terça-feira, 4 de junho de 2013

Ascom Prodeb: Café com Diretor

A primeira edição do Café com o Diretor, evento criado pela Diretoria Infraestrutura Tecnológica e Sistemas da Prodeb (DTS) após a implantação do programa Gestão Participativa, reuniu boa parte da equipe técnica da Prodeb no início de maio (10/05/2013). A proposta do programa visa a avaliação dos próprios funcionários, independente do nível, e, apartir de então, construir um programa de ação para o período 2013/2014.



"Esse Café da Manhã pretende melhorar a integração entre os funcionários da base, coordenadores, gerentes e diretor", explica Napoleão Lemos, diretor DTS/Prodeb. De acordo com Napoleão, a DTS está realizando alguns projetos inovadores, a exemplo dos: Gestão por Indicadores e "Gestão Participativa. "O Café com Diretor ajudará o desenvolvimento dos projetos com a contribuição de todos os funcionários", pontua Napoleão Lemos.

A TARDE: Governo lança portal para empregadores domésticos


O governo federal lançou nesta segunda-feira, 3, o portal para os empregadores domésticos (www.esocial.gov.br), que promete ajudar no cálculo de horas extras e de contribuição previdenciária. O site ainda é uma versão inicial, de uso opcional. A plataforma será alterada quando sair a regulamentação da emenda constitucional que trata dos direitos dos trabalhadores domésticos.

A plataforma traz as seguintes possibilidades: emissão de código para controle de acesso e segurança da informação e cadastramento do empregador, cadastramento dos empregados domésticos (dados pessoais e contratuais), geração do contracheque/recibo, folha de pagamento e folha de controle de ponto, cálculo da contribuição previdenciária, controle de horas extras, além de emissão da guia de recolhimento da contribuição previdenciária. Nesse caso, o sistema terá como período inicial para registro das informações o mês de competência junho de 2013, com vencimento do recolhimento em julho.

A versão disponibilizada atualmente ainda é inicial e servirá, segundo o governo, para que os usuários se familiarizem com a ferramenta, até a regulamentação da emenda constitucional que iguala os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores. "A necessidade dessa versão inicial é para que as equipes técnicas de desenvolvimento dos órgãos responsáveis pelo eSocial possam receber críticas e sugestões para o aperfeiçoamento da ferramenta para o momento em que seu uso se tornar obrigatório", informa o portal.

Depois da regulamentação, de acordo com o governo, o mesmo portal permitirá o cálculo do FGTS e do Imposto de Renda retido na fonte, o registro de jornada de trabalho e quadro de horário, o banco de horas para compensação de horas extras trabalhadas, registros de afastamentos e outros eventos trabalhistas (férias, licença maternidade, salário família, acidente de trabalho, auxílio-doença). Será possível fazer emissão de termos e documentos trabalhistas (termo de rescisão, aviso de férias, aviso prévio, histórico de eventos do empregado), além de emitir a guia de recolhimento unificado (FGTS, Contribuições Previdenciárias e IR), que poderá ser utilizada a partir da vigência da nova legislação.

Os cadastros que forem feitos na versão inicial do site serão válidos para a próxima versão, após os ajustes. O governo informa, ainda, que as informações de pagamento, horas extras e cálculo de contribuições serão registradas no sistema a partir do mês de junho, mantendo-se as regras atuais de registro de informações e recolhimento referentes aos meses anteriores.

Fonte: Alegretti, Laís . "Portal A TARDE - Governo lança portal para empregadores domésticos." Portal A TARDE. http://atarde.uol.com.br/materias/1508266 (accessed June 4, 2013).

IDG Now!: Projeto quer diminuir diferença de preços entre planos pré e pós-pago

Proposta, aprovada pela Comissão de TI da Câmara dos Deputados, altera a Lei 9.472/97, que trata da organização dos serviços de telecomunicações.



A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que coíbe a diferença abusiva de preços e tarifas entre os planos de serviço pré-pagos e pós-pagos de telefonia móvel (PL 3906/12).

A proposta, de autoria do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), altera a Lei 9.472/97, que trata da organização dos serviços de telecomunicações.

O relator na comissão, deputado Eliene Lima (PSD-MT), ressaltou que, apesar de os clientes pré-pagos serem maioria, o valor cobrado por minuto no plano pré-pago chega a ser 300% superior ao que se paga por minuto no plano pós-pago. "Existe uma discrepância muito grande entre a modalidade pré-paga e a modalidade pós-paga, tanto do volume do uso, quanto dos preços. Estamos fazendo uma correção, pois existe muita gente ganhando em cima disso.”

O substitutivo aprovado acrescenta à lei 9472/97 um parágrafo que veda a cobrança de preços e tarifas com diferença abusiva entre os planos pré-pagos e pós-pagos dos serviços de telefonia, tanto no âmbito de uma mesma prestadora de serviço quanto comparativamente entre prestadoras distintas.

Em relação ao número de usuários, dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que em abril quase 80% das mais de 264 milhões de linhas ativas de telefone celular eram pré-pagas.

Redução das tarifas

No entanto, mesmo com a aprovação da proposta, a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Veridiana Alimonte afirma que ainda não dá para saber se, na prática, os serviços pré-pagos vão ficar mais baratos.

"Nesse momento, é difícil prever justamente o que vai acontecer diante dessa regra: se o preço do pré-pago vai diminuir ou se o preço do pós-pago vai aumentar nessa busca de ter uma diferença menor entre as tarifas de pré-pago e as tarifas de pós-pago. Prejuízo elas não vão querer ter, então, elas vão buscar a solução que melhor se adequar às contas das próprias empresas."

Na opinião do relator, o projeto dará a Anatel um instrumento legal efetivo para supervisionar os preços praticados no mercado por essas prestadoras.

A proposta, que tramita em conjunto com o PL 4524/12, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Se aprovada será encaminhada para o Senado e se passar para aprovação da presidente Dilma.

Fonte: "Projeto quer diminuir diferença de preços entre planos pré e pós-pago - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/06/03/projeto-quer-diminuir-diferenca-de-precos-entre-planos-pre-e-pos-pago/ (accessed June 4, 2013).

INFO: Compartilhar infraestrutura de telefonia beneficiará consumidor, diz Anatel



Rio de Janeiro - O consumidor brasileiro terá ganhos com o compartilhamento de infraestrutura pelas empresas de telefonia, analisou hoje (3) o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Rodrigo Zerbone. Ele participou do primeiro dia de trabalho da 13ª Conferência Latino-Americana Rio Wireless, na capital fluminense.

Em entrevista à Agência Brasil, Zerbone lembrou que, como o mercado de telefonia móvel tem uma intensa competição, “a tendência é que haja, com a redução de custos na construção da rede, um aumento na qualidade da cobertura dessa rede nova e ganhos também de repasse no custo do serviço, ou seja, no preço para o consumidor final”.

Isso significa que o preço tende a ficar menor, em função dos custos mais reduzidos para a implantação da rede. Zerbone acrescentou que essa rede tende também a atender áreas consideradas de difícil acesso sem esse compartilhamento. Da mesma forma, a qualidade do serviço será maior.

Um tipo de compartilhamento mais básico vem sendo feito há algum tempo pelo setor no Brasil e está se aprofundando agora. É o que os especialistas denominam compartilhamento da infraestrutura passiva, que são os postes e as estruturas metálicas das antenas, entre outros.

Outro tipo mais recente é o que se refere à antena em si e às redes físicas de telecomunicações vinculadas à prestação de serviços. Rodrigo Zerbone informou que esse compartilhamento envolve uma complexidade maior no relacionamento entre as empresas e pode englobar o uso comum da radiofrequência. “Em qualquer dos cenários, esse tipo de compartilhamento merece sempre um cuidado maior da Anatel, que é o órgão regulador, para verificar se vai haver alguma diminuição na competição ou trazer algum problema para a qualidade, no serviço final.”

O compartilhamento da infraestrutura das companhias de telefonia já está regulamentado pela Anatel. “Na verdade, nos dois casos, já há um regramento mínimo e a avaliação é sempre feita caso a caso”. Em relação ao compartilhamento maior que envolve, inclusive, os equipamentos de rede, a Anatel tem que dar a anuência prévia para que haja a implantação de fato do sistema. Nessa análise, é avaliada a manutenção da competição e dos direitos do usuário pelas prestadoras.

Segundo o conselheiro, esse compartilhamento de infraestrutura é uma questão contratual e varia caso a caso. Um exemplo desse compartilhamento maior e que envolve infraestrutura de acesso é o que está em curso para implementação da rede 4G, no caso da Oi e da TIM. “Elas fizeram um compartilhamento da rede do 4G, isso foi submetido e aprovado pela Anatel, que está fazendo um acompanhamento dessa implementação para verificar se efetivamente isso está sendo feito de forma que o consumidor possa aproveitar os ganhos de redução de custos”.

A 13ª Rio Wireless prossegue amanhã (4) com um debate sobre a proposta da Lei Geral das Antenas, abordando não só a visão do Legislativo, como o impacto que a lei terá nas cidades. O Projeto de Lei 5013/2013 foi aprovado pelo Senado Federal em fevereiro deste ano e encaminhado em seguida para a Câmara dos Deputados, onde foi despachado para quatro comissões para receber parecer.

No momento, o projeto está em análise na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa. O projeto estabelece normas gerais de política urbana e de proteção à saúde e ao meio ambiente associadas à implantação e ao compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações.

Fonte: "Compartilhar infraestrutura de telefonia beneficiará consumidor, diz Anatel - TI - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/compartilhar-infraestrutura-de-telefonia-beneficiara-consumidor-diz-anatel-03062013-39.shl (accessed June 4, 2013).

IDG Now!: Fundo de 50 milhões de euros quer investir em startups no Brasil



A empresa alemã Project A Ventures, fundada em Berlim há 15 meses, chegou ao Brasil em busca de startups de internet e mobile onde possa investir dinheiro do seu fundo global de 50 milhões de euros, que recebeu aporte do Grupo Otto.

A companhia abriu seu segundo escritório mundial em São Paulo desde setembro e já tem duas startups de e-commerce em operação no país: uma dedicada a produtos saudáveis chamada Natue, e uma especializada em vinhos, chamada Epicerie. Os planos da empresa envolvem o lançamento de 15 novas startups no país até final de 2014. A empresa investe em projetos nas áreas de e-commerce, online service, adtech e mobile em estágios de incubação e aceleração e está aberta a co-investimento com outros investidores brasileiros.

