quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COMPUTERWORLD: Comércio eletrônico deve movimentar no Brasil mais de R$3 bi no Natal


O comércio eletrônico no Brasil deve faturar cerca de 3,85 bilhões de reais com as vendas no Natal de 2013, de acordo com a consultoria e-bit.

O montante representa um crescimento nominal de 25%, comparado ao mesmo período em 2012, quando o faturamento chegou a 3,06 bilhões de reais.

A previsão é de que, do dia 15 de novembro até o dia 24 de dezembro, 10,3 milhões de pedidos sejam feitos via Internet, com tíquete médio de 368 reais. As categorias que devem se destacar nas compras do período são "Moda & Acessórios", seguida por "Eletrodomésticos", "Telefonia/Celulares", "Casa & Decoração", "Saúde, Cosméticos e Perfumaria" e "Informática".

"O Natal é a data sazonal mais importante para o e-commerce e corresponde a 15% e 20% do total de vendas do ano. Dessa vez, com a Black Friday, prevemos um peso ainda maior. O evento vem se tornando uma tradição e está inserido no período de impacto natalino. Muitos consumidores deverão antecipar suas compras na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, data escolhida para as promoções", afirma Pedro Guasti, diretor geral da E-bit. 

"A antecedência nas compras, aliás, é uma recomendação importante na época do Natal. O consumidor deve fazer suas aquisições, pelo menos, 20 dias antes da data. Dessa forma, ele garante que seus produtos cheguem a tempo para a comemoração", completa.

Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/11/27/comercio-eletronico-deve-movimentar-no-brasil-mais-de-r-3-bi-no-natal/ (accessed November 28, 2013).

CORREIO: Black Friday começa nesta sexta (29) com descontos de até 80%


O site oferece a possibilidade de parcelamento das compras em até dez vezes e troca por qualquer produto do site até 31 de janeiro de 2014

A versão brasileira da Black Friday, maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos, é amanhã. E após o fiasco das promoções do ano passado, quando as lojas aumentaram os preços para depois baixar e forjar um desconto maior, o comércio promete compensar neste ano, com descontos reais de até 80%.

Pelo menos é isso o que propõe o site do Black Friday no Brasil (www.blackfriday.com.br). Mas já tem gente prometendo até 85%. O site OQVestir, por exemplo, promete esse desconto nas peças de coleções passadas e 60% em mais de 3 mil itens selecionados de coleções atuais.

O site oferece ainda a possibilidade de parcelamento das compras em até dez vezes e troca por qualquer produto do site até 31 de janeiro de 2014. Quem comprar no Black Friday receberá ainda um bônus de 10% de desconto para a próxima compra, feita até 31 de dezembro.

Já o Hiper Bompreço promete antecipar as ofertas desde hoje, quando abre suas lojas na Bahia às 6h, com descontos de até 70%. Todas as seções, garante, estarão com produtos dentro da campanha, incluindo alimentos, itens de bazar e confecção.

Nesta semana, uma pesquisa da Shopper Experience com mais de 2 mil entrevistados apontou quais são as lojas preferidas dos consumidores brasileiros para a edição deste ano.

As Lojas Americanas ficaram com o primeiro lugar com 21% das indicações, seguidas por Walmart (14%), Submarino (13%), Magazine Luiza (11%) e Casas Bahia (9%).

Fonte: "Notícias." CORREIO. N.p., n.d. Web. 28 Nov. 2013. .




INFO: Dicas para não cair em uma roubada durante a Black Friday


Nesta sexta-feira (29) acontece a quarta edição da Black Friday Brasil, ação que reúne por 24 horas ofertas de produtos e serviços com descontos de 120 lojas virtuais. 

Segundo pesquisa do Busca Descontos, portal organizador do evento, 79% dos consumidores pretendem realizar ao menos uma compra na Black Friday desse ano.
A previsão do portal Busca Descontos é de que as vendas online na data gerem R$ 340 milhões. Segundo a ClearSale, especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia 29 de novembro. 

Mas a principal reclamação dos consumidores nas últimas edições do evento esteve relacionada com a maquiagem de preços, que recebeu até o nome de “Black Fraude - tudo pela metade do dobro”. Então, para evitar cair em roubadas nesse dia e se organizar, INFO preparou algumas dicas essenciais para quem pretende realizar compras durante a Black Friday. 

Organize uma lista - Antes de tudo é preciso listar os produtos que deseja, direcionando-se para as lojas certas e evitando comprar coisas desnecessárias. Crie uma lista alternativa também, para caso um dos produtos desejados esteja em falta no dia. Verifique com antecipação as características desses produtos e faça o cadastro nas lojas de comércio eletrônico que pretende realizar a compra, evitando atrasos. 

Compare os preços - Esta talvez seja a dica mais importante para a Black Friday e deve ser checada antes mesmo do início das vendas. Pensando nos problemas gerados com preços maquiados, alguns serviços prepararam ferramentas específicas para esta data. 

O Buscapé criou um portal onde será possível comparar todas as ofertas cadastradas na ação - só serão publicadas promoções de lojistas que tenham mantido regularidade nos preços nos últimos três meses. 

Outros serviços de comparação de preços como o Zoom e o JáCotei também terão ações especiais para a Black Friday, permitindo verificar os históricos e criar gráficos de preços dos produtos nos últimos meses. 

Há também o programa Baixou que monitora as promoções fornecendo os valores de dias atrás do produto para verificar se realmente diminuiu o preço. Além disso, conta com uma extensão para navegadores Baixou Agora, que monitora em tempo real o preço dos produtos.

Algumas lojas de e-commerce também possuem uma ferramenta chamada “Descontômetro”, onde o consumidor conseguirá verificar a variação de preço de determinado produto na própria página da loja. 

Ferramentas oficiais - Além dos serviços de comparação de preços, o Busca Descontos reunirá nosite oficial do evento cerca de 6 mil ofertas que estarão em vigor neste dia e que serão verificadas com a ajuda de um software que confirmará a veracidade dos preços. O portal também terá um canal exclusivo em parceria com o Reclame Aqui, para que os consumidores possam apontar eventuais abusos dos varejistas. Segundo a organização, todas as denúncias serão apuradas em tempo real e a oferta pode ser retirada do ar. 

Além disso, uma parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Éticapara o Black Friday 2013. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais na ação. As ofertas serão identificadas com o selo “Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões. 

A Serasa Experian também disponibilizará seu canal para permitir que os consumidores consultem o CNPJ de determinada empresa para evitar golpes. O serviço “VocêConsulta Empresas” será liberado gratuitamente durante os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. 

Faça um cadastro prévio - Uma dica para economizar tempo e garantir alguns descontos extras para a Black Friday é realizar um cadastro prévio nos sites que irão participar e na página do próprio evento também. Muitos irão enviar com antecipação as principais ofertas do dia para seu e-mail, além de oferecerem benefícios exclusivos. 

Faça a pesquisa de comparação de preços e veja quais serviços serão mais vantajosos e antecipe seu cadastro. Sites de compras coletivas como SaveMe e Groupon terão ofertas exclusivas para quem se cadastrar antes e reunirão descontos especiais para o evento. Vale acompanhar também. 

Descontos - Vale lembrar que as lojas que participam da Black Friday não colocam todos seus produtos em promoção. Tenha isso em mente quando acessar a página da loja. Além disso, vale também desconfiar de descontos muito altos (por isso é importante pesquisar com antecedência os valores atuais) e de sites que aceitam apenas pagamentos por meio de boletos bancários ou depósito em conta. Imprima e salve todas as informações da compra, para caso seja necessário fazer uma reclamação. 

Melhores horários para comprar - Os horários entre a 00h e 02h e entre 12h e 14h são os de pico, quando há maior congestionamento na internet e alguns sites podem ficar fora do ar. A vantagem de entrar logo no início do horário é encontrar o produto que se procura - depois os estoques podem se esgotar. Então vale ficar atento aos horários e, com a ajuda da pesquisa prévia, iniciar as compras em sites menos procurados. 

Não se limite às grandes lojas - Grandes lojas certamente vão participar e estão no topo na divulgação do evento, porém, não se limite a elas. Muitas outras lojas virtuais estão preparando descontos excelentes e o melhor a se fazer é pesquisar sobre esses serviços antes. Existem diversos segmentos e produtos espalhados pela internet. Procure bem e caso tenha alguma dúvida utilize as ferramentas citadas anteriormente para verificar a idoneidade das lojas.

