quinta-feira, 12 de abril de 2012

TI INSIDE: Intenção de compras pela internet fica estável neste segundo trimestre



A parcela de consumidores que pretende realizar ao menos uma compra pela internet neste segundo trimestre do ano é de 85,8%, de acordo com pesquisa trimestral do Programa de Administração de Varejo (Provar) feita da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com Felisoni Consultores Associados. O índice revela que a intenção de compra on-line permaneceu praticamente estável em relação aos 86,4% registrados no primeiro trimestre, com uma ligeira queda de 0,6 ponto percentual. O índice foi calculado com base em uma amostra de 5.103 pessoas.
A estagnação do consumo online é reflexo direto da queda no índice de consumidores que pretendem comprar algum bem durável neste trimestre. Segundo o estudo houve uma queda de 1,4 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre , caindo de 60,6% para 58%. Este é o segundo pior percentual da série histórica desde o primeiro trimestre de 2008 quando foi registrado 56,6%. Em relação ao segundo trimestre de 2011, ocorreu uma redução mais acentuada, de 15,2 pontos percentuais, quando foi registrado índice de 73,8%.
As categorias com maior intenção de compras no período são vestuário e calçados (21,2%), informática (11,2%) e linha branca - fogões, máquinas de lavar e refrigeradores - (10,2%). Já as categorias que apresentaram maior alta na intenção de gasto neste trimestre em relação ao primeiro foram cama, mesa e banho (87,8%), cine e foto (81,5%) e eletroportáteis (69,1%).
O estudo ainda traz as estimativas para inadimplência neste segundo trimestre. No mês de maio, calcula-se o maior pico de endividamento já registrado, desde o fim de 2009, atingindo um patamar de 8,1%. Já para junho, espera-se uma leve redução e o percentual deve ser de 7,9%. 

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