terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ascom Prodeb: Veja no BestApps os melhores aplicativos da semana

Portal A TARDE: Bahia ganha dois prêmios em inovação

Joana Lopo

Foram 28 ganhadores entre 73 finalistas de 
diversas categorias, que concorrem ao prêmio
nacional

Indígenas Pataxós do município de Porto Seguro, no sul da Bahia, deixaram suas ocas para construir suas próprias casas. A iniciativa foi da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou Oscip, a Grin 9, que capacitou 142 índios para contruírem moradias de 50 m2. O projeto de autoconstrução teve investimento de R$ 2. 840 milhões, feitos pelo governo da Bahia e foi uma das instituições baianas a ser premiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foram doze empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (CTs) nordestinos que ficaram nas três primeiras colocações, em diferentes categorias. A Bahia se destacou, com dois dos quatro primeiros colocados.

A primeira etapa da premiação, que é a regional, ocorreu no domingo, 13, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de convidados e representantes das empresas ganhadoras. No total foram 28 ganhadores, entre 73 finalistas, nas diversas categorias, que agora concorrem a final nacional, que será realizada em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Com o prêmio de R$ 200 mil, a Grin 9 ganhou na categoria tecnologia Social. Para a coordenadora geral do projeto Celene Brito, o troféu foi em reconhecimento ao trabalho de capacitação dos índios que contribuirão com a economia local na construção de habitações. "Estamos satisfeitos com essa importante premiação e temos a expecatativa de poder capacitar ainda mais comunidades, inclusive a quilombola, que ainda está em fase de desenvolvimento do projeto", conta Brito.

Outra empresa baiana ganhadora foi a Cetrel na categoria Inovação Sustentável - Região Nordeste. Com o projeto "Gestão Integrada de Águas no Polo Industrial de Camaçari", a empresa foi destaque ao apresentar as ações desenvolvidas através do Programa de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Polo e do projeto Água Viva, voltados para a gestão, monitoramento, além do uso racional e sustentável da água no complexo industrial.

De acordo com o presidente da Finep, Glauco Arbix, a premiação é uma forma de estimular o desenvolvimento de inovações em diversos setores da sociedade. "As empresas brasileiras devem demonstrar a qualidade das suas tecnologias para produzirmos mais e melhor para desenvolver o Brasil. Estamos produzindo a nossa própira inovação e isso é muito importante, principalmente com a parceria das universidades e centros de pesquisa do País", disse ele no encerramento do evento.

Este ano foram 570 candidatos de diversas regiões do País, que concorreram nas nove categorias - Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa (apenas na etapa nacional), Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social, Inventor Inovador, Tecnologia Assistiva, Inovação Sustentável e Inovar Fundos. O maior número de inscritos foi na categoria Pequena Empresa, com 166 formulários preenchidos.

Fonte: Lopo, Joana. "Portal A TARDE - Bahia ganha dois prêmios em inovação." Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 15 Oct. 2013. .

G1: Segunda fase do programa Cidades Digitais terá 262 municípios




O Diário Oficial da União publicou em sua edição desta segunda-feira (14) que 262 municípios brasileiros foram escolhidos para a segunda fase do programa Cidades Digitais, iniciativa do Ministério das Comunicações para expandir a oferta de internet de banda larga e modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos no país. Veja a lista completa aqui.

Os municípios escolhidos para o programa "Cidades Digitais" terão pontos de acesso gratuito à internet em espaços de grande circulação, que serão definidos pelas prefeituras, e receberão softwares de gestão pública para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Os servidores públicos serão capacitados para uso dos aplicativos e da rede instalados nos municípios.

Segundo a publicação no Diário Oficial, a lista apresenta a seleção de cidades que submeteu suas propostas por meio de formulário digital entre os dias 4 de fevereiro e 5 de março de 2013.

São Paulo é o estado com mais cidades aprovadas na segunda fase do Cidades Digitais, com 27, seguido pelo Maranhão e Minas Gerais, ambos com 25. Apesar disso, a região Nordeste lidera o número de municípios selecionados com 119.