Fonte: Campi, Monica . "Dicas para não cair em uma roubada durante a Black Friday." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/11/dicas-para-nao-cair-em-uma-roubada-durante-a-black-friday.shtml (accessed November 28, 2013).

Portal A TARDE: HP assumirá hospedagem do site do programa de saúde


O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos vai substituir a Verizon pela Hewlett-Packard como provedor de hospedagem do site do programa de saúde, o HealthCare.gov, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

De acordo com as fontes, o departamento de saúde norte-americano não renovará o seu contrato com a Verizon e estabelecerá um vínculo com a HP para que a companhia hospede o site do programa de saúde.

Desde o seu lançamento em 1 de outubro, o site já apresentou uma série de problemas técnicos. Diante deste problemas, o governo norte-americano teria solicitado propostas para fechar um novo contrato com outras empresas que fornecessem os mesmo serviços, disseram as pessoas familiarizadas com o assunto.

A HP receberá US$ 38 milhões para fornecer os serviços durante o verão.

Um funcionário do departamento de saúde afirmou que a transição entre as provedores já foi iniciada. "Estamos trabalhando em uma transação suave". Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: "Portal A TARDE - HP assumirá hospedagem do site do programa de saúde." Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 28 Nov. 2013. .

INFO: Londrinos criam carregador por indução para o iPhone 5S


Carregador por indução não é mais exclusividade 
dos smartphones com Windows Phone e Android.
A Apple tradicionalmente faz um grande esforço para tornar seus gadgets mais simples de operar. Algo que nós nos acostumamos a chamar de usabilidade. Contudo, as últimas gerações de seus smartphones ignoraram tecnologias promissoras como a comunicação por proximidade (NFC) e a possibilidade de carregar o aparelho por indução (Qi). Talvez por não haver um consenso sobre a real utilidade destas implementações de hardware. O fato é que esta aparente aversão gera diariamente muitos acessórios, movimentando uma indústria paralela. O iQi Mobile é um destes novos dispositivos que completam o uso.

Compatível com o padrão de carregamento por indução Qi, desenvolvido por um consórcio mundial de fabricantes, o iQi Mobile é mais fino que um cartão de crédito. Ele tem 0,5 milímetros de espessura e vai conectado no iPhone 5S, 5C e 5 na porta Lightning. Como é fino, pode ser facilmente encaixado entre a capa protetora que provavelmente você tem e a parte traseira do smartphone.

O carregador em formato de disco, apelidado de Koolpuck, vai conectado ao notebook pela porta USB. Como neste caso a amperagem da porta USB é limitada a 500 mA, a carga deve demorar mais do que o normal, mas é o preço da praticidade de apenas repousar o smartphone sobre o carregador. Veja o vídeo para entender como ele é prático:

O iQi Mobile está a venda no site de financiamento coletivo IndieGoGo por 65 dólares, ou o equivalente a 149 reais sem impostos ou despesa de envio. A expectativa dos criadores da empresa inglesa Fone Salesman, que criou o dispositivo, é que ele chegue ao mercado em 2014 por 35 dólares, sem o carregador (não é um problema, porque existem carregadores compatíveis no mercado).

Fonte: Cruz, Luiz . "Londrinos criam carregador por indução para o iPhone 5S." Gadgets INFO RSS. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/acessorios/londrinos-criam-carregador-por-inducao-para-o-iphone-5s/ (accessed November 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Escolas estaduais de SP terão aula em vídeo e aplicativos do Google; docente será treinado


O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) uma parceria com o Google para capacitar, durante o ano que vem, os cerca de 300 mil professores da rede estadual dos ensinos fundamental e médio para que eles utilizem ferramentas on-line do Google, como o Gmail e o Google Docs, em atividades complementares.

O projeto em conjunto com a empresa americana também define que os professores usem uma plataforma de vídeo on-line para compartilhar ou transmitir em tempo real aulas filmadas.

O treinamento dos docentes ainda não tem duração exata definida, mas, segundo a secretaria, durará 2014 inteiro, a partir do primeiro dia letivo do ano.Por meio da iniciativa, os professores e alunos terão gratuitamente acesso à versão educacional dos programas, que é normalmente paga.

Um canal de videoconferência que usará o sistema Hangouts (antigo Gtalk) será usado para aulas e discussões à distância para as cerca de 5.000 escolas, segundo o governo. "Uma plataforma colaborativa como essa faz as escolas saírem de seus muros", disse Alckmin.

Durante o anúncio, realizado nesta manhã no Palácio dos Bandeirantes, a subsecretária estadual de educação, Rosângela Morroni, disse que não haverá substituição de aulas presenciais por virtuais, e tampouco de exercícios em sala pelos feitos no computador.

Alckin fala observado por Fabio Coelho, presidente do Google 
no Brasil, e Rosângela Morroni, subsecretária estadual de educação .

Apesar disso, isso "dependerá da vontade de cada professor e do uso que ele quiser dar [para os aplicativos]", segundo a secretaria.

O treinamento englobará todos os professores e será feito por meio da Efap (Escola de Formação e a Aperfeiçoamento dos Professores), com funcionários da tecnologia do governo e supervisão do Google, com aulas presenciais e à distância.

FOCO NO PROFESSOR

"Vamos criar, com isso, comunidades de professores que vão utilizar essas ferramentas para criar conteúdo para a sala de aula", disse em entrevista à FolhaNelson Mattos, diretor de engenharia para a Europa e países emergentes do Google.

Projetos do tipo já estão sendo realizados na Malásia e na Tailândia. Segundo Mattos, o brasileiro é "o maior desse porte" e pode abrir portas para parcerias com outros governos estaduais no país. Há outras parcerias no país, mas só com instituições do ensino superior.

"O principal não é a tecnologia propriamente dita, mas sim o que os professores vão fazer com ela", diz Mattos. "Há muitos professores que sabem usar a internet, são ativos, mas muitos não. Os alunos, de forma geral, têm condição de aprender aquilo rapidamente, mas o professor, nem sempre."

"O Google não é uma empresa de educação, mas é muito importante para nós, que queremos nivelar [em oportunidades individuais] a sociedade, disse o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, durante o anúncio. "Podemos fazer do Brasil um país mais eficiente."


A parceria vinha sendo discutida desde o ano passado. No final de outubro, o governo paulista anunciara uma parceria com a Microsoft para prover o pacote Office gratuitamente aos alunos da rede estadual.

Os projetos fazem parte de uma iniciativa pela inclusão digital no Estado, que inclui a Evesp (Escola Virtual do Estado de São Paulo).

"Nosso objetivo é disponibilizar ferramentas digitais atreladas ao currículo que permitam maior interatividade em ganhos e práticas escolares", disse Herman Voorwald, secretário da educação, em comunicado.

Os alunos e professores também poderão usar um disco virtual de 25 Gbytes no Google Drive (a versão gratuita permite 10 Gbytes).

Os programas funcionam também em celulares e em tablets. Outros aplicativos do pacote são Spreadsheets (planilhas) e Google+, uma rede social.

Fonte: GONZAGA, YURI . "Folha de S.Paulo." Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1377231-governo-de-sao-paulo-vai-oferecer-aulas-em-videoconferencia.shtml (accessed November 28, 2013).

Portal A TARDE: Embratel adquire 83,62% do total das ações da NET



A Embratel Participações (Embrapar) anunciou nesta quarta-feira que a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) adquiriu 13.675.932 ações de emissão da NET durante a Oferta Pública Unificada de Aquisição de Ações Ordinárias e Preferenciais da NET Serviços de Comunicação, que foram ofertadas no leilão da OPA. Isso corresponde a 83,62% do total das ações de emissão da NET em circulação.

A companhia adquiriu 10.219.622 ações ordinárias e 3.456.310 ações preferenciais da NET, o que representa 93,48% e 63,73% do total de cada um deles, respectivamente.

Após a OPA, Embrapar e Embratel detém em conjunto, diretamente ou por meio de suas controladas, 329.793.729 ações de emissão da NET, o que corresponde a 96,16% do total de ações representativas de seu capital social.

Fonte: Silva, Marcelo Ribeiro . "Portal A TARDE - Embratel adquire 83,62% do total das ações da NET." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1551671 (accessed November 28, 2013).

Portal NE10: Como aproveitar o Black Friday Brasil


Em 2012, o Black Friday foi marcado por denúncias contra lojas que maquiaram os preços de produtos, sendo até chamado de “Black Fraude”. Ainda assim, as vendas foram altas, chegando a movimentar R$ 217 milhões. Este ano, o evento acontece na próxima sexta-feira (29/11) e espera-se um faturamento ainda maior, com a participação de cerca de 120 lojas virtuais com descontos de até 80%.

Nos Estados Unidos, o Black Friday já é tradição: todos os anos, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, o país é tomado por enormes descontos e multidões nas lojas querendo aproveitá-los. No Brasil, o conceito foi introduzido em 2010 e se concentra nas compras online. O idealizador da versão nacional foi o CEO do Busca Descontos, Pedro Eugênio, atraindo um número maior de lojas participantes a cada ano.

Este ano, estão participando empresas de segmentos variados, desde tecnologia (HP, Dell, Sony) a moda (Colcci, Hering, Marisa), passando por grandes lojas como Lojas Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Walmart, Casas Bahia e Saraiva. Outros destaques são TAM, Ri Happy, Accor Hotels, Tim e Fnac. A lista completa pode ser conferida no site oficial do evento.

Para os consumidores, a boa notícia é que a organização do evento planejou ações para evitar as fraudes verificadas no ano passado. As medidas incluem um filtro que permite a comparação da média histórica dos preços dos produtos no site oficial. Se houver discrepâncias, os organizadores garantem que as ofertas serão barradas automaticamente.

Também estão sendo usados selos de autenticidade para as lojas participantes, parcerias com instituições para denúncia pelos consumidores e um código de ética criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net). As lojas que aderirem às normas vão receber um selo oficial, e caso descumpram alguma regra receberão punições que vão desde advertências até a exclusão do evento.

O site Reclame Aqui também vai participar do Black Friday Brasil. Se um cliente quiser denunciar uma loja por maquiagem de preços, falta de qualidade no atendimento ou outros problemas, poderá fazê-lo através do botão “Denuncie” disponível no site oficial do Black Friday.

Além disso, a Serasa Experian vai disponibilizar acesso gratuito ao VocêConsulta Empresas, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, para permitir que os consumidores consultem gratuitamente informações sobre as empresas. O VocêConsulta Empresas fornece dados sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.

Para usar o serviço, basta clicar em http://portal.serasaconsumidor.com.br/vce e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. Você encontra essa informação no rodapé do site de cada empresa ou nas seções “quem somos” ou “fale conosco”. Desde maio deste ano, o decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, obriga as lojas virtuais a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ.

Outra dica é conferir a lista de sites a evitar preparada pelo Procon-SP. A lista foi atualizada este mês e compila os endereços de lojas que apresentaram irregularidades, principalmente em relação à falta de entrega dos produtos.

Mais um recurso para facilitar a vida dos compradores é o pré-cadastro, que pode ser feito na página evitando a necessidade de se registrar nos sites no dia do evento, quando há muitos acessos e podem ocorrer contratempos. Quem desejar pode se cadastrar para receber novidades sobre o evento e comprar com um só clique, poupando tempo.

Também é possível usar recursos adicionais para comparar preços, como a extensão para Chrome Baixou Agora. O complemento monitora mais de 30 lojas e mostra o histórico das dez últimas atualizações de preços do produto pesquisado, verificando mudanças de valor a cada hora.

Fonte: santos, luisa f. "Como aproveitar o Black Friday Brasil." NE10. http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/11/27/como-aproveitar-o-black-friday-brasil/ (accessed November 28, 2013).

Portal A TARDE: Justiça notifica Apple sobre preço em reais



A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça notificou nesta quarta-feira, 27, a Apple sobre o funcionamento da iTunes Store, a loja virtual da companhia norte-americana para a venda de músicas e filmes no formato digital, além de jogos.

De acordo com nota do Ministério, a secretaria questiona a apresentação dos preços dos arquivos em moeda corrente nacional e o oferecimento de informações aos consumidores sobre as condições do contrato de compra das músicas. A notificação baseia-se no Código de Defesa do Consumidor e no decreto nº 7.962/2013, que disciplinou as regras do comércio eletrônico.

A Apple terá dez dias para fornecer as respostas solicitadas pela Senacon, a partir do recebimento da notificação.

Fonte: Rodrigues, Eduardo . "Portal A TARDE - Justiça notifica Apple sobre preço em reais." Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 28 Nov. 2013. .

GIZMODO: Películas resistentes a líquidos e impactos chegam ao Brasil custando a partir de R$ 118


Nem todos os smartphones por aí são a prova d’água – muito menos de outros tipos de líquidos, ou a fortes impactos. Quem tem o costume de derrubar café no tablet acidentalmente pode proteger o dispositivo com películas especiais. Como a Water Shield e a Screen Protector, lançadas no Brasil pela GetProof.

