quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ascom Prodeb: Roda de Conhecimento


A Roda de Conhecimento é uma atividade criada pela Diretoria de Infraestrutura Tecnológica e Sistemas da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (DTS/Prodeb). A ideia surgiu depois que Napoleão Lemos, diretor DTS participou do curso de graduação e pós-graduação Amana-Key sobre gestão avançada. A atividade, que se iniciou em junho de 2013, consiste na leitura e discussão em grupo do livro "Este Barco também é Seu", do autor Michael Abrashoff. Michael foi capitão do navio de guerra USS Benfold, totalmente moderno, equipado com alta tecnologia, sistemas avançados, no entanto, composto de uma população de baixa produtividade. Para aperfeiçoar o navio, o capitão entendeu que precisava aprimorar suas próprias técnicas de gestão e liderança. 



Após aplicar importantes técnicas de gestão, muitas criadas pelo próprio Michael Abrashoff, o capitão conseguiu unir a população do navio, reduzir custos e obter as mais altas pontuações de toda a Esquadra do Pacífico. As conquistas levaram o navio USS Benfold a ser reconhecido como um modelo de eficiência naval. Nos seus 12 capítulos (200 páginas), escritos em forma de narração e baseado na história do autor, o livro compartilha experiências e práticas de gestão. Napoleão afirma o exercício praticado pela leitura do livro na Roda de Conhecimento é importante para a inovação da Prodeb. "O barco descrito por Michael Abranoff é a empresa e a população do navio são os empregados da Prodeb, por isso é tão essencial que todos participem". 

Napoleão explica que, no curso de graduação e pós-graduação Amana-Key sobre gestão avançada, foi pedido que ele idealizasse formas de gestão. O diretor da Prodeb conta que escolheu duas formas de gestão: por indicadores e participativa. Apesar da gestão por indicadores estar sendo implantada aos poucos na Prodeb, o diretor explica que a cultura da empresa não é algo a ser mudado rapidamente. "Cultura é algo que requer tempo", pontua Napoleão. 

A gestão participativa, por sua vez, envolve colaboradores, terceirizados ou comissionados da empresa, além dos clientes que a Prodeb atende. Essa gestão seria feita através de pesquisas de opinião, como o que se deve melhorar, o que deve continuar e, principalmente, avaliação dos fornecedores. "É desta forma que a Iso 9000 faz", exemplifica Napoleão, que completa: "temos que avaliar constantemente o fornecedor a partir de uma série de atributos para ver se ele está nos atendendo bem". Quanto aos clientes, o diretor salienta que a gestão participativa "é interessante porque o nosso cliente tem que estar satisfeito com nosso serviço." explica o diretor. Napoleão destaca a necessidade de medir o nível de satisfação. "Se a gente não medir, como nós vamos saber, certo?". 

INFO: Dilma cria grupo para ligar governo às redes sociais



Brasília - A presidente Dilma Rousseff se reuniu nas últimas semanas com especialistas em redes sociais para organizar a criação de um grupo que fará a ponte entre os órgãos do governo federal e as demandas da sociedade expressas pelas redes sociais, disseram à Reuters fontes do Palácio do Planalto.

A decisão de estreitar os laços com a sociedade via redes sociais foi tomada depois que o governo sentiu o poder de mobilização dessas ferramentas de Internet nas manifestações de junho, que chegaram a levar mais de um milhão de pessoas às ruas do país. Os protestos repercutiram negativamente na popularidade da presidente e também na avaliação do desempenho do governo.

Dilma recorreu a pessoas que integraram sua campanha presidencial de 2010 na área de redes sociais e ao publicitário João Santana, que comandou o marketing das campanhas presidenciais do PT desde 2006, para definir a atuação da nova equipe, que terá ligação direta com o seu gabinete, disse uma das fontes ouvidas pela Reuters.

A fonte, contudo, negou que a iniciativa tenha por objetivo dar suporte à campanha eleitoral do próximo ano e que tampouco servirá como veículo de propaganda do governo.

Uma outra fonte ouvida pela Reuters, que também pediu para não ter seu nome revelado, disse que o limite de atuação desse novo grupo ainda não está claro e as atribuições podem ser modificadas dependendo de quem o integrará.

Durante a campanha presidencial de 2010, a presidente fez pouco uso pessoal das redes sociais. Seu último post em seu perfil pessoal no Twitter foi em 2010, prometendo que teria uma postura mais ativa na rede.

A criação do novo grupo quase prejudicou o lançamento do Participatório, uma rede social para debater temas relacionados à juventude lançado pelo governo na semana passada. Ao saber da iniciativa, Dilma mandou abortar o anúncio para lançar um pacote para um "núcleo digital" do governo, mas foi convencida que o lançamento da nova ferramenta não poderia esperar.

Fonte: "Dilma cria grupo para ligar governo às redes sociais | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/07/dilma-cria-grupo-para-ligar-governo-as-redes-sociais.shtml (accessed July 25, 2013).

INFO: Governo brasileiro proíbe concursos culturais no Facebook



São Paulo - Em anúncio realizado na última quinta-feira, o Ministério da Fazenda proibiu a realização de concursos culturais de empresas por meio das redes sociais. Com a mudança, não será mais permitido desenvolver ações que envolvam sorteios, entrega de brindes, produtos e serviços.

De acordo com a advogada Isabela Guimarães Del Monde, sócia do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, a motivação para a alteração das regras aconteceu por conta do desconhecimento da lei: muitas empresas realizavam promoções comerciais que deveriam ser autorizadas pela Caixa Econômica Federal, mas utilizavam o nome "concurso cultural", que não precisam do consentimento do órgão federal.

"A lei brasileira sempre permitiu que concursos culturais fossem realizados sem necessidade de autorização junto à Caixa ou à Seae (Secretária de Acompanhamento Econômico), órgãos responsáveis pela emissão da autorização. Mas essa permissão legal acabou sendo utilizada de forma distorcida por muitas empresas", disse.

Na opinião de Luís Felipe Cota, diretor de marketing da agência Goomark, as mudanças serão responsáveis para dar fim à lógica de trocar o engajamento dos usuários nas redes sociais por premiações. "A mudança pegou muita gente de surpresa, muitas agências já estavam com as ações dos Dias dos Pais prontas para serem ativadas e agora vão ter que correr para se adequar a essas mudanças", afirmou.

A punição para o descumprimento das novas regras varia de uma multa de 100% em relação ao valor dos prêmios até a proibição de realizar novas ações desse tipo por um período de até dois anos.

Fonte: Tanji, Thiago . "Governo brasileiro proíbe concursos culturais no Facebook | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/07/governo-brasileiro-proibe-concursos-culturais-no-facebook.shtml (accessed July 25, 2013).

COMPUTERWORLD: Governo testa Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor via dispositivo móvel



A Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, ou simplesmente NFC-e, começou a ser emitida via dispositivos móveis no último dia 12 de julho em projeto pioneiro, apoiado pela SEFAZ-RS, e que deverá ser disseminado para todos os Estados visando o uso em todo território nacional num futuro bem próximo.

A NFC-e é muito semelhante à NF-e. Ambas são notas fiscais eletrônicas, de existência apenas digital. Enquanto a NF-e substitui as tradicionais notas fiscais tipos A e A-1, podendo substituir também a nota fiscal de produtor (modelo 4), a NFC-e vem para substituir a nota fiscal de venda ao consumidor final, modelo 2, que é emitida pelo varejo na venda presencial ao consumidor.

A emissão da primeira NFC-e via celular aconteceu em importante rede varejista de calçados do RS, que reformulou todo o processo de atendimento ao cliente. O pagamento é feito diretamente junto ao próprio vendedor, com uso de dispositivo móvel que incorpora a emissão da NFC-e e a possibilidade de pagamento com cartão de crédito e/ou débito. Desta forma, o vendedor acompanha o cliente em toda a experiência da venda, desde a escolha do produto até o pagamento. Isto representa um importante salto para o varejo brasileiro, estabelecendo um novo patamar de qualidade de serviços ao consumidor.

A NFC-e também deverá promover economia e racionalização de processos para as empresas, além de possibilitar o uso de novas tecnologias de mobilidade e propiciar a integração de plataformas de vendas físicas e virtuais. O objetivo da SEFAZ-RS ao iniciar a implantação do sistema pelas grandes redes varejistas foi dar maior visibilidade ao projeto e servir de estímulo aos demais comerciantes para que estes promovam a modernização de seu negócio e possam ainda reduzir custos. Como a emissão da NFC-e é um processo simples, permite que a nota fiscal seja autorizada em tempo real pela SEFAZ.

A NFC-e pode ser utilizada exclusivamente nas operações comerciais de venda presencial ao consumidor final, ocorridas dentro do Estado, em que não haja transporte da mercadoria. A critério de cada Estado, a NFC-e, modelo 65, poderá ser utilizada como uma alternativa para documentar as vendas realizadas dentro do Estado, destinadas ao consumidor final, substituindo a Nota Fiscal de Venda a Consumidor (modelo 2), o Cupom Fiscal Eletrônico (ECF), a Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, quando utilizada na venda a varejo e ainda a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, modelo 55, quando utilizada na venda a varejo.

Porém a NFC-e não poderá ser utilizada nas vendas presenciais onde é exigido, por força legal, o uso da NF-e. Por exemplo, continua sendo obrigatório o uso da NF-e na venda de veículos novos.

A partir de agora, qualquer loja da rede varejista do Rio Grande do Sul pode solicitar a adesão ao processo de emissão da NFC-e que, entre outros benefícios, reduz significativamente os gastos com papel, contribuindo com preservação do meio-ambiente. Além disto, o uso de dispositivos móveis para emissão da NFC-e tem um forte apelo tecnológico, que pode ser utilizado pelas empresas como um diferencial para atingir o público que é ligado em tecnologia.

Fonte: RUARO, MARLI VITÓRIA . "Governo testa Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor via dispositivo móvel - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/gestao/2013/07/25/gooverno-testa-nota-fiscal-eletronica-ao-consumidor-via-dispositivo-movel/ (accessed July 25, 2013).

MundoBit: Brasil tem uma das piores velocidades de internet, mas uma das maiores bases de usuários


Em geral situação na América do Sul está bem abaixo 
da média.

Não é só no 4G que o Brasil precisa melhorar. Saiu nesta quarta (24) um relatório mundial sobre a web no mundo feito pela State Of Internet encomendada pela Akamai. Ficamos na longíqua 73° posição na velocidade banda larga com média de 2,3 Mbps. É seis vezes menor que a Coreia do Sul, o primeiro lugar da lista, que tem 14,2.

Mas a situação da América do Sul é ainda pior que o Brasil. Argentina tem 2,0 Mbps, Venezuela 1,0 Mbps e Uruguai 1,7. A pior velocidade de todas é da Colômbia com 866 Kbps. O Chile é o melhor da região, com 3,0 Mbps. Segundo a State Of Internet, a conexão no Brasil é considerada baixa e a situação fica ainda pior quando revelado que apenas 0,7% das conexões brasileiras são de “alta banda larga”, ou seja, acima de 10 Mbps. O crescimento na velocidade foi de 7,4% em relação ao mesmo trimestre de 2012.

No geral, a pesquisa apontou um crescimento no uso da web no Brasil. O número de endereços IP cresceu 38% entre 2012 e 2013. Isso faz do país o sexto maior território em número de pessoas conectadas com mais de 26 milhões de usuários. O primeiro lugar é dos EUA, com 147 milhões, seguido da China com 109 milhões.

Na segurança de rede, a China segue como a líder de ataques, com 34% de invasões partindo de lá. Em seguida vêm a Indonésia e os EUA. O Brasil está em oitavo, com 2,2%. É possível ver todos os detalhes da pesquisa nesse site cheio de infográficos e dados.

Fonte: Floro, Paulo . "Brasil tem uma das piores velocidades de internet, mas uma das maiores bases de usuários | MundoBit - O blog de Tecnologia do Portal NE10MundoBit – O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/07/24/brasil-tem-uma-das-piores-velocidades-de-internet-mas-uma-das-maiores-bases-de-usuarios/ (accessed July 25, 2013).

INFO: Espionagem faz empresas perderem negócios



Washington - As revelações sobre o vasto programa do governo americano de monitoramento das comunicações começaram a afetar o setor de tecnologia do país, de acordo com uma pesquisa sobre a indústria divulgada esta semana.

A The Cloud Security Alliance (CSA) anunciou que 10% de seus membros fora dos Estados Unidos cancelaram contratos com provedores americanos de sistema de arquivos virtuais e dados, enquanto 56% disseram que estão menos propensos a recorrer a uma empresa americana.

A pesquisa foi realizada on-line entre 25 de junho e 9 de julho, após as revelações do programa de monitoramento das comunicações telefônicas de milhões de americanos e da coleta de dados de pessoas no exterior, com o objetivo declarado de evitar qualquer ataque terrorista.

A CSA recebeu um total de 456 respostas de seus membros, dos quais cerca da metade são de outros países. A aliança possui cerca de 48 mil membros individuais e corporativos no setor de segurança e outros negócios baseados na internet.

As empresas de tecnologia dos Estados Unidos pediram ao governo mais detalhes sobre o programa PRISM e demais sistemas de coleta de dados, afirmando que o papel das empresas tem sido mal interpretado.

Algumas companhias indicaram que seus clientes estrangeiros estão menos propensos a confiar em empresas americanas após as revelações.

Do total das empresas consultadas, 36% indicaram que as revelações dificultaram o fechamento de novos negócios fora dos Estados Unidos, enquanto 64% acreditam o oposto.

Dos membros consultados, 91% disseram que as empresas devem ser autorizadas a divulgar informações resumidas sobre os dados fornecidos à Agência de Segurança Nacional (NSA) ou a outras agências do governo americano.

Fonte: "Espionagem faz empresas perderem negócios | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/espionagem-faz-empresas-perderem-negocios.shtml (accessed July 25, 2013).

INFO: Futuro da internet móvel pertence à Ásia



Cingapura - Depois de cinco anos de explosão nas vendas de smartphones top de linha nos Estados Unidos e na Europa, a indústria que já movimenta 2 trilhões de dólares deverá migrar para os mercados emergentes, principalmente para a Ásia.

Enquanto subsídios estatais ajudaram a levantar as vendas de aparelhos móveis em mercados maduros, o próximo capítulo do crescimento dessa indústria ocorrerá nos emergentes, onde os consumidores demandam aparelhos e serviços mais baratos.

Este ano, os países em desenvolvimento deverão superar pela primeira vez as nações desenvolvidas em número de usuários de Internet móvel, com crescimento de 27 vezes desde 2007, enquanto os desenvolvidos crescem quatro vezes, de acordo com estimativas da União Internacional de Telecomunicações (ITU, da sigla em inglês).

"O centro gravitacional do ecossistema móvel migrará dos Estados Unidos e da Europa Ocidental para a Ásia", disse Mary Ellen Gordon, diretora da desenvolvedora de aplicativos Flurry, em entrevista por e-mail.

Essa mudança será um desafio para empresas como Apple e Samsung Electronics, que juntas vendem metade dos smartphones do mundo.

A Samsung indicou que seus resultados operacionais do segundo trimestre devem vir abaixo das expectativas, já que a demanda por smartphones top de linha desacelerou. A Apple também está explorando modelos de iPhone mais baratos que vêm em cores diferentes para atingir um segmento mais massificado, afirmaram fontes.

Nenhuma das duas empresas enfrentam crise. Mas, segundo especialistas, muitos usuários em mercados maduros que querem um smartphone já têm um. Os embarques europeus de aparelhos cresceram 12 por cento de janeiro a março na comparação com o mesmo período do ano passado, o mais baixo crescimento desde que a empresa de pesquisa IDC começou a realizar estudos sobre esse mercado, em 2004.

Muitos dos novos usuários de celulares serão da Ásia. A região passará a ter este ano mais usuários de Internet móvel que a Europa e a América juntas, prevê a ITU. E há muito espaço para crescer: de 100 asiáticos, apenas 23 tem Internet móvel, contra 67 na Europa e 48 nas Américas.

A maior parte desse crescimento virá de aparelhos que são até dez vezes mais baratos que aqueles do mundo desenvolvido, com componentes mais simples e acessos mais fáceis às últimas versões do sistema operacional do Google, o Android, disse Frederick Wong, gerente da empresa eFusion Investment.

Fonte: 
"Futuro da internet móvel pertence à Ásia | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/futuro-da-internet-movel-pertence-a-asia.shtml (accessed July 25, 2013).

CanalTech: 5 benefícios da computação na nuvem que não estão na descrição do serviço



Redução de custos, escalabilidade e armazenamento sob demanda são alguns dos benefícios anunciados pelas empresas de computação na nuvem. Mas existem alguns benefícios adicionais que começam a surgir após a utilização da cloud computing e agregam muito mais valor para o negócio do que o planejado.

Joe McKendrick, colaborador da Forbes, reuniu alguns exemplos desses benefícios inesperados que surgem durante a evolução de projetos de cloud. Ele absorveu essas informações ao longo dos últimos anos, durante conversas com CIOs e executivos que lhe contaram sobre os desafios de lidar com a nuvem e também sobre suas agradáveis surpresas.

1. Mais flexibilidade para entrar em novos negócios

O tempo e o dinheiro – ou a falta deles – são responsáveis pela busca constante de ideias inovadoras entre empresários e grandes organizações. Com a disponibilização de recursos sob demanda na nuvem, novas configurações podem ser instaladas e podem passar a funcionar em questão de horas ou minutos, o que ajuda a reduzir o elemento tempo.

Uma vez que os usuários só serão cobrados pela quantidade de tempo que eles gastam na nuvem, o quesito dinheiro também pode ser controlado. Os recursos sob demanda oferecidos pela nuvem dão a possibilidade de experimentar novas ideias sem investimentos extremos em sistemas de apoio. Assim, a mudança no foco do negócio pode ser feita rapidamente.

2. Fusões e aquisições mais suaves

Um dos grandes problemas de muitas fusões é a transição de dados de um sistema para outro. O processo pode demorar meses, anos ou até mesmo nem acontecer.

Algumas empresas optam por realizar a transição dos dados manualmente – um desperdício de tempo e trabalho, além de risco de erro humano. Com os sistemas na nuvem, a transição é muito mais rápida e indolor. Os usuários finais das organizações que se fundiram podem facilmente acessar os sistemas baseados na nuvem.

3. Homogeneização para o bem

Um dos medos em relação aos serviços na nuvem é que eles estão homogeneizados, construídos para o menor denominador comum, o que nivela a plataforma para todos os tipos de clientes empresariais. Ao mesmo tempo, os serviços na nuvem são baseados na aprendizagem coletiva, o que torna seus processos, fórmulas e interfaces capazes de oferecer os melhores resultados para diversos tipos de negócios. 

4. Executivos de TI liberados para agir estrategicamente

Atualmente, em uma economia global altamente competitiva, organizações que são adeptas dos recursos tecnológicos mais recentes levam vantagem. Para chegar lá, elas precisam da orientação de seus CIOs, CTOs e outros líderes de tecnologia. Porém, as estatísticas mostram que até 80% dos orçamentos de TI estão amarrados à manutenção de rotina, ou seja, o tempo dos executivos do setor é gasto durante a supervisão da manutenção dos sistemas internos.

A nuvem libera os executivos de TI para pensar e agir estrategicamente. Os líderes de TI possuem o conhecimento necessário para selecionar recursos adequados para o negócio, sejam eles no data center da empresa ou de um prestador de serviços terceirizado.

5. Ampliação de serviços online

Muitas organizações estão construindo sua nuvem particular, e elas estão criando serviços online que podem ser entregues não apenas para os usuários internos, mas também para fora da companhia. Isso permite que as empresas ofereçam uma variedade de serviços online para clientes e parceiros. A FedEx, por exemplo, fornece rastreamento e aplicativos de logística para seus clientes a partir de seus data centers. 

Fonte: "5 benefícios da computação na nuvem que não estão na descrição do serviço - Computação na Nuvem." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/computacao-na-nuvem/5-beneficios-da-computacao-na-nuvem-que-nao-estao-na-descricao-do-servico/ (accessed July 25, 2013).

Gizmodo: Algoritmo do Google descobre esquema de furto de carros na China


Todo filme de ficção científica sobre invenções que tomam o controle do planeta parte de uma premissa que nunca muda: o momento em que a tecnologia faz algo que seus criadores não previram. Como o Verge relata, foi exatamente isso que aconteceu com engenheiros do Google em 2010, com uma reviravolta digna dos cinemas — o software do AdWords expôs um scam de roubo de carros na China.

AdWords é a máquina de dinheiro do Google, usando seus hábitos de navegação para direcionar anúncios no seu navegador. Para evitar que esses anúncios descambem para um festival de spam, o AdWords usa um filtro algorítmico para filtrar anúncios falsos e tentativas de phishing. Porém, como explica o texto, depois de uma atualização em 2010, o AdWords começou a reportar anúncios de carros usados chineses. Os engenheiros do Google ficaram perplexos — o sistema fora projetado para bloquear anúncios de bolsas falsificadas, não Hondas.

O que os engenheiros pensaram ser um erro era, na realidade, o software indo além da capacidade dos seus criadores humanos. Os carros detectados não eram falsificados, mas os anúncios faziam parte de um esquema de fraudes offline:

“Os scammers tiravam fotos de carros nas ruas e quando um consumidor ingênuo aparecia alguns dias depois oferecendo dinheiro, eles furtavam o carro e o entregavam. Quando o consumidor se tocava de que tinha comprado um produto furtado, os vendedores já estavam longe — levando junto o dinheiro.”

O que levou o AdWords a detectar um crime onde seus criadores só viam uma relação de negócios? O algoritmo toma decisões baseado em milhares de fatores, mas é possível que transações de alto valor em contas recém-criadas tenham criado um padrão de fraudes detectável. Parece bem simples, mas é fascinante e talvez um pouco assustador constatar que o software do Google é tão bom a ponto de ser capaz de dedurar fraudes que acontecem fora da Internet, nas ruas da China. Para ler a história na íntegra, em inglês, dê um pulo no Verge. E se você for um ladrão, online ou offline, lembre-se de que o AdWords tem recursos bem peculiares para combater o crime. Recursos que o transformam em um tormento para pessoas como você.

Fonte: SOROKANICH , ROBERT . "Algoritmo do Google descobre esquema de furto de carros na China." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/algoritmo-google-furto-carros-china/ (accessed July 25, 2013).

Olhar Digital: Bebê real britânico vira isca para golpes na internet



O nascimento da 'criança real' britânica chamou atenção no mundo inteiro, e é claro que isso se tornou oportunidade para internautas mal-intencionados.

A Kaspersky encontrou um serviço chamado "The Royal Baby: Live Updates" (O Bebê Real: Atualizações Ao Vivo), que diz enviar e-mails com novidades sobre a criança a quem se cadastrar.

Outro endereço, também enviado por e-mail, promete exibir imagens ao vivo de uma câmera direto do hospital, mas não leva a lugar algum.

Investigando, os especialistas da empresa de segurança descobriram que são abordagens para infectar internautas.

Fonte: "Olhar Digital: Bebê real britânico vira isca para golpes na internet." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/bebe-real-britanico-motiva-golpes-na-internet (accessed July 25, 2013).

Olhar Digital: Spam via calendário volta a incomodar internautas

Spam via calendário volta a incomodar internautas


Como se receber spam por e-mail já não fosse suficientemente chato, empresas que usam essa tática de divulgação passaram a distribuir mensagens forçadas por outro meio: os calendários.

A prática, na verdade, não é nova, mas se intensificou nos últimos meses tendo os serviços do Outlook e do Google como alvos, de uma forma tão eficaz que chega a ser difícil não ser enganado.

"É um caminho para o spammer se destacar", comentou um diretor de segurança da Symantec, Kevin Haley, em entrevista à Fortune. Isso acontece porque a mensagem vem em forma de convite para uma reunião, ou um evento - é preciso ler um bocado para entender que se trata de golpe.

Chester Wisniewski, analista da Sophos, acredita que a tendência é haver um aumento no uso da tática, já que os filtros de e-mail hoje bloqueiam 99,5% das mensagens indevidas.

Quem distribui spam para calendário obtém mais sucesso, já que a intenção é fazer com que o alvo leia a mensagem, o que precisa ser feito antes de a pessoa aceitar ou recusar o convite que se está recebendo.

E não é possível ignorar a chamada, porque, se você não responde, é lembrado periodicamente, até o momento em que surge uma contagem regressiva para o evento. Ou seja, a mensagem incomoda o internauta o tempo todo.

Para evitar problemas você deve excluir o pedido e se certificar de que sua conta não está configurada para aceitar convites automaticamente. Ao notar problemas, reporte o calendário como spam, o que ajuda Google e Microsoft a identificar os golpistas.

Fonte: "Olhar Digital: Spam via calendário volta a incomodar internautas." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/spam-via-calendario-volta-a-incomodar-internautas (accessed July 25, 2013).

Olhar Digital: Pesquisadores criam tatuagem que monitora saúde



Em um futuro próximo, tatuagens podem servir para mais do que simplesmente adornar o corpo. Uma nova tatuagem, que combina complexos sensores eletroquímicos com nanotecnologia, promete analisar o suor do indivíduo para monitorar níveis de pH e lactato no corpo.

A inovação combina complexos sensores eletroquímicos com nanotecnologia. Ela foi apresentada no laboratório norte-americano de nanoengenharia Professor Joseph Wang, na Research Expo, na Universidade de Engenharia Jacobs School.

A análise em tempo real do pH e do lactato permite ao indivíduo um controle maior sobre a intensidade de suas atividades físicas – quanto maior o índice desses elementos presentes no suor, maior é o esforço da pessoa. Ao registrar as variações químicas é possível saber em quanto a resistência do indivíduo está evoluindo.

A tecnologia já foi submetida a uma série de testes de durabilidade, que garantem a permanência da tatuagem diante de exposição à água e atrito com roupas. Em breve, os cientistas podem anunciar uma nova versão capaz de analisar também a quantidade de sódio e amônia. 

Fonte :
"Olhar Digital: Pesquisadores criam tatuagem que monitora saúde." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/pesquisadores-criam-tatuagem-que-monitora-saude (accessed July 25, 2013).

INFO: Empresa cria app GPS para ambientes fechados



Usar um navegador GPS em lugares fechados – shoppings, por exemplo – sempre foi um problema, já que o sinal dos satélites não alcança o interior de prédios. Mas a empresa francesa Movea parece ter desenvolvido um modo eficiente para tornar isso possível – e já até o colocou em ação em um aparelho com Android.

Segundo o site VentureBeat, os responsáveis da companhia desenvolveram técnicas precisas de reconhecimento de posição, que funcionam mesmo conexão com internet. O sistema depende, na verdade, de uma combinação de sinais de acelerômetro, magnetômetro, giroscópio, barômetro, Wi-Fi e GPS, e compara a posição do usuário em um mapa já registrado.


O funcionamento do aplicativo móvel da Movea, batizado de Penny, é no mínimo curioso graças a isso. A primeira coisa que ele pergunta é a altura da pessoa, para, assim, estimar o tamanho dos passos dela. Quando começa a se mover, o acelerômetro do celular registra as passadas e o magnetômetro, que faz o papel de bússola, “descobre” para que lado o usuário está virado. E se por acaso a pessoa pega um elevador, o barômetro detecta a mudança de pressão e muda o andar na tela. Pode parecer confuso, mas dá para ver como o sistema funciona no vídeo de demonstração abaixo.

A demonstração foi feita em duas estações de metrô, uma na França e outra na Coreia do Sul, e os “testadores” utilizavam um Samsung Galaxy Nexus. O caminho que ambas fizeram passava por escadas rolantes, elevadores e mudanças de rota, e, aparentemente, o aplicativo funcionou bem. E ele pode ser bem útil não só em estações de trem e metrô, como também em shoppings, galerias e aeroportos, por exemplo.

Mesmo bem preciso, a dependência de sensores pode tornar o aplicativo compatível com uma gama reduzida de aparelhos. Sensores de pressão, por exemplo, são mais comuns em smartphones topo de linha.

Além disso, o sistema de localização depende das plantas dos prédios para garantir a exatidão. Assim, o grande desafio da Movea vai ser conseguir cadastrar todas as construções que quiser. Empresas até podem colaborar enviado dados, mas depender delas tem seus problemas.

O aplicativo Penny e a tecnologia da Movea ainda estão em fase de testes e não têm previsão de lançamento. Mas é de se esperar que ao menos o sistema chegue logo ao mercado – seja na forma de um novo app ou, quem sabe, “dentro” de algum já existente.

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Empresa cria app GPS para ambientes fechados - Download da Hora - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/internet/empresa-cria-app-gps-para-ambientes-fechados/ (accessed July 25, 2013).

G1: Barack Obama e Papa Francisco são os líderes da 'Twiplomacia'


O mundo real ficou pequeno para Barack Obama e o Papa Francisco, que são os líderes no mundo virtual do Twitter, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (24) em Genebra. A análise chamama 'Twiplomacia' (“Twiplomacy 2013”) avalia o uso de uma ferramenta que permite aos líderes mundiais divulgar sua mensagem para uma audiência crescente e aproximar os cidadãos, pelo menos em teoria, de seus governantes.

O estudo relizado pela agência Burson-Marsteller analisou 505 perfis de 153 países diferentes. O presidente americano Barack Obama (@BarackObama) é o líder mais seguido no Twitter, com 33 milhões de seguidores. Em segundo lugar está Papa Francisco (@Pontifex), que é seguido por sete milhões de pessoas.

"No Brasil, apesar de a presidente Dilma Rousseff ter uma conta oficial (@dilmabr) e contar com mais de um milhão de seguidores, o perfil não foi atualizado depois que a Presidente tomou posse, em 2011", ressalta o relatório. "Os perfis Imprensa Presidência e Brazil Gov News, em inglês, são atualizados com notícias do Governo Federal".


 
Mapa da pesquisa 'Twiplomacy 2013' mostra os 25 
líderes mundiais mais conectados no Twitter.

O estudo destaca o perfil do Itamaraty (@MREBRASIL) como um exemplo do uso eficiente do Twitter pelas instituições públicas. "O perfil é o mais conectado entre os ministérios das relações exteriores dos países América Latina, tem mais de 80 mil seguidores e publica conteúdo de interesse com frequência, além de compartilhar conteúdo em outros formatos, como fotos e posts no blog oficial".

De acordo com a análise, o Twitter é usado ativamente por 19,2 milhões de brasileiros.

Mais influentes

O domínio da política americana no mundo não para por aí. A conta da Casa Branca (@WhiteHouse) - com quatro milhões de seguidores - é a terceira mais seguida do planeta.

No entanto, apesar de as contas serem seguidas por um terço dos líderes políticos e governos do mundo, Obama não utiliza o Twitter para estabelecer conexões com seus colegas.

"A conta @BarackObama só segue os primeiros-ministros da Noruega, Jens Stoltenberg, e da Rússia, Dmitri Medvedev. @WhiteHouse só segue três líderes mundiais", afirmou o relatório.

A grande revelação deste ano foi a utilização do Twitter por parte do máximo representante da Igreja Católica, com a qual tentou dar uma reviravolta nas formas tradicionais da instituição para transmitir sua mensagem.

O perfil @Pontifex, com mais de nove contas em diferentes idiomas, foi aberto em dezembro do ano de 2012 sob o pontificado de Bento XVI; agora, a cargo do papa Francisco, passou a ser a segunda mais seguida do mundo com sete milhões de seguidores.

Além disso, a conta do Papa é uma das mais influentes do mundo e seus tweets são retuitados em média 11 mil vezes; enquanto os de Obama são apenas retuitados em média 2.300 vezes, mesmo com cinco vezes mais seguidores.

Em relação ao número de seguidores, em quarto e quinto lugar estão o presidente da Turquia, Addullah Gül, e o primeiro-ministro desse país, Recep Tayyip Erdogan, cada um com mais de 3,4 milhões de seguidores.

Por outro lado, o estudo mostra que mais de três quartos dos líderes mundiais possuem uma conta no Twitter (77,7%) e entre eles, dois terços (68%) estabelecem conexões mútuas com seus colegas.

Entre os líderes mais conectados com outras figuras políticas se destacam o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Carl Bildt, seguido pelo Serviço Europeu de Ação Exterior e pelos ministérios das Relações Exteriores de Polônia, Reino Unido e França.

Por outro lado, o primeiro-ministro de Uganda, Amama Mbabazi, é um dos que mais estabelece o diálogo na rede social e responde a 96% dos tweets que o mencionam.

"O documento ilustra como o Twitter e os meios de comunicação social se transformaram em uma parte importante da comunicação dos governos", declarou o diretor-geral da Burson-Marsteller para Europa, Oriente Médio e África, Jeremy Galbraith.

Apesar da importância que os líderes políticos dão para a comunicação nas redes sociais, ainda continuam utilizando essa plataforma de forma majoritariamente unidirecional. Um total de 42 contas entre as 505 analisadas de 153 países diferentes não seguem nenhum outro perfil do Twitter.

Fonte: "G1 - Barack Obama e Papa Francisco são os líderes da 'Twiplomacia' - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/barack-obama-e-papa-francisco-sao-os-lideres-da-twiplomacia2.html (accessed July 25, 2013).