terça-feira, 4 de setembro de 2012

INFO: Conceito de computação em nuvem ainda é desconhecido, diz estudo


São Paulo - Uma pesquisa mostra que 84% dos americanos desconhecem o conceito decomputação em nuvem. Ainda de acordo com os participantes, a palavra "nuvem" remete a algo relacionado a serviço meteorológico, inovação, dinheiro e até mesmo papel higiênico.

O estudo mostra também que 95% dos americanos que afirmam desconhecer este conceito, na verdade, usufruem da tecnologia de computação em nuvem sem saber. As principais atividades são pagar contas pela internet, comprar em lojas virtuais, conversar por meio das redes sociais e armazenar fotos e músicas em sites de hospedagem.

Além disso, 22% dos profissionais fingiram, ao menos uma vez, saber o que é a tecnologia de cloud computing. Já o benefício mais reconhecido entre os participantes do estudo é a redução de custos que a tecnologia de computação em nuvem proporciona.

A pesquisa foi feita pela empresa de pesquisas de mercado Wakefield Research e encomendada pela Citrix, desenvolvedora de soluções de virtualização. O estudo contou com a participação de 1.006 pessoas acima de 18 anos entre os dias 2 e 7 de agosto de 2012.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Mecanismo de busca identifica contexto, opinião e ajuda a prever o futuro


Informações contextualizadas

Inspirados pelas ideias propostas por um bibliotecário indiano há quase um século, uma equipe europeia desenvolveu um novo sistema de buscas para a internet que leva em conta fatores como opinião, contexto, tempo e localização.

A nova tecnologia, que promete chegar ao mercado rapidamente, consegue mostrar tendências na opinião pública sobre um determinado assunto, companhia ou pessoa, e como essa tendência muda com o tempo.

A equipe do projeto LivingKnowledge (conhecimento vivo, em tradução livre) acredita que seus algoritmos permitirão até mesmo fazer previsões sobre o futuro.

"Faça uma busca pela palavra 'clima' no Google, ou em outro motor de busca qualquer, e o que você receberá de volta será basicamente uma lista de resultados que caracterizam a palavra: não há categorização, nenhuma ordem específica, nenhum contexto.

"Os motores de busca atuais não levam em conta as dimensões da diversidade: fatores como quando a informação foi publicada, se há uma tendência de favorecer uma ou outra opinião, quem publicou e quando," explica Fausto Giunchiglia, professor de ciência da computação na Universidade de Trento, na Itália.

Google da diversidade

Mas será que a tecnologia de buscas na internet poderá ser capaz de abarcar a diversidade? Poderá um mecanismo de buscas dizer-lhe, por exemplo, como a opinião pública sobre as mudanças climáticas mudaram na última década? Ou como a temperatura poderá estar daqui a um século, agregando estimativas atuais e do passado a partir de fontes diferentes?

Giunchiglia garante que não apenas é possível, como isso já pode ser feito a partir dos resultados do projeto.

Os pesquisadores foram buscar inspiração no sistema de classificação de livros criado por Sirkali Ramamrita Ranganathan nos anos 1930, que permite atribuir múltiplas características a um livro, revista ou artigo.

Em vez de uma posição taxonômica fixa, o sistema permite, por exemplo, que um texto sobre os efeitos das mudanças climáticas na agricultura escrito no Brasil em 2010 seja classificado como "Geografia; Clima; Mudança Climática; Agricultura; Pesquisa; Brasil; 2010".

O que os cientistas fizeram foi transformar o pseudo-algoritmo de Ranganathan em um algoritmo codificado em um programa para minerar dados na internet.

Isso permite extrair de cada texto um significado e um contexto, associando-lhe as chamadas "facetas" da classificação bibliográfica. "E usar essas facetas para estruturar a informação com base nas dimensões da diversidade," completa o professor Giunchiglia.

Conhecimento aberto

O programa básico será disponibilizado como software de código aberto, e vários parceiros do projeto LivingKnowledge afirmaram que pretendem implementar a tecnologia em produtos comerciais.

O professor Giunchiglia, por sua vez, anunciou que pretende criar uma fundação sem fins lucrativos para implementar os resultados do projeto, um de cada vez, conforme surjam demandas para isso.

