segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 promete ser o ano do Big Data - Gestão - COMPUTERWORLD

COMPUTERWORLD - Gestão: 2012 promete ser o ano do Big Data

Segundo os analistas, as companhias serão mais pressionadas a encontrar soluções para gerenciar a montanha de informações.

Por Computerworld (Portugal)


O crescimento exponencial dos dados dentro das empresas está criando um novo cenário para 2012. Segundo os analistas, as companhias serão mais pressionadas a encontrar uma solução para dominar o volume de informações que aumenta a cada segundo, principalmente com o avanço das mídias sociais e dos conteúdos multimídia.

O fenômeno Big Data levanta questões importantes que precisam ser resolvidas com urgência para evitar atrasos para as organizações, dizem os especialistas.
Eles afirmam que o próximo ano é definido como uma grande oportunidade para as empresas se integrarem neste ambiente novo.

O termo Big data é usado para denominar o crescimento exponencial dos dados que as empresas precisam ou podem tratar para extrair informação útil. O maior desafio é a análise de dados não estruturados.

O conceito dá um peso grande ao volume de informações que precisa ser administrado e que os departamentos de TI terão de se concentrar para resolver essa questão. Eles terão de classificar dados importantes para os negócios e estabelecer meios para acesso.

Os analistas do Gartner alertam que esse trabalho implicará um investimento maciço nos próximos dois ou três anos. Servirá sobretudo para resolver outros problemas como a melhoria da infraestruturas de TI, que pode não estar preparada para esse fenômeno.

Mas 2012 será um ano decisivo na evolução para um novo ambiente por muitas outras razões. O volume de informação digital crescer no mundo inteiro a uma taxa anual de 59%.

É um aumento baseado no crescimento das transações e outros tipos de dados mais tradicionais, mas também na emergência de novos tipos de dados, especialmente de multimídia e de streaming. O elevado volume de dados poderá causar problemas de armazenamento.

Mas a diversidade de dados também leva a problemas sobre a sua análise. O Gartner afirma que os líderes de TI sempre tiveram problemas em administrar grandes volumes de informação transacionais.

Contudo, hoje há cada vez mais informação para analisar, principalmente produzidas pelas mídias sociais e pelos dispositivos móveis. As dificuldades de análise aumentam com a adição de dados não estruturados como e-mail, vídeo e imagens.