segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ASCOM/PRODEB-Abertura da SIPAT 2011


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) deu início na manhã dessa segunda-feira, 21, à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que acontece no período de 21 a 25/11/2011. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da CIPA, Nelson Evangelista, lembrando aos presentes da ação solidária de arrecadação de alimentos que acontece em paralelo as atividades da SIPAT.

Na oportunidade, ocorreu a entrega do prêmio da frase vencedora ao funcionário Rosenildo Santos. O evento contou ainda com uma apresentação teatral abordando os temas da SIPAT de maneira irreverente, com muito humor e descontração.
Em seguida, o Coral da Prodeb se apresentou cantando três canções, concluindo a abertura da SIPAT 2011. Durante toda a semana, acontecerão palestras com temas relacionados a saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho.

Convergência Digital - Cloud Computing - Gestores de TI ainda desconfiam dos benefícios de cloud

Convergência Digital - Cloud Computing - Gestores de TI ainda desconfiam dos benefícios de cloud:

Quase 75% dos gerentes de Tecnologia da Informação ainda não conseguem identificar os benefícios que a computação em nuvem pode vir a trazer para os seus seus negócios. Muitos deles, inclusive, acreditam que a tecnologia não faça diferença nenhuma para as suas companhias.

Os dados são parte de uma pesquisa divulgada recentemente pela consultoria Protiviti, que também aponta que apenas 8% dos entrevistados adotam cloud computing para um ou dois serviços.

Segundo o estudo, as empresas com mais propensas a utilizar a computação em nuvem são as de grande porte e as inseridas no setor de serviços. A maioria dos executivos de TI destaca que as preocupações com provacidade e segurança dos dados são o maior empecilho para a adoção da tecnologia. Alguns também citaram questões de confiabilidade.

Os resultados da pesquisa surpreenderam Jonathan Wyatt, diretor da Protiviti no Reino Unido. Isso porque, em sua opinião, tecnologias emergentes e serviços de cloud representam para todas as empresas oportunidades de mudar a forma como operam e aprimorar desempenho ao mesmo tempo que reduzem custos.

De fato, uma outra pesquisa recente da IBM dá conta que 75% das empresas pretendem adotar algum tipo de cloud computing nos próximos dois anos.

Olhar Digital: Estudo: Facebook é mais eficaz que LinkedIn na hora de contratar candidatos

Olhar Digital: Estudo: Facebook é mais eficaz que LinkedIn na hora de contratar candidatos:

18 milhões de americanos dizem dar crédito ao site de Mark Zuckerberg na hora de serem contratados

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de software JobVite, o Facebook é a plataforma dominante para procurar anúncios de emprego e encontrar vagas, ultrapassando sites como Twitter e o próprio LinkedIn, que tem um foco maior em currículos e oportunidades.

Enquanto mais da metade dos candidatos usa pelo menos uma rede social para realizar buscas, o site de Mark Zuckerberg é o canal favorito daqueles que procuram por trabalho, sendo quase duas vezes mais eficaz do que outros sites. Os números são impressionantes: 18 milhões de americanos dizem dar crédito ao site na hora de serem contratados.

O estudo, realizado com aproximadamente 1.200 entrevistados, divide esses dados em dois grupos: os pró-ativos, descritos como pessoas mais abertas a um novo emprego - ou desempregados, mas à procura de trabalho -, e os ativos, que já estão empregados, mas ainda assim pesquisam vagas. Além disso, os usuários possuem mais de 150 contatos em qualquer rede social, com o objetivo de saber novas oportunidades.

Cerca de 78% dos entrevistados afirmaram que o Facebook foi o responsável pelo emprego que têm hoje - no caso dos já empregados -, contra 40% que preferem o LinkedIn, que perde até mesmo para o Twitter, cuja porcentagem de procura por vagas é de 42%. Já no quesito "qualidade", 34% optam pelo Twitter, 25% o LinkedIn e 42% o Facebook.

As redes sociais alcançaram um status importante entre a geração atual, quando o assunto é trabalho. Uma outra pesquisa, desta vez conduzida pela Reppler, aponta que 69% dos recrutadores norte-americanos já rejeitaram candidatos devido a informações nos perfis de sites como Facebook, LinkedIn e Twitter. Além disso, 47% dos recrutadores afirmaram que, após o recebimento do currículo, realizam uma pesquisa através dos links fornecidos pelos que concorrem a vagas de emprego.