A Water Shield é uma película protetora contra líquidos em geral. Ao revestir seu dispositivo com ela, você evita que a queda de qualquer tipo de líquido prejudique o funcionamento do aparelho.

Já a Screen Protector é uma espécie de película-escudo para evitar que sua tela seja arranhada ou quebrada devido a impactos fortes. Ela “embrulha” seu smartphone ou tablet e não deixa que nenhuma parte dele arranhe – ou, ao menos, diminui bastante o prejuízo.

As películas protetoras estão à venda nas lojas iCenter Brasil e GetProof. A Water Shield custa R$ 118, enquanto a Screen Protector sai por R$ 129 – também é possível comprar um pacote com as duas por R$ 199. [Foto por Felipe Medeiros]

Fonte: Junqueira, Daniel . "Películas resistentes a líquidos e impactos chegam ao Brasil custando a partir de R$ 118." Gizmodo Pelculas resistentes a lquidos e impactos chegam ao Brasil custando a partir de R 118. http://gizmodo.uol.com.br/peliculas-resistentes-a-liquidos-e-impactos-chegam-ao-brasil-custando-a-partir-de-r-118/ (accessed November 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Vietnã anuncia multas elevadas a quem criticar o governo nas redes sociais


O Vietnã vai aplicar multas de 100 milhões de dongues (US$ 4.740 dólares) a qualquer pessoa que criticar o governo na mídia social, de acordo com uma lei anunciada esta semana, a medida mais recente de uma ampla investida repressiva do regime comunista do país contra os dissidentes.

Comentários não enquadrados como delitos criminais darão origem a multas se considerados "propaganda contra o Estado" ou disseminação de "ideologia reacionária", segundo a lei assinada pelo primeiro-ministro Nguyen Tan Dung.

Tela de login do Facebook

O Vietnã tem sido repetidamente criticado pelo duro tratamento e longas penas de prisão impostos a blogueiros que criticaram o regime de partido único. O número de prisões e condenações teve forte alta nos últimos quatro anos.

A linguagem do novo decreto é vaga e não explicita que tipo de comentário equivale a delito criminal, passível de punição com prisão, ou uma "violação administrativa", que resulta em multa.

O uso da internet deu um salto no país, de cerca de 90 milhões de pessoas, das quais um terço está conectado e cerca de 20 milhões tem contas no Facebook, de acordo com um relatório divulgado em um seminário sobre tecnologia da informação na cidade de Ho Chi Minh, em setembro.

Um usuário do Facebook que fazia campanha online pela libertação do irmão preso por criticar o governo foi vítima da mesma legislação e, no mês passado, sentenciado a 15 meses de prisão domiciliar.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/11/1377255-vietna-anuncia-multas-elevadas-a-quem-criticar-o-governo-nas-redes-sociais.shtml (accessed November 28, 2013).

Convergência Digital: Conficker ainda é ameaça séria às corporações no Brasil

O Conficker/DOWNAD- que tem causado danos nos últimos cinco anos - segue em atividade e pode representar um problema sério, pois pode se propagar para outros sistemas na mesma rede como uma máquina infectada - um fator que pode explicar sua ainda alta taxa de infecção atualmente, aponta um relatório realizado pela Trend Micro.

O malware, desde 2008, já infectou mais de 24 milhões de sistemas no mundo todo e o Brasil aparece como 3º país, com mais de três milhões de infecções, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, na segunda posição com 3,2 milhões e da Índia, com 4,2 milhões.

Segundo ainda o levantamento, o DOWNAD tem sido a ameaça mais prolífera desde 2011 - medida pelo número de infecções observadas. Ele já ultrapassou uma grande variedade de ameaças, desde geradores de códigos-chave para quebra de programas/sistemas até o ZeroAccess - por conta desta dúbia distinção.

Potencialmente, apura o estudo, o botnet formado pelos computadores infectados pela ameaça fornece aos criminosos virtuais os meios para realizar ataques DDoS (Distributed Denial of Service) em massa direcionados a qualquer recurso da Internet, roubar dados confidenciais dos computadores infectados e distribuir conteúdo não-solicitado (como enviar spams em massa).

