sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Convergência Digital: NFC responderá por 54% dos pagamentos móveis em cinco anos


O volume de transações globais que utilizam dispositivos móveis como meio de pagamento vai quadruplicar ao longo dos próximos cinco anos, ultrapassando US$ 1,3 trilhão, revela estudo do Juniper Research.

Para a consultoria, esse impulso acontecerá tanto pelas compras remotas, como por meio de transações NFC (Near Field Communication), que começa a ganhar musculatura. Este tipo de transação, inclusive, salienta a Juniper Research, será responsável por 54% do valor total de pagamentos móveis feitos até 2017.

Outra conclusão do estudo é que a compra de bens físicos por meio de dispositivos móveis serão responsáveis por 30% do varejo eletrônico nos próximos cinco anos.

Convergência Digital: Banda larga móvel pré-paga e acesso Wi-Fi lideram a preferência do brasileiro



Dados do Target Group Index, estudo realizado pelo IBOPE Nielsen Online, para conhecer como é o uso de Internet no celular no país, mostram que 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do Brasil possui celular; destes, 16% possuem smartphones.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 16/08, possui dados relevantes das preferências dos usuários móveis. Para acesso à Internet, o Wi-Fi - gratuito na sua maior parte - é o tipo de conexão preferida para 80%. O serviço 3G aparece com pouco mais de 60%, muito em função do custo do produto ofertado pelas teles. Tanto que para controlar os gastos, os planos pré-pagos de banda larga já aparecem na frente - com 53%. Já os pós-pagos ficam com 47%.

Há uma clara mistura entre o pessoal e o profissional quando o tema é o uso da Internet no celular. Entre os 4600 entrevistados pelo IBOPE Nielsen, 49% afirmam usar a Internet móvel para uso exclusivamente pessoal. Mas ao mesmo tempo, 45% dizem que o fazem para pessoal e profissional. Apenas 6% sustentaram usar a Internet móvel para fins exclusivos profissionais.

O estudo também apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço tanto para “ganhar tempo” como para “ocupar o tempo”. A maioria - 84% dos pesquisados - declarou acessar enquanto espera para ser atendida.

De acordo ainda com o IBOPE, fica evidente que o acesso à internet via celular ficará cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores brasileiros, impulsionando o m-commerce. Mas, de acordo com Fabia Juliasz, diretora de novos negócios e relações societárias do IBOPE, ainda existem inúmeros desafios para o aumento da base de usuários, como a qualidade no serviço e custo do acesso para o consumidor final. O estudodo IBOPE foi realizado entre 25 de abril e 2 de maio.

INFO: Alog investe R$ 40 mi em data center no RJ

Por Rafael Ferrer, de INFO Online


São Paulo - A Alog, especializada em serviços de data center, anunciou a construção de um novo data center. O objetivo é ampliar a infraestrutura da empresa e atender a demanda de multinacionais dos setores financeiros, rede, conteúdo digital e do mercado de óleo e gás.

Ainda segundo a Alog, o investimento inicial para a construção da primeira fase do novo data center é de 40 milhões de reais.

A unidade contará com 1.170 racks e a entrega está prevista para ocorrer junho de 2013. A nova unidade será construída em Del Castilho (RJ).

Até o momento, a empresa possui data centers nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Barueri (SP).

BAHIA PRESS: Comissão de Defesa do Consumidor define reunião com a Anatel



O presidente da comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, Pedro Tavares (PMDB), deu início à reunião do colegiado, na manhã de ontem, com a apreciação do Projeto de Lei Nº 19.048/2011, de autoria do parlamentar Álvaro Gomes (PC do B). No papel de relator da proposta, o deputado Fabrício Falcão (PC do B), também do partido comunista brasileiro, deu parecer favorável ao projeto, que também foi aprovado pelo colegiado. 

Em seguida, os parlamentares aprovaram a sugestão do presidente de convidar o repre-sentante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para explicar quais medidas serão tomadas pelas operadoras de telefonia móvel, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas mesmas.

O deputado Adolfo Viana (PSDB) reforçou a necessidade de agendar com urgência essa audiência com a Anatel. “Precisamos de providências rápidas, pois a população está revoltada, e temos o dever de buscar e garantir os direitos da população”, destacou o parlamentar.

O deputado Fabrício Falcão também solicitou uma audiência pública para discutir o cumprimento da lei que determina o teto de 10% do valor do bilhete para as taxas de cancelamento ou remarcação de passagens aéreas.

Apesar da determinação judicial em agosto de 2011, as empresas continuam cobrando valores excedentes e absurdos para remarcar uma passagem. Atualmente, essas taxas de remarcação chegam a 80% do valor da passagem. “É um absurdo o não cumprimento da lei”, ressaltou o deputado. Pedro Tavares se comprometeu a dar celeridade aos agendamentos dessas audiências que discutirão temas de extrema importância para a sociedade.

O presidente do colegiado também leu o requerimento em que o deputado Carlos Geilson (PTN) solicita uma reunião para discutir o termo de compromisso de ajustamento de conduta entre a Concessionária Bahia Norte S.A, a Associação dos Moradores do Jardim Campo Verde e a empresa Barra Mar. Segundo o parlamentar, a concessionária havia se comprometido, perante o Ministério Público, à isenção do pagamento do pedágio referente à linha de ônibus urbana Estação Mussurunga – Barro Duro.

Para tanto, o proponente pediu ainda que estivessem presentes nesse encontro representantes do Ministério Público, da Bahia Norte, da Associação dos Moradores, da Agerba, da Transalvador, da Barra Mar, do Distrito Sanitário de Itapuã e da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.


COMPUTERWORLD: TI Maior: instituto paulista vai certificar software brasileiro


Esse trabalho será realizado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer de Campinas, anuncia ministro Raupp.
EDILEUZA SOARES*


O software brasileiro ganhará uma certificação que promete colocá-lo em vantagem nas licitações governamentais. A medida faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia, ou o TI Maior, que será lançado na próxima semana, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O TI Maior será apresentado aos empresários do setor na segunda-feira, (20/08), em São Paulo, pelo ministro Marco Antonio Raupp.

“Vamos criar um órgão de certificação de produtos, que é um dos institutos do MCTI”, informou Raupp durante o congresso “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”, que encerra hoje em Brasília, promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).

Segundo Raupp, a instituição que ficará responsável pelo processo de certificação do software brasileiro é o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, localizado em Campinas (SP). A entidade já está credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para cumprir esse papel, de acordo com o ministro. A iniciativa tem o objetivo de diferenciar o software nacional do importado nos processos de compra.

Ao comentar sobre o IT Maior, o ministro adiantou que o programa traz uma série de medidas para estimular o setor de software a inovar e criar novas empresas de base tecnológica.

“Os empresários podem esperar linhas de incentivo e apoio para essa atividade. O programa vai desenvolver a inovação e a formação de pessoal qualificado”, antecipa.

*A jornalista viajou para Brasília a convite da ABIPTI

Convergência Digital: Data centers miram PMEs e ofertas de IaaS


O Brasil é uma prioridade para o mercado global de datacenters, principalmente, diante do crescente amadurecimento dos mercados de serviços de TI em países como EUA, Inglaterra e Alemanha.

“Hoje é muito difícil vermos casos de empresas globais que não consideram a América Latina e, principalmente, o Brasil como prioridade para investimento em termos de recursos locais e ações de marketing e comunicação corporativa. Algumas empresas importantes que ainda não tinham presença local passaram a investir fortemente no Brasil desde 2011” indica Fernando Belfort, analista de mercado sênior da Frost & Sullivan.

Em 2011, o Brasil apresentou crescimento de 14,3% referente ao mercado de serviços de datacenter, com destaque para a evolução de hosting dedicado e serviços de armazenamento. Perspectivas de crescimento no curto e médio prazo são extremamente otimistas, atingindo um crescimento médio anual superior a 10% até 2017.

Principais tendências identificadas incluem: maior consolidação do mercado (as três maiores empresas representam quase 52% do mercado), ofertas mais competitivas focando o segmento de empresas de médio porte, e a contratação de serviços de Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service - IaaS).

