sexta-feira, 4 de julho de 2014

G1 - Acampamento com disciplina militar trata chineses viciados em internet


G1 - Acampamento com disciplina militar trata chineses viciados em internet

Adolescentes são levados pelos pais preocupados com dependência.Lá eles fazem exercícios e têm atenção psicológica para largar vício.

Adolescentes viciados em internet têm sido internados em acampamentos de estilo militar na China. Em uniformes do exército, eles praticam exercícios e ficam em dormitórios trancados, supervisionados de perto por ex-soldados, em uma tentativa de injetar disciplina em vidas interrompidas pelos computadores.

Seus métodos são mais agressivos do que as clínicas em outros lugares, como algumas existentes nos Estados Unidos.

Enquanto um número crescente de jovens chineses passa horas jogando online para escapar das pressões competitivas geradas em uma sociedade de 1,3 bilhão de pessoas, cada vez mais pais preocupados com o vício dos filhos recorrem aos acampamentos de “desintoxicação” de internet.

"Meus pais queriam que eu estudasse em casa o dia todo, e eu não tinha permissão para jogar fora", diz um adolescente, que informou apenas seu sobrenome, Wang.


Em resposta, ele se refugiou na internet, dedicando longos períodos de tempo para o seu jogo de tiro favorito on-line, chegando a jogar por três dias seguidos dormindo menos de uma hora. "Como fiquei viciado no jogo, minhas notas escolares caíram. Mas ganhei outro sentimento de realização, avançando nos níveis do jogo", conta Wang.

Jovem que completou tratamento de seis meses em acampamento se curva diante da diretora (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)
Viciados em Internet como Wang perdem a confiança quando eles ficam aquém da aspiração dos pais de alcançar a perfeição em tudo que se propõem a fazer. Isso deixa as crianças vulneráveis à depressão e à ansiedade, diz Tao Ran, um psicólogo que fundou um "centro de educação", como os campos são conhecidos.

Isso leva os adolescentes a abandonar sua família e amigos e, finalmente, leva à dependência da Internet, explicou Tao, que se especializou em estudar esses adolescentes viciados.

Diagnóstico
Wang lutou por dois anos contra problemas cada vez mais sérios em casa e na escola antes de ser diagnosticado com "desordem de adição à internet" e ser enviado para o Centro de Educação Qide na capital chinesa, Pequim.

Até 70% dos 110 adolescentes em tratamento no centro de Pequim sofrem de problemas causados pelo uso excessivo da Internet, em sua maioria jogos online. Professores e instrutores militares que atendem os adolescentes problemáticos buscam, a pedido dos pais, utilizar a instrução militar para fazê-los ter disciplina.

"As crianças viciadas na internet estão em muito má condição física", disse Xing Liming, um funcionário do centro. "Sua obsessão com a internet tem prejudicado a saúde e eles acabam perdendo a sua capacidade de participar de uma vida normal."

Os alunos que anteriormente não faziam nada além de mover seus dedos sobre o mouse e o teclado do computador agora fazem a limpeza e lavagem do espaço do centro de recuperação e se revezam ajudando a cozinhar refeições.

"Viver em um ambiente militar torna-os mais disciplinados e restaura a sua capacidade de viver uma vida normal", disse Xing. "O treinamento melhora a sua resistência física e ajuda a desenvolver bons hábitos de vida."

Sessões de aconselhamento com os psicólogos têm como objetivo ajudar os pacientes a reconstruir a autoconfiança e os seus laços com a família e amigos. "Meu emprego dos sonhos era ser um designer de jogos, mas percebi que não poderia alcançá-lo, porque não sou bom em matemática e inglês", diz He, de 23 anos, que passou por um curso de seis meses em que descobriu a sua paixão pela gastronomia. “Acho que o aprendizado de cozinhar vai me ajudar a encontrar um emprego", disse.

No entanto, o regime pode não ter êxito para todos. Um centro de educação em Pequim está sendo processado por uma mãe que diz que o vício da filha piorou depois de um curso no ano passado.

Jovem em tratamento ajuda a preparar alimentos em acampamento (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)


Jovem que terminou tratamento de 6 meses em acampamento em Pequim abraça colega (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Fonte: "Acampamento com disciplina militar trata chineses viciados em internet."Mundo. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/jovens-chineses-viciados-em-internet-vao-para-campos-com-disciplina-militar.html>.

Olhar Digital: Mulher compra prédio e encontra dezenas de fliperamas dentro


Olhar Digital: Mulher compra prédio e encontra dezenas de fliperamas dentro:



Uma mulher que não teve o nome revelado encontrou dezenas de fliperamas em dois andares de um prédio comercial recém-comprado por ela no Japão. Ao que tudo indica, os arcades - como são chamados fora do Brasil - foram abandonados pelo antigo dono.

As fotos publicadas pelo usuário Keisuke999, do fórum Arcade Otaku, revelam raridades e clássicos como Street Fighter 2, Championship Edition, Metal Slug X, Columns, Donkey Kong eRaiden 2. Também foram encontradas peças para reposição, placas e monitores CRT. 

Os fliperamas foram produzidos para que as pessoas jogassem sentadas, ao contrário dos ocidentais, feitos para serem jogados de pé. Isso explica as posições diferentes do joystick e dos botões, localizados mais abaixo.

Segundo as informações, todas as unidades já foram vendidas, mas as fotos podem ser acessadas aqui.

Fonte: "Olhar Digital: Mulher compra prédio e encontra dezenas de fliperamas dentro."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4286

Olhar Digital: 7 coisas que Apple, Google e Facebook esperam dos profissionais

Olhar Digital: 7 coisas que Apple, Google e Facebook esperam dos profissionais:


Apple, Google, Facebook e Twitter estão à caça de profissionais no Brasil. Juntas, elas oferecem 69 vagas destinadas a quem se mostrar capaz de enfrentar os desafios de trabalhar em algumas das empresas mais valiosas do mundo.

Além de locais de trabalho diferenciados, com ambientes agradáveis, elas atraem por regalias e chances de crescimento na carreira, que pode até se desdobrar para o exterior. Mas, passar na "peneira" não é para qualquer um. 

Na opinião de Francis Nakada, consultor de carreira sênior da Produtive, empresa de recolocação profissional, candidatos a oportunidades como estas devem incorporar ao menos sete características básicas. 

1. Atualizar-se

É importante manter-se sempre atualizado. “Companhias de tecnologia costumam ter uma dinâmica de funcionamento bastante peculiar, estando sempre abertas a mudanças e novas frentes de negócio. Por isso, é importante que o candidato se mantenha atualizado, realize cursos diferenciados, não só na sua área, mas em termos de negócios. Essas corporações valorizam profissionais que investem em conhecimento”, conta Francis.

2. Ter a cabeça aberta

“Por se tratarem de corporações com operações globais, espera-se que seus funcionários tenham mente aberta e possam se identificar com mundos diferentes daquele que vivem. Elas se preocupam se o candidato está aberto a novos comportamentos e culturas. Experiências no mercado internacional e vivências em outros países contam muito”, revela.

3. Contribuir para uma sociedade melhor

Além de competências profissionais, é interessante que o profissional queira ajudar a melhorar o mundo. “Grandes empresas valorizam pessoas que desenvolvem algum tipo de projeto social ou sustentável. É importante propor meios mais salutares para a sociedade”, explica.

4. Pensar diferente

“É importante que durante a entrevista, o candidato tenha discurso voltado à solução de problemas e pense de maneira diferente”, explica o consultor. Pensar na empresa como um todo, e não somente na área a que se propõe trabalhar, também pode ser uma boa alternativa.

5. Ter objetivos claros

Clareza sobre o que se busca é essencial. "O candidato deve ter segurança em relação ao que deseja em seu desenvolvimento de carreira, com objetivos profissionais bem definidos”.

6. Informar-se sobre a organização

Antes de ir à entrevista, é recomendável pesquisar o perfil de pessoas que trabalham na empresa e seus métodos de trabalho. “O candidato deve conseguir estabelecer a conexão entre o negócio e sua maneira de trabalhar”, aconselha.

7. Ir além na entrevista

Além do currículo, deve-se encontrar uma maneira de destacar a experiência profissional de forma objetiva e convincente. “O candidato deve transcender o currículo, encontrar formas diferentes de comunicar seu trabalho, tornando seu discurso mais tangível”. Essa é uma dica específica para etapas de entrevistas individuais. Apresentar desafios e resultados alcançados na carreira, por exemplo, facilita o entendimento do entrevistador.


Mas, fique atento: contenha o ímpeto da autopromoção e, por mais que a conversa flua bem, mantenha o clima na esfera profissional. 


Fonte: "Olhar Digital: 7 coisas que Apple, Google e Facebook esperam dos profissionais."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/7-coisas-que-apple-google-e-facebook-esperam-dos-profissionais/42905>.

Olhar Digital: 7 curiosidades sobre a Copa no Instagram

Olhar Digital: 7 curiosidades sobre a Copa no Instagram:


A "Copa das Copas" tem consagrado as redes sociais. A cada etapa do torneio, a quantidade de informações compartilhadas alcança novas dimensões e impacta mais gente. O Facebook, por exemplo, já ultrapassou a marca de 1 bilhão de interações.



Outro serviço bastante requisitado é o Instagram, principalmente para uso de imagens. Abaixo, você confere 7 curiosidades sobre a Copa do Mundo baseadas nos dados coletados pela rede social.
1. Os jogadores da seleção brasileira já compartilharam mais de 200 fotos e vídeos com os Instagrammers;
2. Nessas imagens, eles reuniram mais de 32 milhões de curtidas em fotos e vídeos, o que significaria mais de 400 Maracanãs lotados;
3. Juntos, eles contabilizam mais de 21 milhões de seguidores – duas vezes a população da Bolívia;
4. Os fãs de Neymar no Instagram conseguiriam encher quase 12 vezes todos os estádios da Copa;
5. Entre todos os jogadores das seleções da Copa do Mundo FIFA 2014, 6 dos 10 mais populares no Instagram são brasileiros;
6.  A hashtag #WorldCup já foi usada mais de 3.8 milhões de vezes, é o mesmo que se toda a população do Uruguai tivesse postado uma foto com a hashtag no Instagram;
7. Desde o início do mundial, a hashtag #Copa foi usada, em média, 25 mil vezes por dia no Instagram.
Fonte: "Olhar Digital: 7 curiosidades sobre a Copa no Instagram." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/7-curiosidades-sobre-a-copa-no-instagram/42904>.

Olhar Digital: Vaza imagem da suposta pulseira da Microsoft

Olhar Digital: Vaza imagem da suposta pulseira da Microsoft:


Nos últimos dias surgiram rumores sobre aparência e funções de um suposto relógio inteligente da Microsoft. Hoje, outros boatos indicam que o dispositivo não será um relógio, e sim uma pulseira voltada para a prática de atividades físicas, com sensores que poderão rastrear passos, quantificar as calorias queimadas e medir a freqüência cardíaca do usuário.

A pulseira também poderá exibir notificações e chamadas de smartphones. O diferencial desse produto em relação aos outros seria a versatilidade. É provável que o aparelho trabalhe com iOS, Android e Windows Phone.

Para quem ficou curioso, foram reveladas algumas imagens que acompanharam o pedido de patente do produto. Os documentos mostram hardware que se parece muito com uma pulseira fitness, com ícones de corrida e batimentos cardíacos.


Ao que tudo indica, o dispositivo será lançado no final do ano e custará o mesmo que o Samsung Gear Fit, US$199,00.









Fonte: "Olhar Digital: Vaza imagem da suposta pulseira da Microsoft." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/vaza-imagem-da-suposta-pulseira-da-microsoft/42901>.

Olhar Digital: Linux entra na briga de sistemas operacionais para carros

Olhar Digital: Linux entra na briga de sistemas operacionais para carros:


Desenvolvido em conjunto com a Linux Foundation, o Automotive Grade Linux (AGL) é um sistema operacional para carros, assim como o Carplay, da Apple, e o Android Auto, do Google, mas com código aberto.

Com ele, as fabricantes poderão criar outras interfaces sem que isso atrapalhe a compatibilidade entre diferentes marcas de veículos. A plataforma é baseada no Tizen In-Vehicle-Infotainment (IVI), cuja principal desenvolvedora é a Intel.

A interface é feita em HTML5 e Javascript, padrões abertos já usados em computadores, além dos sistemas Android, o que também facilita a compatibilidade. Entre os parceiros do projeto estão a Toyota, Honda, Nissan, Hyundai, Jaguar e Renesas, fabricante de chips automotivos.

Seu funcionamento é diferente dos sistemas de Apple e Google, que atuam como interfaces distintas rodando sobre os sistemas proprietários dos fabricantes e dependem de smartphones.

Um álbum com imagens do sistema operacional da Linux em funcionamento está disponível aqui e a primeira versão já foi lançada. Agora depende do ritmo de adesão das montadoras.

Fonte: "Olhar Digital: Linux entra na briga de sistemas operacionais para carros." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/linux-entra-na-briga-de-sistemas-operacionais-para-carros/42897>.

Olhar Digital: Veja 6 conceitos de iPhone que erraram feio

Olhar Digital: Veja 6 conceitos de iPhone que erraram feio:



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É comum encontrar na internet os chamados "mockups", conceitos de design criados na tentativa de prever a "cara" de novos produtos. Embora o exercício seja interessante, o resultado pode se tornar desastroso e até virar piada. Confira abaixo 6 conceitos de iPhones, resgatados pelo Gizmodo, imaginados antes de a Apple revelar o aparelho, em 2007. Note que o "chute" não foi assim tão certeiro...

1) iPhone de Isamu SanadaO designer japonês Isamu Sanada havia imaginado que o iPhone seria muito parecido com um iPod nano, exceto pela adição dos números no lugar do círculo sensível ao toque. Já existia, no entanto, uma câmera frontal para videochamadas, mesmo sem câmera traseira. Mais de dois ano antes do lançamento da Apple, em março de 2005, era difícil imaginar como viria a ser o verdadeiro iPhone.

2) iPhone de FlipO mesmo Sanada é responsável por esse design de um iPhone de flip, em outubro de 2005, que teria design externo extremamente clean, assim como duas câmeras. Também é interessante o flip aberto e de borracha, menos "quebrável" do que a maior parte dos smartphones da época.

3) iPhone com duas telas
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Andando na linha do antigo V3, este conceito tinha duas telas, (uma das quais era idêntica à do iPod) e dois conjuntos de botões, um para controlar as músicas, e um para controlar as funções do telefone. Além da câmera frontal para videochamada, a camera traseira era enorme e teria uma resolução de 3 megapixels.

4) iPhone com trackpad
Em uma época em que poucas touchscreens boas existiam e a navegação por gestos era praticamente impensável, este conceito (anunciado erroneamente como "vazamento" da própria Apple) utiliza um trackpad, como de laptops, para controlar as ações da tela. De resto, o design acerta no estilo da Apple, apesar da tela pequena.

5) iPhone com teclado QWERTY
ReproduçãoEm novembro de 2006, surgiu este conceito em um site russo, que não convenceu muita gente. Os botões ficariam no meio do celular após os controles deslizarem, o que faria com que, ao mesmo tempo, estivessem disponíveis dois tipos de botões e uma touchscreen.

6) iPhone com slide
ReproduçãoEste último surgiu em uma competição do site Engadget que julgaria a melhor previsão para o iPhone entre seus usuários. O design é curioso por lembrar telefones comuns da Nokia, do começo dos anos 2000. Não fosse pelos botoes coloridos, seria plausível como um protótipo de iPhone.

Fonte: "Olhar Digital: Veja 6 conceitos de iPhone que erraram feio." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/4289

G1 - Com Copa, EUA batem recorde em transmissão ao vivo pela web, diz 'FT'

G1 - Com Copa, EUA batem recorde em transmissão ao vivo pela web, diz 'FT'


Americanos acessam em smartphones, tablets e em computadores.Também houve recordes de audiência televisiva na rede ESPN nos EUA.

A Copa do Mundo se tornou o evento esportivo mais assistido ao vivo pela internet nos Estados Unidos, com os americanos acessando o campeonato em smartphones, tablets e em computadores em patamar recorde, aponta reportagem publicada na quarta-feira (2) pelo jornal "Financial Times".

A reportagem diz, ainda, que uma onda de interesse por futebol nos EUA também levou a recordes de audiências televisivas na ESPN, a maior rede de língua espanhola nos EUA.

"A perda da seleção americana na terça-feira para Bélgica, que ocorreu no horário comercial, foi o segundo jogo de futebol mais assistido da história dos Estados Unidos, com a média de 21,6 milhões de telespectadores por meio das duas redes [televisão e internet], ficando atrás somente da partida entre os Estados Unidos e Portugal no domingo, com 24,7 milhões", afirma a reportagem, citando a empresa de pesquisa Nielsen.

Ainda segundo a reportagem, houve um aumento de 50% no acesso ao vivo na internet [live streaming] em comparação ao recorde anterior, registrado durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “O apelo ao esporte tem crescido principalmente entre os mais jovem, fãs mais digitais”, diz.

Acessos

Segundo a reportagem, a rede de distribuição de conteúdo Akamai Technologies apontou que o tráfico de vídeo online atingiu um pico de 5,7 terabytes de dados por segundo durante o jogo Bélgica X Estados Unidos, um recorde para um único jogo da Copa do Mundo deste ano. “Com a maioria dos jogos ao ar durante o dia de trabalho, os americanos estavam cada vez mais se voltando para os seus dispositivos para acompanhar o torneio”, cita.

“A Fifa disse que os fãs norte-americanos constituem 20% de seu público digital global e estão gastando mais tempo em seu site e aplicativos do que fãs no Brasil, Alemanha, Inglaterra e França juntas”, cita o Financial times.

Os fãs também estão migrando para as mídias sociais: o Facebook tem recebido mais de 1 bilhão de mensagens, ‘curtidas’ e comentários sobre a Copa desde do início do torneio, tornando-se o mais falado evento na história da rede social, diz a reportagem. “A Copa do Mundo já foi mencionada 20 milhões de vezes no Twitter”, aponta o ‘FT’, citangto dados da Brandwatch, um grupo de análise social, e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Fonte: "Com Copa, EUA batem recorde em transmissão ao vivo pela web, diz 'FT'."Midia e Marketing. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/07/com-copa-eua-batem-recorde-em-transmissao-ao-vivo-pela-web-diz-ft.html>.

Olhar Digital: Apple, Google, Facebook e Twitter abrem vagas no Brasil

Olhar Digital: Apple, Google, Facebook e Twitter abrem vagas no Brasil:


Apple, Google, Facebook e Twitter estão contratando no Brasil. As quatro empresas oferecem 69 vagas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Mas antes de se candidatar, fique atento: inglês fluente e curso superior completo são requisitos básicos para grande parte dos cargos.

A Apple está em busca de 28 profissionais nas áreas de tecnologia da informação, engenharia de software, vendas, marketing, finanças, recursos humanos, administrativa, design, entre outras. A lista completa de cargos pode ser conferida aqui. As posições são oferecidas em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

A gigante Google oferece 24 vagas em São Paulo e Belo Horizonte nas áreas de marketing, finanças, programação, vendas, parcerias, e outras. Confira as vagas para SP e BH.

Para quem deseja trabalhar no Facebook são dez vagas, todas em São Paulo. A empresa está em busca de profissionais nas áreas de comunicação, soluções, vendas, segurança e negócios. Confira a descrição completa de vagas.

O Twitter oferece 7 vagas no Rio de Janeiro e em São Paulo para profissionais de marketing, negócios, mídia e outros. Clique aqui para ver as vagas.

Nenhuma das empresas divulgou o valor do salário.

Fonte: "Olhar Digital: Apple, Google, Facebook e Twitter abrem vagas no Brasil." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 4 July 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/apple-google-facebook-e-twitter-abrem-vagas-no-brasil/42898>.