segunda-feira, 8 de julho de 2013

SECOM - BA: Software que monitora localização de ônibus é testado no Parque Tecnológico

Software que monitora localização de ônibus é testado no Parque Tecnológico



O B4B, software criado pela empresa baiana NN Solutions, empresa integrante da incubadora do Parque Tecnológico da Bahia, tem tudo para facilitar a vida dos soteropolitanos que dependem do transporte público. Ele permite ao cidadão identificar quais linhas de ônibus trafegam por um determinado ponto, acesse as informações sobre, escolha qual deseja utilizar e solicite a parada do veículo. 

Em fase de teste no Parque Tecnológico, o software foi instalado no transporte circular que atende ao Tecnocentro. Os funcionários têm acesso a informações como velocidade média, estimativa de chegada e o horário em que o veículo passou por determinado ponto.

Segundo o diretor administrativo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leandro Teive, a iniciativa tem apresentado bons resultados e permitido novas funcionalidades administrativas.“As novas tecnologias desenvolvidas no Parque Tecnológico também contribuem com a melhoria da gestão, produtividade e controle de custos. O teste do software tem permitido o controle de gestão de informações do veículo, melhor atendimentos aos funcionários e o aperfeiçoamento da dirigibilidade”.

Monitoramento

O sistema que permite esta inovação é o MapBus, como explica Vitor Teixeira, sócio-proprietário da empresa NN Solutions, “Foi desenvolvido um sistema de monitoramento de frota georeferenciado que permite a localização em tempo real dos veículos, por meio da web e do celular ( versão Android)”.

Ele acrescenta que o projeto encontra-se em versão alfa - testes em ambiente controlado, sendo monitorados pela equipe da empresa todos os testes de hardware e software do sistema. A próxima etapa do projeto será a implantação da versão beta, que fará testes em ambiente controlado e aberto ao público, onde ocorrerá a instalação de um piloto e disponibilizado o aplicativo do celular e website para avaliação, comentários e sugestões, e, logo depois, iniciada a produção em larga escala.

“É importante gerar ações que divulguem o desenvolvimento dos produtos e serviços criados no Parque Tecnológico para que possamos apresentar a sociedade o retorno deste centro em pesquisa aplicada, que busca soluções inovadoras destinadas a beneficiar a população”, afirma o secretário Paulo Câmera.

Fonte: "Software que monitora localização de ônibus é testado no Parque Tecnológico — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/07/05/software-que-monitora-localizacao-de-onibus-e-testado-no-parque-tecnologico-da-bahia (accessed July 8, 2013).

INFO: Dilma pede medidas para evitar espionagem no Brasil


 
Paulo Bernardo, ministro das comunicações: Brasil 
vai investigar espionagem feita pelos EUA.

São Paulo - A denúncia publicada no jornal O Globo deste domingo, de que telefonemas e transmissões de dados de empresas e pessoas brasileiras teriam sido alvo de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, foi discutida em reunião pela manhã no Palácio da Alvorada.

"Já vínhamos acompanhando o caso, mas agora a história mudou de patamar", disse ao Estado o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Segundo informou o ministro, a presidente Dilma Rousseff aprovou uma série de providências sugeridas por sua equipe.

No campo político, o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, informou que interpelaria o governo dos Estados Unidos por meio da embaixada em Washington e em conversa com o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon. Ele participou da reunião por telefone, pois estava em Paraty (RJ).

"Esse é o primeiro passo", disse Bernardo. No encontro, foi discutida com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, a possibilidade de a Polícia Federal entrar nas investigações, caso as informações prestadas pelos EUA não sejam suficientes.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai questionar as empresas de telecomunicações no País para saber se elas têm algum contrato que preveja troca de informações com empresas norte-americanas. Segundo a reportagem do Globo, essa teria sido a via pela qual a Agência Nacional de Segurança (NSA) teria tido acesso a um número grande, mas não estimado, de telefonemas e dados do Brasil.

Bernardo acha pouco provável que possa haver esse tipo de acordo. Ele considera mais provável que a suposta espionagem tenha ocorrido no trânsito das informações nos cabos submarinos. "Se você faz uma ligação para o Japão, ela passa pelos Estados Unidos", explicou.

Dilma pediu também para avançar em propostas legislativas para melhorar a segurança de dados no País. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi orientada a pedir ao Congresso que dê prioridade à votação do marco civil da Internet. Além disso, o Ministério da Justiça está concluindo um anteprojeto de lei que melhorará a proteção de dados individuais.

O ministro das Comunicações considera essas duas medidas no campo legislativo importantes, mas de alcance limitado. "A Internet é comandada por uma empresa privada norte-americana sediada na Califórnia", comentou. Assim, nem todas as normas aprovadas aqui teriam validade para serviços na rede. "Isso não está certo."

O governo brasileiro defende a criação de um organismo internacional para regular a rede mundial de computadores. Esse é um dos debates que o Itamaraty pretende levantar nas Nações Unidas.

Fonte: "Dilma pede medidas para evitar espionagem no Brasil | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/dilma-aprova-medidas-sobre-espionagem-diz-ministro.shtml (accessed July 8, 2013).

UOL: Marco civil entra em pauta prioritária do Congresso; votação deve sair nas próximas semanas



O marco civil (projeto de lei que é uma espécie de "constituição da internet") entrou para a pauta legislativa prioritária do Congresso. Segundo comunicado do Ministério da Justiça, isso fará com quem sua votação seja realizada nas próximas semanas.

A lista de projetos prioritários foi estabelecida por Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara.

A votação do marco civil na Câmara dos Deputados já foi adiada ao menos por dez vezes, sendo seis delas somente no ano passado. Questionado sobre a demora, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto, atribui os adiamentos a um conflito de interesses entre os políticos.

"O Congresso terá de fazer uma escolha: atenderá às demandas do usuário da internet brasileira e suas necessidades ou às necessidades dos provedores de conexão", disse Molon em entrevista ao UOL Tecnologia em abril deste ano. "Até o momento, não consegui vislumbrar nenhuma possibilidade de conciliação dessas duas visões e dessas duas demandas."

Para o parlamentar, a demora na aprovação do projeto também tem relação com a complexidade da matéria. Por ser um tema técnico, diz o deputado, foi necessário explicar o assunto para pessoas de formações muito distintas. "No marco civil, há definições e conceitos que não são conhecidos por muitos deputados", explica.
Conflito de interesses

Um dos conflitos citados pelo deputado diz respeito à neutralidade da rede. O conceito estabelece que todo o tráfego da internet seja tratado de forma igualitária por quem fornece a conexão ao usuário (ou seja, as operadoras de internet fixa e móvel).

PARA ENTENDER

O que é o marco civil?

Projeto de lei que estabelece "princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil". As determinações do projeto dizem respeito aos usuários de internet, os provedores de conexão, provadores de conteúdo e o governo. 

Quais são dos direitos e garantias estabelecidos pelo marco civil?

Os destaques do projeto são: o direito à privacidade, o sigilo das comunicações (salvo em casos de ordem judicial), direito a não suspensão da conexão, a manutenção da qualidade contratada da conexão e informações claras e completas sobre coleta, uso, tratamento e proteção de dados pessoais 

Para as empresas de telecomunicações, a internet deve ser neutra no que diz respeito a conteúdo, porém elas querem ter o direito de vender serviços "fechados" (como planos de internet mais baratos que limitam o acesso a determinados sites ou redes sociais).

Já para os provedores de internet (como UOL, iG e Terra), a rede deve ser livre. Essas empresas representadas pela Abranet (Associação Brasileira de Internet) também defendem que a oferta de pacotes fechados limita a liberdade de conhecer outros sites e serviços.

A última redação do marco civil tem a neutralidade como princípio. No entanto, estabelece que uma portaria presidencial legisle sobre as exceções de neutralidade. "As restrições à neutralidade precisam ser regulamentadas, pois não seria razoável colocar isso em uma lei", informa o deputado.
Histórico longo

Discutido há pelo menos quatro anos, o marco civil foi um projeto construído de forma colaborativa. "Esse processo demora mais que a forma convencional, no qual um autor senta em uma mesa, escreve e tenta fazer com que o projeto siga em frente", defende Molon.

Ele passou por debates, consultas públicas na internet e até pelo escrutínio de ministérios. Todo esse processo fez com que o projeto fosse alterado várias vezes antes de chegar à Câmara. Mesmo assim, na maioria das vezes em que entrava na pauta, o projeto era removido por haver discordâncias entre os políticos.

