terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Olhar Digital: Ultrabooks ganharão sensores de movimento, de gestos e touchscreen


Intel anuncia algumas das novidades para sua linha de dispositivos ultraleves, e começará grande campanha publicitária em abril

 

A Intel aproveitou sua coletiva de imprensa na CES 2012 para falar mais sobre aquilo que ela acredita que seja o futuro dos computadores portáteis: os Ultrabooks. Os dispositivos, que começaram a chegar ao mercado no fim de 2011, tiveram grande destaque na conferência feita pela empresa para falar sobre suas principais novidades para 2012. Confira todas as informações no live blogging que o Olhar Digital fez do evento.

Os Ultrabooks ganharão em breve telas sensíveis ao toque, permitindo duas interfaces para o usuário, que poderá controlar tanto via touchscreen, como em um tablet, quanto pelo teclado físico, como em um notebook. Essa interface será bastante aproveitada pelos dispositivos que acompanharem o Windows 8, que está sendo desenvolvido tanto para tablets como para PCs.

Além disso, os ultrabooks também ganharão sensores de movimento, similares aos tablets e aos videogames atuais. Como exemplo de uso da tecnologia, a Intel mostrou um game que, ao movimentar o aparelho para os lados, o avião na tela também se mexe de acordo com o que o usuário faz.


Essas duas tecnologias fazem parte do que foi chamado de "Convertible", que funciona ao mesmo tempo como um tablet (quando fechado) e como um notebook (quando aberto).

Os notebooks ultraleves também ganharão sensores de movimentos no futuro, similar ao Kinect do Xbox. Através da webcam do aparelho, gestos serão detectados e poderão ser usados para controlar o computador.

A Intel também destacou a grande disponibilidade de dispositivos que chegarão ao mercado durante o ano. De acordo com a empresa, são, atualmente, 75 modelos de ultrabooks prontos para invadir as lojas. No futuro, eles poderão ser ainda mais finos - chegar a 16mm de espessura, por exemplo, mas as telas dificilmente passarão das 14 polegadas - segundo a Intel, isso é importante para manter a portabilidade dos aparelhos.

Para ajudar a popularizar os aparelhos, uma grande campanha publicitária começará a ser veiculada em abril. A Intel diz que o mais importante é investir na marca - como faz a Apple com seus produtos.

A empresa ainda fará mais uma conferência amanhã, quando deverá mostrar mais novidades que estarão na CES 2012. Fiquem atentos: o Olhar Digital fará a cobertura completa do evento.