quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A TARDE: Telebrás investirá R$ 200 mi para Copa

Telebrás investirá R$ 200 mi para Copa




A Telebrás informou nesta quarta-feira que está investindo cerca de R$ 200 milhões para atender as necessidades de telecomunicações nas cidades em que ocorrerão eventos relacionados à Copa das Confederações 2013 e à Copa do Mundo em 2014.


Segundo comunicado da empresa ao mercado, a Medida Provisória 600, de 28 de dezembro de 2012, dispõe que a União dispensará a licitação para contratar a Telebrás, ou empresa por ela controlada, para realizar os serviços de telecomunicação necessários para a realização desses eventos.

TI INSIDE: Anatel divulga cartilha com os direitos de usuários de serviços de telecom



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na sexta-feira, 28 de dezembro, uma cartilha com 50 dicas sobre contratação, cobrança, cancelamento e obrigações das operadoras de telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura e os principais direitos dos usuários dos serviços de telecomunicações.

Em relação aos serviços de banda larga, a cartilha indica que a instalação de acesso para conexão nas áreas atendidas pela rede da prestadora deve ser realizada entre 10 e 15 dias úteis a partir da solicitação do usuário. Além disso, o usuário tem direito ao recebimento do documento de cobrança com discriminação dos valores cobrados. Em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço de internet, a prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a 30 minutos. Se a interrupção for para manutenção da rede, o fato deve ser comunicado aos usuários atingidos com antecedência mínima de uma semana, além de efetuar o desconto na fatura por dia de indisponibilidade.

A cartilha também aponta uma série de padrões de qualidade previstos no contrato firmado entre a prestadora e o usuário. Desde novembro, se as empresas possuem mais de 50 mil acessos, a velocidade instantânea fornecida não pode ser inferior a 20% da contratada em 95% dos casos, enquanto a velocidade média não pode ser menor que 60% da contratada. A partir de novembro deste ano, a velocidade instantânea não pode ser inferior a 30% da contratada em 95% dos casos, e a velocidade média não pode ser menor que 70% do estabelecido em contrato. A partir de novembro de 2014, esses números passam a ser 40% e 80%, respectivamente. A qualidade da banda larga fixa pode ser medida através do software de medição da Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ).

Telefonia fixa e móvel

Em serviços de telefonia fixa, o usuário tem direito ao detalhamento gratuito da fatura mensal para individualização das ligações realizadas e pode contestar os débitos contra ele lançados pela prestadora, não se obrigando a pagamento dos valores que considere indevidos. Ao contestar os débitos, o usuário tem direito à segunda via da cobrança, sem custo, com prazo adicional de 15 dias para pagamento.

A mudança de endereço da linha fixa residencial deve ser feita em até dez dias úteis após o pedido do usuário. A linha comercial deve ser transferida em até 72 horas. Linhas de prontos-socorros, postos de saúde e prestadores de serviços de utilidade pública devem ser transferidas em até 12 horas. O valor a ser cobrado pela mudança de endereço do terminal do assinante não pode ser superior ao valor da habilitação praticado pela prestadora no plano básico.

Para a telefonia móvel, a Anatel destaca que a prestação do serviço móvel pessoal deve ser precedida da adesão, pelo usuário, a um dos planos de serviço ofertados pela prestadora. Os planos de serviço somente podem ser ofertados aos usuários se houver garantias de imediata ativação do serviço e sua utilização. A entrega do documento de cobrança ao usuário deve ocorrer pelo menos cinco dias antes do seu vencimento e em qualquer momento o usuário poderá requerer, sem ônus, outro documento de cobrança que contenha ou que seja enviado relatório detalhado com periodicidade igual ou superior a um mês, podendo solicitar relatório detalhado relativo aos 90 dias anteriores ao seu pedido. Neste segundo caso, a solicitação deverá ser atendida no prazo de 48 horas.

TV por assinatura

Quanto aos serviços de TV por assinatura, o prazo para instalação do serviço deve ser acordado entre o assinante e a prestadora e não pode atrasar mais que 48 horas em relação à data marcada. O assinante também pode contestar os débitos indevidos em até 120 dias a partir da cobrança e a prestadora tem dez dias para responder. Uma dica importante é sobre acessibilidade: a prestadora deve tornar disponível sempre que solicitado pelo assinante, independentemente do plano de serviço, um equipamento que assegure a utilização de janela com intérprete de linguagem brasileira de sinais (Libras) ou subtitulação.

Se o serviço for interrompido por tempo superior a 30 minutos, o assinante deve ser compensado por meio de abatimento ou ressarcimento, em valor proporcional ao da assinatura correspondente ao período de interrupção, exceto quando a prestadora comprovar que a interrupção foi causada pelo próprio assinante. No caso de interrupção de programas pagos individualmente (pay-per-view e vídeo sob demanda), a compensação será feita pelo valor integral, independentemente do período de interrupção.

Regras gerais

No geral, a Anatel destaca que o reparo do acesso em banda larga, TV por assinatura ou linha telefônica fixa residencial deve ser feito em até 48 horas após o pedido do usuário. A linha de telefone fixo comercial deve ser reparada em até 24 horas. O usuário adimplente de telefonia fixa, telefonia móvel e TV por assinatura pode solicitar a suspensão gratuita do serviço, de 30 a 120 dias, uma vez a cada ano, sem pagamento de assinatura no
período suspendido, mantendo seu número de telefone.

O usuário também tem direito a rescindir o seu contrato a qualquer momento e sem custo, independentemente da existência de débitos. A rescisão não exime o usuário de pagamento de débitos anteriores, bem como de multa contratual referente à quebra de fidelização quando aplicável.
Ao ligar para a central de atendimento da prestadora, o usuário deve ter a opção de falar com o atendimento pessoal em todos os menus eletrônicos. Em nenhum caso o atendimento deve se dar em mais de 60 segundos. As reclamações junto à central devem ser atendidas em até cinco dias úteis. A prestadora deve fornecer o protocolo da reclamação ou solicitação feita em sua central de atendimento. O usuário ainda pode requerer a gravação da chamada efetuada para a central.

Veja aqui a cartilha completa com as dicas da Anatel.

Convergência Digital: Vivo leva conexão de Terceira Geração a escolas rurais



A Telefônica|Vivo acaba de levar conexão à internet com tecnologia 3G a cem escolas rurais de sete Estados brasileiros. Por meio de sua Fundação, está lançando o projeto Escolas Rurais Conectadas, que irá capacitar professores e testar impactos das tecnologias na qualidade da educação nesse contexto.

“Entendemos que este projeto permite alinhar a nossa estratégia de negócios à nossa responsabilidade social, criando um projeto que nos possibilita avaliar o impacto da chegada da tecnologia nessas escolas”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. “A cidade gaúcha de Maratá simboliza este trabalho e representa fielmente a nossa estratégia de atuação social”, finaliza Valente.

Cada uma das escolas recebeu como doação dois notebooks configurados com sistema operacional educacional com inúmeras sugestões de links de acesso a publicações, debates, pesquisa e formação de educadores e alunos, ou seja, conteúdo de cunho pedagógico no contexto digital.

A conexão das cem escolas irá beneficiar mais de 11 mil alunos e 500 professores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e Pernambuco. A escolha dos locais levou em conta a vocação rural dos Estados e buscou também um perfil diverso, que possibilitasse avaliar os impactos em áreas com diferentes perfis. “Será uma grande oportunidade para a Fundação porque poderemos acompanhar esse laboratório da aplicação de tecnologias em áreas rurais”, afirma Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Para definir a estratégia de atuação em cada local, está em fase de finalização um diagnóstico sobre o nível de utilização de tecnologias pelos professores dessas escolas. O trabalho está sendo feito pela Fundação Certi, de Santa Catarina.

Em função de sua vocação rural, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de escolas beneficiadas pelo programa. São 33 estabelecimentos em 32 municípios, beneficiando no total cerca de 3.500 alunos e 230 professores.

INFO: Google constrói data centers na Ásia

Google constrói data centers na Ásia




O Google inaugurará nos próximos meses um data center em Taiwan, outro em Singapura e um terceiro servidor em Hong Kong.

Esta nova infraestrutura tornará os serviços da empresa até 30% mais rápidos em regiões próximas como a Índia, de acordo com o jornal The Economic Times.
A gigante da internet iniciou o projeto destes data centers em 2011. O prédio em Singapura será o primeiro a ficar pronto. O Google planeja lançar o data center desta região ainda nos primeiros meses de 2013.

Já o servidor de Taiwan será finalizado durante o segundo semestre deste ano, ainda segundo a publicação. Há também um projeto para criar um servidor em Hong Kong nos próximos anos.
Os gastos com estes data centers ultrapassam 300 milhões de dólares. O Google atualmente possui servidores nos Estados Unidos, Finlândia, Bélgica e Irlanda.

INFO: TV ao vivo vai para a nuvem



Ainda em fase beta, o serviço online NimbleTV é capaz de transmitir os programas da TV paga diretamente para qualquer tablet, smartphone ou computador.

