quinta-feira, 24 de novembro de 2011

G1 - Pacotão: servidor para controlar o uso da web e atualização do Android - notícias em Tecnologia e Games


Colunista ainda dá dica de fonte de alimentação para PC.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.

>>> Fonte de alimentação para PC

Olá, Ronaldo! Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho. A minha dúvida é a seguinte: tenho um computador com uma fonte de alimentação de 460 W reais (Placa Mãe ASUS SKT 1155, Intel Core i5 2500, 8 GB RAM 1333, 2 HD's: 1 TB E 320 GB), sendo que estou querendo adquirir uma placa de vídeo que consome 400 W reais da fonte de alimentação e fiquei com receio de comprar pois não sei se os "60 W" vão ser suficientes para alimentar os hardwares restantes. Se puder me ajudar, agradeço desde já!

Joao Falcão

Olá, João! Que ótimo que você está gostando da coluna Tira-dúvidas, agradeço pelo seu feedback. Para garantir uma “folga” para a fonte de alimentação do seu PC, caso você invista numa placa de 3D, seria apropriado contar com uma fonte mais potente, pois os atuais 400 W podem não ser suficientes. Se for possível, uma de 600 W reais seria o ideal para o seu PC. Além de potência, é recomendável você investir em marcas conhecidas no mercado.

O Squid proxy pode ser uma alternativa para quem precisa criar um servidor de controle de consumo de banda de dados numa rede local (Foto: Divulgação)
O Squid proxy pode ser uma alternativa para quem

precisa criar um servidor de controle de consumo de
banda de dados numa rede local (Foto: Divulgação)
>>> Controlar o uso de internet

Ronaldo, gostaria de conhecer melhor como é o procedimento de um servidor de internet. Na empresa onde trabalho, quando alguém está fazendo um download qualquer, toda a banda é direcionada para a máquina que está executando este download. Seria possível, com um servidor de internet, isso não acontecer? Assim, a banda de internet continuaria normal para todos, independente de algum download, ou não?

Reinaldo Pedroso

Olá, Reinaldo! Num ambiente corporativo, é apropriado controlar o tráfego de dados, justamente para evitar problemas como o que você mencionou. Uma solução largamente adotada pelas empresas para resolver esse problema é o uso de um servidor de proxy. A solução "open source" mais popular é o Squid proxy. Nele, é possível definir regras do uso da conexão de internet para os computadores conectados na rede. Por meio do servidor de proxy, também é possível monitorar os históricos dos sites acessados pelos usuários. Dependendo do porte da sua empresa, você pode usar um programa chamado Traffic Shaper XP. Ele é gratuito (para até cinco regras) para servidores Windows e muito simples de administrar. Você pode obter mais informações sobre o Squid Proxy no site da comunidade brasileira.

É possível atualizar a versão do firmware disponibilizada pelo fabricante do celular (Foto: Divulgação)
É possível atualizar a versão do firmware

disponibilizada pelo fabricante do celular
(Foto: Divulgação)
>>> Atualizar versão do Android 

Olá, Ronaldo ! Parabéns por suas colocações, sempre úteis, esclarecedoras e fácies de entender, por nós, meros usuários. Tenho um Samsung GT I5500 (celular) que usa o Android 2.1 -Update 1 (já veio com ele). Posso atualizar esse Android para versões mais novas? Como fazê-lo? Obrigado!

Marcio Soares

Olá, Marcio! O modelo do seu aparelho celular pode receber a atualização do firmware para a versão Android 2.2 (Froyo). Para isso, acesse o site da Samsung, faça o download do aplicativo Samsung Kies e o instale no seu PC. É recomendável que faça uma cópia de segurança das informações do seu celular antes de realizar o procedimento de atualização. Feita a cópia, conecte o celular no PC e execute o Kies e siga as instruções do instalador até o término da atualização. Existe um projeto não oficial chamado CyanogenMod, por meio do qual os usuários podem fazer atualizações mais recentes. Porém, não é recomendável recorrer a projetos não reconhecidos pelo fabricante, a menos que você tenha plena segurança do que está fazendo.

>>> Mais memória para placa de vídeo
Como faço para dedicar mais memória para a placa de vídeo on-board? Tenho um notebook com processador i5 e 4GB de RAM, mas noto queda de rendimento em games. Grato desde já! 
Bruno Raymundi 

Olá, Bruno! O procedimento para alterar as configurações de vídeo é feito da BIOS do seu notebook. Ele pode variar conforme o modelo do fabricante. Para acessar a BIOS, é preciso pressionar alguma tecla (Esc, Del, F2, F9, F10), assim que o seu notebook é ligado. Você pode consultar qual é a tecla atalho para configurar a BIOS no manual do equipamento. Ao “entrar” na BIOS, localize a opção de “Setup” relacionada a vídeo e aumente o valor de memória destinada a ela. Salve a alteração e reinicie o computador. Por favor, poste na área de comentários o modelo do seu notebook, assim poderei lhe ajudar com mais precisão nesse procedimento. Entretanto, mesmo podendo destinar mais memória para a placa de vídeo, pode não ser o suficiente para executar games mais sofisticados.

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníaco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário