terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Olhar Digital: Campus Party: palestra de John Klensin, 'criador' da internet, é cancelada

Olhar Digital: Campus Party: palestra de John Klensin, 'criador' da internet, é cancelada:


Campus Party: palestra de John Klensin, 'criador' da internet, é cancelada
No lugar do pesquisador, entra o engenheiro Andreu Vèa, presidente da Internet Society

John Klensin (Divulgação)





Uma triste notícia para os campuseiros: a palestra de John Klensin, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na Campus Party, foi cancelada por problemas na obtenção de visto para entrada no Brasil. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do evento.

O cientista da computação falaria nesta terça-feira (07/02), às 13h, no palco principal do evento, que começa hoje (06/02) no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

Klensin é considerado um dos grandes responsáveis pela evolução da internet e tem 30 anos de experiência como pesquisador no MIT. Seu envolvimento na criação do que viria a ser a rede mundial de computadores começou em 1969, quando trabalhou no Protocolo de Transferência de Arquivos, mais conhecido como FTP (na sigla em inglês).

Para o horário que antes era reservado da Klensin, a Campus Party adiantou a fala do presidente da Internet Society, o engenheiro Andreu Vèa, cuja palestra estava marcada para às 16h de quarta-feira (08/02).

Olhar Digital: Você conhece a tecnologia Gorilla Glass?

Olhar Digital: Você conhece a tecnologia Gorilla Glass?:


Você conhece a tecnologia Gorilla Glass?
Recurso promete invadir nossas vidas muito em breve. Saiba mais sobre ele!





Caio Carvalho

Aparelhos touchscreen se tornaram algo tão comum em nossas vidas, seja pelos smartphones, tablets e outras plataformas, que você até pode pensar que não podemos ter uma experiência ainda mais imersiva nesse tipo de tecnologia. Mas, como nesse universo tudo acontece muito rapidamente, especialistas preveem que em dez ou 15 anos, produtos um tanto futurísticos terão um papel fundamental no dia a dia das pessoas.

Hoje, já é possível acompanhar o desenvolvimento de televisões, videogames e eletrodomésticos totalmente interativos. E uma dessas inovações é o Gorilla Glass, um recurso criado pela empresa Corning, que consiste em uma tela touchscreen feita de vidro que não risca e é mais forte e resistente do que os periféricos atuais. Atualmente, já é utilizado em smartphones da Samsung e LG.

Pensando em prever como vamos viver nos próximos anos com a utilização dessa ferramenta, a Corning produziu um vídeo no qual fala sobre como essa tecnologia inteligente em vidro vai nos ajudar a reconstruir o que conhecemos do planeta no futuro. As demonstrações chegam a ser alucinantes, e você com certeza vai se impressionar em como o cotidiano pode ficar bastante interessante com exposições interativas e múltiplas funcionaldiades.






O clipe de seis minutos de duração começa com uma criança dormindo, quando um display acoplado no chão do quarto começa a exibir a hora, fotos e outras atividades. Portátil, o aparelho se assemelha a um tablet transparente, e pode se transportado para um ambiente maior, permitindo que o indivíduo tenha acesso a um acervo de informações sobre os próprios objetos, como roupas e calçados. A interação continua no caminho para a escola, dentro do carro, que também possui um painel inteligente.

Apesar de revelar inovações nos segmentos profissionais e residenciais, no entanto, é provável que os focos principais sejam em áreas como educação e medicina que, em muitos países, carecem de investimento e recursos realmente eficientes.

No vídeo, as crianças sentam-se em fileiras, cada uma com o seu computador de mão. Na mesa dos estudantes, os PCs mostram apenas o que está na tela principal, como o sistema de menus e recursos interativos, evitando que os alunos se distraiam e, assim, prestem atenção apenas nos professores. Os conteúdos mostrados dão uma impressão de profundidade 3D, e há até um painel semelhante ao que é encontrado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, onde os visitantes têm de montar palavras embaralhadas através do movimento das mãos.





Já no hospital, os médicos portarão os tablets transparentes que vão exibir em tempo real a ficha completa dos pacientes, além de seus diagnósticos. Essas informações podem ser passadas facilmente para uma tela maior, que também mostra todos os exames já feitos pelos doentes. O mais impressionante, talvez, é a reprodução holográfica do próprio enfermo na mesa hospitalar, onde os doutores podem analisar o cérebro e outras partes do corpo utilizando a realidade aumentada.

Futurístico ou não, essa é uma boa forma de visualizarmos como pode estar nossa vida tecnológica daqui alguns anos. Enquanto esses dias não chegam, aproveite para assistir aos vídeos do A Day Made of Glass (o primeiro é a versão reduzida, e o segundo a versão completa, de onze minutos).

PC WORLD:- Notícias - Entregas de smartphones superam as de PCs pela 1ª vez na história



Segundo pesquisa da Canalys, aparelhos móveis alcançaram 490 milhões de unidades em 2011 contra 414,6 milhões de computadores pessoais.


As entregas de smartphones superaram os computadores pessoais – incluindo tablets, notebooks, netbooks e desktops – pela primeira vez na história em 2011, informa nova pesquisa da consultoria Canalys.

Os envios globais de smartphones chegaram a 158,8 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que contribuiu para fechar o ano em 487,7 milhões de aparelhos.

Esses números se comparam aos 120 milhões de PCs entregues no quarto trimestre e os 414,6 milhões de computadores no ano todo. Essa categoria inclui tablets, netbooks, desktops, e laptops. O maior dos quatro foram de longe os notebooks, que responderam por mais da metade do total do ano; já os tablets ficaram com 15% do segmento.

Com esses dados, as entregas de smartphones viram um aumento de 63% em relação a 2010, quando foram enviados 299,7 milhões de aparelhos do tipo. Enquanto isso, o mercado global de computadores pessoais cresceu apenas 15% de um ano para o outro.

De forma geral, 2011 viu um declínio na demanda por netbooks, uma procura mais lenta por notebooks e desktops e um salto dos tablets, afirma a pesquisa. “Mas os tablets tiveram um impacto desprezível nos volumes de smartphones...”, diz o analista da Canalys, Chris Jones. “Os mercados no mundo todo viram um crescimento persistente e substancial dos smartphones ao longo de 2011.”

Depois, o especialista continua dizendo que “em um espaço de poucos anos, os smartphones cresceram de um produto de nicho no mercado de telefones celulares high-end para tornar-se um objeto realmente de massa”.

Jones notou que os smartphones de preços menores cresceram em popularidade, enquanto que o interesse aumentou pela navegação e pelo uso de apps e serviços em aparelhos móveis. No entanto, a Canalys espera por um crescimento menor dos smartphones nesse ano.

A Apple foi a líder dos dois segmentos, smartphones e PCs, no último trimestre, enviando 37 milhões de iPhones, 15,4 milhões de iPads e 5,2 milhões de Macs. Com esses números, a companhia superou o recorde anterior de entregas de smartphones, que foi alcançado no último trimestre de 2010, quando a Nokia enviou 28,3 milhões de aparelhos.

Ao longo de 2011, a Apple enviou 93,1 milhões de iPhones, um aumento de quase 100% em relação a 2010, tornando-a pela primeira vez líder do segmento antes dominado pela Nokia.

A Samsung ficou logo atrás, com 91,9 milhões de smartphones enviados no ano. Já a Nokia foi responsável pela entrega de 77,3 milhões de aparelhos desse tipo em 2011.

Folha.com - Tec - Rede sem fio com nome criativo testa campuseiros - 06/02/2012

Folha.com - Tec - Rede sem fio com nome criativo testa campuseiros - 06/02/2012:

Rede sem fio com nome criativo testa campuseiros


Por mais que a organização da Campus Party não recomende que os campuseiros tragam roteadores para disponibilizar internet sem fio, vira e mexe aparecem redes abertas para navegar. Com bastante criatividade, os campuseiros batizam as redes de forma bem humorada.

Um deles decidiu fazer um teste para os fortes de coração: a rede aberta se chama c:/virus.exe. Uma brincadeira --espero, já que fiz login nela. Por enquanto, vou continuar a conexão via cabo, que está boa e estável.





Nomes criativos de redes Wi-Fi criadas por campuseiros

INFO Online:- Blogs - Londres terá lata de lixo reciclável com conexão Wi-Fi - Planeta verde

INFO Online:- Blogs - Londres terá lata de lixo reciclável com conexão Wi-Fi - Planeta verde 


Já pensou em encontrar uma lata de lixo com conexão Wi-Fi nas ruas? No Brasil, essa ideia parece muito distante, mas em Londres já é uma realidade.

A capital inglesa inovou e lançou uma lata de lixo tecnológica para produtos recicláveis com duas telas de LCD, por meio das quais é possível ver notícias, previsão do tempo, atualizações sobre as ações do mercado e informações sobre o metrô de Londres.

O objetivo das latas de lixo é dar acesso à internet para toda a população local e para os turistas durante os jogos. As latas, fabricadas pela Renew Solution, também são a prova de bombas.

Elas deverão estar espalhadas pela cidade até o início das Olimpíadas, em junho. Antes mesmo dos jogos começarem, 25 latas já estarão instaladas, com um custo total de 47 mil dólares.

A ideia foi bem recebida por empresários e prefeituras de outras metrópoles mundiais. Por isso, é provável que Tóquio e Nova York adotem a tecnologia em breve.

Além do acesso à internet, a lata de lixo pode atrair as pessoas a jogar o lixo em seu devido lugar e, para completar, reciclar! Já pensou as olímpiadas no Rio, em 2016, equipadas com latas de lixo tecnológicas?

Folha.com - Tec - Visitantes da Campus Party ficam sem conexão à internet

Folha.com - Tec - Visitantes da Campus Party ficam sem conexão à internet 

Anunciada como a mais veloz da história da Campus Party, a conexão à internet (de 20 gigabits por segundo) apresentou falhas no primeiro dia de evento.

Por volta das 19h30, usuários começaram a relatar intermitência e falta de conexão. "Saí para jantar, fiquei fora por meia hora, voltei e não funcionou mais", disse o campuseiro carioca Tiago Mota.

Não há uma área localizada em que a conexão está com problemas ou algum padrão que explique o problema. Com as filas para o camping encerradas, um possível motivo para o problema é o grande número de acessos --à tarde, menos pessoas usavam a internet.

Segundo a assessoria de imprensa do evento, técnicos foram chamados para descobrir a causa das falhas, que ainda é desconhecida. Às 20h15, boa parte do problema havia sido solucionado, mas ainda havia lentidão.

COMPUTERWORLD:- Tecnologia - Governo contrata serviços de TI baseados em software público

COMPUTERWORLD:- Tecnologia - Governo contrata serviços de TI baseados em software público 

Vencedoras da licitação pública foram as empresas Lightbase Serviços e Consultoria e Linuxlab, que oferecem soluções livres pelo Portal de Software Público.

O governo federal assinou, por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda (PGFN), o seu primeiro contrato de prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) baseado em programas públicos. As duas empresas vencedoras do certame vão desempenhar funções nas áreas de instalação, suporte, consultoria, garantia de funcionamento e desenvolvimento de três soluções do Portal do Software Público Brasileiro (SPB): Cacic, Oasis e Lightbase.

De acordo com o coordenador do SPB, Cesar Brod, a administração pública federal busca realizar uma contratação exclusiva de uma solução pública desde o lançamento do portal, realizado em 2007. Para Brod, a licitação feita pela PGFN tornou-se um marco por ser a primeira experiência de um órgão público federal. “Estados, municípios e empresas já haviam realizado contratações e faltava, ainda, uma aquisição do governo federal”, explica.

O contrato foi assinado com duas empresas: a Lightbase Serviços e Consultoria - primeira empresa a oferecer uma solução livre no SPB - e a Linuxlab Soluções e Sistemas, que é uma prestadora de serviços para aplicativos do ambiente virtual.

O SPB teve um crescimento de 20% nas suas atividades, no último ano. O portal, gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), conta atualmente com 56 soluções públicas, mais de 130 mil usuários registrados e cerca de 500 prestadores de serviços.

*Com informações da Agência do Ministério do Planejamento

Sites do governo da Bahia sofrem ataques - Segurança - Notícias - INFO

INFO:- Notícias - Sites do governo da Bahia sofrem ataques - Segurança 



São Paulo – Os principais sites do governo da Bahia permaneceram fora do ar na manhã desta segunda-feira, após sofrerem ataques.

A página do Governo, Portal do Servidor Público, Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Assembleia Legislativa, entre muitas outras relacionadas ao governo da Bahia seguem com acesso indisponível desde a manhã de hoje.

Os grupos hackers iPiratesGroup, AnonBRNews e AntiSecBRTeam assumiram a responsabilidade pelos ataques em solidariedade aos servidores da Polícia Militar do estado que seguem em greve há uma semana.

A INFO tentou acessar às páginas do governo da Bahia e não obteve sucesso. Segundo os grupos, cerca de 90% dos sites relacionados ao governo estão fora do ar. Eles utilizam ataques de negação de serviço (DDoS) para sobrecarregar os servidores desses sites. Normalmente neste tipo de ataque não há roubo de dados, mas deixa o serviço indisponível.

Na semana passada o mesmo grupo foi o responsável porderrubar sites de grandes bancos nacionais como Itaú, Bradesco, HSBC, Banco do Brasil e Caixa Econômica, em ataques contra a corrupção e injustiça social no Brasil.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia:Prodeb esclarece sobre danos causados por falha no fornecimento de energia

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia:Prodeb esclarece sobre danos causados por falha no fornecimento de energia


Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) informa que uma falha no fornecimento de energia no final da manhã acarretou danos em componentes do grupo gerador e deixou o Data Center da empresa “apenas com o fornecimento de energia dos no-breaks, dimensionados para suportar até duas horas de pane total de energia”.

Segundo a nota, assim que Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba) restabeleceu a normalidade da energia para a empresa, por volta das 16h, a equipe de técnicos da Prodeb iniciou os trabalhos de manutenção do grupo gerador.

Ainda de acordo com a informação da empresa, concomitantemente ao problema acarretado pelo fornecimento de energia elétrica, “a Prodeb detectou uma série de ataques de hacker que resultou na indisponibilidade de todos os sites governamentais”. A nota acrescenta também que a equipe técnica da empresa “está reabilitando progressivamente os serviços e mantém um plantão para a monitoria e acompanhamento do ambiente”.