sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região:

Projeto de R$ 2 milhões prevê inovações nas áreas de saúde, educação.
'É para se pensar a cidade do futuro', afirmou ministro das Comunicações.


Alessandro Meirelles

Do G1 Piracicaba e Região
FACEBOOK



Alunos da rede municpal receberam tablets e plataforma pedagógica (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Com pouco mais de 3 mil moradores, Águas de São Pedro (SP) é usada como protótipo de cidade 100% digital do país. O projeto de R$ 2 milhões de uma operadora de telecomunicações está em curso desde janeiro e prevê 14 "serviços inteligentes" gratuitos. Parte das inovações já funciona e outra está em fase de testes nas áreas da educação, turismo, segurança e saúde. Nesta quinta-feira (4), o ministro das Comunicações Paulo Bernardo visitou a estância turística para conhecer a iniciativa. "É um projeto piloto para se pensar a cidade do futuro", disse.

4G
A primeira inovação foi a chegada da tecnologia 4G para aparelhos móveis. Essa modalidade é 180 vezes mais rápida que a antecessora e permite carregar e enviar dados, assistir vídeos em alta definição e baixar arquivos com mais facilidade, além de armazenar vídeos no computador enquanto estão sendo captados pela câmera. O sinal está disponível gratuitamente em rede wi-fi nas praças do município. A velocidade da internet fixa das casas também subiu para 25 mega por conta da troca das redes de transmissão, que eram de cobre e agora são de fibra óptica.

Tablets, wi-fi e boletim por SMS
Todos os 415 alunos da rede municipal receberam tablets no primeiro semestre. Os colégios também ganharam rede wi-fi e uma plataforma educacional de apoio pedagógico, com vídeos, fotos e textos de jornais e revistas. O acervo das bibliotecas escolares também foi digitalizado para facilitar a consulta. E dados imporatntes, como a frequência e o boletim escolar, passaram a ser enviados via SMS diretamente para o celular dos pais e responsáveis. "O professor pode avisar o pai de forma fácil se o o filho está ou não no colégio, por exemplo", disse o prefeito Paulo Ronan (PSDB).
Estacionamento inteligente tem sensores em cores verde e vermelho no chão(Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Estacionamento inteligente e totem informativo
Uma tecnologia de sensores ópticos instalados ruas das áreas central já oferece a moradores e turistas a opção de checar em tempo real a disponibilidade de vagas por meio de um aplicativo de celular ou tablet.

O município não cobra taxas de estacionamento em áreas públicas. Um totem colocado na entrada da Avenida Carlos Mauro, a principal do Centro, também informa se há ou não lugares vazios para parar o veículo. O sistema conhecido como "Estacionamento Inteligente" (Smart Parking) existe em alguns shoppings centers de São Paulo, mas é inédito em gestões públicas, segundo a Prefeitura. O equipamento é movido à energia solar, ao contrário do que está disponível na iniciativa privada.
saiba mais
Águas de São Pedro terá tecnologia
4G para se tornar cidade 100% digital

'Estacionamento inteligente' mostra
vagas desocupadas por aplicativo

Águas de São Pedro tem redução de
31,52% no eleitorado com biometria


Águas é a menor cidade da região de Piracicaba (SP), mas chega a receber 25 mil pessoas em feriados. "Além de reduzir o tempo de procura por estacionamento, a iniciativa tem um viés ecológico, pois com menos carros circulando há menos emissão de gases da combustão de combustíveis", comentou o secretário de Turismo, Fábio Pontes.
Aplicativo gratuito mostra em tempo real as
vagas disponíveis (Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Câmeras 'Big Brother'
Dezesseis câmeras foram instaladas em diversos pontos da cidade. As imagens são monitoradas 24 horas em uma sala de controle criada por conta do projeto em uma sala da delegacia.

Os postes que têm as câmeras também dispõem de sensores que reduzem a iluminação em determinado trecho ou rua em horários de pouca circulação.

"Automaticamente as câmeras, que são de alto alcance, são voltadas para essa direção. A segurança nesse caso não fica comprometida e ainda há economia de energia", comentou o prefeito.