Segundo seus criadores, a Project A Ventures se encaixa em uma nova categoria de empresas conhecidas como “company builder”, que englobam investimento de risco e desenvolvimento de empresas. Na Alemanha, a empresa possui um portfólio de mais de 15 ventures e 350 colaboradores. O escritório da empresa em São Paulo tem um time de mais de 40 pessoas. 

Para executar seus planos, Olivier Raussin, CEO da Project A Ventures para América Latina e ex-diretor do Google e Youtube na França, explica que está aberto a três diferentes frentes de negócio: investimento em startups brasileiras; joint-venture com empresas online de outros países interessadas no mercado brasileiro e parceria com lojas brasileiras que tenham potencial para entrar no mercado online. 

“O nosso processo de atuação está estruturado em três pilares: recrutamento, TI e marketing. Investimos bastante no processo de seleção para encontrar pessoas que compartilhem com a gente os mesmos valores e a paixão pelo empreendedorismo. Buscamos os melhores profissionais nas áreas em que vamos atuar, com MBA em universidades de ponta, experiência em consultoria e habilidades analíticas”, comenta Olivier. Sobre os outros dois pilares, Olivier destaca a plataforma bastante completa e integrada de TI e o investimento nas ferramentas de marketing online. 

A escolha do Brasil como segunda sede da empresa está alinhada à estratégia de crescimento em mercados de grande potencial. Atrativos como desenvolvimento social, estabilidade econômica e liderança no mercado regional chamaram a atenção dos investidores que agora estudam ampliar as operações na América Latina, com México e Colômbia.

Fonte: "Fundo de 50 milhões de euros quer investir em startups no Brasil - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/03/fundo-de-50-milhoes-de-euros-quer-investir-em-startups-no-brasil/ (accessed June 4, 2013).

INFO: Moedas virtuais correm para adotar regras contra lavagem de dinheiro



Nova York - Os tempos são desafiadores para empresas que promovem moedas digitais e investidores de risco que as apoiam.

Na semana passada, autoridades na Espanha, Costa Rica e Nova York prenderam cinco pessoas na empresa de moeda digital Liberty Reserve, incluindo seu fundador Arthur Budovsky. As autoridades ainda confiscaram contas bancárias e endereços de Internet.

A operação foi mais um alerta para os envolvidos nos mercados de moedas digitais, como a mais conhecida Bitcoin, de que precisam cumprir as regras contra lavagem de dinheiro ou enfrentar as consequências.

As empresas do setor já tinham sido avisadas, sendo o primeiro alerta emitido em abril de 2012 pelo FBI, que explicou como a Bitcoin estava sendo usada por criminosos para transferirem dinheiro secretamente pelo mundo. Em março deste ano, foi a vez do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos de fazer um alerta.

O braço contra lavagem de dinheiro do Tesouro norte-americano, o Financial Crimes and Enforcement Network (FinCEN), afirmou que as empresas de dinheiro virtual precisam se adequar às mesmas regras de outras instituições financeiras, incluindo monitoramento de clientes e informação ao governo sobre atividades suspeitas.

Enquanto os reguladores apertam o cerco, os negócios montados em torno de moedas digitais estão tentando satisfazer os novos requisitos de monitoramento, sem deixar que o entusiasmo do público se esvaia.

"Acho que todo o ecossistema está amadurecendo muito rapidamente e temos companhias jovens que estão apenas começando a entender como navegar pelas questões regulatórias", disse David A. Johnston. O executivo é co-fundador e diretor da BitAngels, uma empresa que apenas na semana passada afirmou que levantou 6,7 milhões de dólares para financiar companhias iniciantes vinculadas à Bitcoin.

Dinheiro virtual é uma moeda eletrônica que pode ser utilizada entre indivíduos sem o uso de sistemas bancários ou de transferência de dinheiro tradicionais.

Diferentes moedas estão organizadas de diferentes maneiras. Algumas, como a "LR", da Liberty Reserve, usa unidades de valor que são vinculadas a uma moeda física existente, como o dólar. Em contraste, o valor da Bitcoin, moeda virtual mais conhecida, flutua de acordo com relações de oferta e demanda.

A Bitcoin, que tem sido adotada por uma série investidores de capital de risco no Vale do Silício, existe por meio de um programa de código aberto que qualquer usuário com conhecimento técnico e poder de processamento de dados suficientes pode acessar. A moeda não é administrada por uma empresa ou governo. Os usuários podem comprar bitcoins por meio de taxas de câmbio que convertem dinheiro real na moeda virtual.

A Liberty Reserve, que foi fechada na semana passada, era uma empresa que, segundo promotores norte-americanos, criou uma plataforma que permitiu quadrilhas de criminosos lavarem mais de 6 bilhões de dólares.

Fonte: "Moedas virtuais correm para adotar regras contra lavagem de dinheiro - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/moedas-virtuais-correm-para-adotar-regras-contra-lavagem-de-dinheiro-03062013-35.shl (accessed June 4, 2013).

G1: BC lança aplicativo para estrangeiro localizar casas de câmbio


Com a proximidade da Copa das Confederações e da Jornada da Juventude, o Banco Central informou que foi lançado nesta segunda-feira (3) um aplicativo para smartphones e tablets pelo qual será possível localizar as casas de câmbio autorizadas a operar pela instituição.

