terça-feira, 22 de outubro de 2013

Procon inicia “Operação Comércio Eletrônico” — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia

Procon inicia “Operação Comércio Eletrônico” — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia




Em razão dos avanços tecnológicos e dos novos canais de distribuição eletrônica e integração dos mercados, o Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, deflagrou na manhã desta segunda-feira (21) a “Operação Comércio Eletrônico”.


Com base no Decreto Nº 7962 de 2013, que dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico, e considerando o número crescente de reclamações registradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), além da vulnerabilidade do consumidor nesta modalidade de relação de consumo, a Operação tem o escopo de realizar a análise virtual dos websites e constatar as principais irregularidades referentes ao descumprimento contratual, em especial às cláusulas que versam sobre a entrega e as questões relacionadas ao cumprimento de oferta dos produtos e serviços.

Além disso, os websites devem fornecer, em local de destaque e de fácil visualização, as seguintes informações: nome empresarial e número de inscrição do fornecedor; endereço físico e eletrônico; características essenciais do produto ou do serviço, incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidores; discriminação, no preço, de quaisquer despesas adicionais ou acessórias, tais como as de entrega ou seguros; condições integrais da oferta; informações claras e ostensivas a respeito de quaisquer restrições à fruição da oferta.

“É direito do consumidor, além do acesso facilitado aos seus direitos e como exercê-lo, estar protegido contra práticas abusivas, como é o caso da publicidade enganosa. É importante salientar que, nas hipóteses de cancelamento contratual, devem ser assegurados, ainda, a possibilidade de cancelar a transação antes de concluir a compra, bem como a confirmação, pelo fornecedor, do recebimento do pedido sem atraso e por meios eletrônicos”, explica o Superintendente do órgão, Ricardo Maurício.

Os consumidores que foram vítimas de práticas abusivas relacionadas ao comércio eletrônico de produtos e serviços devem enviar suas denúncias para o e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br.


fonte:"Procon inicia “Operação Comércio Eletrônico” — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/10/21/procon-inicia-201coperacao-comercio-eletronico201d (accessed October 22, 2013).

Estudantes da rede estadual experimentam simulador de voo — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia



Um simulador de última geração, construído numa cabine real de uma aeronave da Embraer, com mais de quatro metros de comprimento e o que há de mais moderno em tecnologia aeronáutica. É nesse equipamento, pousado no pátio do Colégio Central (em Salvador), que os estudantes desfrutam a sensação de ‘voar de verdade’.

Promovida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a iniciativa tem como ponto alto o curso de piloto virtual. A parceria entre a secretaria e o projeto Asas do Brasil, segundo o coordenador do CJCC, Iuri Rubim, objetiva aproximar o sedutor mundo da aviação do currículo do aluno da rede estadual. 

O curso tem duração de três meses e acontece durante a semana em turno diferente ao frequentado pelo aluno. “O curso é uma forma de mudar a lógica de aprendizado, levando os conteúdos abordados em sala de aula para o ambiente externo, cheio de ludicidade e expectativa pelo inusitado, como é, no caso, a cabine da aeronave”, destaca Iuri.

Treinamento avançado 

O diretor e instrutor do projeto Asas do Brasil/FLY Centro Aeronáutico, André Drumond, afirma que a Bahia é pioneira nesse curso. “Nosso objetivo é estabelecer uma ponte entre o conhecimento tradicional relacionado à aviação e as matérias da grade escolar dos alunos do ensino médio, mais especificamente matemática, física, química, geografia e história, resultando num suporte ao aprendizado inteligente, divertido e funcional”. 

A cabine, de acordo com ele, é uma plataforma de treinamento avançado, que dispõe de instrumentação multifuncional e possui banco de dados com mais de 23 mil aeroportos, com as respectivas cidades e formações geográficas. “Este simulador é o único no segmento de transição de aeronave turboélice para jato que está acessível ao público”, enfatiza.

Reações diversas 

André explica que os cenários são projetados num telão na frente da cabine de comando, proporcionando a sensação de realismo ao piloto ou ao visitante embarcado. De acordo com o instrutor, os ‘pilotos-estudantes’ reagem de várias formas à experiência. “Tem aluno que fica tão incrédulo durante a simulação de voo que chega à cabine tocando nas peças e cheirando. Outros dão risadas”.

Gabriel Mota Sampaio, 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Central, é um dos mais empolgados. “Achei incrível. No simulador, a gente tem todo o controle do avião. É como se estivesse numa aeronave voando. Da cabine, a gente ouve as transmissões do rádio da torre do aeroporto, o que cria um clima ainda mais real. Estou muito feliz com essa oportunidade”, diz o estudante, que pretende seguir carreira na força aérea “para servir a meu país”. 

Os colegas Yuri José Santos e Mateus Moreira Andrade, os dois de 15 anos, também desceram da aeronave entusiasmados. “A sensação é muito realista. Senti até medo quando o avião deu uma virada pro lado. Achei que fosse cair. A sorte é que o piloto instrutor, que faz o papel de copiloto, está ali para nos socorrer em qualquer emergência”, descreve o estudante Yuri. Já Mateus falou sobre suas dificuldades na aterrissagem. “Não consegui taxiar (estacionar), fiquei com medo de passar do local indicado e causar um acidente”.



fonte:"Estudantes da rede estadual experimentam simulador de voo — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/10/21/estudantes-da-rede-estadual-experimentam-simulador-de-voo (accessed October 22, 2013).

