de smartphones Blackberry, fabricante canadense aposta na tendência de uso de aparelhos pessoais no trabalho

Após anos de desgastante concorrência contra nomes poderosos como Apple e Samsung e em má situação financeira - inclusive com grandes cortes de pessoal, a RIM percebeu que deve reforçar sua posição onde ainda tem presença marcante: o mundo corporativo. De olho na tendência BYOD (funcionários usando dispositivos pessoais no trabalho), a empresa anunciou a chegada ao Brasil do BlackBerry Mobile Fusion, solução para administração de dispositivos móveis (MDM).

Além de aparelhos BB (smartphones e tablets PlayBook), a plataforma permite gerenciar dispositivos Android e iOS, dentro de um console unificado com interface web.

“As empresas têm um problema a resolver - a adoção dos dispositivos móveis”, disse o diretor-geral da RIM para o Brasil, Peter Gould. Segundo ele, em encontro recente com um CIO, ouviu a seguinte reclamação: "BYOD devia chamar Bring Your Own Disaster" (traga seu próprio desastre)', ele me disse".

O Fusion é uma plataforma com três módulos: Enterprise Server, para gerenciar smartphones BB; Device Service, para PlayBooks e os futuros aparelhos com sistema BB10 (previstos para 2013) e Universal Device Service, para devices iOS e Android.

O sistema permite concentrar na mesma interface todos os dispositivos de um funcionário, com uma aba do "navegador" para cada (veja imagem).

Tela de gerenciamento do BlackBerry Mobile Fusion

A ferramenta permite estabelecer políticas de segurança para os aparelhos, fazer bloqueio e remoção de dados remotamente e gerenciar aplicativos e software.

Em iOS e Android, o Fusion detecta se o aparelho possui jailbreak (Apple) ou acesso root (Android), e avisa ao administrador. "Essas práticas são enormes riscos de segurança, e o sistema pode barrar o acesso do dispositivo na hora", diz Renato Martins, gerente da RIM.

Também é possível bloquear a câmera e até o navegador-padrão do aparelho. "Mas não podemos fazer tanta coisa como em um BlackBerry", explica Martins. "Os recursos de administração são limitados pelas APIs oferecidas pela Apple e pelo Google", diz.

Devido a essa limitação, não é possível, por exemplo, localizar via GPS aparelhos iOS/Android perdidos ou roubados - somente fazer o bloqueio ou apagar todos os dados remotamente.

Em dispositivos RIM, o Fusion permite criar uma área à parte no sistema operacional, específica para apps relacionados ao trabalho. Essa tecnologia, chamada Balance, pode ser usada pelos administradores para impedir compartilhamento não-autorizado de dados corporativos. É possível, por exemplo, bloquear o envio de um e-mail do trabalho para um endereço pessoal (GMail, Hotmail etc).

"Além disso, as áreas 'trabalho' e 'pessoal' do aparelho não se comunicam", afirma Matt Gueiros, executivo da RIM.

Produto independenteEmbora não revele metas, a RIM aposta na adoção rápida do Fusion entre os clientes da empresa no Brasil, onde ela tem 250 mil servidores de e-mail BlackBerry Enterprise instalados (não revela a quantidade de clientes).

Além disso, a RIM espera competir também com outras soluções de MDM - o Fusion é um produto à parte, que pode ser usado mesmo por empresas que não usam a plataforma BB.

Para isso, a companhia canadense adotou uma política de licenciamento agressiva. O Fusion e os clientes para iOS e Android são gratuitos. A cobrança é por dispositivo ativo gerenciado, e a licença é perpétua. Os preços começam em 256 reais cada (de 1 a 4 aparelhos) e caem até 143 reais (acima de 1000).

O BlackBerry Mobile Fusion também pode ser baixado no site da empresa.www.blackberry.com/fimdocaos. A versão vale por 60 dias e permite o gerenciamento de 60 PlayBooks e 60 devices iOS/Android.

Olhar Digital: Facebook pode criar uma 'FaceTV', segundo analista



Paul Amsellem, que previu o FacePhone em 2010, agora aposta em
 uma televisão conectada da rede social 

O analista Paul Amsellem, diretor da Mobile Network Group é o grande “profeta” do Facebook Phone. Foi ele que, em 2010, falou em primeira mão sobre o possível lançamento de um smartphone da rede social e plantou a sementinha na cabeça de muitos, quem dirá, do próprio Facebook.

Amsellem acredita que o “FacePhone” deve aparecer no fim de 2013 e que uma das fabricantes mais cotadas para produzir o hardware da rede social é a Nokia. Na época, o analista ainda arriscou dizer que Mark Zuckerberg compraria a empresa finlandesa por US$ 10 bilhões.

"O Facebook vai lançar o 'FacePhone'. Se vai ser azul e com um grande F, eu não sei - e nem mesmo o Facebook sabe. Mas sei que eles precisam de uma relação com alguém que entenda de rede, tecnologia, relacionamento com operadoras e logística. Eles poderiam comprar a Nokia ou a RIM, e não gastar nem muito dinheiro com isso", comentou.