Depois de aprovado na Câmara, o projeto deve ir para o Senado e, caso não haja alterações, para a sanção presidencial.

Fonte: "Marco civil entra em pauta prioritária do Congresso; votação deve sair nas próximas semanas - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/05/marco-civil-entra-em-pauta-prioritaria-do-congresso-votacao-deve-sair-nas-proximas-semanas.htm (accessed July 8, 2013).

Portal NE10: Computação em nuvem acadêmica do Governo federal será lançado segunda no Recife


Um dos dois datacenters ficarão na UFPE, no Recife.

A A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lança oficialmente nessa segunda (8) no Recife o projeto piloto do Centro de Dados Compartilhados, voltado para uma nuvem acadêmica voltada para instituições de ensino em todo o País. Já divulgamos mais detalhes do projeto, que agora finalmente entra em operação.

A iniciativa é dos ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação e foi feita em parceria com a empresa chinesa Huawei. Serão dois data centers, um no Recife e outro em Manaus. Todo o projeto será concluído em 2014. A fase que se inicia agora ainda é um piloto, mas vai identificar processos e corrigir possíveis falhas. Por isso, a capacidade será limitada por enquanto.

Os resultados contribuirão para a definição de políticas públicas e o estabelecimento de metas e diretrizes para ações futuras relacionadas à computação em nuvem destinada para a comunidade de ensino e pesquisa”, afirmou Graciela Martins, gerente de projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, em comunicado, citado pela Info.

O datacenter está entre os cinco maiores do Brasil e engloba um container com 1,2 mil processadores, com capacidade total de 4 petabytes. No Recife, o datacenter ficará no Centro de Informática (CIn), da UFPE e o de Manaus na Zona Franca de Manaus.

Fonte: FLORO, PAULO . "Computação em nuvem acadêmica do Governo federal será lançado segunda no Recife « Mundobit - O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/07/06/computacao-em-nuvem-academica-do-governo-federal-sera-lancado-segunda-no-recife/ (accessed July 8, 2013).

InformationWeek: Programa de dados cruzados pode ser a solução para sua empresa


Normalmente, na gestão de dados, os sistemas são construídos em cima de cada proposta. Se as companhias quiserem reutilizar um warehouse financiero para o departamento de marketing e vendas, normalmente não há como fazer isso e então um novo warehouse é construído. Para sair desse ciclo e reaproveitar ao menos algumas plataformas, a analista Michele Goetz, da Forrester, sugere uma abordagem cruzada na concepção dos projetos.

Contexto primeiro. “Entender como os dados são usados e tirar valor deles passa pelo design da plataforma”, escreve Michele. O contexto indica mais sobre onde os dados têm suas fontes e para onde eles serão entregues. “As respostas de contexto: operações ou analytics, estruturados ou não estruturados? Essas decisões guias sobre performance, escala, fonte, custo e governança”, enumera.

Zona de governança de dados. Segundo a especialista, o controle e a governança de dados cria uma cultura de “nãos” que pode barrar a inovação e pode causar problemas ao negócio por barreiras impostas pela TI. A solução seria criar políticas e processos que deem permissão, bem como mitiguem riscos. “Afrouxar” os padrões de qualidade e de segurança nos projetos e reforçar regras e criar portas para regulamentação – “onde há conflitos ética ou onde a qualidade de dados ou acesso expõem o negócio a riscos significativos”, argumenta.

Velocidade e democracia. Quando Inteligência e insights são limitados a poucos na organização, o potencial do negócio também é limitado. “Considere como impulsionar insights na análise e levar a inteligência de negócio a processos automatizados e eventos em tempo real”, sugere Michele.

Gestão da performance dos dados. Segundo Michele, à medida que dados se tornam cruciais para o negócio, a gestão igualmente se torna crítica. “Organizações que criam uma conexão tangível entre investimentos de dados e objetivos de negócio conseguem o sucesso.”

Centralize e dissemine. No mundo dos dados, a maneira com a qual você centraliza ou maneja a gestão de dados está alinhada às necessidades de informação e ao conhecimento necessário? Para a especialista, essa abordagem permite ganhos de valor

Fonte: OD. "Programa de dados cruzados pode ser a solução para sua empresa - InformationWeek." InformationWeek. http://informationweek.itweb.com.br/14652/programa-de-dados-cruzados-pode-ser-a-solucao-para-sua-empresa/ (accessed July 8, 2013).

