segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Convergência Digital: Espionagem: Governo Dilma promete 'extrema atenção' aos passos práticos dos EUA

O governo brasileiro considerou “um primeiro passo” a decisão do governo norte-americano de promover mudanças na Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. Em nota divulgada neste domingo, 19/01, no Blog do Planalto, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, disse que o governo “irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso” do presidente Barack Obama.

Obama anunciou as mudanças na atuação da NSA na última sexta-feira (17). Em discurso, ele disse que o país não irá mais espionar rotineiramente as nações aliadas e as comunicações de seus líderes. O presidente americano disse ainda já ter repassado a ordem aos serviços de informação para que isso não volte a ocorrer “a menos que a segurança nacional esteja ameaçada”.

Por vários momentos no discurso, Obama disse que os países amigos podem confiar. Porém, disse que o país não irá se desculpar por fazer “o que serviços de inteligência de qualquer outra nação faz”. “Nós não vamos nos desculpar simplesmente porque nossos serviços podem ser mais eficazes. Mas chefes de Estado e governo com quem trabalhamos, e de cuja cooperação dependemos, podem se sentir confiantes de que estamos tratando-os como verdadeiros parceiros”.

Os Estados Unidos enfrentaram uma crise diplomática com diversos países aliados depois que o ex-técnico de informática da NSA Edward Snowden vazou documentos sobre a espionagem norte-americana. Os documentos apontaram que líderes mundiais foram monitorados, como a presidenta Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel.

Depois do escândalo, Brasil e Alemanha cobraram explicações de Obama e apresentaram, em conjunto, um projeto de resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) chamado O Direito à Privacidade na Era Digital. A Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução em dezembro.

Fonte: "Espionagem: Governo Dilma promete 'extrema atenção' aos passos práticos dos EUA - Convergência Digital - Segurança." Convergência Digital. N.p., n.d. Web. 20 Jan. 2014. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35792&sid=18#.Ut0c8BC5eM8.

TRIBUNA DA BAHIA: Veja quais os canais que mais estão rendendo dinheiro na Web brasileira


O processo de captação de recursos é certamente mais lento que o crescimento exponencial da penetração da internet, mas aos poucos a web brasileira vai aprendendo a capitalizar as suas produções.

O sucesso de audiência dos primeiros canais do Youtube nacional atraiu a atenção das marcas, que agora começam a enxergar no humor ou na linguagem dinâmica e moderna da internet, um recurso interessante e assertivo para trabalhar a comunicação com os clientes, seja através da propaganda convencional, do product placement ou do uso de novas tecnologias.

O Porta dos Fundos parece ser o exemplo mais exponencial do momento com relação a esse sucesso comercial e já conseguiu anunciantes importantes como LG, Spoleto, Visa, Kuat, Itaipava, entre outros. Confira a lista a seguir e veja quais são os canais do Youtube brasileiro que mais faturam:

1º) Porta dos Fundos
Inscritos: 7,1 milhões
Faturamento médio: entre 25,5 mil e 305 mil dólares por mês

2º) Galo Frito
Inscritos: 4,7 milhões
Faturamento médio: entre 7,1 mil e 85,1 mil dólares por mês

3º) Parafernalha
Inscritos: 4,2 milhões
Faturamento médio: entre 8,1 mil e 97,3 mil dólares por mês

4º) VenomExtreme
Inscritos: 2,7 milhões
Faturamento médio: entre 7,4 mil e 89,3 mil dólares por mês

5º) Mundo Canibal
Inscritos: 2,7 milhões
Faturamento médio: entre 2,8 mil e 33,4 mil dólares por mês

6º) Felipe Neto
Inscritos: 2,7 milhões
Faturamento médio: entre 505 e 6,1 mil dólares por mês

7º) 5inco Minutos
Inscritos: 2,6 milhões
Faturamento médio: entre 1,5 mil e 18,2 mil dólares por mês

8º) Desce a Letra
Inscritos: 2,4 milhões
Faturamento médio: entre 593 e 7,1 mil dólares por mês

9º) RandonsPlays
Inscritos: 2,4 milhões
Faturamento médio: entre 3,1 mil e 37,7 mil dólares por mês

10º) Galinha Pintadinha
Inscritos: 2,1 milhões
Faturamento médio: entre 17,7 mil e 212,5 mil dólares por mês

Com dados do Social Blade e Youpix

Portal A TARDE - Promotor alemão estuda abrir ação por espionagem

Promotor alemão estuda abrir ação por espionagem

Nova York, 19/01/2014 - As relações entre a Alemanha e os EUA poderão enfrentar outro teste, à medida que um promotor público federal alemão considera abrir medidas legais contra Washington por espionar o telefone celular da chanceler Angela Merkel, segundo reportagem publicada pela revista Der Spiegel.

De acordo com a revista, o Ministro da Justiça, Heiko Maas, disse que ao Ministro de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, que o promotor-geral federal, Harald Range, sinalizou que pode iniciar as medidas legais.

Um porta-voz do promotor disse ao The Wall Street Journal que eles estão estudando o assunto e que "uma decisão final ainda não foi tomada".

A porta-voz do Ministério da Justiça, Anne Zimmermann, afirmou que o promotor-geral decidirá "independentemente sobre se iniciará as medidas legais assim que ele concluir sua revisão preliminar".

As relações diplomáticas entre os dois países ficaram tensas depois da revelação no ano passado que Merkel e alguns líderes mundiais de 35 foram monitorados pela Agência de Segurança Nacional dos EUA. Um alto funcionário do governo disse que os EUA interromperam o monitoramento de dezenas de líderes estrangeiros.

Ontem, o presidente dos EUA, Barack Obama, tentou acalmar os cidadãos alemães, prometendo que Merkel não será mais alvo de espionagem do país enquanto ele for presidente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Estudantes nos Estados Unidos criam bicicleta que evita acidentes de trânsito


A bike inteligente iBAPS possui uma série de 
sensores que reforçam a segurança dos ciclistas

Um grupo de estudantes norte-americanos criou uma bike inteligente que aumenta a segurança dos ciclistas contra vários obstáculos encontrados no trânsito. Chamado de iBAPS, o veículo possui diversos sensores – um deles detecta a aproximação de automóveis e ainda dispara sinais sonoros para alertar os motoristas e pedestres que ameaçarem a segurança de quem está pedalando.

Para garantir uma área segura aos ciclistas em meio às ruas, o sistema da iBAPS conta com sensores e emite lasers piscantes com objetivo de mostrar aos motoristas o espaço necessário para a bicicleta se locomover. Quando alguém rompe a barreira de segurança, os alto-falantes do veículo disparam um alerta.

Algumas peças que formam a bicicleta foram produzidas por uma impressora 3D disponível na universidade, e, além dos sensores para motoristas e pedestres, os guidões vibram quando os ciclistas circulam em alta velocidade e perto de cruzamentos, locais em que a maioria dos acidentes é registrada.

A bike inteligente foi criada na Northeastern University, em Boston, e seu nome – iBAPS – é uma sigla que significa Sistema Interativo de Prevenção de Acidentes Ciclísticos. Segundo o site InHabitat, o veículo foi desenvolvido para diminuir o número de acidentes envolvendo pessoas que andam de bike nos EUA: todos os dias, são registradas ao menos duas mortes em acidentes envolvendo ciclistas.


A iBAPS também conta com um sistema de interação social, podendo ser sincronizada com aplicativos para smartphones econexões Bluetooth. Além disso, o veículo armazena informações de rotina dos ciclistas e indicam os níveis de segurança de cada passeio de bike.

Por enquanto, a iBAPS ainda não tem previsão de lançamento e nem de comercialização em larga escala. “Eu acredito que esta bike tenha um enorme potencial de mercado”, disse o professor Constantinos Mavroids, coordenador de desenvolvimento do veículo. “A iBAPS é uma ferramenta útil que o mercado necessita”, finaliza Mavroids.

Fonte: "Estudantes nos Estados Unidos criam bicicleta que evita acidentes de trânsito."Estudantes nos Estados Unidos criam bicicleta que evita acidentes de tr?nsito. N.p., n.d. Web. 20 Jan. 2014. <http://www.tribunadabahia.com.br/2014/01/19/estudantes-nos-estados-unidos-criam-bicicleta-que-evita-acidentes-de-transito>.

INFO: Serviços de música online revolucionam direitos autorais


“Que discos levar para uma ilha deserta?” Atualmente, a resposta poderia ser todas as músicas do mundo. Por meio dos serviços de streaming (execução online), um acervo ilimitado de canções pode ser ouvido pela internet. Basta pagar uma mensalidade para ter acesso a músicas de todos os estilos e de todas as épocas no computador, no celular, no tablet e até em determinados tipos de televisão.

Usada em uma peça de serviços de música pela internet, a pergunta sobre a ilha deserta revela que o streaming de canções está provocando uma revolução no mercado musical. Segundo especialistas, as inovações não se limitam à comodidade. O próprio sistema de direitos autorais, dizem, poderá encontrar o caminho para sair do impasse entre as gravadoras e as mídias digitais.

“Os serviços de streaming permitem que a indústria e os provedores de internet enfim cheguem a um acordo sobre o pagamento de direitos autorais. O conceito de ter uma assinatura que dá direito a ouvir tudo, em qualquer lugar, não invalida o consumo individual da música e monetiza [leva dinheiro] para as gravadoras. Basta deixar de pagar para não ter mais acesso”, explica o advogado Sydney Sanches, presidente da Comissão de Direito Autoral e Propriedade Industrial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Segundo Sanches, sistemas de assinatura online como Deezer, Terra Napster e Spotify (em fase de teste no Brasil) representam a terceira fase da distribuição digital de músicas. A primeira, relata, consistia no controle do suporte físico (LP e CD) pelas gravadoras, na época em que a indústria tentou proibir a qualquer custo a reprodução de canções pela internet. A segunda, diz, surgiu em meados dos anos 2000, quando as gravadoras chegaram a um acordo com algumas empresas e surgiram as páginas de download legalizado.

As ferramentas de streaming, ressalta o advogado, são mais flexíveis que as lojas digitais de música. “Nas lojas online, o suporte é digital, mas o raciocínio ainda é analógico. O usuário precisa comprar e armazenar cada canção”, explica Sanches. “O avanço definitivo só veio com os serviços de músicas online, que harmonizaram o conceito de internet e a distribuição de conteúdos artísticos”, completa.

Para o especialista em direito autoral Allan Rocha de Souza, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os serviços online de assinatura mostram que tanto as gravadoras como as empresas de internet estão amadurecendo e adaptando-se à realidade do século 21. “A indústria começou a oferecer opções em vez de apenas brigar com os sites”, diz.

De acordo com o professor, a internet fez a indústria perder o controle sobre a produção de conteúdos artísticos e criou uma demanda efetiva por acesso à cultura. “A indústria tentou reprimir num primeiro momento, o que gerou briga.Levou muitos anos para as gravadoras se convencerem de que era necessário encontrar outra solução e passar a arrecadar com a internet”, declara.

Apesar das vantagens para o consumidor e de uma perspectiva para as gravadoras, Souza diz que os serviços de streaming ainda estão em fase inicial e precisam amadurecer. “Acredito que essas ferramentas ainda não atendem à demanda por cultura, seja por mensalidades altas, seja pelo caráter temporário dos downloads. Alguns serviços permitem que os usuários baixem músicas para ouvirem quando estiverem desconectados, mas as bloqueiam assim que ele sai do serviço”, critica.

Outro ponto de preocupação, destaca o professor, consiste na possível invasão de privacidade pelas empresas que oferecem os serviços de streaming. “As empresas detêm a informação sobre o que cada um ouve. Isso abre brecha para comportamentos abusivos, como a inserção de anúncios e sugestões personalizadas”, adverte.

Em relação à pirataria, Sydney diz que as ferramentas de assinatura online contribuem para diminui-la, embora não sejam capazes de erradicar o consumo ilegal de músicas. “Qualquer serviço tem custos, que são pagos pelos consumidores. É impossível abolir a pirataria, que é de graça. O desafio, para os próximos anos, é oferecer serviços legais, de qualidade e de baixo custo”, analisa.

Fonte: "Serviços de música online revolucionam direitos autorais." INFO. N.p., n.d. Web. 20 Jan. 2014. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2014/01/servicos-de-musica-online-revolucionam-direitos-autorais.shtml.

Folha de S.Paulo: BlackBerry se volta ao corporativo, mas promete não abandonar celulares


A reestruturação da BlackBerry prevê que a empresa se foque no setor corporativo, onde os resultados não têm sido ruins, e um afastamento dos dispositivos móveis –apesar de que estes não deixarão de ser produzidos.

É o que garantiu durante um evento para jornalistas em dezembro Wes Nicol, diretor da empresa na América Latina, no laboratório da BlackBerry em Miami.

"Competimos, ou ao menos competíamos, com as principais empresas do mundo, mas percebemos que bater de frente com elas não é uma boa ideia", disse Nicol. "Mas nós temos que oferecer dispositivos aos nossos clientes.Haverá mudanças, mas continuaremos a vender aparelhos, com certeza."

Nicol diz que a decisão de criar uma plataforma móvel nova em vez de usar Android foi uma decisão "cara e trabalhosa", mas que valeu a pena. "Queríamos dar uma solução diferente aos nossos clientes, e fizemos um trabalho realmente bom", diz.

O presidente-executivo da empresa, John Chen, disse no começo deste mês que os próximos celulares da BlackBerry "predominantemente" terão teclado –as duas últimas apostas da empresa foram smartphones operados só pela tela sensível ao toque.

BLACKBERRY VIVE

"Estamos muito vivos, obrigado", escreveu Chen, então diretor interino, no auge das especulações sobre a possível venda da BlackBerry, em dezembro, garantindo que a empresa não seria vendida.

Ainda não há, contudo, sinais de recuperação da crise –a companhia perdeu US$ 4,4 bilhões no terceiro trimestre do ano passado, com redução de 56% no faturamento em relação a 2012.

Por outro lado, recebeu uma injeção de capital de US$ 1 bilhão da Fairfax em novembro para uma reestruturação que, segundo Nicol, levará "cinco ou sete anos".

No começo deste mês, também como uma das medidas de austeridade, a cantora Alicia Keys foi demitida do cargo de diretora criativa.

Os principais negócios da BlackBerry hoje são soluções para empresas gerenciarem dispositivos móveis, o QNX (software usado em carros) e o mensageiro BBM, também presente no Android e no iOS.

O jornalista YURI GONZAGA viajou a convite da BlackBerry
Editoria de Arte/Folhapress 


Fonte: GONZAGA, YURI . "Folha de S.Paulo."BlackBerry se volta ao corporativo, mas promete não abandonar celulares. N.p., n.d. Web. 20 Jan. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/01/1399153-blackberry-se-volta-ao-corporativo-mas-promete-nao-abandonar-celulares.shtml.

Samsung cria impressora de papelão

Designers da marca sul-coreana se inspiraram em 
embalagens de papel para criar o dispositivo

Os designers da Samsung criaram uma impressora de papelão mais sustentável e eficiente do que as versões comuns. Chamado de Origami, o dispositivo é constituído apenas por papelão reciclado e um pedaço de plástico em seu interior, reduzindo os impactos trazidos pela produção do equipamento. Com a mesma durabilidade das impressoras convencionais, a versão de papelão é resistente ao fogo e à prova d’água.

A nova impressora criada pela Samsung é totalmente dobrável, e, no lugar dos parafusos, possui encaixes embutidos na estrutura. Assim, os próprios usuários montam o dispositivo, que não tem formas complexas e dispensa cola. Além disso, a impressora Origami pode facilmente ser desmontada durante o transporte.

Como a produção do dispositivo utiliza materiais versáteis, o equipamento pode ser personalizado para cada usuário e totalmente reciclado após a utilização. É o contrário do que acontece com as versões convencionais, que são difíceis de serem reaproveitadas e ainda trazem diversos danos ao meio ambiente quando são descartadas de forma incorreta.


Segundo a Wired, a ideia para a criação das impressoras sustentáveis surgiu quando Seung-wook Jeong, chefe de design da Samsung, visitava uma confeitaria e percebeu que poderia aplicar em seu produto o mesmo conceito utilizado nas embalagens de doces. “E se colocássemos o mecanismo de uma impressora numa caixa de papelão, na frente do consumidor, como numa confeitaria?”, questionou-se. Não deu outra: depois de o projeto literalmente sair do papel, a impressora foi ganhadora do Prêmio Internacional de Excelência em Design 2013 (IDEA, em inglês), importante concurso de design de produto.

A marca sul-coreana explica que a impressora ainda é um protótipo, sem previsão de lançamento e nem comercialização. No entanto, os representantes dizem que o dispositivo tem potencial de mercado e pode ser vendido com preços inferiores às versões convencionais. Além da impressora de papelão, a Samsung também desenvolveu o modelo dobrável Clip (feito com polietileno compensado) e a impressora Mate, que possui painéis externos coloridos que podem ser substituídos, a fim de criar um dispositivo completamente personalizável.


Fonte: "Samsung cria impressora de papelão."Samsung cria impressora de papel?o. N.p., n.d. Web. 20 Jan. 2014. <http://www.tribunadabahia.com.br/2014/01/19/samsung-cria-impressora-de-papelao>.

IDG Now!: Como ser mais ecológico ao usar desktops, notebooks e tablets Windows


Assuma seu "lado green" e comece o ano ajudando seus dispositivos Windows a serem mais respeitosos com o meio ambiente e economizar energia

O processo de otimização do PC não serve apenas para que o sistema funcione sem problemas. Também tem um impacto positivo no meio ambiente e até mesmo nas contas de energia elétrica no final do mês.

Com um pouco de tecnologia e algum bom senso, consumidores podem ser “mais ecológicos” quando se trata de melhorar a eficiência do Windows, diz a AVG, fabricante da linha de softwares utilitários TuneUp Utilities™ 2014.

Os computadores atuais não são exatamente ecológicos. Quanto mais tempo um sistema é mantido ligado, mais rastros negativos para o ambiente são produzidos. Adotar práticas "verdes" permite reduzir as pegadas de carbono do seu equipamento e usá-lo de forma mais eficiente.

Se seu equipamento usa disco rígido convencional (e não um um disco em estado sólido SSD) adote a prática regular de desfragmentá-lo (reordenar os arquivos armazendo-os de forma contígua e eliminando espaços livres entre eles). O procedimento otimiza o desempenho do sistema e é "verde" porque economiza energia elétrica e reduz a potência necessária para ativar o disco e os recursos de máquina usados por ele.

Mantenha seu sistema limpo de arquivos temporários, logs e cookies. Isso garante eficiência e amplia a vida útil dos componentes.

Atualize sempre drivers do processador e da placa gráfica, assim como mantenha seu computador em estado de hibernação ao inv;es de suspensão, porque a energia consumida sera menor.

A TuneUp é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permite aos usuários configurar seus sistemas operacionais e programas para obter um desempenho otimizado. A empresa foi comprada pela AVG Technologies em agosto de 2011. Com 150 milhões de usuários, o produto está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês e Espanhol.

A edição 2014 do TuneUp Utilities para Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8 custa R$ 79,00 (versão completa).

Fonte: "Como ser mais ecológico ao usar desktops, notebooks e tablets Windows - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 20 Jan. 2014. http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/01/20/como-ser-mais-ecologico-ao-usar-desktops-notebooks-e-tablets-windows/.