quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Dia Online - Digital & Tal - Mercado de tablets deve dobrar em 2012, diz estudo






Segundo Gartner, poucos fabricantes anunciaram tablets este ano, porque estão à espera do Windows 8
Rio - As vendas de tablets em todo o mundo devem chegar a 118,9 milhões de unidades até o final de 2012, quase o dobro do total vendido no ano passado (60 mil unidades), de acordo com novo estudo da consultoria Gartner.

O iPad, da Apple, deve continuar a representar a maior parte das vendas no período - a Apple deve terminar o ano com 61,4% do mercado.

De acordo com o Gartner, a Apple deve vender 72,9 milhões de iPad durante o ano de 2012. O número representa pouco menos que o dobro do total de unidades de tablets com Android, sistema operacional do Google, que devem ser vendidos no período (37,8 milhões de unidades). Segundo a estimativa do Gartner, tanto a Apple como o Google devem vender o dobro de tablets, considerando os números do ano passado.

Ao contrário do mercado de smartphones, onde o Android já é o sistema mais popular em todo o mundo, o Gartner estima que a Apple deve dominar o mercado pelo menos até 2016, quando a empresa venderá cerca de 169 milhões de tables. O Android continuará em segundo lugar neste ano, com 137,6 milhões de unidades vendidas. Segundo o Gartner, um dos problemas que atrapalham o crescimento nas vendas de tablets com Android é a falta de aplicativos desenvolvidos especificamente para este tipo de dispositivo.

A novidade deste ano será a chegada do Windows 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft, que também funcionará em tablets. Apesar do lançamento estar programado para o final de 2012, o Gartner acredita que o sistema da Microsoft estará em 4,8 milhões de tablets vendidos ainda este ano.

"Poucos tablets foram anunciados no início deste ano, porque alguns fabricantes estão aguardando o lançamento do Windows 8 e tentarão investir em duas plataformas", diz Carolina MIlanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

Por conta da demora em oferecer uma versão do sistema para tablets, a Microsoft deve continuar com o terceiro lugar em participação de mercado, pelo menos pelos próximos quatro anos. As vendas de tablets com Windows 8 devem chegar a 14,5 milhões de unidades, em 2013, e em 43,6 milhões, em 2016.

Isso representará apenas 11,8% do mercado de tablets em 2016. Apple e Google terão 45,9% e 37,2% do mercado, respectivamente. "O Windows 8 será um sistema para tablets mais usados por pessoas nas empresas, do que um sistema operacional atraente para consumidores finais", diz Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário