terça-feira, 20 de novembro de 2012

INFO: TST avalia se redes sociais impedem testemunhas em julgamentos


Por Rafael Ferrer, de INFO Online


São Paulo – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) avalia se a troca de mensagens por meio de redes sociais constitui uma prova de amizade íntima suficiente para caracterizar o impedimento de testemunha em ações trabalhistas.

Segundo o advogado Fabiano Zavanella, sócio do escritório Rocha, Calderon e Advogados Associados, o objetivo é evitar a distorção dos fatos ou depoimentos tendenciosos durante os julgamentos.

Além disso, o artigo 829 da CLT diz que "a testemunha que for parente até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes, não prestará compromisso e seu depoimento valerá como simples informação". De acordo com o advogado, o objetivo é proteger a isenção. “Quem depõe deve falar a verdade”, explica.

Ainda de acordo com Zavanella, as redes sociais são efêmeras e constantemente há novos sites de relacionamento. “Geralmente, a pessoa tem muitos amigos e não conversa com frequência com este outro usuário. É necessário avaliar cada um dos casos e a relação de trabalho”, comenta.

Apresentar uma cópia de uma conversa do MSN, mensageiro do Facebook ou Google Talk não significa que a prova será usada durante o julgamento. Zavanella diz que a rede social é meio de comunicação como um telefone. Já o impedimento de provas com origem nestes meios ocorre ao constatar que a pessoa pediu para a testemunha mentir durante o julgamento.

Além disso, e-mails e conversas devem ter as autorias comprovadas. Neste caso, por exemplo, a empresa deve comprovar que não há isenção por parte da testemunha.

Emprego – O advogado lembra também que empresas de RH frequentemente deixam de contratar profissionais ao verificar o perfil dos candidatos nas redes sociais.

“As corporações avaliam o comportamento, as preferências da pessoa e toda a exposição desnecessária. Há até mesmo funcionários que apresentam atestado médico quando faltam e divulgam no Facebook que estão de ressaca da festa que ocorreu no dia anterior”. Neste caso, o advogado afirma que o funcionário pode ser demitido por justa causa. “Esta é uma área nova e o Direito precisa dosar o uso dos recursos. Não pode usar em excesso ou fechar os olhos”, diz Zavanella.

TI INSIDE: Hughes firma contrato com governo mexicano para levaret à regiões sem acesso







A Hughes Network Systems, fornecedora de redes e serviços de banda larga por satélite, assinou contrato no valor de US$ 24 milhões com o Ministério Mexicano de Comunicações e Transportes (SCT), para o qual já presta serviços há 25 anos. O acordo prevê o fornecimento e construção de uma rede de banda larga via satélite para atender 11 mil pontos, que abrangem todo o país e levará internet de alta velocidade e conectividade de voz a regiões anteriormente sem serviços.

A rede, que será operada pela Telecomunicaciones de Mexico, conectará escolas, hospitais, repartições públicas, centros comunitários e unidades públicas de telefonia em todos os 32 estados mexicanos. De acordo com a Hughes, a previsão é que a implantação da rede deva ser concluída em cinco meses.

Ainda segundo a empresa, serão fornecidos todos os componentes de rede, incluindo a fibra ótica e equipamento de interconexão à internet, compressão de dados e tecnologia de otimização, além de telefones IP e sistemas de acesso sem fio para servir a localizações remotas. A Hughes também fornecerá cerca de 1,1 mil sistemas de energia solar para suportar o equipamento externo de energia. 

Jogos eletrônicos brasileiros adotam critério de classificação estrangeiro



Os pais de crianças e adolescentes que utilizam jogos eletrônicos distribuídos por meio digital (via download) passam a contar com mais segurança na hora de fiscalizar o conteúdo acessado por seus filhos. O Ministério da Justiça (MJ) passou a reconhecer a classificação indicativa de jogos eletrônicos feita por duas entidades reguladores estrangeiras como pré-requisito para a autoclassificação nacional.

A medida vale para os jogos eletrônicos e aplicativos vendidos ou baixados gratuitamente pela internet no Brasil ou mesmo hospedados em servidores localizados em outros países desde que sejam voltados ao público brasileiro.

O reconhecimento foi dado para duas entidades estrangeiras reguladoras – o instituto americano Entertainment Software Rating Board (ESRB) e o europeu Pan-European Game Information (Pegi). Juntas, elas são responsáveis por cerca de 80% do mercado digital de jogos eletrônicos na América do Norte e na Europa. A informação foi publicada no site do MJ na terça-feira (12/11).

