sexta-feira, 12 de julho de 2013

SECOM: Ciclo de Diálogos da Comunicação aborda democratização do setor

Ciclo de Diálogos da Comunicação aborda democratização do setor




O diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Rodolfo Machado, a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, e a deputada federal Luiza Erundina, integrante da Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação, participam, nesta sexta-feira (12), às 9h, no auditório Jutahy Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia, da terceira palestra do ciclo de Diálogos de Comunicação, com o tema da Democratização da Comunicação.

O evento, que terá mediação do secretário de Comunicação Social da Bahia, Robinson Almeida, faz parte do conjunto de palestras e debates promovido pelo Conselho de Comunicação Social com o objetivo de aprofundar a discussão de temas de interesse da sociedade, especialmente dos profissionais do jornalismo, publicidade e relações públicas.

Esta terceira palestra particularmente tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a política de comunicação posta em prática pelo Estado brasileiro, além dos aspectos técnicos, o desenvolvimento do mercado de comunicação e a identificação da conjuntura atual.

A primeira palestra, no dia 10 de maio de 2013, teve como tema Política de inclusão digital e banda larga. A segunda, no dia 7 de junho de 2013, abordou a produção, a difusão e o fortalecimento da circulação dos conteúdos audiovisuais.


Fonte: "Ciclo de Diálogos da Comunicação aborda democratização do setor — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/07/11/ciclo-de-dialogos-da-comunicacao-aborda-democratizacao-do-setor (accessed July 12, 2013).

Portal A TARDE: Dilma tem telefone criptografado, diz Bernardo



Por segurança, há uma rede de telefones criptografados instalada na Esplanada dos Ministérios. Por eles, a presidente Dilma Rousseff pode se comunicar com seus principais auxiliares. Porém, o aparelho fica às moscas. "De vez em quando, liga um técnico para saber se o telefone está funcionando direito", contou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em reunião no Senado. "Mas a presidenta mesmo nunca me ligou nele; ela liga do celular dela para o meu."

A comunicação por celular é bastante frágil do ponto de vista de segurança, admitiu Bernardo. Isso, porém, não chega a ser um problema. Nada de extremamente sigiloso é conversado pelo telefone.

Fonte: "Portal A TARDE - Dilma tem telefone criptografado, diz Bernardo." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1517732 (accessed July 12, 2013).

A TARDE: Comissão aprova regulamentação de conteúdo para TV

Comissão aprova regulamentação de conteúdo para TV:




A Comissão Mista de Consolidação das Leis aprovou o projeto que regulamenta a programação regional de conteúdo para rádios e TVs. O texto define o que é produção cultural, regional e local, além de estabelecer os porcentuais de exibição dessas produções.

Segundo a proposta, todo conteúdo produzido na região onde a emissora está localizada é definido pelo projeto como regional. Local é a produção realizada no Estado de localização da emissora.

O texto aprovado prevê ainda a destinação de 5% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura à regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

Os limites mínimos semanais de produção regional e local a serem inseridos na programação de rádios e TVs foram determinados de acordo com o tamanho dos lugares onde os veículos atuam. A produção local estará inserida na regional e será metade do tempo determinado para ela. Filmes brasileiros terão seu tempo contado como programação regional ou local.

Assim, ficou estabelecido que cidades com até 500 mil habitantes devem ter 336 minutos semanais de programação regional - desses, 168 minutos (a metade) de programas locais. Já cidades com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, devem exibir 504 minutos de produção regional e 252 minutos locais.

Para localidades com população entre 1 milhão e 5 milhões de habitantes, a exigência mínima é de 616 minutos de produção regional e 308 minutos de produção local. O limite mínimo para cidades com mais de 5 milhões de habitantes passa a ser de 840 minutos de produção regional, dos quais 420 minutos devem ser de produção local. Os porcentuais serão menores nos primeiros cinco anos de aplicação da lei, aumentando gradativamente até chegar às exigências finais.

Ainda deve ser realizada audiência pública para ouvir entidades como Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV), Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav-RJ), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro).

Depois de ouvir os setores, a matéria deve ser apreciada nos plenários do Senado e da Câmara, nessa ordem, caso não haja requerimentos pedindo a análise do texto por comissões temáticas.

Fonte: "Portal A TARDE - Comissão aprova regulamentação de conteúdo para TV." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1517706 (accessed July 12, 2013).

Portal A TARDE: Ministro defende um organismo multilateral para internet



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou nesta quinta-feira, 11, a forma como a internet é regulada internacionalmente, por meio de um órgão sediado na Califórnia e sujeito às regras do Estado norte-americano. "A governança da internet está muito mal colocada internacionalmente. Defendemos que a internet seja governada por um organismo multilateral, e não centralizada nos EUA", disse Bernardo em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia do Senado.

O ministro comentou que notícias a respeito de monitoramento e interceptação de dados são divulgadas há muito tempo pelos veículos de comunicação, mas a novidade seria o fato do ex-técnico da CIA Edward Snowden ter rompido com esse sistema e feito denúncias.

"Essa é uma oportunidade para o Brasil e todo o mundo ter conhecimento desses fatos. Não podemos deixar de ficar indignados com essa xeretagem em nível mundial. Não é anormal que Estados mantenham segurança nas redes, mas não é aceitável invadir a privacidade dos cidadãos", disse .

Bernardo citou ainda uma conversa com autoridades norte-americanas no fim do ano passado, onde elas teriam dito que um organismo multilateral abriria espaço para que governos de alguns países "bisbilhotassem" seus cidadãos. "O triste é que, apenas seis meses depois disso, ficamos sabemos que os próprios americanos têm feito isso nos últimos anos."

Fonte: Rodrigues, Eduardo. "Portal A TARDE - Ministro defende um organismo multilateral para internet." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1517570 (accessed July 12, 2013).

Bahia Notícias: Microsoft colaborou com espionagem dos EUA, diz jornal britânico



Conversas de usuários no portal do Outlook teriam sigo acessadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA, por seu sigla em inglês) com ajuda da própria Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A companhia americana também teria facilitado a obtenção de dados de contas no Hotmail e do serviço SkyDrive, que tem mais de 250 milhões de usuários no planeta. Segundo reportagem do jornal britânico “Guardian” desta quinta (11), outro alvo da agência teria sido o Skype, adquirido pela Microsoft em outubro de 2011. A NSA teria obtido dados em vídeo e áudio de conversas de internautas. O jornal também afirma que o material coletado é rotineiramente compartilhado com o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos (EUA) e a Agência Central de Inteligência (CIA). Anteriormente, empresas do Vale do Silício negaram acusações de que estariam a colaborar com o esquema de espionagem dos Estados Unidos, com a argumentação que toda obtenção de dados de usuários teria que passar primeiro pela Justiça. No entanto, o “Guardian” afirma que ordens judiciais previamente programadas permitem que comunicações sejam acessadas sem um mandato individual se a NSA tiver ao menos 51% de certeza que o usuário não é americano e não está no território dos EUA. Para espionar um cidadão americano seria necessário um mandato individual, mas a agência seria capaz de conseguir o acesso se o usuário for estrangeiro e estiver fora do país. O jornal reforça que, segundo os dados de Snowden, a colaboração da Microsoft não estava limitada somente ao Outlook. Um registro de 8 de abril de 2013 descreve como a companhia teria colaborado por meses com o FBI, que atuaria como elo de ligação de agências de inteligência e a atuação do Prism no Vale do Silício, local que abriga algumas das maiores empresas do segmento entre elas a Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, Apple, PalTalk, AOL, Skype e YouTube.


Fonte: "Bahia Notícias / Notícia / Microsoft colaborou com espionagem dos EUA, diz jornal britânico - 11/07/2013." Bahia Notícias. http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140474-microsoft-colaborou-com-espionagem-dos-eua-diz-jornal-britanico.html (accessed July 12, 2013).

IDG Now!: Google Hangouts ganha recurso para chamadas telefônicas

Ferramenta havia sido retirada em maio pelo Google. Ligações são gratuitas nos EUA e Canadá, mas pagas no Brasil e outros países.



O Google cumpriu sua promessa de trazer de volta as ligações de voz no Gmail, após removê-las temporariamente há alguns meses.

A ferramenta havia desaparecido do Gmail em maio, quando a empresa substituiu o Google Chat por um novo recurso chamado Hangouts. Apesar de o Hangouts ainda permitir que os usuários façam videochamadas e recebam ligações em seus números Google Voice, a habilidade para fazer ligações para números fixos e celulares estava ausente, ao menos até agora.

Conforme anunciou na quarta-feira, 10/7, o Google vai liberar nos próximos dias uma versão atualizada do Hangouts, restaurando as ligações de voz e adicionando novos recursos ao serviço.

Os usuários agora podem criar um grupo de ligações ao adicionar vários números telefônicos, e podem ter chamdas variadas com alguns contatos em voz e outros em vídeo. O Google também está lançando alguns efeitos "bobinhos", como aplausos e risadas, por meio do app Google Effects.

Ligações gratuitas nos EUA e Canadá

Ligações dentro dos EUA e Canadá continuam sendo gratuitas. Os usuários do Hangouts de outros países, como o Brasil, podem ligar para os EUA e Canadá de graça, mas precisam desembolsar para ligações dentro do próprio país e outras nações. Confira aqui tabela de preços do Google.

SMS

Até o momento, nada foi falado sobre se as mensagens SMS também voltarão para o Gmail, mas as chances são de que isso aconteça em breve. O Google afirmou que o Hangouts é "feito para ser o futuro do Google Voice", por isso parece provável que vejamos mais recursos do Voice integrados, como SMS e correio de voz, com o tempo.

Fonte: "Google Hangouts ganha recurso para chamadas telefônicas - IDG Now!." IDG Now! - Notí­cias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/07/10/google-hangouts-ganha-recurso-para-chamadas-telefonicas/ (accessed July 12, 2013).

Portal A TARDE: Bernardo detalha como diminuir insegurança à espionagem



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, citou nesta quinta-feira, 11, os planos para o lançamento de um novo satélite nacional e a construção de cabos submarinos ligando o Brasil à Europa e à África como instrumentos para diminuir a vulnerabilidade do País a interceptações e monitoramentos realizados pelos órgãos de inteligência dos Estados Unidos. O ministro também destacou os anéis de conexão de fibra óptica que estão sendo feitos com os países sul-americanos que fazem fronteira com o Brasil.

Em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia do Senado, Bernardo informou que o custo de tráfego da internet brasileira para os EUA chega a US$ 650 milhões por ano. "Queremos descentralizar essa infraestrutura. Além de tornar o serviço mais barato, agora temos outro motivo para defendermos isso", acrescentou, referindo-se às informações vazadas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, sobre a espionagem de autoridades norte-americanas a dados e comunicações de cidadãos brasileiros.

O ministro disse ainda que irá negociar aperfeiçoamentos no projeto de Marco Civil da Internet que tramita no Congresso Nacional, em função das denúncias divulgadas nos últimos dias. Segundo ele, a intenção é reforçar a proteção dos dados privados dos usuários.

O ministro disse também que, por determinação da presidente Dilma Rousseff, o Brasil irá acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a questão da interceptação de dados de cidadãos brasileiros. "Além das medidas de caráter interno, nós vamos acionar organismos internacionais, como a ONU. O Brasil não vai limitar isso a uma questão bilateral. A vulnerabilidade é um problema de todos", disse Bernardo.

O ministro avaliou achar "difícil" que empresas brasileiras estejam envolvidas no caso de espionagem. "Se alguma empresa brasileira tivesse participado, isso já teria vazado há muito tempo. Mas, se houver alguém envolvido, ele com certeza será punido após a investigação que está sendo realizada pela Polícia Federal", completou.

Fonte: Rodrigues, Eduardo. "Portal A TARDE - Bernardo detalha como diminuir insegurança à espionagem." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1517587 (accessed July 12, 2013).

Olhar Digital: Snowden detalha colaboração da Microsoft com governo dos EUA



Os documentos mais recentes relacionados ao Prism, o programa de vigilância do governo americano aos usuários de internet de todo o mundo, revelam que a Microsoftteve grande participação no vazamento de informações de usuários.

As novas informações, coletadas e divulgadas por Edward Snowden, cidadão dos EUA que hoje procura asilo político, foram publicadas nesta quinta-feira, 11, pelo site britânico The Guardian

Oficialmente, a Microsoft nega veementemente participação no programa. Segundo a empresa, ela só libera dados de usuários mediante apresentação de mandado judicial. As informações liberadas por Snowden, no entanto, apontam para o contrário.

Segundo a publicação:

• a companhia ajudou a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) a contornar a encriptação o bate-papo no portal do Outlook.com;
• a agência tem acesso aos e-mails enviados pelo Outlook.com e Hotmail na etapa pré-encriptação;
• a Microsoft trabalhou com FBI para permitir à NSA acesso SkyDrive, que armazena arquivos de 250 milhões de usuários do mundo inteiro;
• a empresa colaborou com o FBI para explicar possíveis problemas com o novo recursos do Outlook.com que permite aos usuários criarem um alias;
• o Skype, comprado pela empresa em 2011, permitiu ao Prism a escuta de conversas em vídeo e áudio;
• o material coletado pelo Prism era compartilhado com o FBI e a CIA, por meio de um programa chamado pelo Prism em um documento de "team sport" ("esporte coletivo").

Segundo o Guardian, a agência tem dado ênfase principalmente ao Skype, para ter cada vez mais acesso ao serviço, que já tem 663 milhões de usuários. De acordo com o documento, o monitoramento de vídeos do Skype triplicou desde julho de 2012, com a adição de uma novo recurso.

Entretanto, o Skype não passou a participar do Prism só após ter sido comprado pela Microsoft. Ele já fazia parte do programa oito meses antes da aquisição.

O governo norte-americano também nega que tenha tido acesso a qualquer tipo de informação obtida sem mandado judicial.

Fonte: "Olhar Digital: Snowden detalha colaboração da Microsoft com governo dos EUA." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/microsoft-entrega-dados-de-e-mail-e-skype-para-o-governo-dos-eua (accessed July 12, 2013).

IDG Now!: Dica: saiba como conseguir um endereço de e-mail "descartável"


Truque é útil se você precisa se registrar em um site ou promoção, mas tem medo de ter seu endereço real inundado por spam.


Seu endereço de e-mail é como o endereço da sua casa. Nunca o divulgue, a não ser que seja absolutamente necessário.

Portanto, se você estiver se registrando online para receber um brinde, participar de um sorteio ou acessar um site que suspeita que lhe inundará de propaganda e spam, faz sentido ter à mão um endereço de e-mail “descartável”. Algo que você possa acessar para confirmar um cadastro ou coisa do tipo, mas que de outra forma não interfira com sua caixa de entrada.

O MailDrop é um dos serviços que lhe dá um endereço descartável. Você pode usá-lo no lugar de seu e-mail de verdade, e acessar o site apenas para ler uma eventual mensagem quando necessário.

Funciona assim: imagine que você quer se registrar para um sorteio no mercadinho da esquina. Escolha um prefixo para o endereço (por exemplo, sorteiomercado) e adicione o sufixo@maildrop.cc. Use o resultado (no caso sorteiomercado@maildrop.cc) no lugar de seu e-mail de verdade ao se registrar. Quando quiser ler as mensagens enviadas para este endereço, basta visitar www.maildrop.cc, digitar o prefixo no campo no canto superior direito da tela e clicar no botão “Go!”. Lá estarão todas as mensagens recebidas. 

Você poderá lê-las ou excluí-las, mas não é possível responder a elas. E não é necessário “criar” o endereço de e-mail antes de usá-lo, nem fazer nenhum cadastro no site do MailDrop. Os endereços no MailDrop nunca expiram, mas cada caixa postal pode armazenar apenas 10 mensagens.

Mas note que esta é essencialmente uma caixa de entrada “pública”. Qualquer um que saiba o prefixo que você usou poderá acessar as mensagens armazenadas nela. Uma forma de ter um pouquinho mais de privacidade é tentar imaginar um endereço único, por exemplo, combinando letras e números de formas aleatórias como em “8DNh8KhT” ou “9Xf5x2MG”. Assim você diminui as chances de que outras pessoas tentem usá-los e eventualmente leiam suas mensagens. De qualquer forma, nunca use o MailDrop para nada que exija segurança ou privacidade, já que o próprio FAQ do serviço alerta que ambos não existem.

Uma caixa de entrada do MailDrop.

Pode parecer loucura usar algo tão “aberto”, mas para coisas simples como receber um e-mail de confirmação e nada mais, um serviço como esse faz bastante sentido. É gratuito, e não poderia ser mais simples.

Se você precisa de algo um pouco mais sofisticado uma boa opção é o TrashMail, também gratuito. Você precisará criar um cadastro (com usuário e senha), mas terá acesso a um gerenciador onde poderá criar e administrar seus endereços descartáveis. As mensagens enviadas para eles serão repassadas para um endereço de e-mail “de verdade” à sua escolha.

É possível definir parâmetros como quantas mensagens serão repassadas, o domínio ao qual o novo endereço irá pertencer (como @trashmail.net, @rcpt.at, @kurzepost.de, etc), ou quanto tempo de vida ele terá. Você quer um endereço que irá redirecionar até 5 mensagens e que funcionará por apenas uma semana? Fácil. Quer um que nunca perca a validade e redirecione um número ilimitado de mensagens? Idem.

E como o acesso ao gerenciador é protegido por usuário e senha e as mensagens são encaminhadas a um endereço real, também protegido com usuário e senha, o TrashMail oferece um nível de segurança muito superior ao do MailDrop. Ainda assim, repetimos o aviso: não use um endereço descartável para coisas importantes ou que exijam privacidade.

Fonte: Broida, Rick . "Dica: saiba como conseguir um endereço de e-mail "descartável" - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/07/11/dica-saiba-como-conseguir-um-endereco-de-e-mail-descartavel/ (accessed July 12, 2013).

UOL: Comissão aprova critérios para registro de domínio '.br' na internet


A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quinta-feira (11) proposta que estabelece critérios para o registro de nomes sob o domínio ".br" na internet.


O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio ao Projeto de Lei 835/11, do deputado Claudio Cajado (DEM-BA). Ele proibia o registro de nomes de domínio de internet, nas categorias sob o domínio ".br", idênticos ou bastante similares a nomes de marcas, de empresas ou de pessoas previamente conhecidas, sem autorização do titular.

De acordo com o substitutivo, o registro de diversos domínios será concedido ao primeiro requerente que atender às exigências do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). A implementação será feita pelo órgão executor indicado pelo CGI.br.

O deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, defendeu a aprovação do substitutivo argumentando que ele traz à lei as atribuições do CGI.br, órgão instituído por meio do Decreto 4.829/03, com o objetivo de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no país.

"Este decreto estabelece que uma das atribuições do CGI.br é estabelecer diretrizes para a organização das relações entre o Governo e a sociedade, na execução do registro de Nomes de Domínio, na alocação de endereço IP e na administração pertinente ao domínio de primeiro nível, ".br", no interesse do desenvolvimento da internet no país", afirmou Holanda.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: "Comissão aprova critérios para registro de domínio '.br' na internet - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/11/comissao-aprova-criterios-para-registro-de-dominio-br-na-internet.htm (accessed July 12, 2013).

COMPUTERWORLD: Metade das empresas brasileiras está planejando Big Data, diz IBM



O termo Big Data está cada vez mais popular, embora ainda esteja mal compreendido. No Brasil, no entanto, é cada vez mais considerado uma prioridade de negócio devido à sua capacidade de apontar soluções para desafios de longo prazo, inspirando transformações nos processos, organizações, indústrias e, até mesmo, na sociedade.

Pesquisa recente da IBM, em parceria com a Universidade de Oxford, revelou que a maioria das empresas brasileiras já está fazendo usol mais maduro de ações de Big Data - 51% delas estão definindo a estratégia e planejando as atividades que serão colocadas em prática e 24% já estão na fase de implementação do projeto piloto. Os 25% restantes ainda não deram início às atividades.

“Apesar dessas empresas ainda estarem estudando o conceito, podemos dizer que o mercado está em fase acelerada de amadurecimento, com as corporações enxergando os benefícios de investir em análise de dados, mapeando o planejamento e iniciando a implementação de grandes projetos”, destaca ressalta Sergio Loza, Diretor de Smarter Analytics para América Latina da IBM.

O estudo “Análise de dados: O real uso do Big Data no mundo" contou com 1.144 entrevistados de 95 países, incluindo 65 empresas do Brasil. Entre as principais constatações está o fato de ainda existirem muitas dúvidas de como tangibilizar o conceito, como sair do conceitual e criar soluções de negócio que agreguem valor para as companhias. De acordo com os resultados, quando pensam em Big Data 22% dos entrevistados pensam em novos tipos de dados e análises, enquanto 19% pensam em informações em tempo real. Estes resultados estão alinhados com uma forma de caracterizar três dimensões do Big Data: os 3 Vs - volume, variedade e velocidade. Mas, a IBM acredita que as corporações precisam considerar uma quarta dimensão: a veracidade dos dados.

“A convergência destes 4 Vs ajuda a definir e distinguir Big Data, permitindo que as empresas obtenham vantagem competitiva no mercado. Confiabilidade da informação é um ponto altamente crítico e desafiador, já que a análise não pode trabalhar com dados incertos, que podem oferecer riscos ao resultado final”, complementa Loza.

Um indicador positivo é o fato de mais da metade dos entrevistados (63%) já perceberem que o uso da análise de dados tem criado uma vantagem competitiva ara suas organizações. Se comparado com estudo semelhante realizado em 2010, o aumento foi de 70% (na ocasião, 37% enxergavam este cenário).

“Mas, para que a iniciativa tenha sucesso, profissionais ligados diretamente aos negócios e à area de marketing devem trabalhar juntos com a equipe de TI. Primeiramente, deve-se identificar os requisitos de negócios para depois adequar infraestrutura, fontes de dados e análise quantitativa para apoiar o projeto”, ressalta Sergio Loza. No Brasil, o crescimento foi ainda mais significativo: 72% das empresas têm criado vantagem competitiva através da análise, representando aumento de 90% em relação há dois anos.

O dado negativo? Dados advindos de mídias sociais foram lembrados por apenas 2% dos entrevistados brasileiros. Esse índice é surpreendente, porque mostra a falta de conhecimento por parte das organizações de como as redes sociais podem impactar o negócio, levando em conta ainda o fato do Brasil ser um dos líderes em utilização de mídias sociais.

Menos da metade das empresas brasileiras disseram já coletar e analisar perfis sociais. A maioria prefere concentrar seus esforços em fontes internas já existentes. “As organizações estão comprometidas com a melhora da experiência do consumidor e em compreender suas preferências e comportamento, mas para que isso ocorra de fato é preciso também interagir e analisá-lo no ambiente online”, explica. As redes sociais proporcionam maior poder de escolha ao consumidor, o que faz dele um influenciador por meio de seus comentários, positivos ou negativos, sobre um determinado produto, serviço e/ou marca.

Outra razão para a pouca utilização de mídias sociais e outras fontes externas é a falta de habilidades analíticas disponíveis. Ter as capacidades analíticas avançadas necessárias para análises de dados não estruturados – dados que não são armazenados nos bancos de dados tradicionais, como textos, sensores, dados geoespaciais, áudio, imagens e vídeos –, assim como dados em movimento, ainda é um grande desafio para as organizações. Somente 25% dos respondentes da pesquisa disseram ter as capacidades necessárias para analisar dados altamente não estruturados – o que passa a ser um grande inibidor na obtenção de valor do Big Data.

Recomendações

Com base no estudo, a equipe da IBM faz algumas recomendações para as empresas que já estão usando ou planejando usar Big Data para atingir resultados focados em entender e melhorar a experiência do cliente, explorar dados internos e construir um banco de dados com informações confiáveis.

1 - Comprometa os esforços iniciais para resultados com foco no cliente -é primordial que as organizações foquem suas iniciativas de Big Data em áreas que possam promover valor ao negócio. Para muitas indústrias isso significa começar com análise dos dados dos clientes para permitir a oferta de melhores serviços e atendimento por meio do entendimento de suas necessidades e da antecipação de futuros comportamentos.

2 - Desenvolva um plano de Big Data para toda a empresa - o plano deve englobar toda a estratégia de negócio com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão. Para tanto, deve-se identificar os desafios-chave para sua implementação, além de definir processos para sua aplicação em cada área da organização.

3 - Comece com os dados já existentes para atingir resultados de curto prazo - para alcançar resultados de curto prazo é fundamental que as empresas adotem uma abordagem pragmática. O local mais lógico para começar a analisar informações é dentro da própria empresa. Esta visão interna é o primeiro passo para a criação de uma experiência dinâmica que sustentará um programa maior de Big Data, que contemple fontes e dados mais complexos.

4 - Construa capacidades de análise com base nas prioridades de negócio - as organizações estão conhecendo uma crescente variedade de ferramentas de análises e, ao mesmo tempo, sofrendo com a escassez de habilidades analíticas. Com isso, as empresas terão que investir tanto em ferramentas modernas quanto em profissionais qualificados. Neste contexto, devem surgir novas carreiras, que combinam habilidades analíticas, funcionais e de TI.

5 - Crie um caso de sucesso corporativo com base em resultados mensuráveis - para que as iniciativas tenham sucesso é importante que seja desenvolvida uma estratégia abrangente e viável, com um roteiro sólido e envolvimento ativo dos executivos de negócios. Entre os benefícios apontados por empresas que já estão adotando ações de Big Data estão tomadas de decisão mais inteligentes, ágeis e eficientes.

Fonte: "Metade das empresas brasileiras está planejando Big Data, diz IBM - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/07/11/metade-das-empresas-brasileiras-esta-planejando-big-data-diz-ibm/ (accessed July 12, 2013).

INFO: Americano cria app para ajudar você a evitar pessoas



Um desenvolvedor norte-americano resolveu ir contra a onda de redes sociais. Criou, para isso, um aplicativo chamado Hell is Other People, que tem como proposta ajudar você a “fugir” das pessoas indesejadas.

Baseado em geolocalização, o app se conecta ao Foursquare para executar uma função que é exatamente contrária à da rede. Ele mostra onde estão todos os seus amigos, indicando-os como pontos laranjas. Mas não para que você vá encontrá-los, e sim para evitá-los – os pontos verdes, que aparecem ali perto, representam “rotas de fuga”.

O nome desta rede antissocial vem da cabeça do filósofo francês Jean-Paul Sartre – um de seus personagens, Joseph Garcin, afirma que “o inferno são os outros” (“hell is other people). Ou seja, ter que aturar outras pessoas pode ser uma verdadeira tortura.

No entanto, uma das ironias do aplicativo é ter que participar de outras redes sociais para escapar das pessoas que estão nelas. Se não tiver uma conta e amigos ativos no Foursquare, o Hell is Other People não será de utilidade nenhuma. Além disso, o app parece não funcionar direito aqui no Brasil. Dá para ter uma ideia de como ele funciona com esse mapa de demonstração.

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Americano cria app para ajudar você a evitar pessoas - Download da Hora - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/webware/americano-cria-app-para-ajudar-voce-a-evitar-pessoas/ (accessed July 12, 2013).

G1: Topo do Monte Fuji ganha serviço de conexão à internet 4G - notícias em Tecnologia e Games


 
Monte Fuji, no Japão, terá internet 4G.

As operadoras japonesas Softbank e NTT Docomo começaram a oferecer serviços de conexão à internet de alta velocidade no topo do Monte Fuji, o ponto mais alto do Japão e que foi designado Patrimônio Mundial da Unesco recentemente.

Para poder oferecer este serviço de internet 4G, as duas principais operadoras de telefonia celular do país tiveram que instalar duas antenas no cume do "Fujisan", a 3.776 metros, informou nesta sexta-feira a agência "Kyodo".

O serviço estará disponível somente durante a temporada de escalada, entre julho e agosto, para dar cobertura aos 400 mil turistas que visitam a cada ano o ponto turístico e sagrado do país.

Além das duas principais operadoras, a KDDI, terceira no mercado japonês, também planeja começar a oferecer este tipo de serviço no topo do Fuji, um fato que poderia beneficiar quase a totalidade dos usuários de telefonia celular.

Habitualmente, a escalada do Fuji, transformado em um dos principais símbolos do Japão, é realizada durante a noite e após um percurso de aproximadamente 6 horas por algumas das quatro rotas que dão acesso ao topo. Neste caso, a ideia é ver o nascer do sol em pleno cume.

Em 2013, como novidade, a subida começará a ser cobrada a partir de 25 de julho, sendo pouco mais de R$ 20 por pessoa, que servirá para preservação da zona e melhorias nas medidas de segurança.

Por conta dessas medidas anunciadas e pelo fato de ter sido considerado um Patrimônio Mundial recentemente, as autoridades esperam que esta temporada registre um considerável aumento no número de turistas que desejam escalar o monte sagrado, situado cerca de 100 quilômetros de Tóquio.

Além de ser uma grande atração turística, o Fuji também é um vulcão ativo, cuja última erupção ocorreu em 1707. Em paralelo a este fato, o local recebe uma estreita e contínua vigilância por se encontrar em uma grande zona sísmica.

Fonte: "G1 - Topo do Monte Fuji ganha serviço de conexão à internet 4G - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/topo-do-monte-fuji-ganha-servico-de-conexao-internet-4g.html (accessed July 12, 2013).

Folha de S.Paulo: Operadora americana anuncia sistema que leva dados de veículos para nuvem



A operadora americana Sprint anunciou, na última quarta-feira (10), um sistema que leva dados de veículos para a nuvem, permitindo transferir suas preferências de um carro para o outro. Informações como estações de rádio favoritas, temperatura de ar condicionado e posições de bancos serão armazenadas em um servidor da Sprint.

O Velocity Service Bus, como é chamado, também traz uma forma inovadora de usar dispositivos móveis em veículos: é possível mandar uma rota de GPS para o visor do carro, controlar o ar condicionado à distancia e até mesmo localizar o veículo em estacionamento lotado.

O sistema da Sprint usa o software MobileFirst, da IBM, para intermediar a conexão entre o carro e aplicativos para dispositivos móveis.

O Velocity também enviará alertas automáticos aos demais veículos equipados com o sistema, por exemplo, se um carro deslizar no gelo ou na chuva. As informações serão enviadas a uma central de monitoramento de dados da operadora.

"Hoje em dia, os carros se transformaram em centrais de dados sobre rodas", afirmou Rich Stomp, um diretor da IBM.

O mercado de "veículos conectados" deve crescer nos próximos anos, segundo um estudo da GSMA (Groupe Speciale Mobile), que prevê que produtos do setor valerão cerca de US$ 53 milhões em 2018. Em 2012, o valor deles era estimado em US$ 17 milhões.

RISCO

Entretanto, tecnologias em veículos podem oferecer risco aos motoristas, mesmo aquelas que são controladas por voz. Apesar de permitirem manter os olhos na estrada, a atenção das pessoas é desviada, segundo estudo da universidade de Utah, nos EUA.

O governo dos EUA já fez um alerta para montadoras pedindo a oferta de uma quantidade limitada de tecnologias nos carros.

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Operadora americana anuncia sistema que leva dados de veículos para nuvem - 11/07/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/07/1309253-operadora-americana-anuncia-sistema-que-leva-dados-de-veiculos-para-nuvem.shtml (accessed July 12, 2013).