quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Folha de S.Paulo:Apple vence processo antitruste de mais de uma década sobre iPods


A Apple saiu vencedora nesta terça-feira (15) de um processo que a acusava de violar leis antitrustes no mercado de música digital, um caso já se estendia por mais de uma década.

Os reclamantes da ação coletiva, que envolve um grupo de indivíduos e empresas, alegavam que a Apple abusou de uma posição de monopólio ao lançar, em 2006, uma atualização do iTunes que impedia que músicas baixadas no aplicativo rodassem em outros players que não o iPod.

Eles pediam US$ 350 milhões em indenizações –valor que poderia ser triplicado sob leis antitrustes.

Jobs durante evento de lançamento do iTunes em Tóquio

Durante o julgamento, um advogado de acusação revelou ainda que a Appledeletou músicas baixadas fora do iTunes do iPod de usuários sem avisá-los entre 2007 e 2009.

A Apple contra-argumentou dizendo que a atitude foi tomada como medida de segurança e que a empresa não oferecia explicações mais detalhadas por "não querer confundir os usuários" com muita informação.

Após deliberar por apenas algumas horas, o júri de oito pessoas da Corte Distrital de Oakland, na Califórnia, decidiu por unanimidade que o iTunes 7.0 foi um aprimoramento de produto legítimo, sem violações de leis antitrustes, informou o "Wall Street Journal".

Os reclamantes pretendem recorrer da decisão, diz o jornal.

A Apple comemorou a decisão por meio de um comunicado: "Nós criamos o iPod e o iTunes para dar aos nossos consumidores a melhor maneira do mundo de se ouvir música. Toda vez que atualizamos estes produtos, o fizemos para tornar a experiência do usuário ainda melhor".

G1 - Ex-funcionários processam Sony por vazamento de dados em ciberataque


Denúncia alega que empresa fracassou em proteger sua base de dados.Rede dos estúdios da Sony foi hackeada no fim de novembro.

Ex-funcionários da Sony Pictures estão processando os estúdios cinematográficos por conta do ciberataque que vazou milhares de dados da companhia, informaram nesta terça-feira (16) advogados envolvidos com o caso. Entre as informações confidenciais obtidas pelos hackers, estão cerca de 47 mil números de identificação de segurança social e expedientes de empregados, incluindo salários e históricos médicos.

A denúncia, apresentada a um tribunal de Los Angeles (EUA), alega que "a Sony fracassou na hora de garantir e proteger seus sistemas informáticos, assim como sua base de dados, o que a levou à difusão de informação confidencial dos demandantes e outros companheiros". O ciberataque aconteceu no dia 24 de novembro por um grupo autodenominado "Guardians of Peace" (Guardiões da Paz, em tradução), ou "GOP".

"É um pesadelo épico que mais corresponde a um thriller do que à vida real, e que se desenrola em câmera lenta para os funcionários atuais e antigos da Sony", diz a denúncia, de 45 páginas.

A demanda foi apresentada na segunda (15) por ex-funcionários dos estúdios de cinema, representando um grupo de pessoas afetadas pelo vazamento de informação, explicaram nesta terça-feira os advogados do escritório Keller-rohrback, que enviaram à agência AFP uma cópia da denúncia.

"Devido ao fracasso da Sony em proteger dados confidenciais de seus funcionários atuais e antigos, este conteúdo está agora na internet, o que pode significar uma situação perigosa para essas pessoas", descreve a ação.

Durante uma reunião na segunda (15) com o pessoal da Sony na sede de Los Angeles, os encarregados da empresa garantiram que o ciberataque não afundará os estúdios, apesar de o "GOP" ter prometido um novo grande vazamento de dados como "presente de Natal".

"Isto não nos destruirá", afirmou o presidente Michael Lynton. "Não há motivo para se preocupar com o futuro deste estúdio", acrescentou o comunicado.

Segundo a imprensa, o ataque informático estaria relacionado com a estreia, no dia 25 de dezembro, de "A entrevista", uma comédia sobre um plano fictício da CIA para assassinar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

G1 - Hackers da Sony ameaçam cinemas que exibirem filme 'A entrevista'


Grupo 'Guardians of Peace' faz menção a atentado de 11 de setembro.Vazado em ataque, filme brinca com plano fictício para matar Kim Jong-Un.