Fonte: "G1 - Segunda fase do programa Cidades Digitais terá 262 municípios - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/segunda-fase-do-programa-cidades-digitais-tera-262-municipios.html (accessed October 15, 2013).

INFO: Governo terá cuidado para 4G não interferir no sinal das TVs



Brasília - O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (14) concordar com a preocupação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) sobre a destinação da faixa de 700 mega-hertz (MHz).

A entidade argumenta que o uso da faixa para os serviços de internet móvel de quarta geração (4G) poderá causar interferência no sinal de algumas emissoras de TV.

“Claro que não pode haver interferência [no sinal das TVs]. Nesse ponto, é uma pressão que eles [Abert] fazem, com a qual nós concordamos. Não pode ter interferência porque isso viraria um aspecto muito negativo desse processo”, declarou o ministro. “Vamos ter todos esses cuidados. Mas a ideia é manter o calendário e o leilão no ano que vem”, completou.

Atualmente, a faixa de 700 MHz é usada por emissoras privadas e públicas da TV aberta (canais 52 a 69). Elas deverão desocupar o espectro, digitalizando seus sinais, para que ele seja licitado e destinado à internet móvel com tecnologia 4G.

Segundo Paulo Bernardo, o leilão da faixa será feito no primeiro semestre de 2014.

Recentemente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, disse haver pontos controversos em relação ao uso da faixa. Ele citou problemas como a interferência da internet no sinal da TV e os custos extras para adaptação do espectro.

Paulo Bernardo reiterou a disposição do governo em dialogar com todos os setores. “Achamos pertinente discutir com as rádio difusoras, e que haja um replanejamento definitivo de como vão ficar os canais com a implantação da TV digital, com o compromisso de que ninguém vai ficar sem lugar”, disse o ministro após participar de uma cerimônia no Ministério das Comunicações.

Fonte: "Governo terá cuidado para 4G não interferir no sinal das TVs | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/10/governo-tera-cuidado-para-4g-nao-interferir-no-sinal-das-tvs.shtml (accessed October 15, 2013).

G1: Decreto vai obrigar uso de novo e-mail em todo o governo, diz ministro - notícias em Política


 
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo,
durante anúncio de municípios selecionados para o
programa Cidades Digitais.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira (14) que a presidente Dilma Rousseff deve assinar nos próximos dias um decreto que torna obrigatório o uso de um novo sistema de e-mails, mais seguro, em todos os órgãos do governo federal.

Nestre domingo (13), a presidente disse, por meio de sua conta no Twitter, que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem. “Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal. Esta é 1ª medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais”, disse Dilma no Twitter.

O anúncio se deu após revelações, pelo programa Fantástico, de que o governo dos EUA espionou a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a própria presidente. Segundo Dilma, o sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“Vamos transformar esse determinação [de uso do novo sistema de e-mail] em um decreto, que vai ser assinado por ela [Dilma]. Vamos ter um cronograma para implantar porque, se fôssemos implantar tudo simultaneamente, teríamos problemas técnicos”, disse o ministro Paulo Bernardo, em Brasília.

Sistema Expresso

De acordo com o Paulo Bernardo, ministérios e demais órgãos do governo federal deverão substituir, até o segundo semestre de 2014, os atuais serviços de e-mail em uso pela terceira versão do Expresso, programa desenvolvido pelo Serpro. A rede que será usada é a de empresas públicas como a Telebras e aDataprev, da Previdência Social.

Com isso, o governo federal será conectado por uma rede interna que, segundo o ministro, deve dificultar o acesso de espiões às mensagens trocadas pela presidente, ministros e funcionários públicos.

Bernardo disse que, no Ministério das Comunicações, o Expresso vai substituir o Outlook, da Microsoft. Esse processo deve ser concluído em novembro.

“Se [alguém do governo] se comunicar com uma rede aberta, com certeza vai ter o mesmo problema [de espionagem], o e-mail vai poder ser acessado. Agora, os e-mails trocados dentro da rede de governo vão ter total segurança”, disse o ministro, que admitiu que vazamentos podem ocorrer, mas afirmou que “pelo menos o Serpro não vai entregar de bandeja para o pessoal fazer a leitura.”

“Nós julgamos que as vantagens [de usar o sistema do Serpro] são de cumprir as obrigações de um país civilizado: não deixar que as contas de e-mails sejam devassadas, sejam invadidas, porque uma das coisas fundamentais é que as pessoas têm direito a uma comunicação com privacidade, com proteção de sigilo”, completou o ministro.

Fonte: Amato, Fábio . "G1 - Decreto vai obrigar uso de novo e-mail em todo o governo, diz ministro - notícias em Política." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/10/decreto-vai-obrigar-uso-de-novo-e-mail-em-todo-o-governo-diz-ministro.html (accessed October 15, 2013).

Governo vai autorizar em novembro migração de AM para FM | INFO



Rio de Janeiro – A velha e boa rádio AM vai ganhar novo fôlego no Brasil, com a migração das emissoras para a faixa FM. Como nenhum aparelho eletrônico moderno, incluindo os celulares, recebem o sinal AM, as rádios que operam nessa faixa estavam perdendo público velozmente, principalmente entre os mais jovens, disse hoje (14) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão, que este ano ocorre no Rio de Janeiro.

Paulo Bernardo disse que a digitalização do rádio, assim como vem acontecendo com a TV, ainda não tem um modelo que definitivamente sirva ao Brasil. “O que nós vamos fazer ainda este ano é autorizar as rádios AM se transformarem em rádios FM. Uma das pressões que temos para fazer o rádio digital é que a qualidade do rádio AM está caindo, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso prejudica muito a audiência. A juventude, por exemplo, nem ouve mais rádio AM”, declarou.

Bernardo informou que já foram feitos estudos que apontam viabilidade para a migração. “Com a digitalização da TV, nós temos os canais 5 e 6 [liberados], onde cabem muitas rádios. Nós estamos fazendo uma solução que é importante, que é autorizar rádio AM para a faixa de FM. Isso vai ser assinado em novembro, que tem o Dia do Radialista [comemorado em 7 de novembro.]”

O ministro disse também que o desligamento do sinal analógico para os antigos aparelhos de televisão, chamado de switch off, ocorrerá no primeiro semestre de 2015, mas que o cronograma ainda está sendo acertado com as emissoras. Segundo Bernardo, não haverá, contudo, prejuízo para o público, pois o governo vai facilitar a aquisição dos aparelhos necessários para converter o sinal digital para as televisões analógicas.

O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, explicou que, com a futura liberação do espectro de 700 mega-hertz (MHz), onde hoje operam as televisões analógicas, parte desse espaço será ocupado pelas rádios AM.

“Hoje a faixa de frequência do FM atual vai de 88 MHz a 108 MHz. Os canais 5 e 6 vão de 76 MHz a 88 MHz. É o que agente chama de faixa contígua ao FM. O decreto conterá que nos municípios onde tem outorga e todas as AM cabem no espectro atual de FM elas migram automaticamente e devolvem sua frequência AM para o governo. E nas emissoras que vão para os canais 5 e 6, elas começam a operar e terão um prazo de transmissão simultâneo até cinco anos”, explicou.

O presidente da Abert disse ainda que, para garantir que os novos rádios possam captar essa faixa extra de FM, o governo deverá editar uma portaria obrigando todos os receptores produzidos no Brasil já virem com atualização do software para a faixa estendida.

Fonte :"Governo vai autorizar em novembro migração de AM para FM | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/10/governo-vai-autorizar-em-novembro-migracao-de-am-para-fm.shtml (accessed October 15, 2013).

Folha de S.Paulo: Falta de "guerreiros cibernéticos" prejudica combate a hackers



Para os governos e corporações acuados pela frequência cada vez maior de ataques pela internet, o maior desafio é encontrar guerreiros cibernéticos capacitados para reagir.

As atividades hostis de espiões, sabotadores, concorrentes e criminosos abrem espaço para a expansão das atividades das empresas de segurança digital, as quais são capazes de atrair os melhores talentos das unidades cibernéticas governamentais.

O Comando Cibernético dos EUA deve quadruplicar de tamanho até 2015, recebendo 4.000 novos funcionários. A Grã-Bretanha anunciou no mês passado a criação da nova Reserva Cibernética Conjunta, e do Brasil à Indonésia governos nacionais criam forças semelhantes.

Mas a demanda por especialistas supera amplamente o número de profissionais qualificados para a tarefa, e os governos acabam perdendo mão de obra para concorrentes que oferecem grandes salários.

"Como com qualquer coisa, realmente se resume ao capital humano, e não há simplesmente suficiente dele", disse Chris Finan, ex-diretor de segurança cibernética na Casa Branca e hoje pesquisador-sênior do Projeto Truman de Segurança Nacional, além de trabalhar para uma start-up no Vale do Silício.

"(Os profissionais) escolhem onde trabalhar com base no salário, estilo de vida e falta de uma burocracia interferente, e isso torna particularmente difícil trazê-los para o governo."

Os ataques cibernéticos podem ser caros. Uma empresa de capital aberto de Londres, cujo nome não foi revelado, sofreu prejuízos de 800 milhões de libras (R$ 2,8 bilhões) por causa de um ataque cibernético anos atrás, segundo serviços britânicos de segurança.

Globalmente, os prejuizões oscilam entre US$ 80 bilhões e US$ 400 bilhões por ano, segundo pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, de Washington, patrocinado pela McAfee, subsidiária da Intel.

Há ataques de muitos tipos. Alguns envolvem apenas a transferência de dinheiro, mas com mais frequência também há furto de dados de cartões de crédito de clientes. Outro tipo de apropriação é o de propriedade intelectual ou segredos comerciais, para garantir vantagens empresariais.

As vítimas também podem sofrer ataques de "hacktivistas", como a negação de serviço dirigido ou a derrubada de sites, cujo conserto pode custar caro.

Quantificar os prejuízos exatos é algo quase impossível, especialmente quando segredos e dinheiro não são os únicos alvos.

Embora nenhum governo tenha assumido a responsabilidade pelo vírus Stuxnet que destruiu centrífugas nucleares iranianas, existe a forte convicção de que se tratou de um projeto conjunto dos EUA e de Israel.

A Grã-Bretanha diz ter bloqueado no ano passado 400 mil ameaças cibernéticas avançadas contra a Intranet protegida do governo, enquanto um vírus disparado contra a empresa energética saudita Aramco, possivelmente a companhia mais valiosa do mundo, destruiu dados em milhares de computadores e colocou nas telas uma imagem da bandeira dos EUA em chamas.

VIRAL?

O conhecimento cibernético continua concentrado principalmente no setor privado, onde as empresas estão assistindo a um expressivo crescimento nos gastos com produtos e serviços de segurança.

Dependendo do tipo de ameaça, várias firmas estão disputando talentos cibernéticos. O Google atualmente anuncia 129 empregos na área de segurança da tecnologia da informação, ao passo que empresas de defesa, como Lockheed Martin Corp e BAE Systems, também têm vagas em aberto.

O fabricante de antivírus Symantec também está fazendo bons negócios. "O ambiente das ameaças está explodindo", disse o executivo-chefe Steve Bennett à Reuters em julho.

O Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA diz que o número de empregos na área de segurança da tecnologia da informação crescerá cerca de 22% no país na atual década, com a abertura de 65,7 mil vagas. Especialistas veem uma situação semelhante em nível global, com os salários crescendo 5% a 7% ao ano.

"O recrutamento e a retenção no campo cibernético é um desafio para todos os que trabalham nessa área", disse Mike Bradshaw, diretor de segurança e sistemas inteligentes da Selex, unidade de TI da Finmeccanica. "É uma área onde a demanda supera a oferta. Vai demorar um tempo até que a oferta se equipare."