“Vimos alguns anos de intensas consolidações no setor. Hoje o mercado brasileiro cresce a taxas 3 ou até 4 vezes superior a mercados mais maduros. Nosso país é uma vitrine para enormes investimentos em novas infraestruras de datacenter que visam prover serviços à aquecida demanda nacional” conclui Belfort.

COMPUTERWORLD: Mercado nacional de data center mantém crescimento de 10% até 2017

Consultoria Frost & Sullivan indica que vantagem financeira de terceirizar soluções de TI é um dos principais impulsionadores desse segmento.



Em 2011, o País apresentou crescimento de 14,3% em serviços de data center, com destaque para a evolução de hosting dedicado e serviços de armazenamento. Perspectivas de crescimento nos curto e médio prazos são otimistas, atingindo expansão média anual superior a 10% até 2017, indica a consultoria Frost & Sullivan.

A vantagem financeira ao terceirizar soluções de tecnologia da informação(TI) é um dos principais impulsionadores do mercado de serviços de data center no Brasil, indica a Frost & Sullivan. Com o crescente amadurecimento desse segmento em países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemenha, o Brasil torna-se prioridade para participantes globais, de acordo com a consultoria.

Segundo Fernando Belfort, analista de mercado sênior da Frost & Sullivan, hoje, é muito difícil observar casos de empresas globais que não consideram a América Latina e especialmente o Brasil como prioridade de investimentos. 

Entre as principais tendências estão consolidação do mercado, ofertas mais competitivas com foco no segmento de médias empresas e contratação de serviços de infraestrutura como serviço (IaaS), uma das modalidades de cloud. 

“Vimos anos de intensas consolidações no setor. Hoje, o mercado brasileiro cresce a taxas três ou até quatro vezes superior a mercados mais maduros. O País é vitrine para investimentos em novas infraestruras de data center que visam prover serviços à aquecida demanda nacional”, finaliza Belfort.

Olhar Digital: MIT anuncia centros de pesquisa em São José dos Campos e Campinas

Instituição norte-americana de pesquisa fechou parceria com o governo e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 


Principal instituição de pesquisa tecnológica do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou nesta quinta-feira (16/8) a sua chegada definitiva ao Brasil, com instalação de campus de pesquisa nas cidades de São José dos Campos e Campinas.

A notícia foi dada por Marco Antonio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Dilma Rousseff, em um congresso de tecnologia em Brasília. O Olhar Digital confirmou a informação com a assessoria do ministério e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição que fechou a parceria com a faculdade norte-americana.

Uma das unidades ficará dentro do próprio instituto de pesquisa em tecnologia aeronáutica e ajudará na formação de engenheiros brasileiros. A outra se chamará MIT Center e será um centro independente de pesquisas que funcionará nas instalações do próprio ministério, na cidade de Campinas.

Já há muito tempo se comenta a chegada do MIT ao Brasil, desde que o ministro da pasta de tecnologia ainda era Aloizio Mercadante.

Em uma visita da comitiva da presidente Dilma Roussef à universidades de Harvard e ao MIT, em abril, o ministro afirmou categoricamente que o "MIT vai abrir um MIT" no Brasil e horas depois foi repreendido pela própria diretoria da instituição, que disse em nota que devia se tratar de um "mal entendido" e que "a universidade não abre filiais no exterior". Deste vez, no entanto, a informação é segura.

Além do anúncio do início das suas atividades brasileiras, o MIT também fechou um acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apoiar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na instalação de uma rede de centros de inovação no país.

Mais detalhes serão divulgados nos próximos dias. 

IDG Now!: Google acusa Adobe de liberar versão do Reader sem corrigir falhas de segurança

Antone Gonsalves, CSO / EUA

Foram corrigidas 75% das falhas conhecidas. Empresa recomenda desativar a extensão do Reader para o Chrome, ao menos por enquanto

A equipe de segurança do Google alerta: atualização do Reader, o software de leitura de PDFs da Adobe, não inclui correções para um número considerável de vulnerabilidades.

A Adobe liberou uma nova versão para o Reader na terça-feira (14/8), na qual foram corrigidas cerca de 20 falhas das versões para Mac e Windows. Apesar do número elevado de defeitos abordados nos patches, outras vulnerabilidades continuaram intocadas, de acordo com uma análise feita por Mateusz Jurczyk e Gynvael Coldwind, do Google.

O Google incluiu o Reader no motor de buscas do Chrome. Por isso tem acompanhado tão de perto as correções feitas pela Adobe. No começo do ano, a equipe da gigante de Mountain View começou a testar a aplicação para encontrar erros que poderiam ser explorados por programadores mal-intencionados.

Na última atualização, segundo o google, a Adobe corrigiu vulnerabilidades consideradas críticas e de alto risco, mas falhas menores continuaram intocadas. "Infelizmente, 16 outros defeitos que afetam o Windows, o OS X ou até mesmo ambos os sistemas, continuam sem correção", afirmou a equipe de segurança do Google. 

A Adobe reconheceu ter recebido uma lista de bugs da Google no final de junho e combateu "cerca de 75% dos problemas no pouco tempo que tiveram desde que o relatório chegou".

"Planejamos resolver as questões remanescentes na próxima atualização do Adobe Reader e do Acrobat", afirmou a porta-voz da empresa, Wiebke Lips, ao CSO Online, por e-mail. "A Adobe não tem conhecimento de explorações para quaisquer dos problemas citados pelo Google."

A política da gigante é oferecer aos desenvolvedores de aplicativos 60 dias para consertar erros, antes de expô-los. Em 21 e 27 de junho, o Google notificou a Adobe sobre um total de 60 caches reproduzíveis relacionados a falhas do Reader. Nem todas as vulnerabilidades apresentaram sérios riscos à segurança.

Levando em conta que a Adobe não planeja liberar nenhum nova atualização antes de 27 de agosto, a Google decidiu que a melhor forma de atender interesses de usuários do Chrome era alertá-los sobre detalhes dos bugs e como prevenir riscos.

Além de ignorar falhas em versões do software para Windows e OS X, na terça-feira a Adobe não anexou nenhuma correção para as vulnerabilidades reportadas pelo Google para a versão do Reader para GNU Linux.

As falhas do Windows e OS X estão em versões anteriores do Reader. Usuários do Reader X estão menos suscetíveis a riscos. No entanto, o Google afirma que é possível que hackers especializados em caçar bugs podem encontrar tais falhas, o que aumenta a urgência da divulgação.

Por não existirem soluções disponíveis para as vulnerabilidades não corrigidas, o Google recomenda limitar o uso do Reader ou pelo menos não abrir externamente documentos em PDF. Além disso, a empresa recomendou desativar a extensão do Reader no navegador, pelo menos por enquanto.

"Usuários do Adobe Reader 9.x para Windows que estão cientes do risco são aconselhados a atualizar para o Adobe Reader X, que fornece um recurso de sandbox, tornando mais difícil - embora não impossível - a exploração dessas vulnerabilidades", disse a equipe de segurança. "Infelizmente, o recurso de sandbox não está disponível para as versões mais recentes do Adobe Reader para OS X ou Linux."

Porque nenhuma das vulnerabilidades reportadas pelo Google deixaria hackers passar pela sandbox do Reader, a Adobe acredita ter tempo para liberar os patches adicionais. "Nós não acreditamos que as questões pendentes representam um sério risco aos usuários", disse Lips.

Usuários do Reader são notoriamente conhecidos por utilizarem versões desatualizadas do software, o que as torna potencialmente inseguras. Uma análise no ano passado realizada pela empresa de antivírus Avast Software constatou que apenas 40% dos usuários tinham instalado o patch Reader X, lançado em 2010. A Adobe oferece também a opção de atualizações automáticas para o software.

Vale lembrar que já não é a primeira vez que o Google bate de frente com a Adobe. Ainda nessa semana, a gigante abandonou oficialmente o Flash para Android.

TECNOLOGIA TERRA: Google paga até US$ 2 milhões por hacks no Chrome

O Google está oferecendo um total de até US$ 2 milhões em prêmios para quem conseguir hackear o navegador Chrome. A competição, chamada de Pwnium 2, se realizará em 10 de outubro na Malásia.

Na tabela de hacks, falhas no Chrome e no Chromium (projeto open source usado como base para o navegador do Google) rendem US$ 60 mil. Quem descobrir uma brecha parcial, combinando o código do Chrome com bugs no Windows, por exemplo, ganhará US$ 50 mil. Já problemas encontrados no Flash, no Windows ou outros aplicativos, sem uso do código do Chrome, valem US$ 40 mil.

Pelo valor total, o Google estaria disposto a bancar até 50 falhas, na categoria mais "barata".

Segundo o site Ars Technica, o Google pagou US$ 120 mil na primeira versão do Pwnium, em março, 12% do total de US$ 1 milhão disponível na edição do evento. Entre os vencedores estava um programador de 19 anos que usou seis bugs diferentes para quebrar o código.

IDG Now!: Reuters sofre segundo ataque e crackers postam notícia falsa

Derek du Preez, Computerworld UK

Post falso alegando que o Ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Saud al-Faisal, teria morrido, foi enviado ao serviço de notícias

A plataforma de News Service da Reuters sofreu um ataque, permitindo que postagens falsas - afirmando que o Ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Saud al-Faisal, teria morrido - fossem publicadas.

Já é a segunda vez que o serviço da companhia foi comprometido nesse mês. "A Reuters não relatou histórias falsas e o post foi imediatamente excluído. Estamos trabalhando para resolver o problema", disse Barb Burg, diretor de comunicações globais da Reuters News.

De acordo com a empresa, não há informações sobre quem está por trás do ataque.

No começo do mês foi revelado que o News Service foi ilegalmente acessado e falsas postagens foram feitas relativas a uma entrevista com Riad al-Asaad, chefe do Exército Sírio de Libertação Sírio (Free Syrian Army, em inglês).

Depois disso, a Reuters informou que sua conta de notícias sobre tecnologia no Twitter também havia sido hackeada e tuites falsos foram publicados, mais uma vez, relativa à luta armada, na Síria.

Uma série de 22 tuites falsos foram enviados, alguns dos quais sobre relatórios das perdas que rebeldes sírios sofreram em batalha com as forças do governo sírio.

IDG Now!: Base cresce, mas apenas 16% dos brasileiros têm smartphone


Número revela o quão distante o País ainda está dos números em países desenvolvidos, onde cerca de metade dos telefones são considerados 'inteligentes'

Pesquisa Target Group Index, do Ibope Nielsen, aponta que 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do Brasil possui celular; destes, 16% tem smartphones. O número revela o quão distante o País ainda está dos números em países desenvolvidos, onde cerca de metade dos telefones são smartphones.

Pelo menos 14% dos entrevistados disseram ter mais de um smartphone. Quanto à forma de conexão, quase 80% acessam via rede Wi-fi, seguida da 3G. Sobre o tipo de plano, 53% dizem ser pré-pago e 47%, pós-pago. No total, 49% dizem que a internet é para uso exclusivamente pessoal, 6% somente profissional e 45% para ambos. 

O estudo também apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço tanto para “ganhar tempo” como para “ocupar o tempo”. A maioria - 84% dos pesquisados - declarou acessar enquanto espera para ser atendida.


Já em relação aos conteúdos acessados, além do email, os sites de busca e as redes sociais são os preferidos pelos entrevistados.

Segundo Fabia Juliasz, diretora de novos negócios e relações societárias do Ibope, ainda existem desafios para o aumento da base de usuários, como a qualidade no serviço e custo do acesso para o consumidor final. “A medição é fundamental para a inclusão de mobile no planejamento de mídia e, consequentemente, para o crescimento deste mercado baseado em métricas transparentes e de qualidade”, complementa.

O estudo é fruto de pesquisa online realizada entre 25 de abril e 2 de maio de 2012 sobre os hábitos relacionados à comunicação móvel.

IDG Now!: Nem CD, nem rádio: YouTube é o preferido dos jovens para ouvir música


Pesquisa da Nielsen nos EUA mostra que 64% dos entrevistados escutam música pelo site de vídeos. CD, rádio e iTunes ficam atrás, todos na faixa dos 50%
Luiz Mazetto

O YouTube é o meio mais popular entre os jovens para ouvir música, superando os tradicionais rádio e CD e até o iTunes, da Apple, aponta uma pesquisa recente feita pelo instituto Nielsen nos Estados Unidos. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Segundo o levantamento, quase dois terços (64%) dos três mil jovens entrevistados afirmaram usar o site de vídeos do Google para escutar música. Essa porcentagem colocou o YouTube à frente do rádio, com 56%, das faixas compradas pelo iTunes, com 53%, e dos cada vez menos rentáveis CDs, com 50%.

Mesmo não sendo especializado em vídeos musicais, o YouTube possui um vasto acerto de clipes e shows oficiais, por meio de parcerias com serviços como Vevo, Blank TV e outros distribuidores de conteúdo, além de exibir shows ao vivo. O portal também possui uma grande quantidade de material colocado por fãs, como registros de apresentações e faixas de discos ao vivo e de estúdio.

Vale notar que apenas 17% dos jovens entrevistados afirmaram utilizar programas para compartilhamento de arquivos, enquanto que 72% disse ter comprado músicas nos últimos meses. 

Essa enorme popularidade do YouTube entre os fãs de música já fez o site ser alvo de diversas ações judiciais de grupos detentores de direitos autorais. Um deles, da Alemanha, chegou a pedir o pagamento de quase 0,10 de dólar por stream de faixa, o que significaria um prejuízo de milhões para o site.


UOL: Com fotos e vídeos, nova rede social dos criadores do Twitter vai além do texto


Exemplo de publicação do Medium 

Nem só de 140 caracteres vivem os fundadores do Twitter, Biz Stone e Evan Willians. Apostando em uma rede social menos limitada, os responsáveis pelo Twitter divulgaram sua nova criação para a web: o Medium (www.medium.com), que ainda está em fase de testes. Por enquanto, somente alguns usuários estão sendo convidados.

De acordo com o portal “CNN”, a nova rede social estará focada em reunir o conteúdo similar em grupos, incluindo fotos, vídeos e outras ligações externas, como sites. Uma das propostas da página é oferecer um espaço online para quem precisa mais do que 140 caracteres para se expressar, mas acha o tamanho dos blogs grande demais.

Post de usuário no Medium 

Além disso, outro conceito utilizado para criar o Medium é de que muitos internautas utilizam as redes sociais apenas para ver o que outros usuários compartilharam.

O famoso botão “curtir” do Facebook está presente na forma de “isso é bom”, servindo como uma maneira de avaliação do que foi postado. Os conteúdos mais bem “curtidos” pelos usuários receberão destaque entre os outros posts. No entanto, não ficou claro se haverá alguma espécie de ranking.

Em relação às publicações, pode-se dizer que o produto é tão simples quanto o Tumblr. Já o formato de coleção lembra o Pinterest.

Se você gostou da ideia, mas ainda não faz parte dos que já foram convidados, é possível se cadastrar no Medium com a conta do Twitter e verificar o que outros usuários estão fazendo.

Portal NE10: Plataforma de criação de sites gratuita Wix.com registra crescimento de 467%




A plataforma gratuita Wix.com, que permite a construção de websites em HTML5, registrou um crescimento recorde no Brasil: em apenas um ano, a base de usuários passou de 750 mil (julho/11) para 3,5 milhões (julho/12), o que representa um incremento de 467% no número de pessoas a usar a solução.

No estilo “faça você mesmo” e interface simples – arrasta e solta -, a plataforma é voltada para as empresas e profissionais que necessitam de presença online, soluções simples, com a melhor relação custo benefício, uma vez que oferece uma série de funcionalidades gratuitamente. O serviço ainda permite a criação de projetos personalizados, atrativos e compatíveis com múltiplas plataformas, sem conhecimento prévio de programação ou habilidade em codificação.

A empresa trabalha com um construtor de sites em português com suporte HTML5 que possui uma ampla gama de recursos disponíveis: interação com redes sociais, carregamento rápido, interatividade e integração simplificada com ferramentas externas e “widgets”. Além disso, oferece design amigável para websites, tablets, páginas do Facebook e dispositivos móveis. Para garantir que a criação do site seja realmente simples, porém com qualidade profissional, os usuários brasileiros têm à sua disposição um centro de aprendizagem, suporte online, tutoriais, blog, vídeos e guias. Tudo em português.

Dos usuários brasileiros, 80% são proprietários de pequenas empresas que atuam, principalmente, no comércio varejista e ecommerce. Os 20% restantes são músicos, designers, arquitetos, artistas e fotógrafos. Baseada em um modelo de negócio gratuito, a empresa obtém faturamento por meio de “upgrades” nos serviços, que permitem aos usuários conectar seus sites aos próprios domínios, a recursos de comércio eletrônico e a outros mais avançados.

No mundo, a plataforma Wix.com para Flash e HTML5 possui 24 milhões de usuários, sendo 1 milhão de novos por mês, no mundo inteiro.

Olhar Digital: Apple quebra recorde e ações fecham em US$ 636,34

Boatos do lançamento de um novo iPhone e de um Mini iPad, previstos para setembro, tem empurrado os papeis da companhia 


Após o fechamento do mercado nesta quinta-feira (16/08), o site MacRumorspercebeu que as ações da Apple atingiram o maior pico no fechamento da Nasdaq de todos os tempos.

O valor das ações estavam em US$ 636,34, pouco a mais do que foi visto em 9 de abril, data em que a companhia bateu outro recorde no fechamento da bolsa.

Segundo o site, as ações da fabricante tinha dado uma ligeira caída, após a companhia anunciar, no mês passado, um lucro abaixo do esperado. Mas, os boatos do lançamento de um novo iPhone e de um Mini iPad, previstos para setembro, tem empurrado os papeis da companhia. 

IDG Now!: Facebook já perdeu 50% do valor desde a estreia na bolsa


Ações da empresa tiveram outro dia catastrófico, com queda de 6% no fechamento; mercado pode ser inundado por mais papéis que estavam travados

As ações do Facebook tiveram mais um dia terrível na Nasdaq. Os papéis fecharam a 21,2 dólares, queda acima de 6% sobre ontem (15). Entre os fatores para a baixa, a principal é a 'enxurrada' de ações em posse de pessoas ligadas à companhia que até então não podiam negociá-las. Mais de 270 milhões de ações foram liberadas para venda - mais da metade dos 421 milhões de papéis no IPO.

Com isso, o Facebook já perdeu metade do seu valor de mercado ao chegar à Nasdaq. Atualmente, a empresa vale 40 bilhões de dólares. A ação, que estreou a 38 dólares, teve a mínima de 19,69 nesta quinta (16).

Para piorar o cenário, mais 243 milhões de ações serão liberadas para negociação entre meados de outubro e novembro.

Folha: Brasileiros usam celular para acessar a internet em filas de espera e no banheiro


Entre os usuários de smartphone que usam o aparelho para acessar a internet no Brasil, 84% o fazem enquanto esperam um atendimento, e 38%, quando estão no banheiro.

É o que diz o estudo Especial Mobile, realizado pela sociedade Ibope Nielsen Online. Ele mostra ainda que 42% dos consultados entra na internet por meio dos telefones celulares no trabalho e 28% enquanto conversa com os amigos.

Segundo o Ibope, os smartphones estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e por isso 59% admitiram que os usam quando estão de acompanhante no automóvel e praticamente a mesma proporção, 58%, recorre a eles no transporte público.

A enquete sobre os hábitos relacionados com a comunicação móvel foi realizada com 4.600 pessoas entre os dias 25 de abril e 2 de maio, depois que outro estudo mostrou que 84% dos habitantes das 11 maiores regiões metropolitanas do país têm telefone celular e 16% deles contam com smartphones.

Em relação ao motivo dos acessos móveis, 87% dos consultados disseram que usam o telefone para consultar o e-mail, 79% para buscar informações e 77% para conectar-se às redes sociais.

Além disso, 52% dos indagados acessam a internet pelo celular para ler notícias, 40% para escutar música, 38% para acessar serviços bancários, 34% para consultar o estado do tempo e 25% para divertir-se com jogos.

G1: Twitter reforça controle sobre aplicativos com novas restrições


Regras afetarão usuários de aplicativos do serviço de microblog.
Apps terão licença de uso para apenas 100 mil usuários.


TweetDeck e outros aplicativos podem ser afetados

Em uma medida para regular como os usuários acessam seu serviço de microblogs, o Twitter anunciou novas restrições que tendem a desencorajar produtores de software independentes de criar aplicativos para a plataforma.

A decisão não deve afetar imediatamente como os atuais usuários do Twitter acessam o serviço, mas as novas regras vão provavelmente atrair novos usuários para os aplicativos do próprio serviço de microblogs, sinalizando um fim gradual para populares programas de terceiros, como o Tweetbot.

O Twitter, que está buscando ampliar o controle sobre sua plataforma enquanto tenta se transformar em uma empresa de mídia digital sustentada por receitas publicitárias, tem dividido círculos do setor de tecnologia sobre sua estratégia.

Não mais apenas um serviço para mensagens de 140 caracteres, o Twitter acredita que pode fornecer mais conteúdo interativo se a maioria de seus usuários utilizarem programas sancionados pela empresa para acessarem o serviço. Mas isso tem criado críticas de produtores de software e dos usuários, muitos dos quais preferem aplicativos independentes como Hootsuite, Uber e Tweetbot.

Sob as novas regras, produtores independentes de software que criarem novos aplicativos para o Twitter terão permissão para terem um máximo de 100 mil usuários. Os atuais aplicativos com mais de 100 mil usuários poderão dobrar a base antes que o serviço imponha um limite rígido.

As novas regras, publicadas na quinta-feira (16), atraíram uma forte onda de críticas de usuários e desenvolvedores de software. Mas não chegam a ser uma surpresa. Em julho, o Twitter sinalizou intenções de controlar mais sua plataforma quando encerrou acordo de licenciamento que permitia a exibição de tuítes no site da rede social LinkedIn.

IDG Now!: Microsoft libera versão final do Windows 8 Enterprise para testes

Gregg Keizer e Rafael Rigues

Além de liberar software para assinantes da TechNet e MSDN, empresa oferece também uma cópia de avaliação de 90 dias

Como prometido, a Microsoft lançou ontem (15) a versão final do Windows 8 para a MSDN (rede de desenvolvedores da empresa) e para assinantes da TechNet. Porém, a empresa também liberou uma cópia de avaliação válida por 90 dias da versão Enterprise do Windows 8 RTM (sigla para versão para os fabricantes) que qualquer pessoa pode baixar. 

Há duas semanas, a Microsoft anunciou que o Windows 8 tinha alcançado a versão RTM, e que seria liberado aos assinantes da MSDN e TechNet em 15/8. Companhias com acordos de licença de garantia de software (software assurance, em inglês) e membros da Microsoft Partner Network começarão a receber o Windows 8 a partir de hoje (16). 

Apesar do fato da multinacional ter dito que a cópia de testes de 90 dias é "voltada a desenvolvedores que desejem criar aplicativos para Windows 8 e profissionais de TI interessados em testar o Windows 8 Enterprise em nome de suas empresas", usuários que não se encaixam nessas categorias (como entusiastas que querem colocar as mãos no software antes de todo mundo) não são impedidos de baixar a versão do sistema, que pesa a partir de 2.4GB e está disponível em versões 32 e 64 bit em vários idiomas, incluindo o Português Brasileiro.

A amostra do Windows 8 RTM pode ser instalada em uma segunda partição do HD, ou em uma máquina virtual rodando sobre um outro sistema operacional, e não exige uma chave de produto para ativação. Mas atenção: 90 dias após a instalação o sistema deixará de funcionar, exibindo um aviso e desligando o PC automaticamente depois de uma hora de uso. E não será possível atualizar a versão de testes para a versão final do sistema: será necessário uma reinstalação do zero. Por esses motivos, não recomendamos o uso desta versão como o único sistema operacional em seu PC.