O grupo que alega ser responsável por hackear as redes da Sony ameaçou atacar as salas de cinema que exibirem "A entrevista", filme de comédia sobre um plano fictício da CIA para assassinar Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte. A ameaça, que foi divulgada em sites de compartilhamento de arquivos, faz menção ao atentado de 11 de setembro e afirma ainda que "o mundo será tomado pelo medo".

Em 24 de novembro, a Sony foi vítima de um ciberataque atribuído ao grupo "Guardians of Peace" (Guardiões da Paz, em tradução). No passar das últimas semanas, os hackers divulgaram e-mails entre diretores dos estúdios, senhas e até roteiros de filmes, como o novo de James Bond.

Na mensagem compartilhada nesta terça-feira (16), o "GOP" afirma que "irá mostrar claramente, nos momentos e lugares em que 'A entrevista' for exibido, incluindo sua estreia, o destino amargo daqueles que buscam diversão no terror. Em breve, o mundo irá ver o filme terrível que a Sony Pictures fez". A ameaça ainda recomenda que as pessoas fiquem longe das salas de cinema que forem passar "A entrevista". O filme entra em cartaz nos Estados Unidos no dia 25. A pré-estreia, realizada na quinta-feira (11), foi calma, apesar da polêmica.

Na imprensa especializada estrangeira, especula-se que a Coreia do Norte tenha algum tipo de envolvimento com as invasões. Pyongyang classificou o filme como um "ato de terrorismo", e investigadores envolvidos no caso teriam dito que ferramentas de ataques cibernéticos já realizados pela Coreia do Norte teriam sido usadas na ação contra a Sony. O país negou qualquer relação com os ciberataques, mas os elogiaram e os classificaram como "um ato justo".

Essa não é a primeira ameaça recebida pela Sony após o "GOP" assumir a autoria dos ciberataques contra a empresa. No início de dezembro, funcionários receberam e-mails do suposto líder do "GOP" ordenando-os a se opor às ações da Sony caso não queiram "sofrer danos". "Se não o fizerem, não apenas vocês, mas também seus parentes estarão em perigo", diz a mensagem.

Nesta segunda-feira (16), Michael Lynton, presidente da Sony, se reuniu com funcionários da empresa para abordar as consequências do ciberataque. O FBI revelou nesta segunda (16) à agência AFP que, na semana passada, se reuniu "com empregados da Sony para falar sobre cibersegurança". A presidente da companhia, Amy Pascal, foi uma das mais prejudicadas pelo vazamento dos e-mails, tendo que pedir desculpas, na semana passada, ao presidente americano, Barack Obama.

Em uma troca de mensagens com o produtor Scott Rudin, Pascal escreve se deve perguntar a Obama sobre os filmes "Django Livre", "12 anos de escravidão" e "O mordomo da Casa Branca", todos eles sobre a questão racial nos Estados Unidos. Rudin também fez ataques à atriz Angelina Jolie por sua possível participação na produção de "Cleópatra", chamando-a de uma "menina mal educada com talento mínimo", "infantil, irresponsável e caprichosa".

Folha de S.Paulo:Zuckerberg bloqueia comentários em seu perfil após 'ataque' de brasileiros


Kimberly White/Reuters 
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, bloqueou a opção de comentários em todas as publicações do seu mural no Facebook.

O fundador do site não prestou explicações, mas a atitude pode estar relacionada com o recente "bombardeio" de comentários promovido por brasileiros nas postagens do seu perfil.

Na última sexta (12), usuários do Facebook no país começaram a encher freneticamente alguns posts antigos de Zuckerberg com memes, piadas, bandeiras do Brasil ou qualquer mensagem aleatória.

A brincadeira virou, rapidamente, uma bola de neve, contando até com a participação de pessoas de outros países.

Tudo indica que os alvos eram os "Acontecimentos" registrados pelo executivo na página. O post que noticia o seu casamento, por exemplo, chegou à marca de 187 mil comentários. Um outro, em que Zuckerberg diz ter se tornado vegetariano, ultrapassou os 110 mil.

Em postagem do Blog de Tec na sexta-feira, alguns usuários que participaram do "ataque" justificaram o ato dizendo que "a zueira não tem limites", "somos todos BRs" ou com o tradicional "HUE HUE HUE", marca da "trollagem" on-line brasileira.

G1 - Netflix libera recurso que faz relógio inteligente virar 'controle remoto'


Netflix libera recurso que faz relógio inteligente virar 'controle remoto'

Serviço de vídeo liberou integração para relógios com Android Wear.Recurso de recomendação permite envio de sugestões a amigos.

O Netflix anunciou nesta segunda-feira (15) uma integração com os relógios inteligentes que rodam Android para que possam servir como um controle remoto do serviço de streaming de vídeo.

Agora, os aparelhos que rodem o Android Wear mostrarão na tela notificações todas as vezes que o usuário receber uma recomendação de filme ou série, seja as feitas pelo próprio serviço ou por amigos.

A partir daí, será possível agradecer ao amigo, consultar informações sobre o programa e até acionar o Netflix para rodar o programa. A execução do conteúdo não será feita no próprio relógio, mas no celular com que ele esteja pareado.

A novidade se tornou possível com a expansão do recurso de recomendações sociais para plataformas que rodem Android. Atrasado, a ferramenta já funcionava em iPads e iPhones, smart TVs e “set-top boxes” e nos consoles PlayStation 3 e Xbox.

Com isso, agora será possível que donos de smartphones Android consigam recomendar conteúdos do Netflix a seus amigos. O novo recurso já foi liberado para smartphones, mas ainda não há

G1 - Vendas de smartphones no mundo sobem 20,3% no 3º trimestre.


Segundo a Gartner, foram comercializados 301 milhões de aparelhos.Hegemonia da Samsung diminui, Apple amplia mercado e Huawei avança.

As vendas de smartphones subiram 20,3% no terceiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2013, e chegaram a 301 milhões de unidades em todo o mundo, segundo dados colhidos pela consultoria Gartner. O movimento contrastou com o volume comercializado de telefones celulares em geral, que ficou praticamente estável em 455,8 milhões.

A performance melhorou especialmente nos mercados emergentes. No Leste Europeu e na região que compreende Oriente Médio e África, o crescimento nas vendas de smartphones foi próxima a 50%. Nos Estados Unidos, com o lançamento do iPhone 6, da Apple, a alta foi de 18,9%.

Segundo a Gartner, a sul-coreana Samsung continuou líder do mercado mundial de smartphones. A empresa, no entanto, vendeu 8,9% menos aparelhos no trimestre, ou 73,2 milhões de unidades, e sua participação caiu de 32,1% para 24,4% em um ano.

Por outro lado, a Apple viu um salto nas vendas por conta da sexta edição de seu dispositivo móvel: o incremento foi de 25,9%, para 38,2 milhões de iPhones. A fatia do mercado que a americana controla passou de 12,1% para 12,7%. O desempenho da chinesa Huawei também melhorou, com avanço de 36,6% nas vendas, para 15,9 milhões de aparelhos, e participação subindo de 4,7% para 5,3%.

Apesar da menor demanda por produtos da Samsung, a escalada da Huawei e de outras fabricantes menores fortaleceu ainda mais a liderança do Android, desenvolvido pelo Google, como o sistema operacional móvel preferido. No total, 83,1% dos smartphones vendidos entre julho e setembro utilizavam o software, contra 12,7% que preferiram o iOS, da Apple.

Folha de S.Paulo:Instagram lança atualização com cinco novos filtros para fotos


O Instagram lançou nesta terça (16) uma atualização com cinco novos filtros para fotos.

Representação dos novos filtros
Em um comunicado enviado à imprensa, a rede social apresentou as novas opções: Perpetua, uma aparência de natureza, com tons "terrosos"; Aden, com tons pastel; Ludwig, que retira a maior parte das cores e realça a luz; Crema, efeito de suavização que mistura tons frios e quentes, e Slumber, uma aparência retrô que reduz a saturação e a nebulosidade.

"Mais do que uma mudança brusca nas imagens, os novos filtros buscam inspiração em tendências fotográficas, artísticas, de moda e design para tirar vantagem das imagens em alta qualidade", disse a empresa por meio da nota.

A atualização traz também, como novidade, a possibilidade de personalizar a barra de filtros, permitindo que o usuário escolha a ordem de exibição das opções de efeito. Além disso, os ícones agora são miniaturas borradas da foto que será publicada.

Segundo o comunicado, a atualização começou a entrar às 16h desta terça para todos os usuários de Android e iOS.