“Esta classificação é só para jogos por meio digital, que são comercializados por meio digital: são baixados no computador. Aqueles jogos ou aplicativos que são vendidos fisicamente devem passar pela classificação prévia do Ministério da Justiça”, esclarece o diretor adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, da Secretaria Nacional de Justiça, Davi Pires.

A decisão reforça a Portaria 1.643/2012 do Ministério da Justiça, publicada em agosto e que determina, entre outras coisas, que as empresas que comercializarem ou oferecerem gratuitamente esses programas ficarão responsáveis por avaliar o conteúdo com base nos critérios de sexo, drogas e violência e especificar a classificação indicativa de acordo com o padrão nacional.

Como a classificação adotada pelos dois institutos não coincide com o modelo brasileiro, a classificação feita vai servir de parâmetro para que o interessado (desenvolvedor ou detentor dos direitos dos jogos) faça a autoclassificação indicativa por faixa etária, atendendo ao padrão do país. As recomendações de faixa etária deverão ser exibidas de forma nítida nos meios que divulgarem os produtos. O Ministério da Justiça vai monitorar depois que eles forem colocados à venda.

O Ministério da Justiça também está desenvolvendo, em parceria com organismos internacionais, um sistema de classificação indicativa online, voltado para as necessidades do mercado de jogos eletrônicos e de interpretação de personagens e aplicativos digitais.

“Quando estiver concluído e disponibilizado, esse sistema substituirá o modelo atual de autoclassificação para jogos e aplicativos digitais, o que facilitará o processo de obtenção de classificação indicativa no Brasil e nos demais mercados internacionais”, avalia o diretor adjunto do Dejus/SNJ/MJ, Davi Pires.

Para os produtos vendidos fisicamente, vale a classificação prévia adotada pelo Ministério da Justiça. O modelo de classificação indicativa adotado no Brasil tem seis faixas de classificação de uso obrigatório e serve para que crianças e adolescentes não sejam expostos a conteúdos considerados impróprios para sua faixa etária.

INFO: Justiça do Trabalho pode usar Facebook para desqualificar testemunhas



A Justiça do Trabalho vai avaliar, esta semana, se a troca de mensagens por meio de redes sociais constitui uma prova de amizade íntima suficiente para caracterizar o impedimento de testemunhas em ações trabalhistas.

Pela lei, um trabalhador não pode convidar um amigo íntimo para depor em seu favor. Apenas depoimentos de pessoas consideradas “isentas” são levadas em conta.

Segundo o advogado Fabiano Zavanella, sócio do escritório “Rocha, Calderon e Advogados Associados”, o objetivo da exigência é evitar a distorção dos fatos ou depoimentos tendenciosos durante os julgamentos.

A CLT, conjunto de leis que regula as relações trabalhistas, afirma que testemunhas que forem parentes até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou “inimigo de qualquer das partes”, não pode depor em favor do empregado ou da empresa. De acordo com o advogado, o objetivo é proteger a isenção das informações coletadas pela Justiça. “Quem depõe deve falar a verdade”, explica.

Ainda de acordo com Zavanella, as redes sociais são efêmeras e constantemente há novos sites de relacionamento. “Geralmente, a pessoa tem muitos amigos e não conversa com frequência com este outro usuário. É necessário avaliar cada um dos casos e a relação de trabalho”, comenta.

Se a empresa, por exemplo, apresentar uma cópia de uma conversa do MSN, mensageiro do Facebook ou Google Talk entre o ex-funcionário que a processa e sua testemunha isso não significa, necessariamente, que a testemunha apresentada estará automaticamente impedida. 

Segundo Zavanella, essas relações deverão ser alvo de análise caso a caso na Justiça. O advogado explica que o impedimento de provas ou testemunhas só ocorre se a empresa processada comprovar que o funcionário que a processa pediu para sua testemunha mentir durante o julgamento.

INFO: Parque da cidade de São Paulo terá usina de energia solar




São Paulo – Uma pequena usina de energia solar será instalada no Parque Villa-Lobos, zona oeste paulistana, para abastecer diretamente a rede elétrica.

O projeto será um experimento para o uso da energia fotovoltaica no abastecimento urbano. “Tem muito uso de energia solar no Brasil para geração de calor, para esquentar a água, esquentar a piscina. Mas para geração de energia elétrica é um projeto pioneiro”, disse o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal.

A usina, que vai custar R$ 13,3 milhões, começará a ser instalada em julho de 2013 e entrar em funcionamento em dezembro. Desenvolvido pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), o projeto contará com 3 mil placas de captação. “O que é relevante é que a população vai ter acesso. Portanto, vai poder avaliar o quanto ela é uma fonte alternativa de energia viável”, declarou Aníbal sobre a usina que produzirá 0,5 megawatt-hora (o suficiente para abastecer 300 residências).

Um dos principais diferenciais, de acordo com o secretário, será o abastecimento direto da rede, sem uso de transformador. “Em geral, as outras energias produzidas em centrais têm o transformador, você tem um equipamento que coloca na voltagem correta para entrar na linha de alta tensão. E, no caso, como é uma pequena quantidade de energia, vai se tentar colocar [essa energia na rede] sem esse equipamento”, disse.

TI INSIDE: Mercado de plataforma como serviço deve movimentar US$ 1,2 bilhão neste ano



O mercado de soluções de plataforma como serviço (PaaS, na sigla em inglês) deve movimentar US$ 1,2 bilhão neste ano. Se confirmado, o resultado representará um crescimento de 13% na comparação com os US$ 900 milhões registrados em 2011, de acordo com estudo do Gartner. A projeção da consultoria é que a indústria tenha expansão consistente ao longo dos próximos anos e alcance receita de US$ 1,5 bilhão em 2013. Para 2016, a estimativa é de que o número quase dobre e chegue a US$ 2,9 bilhões.

Dentre os segmentos do mercado de PaaS, as plataformas de aplicações como serviço (aPaaS), representarão 34,4% do total de gastos em PaaS neste ano. Já os serviços de Application Lifecycle Managemen em nuvem (ALM PaaS) serão responsáveis por 12% dos gastos, enquanto os serviços de BPM (gerenciamento de processos de negócio),11,6%. Os serviços de nuvem de integração (iPaaS) contabilizarão 11,4%. O Gartner prevê que os potenciais gastos em tecnologias de PaaS serão em média de US$ 360 milhões por ano, de 2011 a 2016.

Ainda de acordo com a consultoria, o gasto mundial com soluções de PaaS é quase totalmente gerado pelos os EUA, que atualmente são responsáveis por 42 % do mercado, seguidos pela Europa Ocidental e pela região da Ásia-Pacífico. Todas as economias maduras combinadas representam quase 90% dos gastos mundiais com PaaS.

"De todos os aspectos tecnológicos em cloud computing, soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) e de software como serviço (SaaS) são as mais bem estabelecidas no cenário competitivo, enquanto PaaS é o menos evoluído", disse Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisa do Gartner. "Por esta razão, PaaS será o segmento que motivará a batalha entre fornecedores a intensificar ainda mais.”

TI INSIDE: Brasil e Espanha aprofundam relações de cooperação no setor de tecnologia



O Brasil e Espanha assinaram na última segunda-feira, 19, um memorando de entendimento para aprofundar e estreitar as relações de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de nanotecnologia. De acordo com o portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o documento foi assinado em Madri pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antonio Raupp, e pela secretária de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ministério da Economia e Competitividade (Mineco) da Espanha, Carmen Vela Olmo.

O documento ressalta a importância estratégica da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no campo da nanotecnologia e o relevante papel desta tecnologia para ajudar a resolver os desafios globais da sociedade e melhorar a competitividade e liderança de negócios dos dois países. Para isso, os dois países contribuirão com montantes iguais de recursos para o financiamento das atividades. No Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTI será a instituição responsável coordenação das ações, enquanto que pelo lado espanhol, a tarefa caberá à Secretaria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Mineco.

Entre os instrumentos para a parceria estão o apoio a editais conjuntos para projetos de PD&I, um programa de apoio ao intercâmbio de cientistas e tecnólogos, realização de seminários, a promoção, no próximo semestre, de um primeiro encontro entre as comunidades de nanotecnologia de ambos os países e apoio à colaboração com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), por meio do intercâmbio de pesquisadores e tecnólogos, bem como a realização de projetos conjuntos.

Uma comissão científica supervisionará e orientará a execução do que foi acordado por meio de representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Comitê Consultivo de Nanotecnologia do MCTI, do Foro de Competitividade em Nanotecnologia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Mineco, do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) e do Conselho Superior de Pesquisas Cientificas (CSIC). O memorando de entendimento já entra em vigor, com vigência de quatro anos que pode ser prorrogada.

Além disso, a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy debateram, também em Madri, as relações bilaterais entre os países. “Ambos os governos acordam que seu desenvolvimento dependerá cada vez mais da capacidade de desenvolver novos conhecimentos científico-tecnológicos e de inovar, tanto em nível nacional quanto regional e global”, afirma a declaração conjunta divulgada pelos governantes. “Neste sentido, reafirmamos o compromisso de ampliar as ações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e aumentar seu impacto econômico e social mediante o aprofundamento da cooperação bilateral nestas áreas”.