Funcionando apenas na cidade de Nova York, por enquanto, o NimbleTV acessa os canais contratados pelos clientes de serviços de TV por assinatura para abastecer um sistema pessoal de conteúdo por streaming que usa a nuvem da web como se fosse uma torre de transmissão.

Quem assina o NimbleTV pode assistir aos programas de um pacote de TV paga ao vivo ou gravar simultaneamente várias atrações que estão sendo exibidos ao vivo em um determinado momento, para continuar a assisti-los depois em qualquer um dos seus dispositivos com acesso à internet.

De acordo com os desenvolvedores do produto, a ideia é ampliar rapidamente as áreas atendidas, permitindo que a programação contratada em um país seja vista pelo usuário em outro, ao vivo, pela web.

Olhar Digital: Israel treina adolescentes para ciberguerra


Programa nacional pretende educar jovens para defender país 


Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, declarou na última segunda-feira, 31, que pretende criar uma “redoma de ferro” digital para proteger o país em guerras cibernéticas. A declaração foi feita na abertura do programa nacional israelense de preparo de jovens para ciberguerras.

“Os sistemas vitais de Israel estão sob ataque do Irã e outros elementos. E isso apenas vai crescer conforme entramos na era digital”, declarou Netanyahu. As informações são do The Jerusalem Post.

O programa, batizado de Magshimim Le’umit, foi desenvolvido nos últimos três anos e irá treinar jovens entre 16 e 18 anos.

O ministro ainda disse que os estudante serão as futuras defesas de Israel. “Nós somos um dos líderes mundiais no campo cibernético e precisamos manter essa posição. Portanto, nós vamos continuar a cultivar a geração do futuro”, afirmou. 

INFO: Lenovo e outras chinesas buscam tecnologia em Israel







Grandes companhias chinesas estão buscando oportunidades de investimento na tecnologia israelense, como as norte-americanas já vêm fazendo há duas últimas décadas.

Uma delegação de importantes empresários chineses visitou Israel no mês passado em busca de oportunidades, apesar dos ataques com foguetes contra a capital comercial do país durante os combates contra militantes em Gaza.

A delegação incluía os presidentes da Lenovo, da trading de cereais Cofco, do banco de investimento Hina, do China Merchants Bank e da unidade chinesa do JPMorgan Chase.

À frente da delegação, o presidente da holding de investimentos Hang Lung, Ronnie Chan, ressaltou que muitas tecnologias presentes em produtos de empresas como Google e Intel são de Israel e que empresas chinesas gostariam de estudar acordos semelhantes.

Chan, empresário do setor imobiliário, disse que a família dele controla empresas de tecnologia em todo o mundo mas não tem investimentos em Israel.

As operações da Lenovo em Israel se limitam a vendas e assistência técnica, mas a companhia recentemente realizou o primeiro investimento dela no país, de montante não revelado, no fundo de capital Vertex.

"Estamos de fato interessados na tecnologia israelense para impulsionar o crescimento de nossa companhia e dos nossos negócios", disse o presidente-executivo da Lenovo, Yang Yuanqing, acrescentando que o investimento no Vertex era apenas o primeiro passo.

A Lenovo, a caminho de ser a maior fabricante mundial de PCs, está interessada em tecnologia de informação e para aparelhos móveis.

As relações comercias entre China e Israel somaram 8 bilhões de dólares em 2011, de acordo com o Ministério do Exterior israelense.

Os chineses investiram 3 bilhões de dólares em companhias israelenses até o momento, dos quais 1,4 bilhão se concentraram na compra da fabricante de produtos químicos MA Industries pela ChemChina, no fim de 2011.

TI INSIDE: Mercado de appliance de segurança cresce 5,7% no 3º trimestre



As vendas mundiais de appliance de segurança (sistema que combina hardware e software para proteção de dados) atingiram pouco mais de US$ 2 bilhões no terceiro trimestre de 2012, o que representa uma elevação de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da IDC. Ao todo, no período, as remessas totalizaram 499.022 appliances, alta de 1% na mesma comparação.

Geograficamente, a região da Ásia-Pacífico foi a que registrou maior crescimento nas vendas de appliance de segurança no terceiro trimestre, com aumento de 13,3% em relação ao mesmo perído de 2011. Somente no Japão a expansão foi de 8,3%. Por outro lado, a Europa registrou apenas 0,5% de alta na receita do segmento, enquanto os Estados Unidos tiveram crescimento de 4,6%.