Prodeb: O Nascimento da Roda Caórdica

O Nascimento da Roda Caórdica



O Nascimento da Era Caórdica na Prodeb foi anunciado em setembro passado durante a III Edição do Roda de Conhecimento. Escrito pelo fundador e CEO emérito do Visa, Dee Hock, o livro Nascimento da Era Caórdica foi escolhido pelo diretor de Infraestrutura e Tecnológica e Sistemas (DTS), Napoleão Lemos, por descrever "uma visão fantástica" sobre novas formas de administração e gestão que levam em consideração o homem e o meio ambiente.

Preocupado com as estruturas organizacionais que supram as falências institucionais hierarquizadas e a crise socioambiental, Dee Hock ingressou na carreira bancária, em 1960, desafiando a essência da administração tradicional. Em busca de uma nova ideologia de gestão, na qual o espírito humano funcionasse em equilíbrio com a natureza, Hock se baseou em três perguntas:

Por que as instituições, em toda parte, sejam elas políticas, comerciais ou sociais, são cada vez mais incapazes de administrar as próprias questões? 

Por que as pessoas, em toda parte, estão cada vez mais em conflito com as instituições de que fazem parte e alienadas delas? 

Por que aumenta cada vez mais o desequilíbrio na sociedade e na biosfera?

Com esses questionamentos em mente, Dee Hock visualizou a chegada de uma nova era, a Caórdica, onde as organizações seriam baseadas em novas formas de administração e gestão com pilares de verdadeiros propósitos que justificam a existência da empresa, sustentadas em transparência e convicção. "A palavra 'Caórdico' surgiu da compreensão de que todas as coisas, até mesmo a vida, são uma combinação homogênea de caos e ordem", explica o fundador do Visa International em seu livro.

Leia o livro clicando aqui!

Fonte: "Prodeb-O Nascimento da Roda Caórdica - Geral - Notícias." Prodeb-Tecnologia, Informação e Segurança. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

SAC Servidor oferece conforto e agilidade aos usuários | Portal do Servidor Público da Bahia





Em funcionamento há dois meses, o SAC Servidor já registra mais de 2 mil atendimentos. Criado para atender exclusivamente os servidores públicos, a Central de Atendimento - localizada na Av.Otávio Mangabeira, na Boca do Rio, prédio do Multishop - oferece 85 serviços aos funcionários ativos, aposentados, pensionistas e aos dependentes. 

A gerente do SAC Servidor, Diovana Puonzo, ressalta que a comodidade de diversos serviços reunidos em uma única unidade é o maior benefício da Central. Diovana ainda aponta que os postos Ceprev e o Centro de Diabetes e Obesidade são os serviços mais procurados pelos servidores. “Os aposentados e pensionistas têm a facilidade de movimentar processos, como entrada na aposentadoria e solicitação de pensão. E os ativos também, podendo, inclusive, fazer empréstimo consignado”, lembra a gerente.

Atendimento no CDO 

Com consulta marcada no Centro de Diabetes e Obesidade para às 11h30, Valdelice Pereira chega ao SAC Servidor dez minutos adiantada. Acompanhada de sua filha, a pensionista tem diabetes há 40 anos e faz sua primeira consulta no CDO. “Soube do serviço através de minha filha que viu na internet. Achei ótimo, principalmente para mim que preciso fazer consultas médicas regularmente”, diz.

Para iniciar o atendimento, uma técnica de enfermagem encaminha Valdelice para a primeira sala, chamada de triagem, onde o paciente faz os procedimentos básicos: medição de peso e altura e aferição de pressão. Após a triagem, o paciente – seja diabético ou obeso – é guiado para a enfermeira, assistente social, nutricionista e, por fim, o clínico geral.

O atendimento médico de Valdelice foi realizado pelo médico João Carlos Teixeira, que destaca como principal benefício do CDO a equipe multidisciplinar, um atendimento que evita o deslocamento do servidor de um consultório para outro. Depois de examinar a paciente, o médico solicita que ela marque duas consultas: uma com a endocrinologista e outra com o educador físico. Valdelice termina a consulta satisfeita e lembra que antes fazia o acompanhamento médico em uma clínica particular, agora não mais. “Achei muito bom ser atendida aqui. É confortável e as pessoas são muito atenciosas”, declarou.

Para agendar o atendimento no CDO, o beneficiário deve entrar em contato com o call center do Planserv (0800 56 6066). Pode aderir ao programa qualquer beneficiário que seja portador de diabetes ou obesidade. O CDO funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Postos Ceprev

Nos Postos Ceprev, os serviços mais solicitados são recadastramento, senha para o contracheque online e orientações diversas - emissão de certidões, entrada na aposentadoria, solicitação de pensão etc. Aline Passos foi ao guichê do Ceprev no SAC Servidor fazer a entregar dos documentos para dar entrada na solicitação de pensão, que será recebida pelo seu pai, por conta do falecimento de sua mãe.

Margarida Dantas, coordenadora da Ceprev, comenta que os familiares têm o prazo de 30 dias após o óbito do servidor para entrar com o pedido de pensão, caso queiram receber o benefício a partir da data do óbito. “Nos postos Ceprev do SAC Servidor, apesar de não ter atendimento marcado, o servidor não encontra filas para ser atendido. Além disso, por ser exclusivo para os funcionários públicos, aproveita-se para realizar diversos serviços: consulta de processos relativos à aposentadoria, auxílios e orientações”, conclui Margarida.

Mais serviços

O servidor também poderá encontrar no local os serviços da Junta Médica, além das ações da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE), vinculada à Superintendência de Recursos Humanos (SRH), que está utilizando o espaço para ampliar a oferta de capacitação para os servidores estaduais, além de viabilizar a ampliação do escopo de atuação e variedade do seu portfólio de produtos (Copa do Mundo 2014, Mais Futuro, Carreiras, Parcerias Estratégicas, Crescer etc). O Clube de Desconto do Servidor, que oferece vantagens no mercado para o funcionalismo estadual, também prestará atendimento presencial no SAC Servidor.

fonte:"SAC Servidor oferece conforto e agilidade aos usuários | Portal do Servidor Público da Bahia." Portal do Servidor Público da Bahia | . http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/sac-servidor/sac-servidor-oferece-conforto-e-agilidade-aos-usuarios-0 (accessed October 22, 2013).

CIO: Como avaliar a qualidade do provedor de cloud computing


Conheça algumas peguntas essenciais a serem feitas ao futuro provedor de computação em nuvem
Frank Sempert
Não existe a menor possibilidade de parar o avanço da computação em nuvem. A perspectiva é que, até 2014, mais de 40% de todos os aplicativos no mundo estarão baseados em servidores de cloud computing. Assim, prospecta-se que 25% de toda a carga de trabalho existente em TI deva acontecer em servidores hospedados na nuvem.

No vácuo da transferência de aplicativos e de infraestrutura, vem a discussão sobre segurança e sobre proteção de dados. Cabe a todos os profissionais de TI que planejem dar o passo em direção à nuvem, levantar as informações essenciais sobre segurança dos serviços e do funcionamento em múltiplas instâncias. De cunho predominantemente técnico, esse primeiro conjunto de perguntas não deve abordar questões de ordem legal, como responsabilidades, acordos de confidencialidade, tempos de disponibilidade e condições e SLA (acordos de nível de serviço). Ao final, cabe avaliar as questões legais.

Seguem pontos que, sugerimos, sejam abordados em conversas com o provedor de cloud computing de sua escolha:

Interoperabilidade e documentação

- De que forma as restrições de segurança do provedor influenciam o andamento de aplicativos locais nas estações de trabalho?

- O provedor disponibilizou a documentação e permite o particionamento de dados de forma aberta?

- Como se dá o acesso aos dados por parte da organização cliente?

- Qual é o plano para recuperação em casos de desastre?

- Em caso de eventual término do contrato, qual é o formato e o meio de entrega dos dados da companhia cliente?

Sobre segurança

- As instalações do provedor são vigiadas 24/7 e seguindo o princípio da vigia redundante?

- As senhas do cliente estão armazenadas de forma segura? Longe dos funcionários do provedor?

- Existe documentação abundante sobre geração de senhas, políticas de acesso, protocolos de conexão e modelos de acesso aos dados?

- Senhas são transmitidas usando conexão criptografada?

- Como funciona o monitoramento contra tentativas de acesso irregulares?

- As transações são criptografadas com chaves de 128 bits?

Transações na rede

- Há certificação da Verisign?

- Os firewalls estão parametrados e são constantemente monitorados?

- Como funciona o registro de logins autorizados e negados?

E, na esfera legal

- Os dados de pessoas físicas estão armazenados de forma a atender às regulamentações do país em que o serviço da empresa cliente é prestado?

- As configurações de acesso e os processos de verificação de identidade do usuário correspondem ao nível de confidencialidade requerido pelas informações acessadas?

- A inserção/cópia e o processo de atualização de dados em arquivos pessoais é feita com encapsulamento redundante?

- Há um registro contendo as informações referentes ao último acesso/modificação dos dados de pessoas físicas?

- O provedor oferece a opção de filtragem de dados pessoais para processamento segregado?

Se estiver tudo OK, você terá dado o primeiro passo para contratar e desfrutar de um bom serviço.

Fonte: Sempert, Frank . "Como avaliar a qualidade do provedor de cloud computing - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para lí­deres corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/10/22/como-avaliar-a-qualidade-do-provedor-de-cloud-computing/ (accessed October 22, 2013).

CIO: Melhores práticas para gestão da TI


Calcular exatamente o custo dos serviços que providencia e explicitar de que forma esses serviços são aproveitados é uma tarefa árdua
Sunny Gupta, CIO/EUA

Vale apreciar a TI no contexto clássico da cadeia de fornecedores. Para ter um panorama consistente, é preciso conhecer minuciosamente a estrutura, a matéria-prima e os elementos participantes nos processos.

No modelo de cadeia de fornecedores, a matéria-prima é formada pelas instalações do data center, pelos custos envolvidos para operar a TI e culmina com os servidores e aplicativos. Unidos, esses componentes formam o que conhecemos por TI e são consumidos em vários pontos da organização.

Ainda que essa perspectiva ajude a compreender a estrutura da TI, calcular exatamente o custo dos serviços que providencia e explicitar de que forma esses serviços são aproveitados é uma tarefa árdua.

Some-se a isso, o fato de as tecnologias de virtualização e de computação em nuvem se tornam cada vez mais presentes nas empresas. Essas plataformas enxugam a estrutura da TI, mas não necessariamente a simplificam.

Se os CIOs quiserem administrar a TI como uma empresa dentro da organização, precisam de ferramentas que unifiquem métricas financeiras com dados de carga de trabalho. Cabe comparar a necessidade de uma empresa moderna por sistemas ERP à demanda dos CIOs por métricas de desempenho transparentes.

Conheça algumas das melhores práticas para gestão da TI, na opinião de CIos participantes do CIO Executive Council:

1. Defina a taxonomia dos serviços e dos produtos da TI

É indispensável alinhar os discursos e um passo para isso é usar um vocabulário comum para se referir a determinados produtos. A tarefa de classificar todos os itens na TI consome tempo e impõe desafios, todavia, o exercício da taxonomia ajuda na comunicação entre os diferentes grupos e possibilita que os assuntos sejam discutidos em um padrão que seja compreendido por setores distintos da empresa. Tal classificação é especialmente importante na medida em que as atribuições da TI mudam face à introdução de novas tecnologias.

2. Não espere por dados perfeitos

É comum CIOs seguirem a implementação de tecnologias e de soluções até terem certeza de ter analisado dados precisos. O temor é que dados imprecisos gerem resultados negativos ou inesperados.

Ainda assim, como muitas empresas poderão comprovar, deixar que os dados sejam depurados ao longo dos processos não é uma alternativa tão ruim assim. Os CIOs exemplificam esse ponto ao relatar sobre dois gerentes de fábrica com perspectivas diferentes sobre a qualidade dos dados para dar sequencia à implementação de um sistema. Para um, nada substituiria informações 100% corretas, ao passo que o outro aceitou trabalhar com uma margem de precisão de 90%. Em menos de um mês, as informações antes 90% corretas haviam se transformado em dados totalmente confiáveis.

3. Esqueça as certificações – contabilidade é a palavra do momento

Uma das atribuições mais importantes do CIO da atualidade é a capacidade de manter uma contabilidade sobre todos os processos da TI. Em algumas empresas, por exemplo, os colaboradores de TI estão passando por um treinamento básico de contabilidade e de cálculo de custos. Sem esse conhecimento, os CIOs são incapazes de oferecer uma visão completa acerca das soluções e projetos.

4. Comece com projetos de alcance limitado

Sabemos que os tentáculos da gestão corporativa de Tecnologia (TBM) se estendem por toda a empresa. Isso dificulta a escolha do ponto inicial de todos os projetos. O conselho dos CIOs para isso é escolher um aplicativo ou um produto que seja largamente usado na empresa e cujas características sejam conhecidas por todos.

A vantagem na adoção dessa estratégia é o fato dela ser uma espécie de vitrine para sua capacidade de implementar processos de forma eficiente. Ela poderá agir em seu favor na argumentação de implementações futuras.

5. Faça alterações de largo espectro

Soluções como as de virtualização são posicionadas em pequena escala e, depois, estendidas às outras áreas da empresa. Ocorre que em determinados casos, vale a pena realizar implementações em grande escala. Segundo os participantes no evento, essa é a receita para o sucesso no longo prazo.

A diferença entre ritmos de implementação diferentes se espelha na percepção dos colaboradores. É comum que “inovação” seja confundida com “transformação”, pois ambas resultam em mudança. Mas transformação prevê a mudança de algo, ao passo que inovação significa “criação”.

Fonte: Gupta, Sunny . "Melhores práticas para gestão da TI - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para lí­deres corporativos. http://cio.uol.com.br/gestao/2013/10/22/melhores-praticas-para-gestao-da-ti/ (accessed October 22, 2013).

IDG Now!: Segurança: como os seus dados on-line estão sendo empacotados e vendidos


Dan Tynan

Estudo descreve em detalhes sobre o quão vital é a compra e venda dos nossos dados pessoais para o futuro da economia e da segurança do mundo livre.

A Associação de Marketing Direto divulgou na semana passada um relatório de 105 páginas detalhando o valor da Data Driven Marketing Economy (algo como Economia de Venda de Dados Dirigidos, ou simplesmente DDME), juntamente com alguns infográficos.

Escrito por acadêmicos das Universidades de Harvard e Columbia, o estudo descreve em detalhes impressionantes sobre o quão vital é a compra e venda dos nossos dados pessoais para o futuro da nossa economia e da segurança do mundo livre - e, portanto, deve ser livre de qualquer fiscalização do governo.

Perdoe-me se pareço um tanto cético. Os dados são, é claro, como oxigênio para a Internet, que não sobreviveria por muito tempo sem eles. Mas isso não significa que a informação não pode ou não deva ser regulamentada.

Primeiro, você tem que considerar a fonte. A Associação de Marketing Direto, do PR group, representa os principais fornecedores de lixo eletrônico, telemarketing, catálogos de mala direta, e-mail spam, anúncios na Web e outras agressões à nossa privacidade pessoal (Ou, inversamente, materiais de marketing úteis que permitem aos consumidores fazer escolhas melhores sobre como gastar o seu dinheiro. Veja, posso ser justo quando eu quero).

Historicamente, a DMA se opôs firmemente a qualquer medida que restrinja as atividades de suas empresas associadas ou ofereça algum nível de controle para os consumidores. Assim, ela se opôs à lista Do Not Call, que é facilmente a mais bem-sucedida iniciativa pró-consumidor já promulgada pelo governo norte-americano.

Durante anos a DMA se opôs à legislação antispam e conseguiu refinar com sucesso o CAN-SPAM Act de 2003, ao ponto de se tornar quase inútil no processo, antecipando leis muito fortes promulgadas em mais de 30 estados.

Quando havia um clamor sobre cookies de rastreamento no final de 1990, a DMA gerou aNetwork Advertising Initiative, em uma tentativa de "autorregulamentar" a nascente indústria de publicidade na Web.

A Associação tem lutado para tentar reinar em corretores de dados e rastreadores da Web desde então, usando uma variedade de intermediários. Portanto, não é uma grande surpresa que o argumento da DMA possa ser resumido assim: vendas - bom, regulamentação de dados - ruim.

Dados-lixo vs Fast-food

De acordo com o relatório, a Economia de Venda de Dados Dirigidos gerou 156 bilhões de dólares em receita no ano passado, empregando mais de 675 mil pessoas. Cerca de 70% da receita provém da venda de ambos os dados pessoalmente identificáveis ​​e dados pseudônimos.

Curiosamente, esses números são semelhantes aos da Indústria de Fast-food nos EUA, que gerou 160 bilhões dólares no ano passado e produziu pouco mais de 4 milhões de empregos.

