terça-feira, 27 de março de 2012

Olhar Digital: Big Data:por que as ferramentas de integração de dados são importantes para qualquer empresa?

Olhar Digital: Big Data:por que as ferramentas de integração de dados são importantes para qualquer empresa?

Pesquisa realizada pela Aberdeen mostra os benefícios que as empresas líderes de mercado estão colhendo com a adoção destas ferramentas.
26 de Março de 2012


As ferramentas de integração de dados existem há anos, mas por que somente agora elas se tornaram importantes dentro do fenômeno de big data? A resposta está justamente no conceito relacionado a esse termo. O "big data" não se trata apenas de grandes quantidades de dados, mas sim do quão rápido uma organização pode transformar todo este amontoado de informações em conhecimentos práticos.

Os dados podem ser armazenados na nuvem, vir de parceiros de negócios, serem acessados a partir de agregadores online ou até baixados de sites disponíveis publicamente. Portanto, é no endereçamento das fontes de dados que as ferramentas de integração se tornam essenciais.

Uma pesquisa realizada pela Aberdeen em fevereiro de 2012 mostrou, em resultados preliminares, que mais de 80% das empresas com cerca de 25 terabytes de dados ativos estão usando ferramentas de integração para enfrentar os desafios do big data. Além disso, um terço destas companhias pode fazer integrações em tempo real dos dados através de arquiteturas de construção de software como Enterprise Service Bus (ESB) ou Enterprise Application Integration (EAI).

No entanto, segundo a pesquisa, nem todas as organizações tiveram o mesmo nível de sucesso na integração de suas informações. Ao dividi-las em dois grupos - os líderes e os seus seguidores -, a Aberdeen conseguiu revelar alguns dos principais benefícios que as companhias líderes têm experimentado ao usar as ferramentas de integração. De acordo com a tabela abaixo, os líderes puderam ter acesso mais rápido às informações, além de conseguirem adicionar mais rapidamente novas fontes de dados em seus sistemas.

O estudo ainda concluiu que as empresas líderes se distinguiram pelo seu suporte à integração de dados como sólidas políticas de gerenciamento, maior adoção de ferramentas para acesso de dados e interação com usuários e rápido investimento em novas tecnologias como colunas de base de dados e processamento paralelo de hardware.

Métricas de desempenho
Líderes
(n=30)
Seguidores
(n=33)
Quantidade média de dados ativos
2.5 petabytes
2 petabytes
Número de fontes de dados internas
17
28
Número de fontes de dados externas e parceiros de dados
21
23
Acesso em tempo real a dados
44% das organizações
24% das organizações
Integração a uma nova fonte de dados

em menos de dez dias úteis
45% das organizações
24% das organizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário