terça-feira, 28 de agosto de 2012

TI INSIDE: Senado vota obrigatoriedade de digitalização de documentos imobiliários


A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado analisará nesta quarta-feira, 29, a exigência de substituição de livros, fichas, microfilmes e demais suportes de registros públicos de transações imobiliárias por arquivos eletrônicos. A medida faz parte do Projeto de Lei 23/2010, do então deputado Índio da Costa.

O PL ainda exige que os arquivos atendam aos requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de viabilizar a verificação segura de sua autenticidade. O projeto estabelece um prazo de cinco anos para que todos os cartórios adotem o sistema de registro eletrônico, de maneira gradual.

A medida deve reduzir a receita dos cartórios com reconhecimento de firmas e autenticação de documentos, principal alvo de críticas dos opositores. Com informações da Agência Senado 

Folha: Ministério das Comunicações estuda usar nova faixa do 4G antes de 2016



O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse nesta segunda-feira (27) que o uso da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel 4G (quarta geração) pode acontecer antes de 2016, prazo inicialmente esperado.

O uso efetivo da faixa de 700 MHz nos grandes centros urbanos estava prevista apenas para julho de 2016, quando será completada a transição da TV analógica para a digital. É preciso esperar a transição porque a faixa é de uso exclusivo das TVs abertas, que a utiliza para transmissão de sinal (do canal 2 ao 69).

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) 

Hoje, 90% das residências do país têm aparelhos analógicos que recebem o sinal da TV aberta pela faixa de 700 MHz.

Ontem, Paulo Bernardo voltou a confirmar que o leilão da faixa deve ser realizado no segundo semestre de 2013, mas revelou que seu uso para o 4G pode ser adiantado em algumas localidades do país.

TRANSIÇÃO ADIANTADA

"Numa cidade como São Paulo, a digitalização da transmissão está muito adiantada. Por isso, discutimos na semana passada a possibilidade de flexibilizarmos o prazo de 2016, que ainda precisará do aval da presidente Dilma Rousseff", disse o ministro. "O sinal analógico pode ser apagado antes em alguns locais."

Ele disse que a mudança poderia ser útil também para evitar uma corrida às lojas do país inteiro, em busca das TV digitais, quando o prazo final de transição estiver próximo. "A partir de 2013 algumas localidades podem ter o fim do sinal analógico, mas em hipótese nenhuma faremos isso nas regiões onde existe um número representativo de famílias com TVs analógicas."

DESONERAÇÃO DA TV

Paulo Bernardo disse que vai apresentar uma proposta de desoneração da TV digital ao Ministério da Fazenda, tanto para o receptor como para os aparelhos de transmissão.

Segundo o ministro, hoje uma retransmissora de sinal digital envolve um investimento de, no mínimo, R$ 500 mil.

2,5 GHZ VS. 700 MHZ

A banda larga 4G de 700 MHz é mais eficaz que a leiloada pelo governo em junho (2,5 GHz), pois cobre maior área e demanda menos uso de antenas.

Essa faixa de frequência já está sendo operada nos EUA e na Europa.

Diário Oficial: Montagem da superestrutura é concluída




Jaques Wagner esteve ontem no canteiro de obras e 
recebeu jovens que se dedicam ao esporte com apoio do governo estadual

Quem passa pelo Dique do Tororó, em Salvador, logo percebe o avanço nas obras da Arena Fonte Nova. A construção está em ritmo acelerado e um exemplo disso foi a colocação do último módulo das arquibancadas, marcando a conclusão da fase de montagem da superestrutura (pilares, vigas, lajes e arquibancadas). A conclusão desta etapa foi acompanhada pelo governador Jaques Wagner, que esteve no canteiro de obras na manhã de ontem.

As obras físicas do estádio estão 70% concluídas. Segundo o diretor de contratos do Consórcio Arena Fonte Nova, Alexandre Chiavegatto, 25% da tensoestrutura (cobertura tensionada) já foi executada. A conclusão da cobertura total da arena está prevista para dezembro, quando serão finalizados os ajustes de tensão da superestrutura. Também começou a instalação das esquadrias dos camarotes.

Acabamento – "Dois anos após a implosão, estamos indo para a conclusão da arena. Já iniciamos o processo de acabamento. Hoje ficou concluída a colocação do último lance das arquibancadas e as cadeiras estão em fase de teste", explicou Chiavegatto.