A declaração estabelece que os dois governos devem fomentar o diálogo interinstitucional e o intercâmbio de visitas entre o MCTI do Brasil e o Mineco da Espanha, representado pela Secretaria de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Quanto ao campo da inovação, foi ressaltada a possibilidade de projetos que associem empresas de tecnologia do Brasil e da Espanha para o desenvolvimento de novos produtos e processos.

O início das reuniões da Comissão Mista de Cooperação, Tecnologia e Inovação está previsto para o primeiro semestre de 2013. Em sua primeira reunião a Comissão deverá identificar as áreas em que exista potencial para atuação conjunta. Os principais pontos a serem abordados são tecnologias de informação e comunicação (TIC), nanotecnologia e nanomedicina, biotecnologia, parques tecnológicos e indústrias criativas, setores naval, aeronáutico e aeroespacial, energias renováveis, tecnologia de saúde, agricultura e alimentação e programas, políticas, processos e instituições de fomento à inovação. 

G1 - Acessório ‘Muse’ permite controlar smartphones e tablets com a mente


Tira plástica presa à cabeça também promete aumentar a concentração.
Empresa angaria fundos para lançar acessório por US$ 200 em 2013.


O acessório Muse, que permite controlar gadgets
com a mente, é apresentado em campanha para
arrecadar fundos no Indiegogo 

Controlar dispositivos eletrônicos por meio de ondas cerebrais é a proposta da empresa de tecnologia canadense Interaxon com o Muse. O acessório em forma de uma tira de plástico, que se encaixa atrás das orelhas e é fixado na testa do usuário, é capaz de identificar e transmitir os comandos do cérebro para smartphones ou tablets.

Para tornar o Muse comercialmente viável, a Interaxon começou a angariar fundos pelo site Indiegogo, conforme informou o blog Mashable nesta segunda-feira (19).

A Interaxon tem trabalhando com tecnologias de interação entre o cérebro e o computador desde 2007, afirma Ariel Garten, fundadora e CEO da empresa no vídeo de apresentação do projeto (veja aqui).

A campanha, que vai até o dia 7 de dezembro com a meta de reunir pelo menos US$ 150 mil, já angariou mais de US$ 126,8 mil até o momento. Com o financiamento garantido, a empresa pretende lançar o Muse em 2013 com o preço estimado de US$ 200.

O Muse é uma espécie de tradutor de ondas cerebrais para a linguagem dos computadores - o código binário (zeros e uns). “Nosso sistema analisa a frequência de suas ondas cerebrais e, em seguida, traduz em um sinal de controle para o computador”, explica a empresa em seu site. Usando dois sensores na parte frontal e dois atrás das orelhas, o dispositivo também promete ajudar o usuário a se concentrar melhor e até a se acalmar em algumas situações.

Olhar Digital: Anonymous declara nova guerra contra Israel


Grupo de hackers tira do ar serviços como Bing, MSN e Skype 


O grupo de hackers Anonymous lançou uma nova campanha contra Israel como forma de protesto aos seus ataques na faixa de Gaza, segundo informações do Cnet.

A última campanha dos Anonymous para tirar sites israelenses do ar aconteceu na semana passada e ganhou o nome de Oplsrael. Os ataques resultaram em interrupções temporárias no site do Banco de Jerusalém, do Ministério Israelense de relações Exteriores e de outras páginas. A lista divulgada pelo grupo mostra mais de 600 sites atacados.

Nesta terça-feira, 20, um dos membros do Anonymous divulgou que os serviços Bing, MSN e Skype em Israel haviam sido "destruídos" por hackers paquistaneses. Um porta-voz da Microsoft, responsável pelos programas citados, afirmou que eles estavam "trabalhando no conserto dos serviços e que não viram evidências de vazamento de informações dos usuários".

Em uma declaração oficial, o Anonymous disse que "o governo de Israel passou dos limites ao ameaçar cortar toda a internet e outros serviços de telecomunicações dentro e fora da faixa de Gaza".

De acordo com a CBS News, os ataques de Israel contra as casas de ativistas do Hamas - grupo político paquistanês - "têm levado a um número acentuado de vítimas civis". Em apenas dois dias, 24 civis foram mortos em conflitos, segundo informações oficiais.

Dados vazados

Apesar das informações dos usuários dos serviços da Microsoft não terem sido expostos, uma lista com dados de milhares de indivíduos que fizeram doações a uma organização pró-Israel foi publicada pelo grupo de hackers dentro da aplicação Pastebin. No entanto, a lista parece ser antiga, já que alguns membros que já não ocupam mais cargos governamentais aparecem no documento.

Um segundo documento, que inclui endereços de e-mail de funcionários da Casa Branca, Senado e do Departamento de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, bem como de veículos de notícias, também foi exposto dentro do Pastebin. 

G1 - Hackers pró-Palestina tiram site do Groupon em Israel do ar


Grupo de hackers protestou contra ofensiva militar de Israel.
Faixa de Gaza sofreu 6º dia de bombardeios nesta segunda (19).


Site do Groupon em Israel sofreu um ataque 
de hackers

Um grupo pró-Palestina, que alega ser do Paquistão, fechou o site israelense da empresa de compras coletivas Groupon nesta segunda-feira (19), a fim de protestar contra uma ofensiva militar de Israel contra militantes do Hamas na Faixa de Gaza.

O ciberataque acontece um dia após o ministro das Finanças de Israel ter dito que mais de 44 milhões de tentativas de ciberataques foram feitas contra sites do governo desde a última quarta-feira, quando Israel iniciou ataques aéreos contra alvos em Gaza.

Usuários que tentaram acessar o site do Groupon no país testemunharam uma ofensiva piada com Israel e judeus. O Groupon de Israel chamou o incidente de um "leve ataque" aos servidores nos Estados Unidos, onde o domínio do site está baseado. O Groupon disse estar trabalhando para resolver o problema e que o site deve estar operacional em breve.

Pelo menos 25 pessoas, entre elas uma criança de cinco anos, morreram nesta segunda-feira (19) em bombardeios na Faixa de Gaza, no sexto dia da ofensiva militar israelense, que desde seu início causou a morte de 101 palestinos e três israelenses, indicaram fontes médicas palestinas e autoridades israelenses.

G1 - Oi prevê plano de banda larga em toda sua área de cobertura até 2014


PNBL pretende massificar o acesso à internet no Brasil.
Oi disse que cronograma de implantação está adiantado.


A Oi informou em comunicado que irá disponibilizar para toda a sua área de cobertura até 2014 a oferta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende massificar acesso à internet no país.

A partir de quarta-feira (21), a empresa vai oferecer o PNBL em mais 127 cidades – totalizando 2.132 municípios. Ao todo, a empresa tem cobertura em 4,8 mil municípios. Em nota, a Oi informou que o cronograma de implantação do PNBL está adiantado, já com 45% dos municípios atendidos pouco mais de um ano depois do lançamento do programa, no último trimestre de 2011.

As ofertas, de acordo com a Oi, seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de Adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

TRIBUNA DA BAHIA: Celular vai ser cada vez mais usado no país para fazer pagamentos via Internet


O pagamento por meio de celular, também conhecido como “mobile payment”, deve aproveitar a disseminação dos aparelhos telefônicos móveis para transformá-los em carteiras eletrônicas.

O novo sistema ainda precisará de legislação específica, que está em elaboração pelo governo federal. Apesar de estar em desenvolvimento no Brasil, já existem diferentes tecnologias que permitem ao empreendedor fazer as transações bancárias e aproveitar essa tendência (veja quadro).

Para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o que temos ainda não é bem o “mobile payment”, mas o “mobile banking”, quando um banco oferece os serviços por meio de uma empresa de telefonia e para determinado tipo de aparelho celular.

O serviço deve acelerar a substituição do dinheiro e do cheque, diminuindo o custo das transações financeiras e servindo como um novo canal de relacionamento, melhorando a qualidade dos meios de pagamentos atuais e oferecendo novos serviços à população do país. Com esse sistema, o empresário não precisa pagar pelo aluguel da máquina de cartão. Dependendo do tipo de sistema escolhido, existe uma taxa pela transação, de 4% em média.

O valor do aluguel de uma máquina de cartão de crédito e débito é de R$ 70, segundo a Fecomercio SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). Além disso, do total das vendas, cerca de 4% ficam com a operadora do cartão.

“Realizar uma compra e ter o seu pagamento efetuado via celular vem se tornando uma realidade no Brasil. Existe necessidade de regulamentação do setor, mas ao que tudo indica o governo já deu o primeiro passo ao anunciar recentemente a criação do Sistema de Pagamento Móvel”, afirma Renato Opice Blum, presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da Fecomercio SP.

A legislação que regulamentará os pagamentos móveis no país está na fase final de elaboração e deve ser encaminhada ainda neste ano ao Congresso Nacional.

Apesar disso, muitas empresas podem se beneficiar do uso da tecnologia. “O seu diferencial é que o custo é acessível ao pequeno empresário”, explica Blum.

INFO: Vai trazer um smartphone do exterior? Ele pode ser bloqueado






Se você é daqueles que tem o costume de trazer de viagem a mais recente versão do iPhone ou qualquer outro smartphone que ainda não foi sequer anunciado no Brasil, atenção: a partir de meados de 2013 será impossível usar celulares não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em território nacional. Pelo menos é o que prevê um sistema em processo de implementação pelo Sinditelebrasil, entidade que reúne as maiores operadoras do país.

Este sistema irá reconhecer o número de série do aparelho no momento em que ele tentar se conectar a rede para realização de uma chamada. Se detectar que o celular em questão é homologado pela Anatel, a chamada ocorrerá sem problemas. Mas, se a tecnologia perceber que o modelo não é certificado pela agência, a ligação será direcionara para uma central de atendimento da operadora que irá informar o consumidor sobre a irregularidade.

E quando se fala em celulares não homologados, são incluídos ao pacote não apenas os falsificados à venda no mercado paralelo, mas também os legítimos, trazidos do exterior, por exemplo. Modelos de fabricantes sem presença no país ou aparelhos que não serão lançados por aqui como, por exemplo, os smartphones da HTC.

A ideia por trás da medida, explicou à EXAME.com Eduardo Levy, presidente do Sinditelebrasil, é combater o uso de aparelhos que não atendem aos requisitos de qualidade e que, portanto, jamais conseguiriam homologação da Anatel para funcionar, os famosos “xing lings”.

De acordo ele, a proposta irá então atender a dois objetivos. O primeiro deles é a legislação, que não permite o funcionamento no país de telefones não certificados pela agência. O segundo é o de tentar garantir a qualidade das chamadas no Brasil, uma vez que, de acordo com ele, este tipo de celular impacta negativamente na rede em todo o país.

A medida será colocada em prática aos poucos, para evitar prejuízos aos consumidores que optaram por adquirir no exterior um smartphone de marcas que não tem representação no Brasil. “Para quem já usa um aparelho não homologado, nada irá mudar”, avisa. Contudo, a partir de algum momento entre o início e meados de 2013, não definido com exatidão por Levy, os novos aparelho que tentarem se conectar a rede brasileira terão suas chamadas bloqueadas.

Mas além de consumidores brasileiros, a medida da Sinditelebrasil cria uma inevitável reserva de mercado para as marcas já estabelecidas no país e irá impactar duramente os milhares de estrangeiros que vão desembarcar por aqui nos próximos anos durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Se até hoje era possível adquirir um chip de uma operadora qualquer para receber e fazer ligações dentro do país, os turistas terão que se contentar em pagar taxas de roaming internacional para usar celulares não reconhecidos como “homologados” por este novo sistema.

SECOM - BA: Projeto Legados Sociais para Copa 2014 capacita comerciantes do Mercado do Peixe



Turistas e moradores de Salvador terão um atendimento diferenciado no Mercado Municipal do Rio Vermelho (Mercado do Peixe). Até o dia 30 deste mês, 40 comerciantes que trabalham no local participam de um curso de qualificação do projeto Legados Sociais para a Copa 2014, promovido pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa da Fifa Brasil 2014 (Secopa), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Isaac Mariano, 33 anos, há 12 trabalha com o pai no Mercado do Peixe e disse acreditar que a iniciativa vai capacitar melhor os comerciantes para lidar com o público. “Vai ser imprescindível tanto para o público se sentir à vontade para fazer compras, quanto para o nosso retorno financeiro”. Paulo Sérgio Maia, também há 12 anos no mercado, concorda. “Vai ser bom para todos nós, que vamos aprender como lidar com o turista”. 

O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Peixe, Cléudo Mércio, declarou que o local já ganhou, por duas vezes, o prêmio de ‘melhor fim de noite’ de uma grande revista de circulação nacional. Segundo ele, é um lugar onde as pessoas se encontram depois do cinema, do teatro ou de uma festa. “Precisamos exigir um padrão de qualidade dos nossos colaboradores. Este é um curso muito importante para agregar mais saber e podermos servir como multiplicadores, atendendo bem o público da terra e os turistas que estão por vir”. 

Entre os assuntos do curso, de 40 horas, ministrado no Salão Paroquial da Igreja de Santana, estão teorias sobre o turismo na Bahia, meio ambiente e sociedade, hospitalidade e empreendedorismo, além de higiene e segurança alimentar. “Esta é a grande chance para que as pessoas possam adquirir conhecimento e transferir para o seu dia a dia no pós-Copa”, destacou a coordenadora pedagógica, pela Secopa, do projeto, Itana Bispo. 

“Os turistas vêm com uma renda per capita grande, buscando um atendimento qualificado, e esses trabalhadores têm que estar preparados para isso, não só para o turista nacional, como para o internacional e também para atender ao povo baiano que mora aqui”, explicou Itana. 

De acordo com a coordenadora de qualificação do projeto pela Uneb, Tula Ornellas, a previsão é de que até o final de 2013 três mil pessoas tenham sido qualificadas. “A gente sabe que eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas trazem toda essa demanda, mas passam. Com esses cursos, esperamos que essas pessoas se qualifiquem não somente para os eventos, mas para a sua própria atuação profissional”.

Olhar Digital: Cisco compra startup de gerenciamento de serviços por computação na nuvem


A empresa de equipamentos de rede pretende fortalecer sua oferta de gerenciamento de infraestrutura 


A Cisco anunciou a compra da startup Meraki, companhia de gerenciamento de serviços por computação na nuvem por US$ 1,2 bilhão, segundo informações do Wall Street Journal.

A empresa de equipamentos de rede pretende fortalecer sua oferta de gerenciamento de infraestrutura via computação na nuvem. A estratégia, de acordo com o jornal, é crescer por meio de aquisições, já que a companhia tem cerca de US$ 45 bilhões em dinheiro.

"Nós esperamos impulsionar nosso crescimento com aquisições. Para nós é positivo fazer negócios de pequeno e médio porte, pois ganhamos novas tecnologias", afirmou Frank Calderoni, diretor financeiro da Cisco.

A empresa informou que a aquisição da Meraki deve ser concluída no segundo trimestre do ano fiscal de 2013 e está sujeita a aprovação regulatória. O segundo trimestre da Cisco vai até o fim de janeiro.

Sobre a Meraki

Fundada em 2006, em São Francisco (Estados Unidos), a Meraki começou como uma especialista em wireless LAN e acrescentou aparelhos de segurança de rede ao seu portfólio no início de 2010. Em 2012, a empresa expandiu com switches Ethernet.

Em outubro deste ano, a Meraki diz ter acrescentado três mil clientes em sua base apenas no terceiro trimestre, o que resultou em um aumento de 150% na receita em relação ao ano anterior.

No ano passado, a empresa atingiu uma taxa de US$ 100 milhões de reservas. Este valor gerou um fluxo de caixa positivo e permitiu a contratação de mais 80 funcionários. Hoje a companhia possui 300 colaboradores.

Os clientes da startup usam suas ferramentas através de um painel online e cerca de 98% de suas vendas são feitas por parceiros, que somam mais de 1 mil globalmente. 

TI INSIDE: Google terá de pagar multa de US$ 22,5 milhões por violação de privacidade



O Google deverá desembolsar a quantia de US$ 22,5 milhões para retirar acusações de que violou configurações de privacidade dos usuários ao utilizarem o navegador Safari, da Apple. A decisão é de um de um tribunal federal em São Francisco, na Califórnia, que aprovou a multa, estabelecida em agosto pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês). Segundo a FTC, esta é a maior multa já aplicada a uma empresa norte-americana.

De acordo com o site de notícias Mercury News, a FTC concluiu que o Google teria passado por cima das configurações de privacidade do Safari — tanto em Macs como em iPads e iPhones —, utilizando cookies de navegação para monitorar atividades de usuários para fins publicitários, mesmo que a opção de não-rastreamento estivesse ativada. O Google nega ter realizado qualquer violação legal, mas concordou em desativar os cookies que acessam esses dados.

Um advogado da organização não-governamemental Consumer Watchdog considerou o acordo ineficaz. “Isso não parece policiar muito bem o Google", disse Gary Reback, que também está aconselhando vários rivais do Google que o acusam de violar a lei antitruste em um caso separado, também sob investigação da FTC, a processar o gigangtes das buscas. Reback argumenta que a multa de US$ 22,5 milhões é uma “ninharia” em comparação com os US$ 9,7 bilhões de lucro obtidos pelo Google no ano passado. A FTC chegou ao valor com base no cálculo de que a empresa tenha obtido cerca de US$ 4 milhões de lucro com o rastreamento de dados pelo Safari. 

Olhar Digital: HTTPS será obrigatório no Facebook


Navegação segura começou a valer de vez nos EUA; em breve todos terão de adotar 


O Facebook começou a empurrar um recurso de segurança aos usuários, começando pelos Estados Unidos. Na semana passada, a equipe de desenvolvimento da rede anunciou que em breve o HTTPS será obrigatório para todos.

O Hypertext Transfer Protocol Secure já protege os usuários enquanto digitam nome e senha para se logarem no Facebook há bastante tempo, como lembra o TechCrunch.

Desde janeiro de 2011 o site passou a permitir que os internautas façam toda a navegação de forma criptografada. Na época, foi avisado que a o HTTPS poderia deixar as coisas mais lentas, até por isso alguns preferiram deixar a funcionalidade desativada. Em breve, não haverá mais essa escolha. 

IDG Now!: Malware usa Google Docs como meio de comunicação com crackers



Pesquisadores de segurança da Symantec acharam um malware que utiliza o Google Docs, que agora é parte do Google Drive, como uma ponte para se comunicar com crackers a fim de esconder o tráfego malicioso.

O malware, uma nova versão da família Backdoor.Makadocs, utiliza o recurso de visualização do Google Drive (conhecido como Viewer) como proxy para receber instruções do servidor real de comando e controle. O Viewer foi projetado para permitir a exibição de uma variedade de tipos de arquivos de URLs remotas diretamente no Google Docs.

"Em violação às políticas do Google, o Backdoor.Makadocs usa essa função para acessar o seu servidor de comando e controle", disse o pesquisador da Symantec, Takashi Katsuki, na sexta-feira em um post no blog.

É possível que o autor do malware utilize essa abordagem a fim de dificultar a detecção de tráfego malicioso por produtos de segurança em nível de rede, uma vez que ele aparecerá como uma conexão criptografada - o Google Drive utiliza HTTPS como padrão - geralmente um serviço confiável, disse Katsuki.

"O uso de qualquer produto do Google para realizar este tipo de atividade é uma violação das nossas políticas de uso", disse um representante do Google na segunda-feira por e-mail. "Nós investigamos e tomamos as medidas necessárias quando ficamos cientes do abuso."

O Backdoor.Makadocs é distribuído com a ajuda de documentos em formato Rich Text Format (RTF) ou Microsoft Word (DOC), mas não explorar qualquer vulnerabilidade para instalar componentes maliciosos, disse Katsuki. "É uma tentativa de despertar interesse do usuário com o título e o conteúdo do documento e enganá-los a clicar sobre o malware e executá-lo."

Como a maioria dos programas backdoor, o Backdoor.Makadocs pode executar comandos recebidos do servidor C&C do atacante e pode roubar informações dos computadores infectados.

No entanto, um aspecto particularmente interessante da versão analisada por pesquisadores da Symantec é que o malware contém um código para detectar se o sistema operacional instalado na máquina de destino é o Windows Server 2012 ou Windows 8 - lançados pela Microsoft em setembro e outubro, respectivamente.

O malware não usa qualquer função exclusiva do Windows 8, mas a presença desse código sugere que a variante analisada é relativamente nova, disse Katsuki.

Outras sequências de códigos do malware e os nomes dos documentos-isca sugerem que ele está sendo usado para atacar usuários brasileiros. A Symantec atualmente classifica o nível de distribuição do malware baixo.

COMPUTERWORLD: Vendas globais de smartphones crescem 47% no terceiro trimestre


De acordo com o Gartner, Samsung aumentou a liderança no mercado de telefones inteligentes, ampliando a distância da Apple.


As vendas mundiais de telefones móveis alcançaram quase 428 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012, redução de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o instituto de pesquisas Gartner. A comercialização de smartphones respondeu por 39,6% do total e saltou 46,9% em relação ao terceiro trimestre de 2011.

“A demanda por smartphones tem melhorado nos mercados maduros e emergentes”, comenta Anshul Gupta, analista principal de pesquisa do Gartner. Smartphones continuam a alimentar as vendas de telefones celulares em todo o mundo, totalizando a 169,2 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012. 

O mercado de smartphones é, hoje, dominado por Apple e Samsung, segundo o Gartner. "Juntas, as empresas são responsáveis por 46,5% do mercado de smartphones", afirma Gupta.

No terceiro trimestre de 2012, a Nokia caiu do terceiro lugar no ranking para o sétimo em vendas de smartphones. A RIM ocupa agora a terceira posição, com a HTC logo atrás. "Tanto a HTC quanto a RIM têm visto suas vendas caírem nos últimos trimestres, e os desafios que têm enfrentado podem impedi-las de subirem no ranking nos próximos trimestres", acrescenta Gupta.

A venda de aparelhos Samsung continuou a saltar, totalizando quase 98 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012. Samsung viu uma forte demanda por smartphones Galaxy e ainda aumentou a diferença com a Apple no mercado, vendendo 55 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2012. 

A comercialização de aparelhos Nokia caiu 21,9% no período. Já as vendas de dispositivos da Apple para usuários finais totalizaram 23,6 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012, crescimento de 36,2%.

O sistema operacional Android continua a aumentar sua participação de mercado, saltando 19,9% no terceiro trimestre de 2012. Em segundo lugar está o iOS, da Apple. Embora a RIM tenha perdido participação de mercado, subiu para o terceiro lugar.