quinta-feira, 5 de abril de 2012

Olhar Digital: Estudo afirma que redes sociais podem prever eleições


Nielsen/McKinsey fez uma pesquisa baseada em eleições de 2010 e cruzou com dados de redes sociais, provando que é possível prever resultados 

Será que é possível prever o resultado de eleições coletando dados relacionados aos candidatos em redes sociais? Segundo um estudo feito pelo Nielsen/McKinsey, a resposta pode ser "sim".

O instituto de pesquisas coletou dados de quatro eleições estadunidenses realizadas em 2010, entre elas duas para senadores (Califórnia e Flórida) e duas para governador (Ohio e Maryland). Em três delas, o candidato que ganhou as eleições era o mais comentado nas redes sociais, segundo o Mashable.




Ou seja, a probabilidade do resultado se confirmar com base nos comentários das redes sociais é grande, mas não é uma certeza. O estudo também mostrou que as redes sociais não são uma ferramenta perfeita para se prever uma eleição.

Democratas e republicanos dividiram as opiniões das pessoas nas redes sociais, com 50% para cada lado. O estudo também mostrou que há um aumento no número de comentários no dia da eleição, mas uma grande calmaria na semana que antecede os votos. 

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