quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Folha.com - Tec - Pesquisador Andreu Veà prepara depósito on-line aberto sobre as origens da internet - 07/02/2012

Folha.com - Tec - Pesquisador Andreu Veà prepara depósito on-line aberto sobre as origens da internet - 07/02/2012:


Pesquisador Andreu Veà prepara depósito on-line aberto sobre as origens da internet
Criar um repositório on-line aberto sobre as origens da internet, com entrevistas dos pioneiros da rede e documentos históricos, é a missão de Andreu Veà, presidente da Internet Society na Espanha, que falou na Campus Party nesta terça-feira (7).

"Meu objetivo é capturar as vozes em forma digital de todas as pessoas que criaram coisas importantes da internet, como a World Wide Web, o e-mail e o FTP [protocolo de transferência de arquivos]", disse Vèa.



Andreu Veà, presidente da Internet Society na Espanha, fala durante a Campus Party

Em 2002, ele defendeu sua tese de doutorado sobre a internet, que foi transmitida on-line ao vivo e chegou aos ouvidos de Vint Cerf, um dos pais da rede.

Cerf se tornou mentor de Veà e o convidou a prosseguir os estudos na Universidade de Stanford, onde o espanhol se tornou professor visitante.

Até hoje, Veà já entrevistou 300 pioneiros da internet e conta com uma equipe de dez pessoas, além de mais de 200 voluntários.

O material coletado pelo pesquisador ainda não está todo disponível para o grande público. "Minha ideia é fazer um repositório on-line, em código aberto, para que historiadores possam encontrar as fontes primárias", disse ele, convocando voluntários que queiram participar do projeto.

O pesquisador afirmou ter "demonstrado empiricamente", em seus estudos, que é mito a história, reproduzida em livros e artigos, de que a internet surgiu de uma rede projetada pelo governo dos EUA capaz de resistir a um eventual ataque nuclear da União Soviética durante a Guerra Fria.

Segundo Veà, Bob Yaylor, um dos criadores da Arpanet, que serviu como base para a internet, desenvolveu a rede "para permitir que as pessoas com acesso a informática interativa pudessem compartilhar interesses comuns".