terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Olhar Digital: SOPA mobiliza ações de blecaute no Brasil


A exemplo de gigantes como Google e Amazon, sites brasileiros podem paralisar operações por um dia em protesto contra projeto de lei

SOPA


Em 3 de janeiro, informamos que grandes titãs da internet, como Google, Facebook, Amazon, entre outras empresas do setor online, estariam paralisando suas operações durante um dia inteiro em protesto contra a SOPA. Se esse quadro já era ruim para a internet mundial, saiba que a coisa pode piorar.

O site SoftwareLivre.org, através de suas páginas, está organizando um movimento similar para sites brasileiros, em protesto ao projeto de Lei Stop Online Piracy Act - ou simplesmente SOPA - que visa aumentar o poder de censura da transmissão de informação na internet. Apelidado "SOPABlackoutBR", a previsão é para que o movimento aconteça no dia 18 de janeiro - quarta-feira próxima.

Esta página convoca interessados a paralisar, por um período de 12 horas, as operações de seus sites e blogs, tal qual as grandes empresas de internet já anunciaram que vão fazer.

Você tem um blog? Pararia com as postagens em sinal de protesto? Ou ignoraria o pedido, independente de ser contra ou a favor?

COMPUTERWORLD: - Negócios - 10 tecnologias revolucionárias que prometem mudar o mundo

COMPUTERWORLD:- Negócios -10 tecnologias revolucionárias que prometem mudar o mundo 


 Máquinas que reconhecem a linguagem dos humanos e interação com objetos 3D com as mãos são alguns dos projetos que cientistas em todo mundo estão trabalhando.

Quem podia imaginar que há apenas alguns anos todos os cidadãos do mundo estariam conectados por meio da internet? Quem pensava que poderíamos entrar em contato com pessoas que estão a milhares de quilômetros por meio de um pequeno dispositivo chamado smartphone? Com o tempo, essas tecnologias passaram a fazer parte do dia a dia, mas um dia foram propostas revolucionárias que ninguém tinha ideia de que poderiam emplacar.


Hoje, a situação permanece a mesma e novos projetos que prometem mudanças disruptivas na forma como entendemos o mundo surgem, não só no campo tecnológico, como também na sociedade. Abaixo, veja uma lista de dez iniciativas que podem ser desenvolvidas no curto e médio prazos e que o alcance é imprevisível.

HoloDesk
Cientistas da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Microsoft, composta por 300 pesquisadores e engenheiros, estão trabalhando em um projeto conhecido como HoloDesk que busca permitir que nossas mãos interajam com objetos virtuais em três dimensões. Para fazer isso, a solução usa uma tela que projeta uma imagem 2D na área de visualização, enquanto as mãos são reconhecidas pelo Kinect, tecnologia já usada no console Xbox 360.

PocketTouch

Outro projeto da Microsoft, nesse caso chamado de PocketTouch, busca permitir que uma pessoa trabalhe com um dispositivo de toque (como smartphone ou tablet) por meio da roupa ou tecidos similares a partir do reconhecimento de gestos do usuário, que é captado por meio de um sensor.

Vermeer
Há um terceiro projeto conduzido pela empresa de Steve Ballmer chamado Vermeer. A proposta gira em torno de uma imagem 3D que responde ao toque, um projeto intimamente relacionado com o HoloDesk. A solução utiliza dois espelhos parabólicos para criar uma imagem em três dimensões sem óculos que pode ser utilizada pelas capacidades, novamente, do Kinect.

Watson
Talvez o Watson seja a iniciativa mais conhecida e com futuro comercial claro no curto prazo. O Watson foi a joia da coroa do mundo de TI em 2011. Passou a ter esses status quando o supercomputador da IBM ganhou de humanos o game show Jeopardy. A tecnologia conta com uma inteligência artificial revolucionária que permite processamento de linguagem natural. A IBM já usa a tecnologia em várias soluções médicas para tratar o câncer e anunciou recentemente que deverá usar as capacidades do Watson em suas soluções de análise em tempo real para grande volume de dados.

Programmable friction
A universidade British Columbia em Vancouver desenvolve o projeto da tecnologia. Trata-se de uma nova forma de resposta da tela de toque, usando pequenos discos mecânicos para vibrar o tablet ou o smartphone de modo que você sente o aparelho de maneira diferente, dependendo do que está fazendo com o dispositivo.

Robonaut

A Nasa e a General Motors estão trabalhando em um robô humanóide para ajudar os astronautas no serviços espacial. Seu nome é Robonaut 2 (R2) e as possibilidades são quase infinitas com ele. Atualmente, o robô está no espaço, maias especificamente na Estação Espacial Internacional.

Humvee convertible

O setor militar não está atrás no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. A Defense Advanced Research Projects Agency desenvolve um Humvee [veículo de gurra] capaz de se mover tanto pelo ar, como pela estrada. O veículo tem quatro lugares, permitindo o uso de pequenas armas de fogo e pode rapidamente tornar-se um avião e voar sem o conhecimento específico da aeronáutica.

PC com energia solar
A Intel anunciou em setembro de 2011 que estava trabalhando em um processador de baixo consumo, eficiente o suficiente para ser carregado e executado a partir da energia solar. O projeto recebeu o nome de Claremont, um chip experimental que ainda não tem data de lançamento oficial ou qualquer planejamento para se tornar uma iniciativa comercial.

SuperHD

Os fabricantes Sharp e NHK trabalham em um padrão de alta definição chamada Super Hi-Vision que oferece resolução 16 vezes superior em comparação com o atual HD 1080 polegadas. Sua comercialização não deve acontecer antes de 2020.

Robo Dog

Boston Dymanics e a mesma agência que está desenvolvimento o veículo Humvee estão criando um cachorro robô que deverá ajudar soldados a carregar cargas pesadas em locais remotos, como as montanhas do Afeganistão.
O cão será equipado com um motor de combustão interno com potência suficiente para suportar uso por 24 horas. Ao que tudo indica, a primeira versão desse sistema será apresentada ao longo de 2012.

PC WORLD: - Notícias -CES 2012 foi a maior edição da feira na história

PC WORLD:- Notícias - CES 2012 foi a maior edição da feira na história 




Apesar das previsões negativas, feira reuniu três mil expositores e mais de 150 mil pessoas.
CES 2012 chegou ao fim como a edição mais popular da história, anunciaram seus organizadores. O resultado desmente previsões negativas, que previam um evento menor por conta da modesta participação da Microsoft – embora tenha sido sua última, nenhum grande lançamento foi revelado.
A feira teve mais de três mil expositores, espalhados por uma área de quase 177 mil metros quadrados, que atraíram público de 153 mil pessoas. Os números são os maiores da história da Consumer Electronics Show, afirma comunicado divulgado na última sexta (14/01).
Ao todo, 20 mil produtos foram apresentados, assegura a associação responsável pelo evento, e duas mil notícias foram escritas sobre eles – alta de 33% em relação ao ano passado.
Uma das maiores críticas em relação à CES é que ela tinha se tornado muito grande e perdido o foco, e, consequentemente, as principais empresas de tecnologia deixaram de priorizá-la. No entanto, sua exagerada dimensão virou um trunfo, pois conseguiu reunir diversos setores do mercado em um mesmo lugar.
“Estamos testemunhando a chegada da convergência, e a CES é pioneira nesse sentido”, afirmou o diretor de gestão da IBM, Scott Burnett. “Os dispositivos estão conversando e diferentes indústrias, além da eletrônica, estão atentas: automotiva, mídia e Internet, energia e utilidades, telecomunicações, saúde e bem estar, todas estão migrando para esta feira”.
Certamente a Microsoft teve seus motivos para relegar seu protagonismo, e talvez sua decisão reflita algo que tem se acentuado nos últimos anos: a CES deixou de ser um evento dominado por empresas de computadores e software e voltou-se à tecnologia como um todo, que permeia cada ramo da indústria.

PC WORLD - Dicas - 10 dicas para se livrar dos incômodos ao navegar na web

PC WORLD: - Dicas -10 dicas para se livrar dos incômodos ao navegar na web


Não importa se você usa o IE, Chrome, Safari ou Firefox: nossas dicas, truques e complementos vão tornar seus passeios pela rede mais agradáveis


Seu navegador está te incomodando? Você está cansado de brigar com o IE, Chrome, Firefox ou Safari por causa de coisas simples? Não se preocupe: temos algumas soluções rápidas para os problemas mais comuns. Veja como recuperar uma barra de endereços que sumiu, salva r imagens impossíveis de clicar, sincronizar favoritos entre vários aparelhos e manter suas senhas sempre à mão e seguras.
1. Encontre uma barra de endereços que sumiu
Talvez você tenha clicado onde não deveria, ou o gato tenha andado sobre o teclado, mas não importa: de alguma forma a barra de endereços do seu navegador sumiu. Mas não se preocupe, porque recuperá-la é fácil.
No Internet Explorer, clique com o botão direito do mouse em qualquer barra de ferramentas e marque a opção Barra de Endereços. No Firefox clique no botão Firefox no canto superior esquerdo da tela e selecione o item Barra de Navegação no menu Opções. Ou faça como no IE: clique com o botão direito do mouse sobre qualquer barra de ferramentas e marque a opção Barra de Navegação no menu.
Se você usa o Safari, segure as teclas Command (Ctrl se você estiver em um PC com Windows), Shift e \. A barra deve reaparecer.
2. Sincronize seus favoritos
Sincronizar seus favoritos é algo incrivelmente simples, graças a um utilitário gratuito chamado Xmarks (antigamente conhecido como FoxMarks). Ele armazena seus favoritos “na nuvem”, e você pode acessá-los a partir de qualquer computador. Você pode até criar perfis para diferentes grupos de favoritos, como “Casa” e “Trabalho”.
Para usar o Xmarks, baixe-o em Xmarks.com e instale-o (ele roda no IE, Firefox, Chrome e Safari). Se for sua primeira vez usando o programa, um assistente irá guiá-lo pelos passos necessários para criação de uma conta e cópia dos favoritos de seu navegador para a “nuvem”.
xmarks-360px.jpg
Xmarks: acesse seus favoritos em qualquer lugar
Se você já tem uma conta, ou está instalado o Xmarks em um segundo PC, o programa irá pedir para sincronizar os favoritos com a nuvem. Basta pedir para “mesclar” os favoritos do PC com os armazenados no servidor (ou descartar o que está no PC e pegar uma cópia da lista do servidor) e pronto. A partir de agora, sempre que você salvar um favorito em um PC, ele automaticamente estará disponível no outro.
3. Use atalhos de teclado para ganhar tempo
Para quê tirar a mão do teclado e levá-la até o mouse para abrir uma nova aba, se você pode fazer isso usando um atalho de teclado? Aqui estão alguns que irão aumentar sua produtividade. Boa parte desses atalhos é “universal” e funciona em qualquer navegador.
Gerenciamento de abas e janelas
Ctrl-T: Abre uma nova aba
Ctrl-N: Abre uma nova janela
Ctrl-W: Fecha a aba atual
F5: Recarrega a página atual
Ctrl-L: Seleciona a barra de endereços
Ctrl and +: Amplia/aproxima a página (zoom in)
Ctrl and -: Reduz/afasta a página (zoom out)
Ctrl-0: Retorna ao nível de zoom padrão.
Navegação
Ctrl-[: Volta uma página
Ctrl-]: Avança uma página
Espaço: Desce uma página inteira
Home: Pula para o topo de uma página
End: Pula para o fim de uma página
4. Use sites sem precisar criar uma conta
Criar contas para acessar conteúdo em um site que você só vai visitar uma vez é um saco, mesmo que você use um endereço de e-mail “descartável” para driblar o spam. Às vezes você só quer confirmar uma informação ou ver um vídeo com um gatinho engraçadinho e nada mais. Mas existe uma forma rápida de driblar a necessidade de registro: use o Bugmenot.
Trata-se de um site com um banco de dados com nomes de usuário e senhas legítimos para vários sites que exigem registro antes que você possa acessar o conteúdo. O jeito mais fácil de usá-lo é acessarBugmenot.com e digitar o endereço do site que você está tentando visitar. Em questão de segundos você verá uma lista com os nomes de usuário e senhas disponíveis. Se um deles funcionar, lembre-se de “votar” para que outros usuários do serviço saibam quais combinações são válidas.
bugmenot-360px.jpg
Bugmenot: acesse sites sem precisar criar uma conta
Se você usa o Firefox ou Chrome, pode usar uma extensão do Bugmenot que irá automatizar o processo de login. Se usa outros navegadores, pode experimentar o bookmarklet disponível no site do serviço (basta adicionar o link “Bugmenot Bookmarklet” aos seus bookmarks). Atenção: o Bugmenot não oferece nomes de usuário/senhas para sites pagos.
5. Bloqueie propagandas incômodas
Propagandas não são só chatas: elas aumentam o tempo necessário para carregar uma página, e isso pode comer um pedaço do seu plano de dados se você estiver acessando a internet através de um smartphone ou outro serviço com limite de tráfego. Notem que não estamos falando de pop-ups (a maioria dos navegadores atuais inclui um navegador de pop-ups), mas de propagandas embutidas nas páginas, acima ou ao lado do conteúdo.
Para se livrar delas, instale um filtro de propaganda (também conhecido como “Ad Blocker”) em seu navegador. Usuários do IE podem experimentar o Simple Adblock, e quem usa o Firefox tem à disposição o popular Adblock Plus. Há opções similares para usuários do Google Chrome (AdBlock) e Safari (Adblock for Safari)
6. Tenha suas senhas sempre à mão
Lembra-se de uma senha já é difícil, então como fazer para se lembrar de dezenas delas sem anotar em algum canto ou usar a mesma senha em todos os sites? Simples: use um gerenciador de senhas seguro, como o LastPass. Desenvolvido pela mesma equipe do Xmarks, este utilitário é compatível com vários navegadores, incluindo o IE, Firefox, Chrome, Safari e Opera (seja no Windows, Mac OS X ou Linux), e também funciona em smartphones e tablets com Android e iOS, além de BlackBerry, Symbian e Windows Phone 7. Seus nomes de usuário e senhas são armazenados de forma segura em um servidor “na nuvem”, e podem ser acessados a partir de qualquer lugar.
Depois de baixar e instalar o LastPass você precisará criar uma “conta mestre” que dará acesso ao “cofre” (Vault) com suas senhas. A partir daí é fácil: sempre que você fizer login em um site, o LastPass irá se oferecer para armazenar estas informações no cofre. Na próxima visita ele poderá preencher os dados de login automaticamente para você. Também há um recurso para geração automática de senhas fortes (como “Y6f3ckC8”), para evitar que você reuse senhas ou escolha uma senha fraca na hora de criar uma conta em um site.
Se você usa múltiplos PCs, instale o LastPass em todos eles para ter acesso a suas senhas a partir de qualquer lugar. E mesmo que você não tenha o LastPass instalado em um PC, ainda poderá acessar suas senhas usando a interface web em LastPass.com. Indispensável.
7. Salve uma imagem “impossível de clicar”.
Ocasionalmente você pode encontrar uma imagem na web que quer salvar em seu PC mas ela é “impossível de clicar”. Geralmente porque está protegida por um script que intercepta o clique com o botão direito do mouse, evitando que você salve-a no HD. Mas se você realmente quer uma cópia da imagem, há formas de driblar a “proteção”.
captura-360px.jpg
Copie imagens "na marra": uma captura de tela (Screenshot) resolve o problema
Uma delas é fazer uma captura de tela: no Windows 7 ou Vista abra a Ferramenta de Captura (Menu Iniciar / Todos os Programas / Acessórios / Ferramenta de Captura). Clique na seta ao lado do botãoNovo e selecione a opção Captura Retangular. Use o mouse para desenhar um retângulo ao redor da imagem que quer copiar, e clique em Salvar Captura para guardar a imagem.
Outra alternativa é teclar Print Screen para fazer uma captura rápida da tela inteira. Depois abra um editor de imagens como o Paint e tecle Ctrl-V para “colar” a captura em uma nova imagem. Agora basta salvá-la.
Se você está em um Mac, pode usar o atalho Command+Shift+4 para fazer uma captura. O cursor vai virar uma “cruz” e basta arrastá-lo para selecionar a área a ser capturada. Quando você soltar o botão do mouse, a imagem será salva automaticamente em seu desktop. Para fazer uma captura da tela inteira o atalho é Command+Shift+3.
8. Restaure uma aba que você fechou acidentalmente
Isso acontece sempre: estou tentando fechar rapidamente um punhado de abas, mas acabo passando da conta e fechando uma que não deveria. Se você usa o IE, pode restaurar esta aba clicando com o botão direito do mouse em qualquer outra e selecionando a opção Reabrir guia fechada. Ou use o atalho de teclado, Ctrl+Shift+T, que também funciona no Chrome e no Firefox. Se você usa o Safari, tecle Ctrl+Z.
9. Imprima só o que você quiser
Imprimir uma página web é geralmente um transtorno: você acaba gastando uma tonelada de tinta e papel em imagens, links e anúncios que não servem para nada. Felizmente é possível imprimir só o que interessa usando um programa chamado Printliminator.
Instale-o visitando o site e adicionando o bookmarklet aos seus favoritos. Na hora de imprimir uma página, clique no Bookmarklet e uma pequena barra de ferramentas irá aparecer sobre a janela do navegador, com opções como Remove All Graphics (Eliminar as imagens), Apply Print Stylesheet (Aplicar uma folha de estilo para impressão), Undo Last Action (Desfazer última ação) e Send to Printer (Enviar à impressora).
printliminator-360px.jpg
Printliminator: imprima só o que quiser
Se você quiser eliminar todas as imagens, clique em Remove All Graphics. Se quiser eliminar apenas algumas partes da página, passe o cursor do mouse sobre elas. Você verá que um retângulo vermelho surgirá sobre a seção: basta um clique para fazê-la “sumir”. Para corrigir um erro escolha Undo Last Action, e quando estiver satisfeito com o resultado escolha Send to Printer.
10. Fique de olho em todas as suas redes sociais
Um agregador de mídias sociais pode ser a solução para você não perder uma única mensagem sequer de seus amigos no Facebook, StumbleUpon, Google+, LinkedIn e tantas outras redes sociais. O Yoono é um deles, um complemento que funciona no Firefox e no Chrome.
Ele se conecta a todas as suas redes sociais, incluindo o Facebook, Flickr, FourSquare, LinkedIn, MySpace, Twitter e YouTube, entre outras menos conhecidas, e coloca todas elas em uma imensa barra lateral na janela do seu navegador. Tudo o que você precisa fazer é “passar os olhos” pela barra para saber o que os seus amigos estão fazendo, não importa a rede.
Se você não se importa muito com o que seus amigos estão fazendo, mas quer compartilhar conteúdo em múltiplas redes ao mesmo tempo, experimente o Ping.fm. Ele pode postar em múltiplas redes direto da janela de seu navegador. Basta criar uma conta, adicionar suas redes na janela de configuração e pronto.
Mas se você não se importa em usar um novo navegador, experimente o RockMelt. Este “navegador social” baseado no Google Chrome tem múltiplas barras laterais que podem lhe trazer informações em um piscar de olhos, além de ferramentas para facilitar o compartilhamento. E é grátis.

Olhar Digital: China atinge meio bilhão de usuários da web


Números de conectados no país cresce, mas continua atrás dos Estados Unidos em porcentagem de penetração da web na população

Chineses no computador


Após o aumento de 28 milhões de usuários de internet na segunda metade de 2011, a China agora conta com cerca de 513 milhões de cidadãos on-line. Segundo o site Geek.com, o aumento significativo no número se deve muito ao uso da internet por via dos smartphones. No país, houve uma explosão de uso desses aparelhos e hoje, 70% dos conectados (ou 355 milhões de pessoas) usam a internet dessa forma.


Mas, em uma análise maior, a China ainda está atrás dos EUA. Isso porque a penetração da web nos 2 países é bem diferente: 78,2% dos norte-americanos têm acesso à internet, contra apenas 38,3% dos chineses. Os 28 milhões de novos usuários no último semestre também podem impressionar, mas, se pensarmos que o país tem 1,3 bilhão de habitantes, percebe-se que a velocidade de adoção da tecnologia ainda não é das maiores.

Olhar Digital: Nissan cria case para iPhone que se recupera sozinho em caso de arranhões

Olhar Digital: Nissan cria case para iPhone que se recupera sozinho em caso de arranhões

Tinta e plástico especiais usados na produção do case permitem que ele volte à aparência original ao sofrer pequenos danos


Case Nissan



A fabricante de automóveis Nissan anunciou um case para iPhone que se recupera sozinho de danos sofridos, principalmente de pequenos arranhões, segundo o The Next Web.

O case usa uma tinta especial desenvolvida pela Nissan em parceria com a Universidade de Tóquio e é feito com plástico ABS, que se recupera de pequenos arranhões sofridos na superfície. O plástico é bastante flexível e parece um tipo de gel.


Já a tinta conta com uma tecnologia que, ao sofrer um pequeno arranhão, consegue reagir quimicamente para voltar à sua forma original, "recuperando" a capa protetora do iPhone.


A tecnologia não permite, porém, recuperar arranhões profundos, como os causados por uma chave, por exemplo. Mas a Nissan garante que o case mantém a aparência de novo por muito mais tempo do que outras capas protetoras que estão no mercado.


A novidade foi apresentada em um evento automotivo em Dubai e a Nissan distribuiu alguns cases entre jornalistas e consumidores que estavam na feira. A empresa afirma que se a demanda se mostrar forte, ela começará a vender o produto para o público em geral até o fim do ano.

PC WORLD - Notícias - Clientes afetados por queda do Virtua serão reembolsados pela Net

Operadora confirmou que usuários cujo serviço de Internet foi interrompido receberão reembolso na próxima fatura. Companhia pode levar multa.
 
 
 Após ser notificada pelo Procon-SP, a operadora NET confirmou nesta semana que vai reembolsar seus clientes afetados pela falha em seu serviço de Internet Virtua na última quinta-feira, 12/1. A queda durou algumas horas e a situação foi normalizada entre as 23h e meia noite do dia 12, segundo a operadora, que classificou o problema como uma “ocorrência técnica” em seu perfil no Twitter.

De acordo com a assessoria da NET, a empresa tem conhecimento de quais os usuários que foram afetados pela interrupção no serviço e o reembolso será feito na próxima fatura mensal. Caso não tenha havido a prestação adequada dos serviços pela NET, o consumidor prejudicado pode pedir o abatimento na conta do valor proporcional ao tempo de queda/interrupção da rede fornecida pela empresa, explica o diretor de fiscalização do Procon-SP, Renan Ferraciolli.

Além disso, a NET precisa dar mais explicações sobre o problema ao Procon-SP, que pediu esclarecimentos sobre “a gama de serviços e quantidade de usuários afetados pela pane bem como o período de duração do evento em cada um deles, discriminados por categoria e região; prazo estimado para solução definitiva do problema e restabelecimento integral dos serviços a todos os seus usuários; providências e procedimentos já adotados ou em andamento para a solução do problema e a forma com a qual as informações foram passadas ao consumidor”.
 
De acordo com o Procon-SP, se ficarem provadas as irregularidades a NET poderá ser multada em um valor entre 400 reais e 6 milhões de reais - o valor da multa é calculado com base no porte econômico da empresa e na gravidade da infração cometida. Outras empresas já tiveram de pagar o valor total de 6 milhões de reais anteriormente.

IDG Now! - Mobilidade - Só o Maranhão encerra 2011 com menos de um celular por habitante



IDG Now!: - Mobilidade -Só o Maranhão encerra 2011 com menos de um celular por habitante

Com habilitações recorde em dezembro, Brasil termina 2011 com 242,2 milhões de celulares ativos. Crescimento de 19,36% comparado a 2010.

O Brasil fechou 2011 com mais de 242,2 milhões de acessos na telefonia móvel, segundo balanço divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No ano, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 39,3 milhões de novas habilitações (crescimento de 19,36%) e teledensidade de 123,87 acessos por 100 habitantes (crescimento de 18,33%. Só o Maranhão é o estado brasieliro com menos de um celular por habitante (teledensidade de 80,39%). Já o Distrito Federal ultrapassou o índice de dois acessos móveis em serviço por habitante.


Dezembro foi o mês de maior número de habilitações em 2011: pouco mais de 6,1 milhões. Um crescimento de 2,6% em relação a novembro. Do total de acessos em operação no país, 191,2 milhões são pré-pagos (81,81%) e 44 milhões pós-pagos (18,19%). No ano anterior (2010), havia 167,1 milhões de acessos pré-pagos (82,34%) e 35,8 milhões pós-pagos (17,66%).


Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram mais de 41,1 milhões de acessos no ano; crescimento de 99,31% em relação a 2010.


A Vivo continua mantendo a liderança do mercdo, com 29,54% de market share, seguida pela Tim (26,46%) e pela Claro (24,9). A distância entre a segunda e terceira colocada aumentou mais em dezembro. A Oi segue na quarta posição, perdendo mercado. Tem agora 18,7%.