quarta-feira, 20 de junho de 2012

TI :Papel de TICs e banda larga móvel no desenvolvimento sustentável é destaque na conferência da ONU




As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são ferramentas indispensáveis para o futuro do desenvolvimento sustentável e têm potencial para mitigar os efeitos do aquecimento global, segundo afirmaram hoje os participantes do painel "Banda Larga e TICs para Sociedades Sustentáveis e Inclusivas", realizado no âmbito da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro. 
Segundo Johan Wibergh, vice-presidente executivo da Ericsson, que apresentou no painel os resultados do estudo “The Broadband Bridge”, com dez recomendações para lideres globais e tomadores de decisão em relação à mudança climática, as TICs podem reduzir entre 15% e 25% o volume de emissões globais de CO2 até 2020. Entre os exemplos do uso da tecnologia em prol da sustentabilidade estão frotas de ônibus equipadas com sistema de navegação por satélite, reduzindo o tempo das viagens, e, por consequência, a queima de combustíveis fósseis; e a distribuição de músicas em formato digital, o que pouparia emissões para a fabricação de CDs (além do acúmulo de lixo que estes gerariam no longo prazo).
Na mesma linha, o diretor do Ministério das Comunicações Arthur Coimbra estimou que, mesmo sendo responsável por 2% das atuais emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs), a indústria das telecomunicações tem uma papel fundamental em "reduzir os demais 98%", por meio da otimização de processos produtivos e de transporte. Ele estimou que, no mínimo, 13% de emissões na indústria são poupadas em função da introdução de tecnologias informacionais e de banda larga. "Somente com a melhora da gestão da energia elétrica, nós conseguimos poupar 5% das emissões totais de GEEs", disse ele.
Por sua vez, Francisco Valim, CEO da Oi, destacou a importância das tecnologias móveis para o pilar social do desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a capilaridade das redes de banda larga móvel no Brasil permite ao País objetivos ambiciosos no campo da educação à distância. De 1,7 milhão de assinaturas de Internet móvel, em 2008, estima-se que o Brasil possa chegar a cerca de 126 milhões em 2016. Em termos educacionais, isso se reflete em mais de 60 mil escolas conectadas à banda larga atualmente, em um universo de mais de 30 milhões de alunos, constituindo, segundo ele, o “maior programa de banda larga em escolas do mundo”.
Por fim, o embaixador Cheick Diarra, representante da ONU para os países de menor desenvolvimento relativo, destacou o potencial transformador que a banda larga móvel vem adquirindo nas regiões da África, Oriente Médio e Sudeste Asiático, as quais representarão, segundo dados da ONU, 50% das conexões móveis globais em 2015. Segundo ele, em muitos países africanos a abrangência dos serviços de telefonia e Internet móvel já supera a de serviços básicos como fornecimento de água potável e acesso à educação formal. “Isso torna a discussão sobre TICs indissociável do debate atual sobre desenvolvimento sustentável. Não podemos mais falar de um sem mencionar o outro”, disse. 

TI INSIDE Online: Grupo hacker tira do ar sites da cúpula do G20


Em nova ação, o grupo hacker Anonymous derrubou os dois sites oficiais da cúpula do G20 (www.g20.org e www.g20mexico.org). O ataque foi realizado durante a abertura da reunião nesta terça-feira, 19, no México, com discurso do presidente mexicano, Felipe Calderón.
Mensagem no Twitter do Anonymous com a hashtag #OpMexico explicaram que a motivação do ataque é para que haja negociações políticas reais durante a reunião internacional. "Exigimos verdadeiras soluções de transformação social com atividades inclusivas para obter benefícios em questões prioritárias, como o apoio a educação e a luta por menos desigualdades", diz a mensagem.
Os hackers também pedem direito a voz das populações de menor poder aquisitivo em prol do "bem coletivo", mencionando a lista de jornalistas assassinados e desaparecidos no México nos últimos anos - o país passa por uma onda de violência contra jornalistas que tratam de temas como tráfico de drogas e melhorias sociais.
Apesar do ataque, as páginas foram reestabelecidas em poucos minutos. 

Convergência Digital: 3G chega a 56,39 milhões de acessos no Brasil




Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram, em maio, quase 56,39 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 3,90% em relação ao mês anterior (eram 54,27 milhões em abril de 2012), revela dados de mercado divulgados pela Anatel, nesta terça-feira, 19/06. Na prática a divisão do mercado 3G ficou em 45.168.512 celulares e 11.222.132 de terminais de dados (modems)

O Brasil, apura a agência reguladora, fechou maio de 2012 com 254,95 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 129,93 acessos por 100 habitantes. Foi registrado 1,97 milhão de novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,78% em relação a abril. Em maio, do total de acessos em operação no país, 208,49 milhões eram pré-pagos (81,78%) e 46,46 milhões pós-pagos (18,22%).

No ranking nacional, a Vivo segue à frente com 29,63% de market share - 75.538.746 de assinantes. Na segunda posição se mantém a TIM com 26,88% - 68.536.385 de assinantes. A Claro fica na terceira posição com 24,19% e 62.688.017 assinantes. A Oi segue na quarta posição e distante das rivais com 18,59% e 47.402.971 de assinantes. 

Gizmodo:Pesquisa aponta que já somos 9,5 milhões de brasileiros lendo ebooks




Leitura não é um esporte nacional por aqui, mas mesmo assim temos um grande contingente interessado em livros — inclusive digitais. Uma pesquisa do Ibope constatou que embora 82% dos brasileiros ainda não tenham lido um ebook, já somos quase 10 milhões de leitores de bits e bytes. Ebook, isso ainda vai ser grande no Brasil.

Há potencial para o ebook no Brasil. Outros fatores, além da discrepância entre dos dois números citados acima, reforçam essa previsão otimista. As iniciativas para fomentar o ebook no Brasil lançadas até agora esbarraram todas em um ou outro problema: ou o equipamento era muito caro, ou os ebooks em si, ou a disponibilidade de títulos era baixa ou, ainda, o processo todo muito complicado e/ou burocrático. Muitas vezes, dois ou mais desses impasses se acumulam e o pobre leitor, ah o pobre leitor… O que fazer?

Mas veja: somos 9,5 milhões de brasileiros que já lemos ebooks. Somos 5% da população, mesmo com todas essas adversidades. O primeiro que pintar com um e-reader e ebooks baratos e fáceis de serem comprados tem grandes chances de tomar o nicho para si — afinal, 48% dos entrevistados disseram ter interesse em usufruir da tecnologia na leitura.

Amazon, você tem a sua chance. Não a desperdice e, se possível, não demore muito para tentar. [Exame]

Olhar Digital: Rússia quer criar seu próprio Facebook para aumentar controle na web


Governo está desenvolvendo uma rede social para tentar conter a organização de protestos e censurar conteúdos que considerem sensíveis 


Enquanto a China está censurando as redes sociais, a Rússia está usando uma tática diferente para selecionar o que os cidadãos podem ter acesso. De acordo com o The Guardian, o país está criando sua própria rede social para garantir mais controle da web.

O site deverá seguir o mesmo estilo do Facebook e trata-se de uma resposta ao aumento do uso das redes sociais por protestantes anti-governamentais. Alguns protestos têm sido organizados por meio das redes, desde que Vladimir Putin ganhou pela terceira vez as eleições presidenciais.

Os internautas russos têm uma experiência muita mais livre do que os chineses. Mas, o governo quer tentar atrair os usuários da web para uma plataforma mais controlada que oriente a conversa digital e censure conteúdos que eles considerem politicamente sensíveis.

No entanto, a nova rede social terá de enfrentar uma forte concorrência entre os sites já populares, uma vez que elas reúnem uma quantidade grande de usuários e não possuem nenhuma restrição. A rede russa VK tem cerca de 118 milhões de usuários, Twitter tem 5 milhões e o Facebook tem crescido 375% por ano no país.

Você se cadastraria em uma rede social criada pelo governo brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. E para saber mais sobre as restrições da internet na China, clique aqui

IDG Now!: Brasil tem 255 milhões de linhas móveis, 81% são pré-pagas


Número de novas habilitações em maio foi de 1,97 milhão, crescimento de 0,78% em relação a abril; terminais 3G totalizaram 56,39 milhões de acessos

O Brasil terminou maio com 254,95 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 129,93 acessos por 100 habitantes. O número de novas habilitações foi de 1,97 milhão, crescimento de 0,78% em relação a abril deste ano. Os terminais 3G totalizaram 56,39 milhões de acessos.

Em termos de linhas por habitante, Brasília segue bem à frente das demais unidades, com 222 acessos por 100 habitantes. O Maranhão, com teledensidade de 85,6, segue sendo o único Estado que não ultrapassou o índice de 100.

Em maio de 2012, do total de acessos em operação no país, 208,49 milhões eram pré-pagos (81,78%) e 46,46 milhões, pós (18,22%).

O maior índice de pré-pagos é no Maranhão (93,6%), e o menor, no Rio Grande do Sul (73,8%).

São Paulo é o Estado com mais acessos: 62,4 milhões, seguido por Minas Gerais, com 24,8 milhões e Rio de Janeiro, 22,7 milhões. Roraima, com 497 mil acessos, é o último.

OperadorasA Vivo segue na liderança do mercado, com 29,6% de share. A TIM é vice, com 26,8%, seguida por Claro (24,5%), Oi (18,5%) e CTBC (0,28%).

Folha.com: Evento paralelo à Rio +20 gera mobilização em redes sociais


VENCESLAU BORLINA FILHO


Um assunto chama a atenção na lista dos mais comentados do Twitter nesta terça-feira (19) no Brasil. O Rio + Social é um evento paralelo à Rio +20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável) que tenta mobilizar pessoas em torno das redes sociais na internet para transmitir conceitos de desenvolvimento sustentável.

Reunidos em um hotel na praia da Barra, na zona oeste do Rio, dezenas de internautas usam o Twitter, Facebook, Pinterest, Google+ e outras redes sociais para chamar a atenção da sociedade digital enquanto assistem a debates com líderes nesta área, como o presidente da Fundação das Nações Unidas, Ted Turner, personalidades e pessoas ligadas à tecnologia.

Entre os temas abordados nos debates e palestras "tuitados" pelos participantes, estão a preservação ambiental, a maior participação das mulheres nas decisões mundiais e ações individuais com benefícios coletivos, como a reciclagem.

Todos os temas estão sendo tratados pelos representantes de governos na conferência da ONU que acontece no Riocentro.

Turner afirmou que abordar essas questões na internet é fundamental porque as informações e as notícias podem mudar o mundo. "Nunca se teve tanta informação disponível quanto hoje por causa da internet. Nós podemos usar essas ferramentas para preservar o ambiente. Destruindo o ambiente, estamos destruindo a nós mesmos", disse.

Brasileiros participam dos debates, como o apresentador de TV, Luciano Huck, e a cantora Daniela Mercury. O ex-jogador de futebol Ronaldo enviou uma mensagem de vídeo. São esperados para os debates desta tarde a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e a representante da EDP no Brasil, Ana Maria Fernandes.

TI :Na era as redes sociais, interação com o cliente vai além do e-mail





A explosão das redes sociais está mudando radicalmente os parâmetros do que seria a excelência no relacionamento com o cliente. Embora muitos consumidores sigam usando telefones para entrar em contato com o contact center do seu fornecedor, milhões de pessoas, hoje, saltam esta etapa e publicam reclamações e elogios em redes sociais. Trata-se de uma interação instantânea que acontece via Facebook, via Twitter, e não é "padronizada" nem obedece a algum poder moderador que indique o que se deve dizer, o que não se deve dizer.
Este é o novo cenário de relacionamento com cliente, descrito por Eric Lieb, diretor geral da Interactive Intelligence do Brasil, em palestra no Seminário Call Center IP+CRM nesta terça-feira, 19, em São Paulo, promovido pela revista TI INSIDE. Ele observa que as redes sociais são, hoje, a grande arena onde o consumidor comunica imediatamente, sem filtros, o quanto está satisfeito ou insatisfeito com um determinado produto ou serviço.

“No passado, era comum que um atendimento ao cliente levasse até sete dias. Hoje, uma resposta que demora mais do que um dia ou algumas horas irá, certamente, provocar comentários do cliente em diversos canais de redes sociais”, observa Lieb, ao acrescentar que por isso é essencial contar com soluções e serviços de contact center que vejam a interação ou a comunicação com o cliente como algo que vai muito além de uma chamada telefônica ou mesmo do envio de um e-mail. “Tudo, agora, é instantâneo. As empresas que seguem ignorando os inputs de seus clientes nas redes sociais tornam-se profundamente vulneráveis a grandes perdas em imagem e em faturamento.”

Outro parâmetro que está mudando, e muito, segundo Lieb, é a visão de que o fornecedor é que melhor conhece seu produto. “Vivemos a era do ‘crowdsourcing’, da fonte coletiva de informações e de conhecimento que, muitas vezes, vai além do que o fornecedor sabe e fala a respeito de si mesmo.”
O executivo alerta que, para compreender esta nova realidade e ser capaz de fornecer a esse novo perfil de consumidor a resposta que ele exige, é fundamental que a empresa construa políticas de atendimento e interação que realmente possam satisfazê-lo. É a partir desta visão, diz Lieb, que entra em cena outro item importante na resolução das interações com o cliente: as soluções e serviços de contact center. Para isso é necessário dispor de uma plataforma de software que trate, com igual seriedade e capacidade de monitoração e análise, as chamadas e inputs do cliente – seja via telefone, e-mail, Twitter, Facebook, etc. Este tipo de solução tem uma visão integrada dos diversos canais de comunicação/interação, o que evita que o gestor do contact center t rabalhe às cegas.

Lieb ressalta, porém, que não há fórmulas mágicas para gerenciar as interações com o cliente. “Eu estou no mercado há mais de 18 anos e já vi centenas de implementações de soluções de gestão de contact centers. Não há uma que seja igual a outra. Cabe à empresa conhecer seu mercado, conhecer seu cliente e construir uma política de atendimento (gestão da experiência do cliente) que realmente vá ao encontro das demandas deste ecossistema. E, a partir daí, procurar soluções que propiciem uma visão integrada, analítica e proativa das comunicações e interações com o cliente”, finaliza. 

Olhar Digital: Google encontra cerca de 9,5 mil sites infectados por dia na web


Em média, 14 milhões de internautas se deparam com avisos diários de que algum site listado está comprometido 


O Google postou em seublog nesta terça-feira (19/06) alguns números por trás da sua iniciativa anti-malwares. De acordo com a empresa, a gigante de buscas encontra cerca de 9,5 mil sites infectados por dia, criados para distribuirmalware ou phishing, ou, páginas que foram invadidas por hackers.

Além disso, a companhia afirmou que cerca de 600 milhões de usuários de navegadores do Chrome, Firefox ou Safari veem alertas diários sobre sites infectados que estão prestes a acessar.

Já nas buscas, em média, 14 milhões de internautas se deparam com avisos diários de que algum site listado está comprometido.

Nos downloads os números também são altos. O Google Chrome envia cerca de 300 mil alertas por dia para informar os usuários de que os programas que eles estão prestes a baixar não são confiáveis.

Para ver alguns gráficos disponibilizados pela empresa, que mostram a evolução dos sites maliciosos nos últimos anos, clique
aqui

Olhar Digital: Sites japoneses são bloqueados na China


Usuários não conseguiram entrar em nenhum site .co.jp na semana passada. No entando, páginas japonesas .com podiam ser acessadas 


Usuários de internet na China não conseguiram acessar nenhum domínio japonês por dois dias na semana passada. A restrição foi válida para todos os sites .co.jp.
Por mais que a censura seja comum na web chinesa, a restrição a todos os domínios de um determinado país é algo inédito, segundo o BusinessInsider.

China e Japão mantém uma certa rivalidade, mas não se sabe o motivo das autoridades chinesas bloquearem todos os sites .jp entre os dias 15 e 16 de junho, mas a censura pode ter sido apenas uma falha, já que sites japoneses com endereço .com podiam ser acessados. 

Olhar Digital: EUA e Israel criaram o vírus Flame, diz Washington Post



Reportagem cita fontes anônimas do governo norte-americano
 que confirmam que o malware foi desenvolvido para atacar o Irã 

Os governos dos Estados Unidos e Israel se uniram para criar o vírus Flame, um dos mais perigosos já descobertos na internet, com o objetivo de criar uma ciberguerra contra o inimigo Irã. A acusação é velha, mas ganha novas provas depois de uma reportagem do Washington Post, publicada na última terça-feira. Anônimas, as fontes da matéria foram citadas como "oficiais ocidentais com conhecimento do projeto".

O programa malicioso pode roubar informações como conteúdos de um computador, dados em sistemas específicos ou de contatos, arquivos armazenados, documentos e até mesmo conversas em áudio. Ele teria sido criado em um projeto conjunto entre EUA e Israel, nomeado 'Olympic Games' ('Jogos Olímpicos'), que também teria gerado o vírus Stuxnet. O projeto teria envolvido a CIA, a Agência de Segurança Nacional e alguns representantes das forças armadas israelenses.

"Trata-se de preparar o campo de batalha para um outro tipo de ação encoberta", disse uma fonte anônima citada como "um oficial de alta patente do serviço de inteligência norte-americano". Estados Unidos e Israel já negaram várias vezes a concepção do malware, descoberto pelo Irã depois que diversas de suas estações de petróleo começaram a ser atacadas. A intenção seria descobrir detalhes sobre o suposto plano nuclear iraniano.

O Kaspersky Lab - firma de segurança capitaneada pelo russo Eugene Kaspersky - afirmou que o Flame é o malware mais perigoso já desenvolvido até hoje. 

Gizmodo:Google ameaça processar sites que convertem vídeos do YouTube em arquivos MP3



 



Está cada vez mais difícil baixar MP3 na cara dura de sites. Fecharam o MegaUpload, o 4Shared agora exige cadastro e a próxima vítima, ou as próximas vítimas, são sites que fazem o meio de campo entre o YouTube e o seu MP3 player. A mamata da conversão de vídeos em música pode estar com os dias contados.

Philip, o responsável pelo site YouTube to mp3, recebeu uma cartinha dos advogados do Google exigindo que o serviço seja tirado do ar em sete dias por desrespeitar os termos de serviço de uso da API do YouTube. E parece que não se trata de um caso isolado, mas sim de uma investida contra sites e serviços que convertem vídeos hospedados no YouTube em arquivos MP3.

Essa é uma conduta ilegal? Philip acredita que não — ele inclusive afirma não usar a API do YouTube, logo, não estaria infringindo os termos de serviço. Ele também publicou uma carta explicando a situação, citando dados e pareceres do governo alemão sobre a legalidade do download de conteúdo do YouTube e pedindo a ajuda dos usuários, além de deixar um recado direto para uns tais de Sergey Brin e Larre Page: “contatem-me.” Até agora, não surtiu efeito.

Contra ele conta o hábito das gerações mais jovens de baixar música protegida por direitos autorais do YouTube usando ferramentas como o YouTube to mp3. O TorrenFreak conversou com uma galera mais nova mês passado e todos, sem exceção, disseram que utilizam o método para ouvir músicas.

Existe um punhado de sites e programas que fazem a conversão de vídeos do YouTube para MP3. Uma busca revela vários deles, inclusive o site do Philip. Não é irônico o Google exigir o fim de coisas que ele ajuda a encontrar? [TorrentFreak via Folha]

Olhar Digital: Brasil terá escritório do Twitter até o fim de 2012, diz jornal



Objetivo é se aproximar de agências de publicidades 
e grandes anunciantes para alavancar a audiência do 
serviço na América Latina 

A América Latina parece ter chamado a atenção do Twitter. Isso porque o microblog tem planos de abrir escritórios em vários países do continente, inclusive no Brasil, de acordo com o jornal Financial Times. O primeiro espaço destinado para profissionais da rede social no país deve entrar em operações até o final de 2012, antes da realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Para o Twitter, é necessário ter uma aproximação maior com agências de publicidades e grandes anunciantes, especialmente na América Latina, já que o site tem tido ótimos índices de crescimento entre os usuários da região. Além do Brasil, a empresa vai expandir seus negócios também nos mercados da Itália, Espanha, França, Alemanha e Países Baixos.

Segundo a Internet Media Sevices (IMS), antes do Brasil, o Twitter deverá iniciar suas operações nos países de língua espanhola. A previsão é que em setembro o microblog abra seu primeiro escritório na América Latina. "OTwitter é uma das plataformas mais conhecidas", afirmou Gastón Taratuta, CEO da IMS, que acredita no potencial de tais parcerias para alavancar a audência do serviço nos países latino-americanos. 

G1 :Governo estuda rever limites dos planos de banda larga popular



Paulo Bernardo quer aumentar limite de velocidade e download.
Venda de assinatura de plano de 1 Mbps a R$ 35 teve início em outubro.

Cerca de oito meses após o início da venda de planos da chamada internet popular, com mensalidade a R$ 35, dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o governo já admite rever as bases do projeto, sua principal bandeira na área de telecomunicações.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirma ao G1 que discute com as operadoras de telefonia, que vendem as assinaturas da banda larga popular, o aumento da velocidade e do limite de download (capacidade de baixar arquivos e de navegação na internet) dos planos.

“Nós vamos ter que renegociar [com as teles] para aumentar esses limites [de download]”, diz o ministro. “Já conversei com o pessoal daAnatel. Nós temos que começar a preparar um conjunto de ações adicionais ao PNBL para aumentar a velocidade mínima da internet”, completa.

Pelo acordo firmado entre o governo e as teles no ano passado, o pacote com mensalidade de R$ 35 – ou R$ 29 em estados onde há desoneração do ICMS – deve oferecer conexão com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps), com limite de download mensal de 300 megabytes (MB) para a internet fixa e de 150 megabytes para a móvel (modem). Com até 300 megabytes, é possível “baixar” 100 músicas ou 300 fotos em alta resolução.

Já a velocidade de 1 Mbps exige duas horas e 40 minutos para fazer o download de um filme de 1,2 GB – isso se não for levado em conta o limite de capacidade e caso a conexão não tenha variação de velocidade.

INFO: Jogador denuncia conta do Twitter por ataques racistas

Jogador denuncia conta do Twitter por ataques racistas





Berlim - O jogador Mesut Özil, do Real Madrid e da seleção da Alemanha, interpôs uma denúncia por ataques racistas contra um usuário do Twitter que o acusou de não ser alemão, informou nesta terça-feira o diário "Bild".


O advogado do meia, Sascha Beumer, decidiu empreender ações legais depois que um desconhecido, através da conta "@PiratenOnline", assegurou durante a partida entre Alemanha e Dinamarca que o jogador não é alemão e criticou seu nome, de origem muçulmana.


"Com segurança, Özil não é alemão! Um papel não muda as origens", assegurou o desconhecido em sua primeira intervenção na rede social, e depois acrescentou que na seleção nacional não deveria jogar ninguém com um nome que não "soasse" alemão.


Pouco depois, por causa dos protestos dentro e fora da internet, o Twitter decidiu bloquear o perfil. Mustafa Özil, pai e representante do jogador do Real Madrid, disse ao diário "Bild" que se mostrou partidário da denúncia para "emitir a mensagem de que algo assim não deve acontecer nunca mais".

Folha:Gmail vai permitir que usuários coloquem imagens próprias no fundo da tela




O Gmail, serviço de e-mail do Google, vai permitir 
que seus usuários insiram imagens do próprio acervo 
no fundo da tela.

Usuários poderão colocar fotos do próprio acervo no fundo da tela do Gmail 

Até então, só era possível usar como fundo de tela as imagens disponibilizadas pelo próprio Gmail.

Além de selecionar uma foto, o usuário poderá escolher entre dois temas de layout: um em que os elementos da interface são mais claros e outro em que eles são mais escuros.

A novidade vai chegar para os usuários nos próximos dias, aos poucos. Ficará disponível no menu de configuração de temas.

UOL : Com plataforma Android, InternetBoxTV leva conteúdo da internet para sua TV





Versão brasileira da Apple TV, a InternetBoxTV, da Multilaser, é uma traquitana intrigante. Por meio de cabo HDMI, você a conecta à TV, procura uma rede de internet (ela é compatível com Wi-Fi e também conta com entrada Ethernet) e coloca na tela o conteúdo da web (além de diversos aplicativos Android, que já são vendidos com o equipamento),

O usuário pode assistir na TV a vídeos no YouTube, brincar com “Angry Birds”, “Fruit Ninja” ou outros games, acessar oFacebook, ler seus e-mails ou navegar livremente na internet. É como se o Android, tradicionalmente restrito a tablets e smartphones, expandisse até sua TV, aprontando altas confusões com um robozinho verde da pesada.

A instalação da InternetBoxTV é bastante simples. Basta conectá-la à TV, encontrar a rede de internet (ou conetar o cabo azul) e pronto, ele está pronto para ser usado. Nos testes do UOL Tecnologia, o aparelho enganou a reportagem: depois de digitarmos a senha do Wi-Fi, o equipamento informou “estar autenticando o acesso”. Depois de mais de 10 minutos esperando, sem mudar o status, percebeu-se que ele já estava conectado (mesmo sem assumir publicamente).

Pontos positivos: 

Leva conteúdo web, com qualidade, à TV; conta com jogos divertidos 

Pontos negativos: 

Controle duro de utilizar; interface ao usuário deveras complicada 

Com a InternetBoxTV com acesso à rede, o que se vê é uma caixinha competente, que exibe na tela conteúdo com qualidade e sem que a web trave. A visualização de clipes em HD é impecável. Nesse quesito (conexão à internet) fomos além, com outro teste empírico. Por algum motivo obscuro, há sempre um clipe que demora a carregar no YouTube. Ele engasga e é necessário aguardar o longo carregamento para assisti-lo, não importa a conexão da web em questão: Billie and the Vision & Dancers – Summercat. Com o InternetBoxTV, para não variar o resultado, o vídeo engasgou no começo. Depois de alguns segundos, rodou sem problemas. Ele quase fez milagre.

Até chegar a esses testes – escolher vídeos, dançar pela casa– houve uma etapa bastante complicada com relação à InternetBoxTV. Seu manuseio, realizado por meio de um controle remoto repleto de teclas, mezzo QWERTY, mezzo mouse, é complicado. Demora-se muito a pegar o traquejo da coisa.

Para quem tem bastante familiaridade com o teclado físico e com botões de atalho para realizar ações no computador, seja PC ou notebook, talvez a dificuldade diminua. Entretanto, para todos aqueles reféns do mouse, o problema será maior – o controle conta com uma função mouse, no qual aparece uma setinha (ou um cursor) sobre a tela da TV. Mesmo com ela (e também para craques do Wii), a coisa não é simples, já que é necessário mirar bem onde se deseja acessar.

Por fim, o modelo – que pode ser encontrado nas prateleiras por, em média, R$ 500 – conta com um aplicativo curioso: o Câmera. Toda vez que tentou-se acessá-lo, ele mostrou uma tela de erro. Aparentemente, ele serviria para acionar algum mecanismo de foto. Mas como na InternetBoxTV não há nenhum (aparentemente), ele é meramente decorativo – ficou muito bonito no canto direito superior da tela, do lado do aplicativo do “Angry Birds”.

INFO: Como o Facebook lida com conteúdos inapropriados

Por Monica Campi, de INFO Online


São Paulo – Controlar uma comunidade virtual com mais de 900 milhões de usuários não é uma tarefa fácil para o Facebook. Principalmente quando o assunto se refere às políticas de uso da rede social.

A empresa recebe diariamente milhares de relatórios de conteúdos inapropriados, marcados pelos próprios usuários, e delega a verificação dessas publicações a centenas de funcionários dedicados a esse assunto.

Os funcionários responsáveis por essa verificação se encontram na sede principal da empresa em Menlo Park, nos Estados Unidos, bem como na cidade americana de Austin, na capital irlandesa Dublin e na cidade indiana Hyderabad.

Segundo o Facebook, todos os relatórios recebidos são divididos entre essas quatro equipes de suporte.

Uma equipe avalia os conteúdos de spam e de sexo explícito. Outra verifica ameaças de vandalismo, violência gráfica e uso ilegal de drogas. Uma terceira equipe checa marcações sobre discursos de ódio e perseguição. E a última lida com contas falsas e crackers.

Todas as equipes usam como base para seu julgamento as políticas de uso e responsabilidade do Facebook. Caso identifiquem como inadequado, o conteúdo é removido e o usuário também poderá ser bloqueado.

Uma quinta equipe também auxilia em recursos jurídicos, pois muitas vezes um conteúdo pode violar leis específicas de cada região e não somente as políticas do Facebook.

Muitos casos de crime, inclusive, já foram revelados pelo Facebook às autoridades. Relatos de fraudes ou atividades ilegais muitas vezes também são repassados aos órgãos responsáveis.