Agora, pouco tempo depois de sua primeira previsão, o Olhar Digital resolveu ir atrás do especialista para saber se sua aposta tinha mudado ou ganhando ainda mais força. Em um bate-papo via videoconferência, Amsellem confirmou que sua teoria se mantém intacta, mas adicionou alguns detalhes à previsão e ousou novamente ao sugerir um novo mercado à rede social.

Atualmente, Paul acredita que a RIM pode entrar no projeto do FacePhone, já que a fabricante canadense está passando por uma crise e pode pensar na venda de suas redes. Mas, ele não descartou a hipótese da compra da Nokia e até incluiu a Microsoft na jogada. Segundo ele, caso o Facebook queira criar apenas uma parceria, sem se comprometer com uma aquisição, a empresa de Bill Gates é a mais adequada.

Para Amsellem, o principal motivo para o Facebook desenvolver um smartphone é a proteção contra seus concorrentes. "Quando a rede social publica seu aplicativo, ela tem que fornecer todo código e documentação para Apple e Google. Então, como a empresa pode proteger sua inovação, uma vez que oferece seu principal elemento aos concorrentes?", questiona. "O mercado mobile tem mais de 500 milhões de usuários e está em ascensão, o Facebooknão tem escolha. A pressão do mercado é alta e eles precisam desenvolver seu próprio celular", completou.

Sendo assim, o especialista vê o Facebook como um dos maiores players do mercado de mobilidade daqui cinco anos, com loja de aplicativos e alguns modelos de dispositivos. "A mobilidade e a vida social estão mais conectadas do que nunca, nada mais normal para a maior rede social do mundo do que expandir seus negócios", disse.

Se para alguns a ideia de um smartphone do Facebook é impraticável, Paul vai além e se aventura em uma nova previsão: a FaceTV. "Fora os smartphones, oFacebook deve ir em direção à computação na nuvem, onde será capaz de dar acesso a todas as informações pessoais de seus usuários em seus dispositivos, e TV conectada, que é o futuro", concluiu.

O analista argumenta que, com o desenvolvimento de um smartphone, a companhia pode produzir também outros hardwares com a sua marca. Você concorda com estas previsões? Tem alguma ideia em mente e quer compartilhar com a gente? Escreva nos comentário abaixo sua opinião e aproveite para ver alguns modelos conceituais do possível FacePhone, criado por designers de diversas partes do mundo.



Convergência Digital: Brasileiros preferem e-mail e redes sociais nos celulares



A E.life, empresa brasileira especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, realizou um estudo sobre o uso dos dispositivos móveis no pais. O levantamento indicou que o número de internautas que utilizam celulares e/ou smartphones para navegar na Internet subiu de 44,8% em 2011 para 56,2% em 2012. Já por meio do tablet, o acesso saltou de 5,6% no ano passado para 11,5% neste ano.

Nas conexões por celulares e smartphones, os conteúdos mais acessados são as redes sociais e e-mail (por meio de aplicativos). Houve diminuição no uso de mapas e na leitura de notícias, apesar de estarem em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Mobile banking, jogos online e download de podcasts são menos comuns via celular. Já os usuários de tablets possuem outros interesses, como divulgar conteúdo próprio e ler notícias.

A diversificação dos aparelhos de acesso à internet tornou o celular, o netbook e outros equipamentos portáteis mais atrativos aos internautas de diferentes classes de consumo, agregando mobilidade ao acesso. Assim, foram definidos dois perfis de usuários de dispositivos móveis: os “usuários que acessam a internet pelo celular/smartphone” e os “usuários que acessam a internet por tablet”. No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012.

Usuários que acessam a internet pelo celular/smartphone

Com base em 740 questionários, a E.life identificou que 87,2% destes internautas têm menos de 35 anos, 39,6% possuem renda familiar entre R$ 1.064,00 e R$ 4.591,00, 50,1% concluíram o ensino médio e 47,1% utilizam internet mais de 35 horas por semana. Para 97% deles, os conteúdos mais procurados são as redes sociais, seguido de email (83%); notícias (65%); mapas (45%); internet banking (34%); jogos online (18%) e podcasts (8%).

O uso de aplicativos próprios para sistemas operacionais de celular mostrou predomínio do sistema Android entre 40,8% dos entrevistados que acessam internet pelo celular e/ou smartphone. Apesar do alto custo dos aparelhos Apple, seu sistema vem em seguida na preferência de 20,6% dos usuários.


Usuários que acessam a internet por tablet

Com base em 151 questionários, o estudo revelou que 76,4% dos usuários que acessam a internet por tablets têm menos de 35 anos, 47,7% possuem renda familiar acima de R$4.591,00, 56,3% concluíram pelo menos o ensino superior, 37% estudam e trabalham, 37% apenas trabalham e 49,6% utilizam a internet mais de 35 horas por semana.

Para eles, há maior interesse em fazer contatos com amigos (36%) ou uso para fins profissionais (17%) no acesso às redes sociais, bem como divulgar conteúdo próprio e ler notícias (7% cada). A maioria dos entrevistados disse que são essenciais para seu dia a dia as possibilidades que um tablet oferece para trabalho, mobilidade e acesso à web e redes sociais.