COMPUTERWORLD: Invasões a bancos de dados atingiram 2,5 milhões de californianos


Se as empresas da Califórnia tivessem utilizado tecnologia de criptografia de dados para proteger informações sensíveis de seus clientes, mais de 1,4 milhão de californianos não teriam tido seus dados em risco em 2012. A informação é de um relatório recém liberado pela Procuradora Geral da Califórnia, Kamala Harris.

No total, 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas 131 invasões de bancos de dados reportadas no Estado em 2012. A legislação da Califórnia estabelece que as empresas são obrigadas a informar vazamentos de dados que tenham atingido 500 ou mais pessoas, portanto é de esperar que o número total de pessoas afetadas por algum ataque de dados seja ainda maior.

A California oferece incentivos a empresas que adotam criptografia, diz a Procuradora Harris, mas porque o incentivo parece não estar funcionando, ela avisa que a Procuradoria "vai priorizar as investigações sobre brechas envolvendo informações pessoais que não tenham sido criptografadas pelas empresas" e vai "encorajar agências legais para também priorizarem essas investigações".

Segundo o relatório "Data Breach Report 2012", 103 entidades diferentes sofreram ataques a dados em 2012, nove das quais com mais de uma invasão. Três empresas reportaram múltiplas invasões envolvendo cartões de crédito ou pagamento: American Express com 19; Discover Financial Services com três; e Yolo Federal Credit Union, com duas. Tais brechas ocorreram on na ponta do comerciante ou do lado do processador dos pagamentos.

O relatório aponta ainda que, em média, uma invasão acaba afetando 22,5 mil pessoas e que a área de varejo foi a que mais reportou vazamento de dados em 2012: 34 (26% do total de invasões), seguido da área financeira e de seguros, com 30 invasões (23% do total). Mais da metade dos ataques (56%) envolveu o vazamento de números do Social Security (equivalente ao nosso CPF).

Invasões por meios externos ocorreram em 45% do total de incidentes, sendo que 23% aconteceram em lojas utilizando a técnica de dispositivos de captura de dados instalados em terminais de ponto de venda. Invasores internos - funcionários, terceirizados, clientes ou vendedores - que acessaram dados e sistemas sem autorização responderam por 10% das invasões.

Além de ameaçar aumentar a vigilância sobre as empresas que sofrem ataques mas que não usam criptografia, Harris recomenda que a Califórnia introduza uma lei específica obrigando as empresas a usar criptografia para proteger dados pessoais de seus clientes.

Fonte: "Invasões a bancos de dados atingiram 2,5 milhões de californianos - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2013/07/08/invasoes-a-bancos-de-dados-atingiram-2-5-milhoes-de-californianos/ (accessed July 8, 2013).

INFO: Brasil cobrará explicações dos EUA sobre espionagem


 
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, 
cobrará explicações do EUa sobre espionagem feita no Brasil.

São Paulo - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reforçou a intenção do governo brasileiro de cobrar explicações dos Estados Unidos sobre a espionagem de cidadãos brasileiros pela Agência de Segurança Nacional norte-americana nos últimos dez anos, como revelou o jornal O Globo, a partir de dados de documentos coletados pelo ex-técnico Edward Snowden.

"O governo brasileiro recebeu com grave preocupação o problema", disse Patriota, que leu uma declaração, no início desta tarde, em Paraty.

Segundo ele, foram acionados o embaixador brasileiro em Washington e também o embaixador americano em Brasília.

"O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações o aperfeiçoamento das regras. O Brasil deverá propor às Nações Unidas a iniciativa de proibir abusos e invasão das informações dos usuários da rede de comunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania dos países", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de o governo já dispor dos dados em posse dos jornalistas do Globo, Patriota afirmou que medidas nesse sentido já foram tomadas. Também perguntado sobre o conhecimento das companhias telefônicas brasileiras a respeito da espionagem, Patriota afirmou que o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, está encarregado da tarefa e que dará mais informações.

Fonte: "Brasil cobrará explicações dos EUA sobre espionagem | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/brasil-cobrara-explicacoes-dos-eua-sobre-espionagem.shtml (accessed July 8, 2013).

