quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Olhar Digital: Criminosos usam surto de ebola para aplicar golpes na internet

Criminosos usam surto de ebola para aplicar golpes na internet 



Cibercriminosos estão provando que não há limites quando a intenção é enganar internautas. Eles resolveram explorar o surto de ebola que já matou milhares de pessoas para aplicar golpes.

Os ataques são feitos através de e-mails atribuídos falsamente à Organização Mundial da Saúde ou a governos. Alguns vêm com dicas sobre como se proteger, enquanto outros tratam sobre curas secretas. Nas mensagens constam arquivos maliciosos que instalam cavalos de Troia nos computadores e passa o controle das máquinas para os atacantes. Assim eles conseguem descobrir senhas, acessar webcam, fazer capturas de som, entre outras coisas.

Secretaria apresenta projeto de modernização de escolas na região de Barreiras




O município de Barreiras recebeu nesta segunda-feira (20) uma nova edição do Encontro de Diretores Escolares, para apresentação do projeto de modernização tecnológica das escolas estaduais e Diretorias Regionais de Educação (Direc). A ação irá viabilizar o acesso e a utilização de conteúdos e sites educacionais, por professores e estudantes, por meio de uma rede de intranet Wi-Fi (sem fio).

O evento, que contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, também serviu para a assinatura de ordem de serviço para construção e cobertura de quadras poliesportivas em nove unidades escolares da região.

Em processo de implantação, o projeto de modernização tecnológica vai estar disponível para acesso, inicialmente, em 132 unidades, a partir do ano letivo 2015. “Nós acreditamos que as escolas devem ser sempre valorizadas, pois o estudante é nosso foco principal. E esse projeto proporciona estrutura e condições para que todos tenham qualidade no acesso à internet e à intranet, por meio de conteúdos educacionais digitais”, destaca o secretário Osvaldo Barreto.

Das escolas participantes, divididas entre as Diretorias Regionais de Educação de Ibotirama (Direc 22), Macaúbas (Direc 23), Barreiras (Direc 25), Bom Jesus da Lapa (Direc 26) e Seabra (Direc 27), 24 unidades já estão recebendo materiais e orientações para a implantação da rede. 

Conteúdos digitais

“Essa modernização vai possibilitar que os professores possam usar diversos conteúdos digitais disponíveis na web, inclusive conteúdos desenvolvidos pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Ambiente Educacional”, explica o secretário.

No projeto de construção e cobertura de quadras, a comunidade do Colégio Estadual Mimoso do Oeste, localizado na cidade de Luis Eduardo Magalhães, festeja a assinatura da ordem de serviço. “Além dos esportes, o local servirá como espaço para desenvolvimento de outros projetos”, conta a diretora Tânia Teresinha Diedrich
Durante o evento, também foram apresentados aos participantes os diversos recursos disponíveis no Ambiente Educacional WEB. O Espaço virtual dispõe de conteúdos pedagógicos multidisciplinares criados para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação.

G1 - Hackers do governo chinês invadiram iCloud, da Apple, diz grupo militante


Organização que monitora censura chinesa na internet vê ação do governo.Para a Greatfire, ataque é similar aos contra Google, Yahoo e Microsoft.

O serviço de armazenamento virtual de dados da Apple, o iCloud, foi atacado na China por hackers que tentavam roubar as credenciais dos usuários, afirmou um grupo chinês de monitoramento, que acrescentou acreditar que o governo chinês está por trás da campanha.

Para isso, os hackers interpuseram seu próprio website entre os usuários e o iCloud, interceptando dados e potencialmente ganhando acesso a senhas, mensagens, fotos e contatos, de acordo com a organização Greatfire, que monitora a censura chinesa na internet. O ataque é conhecido como “homem intermediário” (MITM, na sigla em inglês).

Indentificando similaridades em ataques anteriores contra o Google, o Yahoo e o serviço de email da Microsoft, o Hotmail, a Greatfire acredita em envolvimento da China no ataque. Questionado sobre o ataque, Hua Chunying, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, disse que Pequim era “resolutamente contra” a prática de "hacking". Segundo ela, o governo chinês era, na verdade, vítima de tais ataques.

O ataque citado pela Greatfire acontece diversas semanas após a Apple ter informado que começaria a armazenar dados no iCloud para usuários chineses, utilizando os servidores da China Telecom.

Também coincidiu com o início das vendas do iPhone 6 no país, que, após semanas de negociações entre a China e a Apple, começaram nesta sexta-feira (17).

Crível
Dois especialistas independentes de segurança contatados disseram que o relato da Greatfire é crível. “Todas as provas que consultei atestariam que este foi um ataque real”, disse Mikko Hypponnen, chefe de pesquisa na desenvolvedora de softwares de segurança F-Secure. “O governo chinês está diretamente atacando usuários chineses de produtos da Apple."

A Greatfire informou que não é provável que o ataque tenha sido realizado sem o conhecimento de provedores de internet como a China Telecom, considerando que ele aparentemente se originou “profundamente dentro da rede doméstica chinesa de internet”.

Mas o grupo disse que o ataque pode não estar ligado à recente decisão da Apple de armazenar dados em servidores da China Telecom.

“Ataques MITM anteriores mostraram as mesmas características”, disse o co-fundador da Greatfire, Charlie Smith, por email. “A Apple não precisava fazer nada com a China Telecom para que esta ataque acontecesse, ou seja, as autoridades não precisavam deste relacionamento para realizar um ataque como este.”

Ainda não estava claro se os hackers ainda estavam em operação. A Apple não respondeu imediatamente a pedidos de comentários. Um porta-voz da China Telecom disse que “a acusação é falsa e infundada”.

Info: Aplicativo auxilia na busca de pessoas desaparecidas

Aplicativo auxilia na busca de pessoas desaparecidas

Sinesp Cidadão também permite verificar informações sobre veículos roubados e mandados de prisão em aberto

O aplicativo Sinesp Cidadão ganhou mais um módulo. Texto divulgado pela assessoria de comunicação do Ministério da Justiça informa que agora a população terá acesso a informações de pessoas desaparecidas.

A nova versão foi disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e traz dados sobre 4 mil desaparecidos.

Segundo o texto da assessoria, a secretária nacional de Segurança Pública Regina Miki acredita que a tecnologia é uma possibilidade de o cidadão, sem correr riscos, ajudar os órgãos de segurança pública e se tornar um parceiro da polícia.

As informações contidas no aplicativo correspondem, inicialmente, aos estados do Espírito Santo, de Santa Catarina e Sergipe, que já integram a cooperação com o governo federal.

“Além dos três estados, que já incorporaram o cadastro de desaparecidos ao aplicativo, o Rio de Janeiro está em fase de integração. A Bahia e São Paulo estão definindo a tramitação para assinatura e disponibilização das informações”, acrescenta o texto.

O aplicativo está disponível para o Google Play. A expectativa é de que até o fim deste ano, 11 estados façam parte do projeto e sejam criadas as versões do aplicativo para IOS e Windows Phone.

O Sinesp Cidadão possibilita também que a população verifique informações sobre veículos roubados e mandados de prisão em aberto.

Nos dois casos, o cidadão deve entrar em contato com a polícia para fazer a denúncia. Com a ajuda do aplicativo, a polícia já localizou 87 mil veículos roubados e prendeu 4 mil pessoas que estavam foragidas.

G1 - Apple denuncia ciberataques contra iCloud



Apple denuncia ciberataques contra iCloud
Hackers iniciaram ataque na China; nenhum dado de usuário foi roubado.Site afirma que tentativa é para acessar mensagens, fotos e contatos.


A Apple anunciou, nesta terça-feira (21), que seu serviço de armazenamento na nuvem iCloud foi alvo de ataques virtuais "intermitentes", horas depois que um blog especializado denunciou que as autoridades chinesas tentaram hackear o sistema do gigante americano.

"Estamos cientes de ataques intermitentes de uma rede organizada através de certificados inseguros para obter informação de usuários e levamos isso muito a sério", afirmou a empresa, em um boletim de segurança.

A Apple não se referiu diretamente à China, mas, em seu comunicado, disse que houve uma tentativa de invasão ao sistema. A empresa garantiu que a plataforma iCloud não chegou a ser violada.

"Esses ataques não comprometeram os servidores da iCloud e tampouco afetaram as conexões à iCloud", dos dispositivos iPhone ou iPad, por meio do sistema iOS, ou de computadores Mac, pelo software OS X Yosemite, ou usando o navegador Safari.

Na segunda-feira (20) à noite, o portal de internet "GreatFire.org", que monitora a censura on-line na China, denunciou que "autoridades chinesas" haviam lançado um ataque cibernético contra iCloud.

"É claramente um ataque contra a Apple para tentar acessar nomes de usuários e suas senhas e, consequentemente, (acessar) todos seus dados armazenados na iCloud, como mensagens, fotos e contatos", informo o blog, observando que o ataque coincidiu com o lançamento do iPhone 6 na China.

"Muitos ataques contra o Google e o Yahoo! foram cometidos pelas autoridades para espionar as informações que os chineses buscam nessas duas plataformas. Mas o ataque contra a Apple é diferente", acrescentou o blog.

"Muitos usuários da Apple usam a iCloud para armazenar sua informação pessoal" e 'isso também pode estar relacionado às imagens e aos vídeos dos protestos (pró-democracia) em Hong Kong, que foram divulgadas no continente', completou o site especializado.

Semanas atrás, hackers invadiram a iCloud de várias celebridades, como a atriz Jennifer Lawrence, e disseminaram fotos nuas que estavam armazenadas nessa plataforma.

Info: Sony planeja retirar smartphones de baixo custo da América Latina

Sony planeja retirar smartphones de baixo custo da América Latina

A Sony planeja deixar de vender telefones celulares de baixo e médio padrão na América Latina e na China, dentro de seu novo plano de negócio para estes produtos, segundo o jornal japonês "Yomiuri".

Em maio a Sony introduziu vários modelos de smartphones com uma faixa de preços que varia entre 10 mil e 20 mil ienes (entre 93 dólares e 186 dólares), para cumprir a meta fixada de vender 50 milhões de smartphones no mundo todo até 2015.


No entanto, a concorrência das marcas chinesas obrigou a companhia japonesa a diminuir seus objetivos de venda para o próximo ano, que não chegariam aos 40 milhões de unidades, segundo cálculos da empresa citados pelo "Yomiuri".

É a segunda vez neste ano que a Sony rebaixa suas previsões de venda no setor de telefones celulares, o que terá um impacto negativo nos resultados semestrais que a empresa publicará no próximo dia 31, correspondentes ao período abril-setembro.

O novo objetivo da Sony é centrar esforços em mercados consolidados, como Japão, Europa e EUA, para compensar o rendimento pior do que o esperado em mercados emergentes.

Em meados de setembro, a Sony anunciou que prevê perdas de 230 bilhões de ienes (cerca de 5,345 bilhões de reais) durante o ano em curso, quase cinco vezes mais que a estimativa inicial.

O motivo principal desta revisão foram as "significativas mudanças no mercado e o competitivo entorno do negócio dos telefones celulares", justificou a companhia em comunicado.

É o segundo ano consecutivo de perdas para a Sony, após o déficit líquido de 128,4 bilhões de ienes (quase 3 bilhões de reais) de 2013.

A companhia japonesa, imersa em processo de reestruturação, terminou com números vermelhos todos os anos desde 2007, com a exceção de 2012.

Conmvergencia Digital: Justiça de Goiás pune Google e manda retirar do ar 'pornô de vingança'

O Google foi obrigado a retirar todo o conteúdo e fotos íntimas de uma mulher vítima de difamação supostamente praticada pelo ex-namorado, sob pena de multa diária. A decisão é da 6ª Câmara Cível que manteve, por unanimidade, a sentença arbitrada na 3ª Vara Cível e Fazenda Pública Municipal de Itumbiara, nos termos do relator do voto, desembargador Fausto Moreira Diniz.

Foi aberto um inquérito policial para apurar a responsabilidade e autoria do crime e, enquanto isso, a vítima pediu, na justiça, antecipação de tutela para retirada das páginas bem como de todas as fotos. Apesar do recurso impetrado pelo Google, o colegiado manteve a sentença que o obriga a remover e bloquear os sites que contém as imagens.

No processo, a mulher listou 14 sites que continham conteúdo depreciativo: suas fotos nuas com seu nome completo e, ainda, referência ao seu local de trabalho. Ela alegou que, depois da divulgação, “se viu desmoralizada e nunca mais teve paz”. Consta dos autos que a vítima namorou o suspeito por quatro anos e terminou o relacionamento recentemente, devido a brigas e ao ciúme exagerado do homem. Irresignado com o fim do namoro, ele teria ameaçado a mulher por meio de mensagens de celular e divulgado as imagens com intuito de prejudicar e difamar a ex-companheira.

Na decisão agravada, o Google teria que proceder com a retirada das fotos dos sites. No entanto, a empresa alegou que “não é dona da internet” e que não tem gerência sobre páginas de terceiros e que o possível seria, apenas, excluir as páginas mencionadas dos resultados de busca, quando alguém procurasse pelo nome da vítima ou o nome associado ao local de trabalho.

As sustentações não foram aceitas pelo relator, já que coube ao poder discricionário do juiz a avaliação do caso. “A modificação dos julgados, especialmente no que concerne à antecipação de tutela, somente é admissível quando verificada a ocorrência de abuso de autoridade, ilegalidade ou configurada decisão teatrológica, o que, desde já, não foi a hipótese dos autos”, explicou o desembargador Fausto.

Info: Google libera uso de chaves físicas para proteger contas

A verificação em dois passos é uma boa forma de proteger suas contas em diferentes serviços. Mas se antes era preciso contar com um celular para receber uma mensagem ou conferir uma segunda sequência numérica na hora de fazer login, agora é possível desbloquear o acesso com uma chave física – quer dizer, ao menos no caso de contas do Google.

Chamada de Security Key, a iniciativa exige que o usuário tenha uma espécie de pen drive compatível com o protocolo Universal 2nd Factor (U2F), segundo comunicado postado no blog de segurança da empresa. O padrão foi estabelecido pela FIDO Alliance, a mesma organização responsável pela criação de um sistema de leitura de digitais, e é suportado pela versão mais recente do Chrome – a 38, que precisa ser instalada no computador.

Com tudo isso em “mãos”, será preciso apenas digitar a senha normalmente e depois conectar o acessório USB na máquina quando for solicitado. O Google ressalta que a chave só funciona depois de verificar que o site é legítimo, o que reduz bastante as chances de o usuário ser afetado por um golpe de phishing – como acontecia neste caso aqui, de março deste ano.

Por enquanto, a Security Key só funciona com contas de serviços da empresa, como o Gmail ou o Drive. Mas outros sites também podem adotar o padrão U2F para ajudar a proteger os logins, como aponta a publicação no blog. E o mesmo vale para os navegadores que concorrem com o Chrome, que segue como o único que suporta a tecnologia.
Verificação em dois passos – Forma mais simples da autenticação em múltiplos fatores, a autenticação em dois consiste no uso de uma senha e um complemento para acessar uma conta. É uma forma eficiente de proteger o login em um serviço, visto que este “complemento” está, normalmente, vinculado a um aparelho da pessoa. Na hora de acessar o serviço, o usuário precisa informar a senha que ele mesmo definiu e um código, que pode ser um token fornecido por um app ou uma sequência recebida por SMS, por exemplo.

No caso desta Security Key, essa segunda chave virtual é representada por um dispositivo físico, que traz algumas praticidades. Segundo o Google, ele dispensa o acesso à internet e até o uso de bateria, que pode ser um problema caso o smartphone desligue e não haja um carregador por perto na hora que for preciso acessar uma conta. Fora que dá para carregar o pequeno acessório USB no bolso – embora as chances de perdê-lo sejam consideráveis.

Se você tiver interesse em testar a solução, o Google cita na página de suporte alguns exemplos de “pen drives” compatíveis com o protocolo U2F. O problema é que eles são vendidos na Amazon, e não é exatamente fácil encontrá-los aqui no Brasil – o que nos limita às velhas soluções, como as fornecidas pelas empresas donas de alguns serviços ou pelo app Authy. 

Info: Google oferece assinatura musical com canções para cada humor

Google oferece assinatura musical com canções para cada humor


O Google começou a oferecer nesta semana a todos os assinantes do serviço Google Music All Access seleções musicais baseadas no estado de ânimo do usuário, sua localização, a hora do dia, as preferências passadas e as canções que em algum momento eles disseram que gostavam.

O serviço utiliza o sistema denominado "Concierge", da Songza, uma empresa que o Google adquiriu no mês de julho, e está disponível através de telefones celulares, tablets ou computadores.

O usuário pode escolher opções como a de "Levantei-me contente", "Fazendo exercício" ou "Tomando café", e obterá três gêneros musicais, cada um dos quais o conectará com três listas de canções.

Se nenhuma dessas opções for satisfatória, os assinantes do All Access, um serviço que cobra mensalidade de 10 dólares, poderão continuar com suas buscas em função de seu estado de ânimo ou a atividade que estejam realizando.

As mais de 2.000 listas de canções do serviço oferecidas pelo Google são atualizadas de forma constante por uma equipe de especialistas.

G1 - Facebook diz que governo não pode criar perfis falsos na rede social


 Facebook diz que governo não pode criar perfis falsos na rede social
EUA criou perfil em nome de mulher em liberdade condicional.Agência do governo fala em 'consentimento implícito'.

A rede de notícias "CNN" obteve uma carta enviada pelo Facebook a Michele Leonhart, administradora da DEA, órgão norte-americano de combate às drogas. A mensagem critica a DEA pelo uso de um perfil falso criado no Facebook em nome de uma mulher que havia sido presa e estava em liberdade condicional.

"Pedimos que a DEA cesse imediatamente quaisquer atividades no Facebook que envolvam se passar por outros usuários", diz a mensagem datada de 17 de outubro e revelada pela CNN nesta segunda-feira (20).

A mulher, Sondra Arquiett, não sabia que um agente da DEA havia criado um perfil dela no Facebook. Ela ficou sabendo após ser questionada por um amigo sobre as fotos que ela estava publicando na rede – algumas delas apenas de roupa íntima. O caso foi revelado em uma reportagem do site "BuzzFeed" no dia 6 de outubro.

A DEA não nega a criação do perfil, mas argumenta que Sondra deu "consentimento implícito" para uso de seus dados após autorizar que informações armazenadas em seu celular, apreendido pelos agentes, fossem usadas para "auxiliar as investigações".

Timothy Sinnigen, o agente especial que criou o perfil, buscava utilizar o nome de Sondra para ter contato com outros suspeitos de ligação com o tráfico de drogas. Ele e a DEA estão sendo processados pela mulher.

Na carta enviada à Leonhart, o Facebook afirma que os termos de uso do serviço foram violados. "As ações enganosas da DEA violam os termos e políticas que governam o uso do serviço e minam a confiança na comunidade do Facebook", escreveu Joe Sullivan, diretor de segurança da rede social.

A empresa pede uma resposta da DEA em que o órgão declare que não há outros casos de perfis falsos mantidos por seus agentes. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ainda está "revisando" o caso.

Folha de S.Paulo:Microsoft vai substituir marca 'Nokia' por 'Microsoft Lumia'-


Depois de comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia por cerca de US$ 7,2 bilhões, a Microsoft vai oficialmente substituir a marca da fabricante finlandesa por "Microsoft Lumia".

A página da Nokia para a França no Facebook confirmou a alteração nesta terça-feira (21), adiantando que os fãs receberão uma mensagem explicando a decisão nos próximos dias.

Ao site "The Verge", a Microsoft disse que, nas semanas seguintes, outros países seguirão a mudança.

Isso não significa que a marca Nokia deixará de existir. O restante da empresa finlandesa que não foi adquirida pela Microsoft agora concentra seus investimentos em geolocalização e infraestrutura de rede.

Homem usa celular da Nokia para fotografar logo da Microsoft, que comprou a fabricante finlandesa

Em setembro, o site "GeekOnGadgets" obteve documentos que detalhavam o plano da Microsoft de abandonar as marcas "Nokia" e "Windows Phone" nas campanhas de marketing de fim de ano.

A estratégia de derrubar também a marca "Windows Phone" estaria ligada à última grande atualização do Windows, lançada no mês passado.

Com o Windows 10 (leia impressões ), a companhia americana espera unificar o sistema que seus vários dispositivos rodam.

Folha de S.Paulo:Yahoo! admite ter ficado off-line para usuários brasileiros nesta segunda


O Yahoo! assumiu nesta terça-feira (21) que seu serviço de e-mail ficou inacessível para usuários brasileiros durante a manhã e a tarde da segunda (20).

"Nós realmente tivemos uma breve questão com o Yahoo Mail na manhã de ontem", disse à Folha a companhia americana por meio de sua assessoria de imprensa no Brasil.

"A questão foi resolvida ontem por volta das 15h30, horário de Brasília, e nos desculpamos por qualquer inconveniência que isso possa ter causado aos nossos usuários."

Testes da Folha indicaram que, desde a noite de domingo (19), o serviço de correio eletrônico estava inacessível. O mesmo foi relatado por usuários brasileiro no Twitter e no site downrightnow.com.

Segundo a empresa, o portal br.yahoo.com manteve seu acesso ininterrupto durante o período.