quarta-feira, 26 de novembro de 2014

G1: Em evento sobre internet, China detalha ambição de controle da rede

Em evento sobre internet, China detalha ambição de controle da rede
País realizou pela primeira vez conferência mundial sobre a internet.
Apesar de evento, muitos veem com receio intenções da China na rede.

A China mostrou a governos e às maiores empresas de tecnologia do mundo sua visão para a governança global da internet – limpa, controlada e coreografada. Autoridades públicas e empresas que somam US$ 2,5 trilhões em valor de mercado, da Apple ao Facebook, experimentaram em primeira mão na cidade chinesa de Wuzhen a exibição chinesa de sua primeira "Conferência Mundial sobre Internet" (WIC, na sigla em inglês).

"Aqui está cheio de turistas, que são perfeitamente ordeiros", disse o chefe de internet e diretor do Escritório Estatal de Informações de Internet da China, Lu Wei, na cerimônia de abertura. "O ciberespaço também deve ser livre e aberto, com regras a seguir e sempre de acordo com o estado de direito".

Muitos dos presentes viram a realização da cúpula na China como uma evolução. Para os céticos, no entanto, o ambiente controlado da cúpula reforçou os receios da indústria de que a retórica de Pequim sobre uma internet "livre e aberta" soa vazia, com a mão de ferro do governo sobre a indústria online intacta.

Em uma cúpula realizada por líderes do governo, nada foi deixado ao acaso e repórteres não podiam fazer perguntas diretamente em vários eventos, uma prática comum em conferências setoriais na China.

Os líderes chineses falaram sobre uma internet que deve ser livre e aberta – e controlada em seus próprios termos.

Uma influência maior sobre a internet global também poderia ajudar Pequim a promover seus interesses de política econômica, conforme as empresas chinesas online privadas que estão sob suas regras fazem mais investimentos no exterior.

"A China quer participar mais da governança da internet e também em um certo sentido quer defender o modelo chinês de regulação da internet, incluindo controle e censura da internet", disse o professor assistente do Centro de Estudos de Mídia e Jornalismo da Universidade de Hong Kong, Fu King-Wa. 

G1: Jovem cria projeto para popularizar impressoras 3D: 'todos terão uma'

Jovem cria projeto para popularizar impressoras 3D: 'todos terão uma'
Empreendedor de 26 anos fez equipamento de baixo custo em Piracicaba.
Iniciativa já rendeu prêmio de R$ 100 mil e bolsa de estudos fora do país.
Felipe Alcarde Rodrigues criou impressora 3D em Piracicaba
Quando os primeiros computadores surgiram, era difícil imaginar que as máquinas se tornariam comuns dentro de casas ao redor do mundo. Agora, com os smartphones, tecnologias ainda mais avançadas cabem dentro do bolso. Esse avanço inspirou o estudante de MBA em Gestão de TI Felipe Alcarde Rodrigues, de 26 anos, a criar um projeto que pretende popularizar as impressoras 3D. "No futuro, todos terão uma dessas em casa para imprimir os mais diversos e úteis objetos", afirmou o rapaz, que mora em Piracicaba (SP). A iniciativa rendeu um prêmio de empreendedorismo de R$ 100 mil e uma bolsa de estudos nos EUA.  
Felipe Alcarde Rodrigues quer popularizar
a impressora 3D
O projeto foi feito em parceria com um colega do curso de técnico em informática de Rodrigues, Vinícius Miguel. A dupla usou o tempo livre em meio a outros empregos para desenvolver a impressora, que disputou a premiação contra outros 20.105 projetos de universitários de todo Brasil. A escolha foi por votação popular na internet, que teve cerca de 1,5 milhão de participações.

Rodrigues e o amigo montaram dois modelos de impressoras, um básico e outro mais avançado. O primeiro é conectado a qualquer computador por um cabo USB e é comandado por um software livre. O produto final alcança preço de venda de R$ 3,5 mil, e o valor médio por um equipamento semelhante ultrapassa R$ 5 mil, segundo Rodrigues. "Nossa intenção é baratear ainda mais no ano que vem. Queremos alcançar um preço de R$ 2 mil e tornar a impressora mais acessível", afirmou.
mpressora 3D permite fazer objetos plásticos em casa De acordo com Rodrigues, o mercado para esse tipo de equipamento tem crescido graças às suas diversas utilidades. "É possível imprimir óculos, fazer artesanato, peças industriais, utensílios médicos e odontológicos ou ainda produzir urnas funerárias. Dá até para substituir peças automotivas. Tudo depende da criatividade e da capacidade de quem comanda a máquina", afirmou.

A ideia de Rodrigues e Vinícius Miguel é investir no empreendimento o prêmio de R$ 100 mil recebido no início do mês. "Vamos ampliar nossa equipe e tentar inovar ainda mais", disse Rodrigues. O rapaz contou que lê sobre empreendedorismo e busca inspiração em histórias de sucesso. "Pelo que pesquisei, as trajetórias são parecidas, há dificuldades no começo, falta dinheiro, mas a criatividade acaba falando mais alto", afirmou.

A impressão
O molde do que se deseja imprimir é feito em softwares que permitem desenhar objetos em terceira dimensão. Em seguida, um software livre divide a imagem em camadas. "É preciso uma noção básica de informática, mas não é necessário saber linguagem de programação, por exemplo", comentou Rodrigues.
Quando o molde digital está pronto, o equipamento imprime as camadas do objeto derretendo o plástico e moldando-o ao formato desejado. O tempo de impressão dos objetos depende do tamanho e da complexidade, uma miniatura de taça como a da foto acima, por exemplo, leva cerca de 1h para ficar pronta. "Ainda é um processo lento, não é para objetos em grande escala, mas a tendência e nosso foco é aprimorar isso e aumentar a velocidade e a qualidade de impressão", disse o jovem.
Felipe Alcarde Rodrigues busca popularizar a impressora 3D 

G1: Internautas com nomes de empresas no Twitter confundem clientes

Internautas com nomes de empresas no Twitter confundem clientes
'Muitos seguidores acham que sou companhia telefônica', diz pesquisadora.
Reclamações enviadas a perfis errados são monitoradas pelas companhias. 
Perfil de atendimento da Gol responde a internauta mesmo com a menção à conta errada
“Twitteiros de toda a América do Sul enviam suas queixas ao meu Twitter. Tenho muitos seguidores colombianos, argentinos, que creem que sou uma companhia telefônica”. A reclamação, em tom de brincadeira, é da pesquisadora chilena Susana Claro, que está na rede social como @claro – e acaba confundida com a operadora de telefonia do mesmo nome.

Assim como Susana, outros internautas recebem reclamações “indevidas” de consumidores brasileiros. Uma busca por @tim leva a dezenas de reclamações e comentários sobre a operadora de telefonia TIM. Mas esses consumidores estão, na verdade, falando com o jornalista norte-americano Tim Bradshaw, que trabalha no jornal “Financial Times” e utiliza o Twitter desde 2006 com essa conta.

Até perfis inativos recebem reclamações. O usuário @gol, por exemplo, tem uma única postagem feita, de maio de 2007. Mas a conta é frequentemente mencionada por usuários brasileiros que tentam contato com a empresa aérea Gol.

Para não deixar que esses clientes fiquem sem resposta, muitas empresas fazem monitoramento desses perfis “equivocados”. 
Internautas enviam mensagens a pesquisadora
chilena acreditando estar falando com a Claro

A Claro, por exemplo, afirma que monitora as redes para identificar mensagens para a companhia direcionadas por engano a Susana. “Monitoramos as redes sociais desde 2008 e há um pequeno percentual de interações que mencionam o perfil @claro. Sempre que ocorre procuramos interagir com os nossos clientes”, diz a empresa, que está na rede social com a conta @ClaroBrasil.

A própria pesquisadora diz que tentou por um tempo redirecionar os clientes, mas acabou desistindo da tarefa. "Aprendi muito sobre as debilidades das companhias telefônicas (...). Alguns pobres usuários escrevem desesperados. Por um tempo estive retwittando as mensagens com queixas, mas não tenho muito tempo para fazer mais”, conta.

A internauta, no entanto, diz que leva a situação com bom humor. “A verdade é que não me incomoda nada, algumas queixas são bastante divertidas. Ao menos me fazem sentir que minha conta está menos vazia”.

Achamos você
A reportagem do G1 tentou contato com a usuária do perfil @gol, mandando uma mensagem pela rede social. A dona da conta não respondeu ao pedido – mas a companhia aérea se manifestou: “Olá, Nossa página oficial é @VoeGOLoficial. Disponha!”, foi a mensagem recebida pela reportagem.

“O monitoramento feito pela Gol procura sempre identificar possíveis tagueamentos equivocados e direcionar o cliente para página correta”, diz a companhia, presente no Twitter desde 2009. “Em relação ao perfil @gol, não há ruídos, visto que os canais oficiais estão consolidados e são reconhecidos pelos clientes. No @VoeGOLoficial são mais de 350 mil seguidores”, diz a empresa.

Procurada pelo G1, a TIM não comentou o monitoramento das redes sociais para responder mensagens enviadas ao jornalista norte-americano. Mas afirmou que possui também uma conta específica para atender reclamações, a @TIM_AJUDA.
 
Jornalista norte-americano recebe reclamações de
clientes da TIM, enviadas por engano
O que diz o Twitter
A política de contas inativas do Twitter explica que são analisadas denúncias de violações de sua política de marcas registradas.

“Quando for determinado que uma conta pareça estar confundindo os usuários, mas não esteja se passando propositalmente pelo produto ou serviço da marca registrada, daremos ao titular da conta uma oportunidade de eliminar qualquer possível confusão. Poderemos também liberar o nome de usuário para uso ativo do detentor da marca registrada”, diz a regra da rede social.

Questionadas pelo G1, a Claro, a TIM e a Gol não informaram ter interesse em utilizar os nomes @claro, @tim e @gol em suas contas oficiais. 

IdgNow: Apple pode trocar Google por Yahoo ou Bing como buscador padrão em 2015

Apple pode trocar Google por Yahoo ou Bing como buscador padrão em 2015

Contrato da Apple para ter o Google como buscador no iOS termina no próximo ano e não deve ser renovado. Microsoft e Yahoo já "mexem os pauzinhos", diz site.
Depois do Firefox, o Safari, da Apple, pode ser mais um navegador a dispensar o Google como buscador padrão. As informações são do The Information.

De acordo com o site especializado, a fabricante do iPhone pode não renovar o acordo que coloca o Google como ferramenta de busca padrão para os donos de iPhone desde o primeiro modelo, em 2007 – esse contrato será encerrado em 2015.

A briga para tomar o lugar do Google no reino móvel da Apple, também conhecido como iOS, conta com a Microsoft e seu Bing e o Yahoo, que recentemente desbancou a empresa de Mountain View no navegador da Mozilla.

O The Information aponta, inclusive, que representantes da Microsoft e Yahoo já teriam se reunido com executivos da Apple sobre essa possibilidade para o próximo ano.

Vale lembrar que o Bing já está presente em outros produtos da Apple, como o assistente pessoal Siri, e também no novo sistema OS X Yosemite, para Macs, e na busca do Spotlight.

E aí, o que acha dessa possível mudança no iOS? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

IdgNow: Saiba qual a média salarial dos profissionais de TI para 2015

Saiba qual a média salarial dos profissionais de TI para 2015


Guia Salarial da Robert Half mostra profissionalização no modelo de contratação do setor de tecnologia da informação

O mercado de tecnologia está em expansão e deve manter aquecida a demanda por profissionais em 2015. Pelo menos é o que aponta um relatório da Robert Half. De acordo com a consultoria, a maior procura é em empresas de médio porte, que estruturam seus quadros de TI, em startups e em grandes companhias que lançam novos projetos na área. As indústrias mais aquecidas são a eletrônica, serviços financeiros e internet.

O Guia Salarial aponta ainda outras duas importantes transformações no setor: a ampliação das contratações no modelo formal, substituindo gradativamente o modelo “pessoa jurídica” por contratos CLT; e a redução da rotatividade dos executivos de TI nos últimos semestres.

As habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas nos profissionais de TI são visão de negócio, jogo de cintura, adaptabilidade e comunicação, aponta o estudo.

As posições mais demandadas do segmento de tecnologia são o gerente de TI, desenvolvedor e analista de negócios. O coordenador de sistemas e desenvolvimento é o profissional que deve ter a maior alta salarial em 2015, com previsão de 10% de incremento. Já o gerente de TI, desejado principalmente por pequenas e médias empresas, tem faixa salarial a partir de R$ 12,5 mil e até R$ 25 mil, para companhias deste porte.

Confira a seguir a média salarial dos profissionais de tecnologia previstas pela Robert Half para 2015!

Diretor de TI/ CIO
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$20.000 – 35.000
Salário de 2015: R$20.000 – 40.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$25.000 – 55.000
Salário de 2015: R$25.000 – 55.000

Diferença: 4,5%
Gerente de TI
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$12.500 – 25.000
Salário de 2015: R$13.000 – 26.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$15.000 – 30.000
Salário de 2015: R$16.000 – 30.000

Diferença: 3%
Gerente de Projetos/ PMO
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$9.000 – 18.000
Salário de 2015: R$9.000 – 18.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$10.000 – 22.000
Salário de 2015: R$12.000 – 22.500

Diferença: 4%
Gerente de Infraestrutura/ Telecomunicações
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$9.000 – 16.000
Salário de 2015: R$9.000 – 16.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$13.000 – 20.000
Salário de 2015: R$13.000 – 22.000

Diferença: 3%
Coordenador de Infraestrutura/ Telecomunicações
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$7.000 – 12.000
Salário de 2015: R$7.500 – 12.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$8.500 – 16.500
Salário de 2015: R$8.500 – 16.500

Diferença: 1,5%
Analista de Infraestrutura/ Telecomunicações
Sênior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$4.000 – 7.000
Salário de 2015: R$4.000 – 7.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$5.000 – 8.000
Salário de 2015: R$5.000 – 8.500

Diferença: 2%
Pleno
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$3.000 – 5.000
Salário de 2015: R$3.000 – 5.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$4.000 – 6.000
Salário de 2015: R$4.000 – 6.500

Diferença: 2,5%
Júnior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$2.000 – 4.000
Salário de 2015: R$2.000 – 4.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$3.000 – 5.000
Salário de 2015: R$3.000 – 4.500

Diferença: -3%
Gerente de Sistemas/ Desenvolvimento
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$10.000 – 16.000
Salário de 2015: R$11.000 – 16.500

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$14.000 – 20.000
Salário de 2015: R$14.000 – 22.000

Diferença: 6%
Coordenador de Sistemas/ Desenvolvimento
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$7.000 – 13.000
Salário de 2015: R$8.500 – 14.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$9.000 – 17.000
Salário de 2015: R$11.000 – 17.000

Diferença: 10%
Analista de Sistemas/ Desenvolvimento
Sênior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$6.500 – 9.500
Salário de 2015: R$6.500 – 10.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$8.000 – 10.500
Salário de 2015: R$8.000 – 12.000

Diferença: 5,5%
Pleno
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$4.500 – 6.500
Salário de 2015: R$4.500 – 6.500

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$5.000 – 7.500
Salário de 2015: R$5.000 – 8.000

Diferença: 2%
Júnior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$3.500 – 5.000
Salário de 2015: R$3.500 – 5.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$3.500 – 6.000
Salário de 2015: R$3.500 – 6.500

Diferença: 2,5%
Analista de Negócios
Sênior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$7.000 – 10.000
Salário de 2015: R$7.000 – 12.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$9.000 – 12.000
Salário de 2015: R$9.000 – 14.000

Diferença: 10,5%
Pleno
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$4.500 – 7.000
Salário de 2015: R$5.000 – 7.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$6.000 – 8.000
Salário de 2015: R$6.500 – 8.500

Diferença: 5,5%
Júnior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$3.500 – 6.000
Salário de 2015: R$3.500 – 6.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$4.000 – 6.500
Salário de 2015: R$4.000 – 6.500

Diferença: 0%
Analista ERP
Sênior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$7.000 – 11.000
Salário de 2015: R$8.000 – 13.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$9.000 – 14.000
Salário de 2015: R$10.000 – 17.000

Diferença: 17%
Pleno
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$6.000 – 9.500
Salário de 2015: R$6.000 – 10.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$7.000 – 12.000
Salário de 2015: R$7.000 – 12.000

Diferença: 1,5%
Júnior
Empresa de tamanho P/M:
Salário de 2014: R$4.000 – 6.000
Salário de 2015: R$3.500 – 6.000

Empresa de tamanho G:
Salário de 2014: R$4.500 – 7.500
Salário de 2015: R$4.500 – 7.500

Diferença: -2,5%

G1: Google mapeia mundo subaquático em Fernando de Noronha

Google mapeia mundo subaquático em Fernando de Noronha
Projeto do Google Maps é parte de 'ambição' de mapear todos os cantos do mundo, inclusive oceanos. 
Fernando de Noronha foi o ponto de partida do mapeamento subaquático no Brasil.
O Google Maps em breve vai abranger, além das ruas e pontos da superfície da Terra, o fundo do mar: a gigante americana está fazendo o mapeamento subaquático dos oceanos, e no Brasil a primeira parada do projeto foi o arquipélago de Fernando de Noronha. Veja o vídeo.

"Isso faz parte de uma ambição maior do Google Maps, de fazer um mapeamento de todo o mundo. Fernando de Noronha foi o ponto de partida, tanto para fazer o Street View (mapeamento das ruas) quanto a primeira coleta das imagens subaquáticas no Brasil", disse à BBC Brasil Tomás Czamanski Nora, responsável técnico pelo projeto na América Latina. Veja a galeria de fotos completa.

Nessa primeira parte do projeto, foram mapeados 50 km a pé e 6 km embaixo d'água, ao longo de 12 dias, em outubro, em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas (reserva ecológica próxima).
Equipamento usado, chamado Trekker, contém uma bola na ponta

Para a coleta, os técnicos do Google usaram uma mochila especial com uma enorme bola na ponta - onde ficam 15 câmeras fotográficas que captam imagens em 360º. Antenas de GPS fazem a geolocalização de forma a vincular cada imagem a um ponto geográfico específico.

Com isso, cada vez que o bonequinho do Street View for acionado pelo usuário, mostrará exatamente como era aquele ponto do oceano no momento da captura das imagens, o que inclui as vistas de corais, golfinhos e tubarões.

Segundo a empresa, as imagens devem estar disponíveis para os usuários do Google Maps no início de 2015.

O projeto de mapeamento oceânico já ocorreu também em reservas ambientais subaquáticas da Flórida (EUA) e da Austrália.