BAHIA PRESS: Tablets reforçam aprendizagem de alunos da rede municipal |


Cerca de seis mil alunos da rede municipal ganharam mais um reforço para a aprendizagem. A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) distribuiu 400 tablets para 12 escolas municipais e para alunos de classes hospitalares. A tecnologia digital vai permitir que educadores e estudantes desenvolvam novas formas de ensinar e aprender. A aula inaugural do projeto Tecnologias Móveis – Inserção dos tablets na rede municipal de ensino, aconteceu nesta segunda-feira (dia 3), na Escola Municipal Professor Milton Santos, no bairro de Valéria.

O projeto, ainda em fase experimental, será ampliado para outras unidades de ensino da rede. “Espero que tenhamos grandes resultados nessa escola, para que possamos expandir para outras unidades, beneficiando outros alunos”, ressalta a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Gilmária Cunha, que participou da aula. O evento contou com a participação do coordenador do Núcleo de Gestão da Informação, Antônio Borges, e da coordenadora do Núcleo de Educação e Tecnologia, Ezileide Santana.

A ferramenta vai possibilitar a criação de uma rede de relacionamento entre professores e alunos que fazem parte do projeto e o planejamento e produção de conteúdos digitais. Além disso, os estudantes vão participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. Os educadores envolvidos no projeto estão sendo capacitados para o uso da tecnologia. “Estou adorando estudar com o tablet, porque ele tem as mesmas características do computador, mas eu posso levar pra qualquer lugar”, conta o aluno Henrique Rivina, de 9 anos. Já o estudante Abner Anderson, de 9 anos, gosta da tecnologia por conta dos aplicativos. “É bom demais. O tablet filma, tira foto, tem música, internet e jogos. Tudo no mesmo aparelho”, disse animado.

O projeto, que é uma ação pioneira em todo o país, vai possibilitar a

participação da comunidade escolar, pois os tablets serão utilizados

durante as aulas de outro projeto da Secult, o de Inclusão Sociodigital,

que é realizado em parceria com Instituto Miguel Calmon (IMIC), e vem

promovendo a inclusão digital de alunos e disponibilizando cursos

profissionalizantes para moradores das comunidades próximas das escolas. Para

a escolha das 12 unidades, alguns critérios foram utilizados, como o espaço

físico, notas do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),

quadro de professores e a participação das escolas em outros projetos de

inclusão sociodigital.

TI INSIDE: Telebras firma acordo com IslaLink para construção de cabo submarino


A Telebras e a IslaLink, operadora espanhola independente que atua na região do Caribe com cabos submarinos, firmaram na última quinta-feira, 30, um memorando de entendimento na sede da estatal. A intenção do acordo, assinado pelo presidente da empresa brasileira, Caio Bonilha, e o presidente da companhia espanhola, Alfonso Gajate, é executar ações conjuntas para a construção de um cabo ótico submarino interligando América do Sul e Europa.

A estatal brasileira trabalha para lançar cinco cabos óticos submarinos. Quatro farão ligações internacionais, conectando Brasil, Estados Unidos, Europa e África. O quinto será construído para interligar o território brasileiro, expandindo ainda mais o backbone nacional da Telebras. Ao todo, serão 24 mil quilômetros de cabos óticos, ao custo total estimado de R$ 1,8 bilhão, com início de operação previsto para 2014.

Segundo nota divulgada no site do Ministério das Comunicações, o projeto é estratégico para o Brasil, pois garantirá autonomia de comunicação internacional para o país, por meio de uma conexão de alta velocidade e de melhor qualidade. As novas rotas diretas também permitirão o barateamento dos custos de internet.

Atualmente, a quantidade de tráfego internacional entre a Europa e América do Norte é 600 vezes maior do que com a América Latina, em virtude da inexistência de uma infraestrutura adequada. 

COMPUTERWORLD: TSE faz últimas atualizações de urnas eletrônicas para eleições


Esta semana encerra o prazo para checagem dos dados de candidatos e equipamentos serão lacrados entre 26 e 28 de setembro

A pouco mais de um mês das eleições municipais, o calendário eleitoral encerra uma série de prazos nos próximos dias. Amanhã (4/09), por exemplo, é a data limite para verificar as fotos e os dados dos candidatos que aparecerão nas urnas eletrônicas no primeiro e segundo turnos das eleições – 7 e 28 de outubro, respectivamente.

Na quinta-feira (6/09), termina o prazo para os candidatos substituírem a foto e os dados que serão mostrados nas urnas. Exatamente um mês antes do primeiro turno das eleições, no dia 7, os partidos políticos e candidatos são obrigados a divulgar, na internet, relatório discriminando a estimativa de gastos em dinheiro para o financiamento da campanha eleitoral.

Também na sexta-feira (7/09) é o último dia para os tribunais regionais eleitorais designem, em sessão pública, a comissão de auditoria para verificar o funcionamento das urnas eletrônicas, por meio de votação paralela.

O dia 7/09 é o prazo máximo para a publicação, pelo juiz eleitoral, da lista organizada em ordem alfabética, formada pelo nome completo de cada candidato e pelo nome que deve constar na urna eletrônica, também em ordem alfabética, seguidos da respectiva legenda e número. A lista será usada na votação e apuração.

De 26 a 28 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove cerimônias para lacrar as urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições municipais, marcado para 28 de outubro.

*Com informações da Agência Brasil 

TI INSIDE: BNDES estuda elevar orçamento do Prosoft para R$ 6 bilhões

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá ampliar o Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia e Informação (Prosoft) de R$ 5 bilhões para R$ 6 bilhões neste ano. “Devemos fazer uma renovação nos próximos meses do orçamento para 2015 ou 2016. Hoje temos R$ 3 bilhões aplicados, com um orçamento de R$ 5 bilhões garantidos, mas podemos ampliar um pouco para a ordem de R$ 6 bilhões”, afirmou o diretor de tecnologia da informação do BNDES, Julio Cesar Raimundo, nesta segunda-feira, 3, na Rio Info.

Hoje o banco destina dois terços dos valores dos financiamentos para empresas de grande porte, apesar de 85% das operações serem destinadas a micro, pequenas e médias empresas, em operações de empréstimo, como o Prosoft. Investimentos em operações com fundos de capital e aporte no capital de empresas, de maneira direta ou indireta, superam os R$ 200 milhões. 


Olhar Digital: Ciberguerra: Irã e Coreia do Norte se juntam para combater vírus de inimigos

Cooperação busca criar vírus sofisticados como Flame e Stuxnet 


Os governos do Irã e da Coreia do Norte – que nos anos George W. Bush foram colocados no chamado "eixo do mal" ao lado do Iraque – anunciaram uma parceria nas áreas de ciência e tecnologia para desenvolver tecnologias para contratacar ameaças de ciberguerra como os vírus Flame e Stuxnet.

Um vírus sofisticadíssimo, o Stuxnet foi desenvolvido por setores de inteligência dos governos dos Estados Unidos e Israel e usado para atacar um reator nuclear iraniano. O ciberataque conseguiu infiltrar máquinas utilizadas no sistema de enriquecimento de urânio do Teerã e incapacitá-las. Fontes afirmam que o malware foi testado e aprimorado no complexo de Dimona, deserto de Negev, centro de armas nucleares israelenses.

O ataque teria como objetivo colher informações e prejudicar o funcionamento do programa nuclear iraniano, muito criticado pelos EUA e possivelmente até um pretexto para um futuro conflito armado. Desde então, o Irã vem buscando reforçar sua área de inteligência estratégica, criando mecanismos de proteção e de ataque.

O aiatolá Ali Khamenei, autoridade suprema do país árabe, afirmou que a cooperação com a Coreia do Norte certamente renderá frutos, já que os dois países teriam objetivos e inimigos em comum. A parceria entre o Irã e o país asiático tende a reforçar a ciberguerra que EUA e seus aliados movem contra nações contrárias à sua política externa e influência. 

Agência Brasil: Facebook pagará multa de R$ 750 mil por demora em cooperar com investigação sobre pedofilia, diz MPF

Fernando César Oliveira


Curitiba – O Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) acusou hoje a rede social Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. de retardar em pelo menos 15 dias o cumprimento de decisão judicial que obriga a empresa a fornecer informações dos perfis de pessoas investigadas pelo crime de pedofilia. A demora deve acarretar o pagamento de multa de ao menos R$ 750 mil.

De acordo com o MPF/PR, a filial brasileira do Facebook vinha ignorando uma decisão proferida pela 2ª Vara Federal Criminal em Curitiba. Emitida no dia 17 de agosto, a decisão obriga a empresa a fornecer os dados, que vinham sendo requisitados desde fevereiro, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. "A filial brasileira da empresa está impedindo o devido andamento de uma importante investigação, sigilosa, em curso no âmbito federal", disse o MPF em nota.

Procurado pela Agência Brasil, o escritório do Facebook no país, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que após um “trabalho conjunto entre as autoridades dos Estados Unidos e Brasil, o conteúdo solicitado foi fornecido pelo Facebook".

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF no Paraná, a filial brasileira do Facebook encaminhou na noite da última sexta-feira (31) e-mail à Polícia Federal (PF) explicando que os dados foram encaminhados pela matriz da empresa à Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.

Como a embaixada não abriu hoje, por ser feriado nos Estados Unidos (Dia do Trabalho, comemorado na primeira segunda-feira de setembro), o documento ainda não chegou às mãos da PF ou do MPF/PR. "As procuradoras que atuam no caso aguardam o efetivo recebimento do material, pela Polícia Federal, e sua análise, para poderem se pronunciar sobre o atendimento à ordem judicial e ao pagamento da multa", informou o Ministério Público Federal, em uma nova nota, divulgada no início da noite.

Segundo o MPF/PR, o Facebook vinha alegando ao longo do processo que a empresa trata exclusivamente de questões de consultoria em publicidade e que não possui relação com a administração do conteúdo dos perfis. A empresa alegou também que não tem autorização para acessar as contas de seus usuários, conforme as leis norte-americanas.

Outras empresas, como Google, Yahoo e Microsoft, cujos dados também estão armazenados nos Estados Unidos, cumpriram a determinação judicial, segundo o MPF/PR.

Edição: Fábio Massalli

Olhar Digital: 4G vai levar até cinco anos para se desenvolver no Brasil, diz Oi


Em testes, operadoras superaram a velocidade de 80 Mbps 


Realidade em mercados como Coreia do Sul, EUA e Japão, o 4G ainda não chegou para valer no Brasil. A tecnologia que acelera a banda larga móvel existe no papel desde junho, quando a frequência de 2,5 Mhz foi a leilão numa operação em que R$ 2,9 bilhões foram arrecadados junto às operadoras interessadas em explorar o serviço.

Desde então as empresas de telefonia se armam para experimentar a tecnologia e aprimorar seu uso antes de oferecê-la aos consumidores. As cidades-sede da Copa do Mundo terão prioridade em receber o 4G. Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo devem ter a implantação iniciada em 2013, segundo previsão do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Testes começaram a ser feitos. Na última semana Claro e Oi ofereceram degustações a consumidores em cidades turísticas como Campos do Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ) e em Brasília. Em ambos os experimentos, segundo as operadoras, a velocidade de 80 Mbps foi superada, chegando, no caso da Oi, a 88 Mbps com rajadas de 100 Mbps. Os índices superam em muito o 1 Mbps, velocidade praticada atualmente no mercado.

“O perfil de utilização de internet pelos brasileiros tem se direcionado cada vez mais para o tráfego de vídeos e para o download de arquivos pesados, o que demanda conexões como o 4G, que proporcionam alta velocidade e perfeita qualidade na navegação. Percebemos que os sites de streaming de vídeos foram os mais acessados”, analisa Carlos Eduardo Monteiro, diretor do Projeto4G da Oi.

Segundo a empresa, o tempo de maturação da tecnologia tende a ser de três a cinco anos, dado o amadurecimento também no mercado internacional. AoOlhar Digital, a operadora diz que ainda é cedo para projetar preços pelos quais os pacotes serão oferecidos. “Pacotes similares praticados na Europa custam de 50 a 60 euros por mês (equivalente a R$ 150). O serviço estará inicialmente voltado para quem estiver disposto a pagar por um serviço premium”, informa.

De olho na extensão da cobertura 4G, o governo já sinalizou interesse em leiloar a faixa de 700 Mhz para uso da nova tecnologia. Neste caso, no entanto, há um imbróglio iminente: as TVs abertas trafegam seus dados nesta frequência e, dada a intenção de prorrogar o desligamento do sinal analógico para além de 2016, a utilização pelas operadoras ainda é incerta.

UOL: Mulheres são mais propensas a serem viciadas em internet que homens, diz estudo alemão

Mulheres têm maior predisposição ao vício de
internet que homens, segundo estudo 

Um estudo alemão aponta que as mulheres têm maiores chances de serem viciadas em internet do que homens. E a causa desse vício não é apenas psicológica, mas genética. A pesquisa foi conduzida por especialistas da Universidade de Bonn e do Instituto central de saúde mental de Mannheimm, ambas instituições são alemãs.

“Concluímos que o vício em internet não é um fingimento de nossa imaginação”, disse Dr. Christian Montag, do departamento de psicologia da Universidade de Bonn.

Ao explicar o gene que torna as mulheres mais “predispostas ao vício”, os especialistas informaram que o processo lembra o da nicotina. O consumo regular de cigarro faz com que a nicotina mude neurotransmissores do cérebro, causando o vício. Além disso, a alteração acaba ligando o vício a uma parte do cérebro responsável pelo sistema de recompensa.

O viciado, segundo o estudo, pensa o dia todo na internet e sente que seu bem-estar é severamente impactado se eles não consegue sair de casa sem estar conectado.

“Entre os usuários que exibiam problemas de vício, a mudança de genes ocorreu com maior frequência de forma particular com as mulheres”, disse Montag. Segundo o especialista, o estudo ainda precisa ser validado com outras pesquisas, uma vez que levantamentos anteriores apontavam o homem como o mais propenso a ficar viciado em internet. No entanto, a conclusão é de que a genética de um tipo de sexo pode resultar em subgrupos específicos de dependência, como o referente a redes sociais.

Os pesquisadores entrevistaram ao todo 843 pessoas sobre seus hábitos de internet (em inglês). O questionário utilizado concluiu que132 homens e mulheres apresentavam comportamento problemático quanto ao uso da rede mundial de computadores.

G1 - Facebook diz que começará a remover ‘curtir’ falso de páginas


Menos de 1% dos 'Curtir' dados serão removidos, diz Facebook.
'Curtir' falso é dado com software malicioso ou conta comprometida.

O Facebook anunciou, na última sexta-feira (31), que começará a remover o ‘Curtir’ que for dado em uma página sem que o usuário tenha realmente a intenção de ter feito isso.

“Nós aumentamos nossos esforços para remover o Curtir de páginas que podem ter sido conseguidos por meios que violam os nossos termos de uso”, disse a rede social, em um comunicado. O usuário do Facebook clica em "Curtir" diante de uma página quando quer receber atualizações sobre uma marca ou empresa.

De acordo com a companhia, em média, menos de 1% dos “Curtir” serão removidos das páginas. Nessa leva, serão tirados os “curtir” obtidos com softwares maliciosos, vindos de contas com segurança comprometida, vindos de usuários que foram enganados e os que foram comprados.

“Nós sempre tivemos uma proteção contra esse tipo de coisa, mas os nossos sistemas foram atualizados para combater o que for suspeito”, diz o comunicado da empresa. “Para deixar claro: nós nunca permitimos a compra de ‘curtir’.”

Governo da Bahia: Secopa lança campanha sobre mascote da Copa 2014 em rede social









A campanha Qual será a mascote da Copa 2014?foi lançada nesta segunda-feira (3), pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), em sua página na
rede social Facebook. O objetivo é mobilizar o público a opinar e debater sobre a nova mascote da Copa 2014, assunto que desperta a curiosidade de milhões de brasileiros que são apaixonados por futebol. 

As ferramentas do Facebook serão utilizadas para que as pessoas possam curtir e compartilhar a postagem da campanha, dar um palpite certeiro sobre qual será a mascote da Copa 2014 e fazer com que seus amigos curtam sua resposta. As quatro respostas mais curtidas receberão brindes de clubes baianos. 

A campanha será encerrada às 12h do dia 06 de setembro e os vencedores serão divulgados posteriormente na página da Secopa. Os brindes serão entregues, na sede da secretaria, em Salvador, aos vencedores, que terão também suas fotos com os kits exclusivos publicados na página da instituição, no Facebook.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Antena de 1mm aumenta velocidade do Wi-Fi em 200 vezes


Medindo 1,6 mm x 1,2 mm, a miniantena custa o equivalente a um terço das antenas atuais, mesmo sendo centenas de vezes mais eficiente.

Antena de 1mm aumenta velocidade do Wi-Fi em 200 vezes


Miniantena

Engenheiros de Cingapura criaram uma antena supercompacta, de alto desempenho, capaz de suportar um tráfego de dados 200 vezes maior do que a tecnologia Wi-Fi atual.

A antena é totalmente baseada na tecnologia do silício, o que significa que ela está pronta para ser incorporada nos aparelhos em fabricação.

Segundo os pesquisadores, a antena permitirá, além do aumento da potência, a miniaturização dos aparelhos.

Medindo 1,6 mm x 1,2 mm, ela custa o equivalente a um terço das antenas atuais, mesmo sendo centenas de vezes mais eficiente.

Operando na faixa de 135 GHz, a antena consegue suportar uma velocidade de transferência de dados de 20 Gbps - 200 vezes mais rápido do que o Wi-Fi - o padrão 802.11 suporta dados na faixa dos 100 Mbps.

Segundo os pesquisadores, isto viabilizará a recepção de conteúdos de multimídia, como filmes, apresentações online, teleconferência e entretenimento.

Antena espiral em cavidade

A tecnologia é conhecida como antena espiral em cavidade, ou CBS (cavity-backed slot).

"Preenchendo a cavidade da antena com polímero, em vez de ar, nós obtivemos uma superfície plana que pode ser processada pela tecnologia padrão," disse o Dr. Hu Sanming, do Instituto de Microeletrônica AStar.

Para demonstrar que a antena funciona em termos práticos, os pesquisadores deram um passo adicional, e integraram-na com os circuitos adicionais para tornar o dispositivo inteiramente contido em um invólucro único, adequado para a fabricação em massa.

Olhar Digital: Pesquisa descobre usuários e provedores que mais sobem obras no Pirate Bay


Cinco dos dez provedores mais usados para upload de arquivos piratas são dos EUA, diz estudo 

The Pirate Bay

Um grupo de pesquisadores de institutos da Espanha, Estados Unidos e Alemanha realizou um amplo estudo sobre a disseminação de obras protegidos por direitos autorais pela internet e descobriu quais usuários, provedores e países são os líderes na inserção de conteúdo no The Pirate Bay, o site sueco de compartilhamento de arquivos que teve um dos seus fundadores - Gottfrid Svartholm - preso nesta segunda-feira (3/9) no Camboja. Os usuários que não se protegem com programas para garantir o anonimato podem ser facilmente reconhecidos através de um software desenvolvido pelos pesquisadores, que acompanha cada novo arquivo inserido no Pirate Bay e arquiva o IP e a localização da pessoa responsável.
De acordo com os acadêmicos, uma pequena fração dos usuários do site de compartilhamento de arquivos é responsável por 67% do conteúdo publicado e 75% de todos os downloads.
Analisando os dados, o grupo MYPROBE (Monitoring, Identifying & Profiling Bittorrent Publishers) descobriu que, dos dez provedores mais usados para subir arquivos no Pirate Bay, cinco são dos Estados Unidos (Comcast, Road Runner, Verizon, SBC e Cox), seguido por Canadá, Austrália e Grã Bretanha.
O esforço multinacional de pesquisa que gerou o MYPROBE envolve a Universidade Carlos III e o Instituto IMDEA, de Madrí (Espanha); a Universidade de Oregon (Estados Unidos); e o Technische Universität Darmstadt (Alemanha). O projeto quer entender porque tantos torrents inválidos ou falsos são espalhados pela rede e busca desenvolver maneiras de evitar esse expediente.
O site da iniciativa permite que os usuários filtrem uma pesquisa relativa aos últimos 30 dias por categorias como provedores, usuários mais populares e IPs, além de mostrar quem subiu quais arquivos. Se você quer saber mais sobre o estudo e explorar seus dados, clique aqui