terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Olhar Digital: População carente poderá acessar serviços sociais pela TV


A partir de 15 de fevereiro, 300 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família no Distrito Federal vão usar a televisão para acessar benefícios e serviços dos governos federal e distrital. Poderão fazer consultas a vagas de emprego, oportunidades de capacitação profissional; ter acesso ao calendário de vacinação, além de acessar conteúdos e serviços bancários e de aposentadoria. Tudo pelo controle remoto da TV.

As famílias farão um teste do Projeto Brasil 4D, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A expectativa é que em dez anos o projeto alcance as mais de 13 milhões de famílias beneficiárias do programa. O teste será acompanhado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que irá fazer uma pesquisa de campo e divulgar um documentário sobre o projeto.

Os testes começaram no ano passado em João Pessoa, onde 100 famílias tiveram acesso à plataforma Ginga, criada e desenvolvida no Brasil. Por meio de um conversor, na tela da TV, os moradores tiveram acesso a oferta de empregos, a cursos de capacitação e a orientações para obtenção de documentos, além de informações sobre serviços e benefícios do governo federal, como aposentadoria, campanhas de saúde e os programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outros.

Segundo o coordenador e idealizador do Projeto Brasil 4D, o superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa, na cidade, foi constatada economia de R$ 12 mensais por família. "As famílias economizaram por não ter que pegar ônibus e ir até os lugares para procurar emprego ou capacitação, conseguir informações. Fizeram tudo pela TV", explica. Ele calcula que, quando o projeto estiver em vigor, a economia possa chegar, em dez anos, a um total de R$ 7 bilhões.

A intenção é levar os benefícios da internet a famílias de baixa renda que ainda não têm acesso à banda larga, explica Barbosa. O projeto funciona em parceria com empresas de telefonia, pela tecnologia 3G, usada em telefones móveis. Tudo deve ser custeado pelo governo.

O Projeto Brasil 4D deve ser testado na cidade de São Paulo em abril e maio. Os temas oferecidos serão saúde e educação. Os usuários poderão agendar consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). Participarão do teste 2,5 mil famílias no primeiro semestre e mais 2,5 mil no segundo semestre.

Entre os parceiros no projeto estão o Banco do Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Caixa Econômica Federal, o DataSUS, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Totvs, HMATV, Oi, a Telebras e o governo do Distrito Federal.

Fonte: "População carente poderá acessar serviços sociais pela TV." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014.

Portal A TARDE - PT, PSB e PSDB usam redes sociais para campanha


Ricardo Galhardo, Pedro Venceslau e João Domingos

Prevendo que a internet terá papel central na campanha deste ano, os três principais nomes da corrida presidencial já se mobilizam para a disputa dos votos dos usuários das redes sociais.

O embate entre petistas e o governador pernambucano e provável candidato ao Planalto, Eduardo Campos (PSB), na semana passada, quando um texto publicado na página oficial do PT no Facebook chamou o adversário de "tolo", "playboy" e "mimado", jogou luz sobre o potencial de estrago desse tipo de ferramenta.

A reação foi forte no PSB, que ameaça agora fazer oposição sistemática à presidente Dilma Rousseff no Congresso. O PSDB aproveitou a oportunidade para se solidarizar com Campos e criticar o adversário histórico. Houve polêmica mesmo dentro do PT.

"Nunca houve tantos brasileiros na internet. Hoje, quase 50% da população brasileira é internauta. A estimativa é que esse número chegará a 70% até o fim do ano", afirma Raquel Recuero, pesquisadora de mídias digitais da Universidade Católica de Pelotas (RS) - ela coordena atualmente um estudo sobre o impacto das redes sociais na campanha eleitoral deste ano.

‘Coisa falsa’

Os petistas justificam o investimento na campanha virtual afirmando que já foram vítimas de campanhas difamatórias na internet, como em 2010, quando Dilma foi alvo de uma série de e-mails apócrifos que a acusavam, entre outras coisas, de ser "terrorista", pelo fato de ter participado da guerrilha durante o regime militar.

Agora, quatro anos depois, quando as chamadas "correntes" de internet deram lugar a posts no Facebook e micromensagens no Twitter, o partido volta sua atenção às redes com a contratação de uma agência especializada no tema, a Pepper Interativa, para mapear tudo que é falado sobre a presidente. A ideia é identificar no nascedouro rumores e boatos.

A Pepper possui ferramentas que permitem rastrear perfis falsos, temas recorrentes ligados aos candidatos adversários e golpes baixos.

Além da agência, o partido conta com uma equipe de quatro pessoas que produz conteúdo para os canais oficiais: a página do partido na internet, a conta no Twitter e os perfis da presidente Dilma no Facebook.

O PT também espera ter durante a campanha as análises do sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC, consultor e especialista em redes sociais. Pesquisas apresentadas por ele à direção do partido mostram que as redes sociais são o principal ambiente de discussão política na internet: 70% dos internautas brasileiros estão conectados no Facebook e 15% no Twitter.

"Tem muita coisa falsa feita de propósito para confundir as pessoas e parecer que foi o PT", diz Alberto Cantalice, vice-presidente e responsável pela ação do PT nas redes sociais - foi ele quem autorizou a publicação do texto com ataques a Campos na página do partido no Facebook.

Dilma, que havia abandonado as redes sociais após as eleições de 2010, voltou a usá-las em setembro de 2013. Desde então, faz comentários diversos no Twitter e anuncia medidas do governo.

Uso da máquina

Se os petistas acusam os adversários de terem promovido uma "guerra suja" em 2010, os tucanos respondem acusando a presidente de usar a máquina para ampliar a capilaridade das redes sociais.

"Eles têm uma rede de guerrilha na internet que nos ataca o tempo todo. Foi montada pelo ex-ministro Franklin Martins e foi por ela que a presidente Dilma Rousseff fez chegar a todos os servidores públicos a sua mensagem de Natal", afirma o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro e um dos principais aliados do senador Aécio Neves, provável candidato ao Planalto.

O ex-ministro da Comunicação Institucional de Lula nega as acusações. "Isso não é verdade. É uma bobagem imaginar que o governo tem que estar por trás para que a sociedade faça qualquer coisa."

Durante a campanha, a agência Pepper, dos petistas, será subordinada ao marqueteiro João Santana. Embora seja muito citado por petistas como provável coordenador da estratégia de comunicação, Franklin Martins diz que ainda não recebeu nenhuma proposta oficial para trabalhar na campanha.

Profissionalização

Depois de assumir a presidência nacional do PSDB no ano passado, Aécio profissionalizou a estrutura de comunicação do partido nas redes sociais. Para unificar e capilarizar o discurso da legenda e dar viabilidade ao seu projeto presidencial, ele passou a promover em Brasília encontros da sua equipe com os assessores de imprensa dos 27 diretórios estaduais tucanos, além dos profissionais responsáveis pela comunicação das bancadas do PSDB no Congresso.

Para a campanha, o nome mais cotado para cuidar das redes sociais é um velho conhecido dos petistas mineiros: o programador Pedro Guadalupe. Em 2012, ele trabalhou na equipe de João Santana que fez a campanha de Patrus Ananias para a prefeitura de Belo Horizonte. No ano seguinte, mudou de lado. Estava contratado pelo PP, partido do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, quando começou a se aproximar da equipe de Aécio.

Para impressionar o provável candidato, produziu no Youtube um vídeo polêmico, onde fez um clipe com uma paródia da música "Faroeste Caboclo" com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O material fez tanto sucesso nas redes sociais que o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, ingressou com um pedido na Justiça para que o vídeo fosse retirado. "Eu quis mostrar serviço, literalmente", diz Guadalupe. Pouco tempo depois, passou, segundo ele, a prestar assessoria informal à equipe do senador.

