sexta-feira, 13 de abril de 2012

Diário Oficial: Investimentos mostram potencial baiano para gerar energia limpa






Investimentos em energia eólica e o projeto Pituaçu Solar mostram a Bahia como um estado de grande potencial em projetos de energia limpa, tema principal do 1o Clean Energy (foto), que acontece até hoje, no Hotel Deville, em Itapuã, com debate sobre as fontes renováveis de energia.
"A Bahia é um dos maiores polos de energia limpa do país. Além dos empreendimentos no setor eólico, o estado é pioneiro com o Pituaçu Solar – projeto que implantou a energia solar no Estádio de Pituaçu", disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

No fórum, estão sendo debatidas regras de comercialização e potencial das fontes no mercado livre, junto com as novas modalidades de captação de recursos e securitização de projetos renováveis. O evento aborda ainda os aspectos da comercialização das fontes que, juntamente com a energia hídrica, constituem a matriz energética brasileira. No ranking dos países que mais investem em energia limpa, o Brasil ocupa o 5o lugar, com US$ 7,8 bilhões.

Complexos eólicos – Em janeiro deste ano, a Bahia licenciou 133 projetos para implantação de complexos eólicos. Juntos, os projetos somam, aproximadamente, 3.200 MW de potência e colocam o estado como o segundo maior do país em potência contratada nos leilões de energia eólica realizados pelo governo federal.

Hoje, a Bahia tem 57 projetos de energia eólica previstos para serem instalados no estado. Os empreendimentos somam cerca de R$ 6,5 bilhões em investimentos e têm previsão de gerar entre 400 e 600 empregos na fase de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário