quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tribuna da bahia: Rui Costa começa a montar 2º escalão

Rui Costa começa a montar 2º escalão                                                                                                                                           Lilian Machado

Com a promessa de finalizar até sexta-feira os nomes do segundo escalão, o governador Rui Costa (PT) começou a anunciar ontem os titulares de órgãos que devem ser estratégicos em seu governo, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

A Conder, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), será dirigida por um nome já conhecido no meio do Poder Executivo. José Lúcio Lima Machado retorna após quase dois anos à Companhia, que deve assumir as principais obras do estado.

Ele atuou como diretor-presidente entre 2012 e 2013. O engenheiro civil e administrador de empresas foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e diretor-presidente da Embasa. Até dezembro de 2014, ele presidiu a Valec Engenharia Construções e Ferrovias.

Para a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) foi nomeado, conforme já se apontava nos bastidores, Otto Alencar Filho, administrador de empresas e pós-graduado em Política e Estratégia. Ele é filho do senador Otto Alencar.

O administrador está na Odebrecht Ambiental desde 2011, onde desempenhava ultimamente a função de gerente financeiro.

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) terá como novo gestor o também administrador de empresas Samuel Pereira Araújo, é diretor de Relacionamento e Atendimento do órgão desde 2008. Mestre em Finanças Corporativas, Samuel foi diretor administrativo e financeiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia.

A espera se concentra agora sobre outros órgãos. O governador disse ontem que já tem mais da metade dos nomes definidos. “Muitos são de empresas, e para estas não tem nomeação, são elas que indicam em assembleia. Eu já pedi para convocar as assembleias dessas empresas”, afirmou.

Diante do cenário é grande a tendência de muita dança de cadeiras nos comandos, com trocas nas indicações partidárias. Nos bastidores consta que partidos terão a oportunidade de indicar representantes para postos diferentes, em relação ao período do ex-governador Jaques Wagner.

O PP, por exemplo, deve perder o Detran, um dos órgãos com maior alcance de cargos e poder financeiro, com as Ciretrans nos municípios e as muitas diretorias internas. Quem deve comandar a instituição agora é o PT.

Um dos nomes cotados para ser indicado ao cargo de diretor geral é o ex-comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro. A perspectiva é que os progressistas permaneçam apenas com uma das diretorias do órgão de trânsito.

Em compensação, a tendência é de que o PP possa comandar a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Superintendência de Indústria e Comércio (Sudic), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Bahia Pesca e Empresa Gráfica da Bahia (EGBA).

O PSD além da Agerba, onde permanece Eduardo Pessoa, e da Desenbahia, deve indicar a Bahiafarma, que era do PCdoB. Os pessedistas vão indicar ainda a direção do SAC, sendo cotado o irmão do deputado estadual Ângelo Coronel, e a Adab, sendo cotada a ex-deputada federal Jusmari Oliveira.

Apesar dessa possível conjuntura, é certo que ainda existe clima de disputa, gerando insatisfações nas trocas dos comandos. N

os bastidores, lideranças e deputados avaliam onde devem perder e ganhar. No caso do PP, por exemplo, ninguém disfarça uma possível derrota com a perda do Detran. Além disso, há companhias muito cobiçadas, a exemplo da CAR.

Partidos querem espaço

Em meio aos pleitos pelos espaços, os presidentes de partidos justificam o merecimento. O dirigente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse que vai esperar a acomodação dos outros partidos da base para fechar a conversa com o gestor, mas nem por isso deixa de exaltar o peso da sigla que já encabeça o governo e tem membros no comando de cincos secretarias. “Lógico que mesmo com essa autonomia esperamos ter o espaço que consideramos ter e temos a segurança de que ele não vai deixar o PT de fora, nem de forma fragilizada”, enfatizou.

O PT pleiteou espaços que considera ter acúmulo de experiência, a exemplo da CAR, da Fundac, de órgãos vinculados ao Meio Ambiente, a Educação e ao Desenvolvimento Urbano. “Na mobilidade demos um salto significativo”, citou. Diante disso, é possível que o PT tenha influenciado nome de José Lúcio para a Conder, que deve ser uma das ‘meninas dos olhos’ de Rui.

O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, afirmou que o partido espera ter pelo menos o mesmo tamanho que obteve na gestão de Jaques Wagner (PT). Nós temos um entendimento no sentido de manter espaços equivalentes ao governo de Wagner”, disse.

Até agora, o PCdoB ficou com a Secretaria de Políticas para Mulheres e a Secretaria do Trabalho. Eles tinham a Bahiafarma, a Bahiagás, duas superintendências na Secretaria de Saúde(Sesab), quatro diretorias na Bahiatursa e EBDA (ambas extintas), Fapesb e Embasa. É certo que o PCdoB continuará com a Bahiagás e a Sudesb, sendo mais forte o nome do ex-secretário da Secopa Ney Campello para o posto. 

Secom: Governador Rui Costa define novos gestores de empresas públicas

Governador Rui Costa define novos gestores de empresas públicas 
O governador Rui Costa definiu, nesta terça-feira (6), os novos gestores da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Conder terá na presidência o engenheiro civil e administrador de empresas, José Lúcio Lima Machado, que foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e diretor-presidente da Embasa. Até dezembro de 2014, ele presidiu a Valec Engenharia Construções e Ferrovias e, no período de 2012 e 2013, atuou como diretor-presidente da Conder.

Graduado em administração de empresas e pós-graduado em Política e Estratégia, Otto Alencar Filho assume a presidência da Desenbahia. Na Odebrecht Ambiental desde 2011, ele trabalhou como gerente de desenvolvimento de mercado, gerente de compras e suprimentos e, ultimamente, desempenhava a função de gerente financeiro, integrando o grupo de trabalho que conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Otto Filho, que também tem MBA em Controladoria para Gestão de Negócios, já atuou como consultor de projetos e auditor geral em diversas empresas.

O novo diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, o também administrador de empresas Samuel Pereira Araújo, é diretor de Relacionamento e Atendimento da Prodeb desde 2008 e, agora, assume o comando da empresa pública fundada em 1973. Mestre em Finanças Corporativas, Samuel foi diretor administrativo e financeiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia. 

A tarde: Governador define novos gestores de empresas públicas

Governador define novos gestores de empresas públicas

Governador definiu os gestores da Conder, Desenbahia e Prodeb
Os novos gestores da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) foram anunciados nesta terça-feira, 6, pelo governador Rui Costa.

O órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Conder terá na presidência o engenheiro civil e administrador de empresas, José Lúcio Lima Machado, que foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e diretor-presidente da Embasa. Até dezembro de 2014, ele presidiu a Valec Engenharia Construções e Ferrovias e, no período de 2012 e 2013, atuou como diretor-presidente da Conder.

Graduado em administração de empresas e pós-graduado em Política e Estratégia, Otto Alencar Filho assume a presidência da Desenbahia. Ele trabalhou como gerente de desenvolvimento de mercado, gerente de compras e suprimentos, na Odebrecht Ambiental, e, ultimamente, desempenhava a função de gerente financeiro, integrando o grupo de trabalho que conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento.

O novo diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, o também administrador de empresas Samuel Pereira Araújo, é diretor de Relacionamento e Atendimento da Prodeb desde 2008 e, agora, assume o comando da empresa pública fundada em 1973. Mestre em Finanças Corporativas, Samuel foi diretor administrativo e financeiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia

Correio: Filho de senador Otto Alencar é nomeado presidente da Desenbahia

Filho de senador Otto Alencar é nomeado presidente da Desenbahia


Já a Conder, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), será administrada pelo engenheiro civil José Lúcio Lima Machado

O governador Rui Costa nomeou nesta terça-feira (6) os novos gestores da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). O filho do senador Otto Alencar (PSDB), Otto Alencar Filho, ficará na presidência da Desenbahia.