COMPUTERWORLD - Tecnologia - HP e AMD ampliam linha de servidores para data center

COMPUTERWORLD:  - Tecnologia -HP e AMD ampliam linha de servidores para data center

Cinco tecnologias chegam ao mercado com a promessa de melhorar eficiência e estalabilidade dos centros de processamento de dados, de acordo com fabricantes.

A HP anuncia cinco servidores da linha ProLiant G7, que contam com processadores AMD. De acordo com as companhias, a aliança entre as fornecedoras permite que as tecnologias melhorem eficiência, escalabilidade e desempenho do data center em até 30% ao suportar grandes cargas de trabalho em virtualização e banco de dados.



“Aumentar o desempenho e a eficiência de dados sem perder o controle do ambiente, da complexidade e dos custos de TI no data center continua a desafiar a maioria das organizações”, acredita McLeod Glass, diretor de marketing da unidade de negócios de servidores padrão de indústria (ISS) da HP.

Ainda segundo as empresas, as tecnologias [que incluem HP ProLiant BL465c G7, HP ProLiant BL685c G7, HP ProLiant DL385 G7, HP ProLiant DL585 G7 e HP ProLiant DL165 G7] oferecem custo menor por máquina virtual quando comparados aos equipamentos de gerações anteriores baseados no processador. Os servidores oferecem retorno sobre o investimento de até 30 dias, informa a HP.



A HP diz ainda que um dos diferenciais dessa família é uma ferramenta de gerenciamento de servidores que permite monitoramento remoto para reduzir custos de manutenção.

Na visão de Robert Adie, diretor da Digital IP, um cliente da HP, a parceria da HP e da AMD permite atender às necessidades dos clientes minimizando a demanda por espaço e os requisitos de energia “ainda com o benefício de uma faixa de preço agressiva”, completa.

Olhar Digital: Apple pode ultrapassar HP e se tornar líder no mercado de computadores

Olhar Digital: Apple pode ultrapassar HP e se tornar líder no mercado de computadores:

Com uma expansão de 9% para 15% no segmento de PCs em quatro anos, a empresa da maçã deve ser a número 1 nesse mercado até o ano que vem

A empresa de pesquisas Canalys divulgou hoje um relatório no qual aponta que a Apple deve se tornar a maior fabricante mundial de PCs, incluindo iPads e outros dispositivos. A empresa já ocupa a segunda posição nesse ranking, logo atrás da HP.

Não se sabe se a Apple conquistará esse título até o fim deste ano ou se será necessário um impulso em 2012, provavelmente com o lançamento do iPad 3. No entanto, a empresa já se classifica como a número 1 no mercado de aparelhos móveis quando as vendas do iPad também são incluídas, mas a HP ainda leva vantagem na comercialização de desktops e outras plataformas desse segmento.

"A Apple teve um aumento em sua cota de mercado para PCs de 9% para 15% em apenas quatro anos. Embora as vendas do iPad sejam atualmente seu principal mercado - pelo menos nos Estados Unidos -, é provável que haja uma pressão no quarto trimestre devido ao lançamento do Kindle Fire e do Nook, já que os dois concorrentes do iPad possuem preços extremamente competitivos", explica o analista da Canalys, Tim Coulling.

"A HP e a Apple vão lutar pela primeira posição no quarto trimestre, mas a companhia da maçã talvez tenha de esperar até o lançamento do iPad 3 antes de ultrapassar a multinacional americana".

De fato, o iPad tem um preço mais elevado do que outros sistemas, o que influencia na tomada de decisões dos consumidores na hora de efetuarem uma compra.

Por um lado, a Apple reconhece que seu tablet tem contribuído para reduzir as vendas de Macs. Mas por outro, observa que essa tem sido uma troca justa, dado que os usuários de PCs em geral têm optado pelo iPad, favorecendo, assim, o mercado de tablets da empresa.

Info CORPORATE:Para Accenture, CIO tem de ser elástico

Info CORPORATE: Para Accenture, CIO tem de ser elástico

Para Accenture, CIO tem de ser elástico


Para a Accenture, há quatro tendências: a computação em nuvem, o uso sofisticado de dados nas tomadas de decisão, a mobilidade e a convergência dos 4 C (comunicação, colaboração, comunidades e conteúdo).


SÃO PAULO – Em 2009, a “elasticidade” deve guiar os CIOs, segundo a consultoria Accenture.

“A TI das empresas deve ser flexível para se ajustar à volatilidade do mercado”, diz Donald Rippert, CTO da Accenture. Ele esteve em São Paulo nesta terça-feira (19) para falar com 30 CIOs brasileiros sobre as tendências da área de tecnologia.

Na visão da Accenture, há quatro principais tendências que merecem a atenção dos CIOs: a computação em nuvem, o uso sofisticado de dados nas tomadas de decisão, a mobilidade e a convergência dos 4 C (comunicação, colaboração, comunidades e conteúdo).

Computação em nuvem
“Usar os serviços da nuvem pode ser mais arriscado, mas é mais barato”, diz Rippert.
Segundo o CTO, os serviços ainda apresentam risco, mas estão melhorando. “Diante da crise, esse tipo de serviço permite aumentar a capacidade ou fechar contas com rapidez, conforme a necessidade.”

Dados e decisões
Rippert, da Accenture, comenta que o volume de dados que as empresas armazenam está crescendo exponencialmente. “As empresas devem começar a adotar metadados, padrões que permitem dar sentido às informações”, diz o CTO. A consultoria também recomenda o uso de mashups, que permitem aos usuários acessar e manipular dados de várias fontes simultaneamente.

Mobilidade
Os smartphones e celulares estão se aproximando cada vez mais dos computadores. Por conta disso, as empresas estão desenvolvendo mais aplicativos corporativos para esses dispositivos móveis. Outros aspectos da tecnologia móvel que merecem atenção do CIO, segundo Rippert, é a tecnologia de localização e o NFC (Near Field Communication).

Os 4 Cs
Comunicação, colaboração, comunidades e conteúdo. Os 4 Cs devem ser considerados pelas empresas para se aproximar de seus clientes e funcionários. “O público da faixa etária entre 18 e 24 anos não sabe viver fora da internet e tem baixa expectativa em relação à privacidade”, diz Rippert. Segundo ele, essa geração não gosta tanto do e-mail. “Se você deseja conquistar esse público, é mais fácil envolvê-la em uma comunidade”, diz. O papel do CIO é reciar as ferramentas em um ambiente seguro. “Bloquear simplesmente o acesso a esses serviços só vai gerar antipatia.”

G1 - Notícias em Tecnologia e Games: Bill Gates testemunhará em processo antitruste contra a Microsoft

G1 - Notícias em Tecnologia e Games: Bill Gates testemunhará em processo antitruste contra a Microsoft

Cofundador da empresa dará depoimento nesta segunda-feira (21).
Microsoft é acusada de enganar concorrente antes de lançar o Windows 95.

 

Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, irá depor nesta segunda-feira (21) 
(Foto: Anthony Bolante/Reuters)

Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, deve testemunhar em uma ação antitruste contra a Microsoft no valor de US$ 1 bilhão nesta segunda-feira (21). O processo acusa a fabricante de software de enganar um competidor antes do lançamento do Windows 95.

O caso contra a Microsoft circula pela Corte Federal de Salt Lake City, nos Estados Unidos, há cerca de um mês.

A Novell Inc. processou a Microsoft em 2004 dizendo que a empresa fundada por Gates violou as leis antitruste norte-americanas durante as negociações com fabricantes de computadores quando lançou o Windows 95. A Novell afirma que foi forçada a vender o software de edição de textos, WordPerfect, com perdas de US$ 1,2 bilhão.

A empresa argumenta que o Gates determinou aos engenheiros da Microsoft que rejeitassem o WordPerfect, como software para o Windows 95, porque ele temia que o programa era bom demais. Depois disso, a porcentagem de mercado do WordPerfect caiu de quase 50% para menos de 10% --os programas da própria Microsoft tomaram a liderança.

Jeff Johnson, o advogado da Novell, admitiu que a Microsoft não tinha obrigações legais de trazer acesso avançado ao Windows 95 para a Novell, para que a companhia pudesse preparar uma versão compatível do WordPerfect. Apesar disso, a companhia de Gates teria atraído a Novell para trabalhar em uma versão do programa, para retirar o apoio meses antes do lançamento do Windows 95, disse.

Já David Tulchin, advogado da Microsoft, disse que Gates decidiu contra a instalação do WordPerfect porque ele ameaçava travar o Windows e o problema não poderia ser resolvido antes do lançamento. Ele afirma que a Novell perdeu a oportunidade por sua culpa.

“A Novell nunca reclamou para a Microsoft. Não há evidência ou documentos”, disse Tulchin, na última sexta-feira (18). Johnson afirma que a Novell foi enganada e houve violação da lei federal antitruste. “Fomos atacados pelas costas”, disse.

IDG Now!: Mercado - Oracle acusa HP e Intel de conspirarem para manter no mercado um chip "morto"


IDG Now!: Mercado - Oracle acusa HP e Intel de conspirarem para manter no mercado um chip "morto"



Em ação na Justiça dos EUA, companhia diz que ex-parceiras fecharam acordo secreto para enganar clientes sobre continuidade do processador Itanium.

A Hewlett-Packard fechou um contrato "secreto" com a Intel para continuar a fabricação dos processadoresItanium. O objetivo seria passar ao mercado a ideia de que um “microprocessador morto ainda está vivo”, e tirar o negócio dos servidores da Sun, afirmou a Oracle em uma ação judicial, na última sexta-feira, 18/11.

Segundo a Oracle (que é dona da Sun desde 2010), o mercado nunca ficou sabendo que o Itanium só sobrevive porque a HP está pagando a Intel para mantê-lo. De acordo com a acusação, uma análise independete da Intel teria matado o Itanium há anos.

Já a HP descreve a ação judicial como “uma tática de adiamento desesperada para estender a incerteza que paralisa o mercado” que a companhia afirma ter sido criada quando a Oracle anunciou, em março deste ano, que “não iria mais suportar a plataforma Itanium da HP”.

Uma versão pública editada da ação foi disponibilizada no blog AllThingsD, do Wall Street Journal. A Intel afirmou que não faz parte do processo e que, por isso, não tem nada a comentar sobre o assunto. “A Intel não comenta acordos comerciais que podemos ter ou não com nossos clientes”, afirmou a fabricante de processadores por meio de uma declaração via e-mail.

A Oracle também alegou que a HP manteve segredo do mercado, mas revelou em uma ação dois dias antes, que a HP e a Intel tinham um compromisso contratual de que o Itanium continuaria pelas próximas duas gerações de microprocessadores.

Em junho deste ano, a HP entrou com um processocontra a decisão da Oracle de parar de fabricar softwares para o processador Itanium usado pela HP em servidores, alegando que a decisão da Oracle violava “comprometimentos estabelecidos legalmente” que haviam sido feitos junto à HP e aos 140 mil clientes conjuntos das companhias.

Como a Oracle sabe bem, a HP e a Intel possuem um compromisso contratual para continuar vendendo processadores Itanium para os consumidores pelas próximas duas gerações de microprocessadores, assegurando assim que a disponibilidade ao menos até o final da década, afirma a HP.

“O fato continua sendo que a decisão da Oracle de encerrar o suporte para o Itanium foi uma estratégia ilegal de negócio que a empresa tomou para forçar os clientes a comprarem servidores da Sun – e acabar com a escolha no mercado”, alega a HP.

TI INSIDE Online - Banda larga avança 68,4% no Brasil em um ano

TI INSIDE Online - Banda larga avança 68,4% no Brasil em um ano:


 
O Brasil atingiu 53,9 milhões de acessos à internet em banda larga, fixa e móvel, em outubro, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 21, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O número representa um crescimento de 68,4% em relação a outubro de 2010, quando havia 32 milhões de acessos no país. O ritmo de ativação da banda larga já é de mais de um novo acesso por segundo. Somente em outubro, foram ativadas 3,2 milhões de conexões, 66% acima da média mensal de 2011, que é de 1,9 milhão.


Desde o início deste ano – de janeiro a outubro – 19,5 milhões de novos assinantes se somaram à base de clientes, o que representa um crescimento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 11,9 milhões de novas conexões foram ativadas.


Do total de acessos alcançados em outubro, 16,3 milhões são de conexões em banda larga fixa e 37,6 milhões, móvel. A banda larga fixa ampliou a base de clientes em 3 milhões de acessos nos últimos 12 meses, o que representa um crescimento de 22,4% frente a outubro de 2010. Já o número de acessos em banda larga móvel dobrou no período, com acréscimo de 18,9 milhões de novos acessos, o que resulta num incremento de 101,1% em 12 meses. Segundo a entidade, do total de conexões móveis, 7,4 milhões são de modems e 30,2 milhões de celulares de terceira geração (3G) que permitem conexão à internet.
Um relatório divulgado recentemente pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) destaca que o percentual de brasileiros conectados à internet passou de 27% em 2007 para 48% em 2011. A pesquisa evidenciou também que 47% dos entrevistados se conectam diariamente à internet.
A Pesquisa TIC Domicílios 2010, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), informa que, no universo de usuários da internet no Brasil, 68% são da classe A, 69% da classe B, 70% da classe C e 67%, da classe D/E.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia: Secom publica lista preliminar de habilitados para eleição de Conselho


Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia: Secom publica lista preliminar de habilitados para eleição de Conselho





 

A Secretaria de Comunicação Social publica, nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado, uma alteração no Edital de Convocação de Reunião para Eleição dos Representantes da Sociedade Civil na Composição do Conselho Estadual de Comunicação Social e a relação preliminar dos habilitados a participar do processo eleitoral.

A alteração foi no item 5 do Edital (‘Da Eleição’), publicado no DOE do dia 4 de novembro deste ano de 2011, que passa a vigorar com uma nova redação, definindo as atribuições da Comissão e o rito da eleição.

IDG Now!: Computação Corporativa - Governo inglês quer convencer pessoas a trabalharem de casa


Com o apoio da Microsoft, programa visa reduzir as emissões de carbono. "A situação está ficando insustentável ambientalmente”, afirma ministro.

O ministro dos transportes do Reino Unido, Norman Baker, anunciou na sexta-feira (18/11) um novo programa do governo, denominado “Anywhere Working” (Trabalhando em qualquer lugar). A iniciativa visa incentivar empresas a adotarem jornadas flexíveis de trabalho e, se possível, reduzir os deslocamentos de seus funcionários.

O projeto já conta com o apoio de empresas e organizações de porte, como a Microsoft, a Vodafone e a Bussiness in the Community. Elas fornecerão dicas para a adoção de transportes alternativos e oferecerão treinamento em tecnologias que facilitem o trabalho de casa, como computação em nuvem e vídeo conferências, além de permitir que outras companhias participem dos seminários.

“O transporte é a atividade que mais tem emitido carbono na atmosfera” afirmou Baker, em conferência realizada em Londres. “Temos de fazer alguma coisa. A situação está ficando insustentável tanto economicamente quanto ambientalmente”.

O governo inglês pretende também inaugurar um portal exclusivo para o programa. A expectativa é que seja aberto em janeiro e ofereça às empresas sugestões e estudos para que reduzam suas emissões a partir da adoção de práticas flexíveis de trabalho.

“As companhias precisam oferecer alternativas a empregados que não necessariamente precisam comparecer ao escritório todo dia”, disse o ministro. “O Anywhere Working fará com que as pessoas enxerguem recompensas onde antes só viam riscos”.

Leia mais: Trabalho remoto pode ajudar empresas

A firma de advocacia Eversheds, por exemplo, economizou 1,3 milhões de euros (3,1 milhões de reais) em custos de viagens e reduziu 10% de suas emissões de carbono entre os anos de 2008 e 2010 graças à maior utilização de dispositivos móveis e à flexibilização da jornada de trabalho. Teleconferências passaram a ser frequentes para evitar deslocamentos.

Já na Microsoft, todos os funcionários têm acesso ao sistema de Comunicação Unificada (UC, na sigla em inglês) da empresa, o que, ainda por cima, lhes garante notebooks, fones de ouvido e webcams. A gigante diz já ter economizado 93 milhões de dólares (165 milhões de reais) e 17 mil toneladas de CO2.

“A tecnologia tem um importante papel para facilitar a comunicação totalmente integrada e a colaboração além das fronteiras, e pode reduzir significativamente os gastos com o negócio”, afirmou Gordon Frazer, diretor de gerenciamento da Microsoft no Reino Unido. A empresa acredita que sua suíte Office 365incentivará não só as grandes companhias, mas também as pequenas a alterarem suas políticas de trabalho.

O ministro Baker declarou à Techworld que o governo inglês está comprometido em seu objetivo de prover a 90% da população do país conexão à Internet de 25Mbps até 2015. Ele acredita que isso será essencial para convencer empresas a adotarem as sugestões do Anywhere Working, além de diminuir o desemprego na zona rural.
(Sophie Curtis)