quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Secom: Governo do Estado empreende avanços na política de recursos humanos

Governo do Estado empreende avanços na política de recursos humanos
 Uma nova relação com o servidor, que resultou na reestruturação das carreiras, em avanços salariais e na implantação de uma nova política de recursos humanos no Estado, foi empreendida no período 2007-2014, marcado por conquistas da categoria. “Priorizamos as áreas de Educação, Saúde e Segurança e, no conjunto, foram mais 32 mil servidores que ingressaram no Estado por processos seletivos”, informa o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes.

Reestruturação de carreiras; reposição salarial assegurada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para garantir poder de compra; criação do Sistema Estadual de Negociação Permanente (Senp) para estabelecer diálogos com as categorias; reestruturação e fortalecimento do Planserv, ampliando o número de dependentes; implantação de novas tecnologias de gestão de recursos humanos. “Estes foram alguns dos avanços significativos”, pontuou o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), Adriano Tambone.

De acordo com Edelvino Góes, o acréscimo do número de servidores “que ingressam no Estado por concurso é também um mecanismo de democratização da máquina pública”. Segundo ele, “no início da nossa gestão, após 17 anos sem concurso público para médico, 1,8 mil novos profissionais passaram a integrar os quadros do Estado”. Já Adriano Tambone ressalta que, na Educação, foram 10.176 novos servidores, na Saúde, mais 7.847 e na Segurança Pública, 11.502.

Entre 2007 e abril deste ano, foram realizadas 93.7 mil ações voltadas para capacitação mediante convênios com a Escola de Administração Pública (Enap) e outras instituições de ensino. “Criamos a Instrutoria Interna, que não só impulsionou esta política como reduziu custos de consultoria. Hoje priorizamos os servidores do Estado, por meio de uma rede de instrutores, que atua na produção e difusão de conhecimento na nossa escola de Estado”, enfatiza o secretário.

Em outra vertente de trabalho, novas carreiras foram introduzidas no serviço público estadual, a exemplo de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No ano de 2012 foi realizado certame para provimento de 179 vagas destinadas ao quadro de pessoal da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Atividades culturais e esportivas


Iniciativa do Governo da Bahia, inserida na Agenda Bahia do Trabalho Decente, o Programa Você Servidor foi instituído em 2008 com a proposta de reunir ações de profissionalização, valorização e reconhecimento, agregando os esforços da Administração Publica Estadual em benefício dos funcionários.

Centenas de servidores já participaram dessas iniciativas. Destacam-se ações de reconhecimento, como os prêmios ‘Servidor Cidadão’ e de ‘Boas Práticas de Trabalho’, Festival de Música, Concurso Literário, o Programa de Aposentadoria do Servidor (Prepare-se), o Programa de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde (Bem Viver), o Clube de Desconto, o SAC Servidor e a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), vinculada à Saeb.

“Nas seis edições da Corrida do Servidor, 6,7 mil atletas participaram. O ‘Prêmio Boas Práticas’, em seis edições, registrou 684 inscritos. No ‘Prêmio Servidor Cidadão’, que ocorre desde 2003, foram 1.288 participantes”, enumera Adriano Tambone. Na área cultural, nas duas edições do Festival de Música - em 2013 e 2014 – houve participação de 522 funcionários. Já o Concurso Literário, este ano, teve 686 participantes.

Atividades esportivas promovidas pela Saeb também tiveram adesão significativa. Em 2009, a Olimpíada do Servidor atraiu 2.300 participantes e a Copa do Servidor de Futebol de Campo, 1.300. Outro destaque foi o 1º Campeonato de Futsal, que reuniu 70 times e 1.050 atletas.

Planserv conquista equilíbrio financeiro


O Plano de Saúde do Servidor Público Estadual (Planserv) conquistou o equilíbrio financeiro já em 2007, assegurando a confiança dos prestadores de serviço e dos beneficiários e dependentes. Segundo maior plano de saúde do Norte e Nordeste, com cerca de 480 mil beneficiários, o Planserv registra 283 mil consultas eletivas por ano - incluindo as dos programas de endocrinopatias e pediatria -, e mais de três milhões de exames por ano, tendo como referência os períodos de 2006 e 2012.

Novos sistemas de gestão de pessoas

Racionalização e otimização dos gastos com o funcionalismo e mais transparência para a sociedade. Este foi objetivo da Saeb ao lançar o Projeto Recursos Humanos Bahia (RH-BA) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).

O projeto está implantando novos sistemas de gestão de pessoas com o software Human Capital Management (HCM) em 65 empresas e órgãos públicos do Estado. A medida dará mais agilidade a processos como folha de pagamento, benefícios, interação bancária, rotinas trabalhistas, saúde e segurança para os 273 mil servidores públicos, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. A Bahia é pioneira no país neste tipo de iniciativa no Poder Executivo.

“Gestamos despesas de pessoal da ordem de R$ 15 bilhões por ano, mais de R$ 1 bilhão por mês. Até o momento, fazemos este trabalho com diversos sistemas de informação desenvolvidos internamente. Com o software e os novos sistemas, unificaremos os processos e empreenderemos mais agilidade a todas as áreas de atuação da política de recursos humanos do Estado, incrementando ainda mais as ações de qualificação do gasto público”, explica o superintendente de Recursos Humanos da Saeb.

Uma dos saltos do projeto RH-Bahia é a atualização do histórico funcional dos 186 mil servidores estaduais ativos. A medida agilizará processos de aposentadorias, promoções e emissão de certidões, evitando falhas no processamento da folha de pagamentos e assegurando o exercício dos direitos do conjunto do funcionalismo. 

IdgNow: Segurança: Shellshock e hack de fotos íntimas lideram bugs do trimestre

Segurança: Shellshock e hack de fotos íntimas lideram bugs do trimestre 
-Informações são da empresa especializada ESET, que ainda inclui a vulnerabilidade BadUSB e a falha do WordPress na lista dos maiores problemas de segurança.
A empresa de segurança ESET revelou nesta semana um relatório sobre os principais problemas de segurança do último trimestre, encerrado em setembro. Para facilitar a procura, o documento é dividido em vulnerabilidades de sistemas e protocolos de comunicação e as chamadas vulnerabilidades humanas.

No primeiro pilar, o grande destaque fica com o Shellshock, uma grave vulnerabilidade no Bash que afetou usuários do Mac OS X, Unix e Linux.

Outras falhas que chamaram a atenção no período foram o BadUSB, que permite a infecção da máquina por meio de um processo em que as proteções instaladas no equipamento contra ameaças externas (via conexão USB) sejam ignoradas, e um problema no WordPress, que permitiu a criminosos fazerem o downloads de arquivos maliciosos e então injetar malware, invasões e spam localizados.

Fotos íntimas

Para a ESET, a invasão de um hacker ao dispositivo da atriz Jennifer Lawrence e o consequente vazamento de fotos íntimas em que ela aparecia nua poderia ter sido evitada por uma conduta de segurança considerada adequada na web. Segundo a empresa, o problema não teria acontecido se as vítimas, que incluíram outras atrizes de Hollywood, além de cuidados com sistemas, aplicações e navegadores, garantissem a segurança das comunicações, para evitar a exploração de possíveis vulnerabilidades.

Info: Novo site permite fazer streaming de filmes em torrent sem baixar nada

O Joker.org é um site em inglês que conseguiu simplificar ainda mais a vida de quem assiste a filmes e séries baixando-os (irregularmente) na internet.
O serviço lembra o controverso Popcorn Time, mas consegue ser ainda mais simples por não exigir que o usuário instale nenhum programa no seu computador e nem tenha que baixar os arquivos de torrent.
Assim como o Popcorn Time, o Joker é capaz de criar streaming de filmes e séries, mas como o serviço é online, tudo que o usuário precisa fazer é apenas colar o link do torrent, ou o link magnético do arquivo, na barra principal do Joker.

Para conseguir esse link, o usuário deve clicar com o botão direito sobre o botão “Baixar Torrent” do portal onde consegue os arquivos — como Pirate Bay ou Kickass Torrents — e selecionar a opção “Copiar endereço do link”. Em seguida, esse link copiado deve ser colado na barra do Joker e pronto! O filme começará a ser reproduzido.
É preciso que o torrent permita o download direto do arquivo de vídeo do filme ou do episódio da série. Ou seja, torrents de arquivos em pastas, com capas do filme e outras coisas adicionais não serão reconhecidos pelo Joker.

Também dá para o usuário baixar o arquivo de torrent no seu computador e depois fazer o upload dele no site. E, assim como o Popcorn Time, o Joker possui ferramentas para o usuário controlar e adicionar legendas.
Se o torrent já possuir legendas embutidas, o site é capaz de oferecê-las automaticamente para o usuário usar. Caso contrário, o usuário poderá baixar a legenda na internet e fazer o upload dela no filme sem nenhuma dificuldade.

Nos testes realizados por INFO, o serviço funcionou normalmente e filmes em alta resolução foram reproduzidos sem problemas. No entanto, é importante ressaltar que o desempenho do streaming de vídeo irá depender da velocidade de conexão do usuário e da resolução do arquivo escolhido, além da quantidade de fontes do torrent. 

Folha de São Paulo: Google trabalha em projeto de pílula para detectar câncer

Google trabalha em projeto de pílula para detectar câncer

O laboratório de projetos experimentais Google X, divisão da empresa de internet americana, está trabalhando em um projeto de pílula que, ingerida, faria liberar na corrente sanguínea do paciente nanopartículas capazes de detectar o desenvolvimento de alguma forma de câncer e a possível iminência de um ataque cardíaco.

Responsável pelo projeto, o biólogo molecular Andrew Conrad já criou um dispositivo que detecta a presença do vírus HIV de maneira rápida e que é hoje amplamente utilizado, relata a BBC.

O projeto ainda está em fase incipiente, segundo o Google. O desafio é projetar as partículas microscópicas que estariam na pílula e que seriam capazes de detectar leves mudanças na composição química do organismo.

Parte da equipe da divisão de pesquisa Google X, da gigante de internet
Elas precisam ter características que as fizessem se ligar a, por exemplo, células que fizessem parte de um tumor ou material gorduroso próximo de se soltar dos tecidos circulatórios, segundo a rede britânica.

Magnéticas, as partículas seriam reunidas por meio de um dispositivo vestível capaz de atraí-las e interpretar os resultados, no qual o Google também está trabalhando, diz o "Wall Street Journal".

A ideia é que o paciente fizesse um monitoramento sua saúde ingerindo a cápsula com regularidade.

"Qualquer exame para o qual você teria que agendar uma consulta médica poderia ser realizado por meio desse dispositivo", disse Conrad durante uma conferência organizada por esse jornal americano em Laguna Beach, Califórnia. "Esse é nosso sonho."

Como lembra a BBC, a iniciativa é parte de um esforço maior do Google na área de saúde: a empresa comprou recentemente participação na Calico, de pesquisa contra o envelhecimento, e a 23andMe, de testes genéticos.

Em janeiro, a gigante da internet também anunciou o desenvolvimento de uma lente de contato que mensura o nível de glicose no sangue do usuário. 

G1: Software avisa quando criança se torna alvo de crime sexual

Software avisa quando criança se torna alvo de crime sexual
 Bibiana Dionísio
Programa é um protótipo e foi desenvolvido durante mestrado em Curitiba.
Professoras trabalham para conseguir inserir produto no mercado.
Projeto catalogou mais de 500 conversas em banco de dados internacional para formar perfis de aliciadores, diz pesquisadora
Um protótipo desenvolvido em Curitiba mostrou que é viável a criação de um software para alertar crianças e adolescentes quando eles são vítimas de aliciação pela internet. O projeto é resultado de uma dissertação de mestrado e tem como base um banco de dados internacional que catalogou mais de 500 conversas entre aliciadores e crianças ou adolescentes. O software foi programado para monitorar os diálogos virtuais e emitir sinais de alerta, quando o conteúdo assume conotação sexual.

“Ele tem um caráter autoprotetivo, e o que a gente almeja é que a pessoa instale este programa no computador, utilizado pela criança ou pelo adolescente, ficando na barra de tarefas o desenho de um semáforo. Enquanto a criança ou adolescente está trocando conversas, aquele semáforo está monitorando”, explicou Priscila Louse Leyser Santin, de 35 anos, que é professora substituta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPF) e criou o protótipo durante o mestrado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O agressor diz para vítima que o sexo não é um problema, que é uma fase pela qual todo mundo passa e que não tem porquê esta vítima – criança – esperar a fase adulta"
Priscila Santin, professora

O semáforo ficará sempre na cor verde até que surja um indício de aliciamento. Neste momento, a cor amarela se acende na tela do computador. Em um estágio mais avançado, a cor vermelha é acionada.

De acordo com Priscila Santin, a ideia é que os pais orientem os filhos a sair da conversa, mediante as cores amarela e vermelha, para que eles não se tornem possíveis vítimas.

“Outra possibilidade é que este monitoramento seja feito, além do computador onde a criança esteja, em algum dispositivo que os pais tenham em seu poder. Para que sinalize quando o filho está em uma conversa com sinais de aliciamento”, complementou Priscila Santin.

Ela explica que a criação do software tem como fundamentação uma adaptação da Teoria da Comunicação Lubridiante – que foi estabelecida por um grupo de pesquisadores que analisou o comportamento de aliciadores e, a partir disso, estabeleceu estágios que vão desde o primeiro contato entre o criminoso e a vítima até o encontro pesssoal.
Nesta adaptação, ficaram estabelecidos inicialmente os estágios de acesso, troca de informações pessoais, informações de relacionamento, atividades, elogios e desensibilização comunicativa.
Semáforo que indica o risco de aliciação ficaria
na barra de tarefas na tela do computador
(Foto: Reprodução)

É neste estágio de desensibilização comunicativa, de acordo com Priscila Santin, que o aliciador insere termos vulgares para ver como a vítima reage. O agressor muda o tom da conversa para ver se a possível vítima abandona o chat ou se dá continuidade ao diálogo.

Em seguida, vem o estágio de reenquadramento. “É quando o agressor diz para vítima que o sexo não é um problema, que é uma fase pela qual todo mundo passa e que não tem porquê esta vítima – a criança – esperar a fase adulta para passar por isso”, detalhou.

Por fim, o criminoso parte para os estágios de isolamento e de aproximação, que é o momento em que o encontro é marcado. “É toda uma sequencia de conversas que faz o software sinalizar em qual estágio este agressor está com relação à vítima”, destacou Priscila.

Todo este processo de aliciamento pode levar meses. Os estudiosos afirmam que os estágios são atingidos lentamente até que o criminoso consiga o objetivo de encontrar a criança ou adolescente e abusar sexualmente dela.

É sabido que os agressores têm perfil e comportamento semelhantes e, durante as conversas com as possíveis vítimas, eles deixam transparecer essas características primitivas (como avaliam os pesquisadores), permitindo a identificação dos traços de aliciamento. Esse monitoramento faz com que seja calculada uma taxa de risco de abuso sexual. Na cor verde, a susceptibilidade é de até 50%; na cor amarela, o risco fica entre 50% e 75% e a vermelha, o perigo é superior a 75%.

Aplicação no Brasil
Para a professora que coordenou o projeto, Cinthia de Freitas, ficou comprovado que é possível aplicar a Teoria da Comunicação Lubridiante e que o produto é completamente viável, trazendo benefícios para a sociedade.

O protótipo foi criado para conversas na língua inglesa, porque não existe um catálogo dos diálogos dos aliciadores em português. Isso porque a legislação brasileira determina segredo de justiça para investigações, inquéritos e processo judiciais envolvendo crianças e adolescentes. Todavia, segundo Cinthia Freitas, como a técnica e o conhecimento já estão desenvolvidos, é possível adaptar o software a qualquer idioma.

Inclusive, já existe um diálogo com o Poder Judiciário para que os arquivos de conversas entre aliciadores e vítimas seja acessado para fins acadêmicos e de pesquisa. Agora, o esforço está concentrado para que o software deixe de ser um protótipo e vire um produto, ou seja, passe a ser comercializado e ajude na prevenção dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Para isso, são necessários parceiros que tenham interesse em investir na ideia.

Segundo Freitas, o Centro de Defesa da Infância e o Setor de Inovação, ambos do Grupo Marista, apoiam o desenvolvimento de plano de negócio para buscar esses parceiros. Como ainda é um protótipo, o projeto teria que passar por algumas adaptações para entrar no mercado. Uma vez solucionadas essas questões, o programa estaria apto para ser instalados em computadores, tabletes e celulares. 

G1: Seul acusa Coreia do Norte de tentativa de ataques a celulares

Seul acusa Coreia do Norte de tentativa de ataques a celulares
 Mais de 20 mil telefones teriam sido infectados com os softwares maliciosos.
 
Ataque ocorreu entre maio e setembro.
A Coreia do Norte tentou atacar milhares de telefones celulares sul-coreanos com malwares, programas dissimulados em aplicativos de jogos, informou no Parlamento o Serviço Secreto da Coreia do Sul (NIS).

Mais de 20 mil telefones teriam sido infectados com os softwares maliciosos entre maio e setembro, afirmou à AFP um conselheiro do deputado Lee Cheol-Woo, membro do partido governista Saenuri.

O NIS explicou aos parlamentares que ajudou os proprietários de sites e o governo a erradicar os aplicativos e a impedir novas tentativas de ataque.

Segundo o serviço secreto, entre 2010 e setembro de 2014 foram registradas mais de 75.000 tentativas de ataques virtuais contra agências do governo, muitos procedentes da Coreia do Norte.

Nos últimos anos, os hackers utilizaram os malwares ou e-mails com vírus para tentar atacar instituições militares, bancos, agências do governo, emissoras de televisão e sites de meios de comunicado na Coreia do Sul.

As investigações sobre os ataques virtuais em grande escala concluíram que tinham origem na Coreia do Norte, onde o governo teria uma unidade dedicada apenas a este trabalho, com 3.000 funcionários.

Pyongyang nega as acusações e afirma que o governo de Seul tenta espalhar boatos para aumentar a tensão. 

IdgNow: EMC anuncia compra de três startups e lança solução de cloud híbrida

EMC anuncia compra de três startups e lança solução de cloud híbrida 
Silvia Bassi 
A empresa divulgou hoje a compra da Maginatics, Spanning e Cloudscaling e o lançamento de um pacote de hardware, software e serviços para nuvem

A EMC está avançando na sua escalada rumo à nuvem híbrida e a consolidação da sua oferta corporativa em torno da chamada 3a Plataforma da TI, que inclui também big data, social, networking e recursos de mobilidade.

A empresa comunicou nesta terça-feira a compra de três startups e o lançamento de um pacote de software, hardware e serviços que permitem às empresas ativar um ambiente de cloud híbrida. As startups Maginatics, Spanning e Cloudscaling darão à EMC mais ferramentas nas áreas de proteção de dados, armazenamento e infraestrutura na nuvem.

"Na EMC, não poderíamos estar mais empolgados em dar as boas-vindas à Cloudscaling, à Maginatics e à Spanning. O que temos aqui é uma trinca imbatível de opções para o cliente em ambientes de nuvem híbrida", diz o CEO da EMC Information Infrastructure, David Goulden. A EMC não divulgou o valor pago pelas três companhias, mas informou que as aquisições envolveram desembolso de caixa que não terá impacto material nos seus resultados financeiros.

Nuvem em 28 dias

A companhia anunciou também o lançamento da nova solução EMC Enterprise Hybrid Cloud. A solução estruturada de hardware, software e serviços é feita com produtos da EMC e da sua subsidiária VMware e foi projetada, segundo a EMC, para ajudar as empresas a montar uma estrutura de cloud híbrida "em 28 dias ou menos, usando o EMC Professional Services".

Uma edição para VMware está disponível agora, e edições para Microsoft Cloud Platform e OpenStack estarão disponíveis no próximo ano. A solução inclui interoperabilidade com Amazon Web Services, Microsoft Azure, VMware vCloud Air e outros provedores de serviços de cloud "EMC-powered", diz a companhia.

Novas ferramentas

Com as aquisições de hoje, a EMC amplia seus recursos de nuvem em três importantes dimensões: a capacidade de oferecer aos clientes soluções de nuvem híbrida equipadas com OpenStack, uma opção de nuvem com mobilidade de dados em várias nuvens e novos recursos de proteção para dados e aplicativos “nascidos na nuvem”.

A Cloudscaling fornece soluções de nuvem híbrida em nível empresarial equipadas com OpenStack. Já a Maginatics está focada em fornecer uma opção de nuvem com mobilidade de dados em várias nuvens; e a Spanning vai fornecer novos recursos de proteção a dados e aplicativos “nascidos na nuvem”.

Randy Bias, CEO da Cloudscaling, e sua equipe se juntarão à EMC Emerging Technologies Division, capitaneada por seu presidente CJ Desai. Amarjit Gil, CEO da Maginatics, e sua equipe, bem como Jeff Erramouspe, CEO da Spanning, e sua equipe, se juntarão à recém-formada Core Technologies Division, capitaneada por seu presidente Guy Churchward.

"Cada uma dessas empresas oferece uma tecnologia única para proporcionar aos clientes flexibilidade e abstração em relação à nuvem. Juntando-se a elas a nova solução EMC Enterprise Hybrid Cloud, os clientes e parceiros da EMC estão mais bem posicionados do que nunca para se beneficiarem da promessa das nuvens híbridas e oferecer a agilidade da TI como serviço que os negócios exigem”, diz Goulden.

G1: Youtube Space chega ao Brasil para produzir vídeos

Youtube Space chega ao Brasil para produzir vídeos
Instalações em São Paulo serão a quinta do site no mundo.
Mais de 30 mil pessoas participaram de 450 oficinas e criaram 6mil vídeos.

O site de compartilhamento de vídeos Youtube aliou-se a uma ONG de educação audiovisual para trazer ao Brasil sua iniciativa Youtube Space, que pretende promover, em solo brasileiro, a produção de vídeos e a formação na área.

As instalações em São Paulo serão o quinto escritório do Youtube Space no mundo, depois de Los Angeles, Londres, Tóquio e Nova York, destacou nota de imprensa do escritório brasileiro do Google, empresa americana dona da popular plataforma de vídeos.

Mais de 30 mil pessoas em todo o mundo já participaram de 450 oficinas e mais de 6 mil vídeos foram produzidos desde que a primeira destas iniciativas foi instalada, acrescentou o Google.

O projeto funciona com oficinas onde pessoas, instituições ou marcas donas de um canal no Youtube terão equipamentos de produção e edição para desenvolver vídeos para suas contas. Também serão instruídos em técnicas audiovisuais.

O requisito é que tenham pelo menos mil assinantes de seus conteúdos.

Para isso, o Youtube aliou-se à ONG Instituto Criar, que existe há dez anos e forma jovens de classes baixas em oficinas ligadas à TV e ao cinema.

Os alunos da ONG e os criadores do Youtube no Brasil terão acesso "a modernos equipamentos audiovisuais, treinamentos e cursos", destacou a nota do Google.

O Youtube Space ainda não foi inaugurado. O Brasil é um dos líderes no uso das redes sociais. 

G1: Varejistas dos EUA rejeitam sistema de pagamentos móveis da Apple

Varejistas dos EUA rejeitam sistema de pagamentos móveis da Apple
Grandes lojas optaram por sistema próprio de pagamento.
Aparelhos para pagamentos com iPhone e Android foram retirados.
 
Algumas grandes varejistas norte-americanas estão se recusando a usar o novo serviço de pagamento eletrônico da Apple, o Apple Pay, ao desenvolver sistemas concorrentes que impulsionam seus lucros por eliminar taxas de transação com cartões de crédito.

O Wal-Mart está entre os cerca de 50 grandes varejistas que escolheram não aceitar o Apple Pay, junto a Rite Aid e CVS HealthCorp.

As empresas dizem estar trabalhando no desenvolvimento de seus próprios sistemas de pagamentos, chamados Current C, por meio do consórcio Merchants Customer Exchange (MCX).

O impulso para desenvolver uma solução de pagamento móvel própria é evitar o pagamento de taxas de cartão de crédito para empresas como Visa e Mastercard, disseram analistas. As taxas ficam entre 2% e 3% dos custos por transação.

"A economia e os benefícios de se ter seu próprio sistema de pagamentos é definitivamente uma das principais razões", disse Hitesh Sheth, presidente-executivo da empresa de tecnologia para varejo e segurança cibernética Vectra Networks.

A Apple não respondeu imediatamente a pedidos de comentários. A Mastercard criticou a iniciativa de CVS e Rite Aid, afirmando que limitará as opções dos consumidores.

"Estamos desapontados com o fato de tanto a Rite Aid como a CVS terem decidido bloquear seus consumidores de usar o método de pagamento que escolherem", disse o porta-voz da Mastercard, Jim Issokson.

O Apple Pay, lançado na metade de outubro, é um aplicativo de pagamento móvel que permite aos consumidores comprar com seus iPhones 6 e 6 Plus, por meio de leitores instalados nas lojas.

Os varejistas que estão rejeitando o Apple Pay também recusaram usar sistemas de pagamento móvel como Google Wallet e Softcard.

O porta-voz do Wal-Mart, Randy Hargrove, disse que a empresa não está usando o Apple Pay e que está focada no MCX, por fazer parte dos pesos-pesados do consórcio.

A Target disse que apoia o MCX mas que também permite aos usuários realizar compras online por meio de seu aplicativo móvel usando o Apple Pay.