sexta-feira, 6 de junho de 2014

INFO: Empresas de tecnologia focam em segurança para evitar espionagem

INFOEmpresas de tecnologia focam em segurança para evitar espionagem

snowden
Um ano após Edward Snowden expor os programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), as principais empresas de tecnologia norte-americanas que sofreram com as consequências das espionagem estão se unindo para fortalecer suas defesas contra a intrusão do governo.
Em vez de fazer lobby agressivo em Washington para uma reforma, Google, Microsoft e outras companhias de tecnologia definiram avanços de segurança como sua principal prioridade, adotando ferramentas para tornar a atividade de espionatem pela Internet mais difícil.
"É claro que é importante para as empresas fazer coisas sob nosso controle, e o que temos sob nosso controle são as nossas próprias práticas de tecnologia", disse à Reuters o advogado geral da Microsoft, Brad Smith. "Eu não sei se alguém acredita que será suficiente para acalmar as preocupações de todos. Há uma necessidade de uma reforma das práticas de governo, mas vão demorar mais tempo."
A campanha "Reset the Net" agora vai atingir um público médio, e o Google disse na quarta-feira que estava lançando uma versão teste de um programa que permite aos usuários do Gmail manterem seu email criptografado até atingir outros usuários do Gmail, sem uma decodificação pela companhia para exibição de publicidade.
GoogleMicrosoft e Facebook passaram a criptografar o tráfego interno de dados após as revelações de Snowden, um ex- prestador de serviços da NSA, de que a agência de espionagem invadiu suas conexões no exterior.
"Qualquer tentativa de realizar a vigilância em massa vai ter um trabalho muito mais difícil hoje do que eles teriam até seis meses atrás ", disse Nate Cardozo, um advogado do grupo de liberdades civis Electronic Frontier Foundation.

INFO: Google disponibiliza Android 4.4.3 para aparelhos Nexus e Motorola

 INFOGoogle disponibiliza Android 4.4.3 para aparelhos Nexus e Motorola

KitKat
O Google lança oficialmente nesta semana o Android 4.4.3 KitKat, que contém algumas melhorias de usabilidade e correções de bugs. Os primeiros dispositivos a receberem o update são os smartphones e tablets da linha Nexus, que existem graças às parcerias da gigante das buscas com a LG e a Asus, respectivamente. Os aparelhos da Motorola também receberão a nova edição do sistema.
De acordo com a página da operadora alemã T-Mobile, a atualização do software irá ajustar problemas de foco da câmera, reinicializações involuntárias e instabilidades de conexão de dados. Não há mudanças drásticas de design. Entre os aparelhos mais recentes da linha Nexus, somente o Galaxy Nexus, fabricado pela Samsung, ficará sem a nova versão do sistema.
A Motorola, que, apesar de ter sido vendida para a Lenovo, ainda está em poder do Google, também anunciou que a atualização será oferecida aos smartphones Moto X, Moto G e Moto E. Os aparelhos contarão com maior qualidade nas fotos tiradas com a câmera frontal, com a possibilidade de pausar vídeos e poder retomá-los em seguida, e com o aplicativo Motorola Alerta lançado inicialmente com exclusividade no Moto E chega aos demais smartphones da marca.
A partir de 25 de junho, o Google realiza sua conferência anual para desenvolvedores chamada de Google I/O, em San Francisco, na Califórnia. No evento, a empresa tradicionalmente apresenta novas versões do Android, que agora pode chegar à sua quinta edição.

INFO: Revolução da tecnologia vestível promete uma vida mais saudável

INFORevolução da tecnologia vestível promete uma vida mais saudável 

vestivelA nova geração de tecnologia vestível não só oferece aos usuários uma infinidade de possibilidades, como tomar o pulso ou a pressão, mas que evita que os motoristas durmam ao volante ou que os corredores se machuquem, avisando-lhes que estão chegando ao limite.
Mas alguns mostram suas reservas sobre a exatidão dos dados pessoais compilados por uma variedade de pulseiras, relógios e roupa inteligentes e sobre como as empresas poderiam usar esta informação.
A tecnologia "wearable" (para vestir) é um segmento em pleno auge nesta edição da Computex, a maior feira de tecnologia da Ásia, inaugurada esta terça-feira em Taiwan, focada nesta ocasião na compilação de dados de saúde.
"Os sensores e dados de saúde e de fitness são fundamentais para os 'wearables' e definem amplamente este segmento", informou Daniel Matte da consultora Canalys.
A empresa de análise de mercado IDC previu em abril que as vendas de objetos de tecnologia "wearable" triplicariam este ano até os 19 milhões de unidades no mundo, e alcançará 111,9 milhões em 2018.
A empresa taiwanesa AiQ mostrou esta semana, em seu estande na Computex, um manequim vestindo um traje de ciclista de lycra.
Fibras de aço inoxidável no tecido e eletrodos nas mangas registram as pulsações e outros sinais vitais, assim como as calorias queimadas, e envia os dados para um chip com tecnologia sem-fio bluetooth, que pode transmitir a informação a um telefone, tablet ou smartphone.
A tecnologia chamará a atenção dos esportistas, mas por enquanto será usada por motoristas de ônibus de Taiwan, aos quais as empresas darão este ano camisetas inteligentes para evitar acidentes.
"Teremos camisetas capazes de monitorar os motoristas caso adormeçam, ou caso qualquer sinal vital indique que não se sente bem, e avisará a empresa de ônibus", afirmou o vice-presidente da AiQ, Steve Huang.
O dispositivo já foi estado durante um ano em pacientes de um hospital que receberam alta para monitorar seu estado de saúde e seus usuários se mostraram satisfeitos, acrescentou.
Mas os analistas e os consumidores mantêm reservas sobre se a roupa inteligente realmente pode interpretar corretamente os dados dos nossos corpos.
"Os sensores atuais não são muito precisos, mas haverá melhorias", disse Matte.
Preocupação com a privacidade – A Samsung também apresentou, na semana passada, uma plataforma digital de tecnologia de saúde que usa sensores para monitorar dados corporais, como o pulso ou a pressão arterial.
A Apple, outra gigante do setor, também lançou seu aplicativo "Health" esta semana. A taiwanesa Acer, por sua vez, apresentou seu primeiro gadget vestível na Computex: uma pulseira inteligente conectada a um celular inteligente.
Mas enquanto as empresas de tecnologia embarcam no trem da modernização da saúde, cresce a preocupação sobre a gestão do enorme fluxo de informação gerida por estes novos aparelhos.
"Há uma oportunidade maciça de analisar e monitorar grandes quantidades de dados que serão gerados pelas plataformas e os sensores dos 'wearable'. A privacidade sempre é uma preocupação", disse Matte.
As empresas também insistem nos benefícios potenciais da análise para ajudá-los a interpretar as informações e a possibilidade de fazer contato com especialistas qualificados.
"Também vamos colaborar com alguma (instituição) médica, como hospitais, para melhorar este tipo de produto e fazer algo que realmente ajude as pessoas, temos falado disto no Sonostar", disse Paula Luh no estande da empresa taiwanesa.
A Sonostrar apresenta uma nova pulseira, a SmartFit, com sensor e bateria pensados para ser usados todo o dia, e que registra desde os passos do usuário até seu padrão de sono.

INFO: Vodafone admite que agências interceptam ligações de seus clientes

 INFO:Vodafone admite que agências interceptam ligações de seus clientes

Além da Vodafone, que divulgou a informação, outras operadoras também têm as comunicações monitoradas
Em pleno aniversário de um ano dos primeiros vazamentos feitos por Edward Snowden, a Vodafone admitiu que agências governamentais não nomeadas de fato interceptam ligações de seus clientes. A operadora britânica é uma das maiores do ramo no mundo, e decidiu quebrar o silêncio para frear o aumento no uso de redes de telefone e de banda larga para espionar cidadãos “comuns”,segundo o jornal The Guardian.
As informações divulgadas fazem referência a alguns dos 29 países em que a empresa opera. Segundo a companhia, cabos são conectados diretamente em suas redes e na de outros grupos de comunicações, e permitem que agências ouçam e gravem conversas, conseguindo por vezes até rastrear o cliente monitorado.
De acordo com o Guardian, a legislação de pelo menos seis desses países obriga as operadoras instalar os canais de acesso direto ao tráfego de suas redes. Os nomes dessas regiões, no entanto, não foram revelados por medo de uma retaliação legal – mas todos os locais nos quais interceptações foram pedidas por governos não especificados estão listados em tabela divulgada pelo site do jornal.
O cenário já é assustador sozinho, mas os detalhes não param por aí. Segundo relatado na matéria, os “sistemas de acesso direto” não exigem garantias, e as empresas de comunicação “não têm informação sobre a identidade ou número de consumidores atingidos”. “A vigilância em massa pode acontecer na rede de qualquer operadora sem que agências tenham que justificar a intrusão para as companhas envolvidas”, escreveu o Guardian.
Fontes ouvidas pelo jornal ainda afirmaram que o canal de acesso por vezes é “essencialmente um equipamento trancado em uma sala no data center principal da rede”. Os funcionários que ficam ali dentro podem até ser contratados pela empresa, mas de qualquer forma, não podem nem mesmo falar do trabalho que fazem trancados lá dentro.
A Vodafone deve liberar nesta sexta-feira seu Law Enforcement Disclosure Report, relatório que deve detalhar o monitoramento feito por governos. Os nomes dos países que pedem pelos dados não devem ser revelados, no entanto – mas mais detalhes devem surgir.

Olhar Digital: Designer cria ferramenta que permite falsificar páginas da internet

Olhar Digital: Designer cria ferramenta que permite falsificar páginas da internet:

Um designer do The Next Web criou um encurtador de URL que pode ser tão divertido quanto perigoso. Isso porque o Shrturl.co permite que se edite a página cujo link foi diminuído. O produto é uma criação de Alexander Griffioen e o próprio TNW se mostra dividido quanto ao seu potencial.

O funcionamento é bem simples: basta acessar o encurtador, indicar a URL e clicar em “editar”. Será aberta a página com seus campos de texto e imagem abertos, dá pra trocar a maioria deles pelo que o internauta quiser.

Ao terminar, basta finalizar a edição e escolher se prefere divulgar a página modificada com o próprio Shrturl.co ou com o Bit.ly. Quem acessar não verá indicações claras de que a página foi modificada e a URL leva 48 horas para expirar, tempo suficiente para causar estragos. Veja um exemplo simples neste link.

Olhar Digital: Luvas de realidade virtual ampliam 'poderes' do Oculus Rift

Olhar Digital: Luvas de realidade virtual ampliam 'poderes' do Oculus Rift:


Uma empresa tentará colocar no mercado um sistema de controle gestual para ser usado nos braços que, quando combinado com um Oculus Rift, leva o usuário a um nível superior de realidade virtual.

A tecnologia é chamada de Control VR, ela entrará em campanha de financiamento colaborativo nas próximas horas para levantar US$ 250 mil. Caso consiga, a empresa venderá o produto por US$ 350.

A luva é feita com microssensores desenvolvidos pela DARPA que detectam pequenos gestos a fim de garantir um controle apurado pelos braços. Um exemplo do que isso é capaz por ser visto no vídeo abaixo.



A Control VR permite controle de objetos virtuais como personagens de jogos e animações tridimensionais, além de dispositivos físicos e equipamentos militares.

A novidade é compatível com Windows, Mac e Android. O kit de desenvolvimento incluirá 20 aplicativos de demonstração e haverá códigos open-source com os quais será possível criar softwares para Oculus Rift e Google Glass, por exemplo.

Olhar Digital: Google revela tablet capaz de mapear seus arredores


Olhar Digital: Google revela tablet capaz de mapear seus arredores:


O Google revelou nesta quinta-feira, 5, um novo tablet próprio, que não deve ser vendido para consumidores comuns. O Project Tango Tablet Development Kit, como diz o nome, é um kit de desenvolvimento para o Project Tango, tecnologia criada pelo Google para captura de movimentação e ambientes em 3D, semelhante a um Kinect embutido em um celular ou tablet.

O valor não é muito amigável, mas novamente, não é para consumidores. O Google planeja cobrar US$ 1.024 por unidade do tablet. Desenvolvedores com interesse poderão se cadastrar no site do Project Tango e, caso aprovados, poderão comprá-lo pelo Google Play a partir de junho, segundo a previsão.