O malware também popularizou o uso de algoritmos de geração de domínio. Esta técnica gera centenas de domínios em uma base diária e usa esses domínios para se conectar aos seus servidores de comando e controle (C&C). O grande número de domínios gerados torna o bloqueio deste C&C muito mais difícil.

Desde então, a técnica têm sido adotada também por outras famílias de malwares. Para se propagar por meio das redes, ele usa uma vulnerabilidade de dia zero, que mais tarde foi designada como MS08 -67 pela Microsoft. Os principais alvos são: governos, hospitais, corporações e usuários domésticos.

Apesar da disponibilidade de um patch para consertá-la, muitos usuários continuam vulneráveis ​​devido à negligência em práticas de aplicação de patches, bem como à pirataria. Versões piratas do Microsoft Windows são muitas vezes incapazes de baixar e instalar patches de segurança.

No longo prazo, conforme serão aposentadas máquinas com Windows XP, devido ao final do período de suporte estendido no próximo ano, o DOWNAD está destinado a rescindir. No entanto, alguns dos sistemas ainda podem estar em risco, completa o levantamento da Trend Micro.

Fonte: "Conficker ainda é ameaça séria às corporações no Brasil - Convergência Digital - Segurança." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35490&sid=18#.Upc6AcTBOz4 (accessed November 28, 2013).

Bahia Notícias: Estudante pede R$ 27 mil por danos morais de aplicativo Lulu


O estudante de Direito Felippo de Almeida Scolari entrou, nesta quarta-feira (27), com um processo na Justiça contra o aplicativo Lulu, em que mulheres avaliam anonimamente seus amigos homens. Após ser avaliado no aplicativo, o estudante alegou que sua imagem foi utilizada sem autorização, e pediu uma indenização de R$ 27 mil. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) indeferiu a liminar, afirmando que o próprio usuário poderia remover o seu perfil. Ao Terra, o advogado Renato Ópice Blum, especialista em direito digital, explicou que “se um usuário é exposto de forma mais agressiva, mais contundente, isso pode gerar um pedido de indenização".

Fonte: "Bahia Notícias / Justiça / Notícia / Estudante pede R$ 27 mil por danos morais de aplicativo Lulu - 27/11/2013." Bahia Notícias / Justiça / Notícia / Estudante pede R$ 27 mil por danos morais de aplicativo Lulu - 27/11/2013. N.p., n.d. Web. 28 Nov. 2013. .

G1: STJ manda Google indenizar mulher que teve vídeo íntimo divulgado

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, condenar a empresa Google Brasil a indenizar em R$ 50 mil uma mulher que teve vídeo íntimo divulgado na internet.

O tribunal entendeu que a empresa não teve responsabilidade na circulação do vídeo, mas determinou a punição porque a Google se comprometeu em excluir links indicados pela mulher, mas não cumpriu o acordo. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (27) pelo STJ.

A empresa informou que "não comenta casos específicos e irá recorrer da decisão".

Segundo o processo, a mulher foi demitida de uma emissora de televisão após ser detectado em seu email corportativo um vídeo íntimo gravado no interior da empresa. O vídeo foi publicado na rede social Orkut e podia ser localizado pelo serviço de busca Google.

A mulher, então, entrou com ação para pedir que a Google removesse qualquer menção a seu nome do site de busca.

Em audiência de conciliação, conforme o STJ, a empresa se comprometeu a excluir dos resultados de busca os sites com menções àquela mulher. O acordo previa que os links indicados pela mulher deveriam ser excluídos do resultado da busca, mas a Google não cumpriu o previsto.

A relatora da ação no STJ, ministra Nancy Andrighi, destacou que os provedores não podem ser obrigados a retirar de seus sistemas resultados.

“A proibição impediria os usuários de localizar reportagens, notícias e outras informações sobre o tema, muitas delas de interesse público. A vedação dificultaria até mesmo a divulgação do próprio resultado do presente julgamento”, disse a ministra.

Ela acrescentou, porém, que a punição ocorreu porque a empresa firmou um acordo e não cumpriu.

Fonte: Oliveira, Mariana . "STJ manda Google indenizar mulher que teve vídeo íntimo divulgado." Brasil. http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/11/stj-manda-google-indenizar-mulher-que-teve-video-intimo-divulgado.html (accessed November 28, 2013).