Uma vez fechado o contrato, Guadalupe terá de se mudar para São Paulo, onde o PSDB montará sua base de internet, a ser comandada por Xico Graziano, diretor do Instituto Fernando Henrique Cardoso e ex-chefe de gabinete do ex-presidente.

Já pensando na campanha, Guadalupe conta que montou um "casting" com atores sósias de Lula e Dilma. "O uso desses atores vai depender muito da situação", diz.

Resposta automática

Campos não tem o hábito de navegar nas redes sociais. Mesmo assim, são raros os comentários em posts feitos em sua página no Facebook que ficam sem resposta. No sábado, por exemplo, ele foi acusado por uma internauta chamada Ana Maria de censurar seus comentários "por medo do PT". Menos de 20 minutos depois, veio a resposta: "Não temos medo de partido nenhum (...) Quem tem medo, Ana Maria, é quem não quer que as coisas mudem, porque vão mudar".

A atual de equipe de Campos para a função é formada por dois diretores de arte, dois redatores e três analistas de mídias sociais. Um dos coordenadores da candidatura de Campos, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirma que haverá dois tipos de eleitor no ano que vem: o das grandes cidades, que terá bandeiras específicas, como a denúncia dos gastos excessivos com os estádios para a Copa, a promessa não cumprida de vias para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana, e o dos municípios pequenos, onde não haverá jogos da Copa do Mundo.

Conhecimento

Delgado lembrou que a Rede Sustentabilidade levou para o PSB um forte conhecimento do uso das redes sociais. Ele acha que esse fator será fundamental para definir se Aécio ou Campos vai enfrentar Dilma no 2.º turno da eleição, porque um deles terá de conquistar o eleitor pela internet, visto que terão muito menos tempo de propaganda na TV do que a presidente da República em sua campanha pela reeleição. O coordenador das redes sociais do PSB será Cássio Martinho, hoje porta-voz da Rede, juntamente com a ex-ministra Marina Silva.

Coordenador na internet da campanha de Dilma em 2010, Marcelo Branco diz que em 2014 a rede social será muito importante para qualquer candidato. "No espaço da rede social o eleitor se torna o dono de sua própria opinião. É ele que diz o que quer. É ele que organiza protestos como os de junho, quando milhões de pessoas que nunca se viram se transformaram num corpo só que se movimentou rumo a um objetivo. É preciso lembrar que na internet o que existe é interação e é essa interação que vai prevalecer." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

IDG Now!: Cibercriminosos atacam loja de luxo nos EUA e roubam dados de clientes


Uma das mais caras lojas de departamentos dos EUA, a Neiman Marcus informou que descobriu a invasão por causa de alerta da companhia de cartões de crédito

A luxuosa, e cara, rede de lojas de departamento Neiman Marcus, dos EUA, teve seu banco de dados invadido por cibercriminosos em meados de dezembro e está notificando seus clientes que dados de cartão de crédito foram comprometidos na invasão. A empresa divulgou a informação neste final de semana, explicando que descobriu a brecha ao ser notificada por um alerta da operadora de cartão de crédito.

A empresa disse que está trabalhando com o Serviço Secreto americano e com uma firma de investigação forense para investigar o roubo e que as evidências até agora apontam para o roubo de dados de cartões de clientes. A Neiman Marcus não informou como a invasão ocorreu nem quantos clientes podem ter sido afetados, mas confirmou que alguns cartões de crédito de seus clientes já foram usados para compras indevidas depois que eles compraram em suas lojas.

Neste final de semana, a rede de lojas Target divulgou que um ataque aos seus sistemas, também em dezembro, teria resultado no vazamento de informações de 110 milhões de clientes.

"No dia 1 de janeiro a empresa de investigações descobriu evidências de que a companhia foi vítima de um ciberataque que possivelmente comprometeu cartões de alguns clientes", informou a Neiman em uma declaração distribuída por email. "Começamos a conter a invasão e tomamos medidas importantes para aumentar a segurança da informação", diz o comunicado.

"Estamos tomando as medidas possíveis para notificar os clientes cujos cartões sabemos que foram usados de forma fraudulenta depois de comprarem em nossas lojas", disse a empresa por Twitter no final da noite de sexta-feira, 10/01.

A porta-voz da Neiman Marcuso, Ginger Reeder, declarou que não poderia dar mais detalhes até o momento.

Fonte: Niccolai, James . "Cibercriminosos atacam loja de luxo nos EUA e roubam dados de clientes - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .

G1 - Microsoft lançará novo Windows 9 em abril de 2015, afirma site


Novo sistema teria interface de blocos reformulada para maior aceitação.
Apresentação do sistema seria em evento para desenvolvedores em abril.

Fraca adoção do Windows 8 (foto) faz Microsoft lançar
Windows 9 já em 2015. (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft trabalha na nova versão do sistema operacional Windows e deve lançá-la até abril de 2015, de acordo com informações do jornalista Paul Thurrott. Ele afirma que o projeto do novo sistema se chama "Threshold" e receberá o nome comercial de Windows 9.

A apresentação do novo sistema deve ocorrer em abril durante evento para distribuidores chamado BUILD, segundo fontes informaram ao jornalista. O evento será o primeiro após a restruturação da Microsoft e terá como foco smartphones com sistema Windows Phone 8 e o videogame Xbox One.

Um dos motivos pelo lançamento relativamente rápido do Windows 9 em relação ao Windows 8 - o sistema chegou às lojas em outubro de 2012 - é a fraca adoção dos usuários e pelo retorno negativo dos usuários que utilizam o sistema operacional.

De acordo com Thurrot, o Windows 9 deve ter uma grande atualização da interface Metro, baseada em blocos, permitindo rodar aplicativos voltados para esta área no desktop tradicional.

A Microsoft ainda lançará novas atualizações do Windows 8.1 e uma grande será lançada em abril de 2014, segundo o jornalista.

A empresa não se manifestou sobre as informações divulgadas sobre o Windows 9.

Fonte: "Microsoft lançará novo Windows 9 em abril de 2015, afirma site." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .

Olhar Digital: Panasonic anuncia produção em série de armadura robótica


(Foto: reprodução)

Se depender da Panasonic, o ano de 2015 deve ver uma pequena revolução no ramo da robótica. A empresa, por meio da sua subsidiária Activelink, está desenvolvendo uma armadura robótica, capaz de amplificar a força humana, que deve ser lançado no ano que vem, a um preço acessível.

A PowerLoader Light será fabricada a partir deste ano, com um ritmo de produção de 1 mil unidades ao ano. Seu preço ficará na casa dos 500 mil ienes, ou R$ 11,4 mil na conversão direta. O valor não é baixo, mas é muito abaixo da média do mercado para a categoria.

Segundo a Agência EFE, o primeiro modelo permitiria levantar e carregar objetos pesados, multiplicando a força do usuário. Ele foi pensado para utilização industrial, em construções ou para retirada de escombros em caso de emergências.

A bateria de lítio seria capaz de movimentar o exoesqueleto por um período de duas a três horas. Ele é capaz de pegar e soltar objetos por meio das empunhaduras e se deslocar com o movimento das pernas.

A velocidade máxima de locomoção seria de 8 km/h, com uma potência de carga de 10 quilos, com outro modelo já está planejado com resistência de 30 quilos.

Trata-se do primeiro exoesqueleto do tipo a entrar em fase de produção em massa, o que outros fabricantes ainda não tinham feito devido aos altos custos. 

Fonte: "Panasonic anuncia produção em série de armadura robótica." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014.

Olhar Digital: Scanner cerebral pode ser feito em casa com impressora 3D

Scanner cerebral pode ser feito em casa com impressora 3D

Está em processo de desenvolvimento um scanner cerebral que pode ser impresso em casa e adaptado a diversos tipos de funcionalidade.

Chamado OpenBCI, o projeto é tocado por Conor Russomanno e Joel Murphy; ele teve uma pequena ajuda da DARPA para o pontapé inicial e também está no Kickstarter (onde já conseguiu o valor pretendido).

O produto é composto de sensores e um mini-computador que é conectado a outros sensores ligados a uma espécie de capacete - a parte que pode ser feita com uma impressora 3D. Isso tudo pode ser ligado a um computador para comando de jogos, por exemplo.

Os códigos do software que alimenta o capacete foram disponibilizados para download, então qualquer um pode fazer o scanner cerebral em casa. Basta comprar o hardware da OpenBCI, baixar os projetos para imprimir o que falta e calibrar o equipamento.

A versão básica leva cerca de sete horas para ser impressa. A mais robusta, que permite a ligação de pontos em 64 locais da cabeça (ligando no máximo 16 eletrodos por vez), demora um dia.



Fonte: "Scanner cerebral pode ser feito em casa com impressora 3D." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014.

IDG Now!: Ataques contra gamers de PCs supera marca de 11 milhões em 2013


Pesquisa feita pela Kaspersky identificou também que 4,6 milhões de códigos maliciosos são voltados para games, com 34 mil ataques diários, em média.


O número de ataques que tem como alvo os jogadores de PCs atingiu a marca de 11,7 milhões no mundo em 2013, alertou a empresa de segurança Kaspersky Lab. Atualmente, a empresa identificou 4,6 milhões de códigos maliciosos voltados para games, com 34 mil ataques diários, em média.

Os jogadores russos são os que mais sofrem, com 8.813.50 tentativas de ataques ao longo de 2013. Em segundo lugar ficou o Vietnã, com 503.947 tentativas, seguido pela China, com 376.058.

"Jogos online possuem uma base de fãs cada dia maior, o que significa que o número de potenciais vítimas também está crescendo. Os cibercriminosos estão investindo bastante em seus ataques e podemos ver o aumento na sofisticação. Especialmente em momentos como o Natal, quando uma porção de novos jogos são lançados, os jogadores precisão estar atentos para continuarem protegidos", disse Christian Funk, analista de vírus sênior da equipe de análise e pesquisa global da Kaspersky.

Cibercriminosos utilizam fóruns arbitrários para vender acesso às contas de jogadores, como o portal e loja virtual Steam. O mercado para nomes de usuários e senhas é alimentado por ataques às próprias empresas de jogos.

No início desse ano, a Kaspersky identificou uma grande campanha de espionagem que atingiu uma série de fabricantes de games multiplayers online, tendo o código fonte e dados importantes roubados.

Alguns malwares tinham como alvo jogos específicos, como o popular Minecraft. Também no começo do ano, uma ferramenta falsa para o Minecraft construída em Java supostamente daria aos usuários "poderes" como banir outros usuários do jogo, mas na verdade a ferramenta servia apenas para roubar nomes de usuário e senhas.

Quando o Grand Theft Auto V foi lançado nesse ano, diversos sites ofereciam downloads falsos para obter o jogo gratuitamente. Mas quando os usuários tentavam baixar o jogo, recebiam um malware - um exemplo clássico de como nomes famosos são usados por cibercriminosos para enganar as vítimas e fazê-las baixar códigos maliciosos.

Dicas para jogar de modo seguro

- Não clique em qualquer oferta que pareça boa demais para ser verdade, esteja ela na sua caixa de entrada, ou se for recebida via redes sociais com Facebook ou Twitter. Se alguma promoção parecer legítima, tenha certeza de que o remetente é confiável antes de abrir um link ou ver mais detalhes. Se estiver em dúvida, entre em contato com a empresa.

- Use combinações fortes e diferentes para suas contas em jogos. Como vimos neste ano, empresas de games são hackeadas e logins são roubados. Se você não possui credenciais diferentes, ao ter uma delas roubada significa que todas as suas outras contas que utilizam as mesmas combinações estão em risco. Considere a possibilidade de investir em um gerenciador de senhas.

- Tenha um bom antivírus instalado. Com a variedade de malware com foco em jogos, e o aumento da sofisticação de programas maliciosos, você precisará se proteger. Procure por programas antivírus que vão além da detecção baseada em assinaturas, se você quiser impedir que um malware mais inteligente fique em seu sistema.

- Tenha cuidado com quem você conhece. É fácil fazer amigos no mundo virtual hoje em dia, mas nem todos estão fazendo amizades inocentemente. Fique atento a qualquer um que perguntar sobre informações pessoais, já que podem ser pessoas com segundas intenções.

- Faça o download apenas de fornecedores legítimos. Se você está baixando uma cópia ilegal de um jogo, você não está apenas infringindo a lei. Você também está arriscando pegar um malware em sua máquina, já que códigos maliciosos geralmente se disfarçam de arquivos legítimos.

Fonte: "Ataques contra gamers de PCs supera marca de 11 milhões em 2013 - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .

INFO: Cade aprova fusão entre Portugal Telecom e Oi


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a fusão entre a operadora Oi e a Portugal Telecom, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira.

A decisão do Cade vai de encontro com a justificativa das duas empresas de que a operação não gera concentração horizontal ou integração vertical significativa dado que a Portugal Telecom somente atua no mercado brasileiro de telecomunicações por meio de sua participação acionária na própria Oi, e controla outras empresas que prestam serviços de tecnologia da informação a operadoras de telecomunicações, inclusive a Oi.

Além disso, a Portugal Telecom deverá alienar toda a sua participação direta e indireta na Contax Participações, por meio de operação que também será analisada pelo Cade.

A Oi e a Portugal Telecom anunciaram a fusão em outubro do ano passado que culminará na criação da CorpCo, uma multinacional com cerca de 100 milhões de clientes. A operação inclui um aumento de capital planejado na Oi de pelo menos 7 bilhões de reais e as empresas estimavam uma captura de sinergias de cerca de 5,5 bilhões de reais com o negócio.

A transação também simplificará a complexa estrutura societária atual das duas empresas de modo que a CorpCo não terá acionista ou grupo de investidores vinculados que detenham a maioria das ações votantes da companhia.

Fonte: "Cade aprova fusão entre Portugal Telecom e Oi." INFO. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .

IDG Now!: Hands on: novo Oculus Rift em HD deixa games mais realistas e divertidos


Óculos de realidade virtual ficou mais leve e mostra imagens ainda mais detalhadas e com menor latência, aumentando a sensação de “imersão”.

Durante a CES 2013 tivemos nossa primeira experiência com o Oculus Rift, um óculos de realidade virtual que nasceu em meados de 2012 como um projeto no Kickstarter e almeja elevar os games a um nível de realismo jamais visto, colocando o jogador dentro da ação.

Neste ano, membros da equipe da CCP Games, responsável pelo popular MMORPG Eve Online, estavam no stand da Intel demonstrando seu mais novo jogo, Eve: Valkyrie, em uma nova versão dos óculos capazes de produzir imagens em 1080p (Full HD) e com menor latência que no modelo original, o que torna a experiência com os jogos mais agradável. Infelizmente, não encontramos membros da equipe da Oculus por perto para responder a algumas de nossas perguntas.

Na verdade havia dois protótipos diferentes do Oculus Rift circulando pela feira. A versão que experimentei tinha a frase “HD Prototype” (Protótipo HD) estampada na frente. Já a equipe do site de games Polygon encontrou um outro modelo, chamado de “Crystal Cove Prototype”, que tem a capacidade de rastrear a posição da cabeça do usuário em relação ao ambiente. Isso torna possível, por exemplo, se inclinar para ver mais de perto um objeto em um jogo.

A versão HD que vimos parecia menor que o modelo do ano passado, o que ajuda no conforto ao jogar. Antes de experimentar Valkyrie, um jogo onde você pilota um caça em batalhas espaciais com visão em primeira pessoa de dentro do cockpit, um membro da CCP me avisou para evitar “piruetas”, o que me deixou com um pouco de medo. Eram 7 horas da manhã, e a última coisa que eu queria era espalhar meu café da manhã pelo carpete no stand da Intel. Felizmente, isso não aconteceu.
oculushd_controle-580px.jpg
Um controle de Xbox 360 é usado para interagir com os jogos, e o Oculus Rift controla o ponto de vista
A versão de Eve: Valkyrie que foi demonstrada é bastante simples. Cada nave pode disparar uma metralhadora ou mísseis, mas para “travar” um míssil no alvo é necessário acompanhar sua trajetória com os olhos. Isto significa que, ao jogar, você acaba movendo a cabeça como em um combate aéreo real. Mas cuidado por onde anda: a nave não necessariamente voa na direção para onde você está olhando, e quase colidi com um asteróide enquanto observava meus mísseis reduzindo um inimigo à poeira.

O principal problema que notei neste protótipo do Rift foi uma tendência a perder o foco da imagem, o que diminiu a sensação de realismo. Em um momento me vi jogando com uma mão enquanto tentava ajustar o aparelho com a outra. Segundo o funcionário da CCP o protótipo em HD tem uma latência (o intervalo de tempo entre você realizar uma ação e ver o resultado na imagem) de 100 milisegundos, muito menos que os 500 milisegundos do protótipo original. O objetivo é reduzir a latência para cerca de 50 milisegundos, ponto a partir do qual seu cérebro passa a tratar a simulação como se fosse algo real.

Eve:Valkyrie: combate entre espaçonaves em primeira pessoa

Não sei quais são os efeitos do uso do Rift a longo prazo. Me parece que o peso pode causar incômodo no pescoço e ombros com o tempo. E a promessa de vídeo “imersivo” ao vivodemonstrada pela Sony é ainda mais tentadora. Mas em minha opinião, a nova versão em HD do Rift torna o que já era um acessório muito bom para games ainda melhor.

Fonte: Hachman, Mark . "Hands on: novo Oculus Rift em HD deixa games mais realistas e divertidos - IDG Now!." IDG Now!. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .

G1 - DreamWorks lança programa no YouTube sobre melhores vídeos


Estúdio vai supervisionar produção e terá o controle editorial.
Ele será o primeiro programa diário criado sob a marca YouTube.

O estúdio de cinema DreamWorks Animation e o YouTube se aliaram para criar um novo programa que será transmitido diariamente através dessa popular plataforma audiovisual e que será dedicado a mostrar os melhores vídeos existentes no site, informaram nesta segunda-feira (13) as duas companhias.

Em comunicado, as empresas anunciaram a estreia desse espaço, que terá o nome de "YouTube Nation" dentro da página do YouTube Spotlight, para esta terça-feira (14) a partir das 20h no horário da Califórnia - 2h de Brasília da quarta-feira (15).

Imagem sem data mostra o apresentador Jacob 
Soboroff no set do 'YouTube Nation', programa da 
DreamWorks que estreia nesta terça
 (Foto: YouTube Nation/AP)

O "YouTube Nation" foi descrito por seus criadores como o primeiro programa diário criado sob a marca YouTube.

A DreamWorks Animation se encarregará de supervisionar todos os aspectos da produção e terá o controle editorial, enquanto o YouTube será responsável pelo apoio técnico e por tramitar as vendas e o marketing do programa.

O "YouTube Nation" mostrará em cada um de seus capítulos os conteúdos mais compartilhados na plataforma, inclusive as melhores histórias e seus criadores.

Segundo a revista "Variety", o programa será rodado em Ultra HD e terá como apresentador Jacob Soboroff de "HuffPost Live", enquanto Steve Woolf e Zadi Díaz, que lançaram a série de internet "Epic Fu", serão os produtores executivos.

Fonte: "DreamWorks lança programa no YouTube sobre melhores vídeos."Cinema. N.p., n.d. Web. 14 Jan. 2014. .