O diferencial do tablet fica em sua câmera capaz de capturar movimentação em 3D e sensores para reconhecimento de profundidade integrados. Não tão surpreendente é o fato de ele ter conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

O Google diz que a criação do kit de desenvolvimento foi feita com parceria com a Nvidia e, por isso, o tablet usa o chip Tegra K1, a última geração de processadores móveis da fabricante. Ele tem outras configurações que merecem destaque, como 4 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, comprimidas em um aparelho com tela de 7 polegadas. Confira no vídeo abaixo: 



O plano do Google não é muito diferente do que a empresa fez com o Glass, limitando a oferta a pessoas capazes de criar coisas novas com a ferramenta. O verdadeiro potencial da tecnologia deve sair das mãos dos desenvolvedores. Por isso, o Google quer que eles criem novas formas de aplicações visuais inteligentes com os sensores. 

A empresa já havia revelado um celular como parte do Tango, também restrito a desenvolvedores. Na ocasião do anúncio, o Google citava: "E se você pudesse capturar as dimensões da sua casa simplesmente andando por ela antes de sair para comprar móveis. E se as direções um novo local não acabassem no endereço? E se você nunca mais precisasse ficar perdido em um novo prédio?", dando uma ideia do que pode mudar com a ferramenta. Pessoas cegas também podem ser beneficiadas com um dispositivo do tipo.

Olhar Digital: Microsoft promete smartphones e tablets mais baratos


Olhar Digital: Microsoft promete smartphones e tablets mais baratos:


ShareO vice-presidente da Microsoft para a área de parcerias com as fabricantes, Nick Parker, afirmou que os preços de tablets e smartphones com Windows vão cair neste ano. Entretanto, ressaltou que a redução vai acontecer em alguns mercados - não se sabe se o Brasil será um deles.

Parker falou hoje a jornalistas na feira Computex, que acontece na Ásia. Segundo ele, nos Estados Unidos, tablets com 7, 8 e 9 polegadas vendidos a US$ 300, US$ 400 e US$ 500, respectivamente, passarão a custar US$ 100, US$ 200 e US$ 300. A mesma proporção de desconto deve ser aplicada aos celulares.

A estratégia da Microsoft é disputar mercado com o Android, já que, em 24 países - entre eles o Brasil -, o Windows Phone supera o iOS, da Apple. Entre as medidas adotadas para se promover especialmente na categoria dos aparelhos mais baratos, está a gratuidade do Windows neste ano para dispositivos com menos de 9 polegadas. Segundo a consultoria IDC, a Microsoft detém apenas 4% do segmento de tablets.'

Olhar Digital: Guia: Aprenda a acessar seu computador de casa a distância


Olhar Digital: Guia: Aprenda a acessar seu computador de casa a distância:



ShareEmbora os laptops tenham evoluído em termos de bateria e poder de processamento e ficado mais baratos, muitas pessoas não têm um computador portátil porque optaram por uma máquina de mesa, que não pode ser levada para qualquer lugar. Para acabar com as inconveniências que isso pode causar, oOlhar Digital ensina abaixo como controlar um computador por meio de outro, remotamente, utilizando a internet.

Por ser feito via internet, o procedimento não tem desempenho indicado para jogos ou vídeos. Mas ele pode ser a salvação caso você precise de algum arquivo em seu HD de 2TB (que não chega nem perto de caber no Google Drive ou Dropbox) ou de alguma tarefa complexa como conversão de arquivos, downloads e afins.

É possível também fazer a instalação no computador de alguém próximo, como pai ou avó, para ajudá-los quando for necessário corrigir problemas no computador, sem a necessidade de se deslocar até a casa deles.

Vamos lá!

Para começar, faça o download do Team Viewer clicando aqui. O programa permite a comunicação entre dois computadores pela internet. Instale o programa, escolhendo sua licença do tipo "não comercial", como na imagem abaixo.


Ao final da instalação, crie uma conta clicando em "inscreva-se", como marcado em vermelho na próxima imagem.


Isso automaticamente colocará seu computador na lista de dispositivos, na barra ao lado direito do programa. Note que você deve criar uma senha para cada um deles, além de uma senha mestra para sua conta do Team Viewer. De fato, são várias senhas, mas isso é importante por questões de segurança.

Agora repita o processo em seu outro computador, utilizando o usuário e senha que você criou no passo anterior. O procedimento colocará um segundo computador em sua conta, como pode-se ver abaixo.


A partir daí, basta clicar no computador que se quer controlar e escolher a opção "controle remoto usando senha". Digite a senha do outro computador e pronto, você poderá controlar tudo remotamente. No topo desta nova tela (com a imagem do outro computador) há algumas opções úteis, como enviar arquivos diretamente entre os computadores, por exemplo.