Biometria na saúde
As inovações na saúde estão em fase de testes e devem ser disponibilizadas até o início de 2015, segundo a Prefeitura. O projeto prevê uma plataforma que irá proporcionar o agendamento de consultas médicas pela internet, por computador, tablet ou celular. O objetivo, nesse caso, é agilizar o atendimento na Clínica de Especialidades da cidade e evitar a formação de filas.

Outra medida prevista é a biometria. Ao passar o dedo em um sensor, todos histórico de saúde do morador ficará disponível. Ele será identificado rapidamente, o que também poderá ajudar o trabalho do médico. Agentes da Vigilância Sanitária, que em Águas fazem o trabalho de campo de combate à dengue, também receberam tablets com um aplicativo específico para esse tipo de trabalho. O preenchimento dos formulários on line viabiliza mapear focos do mosquito Aedes aegypti diretamente nos dados do Ministério da Saúde.

'Cidade do futuro'
Em visita a Águas, o ministro classificou como "sensacional" o que viu. "É razoável começar por uma cidade como Águas de São Pedro, com porte menor, mas que, assim mesmo, permite se fazer testes e verificar todas dificuldades que podem surgir. Claro que aqui exige menos recursos, mas considero plenamente viável que se instale em cidades médias e grandes. E a tecnologia da informação é cada vez mais desejada pelas pessoas e empresas. Quanto mais ela estiver à disposição do cidadão e da administração pública, mais a vida será cômoda, confortável e segura", destacou Bernardo.

Comercialização
O presidente da Vivo no Brasil, Antonio Carlos Valente disse ao G1 que após a implementação total do projeto em Águas a empresa deve comercializá-la em outras cidades. No entanto, frisou que "cada município tem sua situação particular" e que estudos sobre viabilidade e preço estão em fase de elaboração.

"Estamos desenvolvendo alguns métodos para parcerias público-privadas que certamente vão ser uma forma de alavancar esses projetos, que são muito inovadores. Muitas vezes, as pessoas nem sabem ainda especificar o que precisam. Vamos disponibilizar uma série de informações para as municipalidades, que poderão inclusive visitar Águas de São Pedro e nossos parceiros (empresas fornecedoras) para conhecer um pouco mais sobre tudo isso". Em novembro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), vistou a estância em busca de informações.

Sala de Controle de Segurança foi criada devido ao projeto Cidade Digital (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Fonte:Meirelles, Alessandro. "Operadora Usa Águas De São Pedro Como Protótipo Para 'cidade Digital'" Piracicaba E Região. Accessed December 5, 2014. http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/operadora-usa-aguas-de-sao-pedro-como-prototipo-para-cidade-digital.html.

Gizmodo Brasil: A Sony tinha milhares de senhas dentro de uma pasta chamada "Password"


A Sony tinha milhares de senhas dentro de uma pasta chamada "Password" - Gizmodo Brasil:

Por: Ashley Feinberg




Está sendo uma semana bem difícil para os executivos da Sony (apesar de seus salários milionários). E as coisas só vão piorar. Você deve ter chegado a sentir pena do pessoal da TI, até você descobrir que eles guardavam as senhas mais cruciais numa pasta chamada “Password”. Vai lá, vai bater a cabeça em alguma coisa para ver se a vergonha alheia passa. Nós esperamos você voltar.

>>> LEIA TAMBÉM: A Sony Films foi hackeada e vários filmes inéditos vazaram na internet

A segunda leva de dados vazados começou a circular ontem, e não demorou muito para oBuzzfeed tropeçar nas senhas e usernames das contas de Twitter, Facebook, MySpace (lembra dele?) e YouTube dos principais filmes da empresa. Provavelmente pelo fato de eles estarem salvos num arquivo gigante chamado “Password”. Que tinha um monte de senhas como “Facebook login password”. Porque quem precisa de criptografia ou noção ou uma mínima segurança online, não é mesmo?

Sim, põe “Password” de senha sim. Coloca um 1 no fim para garantir, ninguém vai adivinhar.

Óbvia e infelizmente, não é nenhuma surpresa que seres humanos são preguiçosos e pouco criativos e geralmente a pior parte disso aparece quando eles precisam proteger dados preciosos. E mesmo assim, caramba, galera de TI da Sony, que vacilo.


Fonte: Feinberg, Ashley. "A Sony Tinha Milhares De Senhas Dentro De Uma Pasta Chamada “Password”." Gizmodo Brasil A Sony Tinha Milhares De Senhas Dentro De Uma Pasta Chamada Password. Accessed December 5, 2014. http://gizmodo.uol.com.br/sony-senhas-pasta-password/.

Inovação Tecnolígica: Hologramas hápticos permitem que você sinta o invisível

Hologramas hápticos permitem que você sinta o invisível:


Apesar de a imagem divulgada pela equipe mostrar uma esfera visível sendo tocada em pleno ar, a técnica não gera a imagem propriamente dita, ou seja, não se produz um holograma real em pleno ar.[Imagem: Bristol Interaction and Graphics Group/University of Bristol]


Hologramas invisíveis

Em 2013, Thomas Carter e seus colegas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, criaram uma tecnologia que eles batizaram de UltraHáptica, que usa sons para gerar sensações de objetos físicos no ar.

Agora eles adicionaram uma capacidade 3D às formas sensíveis projetadas, criando uma espécie de "holograma háptico" no espaço aberto.

Apesar de a imagem divulgada pela equipe mostrar uma esfera visível sendo tocada em pleno ar, a técnica não gera a imagem propriamente dita, ou seja, não se produz um holograma real em pleno ar - gera-se apenas a sensação tátil do objeto.

Ainda assim, o avanço é significativo ao permitir gerar sensações de objetos tridimensionais ao ar livre, com a vantagem de que os objetos podem ser movimentados à vontade em reação à movimentação das mãos de quem os toca.

Força de radiação acústica

A técnica é baseada em ultrassons produzidos por um conjunto de alto-falantes dispostos em uma base plana. Cada alto-falante, focalizado em um ponto específico no espaço acima da base, produz uma espécie de "pixel sensível", conforme o ultrassom cria perturbações no ar, permitindo que a forma do objeto seja sentida.

A sensação de toque é realista o suficiente para que os estudantes que testaram a tecnologia pudessem identificar com precisão as formas invisíveis - o único teste visual feito pela equipe consistiu em projetar os objetos sobre uma camada de óleo, obviamente plana.

Por enquanto a UltraHáptica gera apenas padrões geométricos simples, como esferas, cones e pirâmides, com dimensões entre 15 e 50 centímetros.

Aplicações e desenvolvimentos

Como cada "pixel" da imagem é gerado por um minúsculo alto-falante, os pesquisadores tentaram melhorar a resolução dos "hologramas sensíveis" miniaturizando os transdutores, mas a interferência entre eles colocou limites a essa abordagem.

Ainda assim, a equipe está entusiasmada com os resultados atuais, apontando que, além das aplicações no entretenimento e na educação em salas de aula e museus, o feedback tátil 3D poderá ser utilizado pelos médicos para sentir o interior do corpo do paciente.

"Hologramas tocáveis, realidade virtual imersiva na qual você pode sentir e controlar objetos complexos no espaço livre, tudo isto é possível usando este sistema," garante o professor Ben Long, coordenador da equipe.

Para isso será necessário acoplar o sistema a óculos especiais para geração de realidade aumentada, aí sim, dando ao usuário a visão das formas que ele consegue sentir tatilmente.
Bibliografia:

Rendering volumetric haptic shapes in mid-air using ultrasound
Benjamin Long, Sue Ann Seah, Tom Carter, Sriram Subramanian
ACM Transactions on Graphics
Vol.: 33 Issue 6, Article No. 181
DOI: 10.1145/2661229.2661257


Fonte:"Hologramas Hápticos Permitem Que Você Sinta O Invisível." Hologramas Hápticos Permitem Que Você Sinta O Invisível. Accessed December 5, 2014. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=hologramas-hapticos&id=010150141204#.VIGwzTHF8_Q.

Inovação Tecnológica: Conectividade total finalmente chega aos aviões


Conectividade total finalmente chega aos aviões:


Os aviões terão a bordo um roteador que os permitirá conectar com o restante do mundo usando os protocolos IPv4 e IPv6. [Imagem: SANDRA Project]


Engenheiros europeus testaram com sucesso, em condições reais de voo, uma nova tecnologia de comunicações que promete finalmente levar a conectividade total para os aviões, permitindo que as aeronaves comuniquem-se com múltiplas fontes de dados.

Enquanto os passageiros poderão contar com acesso em banda larga à Internet, os pilotos e os computadores de voo poderão acessar informações do tráfego aéreo e do clima em tempo real, além de comunicar-se mais facilmente com as torres de controle e com outros aviões.

Além de oferecer uma conectividade de dados muito mais rápida, a tecnologia substitui os pesados equipamentos de rádio usados hoje por sistemas baseados em software.

A integração de todos os sistemas de comunicação de um avião em um único sistema foi obtida pelo Projeto SANDRA (Seamless aeronautical networking through integration of data links, radios, and antennas, rede aeronáutica com integração de links, rádios e antenas, em tradução livre).

"Com os novos sistemas testados com sucesso pelo SANDRA, os computadores de voo receberão dados meteorológicos detalhados e informações do tráfego aéreo em tempo real," disse Paolo Di Michele, coordenador do projeto. "Hoje, os pilotos geralmente dependem do controle de tráfego aéreo para transmitir este tipo de dado verbalmente."

Rádio por software

O novo sistema integra diversos canais de comunicação usados em aeronaves - do rádio VHF para conversas aos vários links de dados - usando o protocolo IP mais recente da Internet.

A integração baseia-se em um novo protocolo de comunicações sem fios, chamado AeroMACS, desenvolvido especificamente para a indústria aeronáutica.

Mas a equipe do SANDRA foi além e desenvolveu também o suporte para comunicações digitais em voo, incluindo a internet em banda larga e até sessões de videoconferência.

A equipe também encontrou uma maneira de substituir os pesados e ineficientes aparelhos de rádio que todos os aviões usam atualmente para se comunicar em muitas bandas diferentes do espectro de rádio por um sistema de rádio definido por software, capaz de se conectar em várias frequências ao mesmo tempo e permitindo simplificar o hardware.

"Com uma demonstração tão clara e prática, os fabricantes de aeronaves estão ansiosos para implementar as tecnologias testadas com sucesso pelo SANDRA. Esperamos vê-las em todos os novos aviões em breve," disse Di Michele.



Fonte:"Conectividade Total Finalmente Chega Aos Aviões." Conectividade Total Finalmente Chega Aos Aviões. Accessed December 5, 2014. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=conectividade-total-finalmente-chega-avioes&id=010150141205#.VIGwxDHF8_Q.

Info Abril: Anatel já recebeu R$ 5,07 bi das operadoras referentes ao leilão de 4G | INFO


Anatel já recebeu R$ 5,07 bi das operadoras referentes ao leilão de 4G | INFO:

O valor é referente ao leilão da faixa de 700 MHz da telefonia móvel de quarta geração, ocorrido em setembro


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já recebeu 5,074 bilhões de reais das operadoras de telecomunicações que venceram o leilão da faixa de 700 MHz da telefonia móvel de quarta geração (4G), ocorrido em setembro, informou a agência nesta quinta-feira (4).

As operadoras optaram por realizar o pagamento à vista, uma vez que os juros do financiamento oferecido pela Anatel foram considerados altos.

Do montante total, a Vivo pagou 1,657 bilhão de reais, TIM Participações, 1,678 bilhão de reais e Claro, do grupo América Móvil, 1,739 bilhão de reais.

A Algar Telecom ainda não realizou o pagamento dos 2,63 milhões de reais referentes ao lote regional adquirido no leilão, mas poderá fazê-lo até a assinatura do contrato, que ocorrerá na manhã de sexta-feira, informou a agência. Procurada, a Algar Telecom não foi encontrada para fazer comentários.

Apesar de terem realizado os pagamentos --sem os quais os contratos não podem ser assinados--, as vencedoras do leilão estão questionando parte dos valores cobrados pelas licenças.

A divergência, de cerca de 200 milhões de reais para as quatro empresas, refere-se principalmente à contabilização de créditos tributários.


Fonte:"Anatel Já Recebeu R$ 5,07 Bi Das Operadoras Referentes Ao Leilão De 4G." INFO. Accessed December 5, 2014. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/12/anatel-ja-recebeu-r-5-07-bi-das-operadoras-referentes-ao-leilao-de-4g.shtml.

"Olhar Digital: Coreia Do Norte Nega Qualquer Envolvimento Em Ataques à Sony


Olhar Digital: Coreia do Norte nega qualquer envolvimento em ataques à Sony:




A Coreia do Norte finalmente negou qualquer envolvimento com o ataque aos computadores da Sony Pictures, que deixou todas as máquinas da rede paralisadas. O país é apontado como o principal suspeito do caso, tendo investido contra a empresa supostamente em retaliação ao filme “A Entrevista”, uma comédia com os atores James Franco e Seth Rogen, que interpretam jornalistas ocidentais tentam matar o ditador Kim Jong-Un após entrevistá-lo.

Em contato com a rede americana Voice of America, um diplomata norte-coreano não identificado, situado na cidade de Nova York, afirma que o país não tem nada a ver com a situação.

“Meu país já declarou publicamente que segue as normas internacionais que banem ciberataques e a pirataria”. Ele também afirma que as acusações são inventadas como forma de atacar o seu país.

Anteriormente, a BBC chegou a entrar em contato com representantes do governo local, que responderam apenas de forma misteriosa: “aguardem e vejam”.

De qualquer forma, isso ainda não isenta o país de suspeitas. Como nota o Re/Code, depois de algum estudo, foram descobertas muitas similaridades entre o malware usado contra a Sony e outro vírus utilizado em 2013, em ataques a redes de transmissão e bancos da Coreia do Sul. O relatório parte da Symantec, empresa de segurança digital, baseado na descrição do FBI de uma ameaça chamada “Backdoor.Destover”.

Enquanto a autoria não é definitivamente atribuída a alguém, quem assume o golpe, é um grupo que se denomina como “Guardiões da Paz”. Porém, ninguém sabe exatamente quem são estas pessoas, nem o que elas desejam. Eles dizem ter tido auxílio de um funcionário da empresa para ter acesso à rede interna, onde eles puderam fazer todo este estrago. Contudo, as agências de segurança dos Estados Unidos não acreditam muito nisso.

O site NBC News, afiliado à rede TV americana NBC, diz ter tido acesso a relatórios que apontavam a Coreia do Norte como autora do ataque. E o país realmente é uma potência da ciberguerra com sua “Unidade 121”, que já foi ligada a ataques digitais contra Coreia do Sul e Estados Unidos, como explica o Re/Code.


Fonte:"Olhar Digital: Coreia Do Norte Nega Qualquer Envolvimento Em Ataques à Sony." Accessed December 5, 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/coreia-do-norte-nega-qualquer-envolvimento-em-ataques-a-sony/45562.

Olhar Digital: Facebook para de reproduzir vídeos do YouTube


Olhar Digital: Facebook para de reproduzir vídeos do YouTube:



O Facebook decidiu interromper a reprodução de vídeos de outras plataformas, como YouTube, Vimeo e Vevo. A partir de agora, os usuários são redirecionados em outra guia para os sites ou aplicativos de origem - o mesmo acontece com as notícias postadas na rede social.

De acordo com o Facebook, a medida visa melhorar a experiência: "os vídeos sempre funcionam melhor na plataforma nativa”, justifica. Nada muda em relação à audiência, e as visualizações continuam a ser contabilizadas normalmente.

Embora negue, o Facebook tenta avançar sobre o rival YouTube. Segundo a rede social, 31 milhões de brasileiros veem pelo menos um vídeo por dia na plataforma, o que acirra a disputa com o site do Google por um mercado que não para de crescer.

Os usuários receberão a atualização gradualmente.


Fonte:"Olhar Digital: Facebook Para De Reproduzir Vídeos Do YouTube." Olhar Digital. Accessed December 5, 2014. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-para-de-reproduzir-videos-do-youtube/45557.