Mas existem duas grandes diferenças entre dados-lixo e fast-food: a primeira é que você pode optar por caminhar por um McDonald's ou Burguer King sem precisar entrar no local. E, se você entrar, provavelmente você pode pedir uma salada com chá gelado diet em vez de um hambúrguer jumbo com bacon extra, batatas fritas gigantes e um milkshake.

Já com o marketing de dados, você não tem muita escolha. Sim, você pode optar por medidas ridículas para deixar de fora alguns esquemas de marketing, mas você gastará muito tempo fazendo isso e nunca irá se livrar de todos eles. As empresas de marketing precisam oferecer opções não tão atrativas para que a FTC (Comissão Federal do Comércio) não pegue no pé delas, mas ninguém está obrigando-as a facilitar.

A outra grande diferença: fast-food é altamente regulamentado. Isso porque ninguém quer pedir um Big Mc acompanhado de um McBotulismo. Os dados lixo, porém, nem tanto. A menos que eles sejam uma agência de crédito ao consumidor ou estejam lidando com os cuidados com a saúde ou dados financeiros, os comerciantes podem muito bem fazer o que diabos quiserem com as informações dos usuários, desde que fiquem dentro dos limites de suas políticas de privacidade incrivelmente densas e sempre maleáveis.

Gráficos 1 x 0 informação

Os infográficos que resumem o relatório fazem outras afirmações sobre os benefícios do marketing "responsável" de dados dirigidos, o que pode ser meio contraditório.

Por exemplo:

- Compartilhamento de dados leva a preços mais baixos. Embora seja verdade que a Internet revolucionou a "caça ao melhor negócio", isso não significa que você irá encontrar preços mais baixos. Na verdade, você pode muito bem ver preços mais altos com base em seus dados de perfil - especialmente se você usa um Mac.

- Falta de anúncios direcionados = a morte do "conteúdo livre". Sim, eles ainda estão pressionando essa tecla. É verdade que anúncios patrocinados oferecem de duas a três vezes mais receita do que os não-direcionados - mas não está claro se esses dólares extras vão parar nos bolsos dos editores. Por fim, os sites podem ter que cobrar por conteúdo de qualquer modo - para o caso daquele anúncio de hotel não vingar.

- Anúncios têm bastante relevância. Isso é verdade. Eles também são bem bizarros, já que te seguem de site em site, geralmente exibindo itens que você não tem interesse algum em comprar. Pessoalmente, eu me sinto observado (lê-se stalkeado). 

- Varejistas online podem estocar uma ampla gama de produtos, que também são mais fáceis de encontrar. Também é verdade, mas eles não precisam de seus dados pessoais para fazer isso.

- As campanhas eleitorais estão usando grandes quantidades de dados para persuadir as pessoas a votar. Isto também é verdade, mas o nível em que as campanhas de Obama e Romney chegaram (principalmente a de Obama) também cruzam o limite do assustador.

Me segure se você já ouviu isso antes

Claro, o relatório da DMA não foi produzido para você ou eu. Ele foi feito para membros da equipe dos simpáticos congressistas, de modo que seus patrões poderia mantê-los em uma audiência sobre a legislação de privacidade e dizer "mas o que acontece com os postos de trabalho? Será que ninguém pensa nos postos de trabalho?"

Aqui está, literalmente, a citação da Presidente da DMA, Linda A. Woollery :

"A questão é que a legislação - ou regulamentação - bem-intencionada mas mal -concebida que restringe o uso responsável dos dados prejudicaria a economia dos EUA", disse ela. "Isso teria um impacto de bilhões de dólares em receitas e em centenas de milhares de postos de trabalho, fazendo as pequenas empresas menos competitivas e sufocando a inovação em geral. No final, isso iria prejudicar os consumidores, limitando escolhas e aumentando os preços."

Esse relatório de 105 páginas diz absolutamente nada sobre a legislação ou regulamentação - sendo ela mal-concebida ou não. 

Não há realmente qualquer evidência de que nos dar mais controle sobre nossos dados - e não se enganem, são nossos os dados, de qualquer forma prejudicaria a economia de marketing de dados dirigidos, ou aumentaria os preços, sufocaria a inovação, ou custaria empregos. Nada, nada.

Se a regulamentação realmente mata as indústrias, então por que há um restaurante fast-food em cada esquina? Por que o McDonald's não exige o direito do uso de lodo rosa em vez de carne animal em seus lanches?

Porque ele sabe que os consumidores precisam confiar que seus produtos não os deixarão doentes. Essas regulamentação de fato ajudam a indústria do fast-food, assim como fizeram com a embalagem de carne e com as indústrias farmacêuticas no século passado.

Agora, a indústria de dados precisa desenvolver um pouco dessa confiança. Os consumidores precisam acreditar que seus dados não serão usados contra eles ou os deixarão "doentes".

Eles não vão conseguir isso se continuarem com o mesmo discurso. Tudo o que queremos é "fazer do nosso jeito". Se eles podem fazer com hambúrgueres, certamente é possível com dados.

Fonte: Tynan, Dan . "Segurança: como os seus dados on-line estão sendo empacotados e vendidos - IDG Now!." IDG Now! - Notí­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/21/seguranca-como-os-seus-dados-on-line-estao-sendo-empacotados-e-vendidos/ (accessed October 22, 2013).

Windows Phone enfim terá versão oficial do Instagram (e vários outros apps)




O Instagram vai finalmente chegar ao Windows Phone, começando pelos Nokia Lumias. O app para compartilhamento de fotos estreará na plataforma nas “próximas semanas”.

Claro, os usuários do Windows Phone já podiam postar no Instagram há tempos, usando o 6tag ou o Hipstamatic. Mas isto às vezes era suscetível a problemas: lembra quando o Instagram apagou fotos enviadas por apps não-oficiais? Foi um acidente, já que o objetivo era combater spam, mas é melhor poder evitar isso usando o app oficial.

E tem mais! O Windows Phone também receberá Flipboard, Vine, Vyclone Pro, Plex, Temple Run 2, Talking Tom, entre outros. Ainda não há data de lançamento: todos chegarão “em breve”.

A plataforma ainda está longe dos concorrentes iOS e Android em número de apps, mas com estes avanços, ela se consolida como o terceiro grande player no mercado de smartphones. É uma ótima notícia.


Fonte: Horn, Leslie . " Windows Phone enfim terá versão oficial do Instagram (e vários outros apps) ." Gizmodo Brasil | Tech Lovers . http://gizmodo.uol.com.br/instagram-windows-phone/ (accessed October 22, 2013).

Olhar Digital: 3G brasileiro não serve para assistir a vídeos, diz estudo


As redes de internet 3G não vão muito bem, principalmente para consumo de vídeo – uma das tarefas que mais requer banda do smartphone. Um estudo da empresa SkyFire, especializada na otimização da transmissão de dados, sugere que mais de 50% dos vídeos assistidos pelo 3G brasileiro "engasgam".

Em 89% dos casos, os vídeos carregados na tecnologia pararam ao menos uma vez para recarregar. E isso tudo considerando que 41% deles rodaram a menos de 300 kbps, uma velocidade considerada muito lenta. Para assistir a clipes em HD, por exemplo, é necessária uma velocidade de cinco a dez vezes superior.

No caso do 2G, os resultados foram ainda piores. 70% de todos os vídeos carregados pela conexão sofreram instabilidades graves e 94% deles travaram ao menos uma vez.

Segundo o estudo, realizado em setembro, o Brasil é o quarto país que mais compra smartphones, mas os problemas de conexão fazem com que os usuários desistam de ver conteúdo audiovisual no celular por causa dos travamentos.

Fonte: "Olhar Digital: 3G brasileiro não serve para assistir a vídeos, diz estudo." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

INFO: Contato de Snowden promete mais revelações na América Latina


O jornalista Glenn Greenwald, principal contato de
Edward Snowden

O jornalista Glenn Greenwald, principal contato do ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, garantiu nesta segunda-feira (21) que ainda restam muitas "bombas" a publicar, relacionadas com as atividades de espionagem dos Estados Unidos na América Latina.

"Resta muito para sair (à luz), inclusive dados separados país por país: de Argentina, Venezuela, Canadá... De todos os países do continente", disse Greenwald em um discurso via conferência telefônica na assembleia semestral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

"A NSA realiza muitas atividades de espionagem na América Latina, sobre sua atividade econômica e seus governos", assegurou o jornalista aos presentes na assembleia, realizada desde a sexta-feira passada em Denver (Colorado).

Em sua conta oficial no Twitter, Greenwald indicou hoje, além disso, que "muito em breve" haverá revelações sobre a espionagem americana na Espanha, após as publicadas pelo jornal "Le Monde" sobre a França.

Em seu discurso perante a SIP, afirmou que "a maioria" dos arquivos que Snowden levou consigo em sua fuga dos EUA a Hong Kong, e depois à Rússia, "estão ainda sem publicar", e previu que serão revelados em breve.

"Posso prometer, absolutamente, que haverá muitas mais notícias pelo menos tão significativas como as que já saíram", disse o jornalista, que antecipou que muitas delas tratarão da espionagem interna "dos Estados Unidos a americanos".

Segundo Greenwald, há "múltiplas cópias" de cada arquivo distribuídas "por todo o mundo", e só têm acesso a elas "um punhado de gente" proibida de revelar sua localização, em um sistema que não permite "que ninguém possa destruí-las".

"Não há nada que nenhum governo possa fazer para evitar que informemos sobre isso", garantiu.

Além disso, Greenwald denunciou que o governo do Reino Unido "acossou" o jornal no qual trabalhava, o britânico "The Guardian", o que "desacelerou o processo de publicação", e lamentou de novo que seu parceiro, o brasileiro David Miranda, tenha sido detido durante horas no aeroporto de Londres quando tentava deixar o país.

"O governo do Reino Unido funciona sem limites em sua capacidade de castigar e desalentar o jornalismo", considerou.

Por fim, assegurou sentir-se "seguro" no Brasil, onde vive, por ser um país que "entende o valor do jornalismo" que ele está fazendo "e a necessidade de proteger os jornalistas", e pela campanha empreendida pelo governo de Dilma Rousseff para denunciar as atividades de espionagem dos EUA.

Fonte: "Contato de Snowden promete mais revelações na América Latina | INFO."INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

G1 - Curiosidade precisa ser respondida, diz ministro sobre ciberespionagem


Genildo Lins de Albuquerquer, das Comunicações, discursou no Rio.
Substituindo Paulo Bernardo, ele abriu a feira de tecnologia Futurecom.

“Precisamos dar uma resposta à curiosidade alheia”, afirmou nesta segunda-feira (21) o ministro das Comunicações em exercício, Genildo Lins e Albuquerque, sobre as ações de ciberespionagem do governo dos Estados Unidos.

Substituindo titular Paulo Bernardo, Albuquerque discursou na abertura da Futurecom, maior feira de telecomunicações e tecnologia do país, que está em seu 15º ano, e ocorre no Rio de Janeiroaté quarta-feira.

Em seu breve discurso, o ministro interino afirmou que é empolgante participar nesse momento do setor de telecomunicações, dada a reorganização acionária que deve acontecer comTIM e Vivo.

Em setembro, a Telefónica fechou um acordo para aumentar sua participação na empresa que controla a Telecom Itália. Como a espanhola controla a Vivo no Brasil e a Telecom Italia, a TIM, a negociação será submetida às autoridades regulatórias brasileiras, que decidirão se as companhias terão de passar por um rearranjo societário a fim de não afetar a competição do setor.

Sem citar nominalmente o governo dos EUA ou qualquer das empresas envolvidas, como o Google ou a Microsoft, Albuquerque fez represálias às ações de espionagem cibernética norte-americana reveladas desde junho deste ano pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

“Precisamos dar uma resposta a isso e o governo está fazendo. Precisamos dar uma resposta à curiosidade alheia”, disse.

Na semana passada, o governo começou a implantar um novo sistema de e-mail para “livrar o governo completamente da espionagem”, segundo Marcos Mazoni, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A reação ocorreu depois de o programa Fantástico revelar que os EUA monitoraram as comunicações da Petrobras e da presidente Dilma Rousseff feitas via correio eletrônico.

Fonte: "G1 - Curiosidade precisa ser respondida, diz ministro sobre ciberespionagem - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

UOL: Novo marco legal de telefonia pode proibir cobrança de assinatura básica


Uma nova proposta de marco legal para a telefonia deverá ser apresentada no dia 30 de outubro pelo GT (Grupo de Trabalho) de Telefonia da Câmara dos Deputados, integrado por parlamentares das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. A atual Lei Geral de Telecomunicações (LGT – Lei 9.472/97) é de 1997.

PROPOSTA DA CÂMARA
O presidente e o relator do GT, deputados Edinho Bez (PMDB-SC) e Jerônimo Goergen (PP-RS), se reuniram na última quarta-feira (16) com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, para discutir as propostas que integram o novo marco regulatório do setor.

A apresentação formal do marco, que sugere três projetos de lei e um projeto de lei complementar, estava prevista para o dia 23 de outubro, mas na reunião o governo pediu mais prazo para propor ajustes. 

Uma nova reunião entre os três foi marcada para 30 de outubro, para finalizar o relatório. O presidente do GT, Edinho Bez, ressalta que sua intenção é votar o novo texto no grupo de trabalho até o dia 2 de novembro.

Em seguida, os projetos serão protocolados na Câmara e começarão a tramitar.

Em busca de consenso

Bez quer apresentar os resultados do trabalho do grupo ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, para tentar chegar a um consenso em torno das propostas.

O relator, deputado Jerônimo Goergen, explicou que tenta aparar o máximo de arestas e diminuir a resistência às propostas, antes mesmo de serem protocoladas.

"Essa é uma discussão em que jamais se chegará a um pleno consenso, mas há um bom ambiente de diálogo, tanto com o governo quanto com as operadoras", disse. "São pontos muito reduzidos de confronto. Ao longo do trâmite dos projetos, o debate continuará a ser feito e a aprovação final ainda vai depender de muita conversa."

Segundo ele, o foco das propostas é fazer com que o cidadão pague menos por serviços de telecomunicações de mais qualidade.

Fim da assinatura básica

Na primeira versão do relatório, Goergen inclui três projetos de lei e um projeto de lei complementar. O primeiro projeto prevê o fim da cobrança da assinatura básica de telefonia.

Porém, segundo o relator, esse projeto poderá ser alterado, "transformado o valor pago em uso". Outro projeto de lei obriga as operadoras de telefonia fixa a oferecer ao menos um plano de serviço que não inclua a cobrança de um valor fixo mensal.

Já uma terceira proposta apresentada pelos deputados do Grupo de Trabalho obriga a Agência Nacional de Telecomunicações a exigir cobertura de 100% da área urbana e rural nas novas licitações para serviços móveis. O objetivo é garantir cobertura em lugares remotos.

Com o intuito de baixar os preços para os consumidores, o projeto proíbe ainda a cobrança do roaming nacional e o adicional de deslocamento para ligações que se iniciem e terminem em redes de empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico. Para Goergen, esse ponto poderá enfrentar mais resistência por parte das operadoras.

O texto também altera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT – Lei 9.472/97) para obrigar as operadoras de telecomunicações a compartilhar antenas e torres de transmissão em todo o País, de acordo com critérios estabelecidos pela Anatel. A ideia é melhorar a qualidade do sinal.

Ainda com o objetivo de ampliar a infraestrutura de telecomunicações, a proposta determina que a construção, ampliação e reforma de edifícios públicos e privados com mais de quatro pavimentos deverão ser executadas de modo a permitir a instalação de antenas de celular.

Proteção dos consumidores

Para evitar abusos aos consumidores, o projeto exige autorização do usuário para que alterações em seu contrato de prestação de serviço passem a ter validade, e obriga as operadoras a fornecer contas detalhadas no seu site na internet, inclusive para celulares pré-pagos.

O texto também proíbe a instituição de prazos de validade dos créditos pré-pagos inferiores a dois anos. Permite, assim, o acúmulo de minutos não usados por até 24 meses.

Após a versão final das propostas ser finalizada e votada pelo grupo de trabalho, elas serão protocoladas e passarão a efetivamente tramitar na Câmara dos Deputados.

Fonte: "Novo marco legal de telefonia pode proibir cobrança de assinatura básica - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

COMPUTERWORLD: Integração é a chave para sucesso de Big Data, diz CEO da Teradata


Durante encontro global com clientes e parceiros, que acontece em Dallas (EUA), Mike Koehler defendeu que a análise inteligente de dados traz vantagem competitiva para os negócios, mas desafia a companhias.

EDILEUZA SOARES*

Conseguir integrar as várias bases de dados espalhadas pelas companhias e saber o valor da informação para os negócios são os maiores desafios na implementação dos projetos de Big Data. Foi um dos recados de Mike Koehler, presidente e CEO da empresa norte-americana Teradata, durante abertura oficial do Teradata 2013 Partners Conference & Expo, na manhã desta segunda-feira (21/10), em Dallas (EUA).

O tema Big Data foi o mantra mais recitado por Koehler e outros executivos do board da Teradata que participaram da sessão principal da programação de hoje do encontro global da companhia, que segundo estimativas da empresa, reúne este ano cerca de quatro mil pessoas entre usuários e parceiros de negócios, incluindo do Brasil e de outros países da América Latina. 

Koehler enfatizou que Big Data não é uma opção, mas uma necessidade para as companhias entenderem com profundidade o comportamento de seus clientes e dar respostas rápidas ao mercado. Seu discurso foi apoiado por estudo global do Gartner que revela que 55% dos CIOs consideram Big Data como a tecnologia digital mais disruptiva.

"Big Data é oportunidade para os negócios", defendeu o CEO da Teradata, argumentando que o mundo está passado por muitas mudanças por conta do crescimento do uso da mobilidade, das redes sociais e internet das coisas com a comunicação machine to machine (M2M). Esses fatores fazem com que o volume de dados cresça com muita velocidade no mundo. "Aumentam os dados, a complexidade e os custos. O grande desafio é saber o que tem valor", resaltou o executivo.

Nessa fase de mudanças, o presidente da Teradata destacou que os dados têm grande poder parta os negócios e as empresas que souberem gerenciar e analisá-los corretamente vão ganhar vantagem competitiva. Para ele, a integração é a chave para o sucesso dos projetos de Big Data. Já sobre a avaliação dos dados, sua recomendação é que envolva todas as informações, todos os canais da operação geradas no presente, passado e com previsões do futuro.

As companhias que conseguirem vencer essas etapas conseguirão obter os beneficio do Big Dada, garante Koehler. Ao escutar, entender o comportamento do cliente e interagir com ele, o CEO diz que as empresas têm mais chances de inovar mais em serviços e produtos, reduzindo a perda de consumidores. 

O presidente da Teradata chama ainda a atenção das organizações para que se esforcem para compreender, principalmente a nova geração, que é plugada no mundo digital e tem hábitos de consumo diferenciados.

A jornalista viajou a Dallas a convite da Teradata* 

Fonte: SOARES, EDILEUZA. "Integração é a chave para sucesso de Big Data, diz CEO da Teradata - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

INFO: Tablets impulsionam alta na remessa de dispositivos inteligentes


Uma forte demanda por tablets, como o iPad da Apple, ajudará a aumentar as remessas mundiais de dispositivos capazes de se conectar à web em 2013, compensando uma queda em computadores de mesa e laptops, disse a empresa de pesquisa Gartner nesta segunda-feira.

As remessas combinadas de computadores, tablets e telefones celulares alcançarão 2,32 bilhões de unidades em 2013, um aumento de 4,5 por cento sobre 2012, segundo previsão da Gartner. A expectativa é de que as vendas de tablets aumentem 42,7 por cento, para 184 milhões.

Os tradicionais computadores pessoais e laptops continuarão em queda, com remessas previstas para totalizar 303 milhões de unidades, um declínio de 11,2 por cento ante 2012, disse o grupo de pesquisa.

O mercado de telefone móveis continuará em crescimento estável, disse a empresa, com vendas projetadas para aumentar em 3,7 por cento para mais de 1,8 bilhão de unidades.

A competição de preços é mais forte para os tablets menores, de 7 polegadas, de acordo com a Gartner.

"A previsão é de que essa temporada de compras seja de tablets menores à medida que até o grande favorito dessa temporada --o smartphone-- começa a perder seu apelo", disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa da empresa.

Fonte: "Tablets impulsionam alta na remessa de dispositivos inteligentes | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .

Olhar Digital: Google lança serviço que protege sites de ataques


O Google diz lutar a favor da democracia e, por isso, lançou um serviço que protege sites contra ataques virtuais. O Project Shield oferece a estrutura da gigante para evitar que páginas em “áreas de risco” sejam derrubadas por governos ou grupos extremistas.

A novidade, anunciada no Google Ideas Summit, nesta segunda-feira, 21, oferece a estrutura da companhia para ajudar sites de ativistas a driblar os ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), que congestionam os sites até ele caírem. O foco do serviço são países como Egito, Síria e outros que lutem pela liberdade de expressão na internet.

“Ataques DDoS permitem a qualquer um comprar o silêncio de terceiros”, disse C.J Adams, um associado do Google Ideas, durante a apresentação da ferramenta. “Isso machuca a internet e fere o direito de livre expressão online”, concluiu.

Adams citou o exemplo do Aymta, um site que alerta os sírios quando um míssil é lançado, calculando onde ele deve cair. Criado por um hacker sírio chamado Dishad Othman, o serviço chegou a sair do ar depois de sofrer um ataque DDoS do governo sírio em julho.

O Google está convidando webmasters envolvidos em ONGs ou sites independentes de notícias em zonas de conflito para participarem da primeira rodada de “fontes confiáveis” a testar. Eles poderão desfrutar do serviço do Google gratuitamente.

No evento, a companhia ainda apresentou um mapa interativo dos ataques DDoS ao redor do mundo desenvolvido em conjunto com a empresa de segurança Arbor Networks. Nele, aparecem os ataques registrados até junho de 2013, com informações sobre sua origem, intensidade e outros detalhes.




Fonte: "Olhar Digital: Google lança serviço que protege sites de ataques." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .