quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Olhar Digital: Empresa quer usar seus batimentos cardíacos para substituir senhas



As senhas são, provavelmente, o grande ponto fraco nos sistemas de segurança digital da atualidade, sempre enfrentando o dilema entre uma palavra-chave genuinamente forte e uma capaz de ser lembrada facilmente. Por isso, uma startup canadense quer substituir este processo por um mais simples, que reconhece identifica os batimentos cardíacos do usuário para autenticá-los.

Esta é a ideia da Bionym, uma empresa que recentemente recebeu um investimento de US$ 14 milhões, que criou uma pulseira chamada Nymi com um sensor de eletrocardiograma que reconhece o ritmo cardíaco individual para desbloquear algum aparelho. Entre as aplicações possíveis estão a liberação de pagamento no cartão de crédito, abertura da porta do carro ou até mesmo acessar o Facebook.

Os criadores afirmam que o Nymi não lê, na realidade, os batimentos cardíacos, mas a atividade elétrica gerada pelo órgão, que funciona basicamente como uma impressão digital.

A empresa diz que o dinheiro arrecadado com o investimento será utilizado para bancar a entrega de 10 mil unidades já encomendadas do produto. A expectativa é que o lançamento aconteça no quarto trimestre deste ano.

Por trás do Nymi está um conceito inteligente de segurança. Por anos, “algo que você sabe” foi usado como o padrão de autenticação, como uma senha, por exemplo. A maior parte dos grandes serviços de internet já oferece uma segunda camada de proteção que é “algo que você tem”; neste caso, trata-se de autenticação em duas etapas, feita por meio de um token ou por um código enviado pelo celular que só você pode usar. A próxima fase é investir em “algo que você é”, com identificação por meio de características corporais que não podem ser imitadas como impressões digitais, leitura de retina ou, no caso da Bionym, os batimentos cardíacos.


G1: Empresa usará drones para fazer entregas em ilha na Alemanha


Entregas da DHL com veículo não tripulado a partir desta sexta-feira (26).
Aparelho não voará por cima de casas para não invadir privacidade.
DHL usará drones para fazer entregas em ilha alemã a partir de sexta (26)

A empresa de logística DHL começará a usar drones voadores para entregar encomendas em uma pequena ilha da Alemanha a partir desta sexta-feira (26). O robô não tripulado tem quatro hélices e consegue levar encomendas de pequeno porte até a ilha de Juist, onde vivem entre 1,5 mil e 1,7 mil pessoas.

A DHL afirma ser a primeira empresa a usar os drones para entregas na Europa. Em outubro, a previsão é de que os voos sejam diários e eles ajudarão na entrega de pacotes quando as ferrovias e voos, meios típicos de levar encomendas para a ilha, não funcionarem.

Os voos com as encomendas devem demorar entre 15 e 30 minutos. O drone não pode voar acima das casas para evitar reclamações de invasão de privacidade. A DHL planeja usar drones em locais onde não é possível realizar entregas urgentes por conta de fatores como a geografia, por exemplo.

Nos Estados Unidos quem testa a tecnologia para entregas é a Amazon. Embora ainda não tenha previsão de começar a usar robôs para o serviço, ela pode testar seus drones dentro de ambientes fechados e em outros países. Mas a empresa não pode realizar testes de voo de pesquisa e desenvolvimento ao ar livre no Estado de Washington, onde é sediada.

A medida faz parte do "Prime Air", um programa em rápida expansão da companhia que usa naves não tripuladas de pequeno porte para a entrega de encomendas em 30 minutos ou menos. Para isso, a Amazon está desenvolvendo drones que conseguem voar a uma velocidade de cerca de 80 km/h.
Drone levará entregas pequenas e urgentes e voa usando quatro hélices (Foto: Nikolai 

Info: Japão lança nova geração de robôs inspirados em animadoras de torcida


A empresa japonesa de tecnologia Murata apresentou nesta quinta-feira (25), em Tóquio, sua nova geração de robôs, um grupo de dez pequenas e alegres "animadoras de torcida" capazes de sustentarem-se sobre uma bola ou executar uma coreografia sincronizada sem cair.

"Queremos que as 'Murata Cheerleaders' inspirem os jovens pesquisadores em suas novas descobertas e ponham sorrisos nos rostos das pessoas no mundo todo", disse hoje durante a apresentação o líder do projeto, Koichi Yoshikawa.

Os robôs, que não serão comercializados, contam com tecnologias que poderiam ter utilidades práticas e que evidenciam o imparável desenvolvimento da robótica no Japão. Seus 36 centímetros de altura e 1,5 quilo de peso são suficientes para provê-los de aproximadamente uma hora de autonomia e esconder os segredos que permitem estas animadoras mecânicas se balançar a 30 centímetros por segundo sem chocarem-se ou cair.

Para isso, cada robô incorpora três sensores de giro que identificam a direção na qual se inclinam e os faz movimentar-se rumo a ela, uma atualização do sistema desenvolvido para os modelos anteriores, Murata Boy e Murata Girl, ao qual se acrescenta uma tecnologia que lhes permite detectar ângulos de giro.

Estes sensores são similares aos empregados em câmeras fotográficas, sistemas de navegação de carros e os mais modernos sistemas de controle de estabilidade elétrico (ESC) dos veículos, explicou Yoshikawa.

Além disso, cada robô esconde em sua cabeça cinco microfones ultrassônicos e quatros sensores infravermelhos que detectam sua posição atual e lhes permitem localizar os objetos a seu ao redor em um raio de 16 metros, inclusive na escuridão.

Os dados recolhidos por estes sensores são compartilhados entre eles através de uma rede wireless, o que permite a cada animadora localizar as demais com exatidão e evitar qualquer possível colisão enquanto dançam com seus pompons LED multicor.

Esta tecnologia de controle de grupo foi desenvolvida em parceria com pesquisadores do Laboratório Matsuno da Universidade de Kioto e pode ser aplicada no desenvolvimento de robôs de resgate em casos de desastres e, no futuro, para desenvolver veículos e transportes "mais seguros e eficientes", disse Yoshikawa.

Outro dos possíveis usos desta tecnologia de percepção e comunicação poderia aplicar-se a sistemas de gestão de energia em casa e edifícios, e para transmitir os sinais vitais das pessoas e seguir "avançando" em matéria de saúde, acrescentou.

As 'Murata Cheerleaders', cuja apresentação em sociedade coincide com o 70º aniversário da fundação da empresa, constituem a quarta geração de robôs da companhia japonesa após o lançamento da primeira geração do Murata Boy em 1991, a segunda em 2005 e a chegada da Murata Girl em 2008

G1: Lista de desejos na Amazon poderá ser feita pelo Twitter


Tuíte com produto desejado deverá ser replicado com '#AmazonWishList'.
Ação aprofunda integração entre empresas; novidade vale só nos EUA.
A Amazon aprofundou a integração iniciada com o Twitter em maio e anunciou nesta quarta-feira (24) que seus clientes nos Estados Unidos poderão elaborar listas de desejos sem sair do microblog. As companhias não informaram quando o serviço deve chegar ao Brasil e a outros mercados.

Até então comerciante de e-books, a Amazon começou em agosto a vender livros impressos no Brasil, o que aumentou a expectativa sobre a data de quando a varejista expandirá seu negócio para outros itens.

A partir de agora, os usuários dos EUA do Twitter que se depararem com uma tuíte que contenha um produto desejado podem adicionar o item à lista apenas replicando a mensagem com a hashtag #AmazonWishList. A mágica só funciona, no entanto, se o tuíte for acompanhado do link da Amazon para o produto.


“Twitter oferece aos clientes da Amazon um grande ambiente para inspiração e descoberta”, afirmou John Yurcisin, diretor da companhia, em nota. O recurso das listas tem papel importante no negócio da empresa. Em 2013, a varejista on-line norte-americana registrou a inclusão de 50 itens por segundo a listas de desejos em todo o mundo.

A nova iniciativa aprofunda ainda mais a ligação entre as duas companhias. Em maio, os clientes norte-americanos começaram a poder incluir produtos no “carrinho” pelo Twitter, apenas retuitando a mensagem com o item desejado acompanhada da hashtag “#AmazonCart”.

Para que a nova forma de selecionar produtos funcione, porém, é necessário estabelecer uma conexão entre as contas na Amazon e no Twitter. “#AmazonWishList torna fácil para as pessoas adicionarem presentes, decoração ou itens de entretenimento tuitados por pessoas interessantes, amigos ou marcas no Twiter", afirmou Yurcisin.

Info: Prefeituras do RJ e Curitiba declaram "casamento" no Facebook


Após brincadeira na Internet, em que a página da prefeitura do Rio de Janeiro no Facebook pediu a página da prefeitura de Curitiba em casamento, os desenvolvedores dos perfis decidiram fazer uma mobilização pela doação de sangue.

Todos os dias à noite, a prefeitura do Rio postava na rede social músicas para desejar bons sonhos àqueles que a seguiam. Apesar de receber inúmeras declarações de amor, continuava sozinha até que uma, em especial, despertou sua atenção. O texto, acompanhado de uma foto, dizia: "Quer se casar comigo?" Ela fez charme, quis saber no que se pareciam. Uma campanha na própria Internet apoiava, foram muitos posts com a marcação #aceitacuritiba. E a cidade, até então conhecida por ser fria, cedeu.

A ação, que começou com uma brincadeira de Internet, ficou séria. Todos os seguidores das páginas das prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro no Facebook já estão convidados para o casamento neste sábado, dia 27. Prefeituras de outras cidades, que também aderiram à brincadeira, estão se mobilizando para ajudar. E a cerimônia vai ter direito à festa, que será feita nos hemocentros. Com o lema "Mostre que você tem amor nas veias", as prefeituras pedem doação de sangue para celebrar a união.

A ideia foi dos responsáveis por alimentar os perfis da rede. "Doação de sangue e cadastro de medula óssea são coisas que a gente leva a sério. Então, quando começou a brincadeira com o pedido de casamento, a gente começou a conversar por telefone com a equipe do Rio para conseguir uma forma de fazer com que o cidadão visse que estávamos trabalhando. Aí decidimos finalizar essa história toda com uma coisa bacana, de cunho social, que é a doação de sangue", explica o diretor de Mídias Sociais da prefeitura de Curitiba, Marcos Giovanella.

Todas as pessoas, de todas as cidades do Brasil, estão convidadas a participar dessa campanha de doação de sangue. Para doar, basta ir ao hemocentro de sua cidade levando a carteira de identidade. É bom lembrar que a doação não pode ser feita em jejum. Os menores de 18 anos devem levar também uma autorização dos pais ou responsáveis.

Além da doação de sangue, a noiva tem outros presentes na lista. Entre os pedidos estão a doação de livros para escolas públicas, treinamento, empregos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social e ações de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência.

G1: BlackBerry lança celular quadrado e com teclado e tela sensível ao toque


Passport é aposta da canadense para retomar relevância em celulares.
Smartphone tem câmera de 13 MP e novo sistema da BlackBerry.
Presidente da BlackBerry, John Chen, mostra o novo smartphone da companhia, o Passport. (Foto: Aaron Harris/Reuters)
A BlackBerry lançou nesta quarta-feira (24) o smartphone Passport que conjuga em um só aparelho uma tela sensível ao toque e um teclado Qwerty físico. Além disso, a tela do celular de 4,5 polegadas é quadrada, diferentemente dos modelos de outras marcas, que são retangulares.

Essa é a aposta da companhia canadense para retomar seu posto no competitivo mercado de telefonia celular. Segundo a fabricante, o smartphone já é oferecido no mundo todo, mas sua disponibilidade deve ser checada por meio do site do Passaport (Veja aqui). O celular chegará ao mercado norte-americano e europeu na próxima quarta-feira, 1º de outubro. Nos EUA, será vendido por US$ 600. A BlackBerry informou que não há data para o Passport chegar ao Brasil.


Voltado ao mercado corporativo, o Passport já vem equipado com o novo sistema BlackBerry 10 versão 10.3 que possui funções como a barra de ações instantâneas, que armazena as atividades mais realizadas pelo usuário. Outro recurso do sistema é o BlackBerry Blend, que permite responder mensagens e visualizar notificações recebidas no celular em dispositivos que rodem os sistemas Mac OS X, Windows 7 e Android, desde que estejam conectados à internet.

Outra novidade é o BlackBerry Assistant, um assistente pessoal que organiza por meio de comandos de voz os e-mails, contatos e calendário armazenados no aparelho, nos moldes da Siri (Apple), Google Now (Google) e Cortana (Microsoft).

A carcaça do aparelho é feita de aço inoxidável e a tela tem a tecnologia Coring Gorilla que a deixa mais resistente. Equipado com processador de quatro núcleos de 2.2 Ghz, possui 3 GB de memória e 32 GB de armazenamento. A câmera traseira capta imagens com resolução de 32 MP.

G1: PayPal vai começar a aceitar a moeda virtual bitcoin em pagamentos


Aceitação começará a partir da plataforma PayPal Payment Hub.
Esse serviço processa pagamentos de games, músicas e ebooks.

O PayPal, que gerencia um sistema de pagamento eletrônica, anunciou nesta terça-feira (23) que começará a aceitar a moeda virtual bitcoin para algumas transações realizadas em sua plataforma.

A integração foi concluída para uma ferramenta chamada “PayPal Payment Hub”, que é uma alternativa voltada para receber pagamentos apenas de bens digitais.

Com isso, as pessoas que tiverem bitcoins em suas carteiras virtuais poderão comprar games, músicas, vídeos, ebooks e outros conteúdos.

“Nós acreditamos que o bitcoin oferece oportunidades únicas tanto quanto os negócios fazem experimentações com eles”, afirmou Scott Ellison, diretor de estratégia do PayPal, em nota.Para começar a receber dinheiro em forma de bitcoin, a empresa formulou uma parceria com a BitPay, que desenvolve soluções para integrar a moeda virtual em meios de pagamento.

Com isso, os comerciantes que usem o PaylPal Payment Hub poderão criar uma conta no BitPay e, na hora de uma transação de venda, fornecer suas credenciais ao consumidor, para que ele transfira a quantia devida em bitcoins.

Em seu comentário sobre a parceria, a BitPay afirma que esse é apenas o “primeiro projeto”, o que sugere que outros recursos de pagamento administrados pelo PayPal podem aceitar o bitcoin no futuro.

Outros expoentes do mundo da tecnologia também já passaram a aceitar o bitcoin como moeda de troca. A fabricante de computadores Dell já aceita a moeda em vendas a partir de sua loja eletrônicas. O mesmo ocorre com a Wikimedia, a fundação por trás da Wikipédia, que aceita doações dessa forma. Todas elas formaram uma parceria com a Coinbase, um sistema de carteira eletrônica para moedas virtuais mais usados no mundo.

Uol: Pendrive Ultra Fit 3.0 da SanDisk transfere filmes de 1 GB em 30 segundos


Pendrive Ultra Fit 3.0 da SanDisk é rápido e pequeno, mas pode ser perdido facilmente

Do tamanho de uma moeda de 50 centavos, o Ultra Fit 3.0 da SanDisk é um pendrive que, como diferencial, transfere filmes e arquivos pesados com muita agilidade para computadores. Com o produto plugado na entrada USB 3.0, o fabricante promete terminar a gravação até dez vezes mais rápido, nas versões de 32 GB e 64 GB, e com cinco vezes mais agilidade, na opção de 16 GB.


SanDisk Ultra Fit 3.0

Armazenamento16 GB, 32 GB e 64 GB 

ConectorUSB 3.0 (compatível com USB 2.0) 

Dimensões (sem tampa)1,59 cm x 1,91 cm x 0,88 cm 

PreçoR$ 50, R$ 95 e R$ 190, respectivamente 

Pontos positivosMuito rápido; compatível com portas USB 2 e 3 

Pontos negativosPode ser facilmente perdido, superaquece



O modelo avaliado pelo UOL Tecnologia, com 32 GB e preço sugerido de R$ 95, cumpriu as expectativas. Enquanto um filme de 1 GB demorou três minutos para passar do computador para um pendrive comum conectado na entrada para USB 2.0, com o Ultra Fit na porta 3.0 o processo demorou apenas 30 segundos.

Transferir vários arquivos pesados ao mesmo tempo também se mostrou uma tarefa bem simples para o minúsculo pendrive. Dois filmes e 12 episódios de uma série totalizando 6 GB levaram apenas três minutos. O processo durou "intermináveis" 18 minutos para o dispositivo na porta 2.0.

O ponto negativo do produto da SanDisk é que ele fica superaquecido após o uso. O acessório sai "pelando" do computador. Por ele ser tão pequeno, é praticamente impossível segurá-lo sem machucar os dedos. Com relação ao seu tamanho, há prós e contras. Embora seja prático para transporte, também pode ser muito fácil de perder.

O Ultra Fit 3.0 ainda conta com uma tampa de cor preta para protegê-loe pode ser usado em portas USB 2.0 (apesar de a agilidade ficar comprometida, o dispositivo apresenta desempenho melhor do que os pendrives comuns).