De acordo com ele, outras frentes de serviço estão em andamento, a exemplo da construção dos acessos às rampas laterais. Além disso, a etapa de instalações elétricas, hidráulicas, e elevadores já passa de 48%. O edifício-garagem está com 85% das fundações finalizadas. No acabamento, os pisos estão com 70% feitos e os revestimentos, 17%.

Cronograma – "Estamos cumprindo o cronograma e resolvendo as questões referentes ao fluxo de caixa, de tal forma que os serviços sigam o ritmo normal. Em dezembro, entregaremos a obra física e, até fevereiro de 2013, o estádio fica sob a responsabilidade da Fifa, visando à customização para o campeonato", afirmou o governador.

A nova arena não ficará restrita aos eventos esportivos. A estrutura inclui um complexo de lazer para a população, além de espaço para shows de grande porte, congressos e encontros de negócio.

Encontro com atletas apoiados pelo Estado

O governador Jaques Wagner também conheceu ontem o centro de visitação da arena e se encontrou com 30 atletas apoiados pelo Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), entre eles a medalhista olímpica do boxe Adriana Araújo.

"O apoio é importante porque ajuda muitos atletas a se prepararem para grandes campeonatos. Cheguei onde estou graças a isso e à dedicação exclusiva ao esporte", disse Adriana. Atualmente, os programas do governo estadual Bolsa Esporte e Faz Atleta beneficiam 91 projetos. Outros 53 estão em fase de seleção.

TI INSIDE: Usuários querem mais serviços em sites de governo eletrônico




Os sites de governo eletrônico (e-gov) oferecem a informação que o usuário precisa, mas nem sempre disponibilizam os serviços que necessita realizar, como pagamentos e emissão de documentos. A conclusão é de pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP. O trabalho da analista de sistemas Ieda Martins propõe um modelo para avaliação dos serviços de e-gov sob o ponto de vista dos cidadãos, pois o estudo verificou que a maioria dos modelos existentes focava prioritariamente os aspectos técnicos.
“Os sites de e-gov representam o uso de tecnologias de internet para interconectar e possibilitar os processos de negócios, a comunicação e a colaboração entre o governo e seus parceiros, que podem ser os cidadãos, empresas, órgãos governamentais, entre outros”, conta a pesquisadora. “A principal tecnologia utilizada para interface é a internet e os mais diversos tipos de serviços podem ser oferecidos, mas se verifica que o mais oferecido é a oferta de informações”. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em 2010 existiam 11.856 sites com o domínio “gov.br”, um total de 6.331.256 páginas HTML (padrão de formato de páginas de internet).
De acordo com Ieda, os atributos mais considerados na satisfação dos usuários de serviços de e-gov foram “O site fornece informações de qualidade”, “As opções de comunicação funcionam”,“O site disponibiliza uma seção de Perguntas Mais Frequentes (FAQ)”, “O site oferece o que era esperado”, “O site apresenta claramente os serviços oferecidos”, “O site sinaliza a existência de mecanismos de segurança” e “Os links funcionam corretamente”.
“De modo geral, os usuários encontravam informações, mas desejavam realizar serviços e não conseguiam”, destaca a pesquisadora. “A principal recomendação para os sites que desejam aprimorar seus atendimentos é deixar de utilizar uma comunicação de mão única, do site para o cidadão, com fortes características informativas, e passem a investir em aspectos mais interativos que possam permitir uma comunicação de mão dupla entre site e cidadão, com maior oferta de serviços”
Serviços
Ieda ressalta que os usuários sugeriram que seria importante haver um fórum de discussão, onde a pessoa pudesse postar suas dúvidas sem ter que ir pessoalmente a uma repartição pública. Outro pedido é uma maior oferta de serviços online nos sites, como guias de pagamento eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e emissão de documentos. “Os usuários ainda sugerem atendimento por chat (conversação por internet) e uma linguagem mais ao alcance do cidadão nos textos dos sites”, acrescenta.
A pesquisa identificou e analisou os sites de e-gov mais representativos em termos de bytes (unidade de medida do tamanho dos sites) no Brasil, que são os dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. “A análise utilizou os fatores identificados em modelos já existentes, mas que tinham como foco o ponto de vista do cidadão, que foram eficiência, realização, disponibilidade do sistema, site, sinergia e privacidade”, conta Ieda.
No decorrer da pesquisa estas dimensões foram desmembradas em diversos componentes. "Por exemplo, a dimensão de eficiência era composta pelos seguintes aspectos: velocidade de acesso, facilidade de utilização, facilidade de interação, conveniência de uso, serviços personalizados e serviços de qualidade", diz a administradora.
Segundo Ieda, “a pesquisa está produzindo seus resultados acadêmicos, mas espera-se que as conclusões obtidas no estudo possam ser aproveitadas pelos sites de e-gov”. O trabalho teve a orientação do professor Edgar Monforte Merlo, da FEARP. As informações são da Agência USP. 

INFO: Governo descarta apagão no setor de telecomunicações



Paulo Bernardo, ministro das comunicações: ´tivemos 
um incidente esses dias, mas acredito que nos saímos bem dele´

São Paulo - O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, descartou nesta segunda-feira um risco de apagão do setor, como foi levantado recentemente por uma publicação estrangeira. "Não vamos ter apagão coisa nenhuma", afirmou, durante almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Em seguida, o ministro ressaltou que os investimentos do setor este ano devem repetir os valores do ano passado, de R$ 21,7 bilhões. "As empresas não apostaram no aumento da demanda e tivemos um incidente esses dias. Mas acredito que nos saímos bem", afirmou, referindo-se à suspensão temporária das vendas de novos chips de algumas operadoras por falta de qualidade no atendimento.

Segundo Bernardo, o setor deverá registrar um crescimento recorde este ano. Bernardo ressaltou que o faturamento bruto do setor no ano passado somou R$ 182 bilhões, o que representou uma alta de 10% sobre 2010. "Vamos bater os números do ano passado", afirmou, destacando que o setor faturou R$ 46,5 bilhões no primeiro trimestre.

Segundo ele, o governo prepara medidas para alteração do sistema tributário do setor. "Achamos que mexendo na tributação vamos desenvolver o setor e manter a arrecadação, pois os serviços vão se expandir", afirmou.

Bernardo reafirmou que o governo trabalha para fazer a licitação da faixa de 700 megahertz (MHz) no segundo semestre de 2013. "Podemos fazer a licitação e acelerar a digitalização da TV digital (prevista para encerrar em 2016), mas com muito cuidado" disse.

Ele ressaltou que o governo ainda procura um modelo de rádio digital. "Mas o modelo industrial precisa ter preço acessível", afirmou.

COMPUTERWORLD: Prepare-se para a era do data center em uma caixa



Para analistas, mercado movimenta-se para integrar ofertas e unir, em um só equipamento, armazenamento, rede e storage.

Produtos integrados, que oferecem armazenamento, storage e outras tecnologias estão começando a ganhar força no mercado, indicam analistas do setor.

Basta olhar para a atuação de fornecedores de armazenamento, como EMC, Hewlett-Packard e NetApp, que ingressam no mundo do servidores, software e rede para oferecer pacotes de produtos e reforçar suas ofertas.

Até as startups estão de olho na tendência e desenhando estratégias nessa linha. No ano passado, por exemplo, a recém-criada Nutanix, de San Jose, Califórnia, Estados Unidos, apresentou um servidor virtualizado que está agrupado em conjunto com unidade de armazenamento de estado sólido e rígido, que pode ser gerido sob uma visão única.

"A tendência está começando a criar forma", avalia Arun Taneja, analista principal da consultoria norte-americana The Taneja Group. Nos próximos dois anos, o mercado vai presenciar o que Taneja chama de “HyperConvergence" da computação.

Segundo ele, armazenamento e rede, juntos, registrarão adoção maciça nas companhias, especialmente entre empresas de pequeno e médio porte, que têm menos pessoal de TI para gerenciar infraestruturas cada vez mais complexas.

"Acredito que 2014 será o ano do HyperConvergence. Penso que 2013 será de educação, provas de conceito e testes iniciais, junto com as compras iniciais de produtos do tipo", avalia.

Taneja afirma que embora fornecedoras de infraestrutura de TI como um todo tenham adotado conceitos mais abertos, isso não significa que as plataformas oferecidas serão mais consolidadas. Na visão do analista, grandes organizações de TI têm mais budget para lidar com o desafio de gerenciar peças separadas do ambiente tecnológico. Mas as empresas menores contam com profissionais com um perfil mais generalista para lidar com “um labirinto de equipamentos”, dificultando a tarefa, diz.

“Diante desse cenário, eu realmente acredito que é hora de consolidar a computação, redes e armazenamento para simplificar a vida de um administrador, especialmente em negócios de pequeno e médios portes", aconselha Taneja.

Olhar Digital: Igreja Universal passa a aceitar doações de dízimo pelo Facebook



Instituição se diz a primeira igreja brasileira a aceitar esse tipo de doação 

Agora é possível doar dinheiro à Igreja Universal do Reino de Deusdiretamente pelo Facebook.

Segundo a instituição, por um aplicativo da rede social, os fiéis podem escolher o destino de seu dinheiro entre “dízimo”, “oferta para a construção do Templo”, “evangelização em rádio e televisão”, “auxiliares do Bispo Macedo” ou “voto com Deus”.

A igreja ainda afirma que a doação pode ser feita de qualquer lugar do mundo via cartão de crédito. A quantia mínima é de R$ 20.

A IURD também aproveitou para anunciar a reformulação de sua página de doações, que permite a qualquer pessoa utilizar o sistema via cartão de crédito ou boleto bancário. 

Folha: Aberta seleção para apoiar ideias inovadoras em tecnologia da informação




Uma associação de empresas de software em Minas Gerais abriu seleção para apoiar startups (empresas iniciantes de pequeno porte) com ideias inovadoras na área de tecnologia da informação.

O programa de aceleração da Fumsoft tem 14 vagas: quatro empresas residentes terão espaço na sede da associação, em Belo Horizonte, com consultorias e atividades de capacitação por um ano.

As outras dez vagas são para assessoria durante oito meses, com encontros mais espaçados. Pessoas físicas também podem se inscrever nessa segunda categoria, individualmente ou em grupo.

As inscrições vão até 31 de agosto, e o custo varia de R$ 100 a R$ 200. Os interessados precisam encaminhar projeto do produto que pretendem desenvolver ou promover.

O produto deve ser inovador, com alto valor agregado e não poluente. A Fumsoft ficará com 1% do valor.

Os selecionados pagarão ainda uma taxa mensal para usar a infraestrutura da sede. O custo é de R$ 300 para não residentes e cerca de R$ 750 para os residentes (o valor varia de acordo com o tamanho da sala).

A incubadora será financiada ainda por fundos de investimento e colaboradores.

A Fumsoft diz que já apoia empreendedores, mas pela primeira vez criou um programa dinâmico para o perfil das startups, que têm "composição enxuta" e potencial para rápido crescimento.

O edital está disponível no site do Fumsoft.

IDG Now!: Anatel vai selecionar 12 mil consumidores para testar banda larga




Consumidores vão medir qualidade dos serviços entregue na sua casa. Medida faz parte do novo plano de metas do órgão para fiscalizar as conexões contratadas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresenta na quarta-feira (28/08) o programa para seleção dos usuários que vão testar a qualidade da banda larga móvel e fixa a partir de outubro. Serão escolhidos 12 mil assinantes interessados em participar do projeto de aferição do serviço. 

Os consumidores escolhidos vão informar para a Anatel se a velocidade entregue pelos prestadores de serviços está de acordo com o novo plano de metas que mede a qualidade dos serviços de banda larga. Pelo regulamento da Anatel, os prestadores de serviços deverão garantir que a velocidade da banda larga entregue aos usuários não seja inferior a 20% do contratado e que na média mensal essa taxa não fique abaixo dos 60% previstos. Os percentuais serão ampliados a cada 12 meses até atingirem, respectivamente, 40% e 80%.

“Vamos pedir para que as pessoas se inscrevam para que aferição seja na casa dos usuários”, informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta segunda-feira (27/08), durante almoço em São Paulo com cerca de 300 empresários de diversos segmentos da economia, incluindo de TI e telecom. O encontro foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). 

Os critérios de seleção dos 12 mil consumidores e metodologia do estudo serão apresentados pela Anatel na quarta-feira, mas Paulo Bernardo adiantou que o processo de inscrição será pela internet. Haverá um sorteio eletrônico dos participantes.

Não é a primeira vez

Serviço semelhante já foi feito em 2010/2011 pelo ComitêGestor da Internet em conjunto com o Inmetro e a prórpia Anatel para medir a qualidade da banda larga fixa nas três capitais brasileiras com maior proporção de acesso à Internet: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ferramenta thin client desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), foi utilizada exclusivamente para a medição do Programa de Análises de Produtos do Inmetro. 

As conexões, no mínimo de três de cada operadora por cidade, foram monitoradas 24 horas por dia, por um período de dois a três meses, utilizando o thin client, integrado a um GPS, que via satélite fornece precisão no tempo necessário para realização dos testes. Quando necessário, também foi utilizado um modem homologado pela operadora.

Convergência Digital: Anatel não prevê compartilhamento de fibra óptica antes de nove anos




O governo e a Anatel vêm insistindo que as operadoras de telefonia adotem o compartilhamento de infraestrutura em larga escala – ou, pelo menos, em alguma escala, visto que isso ainda é muito reduzido. A agência, ao longo dos anos, editou diferentes regulamentos a esse respeito, mas sem efeito prático significativo. A promessa é de que isso vai mudar com o esperado Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).

Mas o regulamento, que deve ser aprovado pelo Conselho Diretor da agência ainda este ano, sinaliza que o compartilhamento de infraestrutura será adotado por etapas. O primeiro alvo são as redes mais antigas, os pares trançados de fios de cobre. Também entrariam nas ofertas as chamadas infraestruturas passivas – dutos, torres, valas, postes, etc.

O compartilhamento de redes mais modernas, porém, parece que vai esperar. Apesar de incluídas no início das discussões do PGMC, as empresas de TV por assinatura ficarão de fora das medidas de competição. Por conta das mudanças legais no setor – notadamente a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) – a área técnica da agência sinaliza que os cabos coaxiais só entrarão na “partilha” em, no mínimo, cinco anos.

O raciocínio é de “feriado regulatório” para essas infraestruturas, ou seja, um prazo maior para a recuperação dos investimentos. E é sob o mesmo argumento que as redes de fibras ópticas só poderão ser alvo de compartilhamento compulsório em um prazo ainda maior: não haverá medidas nesse sentido pelo menos nos primeiros nove anos de aplicação do PGMC.

“Tendo em vista a manutenção dos incentivos aos investimentos em novas redes de acesso, especialmente as redes de cabo e as rede de fibra ótica, o compartilhamento pleno (full unbundling) só deve ser exigido quando tratar-se de rede de acesso por meio de par de cobre, e a desagregação lógica só deve ser exigida quando em taxas de transmissão inferiores a 25 Mbps.”

O PGMC é um regulamento que permite a adoção de medidas assimétricas sobre os principais atores do mercado – aquelas empresas que, com base em uma série de critérios, são consideradas detentoras de Poder de Mercado Significativo. De forma geral tratam-se dos grupos econômicos das concessionárias de telefonia – Embratel, Oi e Vivo. Parte dos remédios é voltada à telefonia móvel, e, portanto, além desses grupos, também inclui a TIM.

Como mencionado, já existem regulamentos da Anatel que deveriam induzir o compartilhamento de redes, mas constatou-se que ainda há instrumentos pelos quais as empresas conseguem driblar essas obrigações. Em essência, porque definem preços, como e onde ofertar, prazos de entrega, etc. Ou seja, a assimetria de informação entre quem tem a rede e quem quer usá-la.

A forma de superar isso é dar maior transparência a essas informações. Daí a obrigatoriedade, prevista na proposta de PGMC, de construção de uma base de dados das ofertas de atacado – com planos de referência a serem homologados pela Anatel. Além disso, deve ser criada uma entidade supervisora dessas ofertas, com o objetivo de intermediar as negociações.

Assim, as empresas/grupos com poder de mercado deverão ter planos de referência que prevejam a desagregação de canais lógicos (bitstream) e a desagregação plena do enlace local (full unbundling) em suas ofertas de atacado das infraestruturas de redes fixas de par de cobre em taxas de velocidade de transmissão de até 25 Mbps.

Também devem ser apresentados planos de referência de Exploração Industrial de Linhas Dedicadas (EILD), de exploração de backhaul, e de Interconexão Classe V (basicamente, dados), também nas velocidades até 25 Mbps. Até que as ofertas nesse caso estejam homologadas, deve haver uma reserva, às não PMS, de 50% da capacidade do backhaul previsto no Plano Geral de Metas de Universalização.

Além dessas, as empresas com poder de mercado também devem homologar ofertas de referência de infraestrutura passiva (aqueles dutos, postes, valas, torres, fibras apagadas, etc). Bem como devem oferecer planos relativos à oferta de itinerância nacional – ou seja, aquelas que permitem a conexão de usuários “visitantes”, que estejam em locais onde não há rede de sua própria provedora.

TI INSIDE: Brasil é o terceiro maior mercado de dispositivos móveis com Android e iOS



O Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com o maior número de dispositivos móveis com o iOS, da Apple, ou Android, do Google, analisados pela agência de pesquisa digital Flurry. Os dados mostram que a taxa de crescimento dos sistemas operacionais no país no período de 12 meses, compreendido entre julho do ano passado e o mesmo mês deste ano, foi de 220%. Apesar da enorme taxa de expansão, o Brasil ficou atrá do Chile, que figura na segunda posição da lista, com aumento de 279%.

Na liderança está a China, com 401% de crescimento, na mesma base de comparação, no número de smartphones e tablets em uso. De acordo com o estudo, essa é uma das mais fortes demonstrações do poder de compra da numerosa população daquele país, com uma crescente classe média e amplas oportunidades para os fabricantes. Outro destaque é o grupo dos países que compõem os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), presentes no top 10, o que reforça o estágio avançado de adoção de dispositivos móveis equipados com os sistemas operacionais.

Em contrapartida, o ranking também cita os países com sinais de saturação: Cingapura, Hong Kong e Suécia, pois, além de possuírem elevado número de dispositivos, não são muito populosos. Os Estados Unidos, por sua vez, registraram 78% de crescimento dos dispositivos com ao menos um desses sistemas. Por ser um país populoso, o percentual de expansão o indica como um mercado consumidor saturado, segundo a pesquisa. Em situação semelhante estão Coreia do Sul e Reino Unido. 

Folha : Nono dígito para ligações interurbanas em SP começa nesta terça-feira



A partir desta terça-feira (28), todos os usuários que fizerem ligações interurbanas para celulares com DDD 11 (64 municípios do Estado de São Paulo) terão de obrigatoriamente acrescentar o número 9 no número de celular de destino.


A medida vale tanto para quem fizer a chamada de um telefone fixo como de outro celular.

Aqueles que não colocarem o nono dígito antes das ligações não terão as chamadas completadas, mas um aviso automático irá alertar o usuário da necessidade de incluir o dígito 9 antes do número do celular.

Desde 18 de agosto o redirecionamento de chamadas não é mais feito para quem liga de fora do Estado.

A partir de 16 de outubro, as ligações feitas de dentro da área 11 também deixarão de ser completadas sem a inclusão do nono dígito.

Em 15 de janeiro, mais nenhuma chamada será encaminhada e o avisoserá extinto.

INCLUSÃO DO 9º DÍGITO

A inclusão do 9 antes dos números de celulares com DDD 11 passou a vigorar em 29 de julho. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a mudança afetou 34 milhões de linhas e elevou as combinações numéricas para celulares de 44 milhões para 90 milhões de números.

O código 11 abrange 64 municípios do Estado de São Paulo, a maioria na Grande São Paulo (veja arte).

A mudança atinge clientes de todas as operadoras, com exceção da Nextel.

Editoria de Arte/Folhapress 

INFO: Nokia Siemens vai abrir fábrica no Brasil para 4G




São Paulo - A Nokia Siemens Networks vai abrir uma linha de montagem no Brasil, junto com a fabricante Flextronics International, para construir a próxima geração de redes de telefonia móvel, disse um executivo sênior em entrevista na última segunda-feira.

A planta deve começar a disponibilizar equipamentos de quarta geração (4G) sem fio no início de outubro, no momento em que operadoras locais constroem redes para a Copa do Mundo de 2014, disse o diretor da Nokia Siemens para as Américas, Ken Wirth.

"O que estamos procurando fazer é alinhar nossa capacidade de produção próxima dos mercados onde estamos vendendo. Então isso reduz nossos custos de transporte, tarifas e quaisquer outras coisas que apareçam", disse Wirth, recusando-se a comentar o quanto cada parceiro investiu na joint venture.

O Brasil leiloou licenças de transmissão de 4G em junho, e estipulou que pelo menos 60 por cento do hardware instalado deveria ser de conteúdo brasileiro, um requisito contestado pelos Estados Unidos e pela União Europeia na Organização Mundial do Comércio.

Para a Nokia Siemens, a demanda das quatro operadoras móveis brasileiras, com a instalação de suas redes 4G, será suficiente para justificar a capacidade de produção local para os próximos 12 a 18 meses, disse Wirth.

A empresa já assinou contratos com uma operadora 4G brasileira e uma chilena, que Wirth se recusou a nomear.

Com a produção brasileira já instalada e funcionando, Wirth disse que vê as novas redes 4G brasileiras como uma chance para a Nokia Siemens de crescer sua participação no mercado da América Latina em cerca de 30 por cento. A região contribui por 13 por cento da receita da companhia -- mais do que a América do Norte -- e está crescendo rapidamente.

Somente no Brasil, as operadoras móveis reservaram cerca de 1,5 bilhão de dólares em despesas de capital para o próximo ano, cerca de 30 por cento dedicados à tecnologia 4G.

IDG Now!: Twitter recorre da decisão de juiz a qual exige informações privadas de usuário




A rede social interpôs recurso da decisão de um juiz de Nova York em junho, exigindo que a empresa entregasse informações detalhadas sobre um usuário ligado ao movimento de protesto Occupy Wall Street

O Twitter entrou, na segunda-feira (27/8), com um recurso da decisão de 30 de junho dada pelo juiz Matthew Sciarrino Jr., da Corte Criminal da Cidade de Nova Iorque, que requeria que a empresa entregasse "toda e qualquer" informações de usuário - incluindo tweets - relacionadas ao manifestante da Occupy Wall Street Malcolm Harris. 

Harris está sendo julgado por conduta desordeira em conexão com uma marcha organizada em outubro de 2011, realizada na Ponte do Brooklyn. Sciarrino determinou, em 20 de abril e 30 de junho, que Harris não têm legitimidade para pedir ao tribunal para anular as intimações dos registros do Twitter feitas pelo procurador geral de Nova Iorque Cyrus Vance Jr.

Uma lei dos Estados Unidos permite aos usuários de um serviço a oportunidade para anular uma intimação para registros de conta, declarou a rede social em sua apelação.

"Os usuários do Twitter são donos de seus tweets e devem ter o direito de lutar contra pedidos do governo", escreveram os advogados do microblog no recurso. A intimação reflete "o crescimento do uso de informações de empresas de mídia social em processos criminais", acrescentou.

O Twitter ficará ao lado de seus usuários em uma luta contra pedidos invasivos do governo, escreveu Ben Lee, advogado da empresa, em um post na rede.

O escritório de Vance, em um documento do tribunal emitido em maio, argumentou que a intimação procurou apenas tweets públicos e informações de conta, e Harris não poderia ter uma "expectativa razoável de privacidade na informação que ele publicamente e intencionalmente transmitiu para o mundo." O Twitter também esperou três meses após a data de retorno da intimação para enviar qualquer resposta, argumentou o escritório de Vance.

Uma porta-voz Vance se recusou a comentar sobre o recurso. A American Civil Liberties Union (União Americana pelas Liberdades Civis, em tradução, ou apenas ACLU) aplaudiu a decisão de apelação do Twitter.

Residentes dos EUA "têm o direito de falar livremente na Internet, com a certeza de que o governo não poderá obter informações sobre nossas comunicações ou nossas informação privada a menos que a aplicação da lei ... obtenha um mandado mostrando causa provável", disse Aden Fine, advogado sênior da ACLU, escreveu em um post no blog. "A promotoria não fez isso. Vez disso, ele tentou evitar esses obstáculos constitucionais ao emitir uma mera intimação para informações do Twitter de Harris".

As informações que Vance tem procurado inclui dados privativos de assinante - como o endereço de IP de Harris, escreveu Fine. "Ao negar o Twitter e Harris, o tribunal decidiu que o governo pode acessar estas informações pessoais privadas sem satisfazer as proteções constitucionais básicas", escreveu ele. "Isso não está certo."

Convergência Digital: 'Horário nobre' da Internet coincide com o da TV



O meio digital possui hoje várias plataformas e entender como o consumidor se comporta nesses múltiplos devices é de grande importância para a consolidação das estratégias digitais das empresas que pretendem se relacionar positivamente com os usuários no ambiente online.

No contraponto, deduz-se com essa pesquisa - que não trata diretamente sobre o assunto - que a TV perde espaço em horário nobre para a Internet, o que vem fazendo com que algumas emissoras tentem reforçar a sua programação para enfrentar a concorrência.

A Pesquisa

A Hi-Midia, especializada em segmentação e performance em mídia online, e a M.Sense, especialista em estudos sobre o mercado digital, produziram a pesquisa “Horário Nobre da internet no Brasil”, um levantamento sobre os horários de maior acesso à internet no país e as principais atividades realizadas em diversos períodos do dia. Foram ouvidas 1.265 pessoas das cinco regiões do país, entre 15 e 22 de junho.

A pesquisa constatou que o horário nobre da internet durante a semana é a noite, mais especificamente entre 19h e 22h, que coincide com a chegada dos usuários em casa após o trabalho. Já nos finais de semana, o acesso é menos concentrado e se estende ao longo da tarde e da noite (de 14h às 22h).

No PC – Para usuários de computador (PC), existe concentração das atividades mais comuns, como navegar nas redes sociais (41%), ler e enviar e-mails (35%), ler notícias (32%) e ler conteúdo de entretenimento (32%), entre 19h e 22h durante a semana útil. Atividades relacionadas à diversão, como fazer download de filmes e música (30%), acessar as redes sociais (28%) e assistir a vídeos (25%), se mantém em alta após as 22h. Já a leitura de e-mails (37%) e de notícias (29%) têm dois picos diários (pela manhã e a noite),

Já nos finais de semana, entre 14h e 17h, é maior o acesso para leitura de e-mails (28%), redes sociais (33%), leitura de notícias (27%) e conteúdo de entretenimento (28%). Já entre 19h e 22h o acesso é maior para jogos (18%), visualização de vídeos (28%) e download de filmes e músicas (24%).

Nos dispositivos móveis – Os usuários de smartphones ou tablets (35% do total de entrevistados) realizam as atividades rápidas e mais comuns, como ler e-mails, acessar as redes sociais e ler notícias, em diversos horários ao longo do dia, durante a semana. Já as atividades como fazer download de músicas e filmes (18%), jogar online (16%) e assistir a vídeos (19%) são mais realizadas após às 22h.

Nos finais de semana, a maior parte dos acessos à rede via tablets e smartphones ocorre ao longo da tarde e noite. Atividades como ler e-mails e acessar as redes sociais começam mais cedo do que as demais, apresentando elevados percentuais desde as 9h (23% e 22%, respectivamente), mas os picos se dão em sua maioria na faixa das 19h às 22h.

“A mobilidade faz com que o acesso à Internet ocorra em vários horários durante o dia. Isso é muito importante no planejamento de ações e campanhas publicitárias.” afirma Bruno Maletta, sócio da M.Sense, destacando a importância de entender os hábitos dos usuários para otimizar recursos de campanhas e melhorar eficiência da comunicação entre consumidores e marcas.

Curiosidades

•Nos finais de semana, os percentuais de atividade online no período da manhã é maior em todas as atividades para os homens, em especial a visualização de vídeos e o download de filmes e músicas (16%). Ou seja, os homens começam a acessar a internet mais cedo do que as mulheres.

•O acesso à web com smartphones e tablets após às 22h é menor no Sudeste do que em outras regiões. Apenas 14% dos entrevistados da região Sudeste se ocupam com a leitura de notícias nessa faixa de horário, ao contrário de 23% dos entrevistados das demais regiões. O mesmo acontece com envio e leitura de e-mails (20% contra 25%), acesso as redes sociais (21% contra 29%) e visualização de vídeos (16% contra 25%).

•A faixa de 40 a 49 anos é a primeira a iniciar suas atividades online pela manhã. Em segundo lugar está a faixa acima de 50 anos. Os mais novos acessam a internet mais tarde.


* Fonte: Assessoria de Imprensa da HI.midia

Folha: Projeto abre 10 mil vagas em cursos on-line gratuitos de programação




Uma parceria entre a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e o governo federal vai oferecer 10 mil vagas em cursos gratuitos à distância na área da tecnologia da informação.

O projeto Brasil Mais TI abre hoje as inscrições para cursos nas linguagens de programação Cobol, Java e .net.

Para concorrer às vagas, é preciso ter mais de 16 anos e passar por uma seleção de perfil profissional e de conhecimentos em tecnologia.

"Desenvolvemos um processo seletivo para identificar os candidatos com perfil em TI, contribuindo para a retenção dos jovens nos cursos e na profissão", diz Sergio Sgobbi, diretor de educação e recursos humanos da Brasscom.

Os cursos on-line têm entre 320 e 260 horas de duração e são certificados pelo MEC (Ministério da Educação).

O projeto vai abrir 10 mil vagas todos os anos. Além de apoio do MEC, o projeto conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O site também vai lançar um portal de vagas gratuito, onde empresas de TI e candidatos com formação na área podem divulgar vagas e currículos.

O lançamento do site, onde é possível se inscrever para os cursos, está previsto para hoje.

Olhar Digital: Novo Megaupload vai 'mudar o mundo', promete criador


Kim Dotcom se mostra bastante empolgado com a nova versão do seu serviço 

Kim Dotcom (Reprodução) 

O Megaupload vai voltar e melhor do que antes. Isso é o que promete Kim Dotcom, o criador do serviço, que falou um pouco mais sobre a nova versão do Megaupload no Twitter.

Desenvolvedores já podem ter acesso à API do novo Megaupload e Dotcom sugere que eles "se preparem pois o Mega API vai dar poderes incríveis". As novas ferramentas poderão "mudar o mundo", afirmou o empolgado criador do serviço.

"O novo Mega vai oferecer criptografia em um clique para todas as transferências de dados, fácil de usar, sem cobrança, privacidade total", escreveu Dotcom em um tuíte.

Preso desde janeiro, após operação que fechou o Megaupload, Dotcom afirma estar mais empolgado com o novo serviço agora, que as autoridades "abusaram da pessoa errada".