O aplicativo, chamado de "Câmbio Legal", já pode ser baixado por meio da App Store e do Google Play para os aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android.

"Por meio da ferramenta é possível localizar os pontos de câmbio em todo o país e assim encontrar o local mais próximo para comprar e vender moeda estrangeira, além de sacar ou trocar moedas por reais. O sistema informa o endereço, telefones, horário de funcionamento, serviços e tipos de atendimento da instituição selecionada", informou a autoridade monetária.

Segundo o Banco Central, há, atualmente, cerca de 12 mil pontos de câmbio no Brasil. Se forem consideradas as máquinas de saques (ATM), nas quais será possível sacar reais com cartão de crédito internacional, há mais de 100 mil pontos disponíveis, informou a instituição. As máquinas de saque, entretanto, não aparecerão no aplicativo.

Sem cotação

O secretário-executivo do Banco Central, Geraldo Magela, informou, porém, que o aplicativo não informa a cotação das moedas nas casas de câmbio.

"A cotação [atual] não é possível porque varia de minuto a minuto. Não é possível estabelecer cotação. Tem que ver se é maquina cambiadora, se é uma operação de troca ou saque [no ATM]. Não é possível ser disponibilizada", declarou ele, acrescentando que o aplicativo ficará disponível por tempo indeterminado e visa atender também ao turista brasileiro.

Além disso, ainda de acordo com a autoridade monetária, também haverá uma campanha publicitária para apresentar as principais características do real e seus elementos de segurança, para diminuir o risco de circulação de notas falsas.

Site especial

O Banco Central informou que também desenvolveu site especial com perguntas mais frequentes sobre o tema, com dicas sobre onde obter os reais antes de viajar, instituições financeiras autorizadas pelo BC, documentos necessários na hora da compra, possibilidade de troca nos ATM’s e uso do cartão internacional, além de limites de compra.

Haverá versão em português, inglês e espanhol do site e folders informativos nos principais aeroportos, na rede hoteleira credenciada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), nas secretarias de turismo das cidades-sede da Copa das Confederações (Rio, Salvador, Recife, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte) e em táxis, disse o OB. "O Manual do Turista, produzido pelo Governo Federal, também contará com informações sobre câmbio e cédulas do Real", acrescentou a instituição.

Fonte: Martello, Alexandro . "Economia - BC lança aplicativo para estrangeiro localizar casas de câmbio." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/06/bc-lanca-aplicativo-para-estrangeiro-localizar-casas-de-cambio.html (accessed June 4, 2013).

UOL: Cresce o número de empresas que permite o trabalho remoto


A menos que você trabalhe no Yahoo, onde a CEO Marissa Mayer proibiu o trabalho remoto, há uma boa chance de você trabalhar em casa ou em um café de vez em quando.


Isso de acordo com a Forrester Research, que encontrou algumas grandes mudanças na nossa forma de trabalhar quando recentemente pesquisou 9.766 pessoas. Um analista da Forrester, David Johnson, disse que mais empresas estão adotando a ideia de permitir que os funcionários busquem formas flexíveis de trabalho – não importa se isso significa trabalhar de casa todos os dias ou se esquivar do escritório para passar algumas horas em um restaurante com Wi-Fi habilitado.

Em 2010, 18% dos funcionários entrevistados disseram que trabalhavam em casa pelo menos um dia por semana. Isso agora é mais de 26%, segundo os últimos dados da Forrester. Mais pessoas também estão gastando algumas das suas horas de trabalho em locais públicos, como cafés. 

No mesmo ano, cerca de 6% dos entrevistados pela Forrester disseram que ocasionalmente trabalhavam em lugares públicos. Agora são 12%. E Johnson disse que os empregados que viajam trabalham de locais públicos mais frequentemente do aqueles que não costumam viajar.

Johnson credita a TI pelas melhorias nesta tendência. Citando inovações como redes mais rápidas e ferramentas de colaboração baseadas em nuvem, ele disse, "todas estas coisas tornam mais fácil para as pessoas trabalharem fora do escritório”.

Fonte: Thibodeau, Patrick . "Cresce o número de empresas que permite o trabalho remoto - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para lí­deres corporativos. http://cio.uol.com.br/noticias/2013/06/04/cresce-o-numero-de-empresas-que-permite-o-trabalho-remoto/ (accessed June 4, 2013).

Techmestre: Vírus de falso vídeo rouba conta dos usuários e se espalha pelo Facebook


Suposto link é enviado pelo chat da rede social aos amigos e captura informações de login dos internautas.

Nesta segunda-feira (3), a McAfee, empresa especializada em segurança virtual, publicou um relatório alertando os internautas sobre o vírus Koobface. Este é capaz de roubar as contas dos usuários no Facebook, e tem se espalhado cada vez mais rápido pela rede social. 

O vírus envia mensagens aos amigos da vítima, e pede para que eles cliquem em um suposto link de um vídeo. Caso a pessoa realize tal ação, o malware executa um programa no computador, o qual diz ser necessário atualizar o reprodutor de vídeo da máquina. Se a pessoa aceitar a solicitação a conta da mesma no Facebook é perdida. 

Segundo a McAfee, o Koobface se espalha desde 2008, retornando com mais força neste ano. O próprio Facebook já tomou conhecimento da praga virtual, e no ano passado chegou a investir cerca de R$ 500 mil para que a Universidade do Alabama, em Birmigham, realizasse pesquisas a fim de saná-lo da rede social. 


“A ressurreição do Koobface nos lembra que redes sociais continuam sendo uma grande oportunidade para roubar informações pessoais”, diz Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs.

Fonte: Iasbik, Felipe Pires . "Vírus de falso vídeo rouba conta dos usuários e se espalha pelo Facebook." TechMestre - Tecnologia sob medida. http://www.techmestre.com/virus-de-falso-video-rouba-conta-dos-usuarios-e-se-espalha-pelo-facebook.html (accessed June 4, 2013).

INFO: Patos tomam lugar de tanques para driblar censura chinesa na internet



Pequim - Ao entrar nas redes sociais chinesas ontem, véspera do aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial, o usuário encontrou provavelmente a famosa imagem do homem em frente ao tanque que deu a volta ao mundo no final dos 1980 com uma notável diferença: no lugar dos carros de combate, o manifestante enfrentava uma fileira de patos gigantes.

Os internautas chineses conseguiram burlar assim a censura imposta sobre este trágico fato na internet, lançando mão da imaginação, quando hoje se completam 24 anos de um incidente que deixou um número total de vítimas ainda desconhecido.

Também conseguiram derrubar um sistema de censura - chamado "Great Firewall" ou "Grande Muralha Digital" - em constante mudança e que Pequim tenta sofisticar para fazer frente à astúcia da população chinesa e seu maior - e mais rápido - uso das tecnologias.

Exemplo disso é a fotografia divulgada ontem do homem conhecido como o "rebelde desconhecido", um manifestante que no dia 5 de junho de 1989 decidiu enfrentar uma fileira de tanques tentando cortar a passagem sem outra arma que sua própria convicção.

Uma cena imortalizada por três fotógrafos das varandas do hotel Beijing e que ontem - graças aos patos - conseguiu escapar do tabu que lhe impede de estar nos livros de História na China para penetrar nas principais redes sociais do país.

Sua divulgação foi mais que relevante: para alguns foi a primeira vez que viam a imagem símbolo de uma tragédia que hoje Pequim segue tentando esconder.

Como parte de sua estratégia de silenciar o ocorrido então a poucos dias do aniversário, o governo chinês estreou um novo sistema com o qual pretende tornar menos evidente o estrito controle imposto nas redes.

Antes, se alguém buscava um termo "sensível" - como "Praça da Paz Celestial" - encontrava uma mensagem que dizia que não era possível mostrar resultados devido à "regulação chinesa". Agora, por outro lado, o usuário tem êxito em sua busca, embora não seja o esperado.

"É censura igual, o que fazem é mostrar resultados irrelevantes", explicou à Agência Efe uma usuária chinesa, após introduzir "incidente de Praça da Paz Celestial" no Weibo - similar ao Twitter - e encontrar informação sobre os protestos ocorridos na famosa praça, mas em 1979.

Nem sinal de resultados que deem informação sobre o massacre ocorrido nos arredores do emblemático local na madrugada de 3 para 4 de junho de 1989, quando o governo mandou os tanques às ruas da capital para acabar com os protestos a favor da democracia.

A mensagem que antes assinalava que não havia resultados "de acordo com leis e regulações do país", no entanto, não desapareceu completamente do ciberespaço, de modo que segue aparecendo para buscas como "4 de junho", segundo pôde comprovar a Efe.

A iniciativa impulsionada pelas autoridades responde ao nervosismo demonstrado pelo governo em torno da lembrança da tragédia de 1989 ano após ano.

Em 2012, a inquietação de Pequim pela explosão de um protesto afetou até a Bolsa de Valores: o aparelho censor chinês bloqueou o termo "Bolsa de Xangai" depois que esta encerrou o pregão aos 64,89 pontos, um número que, separadamente (4 do 6 do 89), evoca a data do massacre de Praça da Paz Celestial.

Este ato responde à preocupação do regime, mas também à sagacidade mostrada pelos chineses, que conseguem encontrar termos com os quais falar de tabus de maneira aberta nas redes.

Para este aniversário, a invenção correu a cargo do número "535", o 35 de maio ou o novo 4 de junho chinês, o código que os usuários utilizam para falar do massacre.

Em forma de pato ou de número, as duas demonstrações de engenhosidade conseguiram romper o silêncio estabelecido.

Fonte: "Patos tomam lugar de tanques para driblar censura chinesa na internet - Internet - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/patos-tomam-lugar-de-tanques-para-driblar-censura-chinesa-na-internet-04062013-6.shl (accessed June 4, 2013).

COMPUTERWORLD: Cisco ameaça recorrer à UE contra compra do Skype pela Microsoft



O CEO da Cisco, John Chambers, disse à CNBC que a razão pela qual o fabricante pretende recorrer da aprovação, pela União Europeia (UE), do acordo de fusão entre a Microsoft e Skype, é a intenção de introduzir mudanças no próprio negócio. O executivo pretende anular a aprovação da aquisição, e não o próprio negócio. O recurso da Cisco deverá ser analisado em tribunal.

“Tudo o que queremos é interoperabilidade. É o que a Microsoft e outros nos pediram quando fizemos aquisições. Achamos necessário haver interoperabilidade fácil e capacidade de qualquer dispositivo ser conectado a qualquer conteúdo, o que consideramos essencial para a Internet crescer“, disse Chambers à CNBC.

A própria Cisco prometeu ceder o seu protocolo de interoperabilidade em plataformas de telepresença – Telepresence Interoperability Protocol (TIP) –, à comunidade de código aberto, como condição para a aquisição da Tandberg líder. A abertura do TIP pode permitir a terceiros criar extensões para a plataforma de telepresença Cisco.

A Cisco afirma que a aquisição do Skype é uma vantagem injusta porque o serviço domina uma parte muito grande do mercado de comunicações unificadas na Internet, segundo disse à CNBC. 

A Microsoft informa que o Skype tem 280 milhões de pessoas que usam o serviço por mais de 100 minutos por mês – o que representa cerca de um terço das chamadas de voz efetuadas globalmente.

O próprio negócio de comunicações unificadas e colaboração da Cisco tem sido decepcionante nos últimos trimestres, evoluindo sem crescimento e mesmo em queda (de 8%) numa base anual. A decisão dos juízes da UE só é esperada no prazo de meses.

Fonte: "Cisco ameaça recorrer à UE contra compra do Skype pela Microsoft - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/05/31/cisco-ameaca-recorrer-a-ue-contra-compra-do-skype-pela-microsoft/ (accessed June 4, 2013).

G1: Pesquisa sobre internet móvel lista '7 mandamentos' da boa convivência

O acesso móvel à internet e o desenvolvimento de novas tecnologias estão causando uma revolução no comportamento. Mas as facilidades trazidas pela vida 'mobile' e a cultura de conexão 24 horas já começam a exigir um código de etiqueta online, de forma a garantir uma boa convivência social. É o que diz uma pesquisa realizada no Brasil pela empresa de mobile marketing Pontomobi, em parceria com a agência de publicidade JWT.
A partir de entrevistas, pesquisa listou os 7 mandamentos 
da boa convivência online.


A partir de entrevistas com mais de 350 pessoas, o projeto "On The Go" listou os "7 mandamentos da boa convivência online", uma espécie de código de etiqueta para lidar com os benefícios trazidos pela tecnologia móvel de forma a não invadir a privacidade alheia nem ser deselegante ou "sem noção".

"Toda tecnologia exige um código de conduta e esse conjunto de regras acabou surgindo das próprias conversas que tivemos nas ruas com os consumidores. Quem é que já não acordou de madrugada com o apito do celular avisando que chegou uma mensagem nova ou já não se irritou com alguém que na mesa de bar te ignora e fica conversando com outra pessoa no celular?", diz Terence Reis, sócio da Pontomobi.

Confira os "7 mandamentos" da boa convivência online listados pela pesquisa:

1. Observarás se o momento é apropriado
2. Frearás o impulso de bombardear o outro
3. Serás mais criterioso ao compartilhar a informação
4. Controlarás tua ansiedade
5. Não tomarás o espaço alheio em vão
6. Não deixarás que o outro se sinta ignorado
7. Honrarás a tua timeline

Segundo os organizadores da pesquisa, foram cinco meses de trabalho de campo, acompanhando os hábitos dos consumidores de internet móvel. As constatações e observações foram transformadas em 3 vídeos que apresentam oportunidades e desafios trazidos pelo 3G, 4G e Wi-Fi.

Os vídeos e os resultados completos da pesquisa podem ser vistos no site do projeto On The Go, que está sendo lançado nesta terça-feira (4).

Segundo a os realizadores do projeto, a idéia é que o site se transforme em um portal sobre comportamento e vida mobile.

“No lugar de uma pesquisa quantitativa, decidimos ir para rua e ver o que as pessoas estão fazendo com o celular e com o tablet. O que mais nos deixou excitado foi ir para rua e verificar as mudanças que o celular, o tablet e os dispositivos móveis estão trazendo para a vida das pessoas comuns”, explica Reis.

Em formato de minidocumentários, os vídeos mostram, por exemplo, como a tecnologia em nuvem está mudando a forma de lidar com o sentimento de propriedade, destacando que o aparelho já não é tão importante, uma vez que o consumidor pode acessar conteúdo, programas e aplicativos de qualquer lugar.

 
Vídeos mostram hábitos do consumidor móvel
brasileiro.

O projeto apresenta também o impacto do acesso móvel à internet na vida de 3 personagens encontrados nas ruas durante a pesquisa: um chaveiro que alcançou o sucesso após criar um blog e incluiu seu estabelecimento no serviço de geolocalização do Google; um recepcionista de um hotel que encontrou em um app no celular um "professor de inglês" disponível a qualquer hora do dia, através do wifi ou rede 3G; e uma instrutora de ônibus que fez do tablet uma maquininha de cartão de crédito.

“A principal conclusão da pesquisa é que a mudança que os dispositivos móveis está trazendo é muito mais do que tecnológica, ela está acontecendo na própria fábrica da sociedade, com as pessoas já entendendo o impacto disso nas suas vidas”, diz o sócio da Pontomobi.

Segundo a Pontomobi e a JWT, a pesquisa servirá de referência para o mercado mobile e ajudará a mostrar para os clientes das agências que o público desta mídia é maior do que se imagina.

“A visão geral do mercado ainda é que o mobile é novidade, mas a verdade é que ele já está inserido na vida das pessoas das mais diferentes classes sociais. Não se trata de só uma ferramenta do digital, mas sim de um outro canal capaz de atingir a todos os públicos”, conclui.

Para Fernand Alphen, diretor de estratégia da JWT, entender como o consumidor interage com suas "próteses tecnológicas" é a chave para saber como, quando e com que cuidados éticos pode-se estimular ou atingir este público com uma mensagem comercial. "As interfaces móveis são extremamente íntimas. As regras tradicionais de interrupção publicitária não se aplicam mais nesse ambiente", destaca ele.

Fonte: "G1 - Pesquisa sobre internet móvel lista '7 mandamentos' da boa convivência - noticias em Midia e Marketing." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/06/pesquisa-sobre-internet-movel-lista-7-mandamentos-da-boa-convivencia.html (accessed June 4, 2013).

GIZMODO: Equipe diz infectar iPhones com malware usando um carregador modificado



Uma equipe de pesquisadores no Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) criou um protótipo de carregador que, segundo eles, pode instalar malware em um iPhone.

A pesquisa, que será apresentada na conferência de segurança Black Hat em julho, começou com a ideia de criar dispositivos que parecem inocentes, mas que poderiam ser usados ​​para hackear – no caso, um carregador chamado Mactans.

Ele usa o BeagleBoard (foto acima), um pequeno PC com o tamanho de um cartão de crédito, vendido por US$ 45. O Mactans é bem maior que o carregador oficial da Apple e não se parece com ele; mas se for possível miniaturizá-lo, é uma prova de conceito preocupante.

Os pesquisadores explicam como ele funciona:

“Apesar do grande número de mecanismos de defesa no iOS, nós conseguimos injetar com sucesso um software arbitrário em dispositivos Apple da geração atual, rodando a versão mais recente do sistema operacional… Todos os usuários são afetados, pois nossa abordagem não requer nem um dispositivo jailbroken, nem interação do usuário.”

A falha se deve à forma como os dispositivos iOS lidam com conexões USB: o carregador Mactans consegue instalar apps, e escondê-los para não serem exibidos na tela inicial.

Claro, para utilizar a falha, é preciso ter acesso físico ao dispositivo; e o carregador precisa ficar conectado por cerca de um minuto. Mas os pesquisadores afirmam que a infecção por malware é persistente e difícil de detectar. Isto será demonstrado no evento Black Hat 2013, que começa em 27 de julho.

Fonte: CONDLIFFE, JAMIE . "Equipe diz infectar iPhones com malware usando um carregador modificado." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/iphone-malware-carregador/ (accessed June 4, 2013).

Olhar Digital: Anonymous divulga planos para site colaborativo de notícias



O grupo hacker Anonymous detalhou melhor seus planos para criar seu site de notícias colaborativas. Em uma nota no pastebin, os hacktivistas afirmam que a intenção é criar uma página limpa e prática e "divertida de se usar", se distanciando ao máximo da "grande mídia".

O grupo, que conseguiu arrecadar US$ 55 mil para bancar o projeto, pretende se afastar de sua atual presença no Twitter e também no Tumblr, que recentemente foi adquirido pelo Yahoo! e deve deixar de ser uma mídia a ser explorada pelo grupo.

"Iremos desenvolver um novo site, que nos permitirá coletar notícias urgentes e postagens de blogs dos melhores repórteres onlines independentes", afirma o Anonymous. "Providenciaremos feeds para que os jornalistas-cidadãos possam transmitir eventos enquanto eles acontecem, em vez dos 10 segundos normalmente divulgados pela grande mídia", completa.

Desta forma, o Anonymous espera coletar informações de pessoas que estão no epicentro dos acontecimentos, como os protestos que acontecem na Turquia. O grupo também espera uma grande integração com o Twitter, graças à agilidade na transmissão de informação que a ferramenta proporciona.

Também foi anunciado que o site não terá espaço para comentários, já que eles "raramente são utilizados em todo o seu potencial". 

Fonte: "Olhar Digital: Anonymous divulga planos para site colaborativo de notícias." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/anonymous-divulga-planos-para-site-colaborativo-de-noticias (accessed June 4, 2013).

COMPUTERWORLD: Bradesco e Scopus lançam app para digitalizar cheque em smartphone



A Scopus e o Bradesco anunciam um aplicativo para digitalização de cheque em smartphone. A novidade será apresentada ao mercado durante o Ciab 2013, que será realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2013, em São Paulo, no Transamérica Expo Center.

A solução da Scopus é considerada pioneira no Brasil e permite que os clientes do Bradesco digitalizem os cheques a serem depositados usando a câmera do smartphone. 

Todos os dados capturados e armazenados pelo aparelho trafegam em ambiente seguro, com uso de assinatura digital, seguindo os padrões e protocolos de formatos estabelecidos pelas normas vigentes. 

Outras empresas comparecem ao Ciab 2013 com novas soluções ou modelos de negócios baseados em digitalização de cheques. A brasileira Recognition, por exemplo, em parceria com a norteamericana Digital Check lançam no evento o Remote Deposit Capture (RDC), que leva funções e recursos de bancos para lojas e varejos em geral. 

Com a solução, composta de um conjunto de hardware e software, o varejista poderá fazer a digitalização de cheques e outros documentos e transmitir as imagens a um banco para que seja realizado o depósito e posterior compensação. Os requisitos básicos para o RDC incluem um simples PC, uma ligação a Internet e um scanner especializado. A solução já é utilizada nos EUA, México e Europa.

Segundo a Recognition, os clientes vão diminuir o tempo gasto em rotinas bancárias, cortar custos, ampliar o horário de depósito e ter a possibilidade de escolher o melhor meio de pagamento. O RDC evita as altas taxas, reduz o tempo necessário para recebimento e proporciona custos significativamente menores que os outros meios de pagamento. 

Para os bancos, como mostra a experiência internacional de dezenas de grandes instituições, o RDC pode criar novos serviços, aumentar o número de correntistas e de benefícios para os clientes e, ainda, oferecer um “mix” maior de serviços financeiros.

Já a Tree Solution vai apresentar durante o Ciab a solução TreeDOC, que permite capturar, guardar, gerir e manusear todos os documentos dos processos de câmbio, permitindo a "leitura inteligente" do conteúdo dos mesmos e preenchimento automático da informação. A solução possibilita acesso a toda a informação com visão por processo, cliente, contrato, operação ou segundo os critérios definidos pela instituição.

Outra novidade nessa área é o scanner para cheques Orion que será lançado pela Seac Banche. O produto vem com uma solução de detecção de fraudes via ultravioleta e foi projetado para posição de frente de caixa.

O evento 

O Ciab Febraban 2013 - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras é o maior evento para os setores financeiro e de tecnologia da América Latina, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2013, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. O tema central deste ano será “Os Novos Desafios do Setor Financeiro”. 

Fonte: "Bradesco e Scopus lançam app para digitalizar cheque em smartphone - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/03/bradesco-e-scopus-lancam-app-para-digitalizar-cheque-em-smartphone/ (accessed June 4, 2013).

INFO: Tecnologia permite a cura de animais com células-tronco



São Paulo – Os avanços da medicina em torno das células-tronco alcançaram o mundo da veterinária e já podem ajudar na saúde dos animais. Algumas empresas, como a Celltrovet, usam essa tecnologia em novos tratamentos para curar cães, gatos e cavalos ou melhorar a qualidade de vida.

Segundo o sócio fundador da empresa, Dr. Enrico Santos, a Celltrovet conta com tecnologia para extração, isolamento e caracterização de células-tronco adultas. O tratamento é feito em animais com doença renal, lesão medular, cinomose, fraturas, entre outras. A osteoartrite é um dos casos que possui 100% de cura, tirando a dor do animal. A Aplasia Medular, uma disfunção da medula óssea sem cura, também tem tido sucesso na melhoria dos animais.

“As células-tronco possuem algumas características importantes que são responsáveis por curar ou melhorar a vida dos animais”, disse Dr. Enrico a INFO. As células-tronco tem a capacidade de regenerar o tecido lesionado quando introduzidas no local porque se diferenciam das células presentes no tecido, adquirindo sua forma e função. Além disso, possuem uma capacidade anti-inflamatória e fazem com que lesões se recuperem muito mais rápido.

Diferentemente dos remédios, o tratamento com células-tronco é algo natural. Isso significa que não agride o organismo do animal. Como os tecidos e órgãos do indivíduo estão constantemente em processo de regeneração, a terapia com células-tronco é algo que já ocorre de forma natural no próprio organismo.

As células-tronco usadas no tratamento podem ser tiradas do animal que passará pela terapia ou de outros. “Isso é possível porque as células-tronco, diferente das outras células mononucleares, possuem a capacidade de não serem reconhecidas pelo sistema imunológico do animal”, afirma Dr. Enrico.

“No tratamento feito com o material do próprio animal, as células-tronco são separadas das outras células presentes na gordura e submetidas a diversos testes de qualidade, como morfológicos, moleculares, de contaminação, entre outros. Posteriormente, são armazenadas no banco de células-tronco ou usadas nos tratamento das doenças”. O preparo das células tende a levar de 3 a 4 semanas para garantir a qualidade do tratamento.

Já na terapia feita com as células-tronco doadas por animais jovens, as células passam por testes de proliferação e diferenciação. Estas células-tronco ficam, então, armazenadas no banco do laboratório e podem ser aplicadas nos animais de 24 à 48 horas. 

O tratamento não oferece risco ao animal, afirma Dr. Enrico. Porém, nem todos os animais respondem de forma eficiente ao tratamento. “Alguns são curados, outros apresentam uma melhora na qualidade de vida e muito poucos não respondem ao tratamento”, disse.

São feitas, em média, três aplicações no animal, com intervalos de 30 dias cada. Ou seja, a terapia costuma durar 60 dias. Mas, segundo Dr. Enrico, dependendo do animal e da doença, apenas uma aplicação pode resolver a questão. Cada aplicação custa aproximadamente 1500 reais.

Fonte: Daraya, Vanessa . "Tecnologia permite a cura de animais com células-tronco - Ciência - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/tecnologia-permite-a-cura-de-animais-com-celulas-tronco-04062013-7.shl (accessed June 4, 2013).