Já a Conder, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), será administrada pelo engenheiro civil José Lúcio Lima Machado. Machado foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e diretor-presidente da Embasa, entre outros cargos que incluem diretor-presidente da própria Conder, anteriormente.

Na Prodeb, o administrador Samuel Pereira Araújo será o diretor-presidente. Desde 2008, ele atua como diretor de Relacionamento da empresa. Ele também já foi diretor administrativo e financeiro do Centro de Negócios da Bahia.

Otto Alencar Filho, novo presidente da Desenbahia, é administrador de empresa. Desde 2011, ele atuava na Odebrecht Ambiental, empresa em que trabalhou como gerente de desenvolvimento de mercado, gerente de compras e suprimentos e gerente-financeiro, segundo o governo. 

Folha de São Paulo: Intel mostra tecnologia para deixar drones mais inteligentes

Intel mostra tecnologia para deixar drones mais inteligentes

Bruno Romani

A Intel passou a maior parte do tempo de sua palestra na CES falando sobre a RealSense, uma câmera 3D e plataforma capaz de detectar profundidade.

O ponto alto da apresentação ocorreu quando Brian Krzanich mostrou o que essa tecnologia é capaz de fazer quando aplicada em drones, veículos não tripulados. Os pequenos helicópteros eram capazes de voar e evitar obstáculos e colisões sem ajuda humana.

O executivo jogou uma espécie de "ping-pong de drones" com outros desenvolvedores. Ele tentava se aproximar do drone, que se movia para manter a distãncia. Então era a vez do programador se aproximar do aparelho, que também detectava a presença humana e se movimentava novamente.

Ethan Miller/AFP


Brian Krzanich, presidente da Intel, mostra uso da tecnologia RealSense em drone durante a CES


Com isso, fica mais perto a ideia de ter drones fazendo entregas, como planeja a Amazon, por exemplo.

A RealSense também foi demonstrada em outras situações, como detecção de gestos e reconhecimento facial.

Em uma outra aplicação,um homem com apenas 20% de visão usava uma jaqueta equipada com sensores e a tecnologia RealSense, que detectava a proximação de pessoas. Se alguém chegasse pela direita, um sensor no lado direito da jaqueta vibrava para indicar o homem de onde vinha o obstáculo.

A RealSense já está sendo embutida em produtos à venda, como o tablet Venue 8 7000, da Dell. A Intel indicou que outras fabricantes, como Acer, Asus, Fujitsu, HP e Lenovo, devem adotar a tecnologia em seus dispositivos

O jornalista Bruno Romani viajou a convite da Samsung 

Folha de São Paulo: Presidente da Sony fala pela primeira vez sobre ataque hacker à empresa

O presidente-executivo da Sony, Kazuo Hirai, elogiou funcionários do estúdio de Hollywood da companhia nesta segunda-feira (5) por resistirem a "esforços extorsores" de hackers que atacaram a Sony Pictures Entertainment.

As declarações foram dadas durante a conferência da Sony na feira eletrônica CES, que acontece em Las Vegas (EUA).

Em seus primeiros comentários públicos sobre o massivo ciberataque que o governo dos Estados Unidos atribuiu à Coreia do Norte, Hirai disse que funcionários atuais e antigos do estúdio foram "vítimas de um dos ciberataques mais maldosos e maliciosos que conhecemos na história recente".

O ataque ocorreu conforme a companhia se preparava para lançar "A Entrevista", uma comédia sobre uma trama fictícia para assassinar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Ele debilitou a rede de computadores da Sony Pictures em novembro e levou ao vazamento online de filmes não lançados e emails embaraçosos.

"A liberdade de discurso e a liberdade de expressão são 'cordas salva-vidas' para a Sony e nosso negócio de entretenimento", disse Hirai, agradecendo aos que assistiram ao filme.

Ele não recebeu perguntas de jornalistas.

A Sony havia cancelado inicialmente o lançamento de "A Entrevista" depois que hackers ameaçaram cinemas. Na esteira de críticas do presidente dos EUA, Barack Obama, e celebridades de Hollywood, o estúdio lançou o filme, mas embora cinemas e serviços de TV paga o estejam exibindo, a Sony ainda precisa compensar os até US$ 88 milhões em gastos com marketing e produção. 

Info: Site divulga foto de versão beta do novo browser da Microsoft

Site divulga foto de versão beta do novo browser da Microsoft
Gabriel Garcia
O browser deve ser lançado junto do Windows 10, que será apresentado em 21 de janeiro

O site BGR divulgou a primeira imagem do Spartan, o novo navegador da Microsoft.

A tela mostra uma versão beta do browser carregando uma página do Facebook. De acordo com a imagem, o Spartan tem design minimalista, inspirado no Chrome e no Mozilla, conforme os boatos divulgados na semana passada.

A Microsoft deve lançar o Spartan ao lado do Windows 10. O sistema operacional será oficialmente apresentado em 21 de janeiro. O navegador deve ter outro nome, ainda não divulgado.

De acordo com a fonte do site BGR, a empresa mantem desde setembro uma equipe especial para trabalhar no desenvolvimento do navegador.

A foto vazada seria da segunda versão teste do Spartan, concluída em novembro. Uma terceira versão do browser já estaria pronta desde o Natal.

Segundo o BGR, o navegador terá uma função de comando de voz, permitindo que o usuário acesse sites, adicione uma página aos favoritos e mude a página incial apenas com a fala.

O Spartan também conseguria rodar outros browsers. Uma das novas funções divide o navegador em quatro janelas, que mostrariam quatro formas diferentes de enxergar uma página, desde que esses browsers estejam instalados no mesmo dispositivo.

Folha de São Paulo: Sony apresenta TV 4K mais fina que smartphone e novas câmeras

Sony apresenta TV 4K mais fina que smartphone e novas câmeras

Robyn Beck

Visitantes fotografam a Sony Bravia X9000C, exposta na feira de eletrônicos CES
A Sony anunciou na CES a sua nova linha de aparelhos com tecnologia visual 4K. Entre os produtos, está uma nova TV Ultra HD de apenas 4,9 milímetros de espessura –mais fina do que o Xperia Z3.

A Bravia X9000C é um dos 11 modelos de TV 4K que a companhia deve lançar neste ano, todos com sistema operacional Android.

Durante conferência realizada na noite dessa segunda-feira (5) em Las Vegas (EUA), onde ocorre o evento, a empresa apresentou também a 4K Action Cam, nova câmera de ação que filma em Ultra HD.
Equipada com avançada tecnologia de estabilização ótica, a filmadora chega para rivalizar com a Hero 4 Black da GoPro.

Continuando com o 4K, a companhia trouxe também um novo modelo da câmera de mão Handycam que diz ser 30% menor, 20% mais leve e 50% mais barata do que modelos anteriores, que custará US$ 1 mil nos EUA.

Executivo apresenta a nova câmera de ação 4K da Sony durante conferência na CES 2015


ÁUDIO
A empresa japonesa trouxe ainda uma série de novos acessórios com suporte à sua nova tecnologia para melhorar a definição do áudio.

O anúncio mais curioso ficou por conta das Symphonic Light Speakers –luminárias conectadas via wi-fi que "tocam música para todos os lados", como definiu Hirai.

O produto faz parte do projeto de "casa inteligente" desenvolvido pela Sony.

Detalhes sobre preços e datas de lançamento dos produtos anunciados ainda não foram definidos pela companhia.

Folha de São Paulo: Razer, marca de gamers, apresenta óculos de realidade virtual de US$ 200

Razer, marca de gamers, apresenta óculos de realidade virtual de US$ 200


Óculos de realidade virtual OSVR, da Razer
A Razer, fabricante de fones de ouvido, mouses e outros periféricos voltados para games, apresentou nesta terça-feira (6) os óculos de realidade virtual OSVR, que estão em fase de desenvolvimento e estão sendo vendidos por US$ 200 (cerca de R$ 540) nos EUA.

OSVR é uma sigla para realidade virtual de código aberto (em inglês). O aparelho é atualmente voltado para programadores que pretendem trabalhar na plataforma. É um concorrente do Rift, aparelho cuja responsável, a Oculus, foi adquirida pelo Facebook no ano passado.

"Criaremos um enorme 'playground' para que desenvolvedores imediatamente comecem a indicar as melhores tecnologias e plataformas", disse Min-Liang Tan, presidente-executivo da Razer, ao site "Gizmodo".

Dotado de lentes e de um dispositivo de 5,5 polegadas e resolução 1.080p (Full HD), o aparelho tem ângulo de visão de cerca de 100°. Também tem acelerômetro, mas não uma câmera tal qual o concorrente Oculus DK2.
A companhia lançou um site para a iniciativa de desenvolvimento de software de realidade virtual, também chamada OSVR e compatível com outros dispositivos (assista ao vídeo, em inglês, abaixo).

OSVR

Outras empresas que estão investindo em realidade virtual são a Samsung e a Sony.

VIDEOGAME E PULSEIRA
A Razer mostrou também durante a feira seu novo console de games, o Forge TV (US$ 100), que funciona como uma espécie de set-top box que usa a plataforma Android TV para rodar games por meio do serviço Cortex, da empresa, ao se parear com um PC.

Por meio do smartphone (com Android) ou de um joystick que a marca venderá por US$ 80.

O Forge TV, da Razer, que usa a plataforma Android TV
Outra novidade é a pulseira de "fitness" Nabu X (US$ 50), versão mais barata da anteriormente lançada (nos EUA) Nabu, capaz de exibir luzes de notificação de mensagens de um celular, de monitorar passos e sono.

A venda dos lançamentos começa na primavera no hemisfério norte, que começa em março e termina em junho.


Pulseira Nabu X, de fitness, da Razer


Info: Boss é o primeiro smartphone com a criptografia da rede Tor

Boss é o primeiro smartphone com a criptografia da rede Tor

Lucas Agrela
Boss, o primeiro smartphone com a criptografia da rede Tor, foi apresentado nesta semana durante a feira de eletrônicos de consumo CES 2015, em Las Vegas. A fabricante irá buscar 150 mil dólares para iniciar a produção do aparelho no site de financiamento coletivo no IndieGoGo a partir de 2 de março.

O gadget tem tela de 7 polegadas com resolução um pouco maior que o padrão Full HD (1 920 por 1 200 pixels), processador octa core mediatek, 16 GB de armazenamento interno, suporte para cartão microSD, câmeras de 8 MP e 2 MP, suporte global às redes 4G e 3G, bateria de 3 000 mAh e sistema Android 5.0 Lollipop. Fora isso, há suporte para dois chips de operadoras de telefonia móvel.

A rede Tor oferece navegação anônima na internet e é normalmente utilizada para acessar à Deep Web. Com essa rede, não é possível estabelecer um IP para o usuário nem em que país ele está. Ou seja, o smartphone oferece uma navegação mais segura que a média na internet.

"O Boss terá criptografia Tor rooteada para a sua privacidade", informa a companhia no IndieGoGo.

Quem tiver interesse em comprar o aparelho ainda durante a campanha de financiamento coletivo precisa colaborar com pelo menos 275 dólares, aproximadamente 743 reais. Se atingir a meta de arrecadação no IndieGoGo, os primeiros compradores dos smartphones Boss irão recebê-los a partir de outubro de 2015.

Folha de São Paulo: Celular da Kodak não honra tradição da empresa; confira impressões

Celular da Kodak não honra tradição da empresa; confira impressões

Bruno Romani

Depois de pedir falência e passar por um processo de reestruturação, a Kodak tenta ressurgir para o consumidor comum, tão acostumado com a tradição fotográfica da companhia.

Na CES, uma das feiras de eletrônicos mais importantes do mundo, a empresa mostrou uma das maneiras de como tentará voltar aos dias de glória: um smartphone voltado para o vovô.

Anunciado dias antes da feira, o IM5 não vai brigar com topos de linha, como os iPhones da Apple, ou com aparelhos que caíram no gosto popular, como o Moto G. O telefone foca em um público mais velho —e decepciona por ter pouca intimidade com o legado da Kodak. No rápido teste da reportagem, o IM5 mostrou que não deverá ser o salvador da lavoura.

A interface retrabalhada do Android 4.4 (a atualização para o 5, versão mais recente do sistema operacional, é garantida) tem ícones enormes espalhados pela tela —"internet", "Gmail", e "câmera" são alguns deles. Ainda há "compartilhar" e "imprimir", únicos momentos em que o aparelho mostra sua suposta ligação com o mundo das fotos.



Parte da frente do smartphone IM5, da Kodak, apresentado na feira CES deste ano


Tudo é ajeitado de maneira bem básica, para evitar que o usuário caia em menus e se perca na interface. A tela de 5 polegadas é grande, mas a resolução de 720p deixa suas limitações aparentes.

O corpo do aparelho é de plástico, com um design que lembra o do iPhone 5, e a maior qualidade do aparelho é sua leveza. Não deverá incomodar o usuário.
No quesito câmeras, ele conta com uma frontal de 5 Mpixels e outra traseira, de 13 Mpixels. A qualidade das imagens pareceu satisfatória, mas nada que não possa ser obtido com um aparelho como o Moto G, de preço intermediário (R$ 749, na versão mais simples). Pouco para um aparelho que carrega o nome da Kodak.


Parte de trás do smartphone IM5, da Kodak, apresentado na feira CES deste ano
Sinal de que a companhia ainda tenta se levantar é que o aparelho não é produzido pela empresa, mas, sim, pelo Bullitt Group, fabricante que está longe de ter forte presença no mercado. O IM5 será lançado na Europa, no primeiro semestre, por US$ 250. Deve chegar aos Estados Unidos até o final do ano.

Não há informações sobre lançamento no Brasil. 

Info: Dell anuncia ultrabook com bordas de 5,2 mm

Dell anuncia ultrabook com bordas de 5,2 mm

Lucas Agrela
A Dell anunciou nesta semana um ultrabook com tela de 13,3 polegadas e bordas de 5,2 mm. O XPS 13 estará disponível no Brasil até março deste ano, mas valores não foram divulgados. O ultrabook já está à venda nos Estados Unidos com opções de preços que vão de 799 dólares (2 160 reais, em conversão direta) a 1 899 dólares (5 135 reais).

O XPS 13 está em exposição na feira de eletrônicos de consumo CES 2015, em Las Vegas, tem display com resolução de 3 200 por 1 800 pixels, uma melhoria em relação à sua edição anterior, que tinha 1 366 por 768 pixels.
O XPS 13 pesa 1,2 kg e tem opções de processador Intel i3, i5 ou i7 de 5ª geração, bem como variantes com 4 GB ou 8 GB de RAM. Para armazenamento de dados, o modelo mais potente vem com um SSD de 256 GB.

A Dell anunciou o aparelho como o "menor ultrabook de 13 polegadas do mundo" e que a sua bateria pode durar até 15 horas de uso (apesar de não especificar em quais condições). O computador portátil vem com sistema Windows 8.1.

Monitor curvo - A Dell também anunciou hoje um monitor curvo voltado para público gamer. O UltraSharp 34 tem resolução WQHD (3440 por 1440 pixels).


Segundo a fabricante, o display curvilíneo fornece uma distância focal mais uniforme do que painéis planos, proposcionando conforto visual ao consumidor. O aparelho tem alto-falantes embutidos com potência total de 18W. O produto também estará disponível no mercado nacional até março de 2015, mas o preço não foi divulgado.