sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Prodeb encerra o ano com balanço positivo e futuro promissor



O Conselho de Administração felicita a Prodeb pelo trabalho feito ao longo do último quadriênio do Governo Wagner

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), em sua última reunião do Conselho de Administração do exercício de 2014, foi parabenizada pelos conselheiros durante a apresentação de seu balanço financeiro, das atividades em curso e da visita à sua nova sala cofre. Para o Conselheiro e Secretário da Educação, Osvaldo Barreto Filho, a empresa realmente deu um grande salto. "Eu estou acompanhando e tenho a certeza que nós estamos tratando de uma nova Prodeb, em termos de prestação e de integração de serviços. Uma empresa que olha para o futuro e para essa gama de possibilidades de mudanças radicais". Para Osvaldo Barreto, a Prodeb pode ser a grande empresa de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Estado, não apenas de governo, mas para outros segmentos do Estado da Bahia.
"A Secretaria da Educação pretende prosseguir com a ampla parceria com a Prodeb a fim de atender a grande necessidade de organização de bancos de dados escolar, pois um grave problema para os municípios é que, ao final de cada gestão, é comum a falta de continuidade e preservação das informações do município. Implanta-se e se perde. Entendo que um dos trabalhos da Prodeb é abrigar esses bancos de dados da educação na Bahia, ter uma visão sobre os processos dos professores e das necessidades de informação", pontuou Osvaldo Barreto, ao descrever uma base de dados que possa relacionar desde documentos de gestão escolar a artigos de caráter multidisciplinar, de uso em sala de aula.

Rede e Data Center- Durante a visita feita ao Data Center, os conselheiros e diretores da Prodeb, participaram da apresentação sobre a nova Sala Cofre da Prodeb, realizada pela assessora de Segurança da empresa, Elba Vieira. Parcialmente em operação, a ser inaugurada em janeiro próximo, a nova Sala Cofre da Prodeb é a maior do Norte e Nordeste do país. "Temos a estrutura adequada para atender com qualidade e segurança às necessidades do estado e iniciar um projeto de nuvem privada ofertando serviços sob demanda aos seus clientes, e com isto, otimizando a utilização dos recursos computacionais, e consequentemente, reduzindo os preços dos serviços e melhorando a satisfação dos seus clientes. Esse projeto e o projeto de Banda Larga, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), são dois componentes basilares para oferecermos soluções para o cidadão e para a modernização do Estado", explicou Álvaro Santos.
De acordo ainda com Álvaro Santos, “dispor de uma forte infraestrutura de comunicação é fundamental para democratizar os serviços de TI e reduzir a distância entre o governo e o cidadão”. A Prodeb fecha o ano completando a expansão em fibra ótica da rede principal (backbone) integrada à Remessa, que viabiliza a integração em alta velocidade de todos os pontos (inicialmente 300 e depois a totalidade) do governo do estado na Região Metropolitana de Salvador. Quando implantada nas escolas públicas estaduais, parte desta capacidade poderá ser ofertada, no horário noturno, para o cidadão residente nas áreas do entorno destas escolas. No próximo ano, junto com os mesmos parceiros, a Prodeb estará iniciando a ampliação deste projeto de Banda Larga para todo o interior do Estado, em várias etapas, conforme região geográfica.
Na reunião do Conselho foi apresentado o e-Cidade, projeto do Ministério do Planejamento acolhido e internalizado pela Prodeb, para ofertar aos municípios baianos serviços básicos nas áreas de Educação, Saúde, Finanças, Tributário, Recursos Humanos, etc. ampliando a cobertura de atendimentos ao cidadão que mora no interior do Estado da Bahia. A Prodeb reúne atualmente todos os requisitos necessários para prestar este tipo de atendimento aos municípios.
O futuro próximo, horizonte promissor - Além do atendimento ao cidadão e ao governo em suas duas esferas, estadual e municipal, a Prodeb pretende inaugurar um novo foco na sua atuação: geração de renda, voltada para o atendimento das necessidades de TIC ao pequeno empreendedor (iniciativas familiares, em regra), e para o mega empresário. O esforço no processo de interiorização das ações de TIC no Estado da Bahia se justifica pelo alcance desta iniciativa. “Imaginem uma loja de aplicativos (APP’s para uso em dispositivos móveis) orientada para o pequeno empresário que possa viabilizar a informatização dos seus pequenos negócios. Com muito baixo custo, serão ofertadas soluções para atender as necessidades destes empreendedores, alcançados através das redes que estaremos montando ou quaisquer outros meios de comunicação de dados já existentes”, descreve Álvaro Santos. Para o presidente da Prodeb, ofertar infraestrutura tecnológica e ampliar a visibilidade desses pequenos negócios, hoje espalhados e isolados no interior do Estado, “será sem dúvida uma grande contribuição do Governo do Estado a muitos milhares de baianos, um público fora do foco do mercado privado de TIC e, portanto, não atendidos", avalia.
Segundo Álvaro, a Prodeb espera envolver o mercado de TIC da Bahia, as universidades, as empresas incubadas do Parque Tecnológico e grandes provedores mundiais deste tipo de tecnologias – negociações já iniciadas - para participarem desse esforço na criação de APP’s voltadas para esses pequenos negócios e para o uso do próprio cidadão, pessoa física. Na outra extremidade do universo empresarial estão as grandes corporações. “Nestes casos podemos afirmar que empresa alguma no mundo funciona sem estar interligada com sua cadeia de fornecedores e de clientes. A contribuição da Prodeb para este segmento está no provimento de link de comunicação de dados de qualidade em parceria com a Secti e Seinfra”, acrescenta Álvaro Santos.
Ao segmento intermediário, empresas de médio porte, a Prodeb pretende, sempre que necessário, prestar atendimento em parceria com o mercado de TIC local, complementando competências que estes empresários não ofereçam. “Entendemos que o fortalecimento do mercado local de TIC é um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico do nosso estado, especialmente por se tratar de um setor gerador de postos de trabalho qualificados e de empreendimentos não poluentes. Por meio da capacidade de contratação de produtos e serviços de TIC do Governo do Estado estimulamos e fortalecemos toda a cadeia empresarial local”, pontua Álvaro.
A terceira plataforma de TIC é composta por mobilidade, cloud, big data, redes sociais, internet das coisas etc., constitui um conjunto de inovações disruptivas, simultâneas, nunca visto antes. A Prodeb vem estudando e se preparando para esta nova realidade tecnológica, buscando antever oportunidades, extraindo destas tecnologias utilidades que promovam a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos, ganhos de competitividades ao setor produtivo e a modernização da máquina pública. A evolução tecnológica da Prodeb rumo a essa plataforma será fundamental para a TIC do estado construir sua solução de governo eletrônico (e-government) atendendo às necessidades do cidadão e da sociedade com oferta crescente de serviços de uma forma universal, democrática, justa, ágil, racional, econômica e segura.
De acordo com Álvaro Santos, empreender esta grande transformação em curto prazo é um desafio de difícil superação, mas é importante lembrar que a Prodeb, constituída em uma época em que só existia o mainframe (1ª plataforma de TIC em computador centralizado), já superou ao longo dos anos várias mudanças radicais, com sucesso. “Até recentemente mais de 70% dos serviços da Prodeb eram baseados num CPD centralizado com a utilização do mainframe. Atualmente, com a disseminação do uso de servidores poderosos (2ª plataforma de TIC), menos de 25% de nossos serviços depende do mainframe. O horizonte futuro é desafiador, mas a experiência vivida ao longo de décadas nos dá a certeza que saberemos superar. Um futuro promissor nos aguarda!”