segunda-feira, 16 de abril de 2012

Gizmodo Brasil: No futuro, a Internet será feita por partículas quânticas

No futuro, a Internet será feita por partículas quânticas





Gosta de física quântica? E de computadores quânticos? Ou computadores quânticos em umdiamante? Então você deveria saber que pesquisadores do Instituto Max Planck conseguiram uma forma apropriada de criar uma rede quântica na qual um fóton é trocado entre dois átomos. Futuro!

De acordo com a Time, os dois átomos transmitem o fóton através de um cabo de fibra ótica de 60 metros e diz-se ter sido o primeiro a enviar, receber e armazenar informação sem falhas.

“O professor Ignacio Cirac, diretor do MPQ, propôs o framework para o experimento. Na rede quântica do seu time, átomos rubídios individuais foram apresentados entre dois espelhos altamente reflexivos colocados a menos de um milímetro de distância — uma configuração conhecida como ‘cavidade ótica’. O time então disparou um laser em um dos átomos, calibrado de forma a não desestabilizá-lo, mas sim fazê-lo emitir um fóton, o qual, então, atravessou os 60 metros da fibra ótica para ser absorvido pelo segundo átomo, transferindo a informação quântica do primeiro átomo.”
Pelo fato de bits quânticos serem capazes de computador zeros e uns ao mesmo tempo, os bits só precisam trocar o status dos seus estados, o qual os pesquisadores dizem ser uma maneira mais rápida e elegante de transferir dados. Eles inclusive acreditam que uma Internet totalmente quântica seja possível. Quero o futuro agora, tem como? [Time]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário