A segurança da informação nos órgãos e entidades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual é a temática de evento do Governo do Estado, que acontece nesta quarta-feira (30), às 14h, no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem). O destaque ficará por conta da advogada, especialista em Direito Digital, Patrícia Peck Pinheiro, que ministrará a palestra 'Vida Digital Protegida - boas práticas de segurança da informação e direito digital no dia-a-dia'. Gestores públicos, técnicos de TI e estudantes da área são o público alvo do evento.
O Grupo de Trabalho de Segurança da Informação, que compõe o Comitê dos Gestores de Tecnologias de Informação e Comunicação do Estado da Bahia – Fortic, está à frente do evento e envolveu três produtos na elaboração da programação: a Política de Segurança da Informação, suas normas e seu manual. Os gestores de Tecnologia da Informação da Administração Pública Estadual, que tem como uma de suas principais tarefas garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, terão a oportunidade de entender as diretrizes estabelecidas pela Política de Segurança, já que devem se adequar à nova realidade em um prazo médio de três anos.
Para Elba Vieira, assessora de Segurança Integrada da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) o avanço da tecnologia, fez da informação um valioso ativo para as organizações. “Os dados das organizações precisam estar cada vez mais seguros. Por este motivo, nossa intenção é alinhar a Política de Segurança da Informação com as ações de Governo, estabelecendo estratégias que efetivem as relações de negócio da administração pública”, completa.
Direito Digital – O amparo legal a que a palestra da especialista renomada Patrícia Peck Pinheiro fará referência é importante para o consenso de gestores públicos e técnicos de TI quanto aos aspectos jurídicos da segurança da informação. É a salvaguarda de que o trabalho do GT de Segurança da Informação, com a criação da Política de Segurança da Informação do Estado da Bahia, está em conformidade com as leis e certificações brasileiras. A especialista apresentará estudos sobre os impactos e riscos relacionados ao uso de dispositivos móveis, redes sociais e os limites entre o monitoramento e privacidade no uso de tecnologias no ambiente virtual.
“A esse respeito, é necessário destacar a importância da colaboração dos usuários dos recursos de TI do Estado. Seguir as diretrizes e normas que estão sendo propostas pela Política é responsabilidade dos servidores estaduais”, destaca André Peixinho, Coordenador de Tecnologias Aplicadas a Gestão Pública, da Saeb. Peixinho explica ainda que o compromisso dos servidores com o bom uso dos recursos tecnológicos evita a exposição das bases de dados e redes de computadores dos órgãos da administração pública a constantes ameaças.
A proposta do trabalho realizado pelo grupo, com o apoio de gestores da Administração Estadual para a implementação da Política de Segurança da Informação foi corroborada por iniciativas de outros estados e até mesmo do Governo Federal, a exemplo de casos recentes como o modelo do Governo do Estado do Espírito Santo, que desde outubro deste ano, instituiu a Política Estadual de Segurança da Informação (PESI).
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