Convergência Digital: Espionagem dos EUA respinga nos serviços de computação em nuvem

Espionagem dos EUA respinga nos serviços de computação em nuvem


As revelações de espionagem indiscriminada de agências dos Estados Unidos –especialmente com os detalhes de como são grampeadas representações da União Europeia nos EUA e mesmo nos escritórios da UE em Bruxelas – tiveram impacto direto na agenda de negociações comerciais dos dois lados do Atlântico. Em princípio, americanos e europeus começam na próxima segunda-feira, 8/7, a discutir um novo tratado de livre comércio. 

O tema foi discutido nesta quinta-feira, 4/7, na Comissão Europeia e chegou a uma provocação direta da Vice Presidente da UE para temas da agenda digital, Neelie Kroes. Segundo ela, as empresas americanas que fornecem serviços de computação em nuvem deverão sofrer “perdas significativas” nos negócios entre as companhias europeias. 

“Se empresas e governos acreditam estar sendo espionados, terão menos móvitos para confiar na ‘nuvem’ e serão os fornecedores desse serviço os principais perdedores. Por que pagar para alguém guardar seus segredos comerciais ou outros se você suspeita, ou sabe, que eles estão sendo compartilhados contra a sua vontade?”, avaliou Kroes. 

A vice-presidente da CE ainda disparou que “serão os provedores americanos que vão perder, porque em geral são eles os líderes nos serviços de ‘cloud’. Se os clientes europeus não podem confiar no governo dos Estados Unidos, talvez eles também não confiem nos provedores de nuvem americanos. Se eu fosse uma empresa de ‘nuvem’ americana, estaria muito frustrada com meu governo”. 

Mais do que um temor empresarial, Kroes sugeriu que os mesmos receios poderão levar os legisladores europeus a adotarem medidas em reação às revelações. “As preocupações sobre segurança na ‘nuvem’ podem facilmente levar os legisladores europeus a colocarem garantias de segurança acima do livre mercado, com consequências para as companhas americanas. A ‘nuvem’ tem muito potencial, mas potencial não vale muito em uma atmosfera de desconfiança”. 

A vice-presidente da Comunidade Européia, não é, porém, a primeira a levantar esses argumentos. Na véspera, o ministro do Interior da Alemanha, Hans-Peter Friedrich foi ainda mais direto: “Quem teme que suas comunicações estão sendo interceptadas de alguma forma deve utilizar serviços que não passe por servidores americanos”, afirmou ele, segundo a Associated Press. 

Nesta quinta-feira, 4/7, os representantes europeus decidiram manter o início das negociações comerciais – previstas para a próxima segunda na capital dos EUA. No entanto, está na mesa uma proposta de conversações paralelas sobre a espionagem revelada – os temas são conexos visto que os grampos afetam governos e segredos industriais/comerciais. 

O clima azedou com as revelações do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês), Edward Snowden sobre a abrangência da espionagem dos EUA em telefones e na Internet, em todo o mundo. Particularmente incomodou os europeus saberem dos grampos de escritórios da UE em Washington e Nova York, ou mesmo na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, que além de ter as ligações monitoradas também teve sua rede invadida. 

Fonte: "Espionagem dos EUA respinga nos serviços de computação em nuvem - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34213&sid=97#.Udq90-cp9Nt (accessed July 8, 2013).

Folha de S.Paulo: Site acessível para pessoa com deficiência não sai mais caro, diz especialista; entenda


O desconhecimento por parte de desenvolvedores de sites e de quem insere conteúdo neles é o que mais impede que pessoas com deficiência usufruam de páginas da web, as quais podem se tornar acessíveis com medidas fáceis e rápidas, segundo especialistas no assunto.

Deficientes visuais, por exemplo, usam um programa que vocaliza o texto da página e que não consegue interpretar conteúdo visual.

Para contornar esse problema, deve-se embutir texto alternativo a fotos e evitar o uso de tecnologias que exigem interpretação ou interação exclusivamente visual. Ajax, Captcha e Flash e texto embutido em imagens devem ser evitados, segundo Fábio Salles, 35, sócio-diretor da agência Digital Acesso, que tem como clientes bancos e serviços públicos que precisam tornar sites "universais".

Dicas básicas para desenvolvedores podem ser vistas em um documento do W3C Brasil .

"Só de trabalhar respeitando a semântica do código, um desenvolvedor cria um site que é mais acessível", diz Reinaldo Ferraz, 36, especialista em desenvolvimento do órgão W3C no Brasil. "Mas, pela escassez na oferta de instrução formal nessa área, esse bom profissional está cada vez mais raro."

"A principal barreira segue sendo o desconhecimento. Falo com desenvolvedores experientes que nunca ouviram falar sobre isso, e pessoas que assistem pela primeira vez o vídeo ["Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?"] e se emocionam", diz.

Quem cria conteúdo também pode ajudar ao pôr legendas em imagens e links.

Segundo dados do CGI (Comitê Gestor da Internet) de 2011, apenas 4,5% dos sites de serviços públicos no Brasil podem ser considerados acessíveis.

O Censo de 2010 aponta que 23,9% dos brasileiros (45,6 milhões de pessoas) têm deficiência auditiva, mental, motora ou visual -dos quais 35 milhões têm dificuldade de enxergar, mesmo de óculos, e 529 mil são cegos.
Editoria de Arte/Folhapress 


Fonte: GONZAGA, YURI . "Folha de S.Paulo - Tec - Site acessível para pessoa com deficiência não sai mais caro, diz especialista; entenda - 08/07/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/07/1307087-site-acessivel-para-deficientes-nao-custa-mais-diz-especialista.shtml (accessed July 8, 2013).

Olhar Digital: O passo a passo da investigação de um crime digital



A distância entre a prática de um crime digital e um processo judicial contra o culpado, que normalmente pratica o ato de forma anônima, é longa e trabalhosa. A investigação depende de uma série de fatores, que muitos simplesmente desconhecem.

Segundo José Milagre, advogado especializado em TI, o primeiro passo é procurar o provedor do serviço onde a ação foi realizada. Entretanto, empresas como Google, Facebook e Microsoft só fornecem dados mediante ordem judicial. Desta forma, é necessário processá-los para que eles liberem os dados do autor, uma vez constatado que seus serviços foram utilizados como meio de um crime.

Contudo, o serviço deverá oferecer apenas um endereço IP, o que não é o bastante para identificação do criminoso. O segundo passo é consultar o registro.br para descobrir o provedor de acesso utilizado. Em seguida, deve-se notificar o provedor para obter os dados do autor do crime.

Milagre nota, no entanto, que muitos juizes estão despreparados para lidar com este tipo de investigação, e vetam a participação dos provedores já que não são "partes no processo". "Assim, o consumidor da justiça, além de não ter obtido sua pretensão, tem de mover uma nova ação, desta vez contra os Provedores de Acesso".

Só então os dados do usuário poderão ser liberados para que uma investigação real sobre a autoria do crime possa ser realizada.

Fonte: "Olhar Digital: O passo a passo da investigação de um crime digital." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/entenda-como-funciona-o-processo-de-investigacao-de-um-crime-digital (accessed July 8, 2013).

Gizmodo: A tela do seu próximo smartphone vai ser capaz de se desinfetar por conta própria



Seu smartphone é sujo. Qualquer coisa que tenha sido esfregada pelos seus dedos imundos por um certo tempo vai acabar ficando suja. Mas a Corning pode ajudar. A mais nova versão da Gorilla Glass não é ridiculamente resistente como também mata os germes presentes na tela.

A Corning comentou a futura tecnologia para telas durante um evento no MIT, e ela parece incrível. O revestimento anti-microbiano a ser usado no vidro – a primeira para a indústria de telas – poderia virtualmente matar todos os micróbios na superfície em um período de duas horas. Não seria instantâneo, mas é melhor do ter todos esses germes guardados no bolso.

E isso não é tudo. A Corning também trabalha em um tratamento de transparência que tornará a próxima geração de Gorilla Glass dezenas de vezes mais transparente do que água purificada. O que isso significa? Ver o seu smartphone em plena luz do dia vai ficar bem mais fácil. Eis como deve ser essa mudança (o círculo central é a nova tecnologia):


Isso tudo, é claro, junto com a resistência incrível que conhecemos da Gorilla Glass. Infelizmente, não sabemos quando essas coisas vão aparecer em nossos dispositivos; a Corning promete para algum momento nos próximos dois anos. Até lá, lamber a tela do seu telefone é um bom hábito a se evitar.