Ainda segundo a IDC, o mercado hoje está concentrado nas mãos de cinco fabricantes – Cisco, Check Point, Juniper Networks, Fortinet e McAfee, com respectivamente 16,2%, 12,8%, 7,9%, 5,9% e 5,7% de participação de mercado, de acordo com a receita acumulada no período. O destaque ficou por conta da Fortinet, que embora consolidada na quarta posição do ranking, teve desempenho 17,2% superior em relação ao mesmo período de 2011. O resultado da Check Point, na segunda colocação da lista, também foi positivo: 12,8% de aumento na mesma comparação. Já a Cisco e a Juniper Networks registraram, em um ano, queda de 1,5% e 6,4% no market share, respectivamente.

Dentre os segmentos de mercado, o de gestão unificada de ameaça em redes (UTM, na sigla em inglês), foi o que registrou maior elevação na receita, com 24,3%, e respondeu por 33,3% do total do mercado de appliance de segurança no terceiro trimestre. Já o de firewall/VPN, responsável por 26,7% da receita total, obteve alta de 7,3% em relação a igual período de 2011.

IDG Now!: 75% dos chefes de Estado do mundo estão no Twitter, segundo estudo


De acordo com pesquisa anual, número de políticos principais com conta pessoal ou oficial no serviço quase dobrou em relação a 2011, indo de 69 para 123.



Um novo estudo do Conselho de Política Digital (DPC) mostra que 75% dos chefes de Estado no mundo têm conta e são ativos no Twitter. O levantamento anual do DPC avaliou um total de 164 países, e descobriu que 123 deles possuem um chefe de Estado que está no serviço de microblog, seja com uma conta pessoal ou oficial do governo. Isso é uma alta significativa em comparação a 2011, quando apenas 69 dos 164 países possuíam presença no site. As informações são do Techcrunch.

Gráfico do Techcrunch mostra aumento no 
número de países representados no Twitter

Em termos de seguidores, o estudo descobriu que o presidente dos EUA, Barack Obama, é de longe o líder mundial mais visto no Twitter, com 25 milhões de seguidores. Em segundo lugar aparece Hugo Chávez, da Venezuela, com 3,8 milhões. Em nosso país, a presidente Dilma Roussef possui 1,7 milhão de seguidores.

O Twitter está perpetuamente estabelecendo novos recordes em termos de usuários e atividades a um ritmo quase irritante, e dizem que está cada vez mais transformando todo esse uso em receita. Então, enquanto o site ainda tem um pouco de reputação por ser frívolo - e ainda é um ótimo lugar para frivolidades - faz sentido que algumas das pessoas com a mais séria das ocupações estejam finalmente começando a entender o valor da plataforma.

Convergência Digital - Postagem de conteúdo inapropriado diminui chance de entrevista de emprego



Na era da conectividade, as mídias sociais têm se tornado importantes ferramentas para os profissionais de recursos humanos e posts de fotos de bebedeiras, nudez ou conteúdo ofensivo podem ter alto impacto sobre a candidatura para vagas de emprego. Segundo pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, 90% dos recrutadores buscam perfis abertos dos candidatos na rede para analisar sua adequação à vaga. Quando se deparam com fotos de nudez ou bebedeira, as chances de contratação podem diminuir mais de 90%.

O estudo consultou 230 profissionais de recursos humanos dos Estados Unidos e Reino Unido e mais de quatro mil jovens de 18 a 25 anos em 11 países. Surpreendentemente, a maior parte dos jovens entrevistados nunca revisou seus perfis online, o que potencialmente pode afetar suas carreiras. Como resultado, quase metade dos recrutadores têm a percepção de que os jovens adultos não estão administrando sua vida online efetivamente, não conscientes de que precisam agir de forma responsável na rede.

“Atualmente, o conteúdo online postado por um candidato ou sobre ele é equivalente a uma primeira entrevista, em que a empresa tem suas primeiras impressões sobre a pessoa. A pesquisa da AVG reforça que nossa identidade digital pode ser tão importante quanto o currículo em algumas situações”, comenta Tony Anscombe, embaixador dos produtos free da AVG Technologies.

A pesquisa também indicou que os norte-americanos estão mais propensos a dispensar um candidato por causa de descobertas feitas na internet do que os ingleses. Mais de 80% dos entrevistados americanos afirmaram eliminar pessoas com fotos embriagadas na internet, enquanto no Reino Unido o número ficou em 70%. As fotos de nudez motivariam dispensa de candidatos para 91% dos americanos e 75% dos ingleses.

Jovens que postam com critério podem ser beneficiados por essa realidade: mais de dois terços dos entrevistados disseram já terem sido influenciados positivamente pelos resultados das pesquisas sobre os candidatos na internet. Em um mercado de trabalho competitivo, pessoas experientes e cautelosas podem se diferenciar administrando de forma proativa seus perfis.

O diretor de Marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell, alerta que recrutadores brasileiros seguem a tendência mundial de consultar a rede. “As mídias sociais são bancos de dados riquíssimos: mais de 90% dos usuários de internet no Brasil utilizam essas ferramentas, porém poucos fazem uso das configurações de privacidade. Assim, qualquer pessoa pode ter acesso aos conteúdos postados. Para não perder oportunidades de trabalho, é importante fazer essa configuração e, acima de tudo, postar com prudência, evitando conteúdos que possam denegrir sua imagem”, reforça o executivo.

Outras conclusões da pesquisa:

• Mais de 90% dos gerentes de RH consideram a postagem de fotos com nudez uma razão para não entrevistar candidatos. Outras rações incluem: evidências de comportamento ofensivo (91%), comentários negativos ou depreciativos sobre empregadores anteriores (quase 95%) e opiniões extremistas sobre assuntos como raça (93%);

• Diversas plataformas são usadas para avaliar os candidatos nos Estados Unidos: Google (85%), Facebook (81%), LinkedIn (71%), Twitter (39%), Instagram (18%) e Flicker (15%). No Reino Unido o ranking ficou diferente: Facebook (85%), LinkedIn (72%), Twitter (47%), You Tube (23%), Instagram (16%) e Flicker (15%);

• Apenas um em cada três recrutadores confia nas informações postadas pelos próprios candidatos no LinkedIn;

• A maior parte dos recrutadores ou gerentes de recursos humanos (62% nos EUA e 65% no Reino Unido) considera o resultado dessas pesquisas online importantes ou muito importantes;

• Cerca de 50% desses profissionais já excluíram pessoas de processos seletivos por causa de seus perfis online; mais de 40% deles acreditam que os jovens adultos não estão cientes da responsabilidade com a qual devem lidar com seus perfis nas redes sociais;

• Quase 60% dos entrevistados não costumam analisar seus próprios perfis para apagar informações que possam ser inapropriadas.

Olhar Digital: O fim dos netbooks



Os netbooks, como foram batizados os pequenos computadores portáteis com preços mais baixos e pouca capacidade, chegaram ao seu fim.

Os produtos que foram apresentados ao mercado em 2007 chegam ao fim de seu legado em 2012. A Asus e a Acer, as únicas duas companhias que continuaram a fabricar netbooks, afirmaram que não o irão mais produzi-los.

De acordo com análise do jornal britânico The Guardian, a ascenção dos tablets e smartphones a preços competitivos é um dos principais fatores da “morte” dos netbooks. Além disso, como os aparelhos possuem baixa margem de lucro devido a seus pequenos preços, sua produção tornou-se mais desinteressante conforme perdeu mercado.

Em 2011, a empresa de pesquisa Canalys revelou que as vendas de netbook caíram 25%, representando 29,4 milhões de vendas. Paralelamente, foram vendidos 63 milhões de tablets, que ganharam vantagens.

O jornal ainda afirma que a Intel, fabricante dos processadores Atom que equipavam os netbooks, irá continuar a produzir tal processador para outros equipamentos. 

IDG Now!: Gradiente lança player para Internet que serve como roteador


Aparelho permite navegar na web via TV. Canais incluem Netflix, Vevo, Youtube, UOL, iG, Climatempo, Buscapé, Estadão, Facebook e Twitter

A Gradiente acaba de lançar o LinkBox, um player para Internet que permite aos consumidores acessar e navegar na web por meio de qualquer TV ou monitor com entrada HDMI. 

O aparelho conta com conexão USB e SD Card, memória interna de 4GB, memória RAM de 512MB e pode ser conectado à Internet tanto por Wi-Fi quanto por cabo de rede. Se estiver conectado diretamente a um cabo de rede, o aparelho poder ser usado como um roteador Wi-Fi e retransmitir o sinal wireless para outros equipamentos digitais.

Com o LinkBox, o usuário terá acesso a filmes, séries, vídeos, clipes, redes sociais, canais infantis e todo conteúdo disponível na Internet. Seu controle remoto é um mini teclado sem fio que permite maior interatividade na navegação, e o aparelho possui também iluminação interna para auxiliar na digitação em ambientes escuros. O controle conta também com um touchpad que funciona como mouse.

LinkBox permite acesso à Internet por meio de 
qualquer TV ou monitor com entrada HDMI

O dispositivo possui aplicativos com conteúdo em HD. Entre os conteúdos disponiveis, estão o Netflix, que oferece serviço para ver filmes e séries online, e os canais de vídeos Vevo, Youtube, Clube DXTV e UOL HD. Destaque também para IG, Climatempo, Tune In, Buscapé, Estadão, Facebook, Twitter e iFood. “O LinkBox leva entretenimento para sua casa, proporcionando a experiência completa de uma Smart TV”, explica o CEO da Gradiente, Fabio Vianna.

O aparelho pode ser adquirido na loja virtual da empresa ou na Gradiente Store, quiosque recém-inaugurado no Shopping Eldorado, em São Paulo. O preço sugerido ao consumidor é de 600 reais.

INFO: Venda por meio de dispositivo móvel cresce 100%



São Paulo - A venda por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, dobrou de 5% para 10% em 2012, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - camara-e.net.

"Este número tende a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos smartphones quanto do acesso a internet banda larga e 3G, além da entrada da nova geração no mercado consumidor", comentou, em nota, o coordenador do Comitê de Varejo da instituição, Fábio Pereira.

As vendas por meio de iPads representam 51%, as de iPhone, 20%, e os demais aparelhos, 29%.

De acordo com a camara-e.net, o Natal de 2012 (que representa para o e-commerce brasileiro dois meses e meio de faturamento) chegou à marca de R$ 3,1 bilhões de faturamento online, ante os R$ 2,6 bilhões registrados em 2011.

Entre as cinco categorias de produtos mais vendidos pela internet no Brasil destaca-se a de moda e acessórios, pois não figurava entre as 20 maiores há cinco anos e, no primeiro semestre do ano passado estava em terceiro lugar, segundo a pesquisa. "Eletrodomésticos vêm em primeiro lugar, seguidos de saúde beleza e medicamentos. Jornais e revistas, que já estiveram na dianteira, agora estão em quarto. Em quinto vem informática.

A expectativa da camara-e.net é que o Brasil feche 2012 com um total de 43 milhões de e-consumidores e um faturamento de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para o ano.

TI INSIDE: Empresas 'digitalmente maduras' são 26% mais lucrativas



A maioria das organizações com abordagem altamente desenvolvida em relação ao uso de tecnologias digitais conseguem uma lucratividade 26% superior às concorrentes, além de arrecadar 9% mais receita e conquistar avaliação de mercado 12% mais expressiva que as rivais. Essa foi a conclusão do estudo The Digital Advantage, feito pela Capgemini Consulting em parceria com o Centro de Negócios Digitais do MIT, com 400 companhias de todo o mundo consultadas pelo período de dois anos.

A pesquisa detectou o perfil das chamadas digiratis, cujos aliados são mídias sociais, tecnologias móveis, análise de dados e dispositivos embutidos para melhorar o desempenho e o alcance dos negócios. "As digiratis não possuem necessariamente um histórico de liderança tecnológica, mas contam com uma equipe executiva que despertou para as oportunidades da transformação digital e fez acontecer. Elas trabalharam para criar uma maturidade digital e agora estão colhendo os benefícios", explica o líder do estudo em nome da Capgemini Consulting, Didier Bonnet.

Existem níveis diferentes de maturidade relacionados com o setor de atuação das companhias, mesmo sendo detectado ao menos uma empresa em cada área. A maior parte das digiratis são dos setores de alta tecnologia (38%), bancário (35%), viagens e hospitalidade (31%), seguros (33%) e telecomunicações (30%). Os segmentos de alimentos embalados (24%), serviços públicos (20%), varejo (26%), manufatura (12%) e farmacêutico (7%) também mereceram destaques no estudo.

Um dos exemplos de boa atuação é a marca de artigos de luxo Burberry. Há seis anos, a empresa começou uma completa reestruturação com a chegada da nova CEO, Angela Ahrendts, por meio de um extenso programa de transformação em várias áreas, desde a experiência do consumidor até a excelência operacional, motivada principalmente pelas tecnologias digitais. Na definição da executiva, a tecnologia é um "catalisador" da companhia, que impulsiona os resultados.

Ação

O método de evolução das digiratis pode ser utilizado por outras empresas interessadas em promover a maturidade digital e alcançar a concorrência. Primeiro, elas investem de forma considerável em como conduzir a transformação digital, estimulando todos os funcionários a entenderem a visão da adoção da tecnologia. Com isso, implementam estruturas de governança digital adequadas, investem na atualização das competências e constroem relacionamentos sólidos entre os departamentos administrativos e de TI.

Na sequência, as digiratis tomam decisões claras sobre o que transformar na organização, com investimentos baseados em seus pontos fortes e na dinâmica de mercado na qual atuam. Enquanto algumas dão ênfase na análise de dados e na colaboração interna, por exemplo, outras podem optar pela excelência da experiência do cliente por integração dos canais.
“Para obter uma vantagem digital, é preciso mais do que investir em tecnologias digitais. Exige a criação de uma estrutura de liderança para visualizar e provocar a transformação. A transformação digital ocorre com base tanto na liderança e na mudança organizacional quanto na implementação de novas tecnologias. É, portanto, um exercício a ser feito de cima para baixo, que exige as qualificações e a influência que apenas os líderes executivos possuem”, resume o cientista do MIT responsável pela pesquisa, George Westerman. 

IDG Now!: Você vai controlar seu PC com o movimentos dos olhos


 Mikael Ricknäs, IDG News Service/London Bureau

Equipamento da Tobii Technology será mostrado no CES próxima semana e chega ao consumidor no segundo semestre, para Windows 8


A Tobii Technology em breve começará a distribuir um dispositivo que permite aos usuários controlar um PC usando o movimento dos olhos. O equipamento foi batizado de REX e estará disponível na próxima semana para desenvolvedores. A Tobii promete versões do periférico para usuários finais no segundo semestre deste ano, ainda sem preço definido, apenas para o sistema operacional Windows 8.

A companhia chama o REX de "interação de contemplação periférica", já que ele se une à tela de um PC. A empresa, sueca, disse que ele é o primeiro periférico desse tipo para o mercado consumidor. "Temos trabalhado em produtos para nichos de mercado por muitos anos, mas o objetivo final sempre foi o de desenvolver nossa própria tecnologia para que possa ser adicionada a qualquer computador", disse Sara Hyléen, diretora de marketing da Tobii.

Na CES, a Tobii irá demonstrar algumas das características fundamentais de sua tecnologia, incluindo a capacidade do usuário de selecionar, rolar a tela, aplicar zoom e navegar usando os movimentos dos olhos. Para manter o controle do que o usuário está olhando, a Tobii utiliza dois sensores ópticos especialmente desenvolvidos para o equipamento.

Os desenvolvedores de aplicações serão os primeiros a ter o REX em suas mãos: uma edição especial do periférico, chamada de Tobii REX Developer Edition, estará à venda na semana que vem, de acordo com Hyléen, pelo valor de 995 dólares. O pacote para desenvolvedores inclui, além do equipamento, SDK (software development kit) e outros materiais de apoio necessários para ajudar os desenvolvedores a começar em uma área com a qual a maioria não está familiarizada.

Para começar, a empresa irá fabricar uma série limitada de 5 mil unidades do Tobii REX para os consumidores. Os usuários que quiserem ter acesso ao produto já podem entrar na fila e se inscrever no site da Tobii. "Nós sentimos que é uma boa ideia começar pequeno e provar que a tecnologia funciona e que há um mercado viável para isso", disse a diretora.

Tec: EUA podem dizer nesta semana se Google manipulou buscas em seu benefício



A Comissão Federal de Comércio americana (FTC, na sigla em inglês) pode tomar uma decisão final nesta semana em relação a uma investigação antitruste contra o Google, noticiou o "Wall Street Journal" citando pessoas familiarizadas com o assunto.


O Google foi acusado de colocar seus próprios produtos no alto de resultados de buscas e de dar aos seus concorrentes uma posição mais baixa. A companhia negou repetidamente qualquer irregularidade.


O jornal disse que a FTC estava perto de concluir a investigação sobre as práticas de pesquisa do Google quando a empresa se ofereceu para fazer mudanças semelhantes às do acordo sobre patentes após comprar a Motorola Mobility.

TI INSIDE: Corte dos EUA rejeita ação da Apple contra a Amazon



Uma corte federal dos Estados Unidos rejeitou o pedido de abertura de processo feito pela Apple contra a Amazon devido ao uso do termo Appstore pela rede varejista online. O juiz federal Phyllis Hamilton afirma, em seu parecer, que a fabricante do iPhone não pode alegar “falsa propaganda” pelo uso do termo.

A Apple ainda tem mais uma chance para abrir uma ação judicial contra a Amazon pelo uso do nome, o qual alega tratar-se de marca registrada. É que outro pedido corre em paralelo em uma corte na Califórnia. O nome App Store é usado para designar a loja de aplicativos para dispositivos móveis para iPhone e iPad, enquanto as duas palavras unidas (Appstore) é utilizado pela Amazon para os softwares relacionados ao seu tablet Kindle Fire.

Segundo Hamilton, a Apple não conseguiu provar as afirmações de que a Amazon usa o nome para desviar a audiência da rival. Para o juiz, o uso do termo central na ação já se tornou comum no universo de mobilidade. A fabricante tem o uso exclusivo da marca na Europa, mas não nos Estados Unidos, onde a homologação da exclusividade está pendente. Com informações de agências internacionais.

INFO: Veja dicas ao comprar passagens pela internet - Internet - Notícias - INFO






A advogada carioca Cátia Cunha viu suas férias se transformarem em um pesadelo ao comprar um pacote de viagem para Buenos Aires, junto com 11 amigos, em um site de compras coletivas. A decepção veio dez dias antes da data marcada para o embarque, quando o grupo recebeu um e-mail da operadora de turismo responsável pelo pacote informando que a viagem estava cancelada.

“Eles disseram que o site não havia repassado o dinheiro e, portanto, não emitiriam nossos bilhetes. Para nós, que já tínhamos feito planos após conseguir conciliar todas as agendas, foi uma frustração enorme, um verdadeiro transtorno”, disse.

Para evitar problemas como esse na hora de fechar um pacote turístico nas férias, seja pela internet ou em lojas, especialistas alertam para alguns cuidados que os consumidores devem tomar. De acordo com o advogado Flávio Siqueira Júnior, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o primeiro passo é verificar a idoneidade da empresa de turismo que se pretende contratar.

“Deve-se observar se ela está regularmente cadastrada no Ministério do Turismo, por meio do site cadastur.turismo.gov.br. O consumidor também deve verificar se há reclamações contra ela no Procon”, explicou.

O advogado acrescentou que as redes sociais também podem ser uma ferramenta importante na hora de pesquisar a qualidade dos serviços oferecidos.

“Muita gente comenta os serviços nas redes sociais. Então, com uma busca é possível verificar se há muitas reclamações, de que tipo elas são e se vale a pena correr o risco”, ressaltou.

Siqueira Júnior lembrou que a leitura cuidadosa do contrato também pode ajudar a evitar problemas. “O consumidor deve, ainda, guardar todos os documentos relativos aos serviços contratados, como folhetos promocionais e informações sobre benefícios incluídos e condições de pagamento para futuros questionamentos. A empresa tem que cumprir o que está prometendo”, enfatizou.

Ele alerta para os riscos das “promoções relâmpago” que costumam surgir nesta época do ano, principalmente com anúncios pela internet.

“É preciso ter sangue frio e evitar comprar por impulso. O consumidor deve estar atento às datas disponíveis, se o transporte está incluído e que hotel e passeios fazem parte do pacote”, disse.

“Além disso, alguns dias antes da viagem, o consumidor pode se prevenir, entrando em contato com os prestadores dos serviços para pedir documentos que lhe garantam, por exemplo, a reserva da estadia e os bilhetes aéreos com assento marcado. É mais uma garantia”, acrescentou.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Procon-RJ, Marco Antônio da Silva, caso tenha seus direitos violados, o consumidor deve entrar em contato “o mais rápido possível” com a empresa contratada para tentar sanar o problema.

“Se não for possível por esse caminho, deve-se recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Judiciário”, disse.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente que se sentir lesado tem até cinco anos para mover uma ação por danos morais e materiais.

O coordenador de Fiscalização do Procon-RJ acrescentou que, no caso das compras online, o CDC prevê a possibilidade de desistência em até sete dias.

TI INSIDE: Maioria das empresas falham na adaptação de sites para smartphones




Dois terços das empresas cujas ações são as mais bem cotadas no índice principal da Bolsa de Londres, o FTSE 100, estão com dificuldade para acompanhar o ritmo de adoção de internet móvel. Segundo estudo encomendado pela Incentivated ao jornal britânico Financial Times, a maioria dos sites corporativos dessas companhias são projetados para grandes telas de computadores e internet rápida. O cenário é semelhante ao que ocorre com os sites das corporações no mundo.

"As empresas do FTSE 100 estão desperdiçando milhões de libras em publicidade na internet, direcionando visitantes para sites que não funcionam como o esperado", disse Jonathan Bass, da Incentivated. "Organizações com um site móvel otimizado gerarão mais receita e engajamento do cliente", afirmou.

Embora a adoção de smartphones esteja crescendo rapidamente, o relatório indica que 69 empresas do FTSE 100 não pensaram em estratégias para adequar seus sites ao formato para celulares. Os visitantes desses sites encontraram páginas com textos minúsculos e difíceis de navegar, ou que levam muito tempo para carregar.

De acordo com o estudo, apenas 22 das 100 empresas haviam tomado medidas para atender aos usuários móveis, sendo que destas, somente oito tiveram sua página avaliada como "moderadamente boa" com base em critérios da Incentivated. Entre as medidas estão o redirecionamento automático de uma busca para um site, se o tamanho da página era pequeno o suficiente para carregar rapidamente em uma rede 3G ou se o endereço foi personalizado para trabalhar em múltiplas plataformas como Android, Windows e BlackBerry.