Esperamos que a dica seja útil para você.

Olhar Digital: Veja 7 dicas para configurar seu roteador e manter sua rede Wi-Fi segura

Olhar Digital: Veja 7 dicas para configurar seu roteador e manter sua rede Wi-Fi segura:



O roteador passou a ser uma necessidade nas casas modernas. Com tantos smartphones, tablets e laptops, ter uma rede Wi-Fi em casa se tornou praticamente obrigatório. O problema com isso é que muitas vezes as pessoas não tomam os cuidados necessários para manter a rede segura.


Abaixo estão algumas dicas elaboradas pela empresa de segurança ESET, que devem ajudar a manter a rede longe de ataques virtuais.

Trocar o login e senha do roteador: ao instalar o aparelho em casa, éobrigatório mudar imediatamente o nome do usuário e a senha de acesso do roteador. Sem isso, o equipamento usará um nome padrão de fábrica, que facilita a descoberta do modelo por um possível cibercriminoso. Com esta informação, ele pode explorar as vulnerabilidades que já são conhecidas.

Atualização de firmware: Fazer isso deve solucionar erros de segurança críticos e amplamente conhecidos. Na indústria da tecnologia, de um modo geral, um software desatualizado significa mais brechas, então a dica vale para absolutamente todos os seus dispositivos.

Criptografia WPA/WPA2: Como dito antes, o mínimo que você deve fazer é colocar uma senha (de preferência bem forte). Depois disso, outro passo importantíssimo é definir o padrão de segurança. O WPA ou o WPA2 são protocolos muito mais seguros que o WEP, que pode ser quebrado com facilidade.

Desativar WPS (WiFi Protected Setup): O recurso pode gerenciar a segurança com mais simplicidade, mas é vulnerável. Em algumas horas, o PIN de 8 números pode ser quebrado por um ataque de força-bruta, deixando a rede exposta.

Ativar filtro de MAC: Com a utilização desta ferramenta, apenas os aparelhos autorizados poderão se conectar à rede. Cada dispositivo possui uma placa de rede própria, identificada por um endereço. Ao cadastrar esta informação no roteador, apenas os endereços cadastrados na lista de acesso poderão ter conexão.

Desativar exibição do nome da rede: Ao fazer isso, sua rede fica “invisível” para outras pessoas, dificultando o direcionamento dos ataques. O problema é que será necessário digitar o nome da rede manualmente para cada novo dispositivo que se conecta.


Definir senha para modificar configurações: Além da senha de acesso à rede, é importante criar outra para mexer no roteador em si. Normalmente o equipamento vem com uma senha padrão ou, até mesmo, sem senha, criando uma brecha grave. No caso de algum cibercriminoso conseguir entrar na sua rede, ele poderá modificar o roteador para direcionar o usuário para sites maliciosos que imitam páginas legítimas, entre inúmeras outras alternativas.

Olhar Digital: Empresa revela maior Windows Phone do mercado, com 6,45 polegadas



Olhar Digital: Empresa revela maior Windows Phone do mercado, com 6,45 polegadas:




Nokia e Windows Phone são quase sinônimos, mas ainda há outras empresas investindo no sistema. Uma delas é a Wistron, de Taiwan, que revelou um phablet ainda maior que os Lumias 1520 e 1320 (ambos com 6 polegadas). O celular tem 6,45 polegadas e resolução de 1080p e está à mostra na Computex, que acontece em Taipei.

O modelo se chama Tiger e promete competir à altura dos aparelhos mais potentes do mercado, embora não haja muitos detalhes sobre o aparelho. Ele usa o processador Snapdragon 800, o mesmo dos Lumias 930 e 1520, o que promete um bom desempenho, mas é tudo que se sabe até o momento. As imagens feitas pelo MobileGeeks mostram que ele roda o Windows Phone 8.1.

Dá para perceber que o aparelho é bastante fino, com uma traseira em alumínio. Ele também usa botões da navegação (voltar, botão Windows e buscar) na própria tela, uma característica comum no Android, mas que só está chegando ao Windows Phone com a chegada da versão 8.1 do sistema.

Por enquanto, o Wistron Tiger é, na verdade, apenas um design para referência, um protótipo, que pode ser modificado e abraçado por alguma outra fabricante, portanto não há previsão de preço ou de prazo para lançamento.