Um pós-graduado com um bom diploma na área da informática pode conseguir um salário de US$ 100 mil anuais, com um adiantamento semelhante a título de luvas, o que é um valor várias vezes superior àquele que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) ofereceria.

Fonte: APPS, PETER . "Folha de S.Paulo - Tec - Falta de "guerreiros cibernéticos" prejudica combate a hackers - 14/10/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/10/1356283-falta-de-guerreiros-ciberneticos-prejudica-combate-a-hackers.shtml (accessed October 15, 2013).

INFO: NSA coleta milhões de listas de contato de email, diz jornal



A Agência de Segurança Nacional do Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) coletou milhões de listas de contatos de contas pessoais de email e serviços de mensagens instantâneas ao redor do mundo, incluindo de muitos norte-americanos, informou o jornal The Washington Post.

O programa de coleta intercepta agendas de endereços de email e contatos de serviços de troca de mensagens instantâneas enquanto percorrem conexões de dados globais, disse o jornal em reportagem publicada em sua página na Internet, na segunda-feira, na qual cita autoridades de inteligência e documentos fornecidos pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden.

O Post disse que ao analisar tais dados, a NSA busca por conexões para mapear as relações entre alvos de inteligência fora dos EUA.

A coleta de dados ocorre fora dos EUA, mas puxa os contatos de muitos cidadãos norte-americanos, diz a reportagem, citando duas autoridades de inteligência.

Um porta-voz do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, disse que a agência é focada em descobertas e no desenvolvimento de inteligência sobre alvos estrangeiros. "Nós não estamos interessados em informações pessoais sobre cidadãos norte-americanos comuns", disse ele ao jornal.

Revelações de Snowden sobre o alcance e os métodos da NSA, incluindo o monitoramento de grandes volumes de registros de tráfego de Internet e ligações telefônicas, tem incomodado países aliados dos EUA, da Alemanha ao Brasil.

Admiradores o consideram um herói dos direitos humanos enquanto críticos o chamam de traidor.

O analista de 30 anos agora vive em um local secreto na Rússia, fora do alcance de autoridades norte-americanas que querem processá-lo sob a acusação de espionagem por ele ter vazado detalhes sobre programas de vigilância eletrônica ultra-secretos.

Fonte: "NSA coleta milhões de listas de contato de email, diz jornal | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/10/nsa-coleta-milhoes-de-listas-de-contato-de-email-diz-jornal.shtml (accessed October 15, 2013).

Portal do Servidor: Dia do Servidor será comemorado com entrega de prêmios e apresentações musicais



O Dia do Servidor (28/10) será comemorado com um evento no próximo dia 22 de outubro, a partir das 16h, no Teatro Castro Alves. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores dos Prêmios Servidor Cidadão e Boas Práticas 2013, além do vencedor da primeira edição do Festival de Música. 

Os interessados em participar do evento devem retirar os convites a partir do dia 14 de outubro na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DDE, localizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (CAB) ou no SAC Servidor, na Boca do Rio. Em caso de dúvidas ou informações, os servidores devem ligar para o número (71) 3115-3086/3705. Ao todo serão distribuídos 1.500 convites, sendo que cada servidor terá direito a duas entradas, através da comprovação com o contracheque e documento de identificação com foto. 

A lista com os 20 finalistas dos Prêmios Boas Práticas e Servidor Cidadão está disponível no Portal do Servidor e, durante o evento, serão anunciadas a classificação das 10 melhores práticas que valorizam iniciativas para melhoria do ambiente de trabalho e as 10 sobre voluntariado empreendidas por servidores públicos. Serão distribuídos, ao todo, R$74 mil em prêmios.

Já o I Festival de Música está sendo realizado em três etapas: a primeira aconteceu na pré-seleção feita pela Comissão Julgadora do Festival, que selecionou, dentre 347 inscrições, 15 músicas para serem votadas, através de enquete, no Portal do Servidor. Da votação popular resultaram três finalistas. O campeão será conhecido no Dia do Servidor e levará como prêmio R$9 mil.

O evento está sendo realizado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia – Saeb em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult. 

Confira a programação: 

- Lançamento do CD do I Festival de Música: tarde de autógrafos com os 15 finalistas

- Apresentação da escola de dança da Funceb 

- Apresentação musical dos 3 finalistas do Festival de Música

- Entrega dos Prêmios Servidor Cidadão

- Entrega dos Prêmios Boas Práticas

- Apresentação do Trampolim Cia. Jovem de Dança

Fonte: "Dia do Servidor será comemorado com entrega de prêmios e apresentações musicais | Portal do Servidor Público da Bahia." Portal do Servidor Público da Bahia | . http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/dia-do-servidor/dia-do-servidor-sera-comemorado-com-entrega-de-premios-e-apresentacoes-musi (accessed October 15, 2013).

IDG Now!: Número de malwares móveis e aplicativos de alto risco chega a 1 milhão





Dentre os aplicativos questionáveis​ encontrados, 75% executam rotinas maliciosas, enquanto que 25% realizam rotinas duvidosas - o que inclui adwares.

De acordo com um relatório de segurança da Trend Micro agora já existem 1 milhão de malwares para dispositivos móveis, como abusos de serviços Premium, e aplicativos de alto risco, que oferecem anúncios que levam a sites duvidosos de forma agressiva. Os dados analisados foram coletados pelo serviço de reputação de aplicativos para dispositivos móveis da empresa.

Entre os 1 milhão de aplicativos questionáveis​ encontrados, 75% executam rotinas maliciosas, enquanto que 25% realizam rotinas duvidosas - o que inclui adwares.

Principais Ameaças

Famílias de malware, tais como o FAKEINST (34%) e o OPFAKE (30%), são os principais códigos maliciosos usados em dispositivos móveis. Malwares FAKEINST normalmente aparecem disfarçados como aplicativos legítimos. Eles também são abusadores de serviços premium, que enviam mensagens de texto não autorizadas para determinados números e registram os usuários em serviços pagos.

Um incidente de grande repercussão envolvendo o FAKEINST são as falsas versões do Bad Piggies, encontradas logo após o lançamento do jogo.

O malware OPFAKE é semelhante ao FAKEINST, particularmente quanto à imitação de aplicativos legítimos. No entanto, uma variante - a ANDROIDOS_OPFAKE.CTD - mostrou um lado diferente do malware, criada para fazer com que usuários abrissem um arquivo HTML, onde são solicitados a baixar um arquivo possivelmente malicioso.

Além de enviar mensagens para determinados números e registrar usuários em serviços dispendiosos, os abusadores de serviços premium representam outros riscos para os usuários. Recentes infográficos mostram outros perigos de instalar este tipo de malware em dispositivos móveis.

No front de aplicativos de alto risco, o ARPUSH e o LEADBLT lideraram a lista, reunindo respectivamente 33% e 27% do total. Ambos são conhecidos mecanismos de adware e roubo de informações, coletando dados relacionados ao dispositivo, tais como informações do sistema operacional, localização do GPS, código IMEI etc.

A ameaça a dispositivos móveis, no entanto, não se limita a versões maliciosas de aplicativos populares e adware. Os responsáveis pelas ameaças também estão atacando transações bancárias dos usuários de dispositivos móveis, com os malwares FAKEBANK e o FAKETOKEN colocando usuários em risco.


Fonte: "Número de malwares móveis e aplicativos de alto risco chega a 1 milhão - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/10/14/numero-de-malwares-moveis-e-aplicativos-de-alto-risco-chega-a-1-milhao/ (accessed October 15, 2013).

G1: Ver em 3D é possível usando apenas um olho, diz estudo - notícias em Ciência e Saúde


Pesquisadores de uma universidade na Escócia sugerem um método que utiliza um pequeno buraco circular para criar um efeito 3D semelhante ao utilizado para o cinema.

 
O estudo propõe um novo aspecto para a criação da 
experiência em 3D.

Pesquisadores da Universidade de St Andrews, na Escócia, sugerem que é possível ter a experiência de ver uma imagem em 3D usando apenas um olho.

O estudo mostrou que um método que utiliza um pequeno buraco circular poderia ter amplas implicações para a tecnologia 3D.

A pesquisa, divulgada na publicação científica "Psychological Science", mostrou que o método também apresentou implicações para pessoas que têm apenas um olho ou têm problemas de visão dupla (a percepção de duas imagens a partir de um único objeto).

Acredita-se que o método cria um efeito 3D semelhante ao utilizado para o cinema.

Nova hipótese
Os pesquisadores disseram que o pensamento atual é baseado na necessidade de existirem duas imagens - uma para cada olho - que quando combinadas no córtex visual, criam uma sensação de profundidade.

Mas o psicólogo Dhanraj Vishwanath, da Universidade de St Andrews, acredita que os dois olhos não são necessários para uma 'experiência 3D'.

'Nós demonstramos experimentalmente, pela primeira vez, que a mesma 'maneira especial' com que a profundidade é experimentada em filmes 3D pode ser vivida olhando para uma imagem normal com apenas um olho através de uma pequena abertura (orifício circular)', disse Vishwanath.

'Embora este efeito seja conhecido há muito tempo, ele é geralmente rejeitado', observa.

'Agora, nós mostramos que o efeito é de fato real, e os resultados perceptivos são exatamente como os vistos quando assistimos filmes em 3D', afirma.

'Com base nesta constatação, nós fornecemos uma nova hipótese sobre o que pode ser a causa real da experiência em 3D', diz.

A universidade disse que a invenção de 1838 do estereoscópio - a tecnologia por trás da técnica usada na cinematografia 3D - trouxe consigo a suposição de que dois olhos eram necessários para se obter uma imagem em 3D.

Alta resolução
'Este trabalho tem implicações significativas para as pessoas que não têm visão binocular normal', diz Vishwanath.

'Em primeiro lugar o estudo poderia ajudá-los a experimentar o que significa ver em 3D. E em consequência dessa experiência, poderia incentivá-los a procurar terapia para tentar recuperar a visão em 3D usando os dois olhos (que produz o efeito 3D mais forte na vida cotidiana)', afirma.

Vishwanath e seus colegas estão agora testando o método com um grupo de pessoas com estrabismo, que têm os olhos desalinhados.

O psicólogo também acredita que sua teoria sugere que uma experiência em 3D pode ser induzida simplesmente aumentando a resolução, utilizando televisões de definição ultra-alta.

Fonte: "G1 - Ver em 3D é possível usando apenas um olho, diz estudo - notícias em Ciência e Saúde." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/ver-em-3d-e-possivel-usando-apenas-um-olho-diz-estudo.html (accessed October 15, 2013).

G1: Aplicativo permite tirar fotos em 3D - notícias em Tem um aplicativo


 
Imagem de um boneco do pokémon Pikachu feita
com o app Seene, que promete tirar fotos 3D.

Um aplicativo lançado nesta segunda-feira (14) promete tirar fotos que deem a sensação de imagens tridimensionais.

As fotos são feitas ao se posicionar o smartphone em frente ao objeto e o movendo lentamente em quatro direções diferentes. As imagens produzidas produzem uma sensação similar ao efeito “parallax”, recurso presente no novo sistema operacional da Apple, o iOS 7.

Ao mover os aparelhos, a função faz os aplicativos se moverem separadamente do fundo da tela de iPads e iPhones, como se estivessem boiando.


O Seene, por sua vez, prefere ressaltar a possibilidade de tirar fotos em 3D.

“Rompa as restrições de tirar fotos retas de um mundo ricamente cheio de formas em que você vive", escreve a empresa na descrição do aplicativo.

E completa: "Seence captura detalhes de imagens como um fotógrafo tradicional, mas também captura informações de profundidade e formas do que você está olhando, exatamente como o olho humano, o que permite capturar o mundo em 3D”.

O G1 testou o aplicativo. Apesar de reproduzir um efeito bem próximo ao "parallax", as imagens feitas pelo Seene apresentam, porém, algumas deformações se o objeto tiver muitas curvas. Acertar os movimentos lentos para produzir o efeito 3D também não é tarefa fácil.

Disponível apenas para aparelhos da Apple, o Seene é compatível com iPhones a partir do 4S, com iPads a partir da terceira geração e iPods Touch, a partir da quinta.

Assim como o Instagram, o Seene permite que os usuários criem uma rede social em torno do seu perfil. Com isso, é possível escolher quais contas seguir.

Também é possível compartilhar as imagens no Twitter e Facebook, assim como vê-las na versão para PCs de mesa da rede social formada pelo Seene.

Fonte: "G1 - Aplicativo permite tirar fotos em 3D - notícias em Tem um aplicativo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2013/10/aplicativo-permite-tirar-fotos-em-3d.html (accessed October 15, 2013).

Olhar Digital: Bill Gates e Zuckerberg ensinarão programação em projeto educacional




(Foto: Reprodução)

Uma nova organização sem fins lucrativos chamada Code.org foi criada com o objetivo de difundir o ensino de programação. A entidade já nasce grande, com cerca de dezenas de milhões de dólares em caixa para investimento, com o apoio de grandes personalidades e empresas do mundo da tecnologia.

Uma das primeiras iniciativas será um programa chamado "Hour of Code", que acontecerá na segunda semana de dezembro. Na ocasião, pessoas sem conhecimento prévio poderão ser introduzidas ao mundo da ciência da computação com material interativo, incluindo tutoriais de Bill Gates e Mark Zuckerberg. A intenção é atingir 10 milhões de estudantes e terá arte relacionadas a Angry Birds e Plants vs. Zombies.

Além dos dois, Google, Microsoft, Amazon, LinkedIn, também estão bancando a organização, dirigida por Hadi Partovi, ex-executivo da Microsoft e investidor-anjo. Apple, Dropbox, Yahoo e EA são outros nomes que apoiam o trabalho da Code.org.

"Queremos retirar o véu sobre esta arte sombria de magia negra que separa você de Mark Zuckerberg", afirmou Partovi em entrevista durante evento de lançamento em San Francisco.

A Code.org chegou a lançar um vídeo em fevereiro deste ano, no qual celebridades e CEOs de tecnologia falam sobre a importância da programação. O vídeo já foi visto mais de 10 milhões de vezes no YouTube.

A organização deverá fornecer o material para estudantes de várias idade, com o equipamento necessário e conexão à internet, afirma Partovi. A intenção é inspirar os estudantes a explorar a ciência da computação para sua educação e suas carreiras.

Confira o vídeo:



Fonte: "Olhar Digital: Bill Gates e Zuckerberg ensinarão programação em projeto educacional." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/bill-gates-e-zuckerberg-ensinarao-programacao-em-projeto-educacional/38236 (accessed October 15, 2013).



Olhar Digital: Google pode oferecer recompensa para saber o que você faz no celular


(Foto: Mashable)

O Google quer começar a entender melhor o que seus usuários fazem com seus smartphones e, principalmente, como utilizam os apps. Para isso, está desenvolvendo um recurso chamado internamente de "Mobile Meter", que monitora a atividade das pessoas e as envia para o Google.

Contudo, antes de achar que o Google vai lhe espionar sem o seu consentimento, o Engadget relata que o programa será totalmente voluntário. Os interessados deverão dar seu consentimento e o projeto deverá recompensar os usuários que permitirem o envio destas informações, tanto no iOS e no Android.

Ao Engadget, o Google afirmar preferir não se manifestar sobre o assunto, já que não comenta rumores e especulações, embora as fontes do site confirmem o desenvolvimento do Mobile Meter, que funcionaria de forma semelhante à Nielsen, empresa de pesquisas de mercado, que possui um app que coleta dados dos usuários, mas oferece um retorno de US$ 50 em troca.

A publicação relata que o Google pretende anonimizar as informações coletadas pelo serviço, de forma a garantir a privacidade dos usuários.

Fonte: "Olhar Digital: Google pode oferecer recompensa para saber o que você faz no celular." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38228/38228 (accessed October 15, 2013).